You are on page 1of 5

DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL II DOCENTE: PROFESSORA ELIANE COSTA DOS SANTOS

AES CONSTITUCIONAIS 1.HABEAS CORPUS 1.1. Segundo Marcelo Novelino, o habeas corpus foi previsto, pela primeira vez, no ordenamento jurdico brasileiro na Constituio Federal de 1891, com a finalidade precpua de proteger o indivduo contra constries ilegais ou abusivas em seu direito de ir, vir ou permanecer. 1.2. Previso na Constituio de 1988 (art. 5, LXVII) 1.3. Modalidades a) Habeas corpus suspensivo (ou repressivo), segundo Marcelo Novelino, tem a finalidade de liberar o paciente quando j consumada a violncia ou a coao ilegal ou abusiva. b) Habeas corpus preventivo utilizado, de acordo com Marcelo Novelino, com a finalidade de impedir a perpetrao da violncia ou coao ilegal, hiptese na qual concedido o salvoconduto. 1.4. Legitimidade a) Legitimidade ativa, segundo Marcelo Novelino, a impetrao do habeas corpus atribuda a qualquer pessoa fsica, nacional ou estrangeira, em favor ou de outrem e ao Ministrio Pblico (CPP, art. 654). Pessoas jurdicas podem impetr-lo em benefcio de uma pessoa fsica, mas no podem ser paciente [...]. b) Sujeito passivo, de acordo com Marcelo Novelino, pode ser uma autoridade ou mesmo um particular desde que o constrangimento seja decorrente da funo por ele exercida [...]. 1.5. Objeto e objetivo a)Objeto b) Objetivo 1.6. Cabimento do habeas corpus a) Direito lquido e certo lesionado ou ameaado de leso (diretamente ou indiretamente) 1.7. Consideraes finais a) Punies disciplinares militares (art. 142, 2).

2. MANDADO DE SEGURANA 2.1. Legislao (Lei n. 12.016/09) 2.2. Modalidades: a)repressivo quando impetrado para reparar uma leso j ocorrida. b) preventivo a finalidade evitar uma leso a direito lquido e certo, hiptese na qual a ameaa deve ser grave, sria e objetiva. 3. LEGITIMIDADE

3.1. Mandado de segurana individual: pessoa fsica ou jurdica. 3.2. Mandado de segurana coletivo: partido poltico com representao no Congresso Nacional, organizao sindical, entidade de classe ou associao, legalmente constituda e em funcionamento h, pelo menos, 1 (um) ano. 4. OBJETO E OBJETIVO 4.1. Objeto: direito lquido e certo, no havendo restrio quanto ao seu tipo (pessoal ou real). 4.2. Objetivo: proteo ou reparao in natura. 4.3. O que se entende por direito lquido e certo? [...] o direito passvel de ser provado de plano, no ato de impetrao, por meio de documentos, ou que reconhecido pela autoridade coatora dispensando, por conseguinte, dilao probatria. 5. CABIMENTO RESIDUAL De acordo com Marcelo Novelino, no [...) cabe mandado de segurana quando o direito lquido e certo no for amparado por habeas data ou habeas corpus (CF, art.5, LXIX; Lei 12.016/09, art. 1). 6. NO CABIMENTO DE MANDADO DE SEGURANA (Lei n. 12.016/09) a) Ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de cauo. b) Deciso judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo. Exceo: Smula 429, do STF: A existncia de recurso administrativo com efeito suspensivo no impede o uso do mandado de segurana contra omisso da autoridade. c) Deciso judicial transitada em julgado (Lei 12.016/09, art.5). 6. ATO DE AUTORIDADE De acordo com Marcelo Novelino, o ato de autoridade ilegal ou praticado com abuso de poder pode ser comissivo ou omissivo. 6.1. Equiparao a atos de autoridade, segundo Marcelo Novelino: representantes ou rgos de partidos polticos e os administradores de entidades autrquicas, dirigentes de pessoas jurdicas, pessoas naturais no exerccio de atribuies do poder pblico. 7. PRAZO PARA IMPETRAO 7.1. De acordo com a Lei n. 12.016/09, art. 23, o prazo decadencial de 120 dias, contados da cincia, pelo interessado, do ato impugnado. 7.2. Segundo Marcelo Novelino, a contagem do prazo devem ser observados os seguintes requisitos: a) se for impossvel fixar o termo inicial (dies a quo), o prazo decadencial no poder ser aplicado; b) havendo suspenso administrativa do ato lesivo, no flui o prazo, pois no haver mais leso; c) tratando-se de omisso lesiva ou abusiva no h como ter incio a contagem de prazo; d) no caso de lei inconstitucional, no h como prevalecer qualquer prazo restritivo; e) o pedido de reconsiderao na via administrativa no o interrompe (STF Smula 430).

8. LIMINAR E DECISO DE MRITO 8.1. Requisitos: fumus boni iuris e periculum in mora. 8.2. Vedao para a concesso da medida liminar: compensao de crditos tributrios, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificao ou equiparao de servidores pblicos e a concesso de aumento ou a extenso de vantagens ou pagamento de qualquer natureza (Lei 12.016/09, art. 7, 2). 8.3. Os efeitos da medida liminar: salvo se revogada ou cassada, persistiro at a prolao da sentena (Lei 12.016/09, art. 7, 3). 8.4. Requisitos para a concesso de liminar no mandado de segurana coletivo: a) prvia audincia do representante judicial da pessoa jurdica de direito pblico, que dever se pronunciar no prazo de 72 horas. 9. MANDADO DE INJUNO 9.1. Pressupostos para o cabimento do mandado de injuno: a) existncia de um direito constitucional de quem o invoca; b) o impedimento de exerc-lo em virtude da ausncia de norma regulamentadora. 9.2. Legitimidade: a) Ativa: titular de um direito constitucional assegurado, cujo exerccio esteja inviabilizado pela ausncia da norma infraconstitucional regulamentadora. b) Legitimidade passiva: atribuda com exclusividade ao rgo ou autoridade estatal que tenha o dever de elaborar a norma regulamentadora, no sendo admitido litisconsrcio passivo. 9.3. Objeto: tutela dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. 9.4. Objetivo: garantir ao impetrante direitos que, contemplados na Constituio, no podem ser exercidos devido ausncia de norma regulamentadora[...]. 9.5. Competncia: De acordo com Marcelo Novelino, o mandado de injuno [...] um instrumento concreto de constitucionalidade (processo constitucional subjetivo), mas nem todo juiz ou tribunal tem competncia para process-lo ou julg-lo (controle difuso limitado)[...]. 9.5.1. A Constituio estabelece os tribunais competentes levando em considerao o rgo responsvel pela elaborao da norma regulamentadora, assim: a) Supremo Tribunal Federal (CF, art. 102, I, q). b) Superior Tribunal de Justia (CF, art. 105, I, h). c) Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral (CF, art. 121, 4, V). d) A lei federal e as Constituies estaduais podero estabelecer outras hipteses de competncia. 9.6. TIPOS DE PROVIMENTO a) Corrente no-concretista que, segundo Marcelo Novelino, o Poder Judicirio deve apenas reconhecer formalmente a inrcia e comunicar a omisso ao rgo competente para elaborao de norma regulamentadora [...].

b) Corrente [...] a admite a possibilidade de concretizao judicial do direito assegurado constitucionalmente, com a finalidade de viabilizar o seu exerccio. b.1. Corrente concretista individual a que sustenta que cabe ao rgo jurisdicional competente criar a norma para o caso especfico, tendo a deciso efeito inter partes[...]. b.2. Corrente concretista geral a que admite o suprimento da omisso pelo Poder Judicirio, no apenas para aqueles que impetram o mandado de injuno, mas para todos que se encontrem em situao idntica (efeito erga omnes)[...]. c) Corrente concretista intermediria a que sustenta que cabe ao Poder Judicirio comunicar a omisso ao rgo competente para a elaborao da norma regulamentadora e fixar um prazo para supri-la [...]. 10. HABEAS DATA (CF, art. 5, LXXII) 10.1. Legitimidade: a) Pessoa fsica ou jurdica (ao personalssima) b) Definio da lei 9.507/97 sobre o significado carter pblico. c) O habeas data pode ser impetrado: a) entidades governamentais da administrao pblica direta ou indireta; b) pessoas jurdicas de direito privado; c) que tenham banco de dados aberto ao pblico; d) partidos polticos; e) universidades particulares. 10.2. Objeto: liberdade de informao pessoal. 10.3. Objetivo: a) conhecimento de informaes pessoais; b) retificao de informaes errneas que constem dos registros de dados; c) complementao de informaes constantes destes registros. 10.4. Condio da ao (interesse de agir) no habeas data 11. AO POPULAR 11.1. Legitimidade ativa: a) Cidado em sentido estrito (atua como substituto processual). a.1. Comprovao da condio de cidado: juntada do ttulo de eleitor ou documento que a ele corresponda (Lei 4.717/65, art. 1, 3). b) A questo dos portugueses (CF, art. 12, 1). c) O papel do Ministrio Pblico. 11.2. Legitimidade passiva: contra pessoas jurdicas pblicas ou privadas (Lei 4717/65, art. 6). 11.3. Objeto: ato de carter administrativo ou a ele equiparado. 11.4. Objetivo: defesa de interesses difusos, pertencentes sociedade, por meio da invalidao de atos dessa natureza lesivos ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. 11.5. Ao popular poder ser impetrada com a finalidade preventiva ou repressiva. 11.6. Atos de contedo jurisdicional cabe ao popular??

11.7. Competncia a) Sobre a competncia, via de regra, determinada pela origem do ato lesivo a ser anulado. b) H possibilidade de foro privilegiado??? c) H previso de competncia originria (CF, art. 102, I, n, f). 11.8. Deciso a) Suspenso liminar do ato lesivo impugnado (Lei 4.717/65, art. 5, 4). b) Efeitos da ao manifestamente infundada. c) Efeitos da ao julgada improcedente por insuficincia probatria. d) H nus de sucumbncia???

You might also like