You are on page 1of 17

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I - ELETRNICA

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.


01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 70 questes das Provas Objetivas, todas com valor de 1,0 ponto, sem repetio ou falha, assim distribudas:

LNGUA PORTUGUESA I Questes 1 a 10

MATEMTICA Questes 11 a 17

ATUALIDADES Questes 18 a 24

LNGUA INGLESA I Questes 25 a 30

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 31 a 70

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por razes de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no segundo dia til aps a realizao das provas na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br) .

06

07 08

09 10

11 12

DEZEMBRO / 2005

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

LNGUA PORTUGUESA I
Eleies pelo computador Em 2004, os cidados de Miraflores, na regio metropolitana de Lima, no Peru, elegeram os representantes locais pela web. Os eleitores faziam um registro na prefeitura e recebiam um endereo eletrnico e uma 5 senha, que permitia votar uma nica vez. Quem tinha computador pde votar de casa. Quem no tinha podia usar cabines instaladas em ruas, parques e outros espaos pblicos. A experincia deu certo e foi repetida em outra eleio este ano. [...] A cidade no foi pioneira por 1 0 acaso. 100% wireless. Oferece acesso gratuito internet sem fio a seus 90.000 habitantes. Alm de votarem online, os miraflorinos tm disposio uma srie de servios. Podem, por exemplo, solicitar documentos de identidade pela internet ou assistir ao vivo a concertos musi1 5 cais e casamentos. Miraflores um bom exemplo, mas no o nico, de como as novas tecnologias podem ampliar o acesso da populao cidadania. [...] O uso da internet para a realizao de eleies desperta interesse na Europa h al2 0 gum tempo. O Brasil, que desde a dcada de 90 possui um sistema de votao eletrnica, no est alheio a essas pesquisas. No ano passado, um projeto batizado de Eleio Eletrnica do Futuro foi testado em Florianpolis. Trata2 5 se de um possvel embrio do que seria a votao pela internet no pas. A identidade do eleitor seria conferida pelo uso de cartes inteligentes que substituiriam o ttulo eleitoral e de leitores de impresses digitais. [...] Votaes pela internet no so a nica forma de de3 0 mocracia digital. A disseminao da rede j impulsiona a cidadania de outras maneiras seja por um acesso mais transparente aos nmeros da administrao pblica, seja pelo fenmeno dos blogs, que na China se tornaram sada para driblar o controle da informao pelo governo co3 5 munista. [...] Ao democratizar o acesso ao conhecimento, a web se torna aliada na luta pela igualdade social. A televiso foi um fenmeno que levou informaes a populaes carentes que de outra forma nunca teriam acesso a elas. O 4 0 potencial da internet ainda maior, afirma uma representante da fora-tarefa da Organizao das Naes Unidas para tecnologias de comunicao. O motivo simples. Na internet, diferentemente da televiso, o usurio no um mero espectador passivo. Pode procurar a in4 5 formao que deseja e difundir suas opinies. Um estudo feito num cibercaf gratuito da Favela da Rocinha, no Rio

de Janeiro, mostrou que a grande maioria dos sites visitados de cincias e de pesquisa escolar. O melhor exemplo da democratizao do acesso in5 0 formao a digitalizao de acervos do mundo inteiro.
Veja Especial Tecnologia, jul. de 2005 (adaptado)

1
Conforme o texto, indique a opo que NO traz a forma de como o cidado pode exercer a cidadania com a ajuda da tecnologia. (A) Votar nas eleies locais. (B) Disseminar crenas e idias. (C) Controlar administrao pblica. (D) Procurar informaes cientficas. (E) Assistir a um casamento ao vivo.

2
A experincia mencionada na linha 8 do texto se refere a: (A) eleger os representantes pela web. (B) poder votar exclusivamente uma nica vez. (C) fazer registro e receber senha da prefeitura. (D) usar o prprio computador para exerccio da cidadania. (E) usar cabines de parques e outros espaos pblicos.

3
De acordo com o texto, assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) cada afirmao abaixo. O projeto Eleio Eletrnica do Futuro foi: ( ) um primeiro passo para a adoo da eleio via internet no Brasil. ( ) o sistema de votao eletrnica adotado no Brasil na dcada de 90. ( ) um exemplo de pesquisa brasileira sobre eleio eletrnica. A seqncia correta : (A) V F F (C) V F V (E) F V F (B) V V F (D) F F V

4
A palavra disseminao (l.30 ) NO pode ser substituda no texto por: (A) difuso. (B) separao. (C) propagao. (D) popularizao. (E) democratizao.

5
A desvantagem da televiso em relao internet, apontada no texto, a: (A) passividade dos usurios. (B) reduzida velocidade do meio. (C) pequena facilidade de acesso. (D) inexistncia de programas culturais (E) carncia da populao que a utiliza.

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

6
O fato de os acervos estarem sendo digitalizados a _____________ da democratizao do acesso informao. De acordo com o texto, o termo que preenche corretamente a lacuna acima : (A) causa. (B) conseqncia. (C) evidncia. (D) aspirao. (E) razo.

MATEMTICA
Leia o texto abaixo para responder s questes 11 e 12. A expectativa de vida do brasileiro aumentou (...), seguindo uma tendncia mundial. (...) Para os brasileiros nascidos em 2004, a expectativa de vida de 71,7 anos. (...) O aumento reflete melhorias nos servios de sade pblica e de saneamento (...). Em 1980, a expectativa de vida no Brasil era de 62,6 anos. (...) Os dados regionais mais uma vez confirmam as desigualdades entre as unidades da federao. Enquanto no primeiro colocado, o Distrito Federal, um beb nascido em 2004 ter esperana de viver 74,6 anos, um beb nascido em Alagoas, no mesmo ano, ter uma esperana bem abaixo da mdia nacional: 65,5 anos.
O Globo, 02 dez. 2005

7
Assinale a opo em que a concordncia segue a norma culta da lngua. (A) Cada um dos eleitores escolhero os locais de votao. (B) Ocorreu na ltima dcada importantes desenvolvimentos tecnolgicos. (C) s vezes os brasileiros no parecem conhecerem suas obrigaes eleitorais. (D) Quase 100% da populao de Miraflores acessa a internet. (E) Devem haver muitos estudantes buscando informaes pela internet.

11 8
Observe e analise o trecho A disseminao j impulsiona ... seja por um acesso mais transparente ... , seja pelo fenmeno dos blogs, ... (l.30-33) Indique a opo em que a expresso NO apresenta um sentido equivalente ao do texto destacado acima. (A) parte por um ... , parte pelo fenmeno (B) quer por um ... , quer pelo fenmeno. (C) j por um ... , j pelo fenmeno. (D) no s por um ... , tanto mais pelo fenmeno. (E) tanto por um ... , quanto pelo fenmeno. Se, de 1980 a 2004, a expectativa de vida dos brasileiros tivesse aumentado linearmente, um brasileiro nascido em 1990 teria uma expectativa de vida, em anos, de, aproximadamente: (A) 65,9 (B) 66,4 (C) 67,1 (D) 67,3 (E) 68,1

12
A diferena, em anos, entre a expectativa de vida no Distrito Federal e em Alagoas, em 2004, era de: (A) 14,2 (B) 11,1 (C) 9,1 (D) 8,9 (E) 6,2

9
Assinale a orao em que a regncia verbal est corretamente realizada. (A) Na reunio, no aludi o assunto sigiloso. (B) A empresa atingiu meta traada pelo diretor. (C) As despesas excediam as suas possibilidades. (D) Os fatos se contrapem solicitao do chefe. (E) Os empregados aspiram o bom desempenho do setor.

10
Indique a opo em que a pontuao est de acordo com a norma culta. (A) Considere-se o seguinte aspecto da informao: rapidez, preciso, e novidade. (B) Necessita-se de que o departamento faa a aquisio de disquetes, cartuchos, e outros. (C) O material chegou no dia certo; mas alguns itens vieram danificados. (D) A diretora mandou cumprir o decreto, ela, que a responsvel, se preocupa. (E) Todos aqueles que ocupam posies de chefia ou liderana, vo reunio.

13
Joo lanou dois dados perfeitos e, sem que seu irmo visse o resultado, pediu-lhe que tentasse adivinhar a diferena entre o maior e o menor dos nmeros obtidos. O irmo de Joo ter mais chance de acertar, se disser que essa diferena igual a: (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

14
Num jogo de conhecimentos gerais, cada jogador responde a 10 questes por rodada, recebendo 4 pontos por resposta certa e perdendo 2 pontos por resposta errada. Para que o total de pontos obtidos por um jogador em uma rodada seja positivo, qual o nmero mnimo de questes que ele dever acertar? (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

ATUALIDADES
18
Na Amaznia Brasileira, atuam empresas madeireiras que seguem padres internacionais de explorao; so as chamadas selo verde. Assinale a opo que apresenta uma caracterstica dessas empresas. (A) Cortam todo tipo de rvore com valor comercial, retirando, contudo, menos de 500 rvores por quilmetro quadrado. (B) Representam a maior parte das madeireiras, nacionais e estrangeiras, atuantes na regio em foco. (C) Fazem rodzio sistemtico de reas de floresta exploradas, respeitando intervalos de 25 anos. (D) Praticam o manejo sustentvel da floresta, extraindo cerca de 1.000 rvores por km2. (E) Produzem a denominada madeira certificada, operando corte de rvores em qualquer parte do ano.

15
Em certa papelaria, duas borrachas e dois lpis custam R$2,20. Joo foi a essa papelaria e comprou um lpis, um caderno e uma borracha e gastou R$4,00. Quanto custou, em reais, o caderno que Joo comprou? (A) 1,50 (B) 1,80 (C) 2,20 (D) 2,80 (E) 2,90

19
Observe o grfico e leia o texto abaixo.

Esperana de vida ao nascer

BRASIL
70,4 71,7

16
B
36 cm 15 cm

67,0 65,6

1980

1991

2000

2004

A figura acima representa a planta de uma escada de cinco degraus, construda na portaria de um prdio. A distncia, em metros, entre os pontos A e B, marcados na figura, : (A) 0,75 (B) 1,44 (C) 1,69 (D) 1,80 (E) 1,95

Jornal do Brasil, 2 dez. 2005 (adaptao).

A expectativa de vida do brasileiro aumentou de 2003 para 2004, seguindo uma tendncia mundial, mas o Brasil ainda aparece na 82a posio no ranking mundial.
O Globo, 2 dez. 2005.

17
As frias de Joo se iniciam daqui a 12 dias, mas se ele quiser trabalhar 2 horas extras por dia, de hoje em diante, entrar de frias daqui a 9 dias. Sebastio decidiu que far hora extra para entrar de frias mais cedo. Sendo assim, quantas horas dirias Sebastio vai trabalhar at entrar de frias? (A) 5 (B) 6 (C) 7 (D) 8 (E) 9

A partir da anlise do grfico e do texto, correto afirmar que: (A) os brasileiros de ambos os sexos apresentam a mesma expectativa de vida, em conseqncia dos ganhos sociais alcanados pelas mulheres. (B) a expectativa de vida da populao brasileira aumentou, apesar de a mortalidade infantil ainda se apresentar com nmeros crescentes. (C) a esperana de vida dos brasilerios tem-se elevado nas ltimas dcadas, em decorrncia do aumento gradual da taxa de natalidade. (D) a base de clculo para assegurar aposentadoria plena do trabalhador brasileiro dever mudar, devido ao aumento da longevidade da populao. (E) a qualidade de vida dos brasileiros tem-se elevado, embora o aumento da expectativa de vida seja restrito s reas urbanas do pas.

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

20
O referendo popular, realizado no Brasil em outubro de 2005 e que tinha como tema o comrcio de armas de fogo e munio, resultou na vitria do no. Uma implicao direta desse resultado o(a): (A) impedimento da entrada em vigor do Art. 35 do Estatuto do Desarmamento. (B) redefinio das competncias atribudas ao Sistema Nacional de Armas. (C) alterao das disposies sobre posse ou porte ilegal de armas de fogo no Pas. (D) desaprovao integral dos artigos do Estatuto do Desarmamento, publicado em 2003. (E) neutralizao imediata da vigncia do Artigo 6o do Estatuto do Desarmamento.

23
Expanso Criminosa Desde o incio da dcada de 1990, o trfico de drogas dobrou de 400 bilhes para 800 bilhes de dlares ao ano e o volume de recursos movimentados pela lavagem de dinheiro aumentou 10 vezes, chegando a 1,5 bilho de dlares por ano.
Revista Veja, ed. 1933, 30 nov. 2005.

21
O presidente do IBGE negou erro no PIB (Produto Interno Bruto), disse que a retrao de 1,2% no terceiro trimestre reflete a realidade da economia e que o resultado pode ser revisto, mas, se houver mudana no nmero, ela no ser grande.
Folha de So Paulo, 3 dez. 2005.

O aspecto mais diretamente associado situao descrita a(o): (A) ausncia de organismos financeiros internacionais. (B) inexistncia de atuao policial internacional. (C) falta de legislao de combate a falsificaes. (D) funcionamento de inmeros parasos fiscais. (E) desenvolvimento mundial do comrcio virtual.

24
No Oriente Mdio, segundo observadores internacionais, a crise poltica entre israelenses e palestinos passou a contar com um dado novo e favorvel soluo dos conflitos. Assinale-o. (A) Desocupao ordenada da Faixa de Gaza, por colonos e tropas israelenses. (B) Fim da inteno de se criar um Estado Palestino, aps a morte de Yasser Arafat. (C) Desarmamento de grupos extremistas palestinos, como o Hamas e a Jihad Islmica. (D) Libertao de milhares de presos palestinos, por determinao do governo de Israel. (E) Acordo bilateral sobre o status de Jerusalm, seguindo proposta de Ariel Sharon.

O resultado do PIB neste terceiro trimestre de 2005 no representa tendncia negativa, mas retrata um momento transitrio da economia brasileira, afirma tcnico do IPEA.
Disponvel em http://www.brasil.gov.br. Em questo. Acesso em 3 dez. 2005.

O Ministro da Fazenda admitiu que as turbulncias no campo poltico afetaram a atividade econmica e abalaram as expectativas, tanto de consumidores quanto de empresrios.
Jornal do Brasil, 2 dez. 2005.

Um fator que explica o resultado econmico em foco o(a): (A) incremento dos lucros do agronegcio em detrimento do setor industrial. (B) aumento do nvel dos estoques, sem acompanhamento da demanda. (C) fortalecimento da apreciao cambial, provocando fuga macia de capitais. (D) acelerao do ritmo de crescimento do crdito direto ao consumidor. (E) elevao moderada da taxa de juros ao longo do primeiro semestre.

22
Acerca do desempenho do comrcio exterior brasileiro, ao longo do ano de 2005, afirma-se: I As exportaes tm apresentado crescimento, ainda que de forma descontnua. II A soja e seus derivados tm liderado as exportaes. III O saldo da balana comercial tem registrado, continuamente, superavit. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

CONTINUA

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

LNGUA INGLESA I
WHAT YOU CAN DO TO SLOW GLOBAL WARMING You dont have to be a diplomat or a rocket scientist to do something about global warming. There are simple steps each of us can take that will go a long way toward reducing our use of energy and hence our emissions of the greenhouse gases, such as carbon dioxide, that help produce global warming. Here are a few things each of us can do: Reduce, reuse, recycle. Buy products that feature reusable, recyclable, or reduced packaging to save the energy required to manufacture new containers. By recycling all of your homes waste newsprint, cardboard, glass, and metal, you can reduce carbon dioxide emissions by 850 pounds annually. Think about giving your car a day off. Consider transportation alternatives such as mass transit, car pooling, bicycling, and telecommuting. By leaving your car at home two days a week, you can reduce carbon dioxide emissions by 1,590 pounds per year. When you do drive, keep your car tuned up and the tires properly inflated to save on fuel costs. Go solar. Install a solar thermal system in your home to help provide your hot water, and reduce your carbon dioxide emissions by about 720 pounds annually. Plant trees. Trees absorb carbon dioxide, a greenhouse gas, from the air. Join family members, neighbors, or community service groups in planting trees in your yard, along roadways, and in parks. Trees reduce energy use when planted for shade; they also can remove 50 pounds of carbon from the atmosphere in a year during photosynthesis. Educate others. Let friends and family know about these practical, energy-saving steps they can take to save money while protecting the environment. A few simple actions on your part but they can make a big difference. By taking these measures, you could cut your annual greenhouse gas emissions by more than 10,000 pounds annually, almost as much as if you didnt drive your car for a year. Why not do your part to help slow global warming and make our planet a better place for ourselves and our children. Youll be surprised at how much money you can save at the same time.
http://yosemite.epa.gov/oar/globalwarming.nsf/content/ ResourceCenterPublicationsOutreachMaterial.html#resources

26
In the sentence You dont have to be a diplomat or a rocket scientist to do something about global warming. (lines 1-2), the author means that: (A) combating global warming requires great expertise. (B) anyone can help in the fight against global warming. (C) only trained professionals can put an end to this problem. (D) politicians and scientists do not want to reduce gas emissions. (E) diplomatic efforts are useless in the war against global warming.

10

27
Mark the only statement that CANNOT be found in the text. (A) Solar energy can be used in family homes to produce hot water. (B) Recyclable packages contribute to cut down carbon dioxide emissions. (C) Carbon dioxide is a greenhouse gas that contributes to global warming. (D) Recycled metal and glass are a significant source of greenhouse gases. (E) When you drive a car you are increasing emissions of the greenhouse gases.

15

20

25

28
According to the last two paragraphs, protecting the environment: (A) is very simple, although costly. (B) is considered a total waste of money. (C) will necessarily involve money losses. (D) requires very expensive measures. (E) can also help you save money.

30

35

29
The overall tone of the text is one of: (A) sadness. (B) skepticism. (C) persuasion. (D) disillusionment. (E) indifference.

40

30
Check the item in which the underlined word introduces an exemplification. (A) and hence our emissions of greenhouse gases (lines 4 - 5) (B) such as carbon dioxide (line 5) (C) they also can remove 50 pounds (line 28 - 29) (D) but they can make a big difference. (lines 34 - 35) (E) and make our planet a better place for. (line 40)

25
The main intention of the text is to: (A) introduce the advantages and disadvantages of global warming. (B) list all the harmful effects of greenhouse gases emissions. (C) punish citizens who drive their cars to work everyday. (D) present some easy ways of retarding global warming. (E) teach people how to recycle waste materials.

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
31

33
1kW

+
500W 15V 15W IZ Vo

VE

Z1 Z2

VS

A figura ilustra um circuito alimentado por uma fonte de O circuito da figura mostra um conversor DC/DC que utiliza um diodo Zener de tenso nominal de 8,2V e um transistor com = 100 e VBE = 0,7V. Os valores da tenso de sada Vo, em volts, e da corrente IZ no Zener, em mA, respectivamente, so: (A) 8,9 e 10 (B) 8,9 e 5 (C) 8,2 e 15 (D) 7,5 e 10 (E) 7,5 e 5 (A)
t

tenso senoidal da forma VE (t) = 20sen(t) , onde Z1 e Z2 so diodos do tipo zener de tenses, respectivamente, 16 V e 10 V. O sinal de sada VS(t) dever ter, aproximadamente, a forma:
Vs(t)

Vs(t)

32
+15V +15V

(B)
100kW 1kW V1 100 I I

Vs(t)

(C)
t

Vs(t)
25kW 0,7V

(D)
t

Para o circuito da figura, o valor da tenso V1, em volts, : (A) 0,2 (B) 0,7 (C) 3,0 (D) 3,5 (E) 14,8

Vs(t) t
(E)

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

34
Circuito C1 N1:N2

36
VE 5V

D1

V(t) ~

RL
0 1 3 4 6 t(s)

D2
Circuito C2 N1:N2 820 W

5V

VS

D1 V(t)
~

D3

VE

68 kW

D2

D4

RL
A figura ilustra o sinal de tenso de entrada VE, submetido no circuito transistorizado. Considere, na curva, os seguintes intervalos de tempo: T1 de 0s a 1s T2 de 1s a 3s T3 de 4s a 6s correto afirmar que os estados do transistor, nos intervalos T1, T2 e T3 ,respectivamente, so: (A) saturado, cortado e operando na regio linear. (B) saturado, operando na regio linear e cortado. (C) operando na regio linear, cortado e saturado. (D) cortado, saturado e operando na regio linear. (E) cortado, operando na regio linear e saturado.

A figura mostra dois circuitos retificadores de onda completa com cargas RL idnticas, alimentados por fontes de tenso senoidal V(t), com mesmas especificaes e utilizando diodos considerados ideais. Medidas de tenso e freqncia foram efetuadas nas sadas dos circuitos em cima das cargas RL, obtendo: V1 e f1 para C1 V2 e f2 para C2 Com relao s medidas obtidas, correto afirmar que: (A) V2=2V1 e f2=f1 (B) V2=2V1 e f2=2f1 (C) V2=0,5V1 e f2=f1 (D) V2=0,5V1 e f2=0,5f1 (E) V2=V1 e f2=f1

37
Um aspecto bastante importante do AutoCAD a definio da escala do desenho no momento da impresso. correto afirmar, para a escala 1:100, que o espaamento no papel, em mm, da Unidade do Grid do AutoCAD, de: (A) 100 (B) 50 (C) 10 (D) 5 (E) 1

35
No modelo OSI (Open Systems Interconnection), o nvel responsvel pelo controle da comunicao fim-a-fim entre as estaes o: (A) fsico. (B) de seo. (C) de rede. (D) de transporte. (E) de enlace de dados.

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

38
+12 V 68K +12 V 1K8 Vo T1 39K

40
R2 C

R1

F 470 m F m
Vi

F 470 m F m F 470 m F m

+ +
Vi

Vo

3K3

Dados relevantes para o transistor


hie = 1,2 k T T1 1 hfe = 200

A figura mostra um circuito amplificador transistorizado. V O ganho de tenso o , na faixa de mdia freqncia, : Vi (A) 300 (B) 250 (C) 225 (D) 180 (E) 200

No circuito mostrado na figura, onde o amplificador operacional considerado ideal, se o produto R2C for muito menor do que a unidade, o circuito se comportar, aproximadamente, como um: (A) amplificador com mxima planura de ganho. (B) filtro passa-baixas. (C) filtro passa-faixa. (D) circuito integrador. (E) circuito diferenciador.

41
+12V + Vin + +12V 2k7 +12V 2k7 +

39
3kW S 5V V1 1mH 2kW 4kW

-12V
3k3 2k2

-12V

+ Vout

2kW 3mF

12V

A figura apresenta um circuito amplificador no inversor, A figura apresenta um circuito eltrico funcionando em regime permanente com a chave S aberta. Imediatamente aps o fechamento da chave S, a tenso V1, em volts, aproximadamente, ser: (A) 4,9 (B) 4,6 (C) 4,2 (D) 3,8 (E) 3,5 seguido de um circuito comparador. Considerando que os amplificadores operacionais so ideais, a tenso de entrada Vin, em Volts, para que a tenso de sada Vout seja negativa : (A) Vin < 2,4 (B) Vin < 4,8 (C) -7,2 < Vin < 7,2 (D) 0 < Vin < 6 (E) -12 < Vin < 12

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

10

42
2 kW

44
A soma dos nmeros (10100110)2 + (75)10 na base 16 : (A) (A9)16 (B) (96)16 (C) (D5)16 (D) (F1)16 (E) (E3)16

18 V

I R

45
A figura mostra um circuito eltrico que utiliza um diodo Zener de 10V. Foram obtidas duas medidas na corrente I, fornecida pela fonte: I1 para R= 2k e I2 para R=7 k. Os valores de I1 e I2, em mA, respectivamente, so: (A) 0 e 4,5 (B) 4 e 9 (C) 4,5 e 0 (D) 4,5 e 4 (E) 9 e 0 Dispondo apenas de circuitos integrados do tipo 74LS03, que possuem quatro portas NOR com duas entradas, o nmero mnimo necessrio destas portas, para implementar a funo AND ilustrada acima, : (A) 3 (B) 4 (C) 5 (D) 6 (E) 7

A S B

43
3R 3R

46

+
E

2R

10 R

Enable

0 1 2

O circuito resistivo da figura alimentado com uma fonte de tenso e uma de corrente. A expresso da corrente I assinalada no circuito : (A)

A B C

E3 E2 E1

4 5 6 7

10 + E 5R

(B)

E 5R

A figura ilustra um decodificador com 3 entradas e 8 sadas, onde o sinal de entrada E3 representa o bit mais significativo. A expresso lgica de S, implementada pelo circuito digital, : (A) S (B) S
AB C + B C AB C ABC ABC

(C)

3E 2

(D)

20 + E 5R 30 + E 5R

(C) S = B C + ABC (D) S = A C + A B C (E)


AB C ABC ABC

(E)

11

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

47

50

R S
c lock clock

Q Q
Sada

+Vcc

R 20k
7 6

3 2 5

4 555 1

sinal de si nal de c loc k clock

A adaptao no flip-flop RS, ilustrado na figura, permite transform-lo em um flip-flop: (A) RS Mestre-Escravo. (B) RS com clear. (C) tipo JK. (D) tipo T. (E) tipo D.

1,8mF

8,2mF

48
AB CD 00 01 11 10 00 1 0 1 1 01 1 1 0 1 11 0 1 1 1 10 0 0 0 0

A figura apresenta um circuito integrado 555 na configurao astvel com duty cycle de 50%. Nesta condio, o perodo de oscilao do sinal gerado, em segundos, pode ser calculado por T = 1,4 R t C t , onde Rt o valor da resistncia, em ohms, entre os pinos 3 e 6, e Ct o valor da capacitncia, em Farads, entre os pinos 1 e 6. A fim de obter uma freqncia de oscilao de 1,7 kHz, o valor aproximado da resistncia R, em k , : (A) 12 (B) 16 (C) 22 (D) 30 (E) 45

A tabela apresenta o mapa de Karnaugh correspondente sada F de um circuito digital, com 4 variveis lgicas de entrada A,B,C,D. A expresso booleana correspondente ao sinal F : (A) ABC + ABC + BCD + AD (B) ABC + ACD + BCD + AC (C) ABD + ACD + BCD + BC (D) ABD + BCD + ACD + BD (E) ACD + BCD + BCD + CD

51
A respeito dos tipos de memria em um microcomputador, considere as afirmativas a seguir. I - O BIOS a memria permanente do computador, usada para a inicializao. II - O disco rgido uma unidade de memria secundria. III - A memria SRAM mais lenta que a memria DRAM. IV - A memria dinmica possui maior capacidade de armazenamento que a memria esttica. V - A memria cache on-die uma memria RAM esttica, localizada na mesma pastilha de silcio do processador. Esto corretas apenas as afirmativas: (A) III e IV (B) III e V (C) I, II e III (D) I, IV e V (E) II, IV e V

49
Um transmissor de presso diferencial, usado para medio de vazo lquida, est conectado s tomadas de presso da placa de orifcio, em uma tubulao de planta industrial. O transmissor foi calibrado para operar na faixa de 0 a 5000 mm H2O, que corresponde, linearmente, a uma corrente eltrica de sada, na faixa de 4mA a 20 mA. A presso diferencial, em mm H2O, que est sendo gerada na placa, correspondente a uma sada de 12 mA no transmissor : (A) 2700 (B) 2660 (C) 2500 (D) 2200 (E) 2000

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

12

52
A B C e D g d f a b c

54
Qual o barramento de interface que no esteve comercialmente disponvel num microcomputador PC com processador Pentium II? (A) USB 1.1 (B) ISA (C) PCI (D) AGP (E) VESA Local Bus

55
O Painel de Controle de um Sistema Operacional apresenta a tela abaixo. A figura mostra um dispositivo eletrnico, cuja funo lgica acender os LEDs marcados de a a g, compondo os sete segmentos que geram os algarismos de 0 a 9, da forma mostrada no teclado. As variveis lgicas do circuito so A, B, C e D, sendo que A o bit mais significativo. A expresso booleana para acender o segmento e : (A) A B C + AC D (B) A B D + B C D (C) ACD + A B D (D) B CD + A C D (E) B C D + AC D

53
SRSI A B C D SLSI CLK S0 S1 CLR QA QB QC QD

Com o objetivo de evitar conflitos, para instalar uma nova placa que exige o recurso de interrupo, a melhor soluo usar a: (A) IRQ08 (B) IRQ09 (C) IRQ10 (D) IRQ11 (E) IRQ12

56
Um sensor de temperatura, originalmente calibrado para a faixa de 10 oC a 250 oC, opera com uma corrente de sada na faixa de 4 a 20 mA. O sensor, quando usado para medir a temperatura do leo num tanque, registrou, aps um transiente inicial, a corrente de 9 mA. A temperatura, em oC, do leo : (A) 71,25 (B) 78,12 (C) 81,25 (D) 88,12 (E) 92,25

Analisando a pinagem do Circuito Integrado mostrado no esquemtico acima, pode-se concluir que se trata, tipicamente, de um: (A) registrador de deslocamento. (B) registrador de dados. (C) contador binrio. (D) contador dcada. (E) contador Gray.

13

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

57
r

59

+
K1

K2 y

e
S1 Vcc S2 K

RB RA r RC RE

S3 K
e

+
y RD

A figura apresenta um diagrama em blocos de parte de um sistema de controle e sua implementao correspondente, usando um circuito eltrico com Amplificadores Operacionais considerados ideais. Para estabelecer uma equivalncia entre o diagrama e o circuito, os ganhos K1 e K2 , em funo dos resistores, so:
R R (A) K 1 = A C RB R D R R e K2 = A C RB R E

A figura apresenta o circuito eltrico de comando do rel K, onde as chaves S1, S2 e S3 so do tipo sem reteno. Com relao a esse circuito, considere as seguintes afirmaes: I - a expresso booleana de acionamento do rel K S1 S2 S3 ; II - embora as chaves sejam do tipo sem reteno, o circuito possui a capacidade de manter energizado o rel K, mesmo aps a liberao da chave que o acionou; III - a chave S3 a nica que permite desenergizar a bobina de comando do rel K. Est(o) correta(s) a(s) afirmao(es): (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

R R (B) K 1 = A C RB R D R R (C) K 1 = A E R B RD
R R (D) K 1 = A E RB R D

R R K2 = B E R A RC R R K2 = D E R A RC
R R K2 = B E R C RD

60

R R (E) K 1 = C E R A RD

R R e K2 = B E R A RD

LTAL

58
Um visor de nvel um instrumento usado para indicao de nvel lquido em tanques fechados e normalmente instalado no(a): (A) painel na sala de controle. (B) parede externa superior do tanque. (C) parede externa inferior do tanque. (D) parede interna inferior do tanque. (E) parede interna superior do tanque.

O instrumento indicado na figura representa um: (A) transmissor de temperatura com alarme baixo montado no local. (B) transmissor de temperatura com alarme alto montado em painel. (C) transmissor de nvel com alarme baixo montado no local. (D) indicador de nvel com alarme baixo montado no local. (E) indicador de nvel com alarme alto montado em painel.

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

14

61

63

| X1 C2 C1 | |---| |--|--|\|---( )---| | | | X1 C2 | |---| |-----------( )---| | | | C1 Y1 Y1 | |---| |---|\|--|--( )---| | | | | C1 Y1 | | |---|\|---| |--| | | |
X1 1 0 t0 t1 t2 t3 t

No que se refere s fibras pticas e aos LEDs, INCORRETO afirmar que: (A) as fibras pticas monomodais possuem dimenses mais reduzidas que as multimodais. (B) a fibra ptica pode ser utilizada na transmisso de sinais de som, imagem e dados por ondas de luz. (C) a atenuao na fibra ptica depende do comprimento de onda da luz transmitida. (D) o material principal no ncleo de uma fibra ptica o acrilato. (E) os LEDs e os ILDs so as fontes de luz mais comuns para os sistemas de comunicao por fibra ptica.

64
D0 D1 D2 D3
Y0 Y1 Q0 Q1 Q2 Enable Q3

A0 A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7

Considere o programa em diagrama de contatos da figura acima, implementado num CLP. Em t = t0, todas as variveis encontram-se em nvel lgico 0. O sinal X1 sofre as variaes para t > t0, indicadas na figura. Considerando o ciclo de varredura muito menor que a largura dos pulsos mostrados na figura, os nveis lgicos de Y1 para os tempos t1, t2 e t3, respectivamente, so: (A) 0, 0, e 1 (B) 0, 1 e 0 (C) 1, 0, e 0 (D) 1, 0, e 1 (E) 1, 1, e 1

62
Com relao s regras de sintonia de controladores PID propostas por Ziegler-Nichols, correto afirmar que: (A) foram propostos trs mtodos baseados na resposta em malha aberta da planta. (B) no primeiro mtodo, o ajuste realizado observando-se a resposta da planta em malha fechada, aplicando-se uma entrada do tipo degrau. (C) no segundo mtodo, o ajuste realizado a partir da freqncia de oscilao obtida ao se amplificar a entrada. (D) os mtodos propostos se aplicam em qualquer tipo de planta. (E) tm sido usadas largamente no controle do processo, quando no existe um modelo matemtico disponvel para representar a dinmica do processo.

A figura apresenta um circuito decodificador de 2 entradas e 4 sadas, onde Y1 o bit mais significativo da entrada. Os sinais D0 a D3 comandam o decodificador, gerando endereos com 8 bits atravs dos sinais A7 a A0, onde A7 o bit mais significativo. Considerando que o decodificador esteja habilitado e que o sinal D1 encontra-se em nvel lgico 1, os dois possveis endereos obtidos na sada, em hexadecimal, sero: (A) 2F e A0 (B) 27 e 3B (C) 3A e 5D (D) 3C e 4E (E) 4B e CE

65
Na instalao de um transmissor de presso diferencial tipo clula capacitiva, para medio de um nvel em tanque de gua aberto atmosfera, as tomadas de presso da clula devem estar assim conectadas : (A) uma na parte inferior da parede do tanque e outra na parte superior . (B) uma na parte inferior da parede e outra sem conexo com o tanque. (C) uma na parte inferior da parede do tanque e outra no meio da parede . (D) as duas na parte inferior da parede do tanque. (E) as duas na parte superior da parede do tanque.

15

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

66
Smbolo Significado

68

B(2;2)

A tabela apresenta os smbolos das linhas de instrumentao citadas a seguir: I II III IV sinal eltrico; sinal pneumtico; sinal de conexo interna (software); tubo capilar.

A(0;0)

A seqncia correta, de cima para baixo, que corresponde aos significados dos smbolos apresentados na tabela : (A) I - II - III - IV (B) II - IV - III - I (C) II - I - IV - III (D) IV - I - II - III (E) I - IV - II - III

67
Segundo a norma ISA S 5.1, o smbolo para um atuador tipo cilindro simples :

Na figura acima est representada a rea grfica do AutoCAD, referenciada ao sistema de coordenadas cartesiano e com orientaes angulares, seguindo as adotadas na trigonometria. Para traar uma linha do ponto A, com coordenadas (0;0) at o ponto B (2;2), devem ser dados os seguintes comandos: (A) Line 0,0 @2,2<45 (B) Line 0,0 @2.828<45 (C) Line @0,0 @2.828<45

(A)

(B)

(C)

(D) (D) Line @0,0 2,2 (E) Line

(E)

0,0 @2.828>45

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

16

69
Com o objetivo de medir a temperatura de um fluido, um termopar Pt-PtRh(10%) est instalado em uma tubulao, na sada de um reator e imerso no fluido em escoamento. A tabela se refere calibrao do termopar. Temperatura (oC) 700 d.d.p (mV) 6,3 650 5,7 600 5,2 500 4,2 400 3,2 220 1,6 200 1,4 180 1,2 150 1,0 100 0,6 50 0,3 30 0,2 0 0,0

Considerando que a temperatura real do fluido de 200 oC e que a juno fria do termopar est a 30 oC, a d.d.p, em mV, indicada pelo termopar, : (A) 1,0 (B) 1,2 (C) 1,4 (D) 1,5 (E) 1,6

70
Smbolo Descrio

I
FE

Elemento primrio de vazo tipo placa de orifcio

II
FE

Indicador de vazo de rea varivel tipo rotmetro

III
FE

Elemento primrio de vazo tipo turbina

IV

FI

Elemento primrio de vazo tipo tubo Venturi

V
FQI

Indicador, totalizador de vazo, tipo deslocamento positivo

Segundo a norma ISA S 5.1 sobre simbologia da instrumentao, as associaes corretas entre smbolo e descrio apresentadas na tabela so: (A) I, II, IV, apenas. (B) II, III, IV, apenas. (C) III, V, apenas. (D) I, III, V, apenas. (E) I, II, IV, V, apenas.

17

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ELETRNICA

You might also like