You are on page 1of 15

Transformaes na Cultura Urbana das grande metrpoles1 Jos Guilherme Cantor Magnani

As cadeiras na calada.

bastante comum, em depoimentos de moradores de bairros que passaram por processos de rpida transformao, principalmente nas grandes cidades, a evocao nostlgica de um tempo em que era costume colocar cadeiras na calada em frente da casa, para apreciar o movimento da rua do fim de tarde. No se trata apenas de recordao; em certos casos, a volta desse hbito celebrada como uma conquista, segundo se depreende da entrevista concedida por um diretor de teatro com projeto experimental no Largo da Lapa, em plena rea do centro do Rio de Janeiro. Explicando os efeitos induzidos por sua proposta no entorno, constata que - "(...) as famlias que moram na redondeza da Lapa saem e vo sentar ali; ficam sossegados, namoram...". - Como se fosse numa cidade do interior, apesar do paradoxo? - Aqui, nesse corao deteriorado do Rio de Janeiro, o Largo recuperou um ar provinciano, saudvel, cotidiano. Quando tudo estiver funcionando, e a gente estiver com as casas abertas e em atividade, tudo iluminado - bares e cadeiras na calada - isso aqui vai ser um lugar lindo (...)2" Como tendncia geral, contudo, h muito as cadeiras foram recolhidas porque justifica-se - a rua tornou-se inspita ou porque, quela hora, o apelo da televiso mantm os moradores no espao privado da casa.

Associado com o modo de vida de cidade do interior, tal comportamento parece cada vez mais incompatvel com as atuais condies de existncia nas metrpoles contemporneas: as dimenses e complexidade inerentes estrutura, funes e modos de vida dos grandes centros urbanos, com efeito, so de tal ordem que at de se perguntar "se o prprio conceito de cidade no est ultrapassado". (HABERMAS, 1987:123).

Dentre os inmeros diagnsticos sobre as transformaes em curso nas atuais metrpoles, podem-se distinguir duas vises principais. Uma enfatiza os aspectos desagregadores do processo, como o colapso do sistema de transporte, as deficincias do saneamento bsico, a falta de moradia, a concentrao e m distribuio dos equipamentos, poluio, violncia, sub-emprego: com base em variveis e indicadores de ordem macro (sociolgicos, econmicos, demogrficos), este o quadro geralmente
1

Originalmente publicado como captulo da coletnea Sociedade Global: Cultura e Religio, Petrpolis, Editora Vozes, 1998

Entrevista concedida pelo teatrlogo Amir Haddad para o nmero 23 da Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional dedicado ao tema "Cidade" (1994).

aplicado s grandes cidades do Terceiro Mundo. Nesta linha, em recente reunio da Conferncia das Naes Unidas sobre os Assentamentos Humanos - Habitat 23, So Paulo foi apontada em alguns relatrios como exemplo de anti-cidade.

Uma outra viso, geralmente referida s grandes cidades do Primeiro Mundo, projeta uma ferica sucesso de imagens montada a partir da justaposio de signos, simulacros, apelos publicitrios, redes e pontos de encontro virtuais. Esta a cidade que se delineia a partir da anlise dos semilogos, arquitetos, crticos ps-modernos, identificada com a sociedade ps-industrial.

Na primeira viso, mostra-se uma continuidade evolutiva, onde os fatores de crescimento, desordenados, terminam por produzir inevitavelmente o caos urbano; na segunda, enfatiza-se a ruptura, resultado de um salto tecnolgico que torna obsoletas no s as estruturas urbanas anteriores como as formas de comunicao e sociabilidade a elas correspondentes. Uma, fruto do capitalismo selvagem; a outra, identificada com o capitalismo tardio.

Ainda que por motivos diferentes, essas duas perspectivas - aqui polarizadas para efeito comparativo e de contraste - levam a concluses semelhantes no plano da cultura urbana4: deteriorao dos espaos e equipamentos pblicos, com a consequente privatizao da vida coletiva, segregao, evitao de contatos face-a-face, confinamento em ambientes e redes sociais restritos.

No h como negar a existncia de tais caractersticas e seus fatores determinantes, comprovados no s por ndices, tabelas e projees, como tambm pela prpria experincia do dia-a-dia. No entanto, possvel tambm multiplicar exemplos de "boas prticas urbanas", muitas delas premiadas no mesmo encontro da Habitat 2, que atestam um movimento ou ao menos focos de resistncia no sentido contrrio tendncia da desordem urbana5.

3 4

Realizada em Istambul, Turquia, de 4 a 14 de junho de 1996. O conceito de cultura urbana bastante controverso; vide, por exemplo, a posico de Castells (1983) para quem o termo no mais que uma construo ideolgica da Escola de Chicago. Aqui, a expresso est tomada num sentido restrito, descritivo, como conjunto de cdigos induzidos por e exigidos para o uso de equipamentos, espaos e instituies urbanas e desempenho das formas de sociabilidade adequadas. Abrange, por exemplo, o conjunto de conhecimentos necessrios para usar determinados recursos oferecidos pela cidade e que vo desde o reconhecimento dos sinais e placas referentes ao trnsito e transporte coletivo passando pela habilidade no manejo de aparelhos eletrnicos que permitem a manipulao de caixas eletrnicos, locomoo no metr, terminais informatizados de localizao em shopping-centers, at o conhecimento mais especializado da oferta e formas de acesso a bens e servios especficos, pblicos e privados, espalhados pelas diferentes regies do espao urbano 5 Durante a j citada reunio do Habitat 2 foram selecionados pela ONU 400 projetos bem sucedidos: o Brasil aparece em primeiro lugar, contribuindo com 10% desse total. (Folha de So Paulo, 16/06/96). A revista NEWSWEEK de 10 de junho de 1996, cujo ttulo e chamada de capa eram, sugestivamente, URBAN BLISS - Why Megacities Like So Paulo Arent't So Bad, com base em depoimento de especialistas, entre os quais Janice Perlman, conhecida autora de estudo sobre favelas brasileiras, traz uma matria sobre a mudana de enfoque a respeito das megacidades (aquelas com mais de dez milhes

Como, ento, encarar adequadamente o fato da complexidade, sem cair na descrio sem fim de particularismos e casos isolados, ou na generalidade de enfoques redutores? O problema que, nas vises correntes, que tomam a cidade como unidade de anlise, tende-se a generalizar os efeitos de suas distores estruturais e a reduzir seus moradores a um tipo mdio e abstrato: o dficit habitacional de tal magnitude; a taxa de rea verde por habitante est tantos por cento abaixo do padro aceitvel, e assim por diante.

Esses enfoques, at por uma questo de escala, no conseguem captar o nvel em que se do os inmeros exemplos da diversidade de estratgias locais de vida e sobrevivncia em assentamentos urbanos, principalmente quando constituem o centro de uma rea de oito mil quilmetros quadrados, habitada por mais de quinze milhes de pessoas, como o caso de So Paulo e sua regio metropolitana. Portanto, em vez da habitual perspectiva de longe, ou de passagem6 - a primeira, caracterstica da viso que privilegia o nvel das macro variveis e a segunda, cujo paradigma o simulacro sem referente na "hiperrealidade" - o que se prope um enfoque de perto e de dentro, capaz de permitir traar, se no um diagnstico exaustivo dos problemas da cidade, ao menos o movimento de alguns processos urbanos e reconhecer as articulaes entre suas dinmicas.

O olhar antropolgico. O enfoque que se prope - de perto e de dentro - o da Antropologia. Como se sabe, esta disciplina forjou seus conceitos e metodologia de pesquisa inicialmente no estudo de sociedades de pequena escala dedicadas caa, coleta, agricultura de subsistncia e cujo modo de vida tinha como base o acampamento e a aldeia, mas no a cidade.

primeira vista, esta experincia evidentemente no a credenciaria para deslindar as complexidades da sociedade urbano-industrial (e ps-industrial) contempornea. No entanto, seu modo de operar apresenta algumas caractersticas que talvez permitam captar processos cuja dinmica passaria desapercebida, se enquadrados exclusivamente por uma grande angular.

Numa linha interpretativa, com efeito, cujo enfoque microscpico, a etnografia tem como objetivo a busca do significado da ao social. a partir de "material produzido
de habitantes). Segundo a reportagem, ainda que as previses mostrem que dobraro de nmero nos prximos anos, de 12 para 25, a qualidade de vida nessas megalpoles, ao contrrio do que se previa, estar melhorando. A esperana de vida nas grandes cidades mais alta do que nas pequenas e na zona rural e, ao contrrio dos habitantes desta ltima, os moradores das grandes cidades estariam mais bem servidos por sistemas de gua e esgoto, teriam sua disposio atendimento mdico de melhor qualidade, melhores oportunidades de educao e mais empregos. 6 Referncia s idias de R. Venturi sobre uma arquitetura em chave publicitria, (ou "ecletismo de beira de estrada") a partir do efeito visual produzido pelas imagens dos painis, outdoors e anncios das ruas de comrcio de Las Vegas. (ARANTES, 1995: 20, 40; FEATHERSTONE, 1995:141)

por um trabalho de campo quase obsessivo de peneiramento, a longo prazo, principalmente (embora no exclusivamente) qualitativo, altamente participante e realizado em contextos confinados, que os megaconceitos com os quais se aflige legitimamente a cincia social contempornea - modernizao, integrao, conflito, carisma, estrutura, significado - podem adquirir toda a espcie de atualidade sensvel que possibilita pensar no apenas realista e concretamente sobre eles, mas, o que mais importante, criativa e imaginativamente, com eles". (GEERTZ, 1978: 33-34).

esse particular tipo de contato, confronto, dilogo com o "outro" que constitui o fundamento da verdadeira etnografia (PEIRANO, 1995). Eles - que nos estudos antropolgicos clssicos so os nativos de alguma distante aldeia -, no contexto das grandes cidades so os mltiplos, variados e heterogneos grupos de atores sociais que nelas vivem, sobrevivem, trabalham, se viram, circulam, usufruem de seus equipamentos ou deles so excludos.

Para descrever a multiplicidade dos arranjos atravs dos quais esses atores organizam sua vida cotidiana - o trabalho, a vida familiar, a devoo, o lazer - preciso observ-los no contexto em que so realizados; no h outra forma de avaliar se ainda possvel ver neles, apesar das profundas transformaes por que vm passando, uma genuna experincia urbana.

A natureza da experincia urbana. Antes, porm, de enfrentar a questo de se e onde subsiste, em meio ao ritmo e condies de vida caractersticos das grandes metrpoles, uma "genuna experincia urbana", preciso perguntar qual a natureza dessa experincia e em que situaes ela pode ser identificada.

Em vez de proceder a uma reconstituio histrica, remontando at s primeiras formas de assentamento que sucederam s aldeias neolticas, para determinar os tipos de prticas associadas com o pretendido modo de vida citadino, optou-se por partir de um elemento recorrente da paisagem urbana que terminou se tornando smbolo de sua experincia: a rua7. . Utilizada como "categoria sociolgica" (DA MATTA, 1979;1991), rua permite identificar e classificar experincias que se tornam plenamente significativas quando postas em relao ao outro termo, a casa, com o qual constitui um sistema de oposies. Seu poder evocativo para pensar as prticas urbanas provm, de um lado, da relao metonmica que mantm com a prpria cidade, e de outro, da referncia a conceitos j clssicos no estudo da sociedade e relaes sociais em geral, e do fenmeno urbano em particular.
7

"Ruas e suas caladas - os principais espaos pblicos de uma cidade - so seus rgos vitais mais importantes. Pense-se em uma cidade, e o que vem mente? Suas ruas" (JACOBS, [1961]1992: 29).

Trata-se do conhecido modelo comunidade versus sociedade formulado por Tnnies ([1935]1963), utilizado para tipificar dois conjuntos paradigmticos de relaes sociais. Como se sabe, o primeiro designa laos de sangue, relaes primrias, consenso, rgido controle social; sociedade, ao contrrio, caracteriza-se pela presena de relaes secundrias, pela conveno, anonimato, troca de equivalentes.

Aplicado a diferentes contextos - campo (ou aldeia)/ cidade; cidade pequena/ metrpole; bairro/ centro; casa/ rua, etc. - e mantendo a mesma distncia, permite separar e distinguir aqueles traos que remetem, em cada novo contexto, a cada um dos plos que atualizam a relao de oposio. Cada termo evoca, pois, sua maneira, os mesmos significados sugeridos por comunidade e sociedade8.

Portanto, quando se est referindo rua, obviamente no por sua materialidade enquanto elemento fsico constante da paisagem urbana, mas pelo lugar que ocupa, como categoria, no interior do sistema e na distncia que mantm com relao ao outro termo da oposio. Nesse sentido, remete a um conjunto definido de normas, direitos, deveres, costumes, comportamentos e expectativas que, inicialmente, podem ser caracterizados como pertencentes ao domnio do pblico, por oposio ao privado9.

Esta , na verdade, uma das mais recorrentes associaes que rua evoca. Seus correlatos so o gora, o forum, o mercado; as atividades que nelas se desenrolam vo desde prticas polticas (assemblias, manifestaes, protestos, panfletagens, barricadas;), de poder (o desfile, o castigo, a execuo), passando pelas religiosas (a procisso, a promessa, o testemunho, a pregao, o despacho), de lazer (o passeio, a festa, o espetculo, a brincadeira, o jogo, a banda), de encontro/ confronto (a troca, a conversa, a paquera, a discusso, a baixaria, a briga), informao (o arauto, a fofoca, o boato), de trabalho, de aventura...

Mesmo num contexto tradicionalmente associado com a vida comunitria, uma aldeia indgena - no caso, bororo - onde obviamente, no h ruas, observa-se o mesmo tipo de oposio entre o centro da aldeia e o crculo das casas; um, espao tipicamente masculino (onde fica a casa dos homens) e o outro, feminino. Centro e periferia, por sua vez, formam um s termo (aldeia), que se ope a roa: centro, casa, roas, finalmente, opem-se a floresta. As categorias mais englobantes, aqui, formam a oposio Natureza versus Cultura: "Se pensarmos na oposio Natureza/Cultura, extensamente desenvolvida por Lvi-Strauss e outros autores estruturalistas, poderemos caracterizar o centro da aldeia como sendo o domnio da cultura por excelncia, onde tm lugar as representaes dos aroe,os heris mticos que deram origem sociedade bororo. Em contrapartida, as casas se constituem no espao onde se do as grandes tranformaes naturais: a procriao e o envelhecimento, a transformao dos alimentos crus em cozidos. Alm disso, no espao da casa que so criados os laos de substncia (Da Matta, 1976) que unem os indivduos co-residentes. Esses laos de substncia comum advm do fato de que essas pessoas compartilham do mesmo alimento, moram sob o mesmo teto, participam da mesma substncia vital rakare - contida nos fluidos trocados: sangue, smen, sangue menstrual e leite materno". (CAIUBY, 1983:69). Como se v, trata-se de um conjunto de relaes que podem ser assimiladas s descritas por Tnnies para caracterizar comunidade. 9 "Ao lado luminoso da vida pblica em comum [Hannah Arendt] atribuiu a liberdade e a individuao, ao passo que no mbito privado viu o seu contrrio, a estreiteza da famlia, hierarquizada, dominada pela autoridade incontrastvel do patriarca, confinada s dimenses estreitas de uma casa, tambm lugar etimolgico (oiks) da reproduo econmica da vida, reino do "labor" e da necessidade - aqui privado era sinnimo de privao" (ARANTES, 1995:114-115)

Ainda que esses (e outros) aspectos possam ser encontrados, em maior ou menor medida, em todas as modalidades histricas da cidade, uma delas celebrizou, para alguns talvez como o canto do cisne, a experincia por antonomsia proporcionada pela rua: Paris de meados do sculo XIX.

So bem conhecidas as propostas e as consequncias da ampla reforma conduzida pelo baro Haussmann, sob o imperativo de adequar a cidade s profundas transformaes induzidas pela nova etapa do crescimento capitalista, cujas necessidades j no eram compatveis com o acanhado desenho e dimenses da cidade pr-industrial.

Para atender s exigncias de circulao (de pessoas e mercadorias), fora preciso abrir amplas vias de circulao no tecido da velha cidade, o que possibilitou uma nova gama de contatos, encontros, sensaes, protagonizados por personagens (o flneur, o dndi, o annimo na multido) celebrizados por Baudelaire, analisados por Benjamin. Multiplicadas e reverberadas em outros espaos - nas passagens cobertas, nos pavilhes das exposies universais, nas estaes ferrovirias - as novas experincias foram consideradas como resultado de "novas esferas de vida10".

Para Berman, essa "velha rua moderna, com sua voltil mistura de pessoas e trfego, negcios e residncias, ricos e pobres" (1989:162), o prprio smbolo da experincia da modernidade, "meio no qual a totalidade das foras materiais e espirituais modernas podia se encontrar, chocar-se e se misturar para produzir seus destinos e significados ltimos." (1989: 300). Em The Death and Life of Great American Cities (1992), Jane Jacobs compara o complexo movimento da rua com a dana, no na forma de um bal em que os danarinos fazem os mesmos gestos, mas onde as participaes de cada um reforam as dos demais e terminam produzindo um conjunto ordenado. "O bal das caladas nunca se repete: em cada lugar est sempre repleto de novas improvisaes" (1992:50).

O problema que se coloca se existe, ainda, uma tal experincia, no contexto das atuais metrpoles. Quando Habermas se pergunta se o conceito de cidade j no estaria ultrapassado, a questo que tem em mente o descompasso entre as funes urbanas habituais e os novos padres de temporalidade e espacialidade: enquanto era um mundo abarcvel, a cidade podia ser arquitetonicamente formada e representada para os sentidos. As funes sociais da vida urbana - trabalho, moradia, atividades religiosas, polticas, econmicas, de recreao - "podiam ser traduzidas em fins, em funes de utilizao temporalmente regulada dos espaos configurados. Contudo, no sculo XIX ao mais tardar, a cidade torna-se ponto de interseco de relaes funcionais de outra espcie (...) e o mundo urbano se encontra cada vez mais mediatizado por conexes sistmicas no configurveis." (1987: 123)11.

10

"As estaes obrigam ao contato prximo e variado, mas tambm annimo e fugidio, e so o lugar caracterstico do tipo de interao - carregado de estmulos sensveis e sala de encontros - que iria conformar o sentimento da vida nas grandes cidades". (HABERMAS, 1987:118). 11 Ver a noo de "desencaixe", de Anthony Giddens (1991).

Seguindo essa linha de anlise e a de outros autores atuais sobre a cultura urbana, a concluso seria de que a experincia da rua desapareceu ou tornou-se prisioneira da intimidade, como aponta Sennett (1988), e que o espao emblemtico da vida nos grandes centros urbanos j no a rua, mas o "no lugar"12.

aqui onde entra a Antropologia, ou melhor, o resultado de algumas etnografias que permitem pensar, em outros termos, as transformaes recentes na cultura urbana das grandes metrpoles.

A dinmica cultural urbana. Estudos recentes sobre formas de sociabilidade e cultura de grupos - desde juvenis, at da terceira idade - nas grandes cidades contemporneas mostram que, mesmo no interior de espaos considerados "no lugares", existem formas de apropriao que do suporte a comportamentos no convencionais.

Os shopping-centers, por exemplo, "templos" do consumo e um dos cones do estilo fashion de vida, planejados e sinalizados para fins especficos, terminam sendo apropriados por grupos de jovens que ou subvertem suas regras ou criam usos alternativos prprios, - para encontro, lazer, "zoada" - dando novos significados, atravs de cdigos particulares, quele espao. (FRUGOLI, 1990).

Outro exemplo proporcionado pelos diferentes servios telefnicos de encontros. Muitas vezes associados solido que se supe caracterizar o modo de vida das grandes cidades, nem sempre se limitam ao anonimato que seu trao principal, pois acabam propiciando trocas de experincias personalizadas. Os interlocutores, mesmo quando no identificam o prprio bairro, a profisso e o nvel de escolaridade, "acabam por falar de seu crculo de lazer, locais de compras, gostos musicais e preferncias estticas, remetendo os interlocutores a um universo scio-cultural demarcado em termos de um estilo de vida" (TORRES, 1993:74). No raras vezes, contatos iniciados na linha acabam em encontros reais, em espaos convencionais de lazer.

12

Segundo Marc Aug (1994), trs transformaes aceleradas do mundo contemporneo - uma relativa ao tempo, outra individualidade e a terceira ao espao - so as responsveis pela figura do excesso, caracterstica da situao de supermodernidade. No caso da superabundncia espacial, esta "se expressa nas mudanas de escala, na multiplicao das referncias energticas e imaginrias, e nas espetaculares aceleraes dos meios de transporte. Ela resulta, concretamente, em considerveis modificaes fsicas: concentraes urbanas, transferncias de populao, multiplicao daquilo a que chamaremos 'nolugares', por oposio noo sociolgica de lugar, associada por Mauss e por toda uma tradio etnolgica quela de cultura localizada no tempo e no espao. Os no-lugares so tanto as instalaes necessrias circulao acelerada das pessoas e bens (vias expressas, trevos rodovirios, aeroportos) quanto os prprios meios de transporte ou os grandes centros comerciais, ou ainda os campos de trnsito prolongado onde so estacionados os refugiados do planeta." (1994:36,37). Cfr. tambm FEATHERSTONE, 1995.

Eventos marcados por altos ndices de "supermodernidade", como a Mostra Internacional de Cinema de So Paulo, transformam-se, em alguns momentos principalmente durante os "rituais" da filas de espera entrada das salas - em ocasies de aproximao e contato (ALMEIDA, 1995). Uma interessante etnografia apresentada como trabalho final para disciplina em curso de graduao mostrou um uso muito particular das dependncias bancrias, protagonizado por idosos: a ida ao banco, para muitos senhores e senhoras aposentados, era vista como um programa mais de lazer que de obrigao. O pagamento de carns e contas diversas, a conferncia de saldos e extratos (um favorzinho prestado a vrios filhos) significava a possibilidade de encontro com outras pessoas nas mesmas condies, de animadas conversas (para desespero dos demais clientes) com os caixas e, no fim, de usufruir daquele cafezinho que algumas agncias deixavam disposio dos usurios, evidentemente degustado por quem anda meio sem pressa... At casos de uma boa soneca foram flagrados durante a pesquisa de campo, nas confortveis poltronas destinadas espera de atendimento13.

Outro trabalho de concluso de curso estudava a relao entre moradores do entorno de modernas rodovias e a empresa responsvel por sua construo e manuteno. Exemplo clssico de "no lugar", planejada para o eficiente e rpido deslocamento de "passageiros" e "viajantes", a rodovia no considera "pedestre" como usurio do "sistema". No entanto, tendo em vista os constantes atropelamentos em determinados pontos, a empresa viu-se obrigada a construir passarelas e entrar em contato com a populao "lindeira".

O estudo mostra os conflitos, contatos e negociaes entre duas vises, a da rodovia, e a dos moradores. Estes ltimos apropriaram-se dela segundo seus prprios padres, da resultando desde o uso do canteiro central como campo de futebol, para passeio de bicicleta e banhos de sol, at o aprendizado e utilizao dos call-boxes, sistema de telefonia destinado a emergncias rodovirias, mas rapidamente transformado em meio de comunicao com servios de ambulncia, polcia, etc., para atendimento da populao do entorno14.

Como ltimo exemplo pode ser citado o uso de um equipamento urbano sem dvida alguma tambm prottipo de "no-lugar": o elevado Costa e Silva, mais conhecido como "Minhoco", via expressa exclusiva para veculos na direo leste-oeste, na regio central da capital paulistana. Objeto de polmica desde sua construo em 1971 por causa dos efeitos de degradao produzidos nas imediaes, a partir de 1989 vem sendo usado pelos moradores dos prdios vizinhos, nos fins de semana - quando fica fechado ao trfego -, como espao de lazer para caminhadas, passeios de bicicleta,
13

Etnografia da Agncia Rafael de Barros, Banespa, trabalho apresentado por Clarice Nonaka para a disciplina "Seminrios de Antropologia I" , curso de Cincias Sociais (FFLCH/USP), 1 semestre de 1988. 14 Morreu na contramo atrapalhando a via - trajetos e descaminhos no conflito rodovia/ comunidades lindeiras, trabalho de aproveitamento de Maria Tereza Araujo Mello para a disciplina "Pesquisa antropolgica no contexto urbano", Curso de Cincias Sociais, FFLCH/USP, 2 semestre de 1992.

encontros.

Estes so alguns exemplos apenas, entre muitos outros, de usos e arranjos no previstos pelas regras e destinao do espao. Tais experincias constituem caso particular de uma questo mais geral - o tempo livre -, cujo significado, alcance, variedade e modalidades de utilizao constituem temtica privilegiada para pensar a dinmica cultural das grandes cidades (MAGNANI, 1984; 1992(a); MAGNANI e TORRES, 1996).

Tanto as formas convencionais como aquelas mais inusitadas atestam a vitalidade das prticas urbanas, nesta dimenso particular, a do lazer e sociabilidade. Pode-se concluir que a experincia da rua, no obstante os conhecidos problemas dos grandes centros urbanos, no morreu: diversificou-se, assumiu novas modalidades, adaptou-se a novas circunstncias, estabeleceu outros dilogos. Para dar conta dessas transformaes, talvez seja necessrio desdobrar a clssica categoria de rua de forma a poder descrever a gama mais variada de experincias que a escala das grandes cidades contemporneas propicia.

Em trabalhos anteriores, citados mais acima, desenvolvi as noes de pedao, trajeto, mancha, circuito, prtico justamente para pensar alguns processos da atual dinmica cultural urbana. No cabe, por certo, repetir aqui o que j foi exposto naqueles textos; interessa apenas mostrar como se articulam.

A noo de "pedao", elaborada a partir de pesquisas em bairros de periferia, aponta para a existncia de um espao social que se situa entre a esfera da casa e a da rua. Com base em vnculos de vizinhana, coleguismo, procedncia, de trabalho, estabelece uma forma de sociabilidade mais aberta que a fundada em laos de famlia, porm menos formal e mais prxima do cotidiano que a ditada pelas normas abstratas e impessoais da sociedade mais ampla. no mbito do pedao que se vive e compartilha toda sorte de vicissitudes que constituem o dia-a-dia, nos momentos de lazer, devoo, participao em atividades comunitrias e associativas, troca de favores e pequenos servios; e tambm dos inevitveis conflitos, disputas15.

A vida na cidade, no entanto, no se restringe s experincias do cotidiano que transcorrem no mbito do bairro. A circulao em direo a e atravs de territrios mais amplos d-se por meio dos trajetos -percursos determinados por regras de compatibilidades - que abrem o particularismo do pedao a novas experincias, situadas fora das fronteiras daquele espao, conhecido, onde se est protegido por regras claras de pertencimento.

15

A noo de "pedao", aplicada em outro contexto - no mais na periferia, mas no centro - mostrou que as regras de sociabilidade que instaura tambm so encontradas em espaos desvinculados da moradia e vizinhana: "A diferena com a idia do pedao tradicional que aqui os frequentadores no necessariamente se conhecem - ao menos no por intermdio de vnculos construdos no dia-a-dia do bairro - mas sim se reconhecem enquanto portadores dos mesmos smbolos que remetem a gostos, orientaes, valores, hbitos de consumo, modos de vida semelhantes." (MAGNANI, 1992 [a]:195).

A cidade, ademais, no se oferece para uso e desfrute como uma totalidade indiferenciada, ou ento repartida em unidades discretas: naqueles territrios mais impessoais das regies do centro, possvel distinguir a existncia de reas claramente demarcadas pela oferta de determinados bens ou servios: so as manchas, reas contguas do espao urbano, dotadas de equipamentos que marcam seus limites e viabilizam, competindo ou complementando-se, uma atividade ou prtica predominante16. O circuito, por seu lado, cumpre as mesmas funes da mancha; a diferena est na forma de insero, uma vez que no apresenta o carter de contiguidade espacial. Assim, por exemplo, possvel distinguir os circuitos dos cines de arte, das livrarias, dos brechs, de espaos esotricos, da cultura black, do agito gay, do movimento rapper e muitos outros, constitudos por pontos espalhados (mas que mantm algum tipo de relao entre si) pela cidade.

Estas categorias, num certo sentido, recobrem o registro do que Marc Aug (1994) denomina de "lugar antropolgico", no contexto de sua discusso sobre o conceito de "no lugar", j mencionado. Para construir este ltimo, o autor coloca em relevo suas diferenas com o conceito de "lugar", tradicionalmente associado, na literatura clssica, a uma cultura localizada no tempo e no espao. "Lugar antropolgico", contudo, mais especfico e apresenta uma conotao suplementar, na medida em que significativo no s para os que o habitam ou dele usufruem, mas para quem, de fora, procura entend-lo. , simultaneamente, princpio de sentido e princpio de inteligibilidade; da sua importncia para a descrio etnogrfica na medida em que constitui via de acesso privilegiada para o entendimento do comportamento dos usurios.

Marc Aug faz questo de diferenciar, ainda, o "lugar antropolgico" dos "lugares de memria" de Pierre Nora: enquanto atravs desses ltimos apreende-se "a imagem do que no somos mais (...), o habitante do lugar antropolgico no faz histria, vive na histria" (1994:54) 17; em outros termos, seu significado est ancorado no na memria do que j foi, mas nas prticas que o mantm.

Como estou trabalhando com a dimenso do lazer e das prticas de encontro e sociabilidade, no aparece nas categorias que utilizo (com exceo de pedao, no contexto do bairro), a referncia ao habitante, como ocorre na conceituao de Marc Aug. O que aquelas, em suma, permitem : (a) descrever recortes no espao, (b) recortes estes que so significativos em virtude de prticas e formas de apropriao por parte dos agentes, (c) e que terminam por determinar padres coletivos de
16

Numa mancha de lazer, por exemplo, os equipamentos podem ser bares, restaurantes, cinemas, teatros os quais, seja por competio ou complementao, concorrem para o mesmo efeito. Uma mancha caracterizada por atividades ligadas sade, por exemplo, geralmente se constitui em torno de uma instituio tipo ncora - um hospital - agrupando os mais variados servios (farmcias, clnicas particulares, servios radiolgicos, etc.). E assim por diante. 17 Para marcar a diferena, Marc Aug exemplifica com aluso a festas, procisses ou cerimnias que j no mais existem, mas que podem ser celebradas, s vezes at numa antiga capela restaurada, hoje utilizada para um eventual concerto ou espetculo. "Essa encenao no ocorre sem provocar sorrisos perplexos ou comentrios retrospectivos de certos velhos habitantes da regio (...). Espectadores de si mesmos, turistas do ntimo, eles no saberiam imputar nostalgia ou s fantasias da memria as mudanas que atestam objetivamente o espao no qual eles continuam a viver, e que no mais o local no qual viviam". (1994:54)

comportamento e regras de sociabilidade.

No caso do pedao, as marcas no espao que estabelecem as fronteiras, ainda que visveis, so reconhecidas e identificadas principalmente por seus membros - os quais, quando mudam de ponto, levam junto consigo o pedao. A exclusividade que caracteriza esta forma de pertencimento deriva mais do manejo dos cdigos que operam o reconhecimento mtuo do que da apropriao de um espao fsico.

J na mancha, freqentada por gente de diferentes pedaos, a dinmica outra: sua forma de insero na paisagem urbana mais clara e estvel, pois, demarcada a partir da interrelao entre equipamentos, edificaes e vias de acesso, funciona como ponto de referncia concreto para um nmero mais abrangente de usurios. Sabe-se o que se quer buscar, em determinada mancha, mas no necessariamente o qu ou quem vai ser encontrado: esta particularidade que garante a possibilidade (e o encanto) do imprevisto - dentro de certos padres, j conhecidos e escolhidos18.

A atualidade da discusso sobre a questo do "lugar" no cenrio metropolitano pode ser comprovada, ainda, em outro campo, intimamente relacionado com a cidade: a arquitetura. Numa srie de ensaios reunidos em recente volume, Otlia Arantes (1995) analisa algumas obras, tendncias e teorias que compem o atual estado do debate nessa rea. Situando a discusso no mbito da cultura contempornea, cujo trao mais saliente a presena avassaladora da mdia, a autora vai explorar a interrelao entre essa "nova civilizao miditica" e a arquitetura contempornea, mostrando que, se vivemos sob o signo do olhar, sob o imprio da imagem e no mago de uma civilizao do simulacro, o palco dessa irrealidade a metrpole moderna. (1995:19/20)19.

No entanto, contrapondo-se ao formalismo extremado da arquitetura ps-moderna revivalismos, high tech, "frvola", new modern, etc. - registra-se uma alternativa, at mesmo uma resistncia: a arquitetura do lugar, tentativa de ressemantizar a cidade atravs da produo de espaos carregados de sentido, em busca da reanimao do genius loci, o esprito do lugar20.

Ainda neste registro - no, porm, como resultado de um projeto arquitetnico e sim de intervenes no tecido urbano - cabe mencionar o texto de Glauco Campello, sobre a necessidade de se preservar, na metrpole, a existncia de ncleos de espaos prximos que abrigam o convvio, conciliando-os com as amplas estruturas urbanas impostas pelo
18

O habitu da mancha de lazer do Bixiga, por exemplo, sabe perfeitamente o tipo ou estilo de msica, de espetculo e at de pessoas que l poder encontrar e que diferem dos de outras manchas como a de Moema (zona sul), a da rua Franz Schubert (Jardins) ou da rua Bento Freitas (centro), para citar algumas bem marcadas por seus traos caractersticos. 19 No deixa de ser significativa a forma assumida pela exposio que constitui o tema do primeiro ensaio, "Arquitetura Simulada": fachadas, de autoria de vinte arquitetos, dispostas numa rua artificial Strada Novissima - na Bienal de Veneza de 1980. Boutade, provocao, brincadeira, no importa: o apelo da rua continua. 20 A autora aponta, no entanto, para o enfraquecimento dessa tendncia quando encampada pelo oficialismo, ou delegada ao "capital em pessoa".

desenvolvimento da sociedade (1994).

Ilhas de convvio, lugar, pedao - estas e outras noes correlatas apontam todas para a particular realidade da dinmica urbana contempornea, principalmente nos grandes centros: o gigantismo de suas instalaes e estruturas no significa, necessariamente, a destruio de formas de sociabilidade que supem outro tipo de arranjo espacial. Ao invs de se prognosticar a progressiva destruio de formas tradicionais de vida e convvio, em razo da escala das megacidades, preciso ver nessa mesma escala o fator que amplia e multiplica as possibilidades de uso e desfrute das instituies e equipamentos - de lazer, sade, trabalho, cultura - inviveis em escalas menores.

As prticas urbanas de sociabilidade que a metrpole enseja talvez no se enquadrem mais na clssica imagem do footing em volta do coreto, na praa central da cidade interiorana: costume sem dvida de nostlgicas ressonncias, mas limitado diante da abertura e das possibilidades que oferece a grande cidade - e que constituem seu apelo.

A experincia paradigmtica da rua, por conseguinte, no desaparece, mas multiplica-se em mil formas e arranjos: refugia-se na pracinha fake e corredores dos shoppingcenters, estabelece-se nas galerias do centro, esquenta nos sales de dana da periferia e ferve nos clubs dos Jardins, vibra na Avenida Paulista em dia comemorao de ttulo, ocupa o Minhoco, homenageia guias e orixs em certas esquinas, renova-se semanalmente nas feiras livres de cada bairro e anualmente nas feiras de arte e festas dos santos padroeiros, mantm-se, enfim, nos mltiplos espaos convencionais de lazer, de convivncia, de culto, de encontro - constituindo pedaos, consolidando manchas, inventando circuitos.

As cadeiras, de volta. Pode-se concluir, portanto, que as transformaes na cultura urbana das grandes metrpoles contemporneas no se do necessariamente numa s direo, seja no sentido da deteriorao dos laos de convivncia - em virtude de um inevitvel caos urbano - seja na substituio desses laos por contatos e relaes virtuais na dimenso "hiperreal" construda por signos e imagens. Diferentemente do que s vezes se imagina e teme, at mesmo na esteira de determinadas anlises, a "boa" experincia urbana, simbolizada pela rua, subsiste. No, porm, como sobrevivncia de antigos costumes pinados aqui e ali na qualidade de reminiscncias de um tempo irremediavelmente passado: as experincias urbanas tpicas das grandes cidades so o resultado justamente da prpria escala dessas metrpoles. Por certo sua complexidade impe o conhecimento e manejo de determinados cdigos que permitem o uso e aproveitamento dos recursos que oferece. Assim como o homem do campo detm um conjunto de conhecimentos, informaes e habilidades perceptivas que o capacitam a orientar-se e interpretar o meio onde vive, a socializao (formal e

informal) do citadino dota-o de uma "competncia" especfica; tal a "cultura urbana", em sentido estrito (e restrito)21. Na realidade, s o plural que daria a essa expresso seu verdadeiro alcance. No, entretanto, no sentido de "sub-culturas", prprias de ghettos. A diversidade cultural, antes que uma soma ou agregado de usos e costumes, um processo contnuo de trocas, trocas intensas proporcionadas pela existncia de inmeros padres culturais que resultam continuamente em novos arranjos, combinatrias e experimentos.

Circunstncias e fatores diversos como o legado de fluxos migratrios, presena de grupos tnicos, influncia de tradies religiosas, atuao de economias de escala, diferentes nveis de acesso escolaridade, informao, ao consumo - variveis em graus de determinao e temporalidade - fornecem os elementos que interagem nessa imensa circularidade proporcionada pelas dimenses da grande cidade.

Se, de um lado, o processo de homogeneizao que decorre do prprio funcionamento das grandes estruturas (reforada pelo decantado processo da globalizao) impe padres massificadores, de outro - na ponta de c, no contexto da vida diria, das dinmicas locais - reinventa-se e repe-se continuamente a diversificao.

E no contexto dos pequenos grupos que melhor se nota tal dinmica, mormente nessa cada vez mais importante esfera da vida contempornea, o tempo livre - preenchido com cuidados com o corpo, cultivo da mente, redescoberta da dimenso do esprito, desfrute de bens culturais sofisticados. Com isso no se est referindo ao fcil e chamativo recurso de identificar aqui e ali exticas "tribos urbanas"22 , to ao gosto da mdia - punks agressivos, drag queens espalhafatosas - elegendo-as como emblemas da ps-modernidade.

Esses e muitos outros grupos, que sem dvida fazem parte do cenrio contemporneo, parecero menos exticos quando considerados no de forma isolada, mas em contextos adequados. H casos, porm, em que o pertencimento a grupos faz-se de maneira menos episdica: as atitudes, os padres de consumo, os gostos, crenas e vnculos de sociabilidade revelam a presena de um "estilo de vida" claramente diferenciado,

21

Sem evidentemente querer fazer nenhuma apologia de uma suposta "cultura da pobreza", no sentido de Oscar Lewis (1987), nem minimizar a violncia da situao, cabe reconhecer que at mesmo os mais desamparados desenvolvem estratgias para o uso dos recursos que a cidade possui. Entrevistas com moradores de rua mostram que essas pessoas, ao conhecer e manipular as regras de funcionamento e horrios de restaurantes, lanchonetes, instituies de caridade e assistncia dispem de uma extensa rede que lhes garante a alimentao bsica. E o dinheiro da esmola? "Para o cigarro e a cervejinha", asssegurou um entrevistado. Alojado provisoriamente em albergue, um dos "trecheiros" (designao dada aos desabrigados) declarou reportagem da Folha: "Na rua, a gente ganha muita roupa e comida dos crentes e espritas. Gosto de me vestir bem. So Paulo uma terra querida, que aceita a gente. A sociedade nos despreza, mas a cidade no." (Folha de So Paulo, 24/06/1996). 22 Para uma anlise crtica dessa noo, ver MAGNANI, 1992 (b).

compartilhado e ancorado em espaos precisos da paisagem urbana23.

O trnsito entre o local e o global, entre o pequeno grupo e as grandes estruturas de comunicao, mostra que a metrpole abriga, paradoxalmente, o padro aldeia (a lgica da comunidade, do pedao, do contato prximo) e o da cidade (nfase no anonimato, na multido, na mistura). A grande cidade acolhe a "comunidade" mas impele a sair para a "sociedade": no se trata de escolher entre uma e outra, pois a caracterstica da cultura e sociabilidade prprias da metrpole a articulao e passagem constantes entre ambas.

neste contexto que a cena das cadeiras na calada pode continuar sendo a imagem da boa experincia urbana. Em vez de mera evocao saudosista de um tempo que s subsiste na memria, pode ser a expresso da vontade de manter prticas, laos e redes que garantem uma importante dimenso da sociabilidade ao lado, claro est, de outras alternativas de contatos e relaes que resultam da prpria escala da metrpole. Devidamente articuladas, essas duas dimenses permitem otimizar o uso da cidade em todas as suas possibilidades contribuindo, ao lado de outras condies, para a to desejada melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

BIBLIOGRAFIA Almeida, Helosa Buarque de. "Cinema em So Paulo: hbitos e representaes do pblico (anos 40/50 e 90)". Dissertao de mestrado, So Paulo, Departamento de Antropologia, FFLCH/USP - 1995. Arantes, Otlia. O lugar da arquitetura depois dos modernos. So Paulo, Edusp, 1995. Aug, Marc. No-lugares: Introduo a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, Ed. Papirus, 1994 Berman, M. - Tudo que slido desmancha no ar. So Paulo, Companhia das Letras, 1986. Castells, Manuel. A Questo Urbana. Rio, Paz e Terra, 1983. Caiuby, Sylvia. "As casas na organizao social do espao bororo" in Caiuby, Sylvia, (org). Habitaes Indgenas. So Paulo, Nobel/ Edusp, 1983. Campelo, Glauco. "Patrimnio e cidade, cidade e patrimnio". Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional. CIDADE - SPHAN/ Minc, n 23, 1994. Da Matta, Roberto. Carnavais, Malandros e Heris. Rio, Zahar, 1979 Da Matta, Roberto. A casa e a rua. Rio, Guanabara-Koogan, 1991 Featherstone, Mike. Cultura de Consumo e Ps-Modernismo. So Paulo, Studio Nobel, 1995 Frgoli, Heitor. "Os Shopping Centers de So Paulo e as novas formas de sociabilidade no contexto urbano". Dissertao de mestrado, So Paulo, Departamento de Antropologia, FFLCH/USP, 1990. Geertz, Clifford. A interpretao das culturas. Rio, Zahar, 1978 Giddens, Anthony. As conseqncias da modernidade. So Paulo, Editora Unesp, 1991.
23

o caso de grupos que cultivam uma forma de religiosidade genericamente denominada de "esotrica". Ainda nesse terreno, pode-se citar a significativa juno entre lazer e vivncia religiosa em grupos de jovens neo-evanglicos e de carismticos na Igreja Catlica.

Habermas, Juergen. "Arquitetura moderna e ps-moderna". Novos Estudos Cebrap. So Paulo, n 18, setembro de 1987. Jacobs, Jane. The Death an Life of Great American Cities. New York, Vintage Books Edition, 1992. Lewis, Oscar. Antropologa de la Pobreza. Mexico, Fondo de Cultura Econmica, 1987. Magnani, J.G. Cantor. Festa no Pedao: Cultura Popular e Lazer na Cidade. So Paulo, Brasiliense, 1984 Magnani, J.G. Cantor - "Da periferia ao centro: pedaos & trajetos." Revista de Antropologia, n 35, 1992 (a), So Paulo. Magnani, J.G. Cantor. "Tribos Urbanas: metfora ou categoria?" - in Cadernos de Campo. Departamento de Antropologia, USP, ano 2, n 2, 1992 (b), So Paulo. Magnani, J.G. Cantor e Torres, Lilian (org.). Na Metrpole: Textos de Antropologia Urbana. So Paulo, Edusp, 1996. Peirano, Marisa. A favor da etnografia. Rio, Relume-Dumar, 1995 Tnnies, Ferdinand. Community and Society. New York, Happer and Row, 1963 Torres, Lilian de Lucca. "Para no ver cara nem corao: um estudo sobre o servio telefnico Disqueamizade". Cadernos de Campo, So Paulo, Departamento de Antropologia/USP, Ano III, n 3, 1993. Sennet, R. - O Declinio do Homem Pblico. So Paulo, Companhia das Letras, 1988 Folha de So Paulo. 16/06/96; 24/06/96 Newsweek International. Urban Bliss: Why Megacities Like So Paulo Aren't So Bad. New York, vol. CXXVII, n 24, June 10, 1996. Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional. CIDADE - SPHAN/ Minc, n 23, 1994.

You might also like