You are on page 1of 4

UnB/CESPE BB-Certificao

Nas questes a seguir, marque, para cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcaes, use a Folha de Respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas.

QUESTO 1

QUESTO 4

Acerca das diversas espcies de normas do processo legislativo, assinale a opo correta. A A proposta de emenda constitucional e o projeto de lei complementar so de iniciativa exclusiva do presidente da Repblica. B permitido legislar sobre direitos polticos e nacionalidade mediante edio de medidas provisrias. C As leis complementares so aprovadas por maioria absoluta. D Considera-se aprovada a proposta de emenda constitucional que obtiver votao favorvel da maioria absoluta da Cmara dos Deputados. E Proposta de alterao da forma federativa do Estado brasileiro deve- se dar, necessariamente, por meio de emenda constitucional.
QUESTO 2

Quanto disciplina jurdica dos ttulos de crdito, assinale a opo correta. A O endosso em preto aposto no verso de cheque no implica responsabilidade para o endossante em caso de no pagamento do ttulo pelo emitente, ainda que protestado o ttulo. B O sacador da duplicata de compra e venda mercantil o devedor principal do ttulo em caso de aceite. C A instituio financeira que recebe ttulo de crdito por endosso-mandato sempre responsvel pelas consequncias da cobrana indevida. D No se efetua a cobrana judicial de duplicata de compra e venda mercantil no aceita pela via executiva, ainda que efetivado legitimamente o seu protesto e que ela seja acompanhada do documento hbil comprovao do recebimento da mercadoria. E lcita a condenao por danos morais do beneficirio de cheque ps-datado em caso de sua devoluo sem a proviso de fundos devido apresentao do ttulo antes da data estabelecida entre as partes.
QUESTO 5

Acerca da disciplina jurdica dos contratos em geral, assinale a opo correta. A exceo das operaes financeiras relacionadas a crdito industrial, rural e comercial, no h limitao de juros remuneratrios nos contratos de mtuo celebrados entre as instituies financeiras e seus clientes, salvo se a taxa pactuada discrepar da taxa mdia de mercado para operaes da mesma espcie e risco. B A pactuao de clusula resolutiva expressa no desonera o credor de interpelar o devedor para a sua constituio em mora diante do inadimplemento. C No se permite ao devedor, na venda de coisa mvel, reservar para si a propriedade do bem at que o preo esteja integralmente pago, uma vez que a transferncia da titularidade se d com a efetiva tradio. D lcito que uma pessoa doe todos os seus bens, comprometendo a sua prpria subsistncia. E Entende-se por comodato o emprstimo oneroso de coisas no fungveis.
QUESTO 3

Com relao ao Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC), assinale a opo correta. A A condio de fornecedor de servios ou produtos, para fins de incidncia do CDC, reconhecida apenas para as pessoas jurdicas. B Considera-se consumidor apenas a pessoa fsica cuja hipossuficincia seja inerente prpria relao de consumo. C O direito de inscrio do nome do consumidor em cadastros de proteo ao crdito decai com o decurso do prazo prescricional da respectiva ao de cobrana do dbito. D Em razo da unilateralidade dos contratos de adeso, a legislao consumerista os considera, objetivamente, abusivos, tornando-os nulos de pleno direito. E Em ateno ao princpio da autonomia da vontade contratual, em qualquer hiptese, legtimo ao fornecedor recusar a venda de bens ou a prestao de servios a quem se dispuser a adquiri-los mediante pronto pagamento.

Com relao s garantias prestadas nos contratos, assinale a opo correta. A O aval garantia prestada em contratos atpicos. B lcita, por meio de endosso especfico, a constituio de penhor de ttulo de crdito em garantia das obrigaes assumidas em operao de emprstimo. C A anticrese, a hipoteca, o usufruto e a penhora judicial so direitos reais de garantia. D A constituio de direitos reais sobre imveis independe de registro do ttulo no cartrio de registro de imveis, uma vez que tal formalidade apenas condio de sua eficcia contra terceiros. E Em qualquer regime de casamento, a validade do aval independe da autorizao do outro cnjuge ao prestador da garantia.
rea de Conhecimento 8: Aspectos Jurdicos de Negcios Bancrios

UnB/CESPE BB-Certificao
QUESTO 6 QUESTO 9

Considerando que uma lei ordinria federal, uma lei ordinria estadual e uma lei ordinria municipal tratem simultaneamente da mesma questo, assinale a opo correta com base na disciplina da hierarquia das normas. A A lei federal deve prevalecer por ser de hierarquia superior. B A lei estadual revoga a lei federal e a municipal sempre que dispuserem simultaneamente sobre assuntos semelhantes. C A lei municipal no possui qualquer eficcia, pois h duas normas de grau superior sobre a mesma questo. D Todas as leis devem ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal. E As referidas leis no mantm propriamente hierarquia entre si, pois cada esfera legislativa tem seu prprio campo de atuao.
QUESTO 7

Com relao s pessoas jurdicas, assinale a opo correta.

A Os Estados estrangeiros so pessoas jurdicas de direito pblico externo. B As igrejas catlicas so pessoas jurdicas de direito pblico interno. C A pessoa jurdica est desobrigada de cumprir ato de administrador exercido nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo. D A proteo dos direitos da personalidade inerente s pessoas naturais, no se aplicando s pessoas jurdicas. E As associaes assemelham-se s sociedades pelos objetivos eminentemente econmicos.
QUESTO 10

De acordo com o Cdigo Civil, plenamente capaz de celebrar contratos bancrios A um menor com quinze anos de idade assistido por pessoa maior. B aquele que, por causa transitria, no exprima sua vontade. C um brio habitual devidamente assistido. D um excepcional, sem desenvolvimento mental completo, desacompanhado. E um enfermo que no tenha o necessrio discernimento para a prtica desses atos, desde que acompanhado.
QUESTO 8

Para efeitos legais, de acordo com o Cdigo Civil, os bens mveis incluem

A o direito do promitente comprador do imvel. B a hipoteca. C o direito sucesso aberta. D o tijolo provisoriamente separado de um prdio para nele se reempregar. E as energias que tenham valor econmico.
QUESTO 11

Quanto aos negcios jurdicos, assinale a opo correta.

Suponha que seja reconhecida a unio estvel entre Joo e Maria, configurada na convivncia pblica, contnua, duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia. Nessa situao, salvo contrato escrito entre Joo e Maria, aplica-se referida unio estvel o regime de bens conhecido como A comunho universal de bens. B comunho parcial de bens. C participao final nos aquestos. D separao de bens. E comunicao dos bens herdados. A Constitui requisito de eficcia do negcio jurdico que o agente seja maior de 21 anos de idade. B O requisito de validade do negcio jurdico pressupe forma escrita e devidamente assinada pelas partes. C A escritura pblica essencial validade da transferncia de um imvel no valor de cinco mil reais. D A renncia da prescrio deve ser interpretada estritamente. E Em qualquer declarao de vontade, deve-se atender exclusivamente ao sentido literal da linguagem.

rea de Conhecimento 8: Aspectos Jurdicos de Negcios Bancrios

UnB/CESPE BB-Certificao
QUESTO 12 QUESTO 15

A respeito dos ttulos de crdito, assinale a opo correta. A Nas cdulas de crdito bancrio, eventual garantia deve ser constituda necessariamente na prpria cdula. B O credor pela nota de crdito rural no possui qualquer privilgio sobre os bens do devedor. C A duplicata um ttulo que documenta o crdito decorrente de um contrato de compra e venda ou de uma prestao de servios. D A lei veda expressamente aos cheques a clusula ordem, o endosso e o aval. E A ordem de pagamento a terceiro a principal caracterstica da nota promissria.
QUESTO 13

A respeito do atendimento prioritrio aos usurios de servios prestados por instituies financeiras, assinale a opo correta. A Somente as mulheres acompanhadas por crianas de colo tm direito a atendimento prioritrio. Esse benefcio no extensivo aos homens. B O usurio de servios prestados por instituies financeiras que estiver com uma perna engessada, portando muletas e com dificuldades para se locomover no se enquadra na condio de deficiente fsico, no fazendo jus a atendimento prioritrio. C O portador de deficincia fsica tem direito a atendimento imediato nas instituies financeiras, entendendo-se por atendimento imediato o prestado antes de qualquer outra pessoa, depois de concludo o atendimento que estiver em andamento. D O atendimento diferenciado aos portadores de deficincia fsica compreende a admisso de entrada e permanncia de co-guia mediante a apresentao de carteira de vacinao atualizada do animal. E A reincidncia na violao s regras de prioridade no atendimento estabelecidas em lei sujeita o infrator ao pagamento de multa elevada em 50% do valor aplicvel.
QUESTO 16

Suponha que certo correntista tenha firmado contrato perante instituio bancria, tendo sido a avena garantida por fiana. Nesse caso, A a fiana autnoma em relao obrigao principal. B trata-se de garantia pessoal. C a fiana um ato unilateral. D ao ser demandado, o fiador exime-se da obrigao ao alegar que o afianado possui bens para saldar a dvida. E a fiana somente deve ser prestada no corpo do ttulo de crdito.
QUESTO 14

Com relao ao CDC, assinale a opo correta. A Nas centrais de atendimento ao cliente disponibilizadas por meio de nmero de telefone fixo convencional, permite-se a veiculao, pelas instituies financeiras, de publicidade de bens e servios no perodo em que o cliente aguarda o atendimento. B A recusa do fornecedor em cumprir a oferta d direito ao consumidor de exigir outro produto ou prestao de servio equivalente, devendo pagar a diferena, porventura existente, entre o produto ou servio inicialmente oferecido e o dado em substituio. C Informaes suficientemente precisas prestadas sobre os servios oferecidos ao consumidor obrigam o fornecedor a cumpri-las, a no ser que comprove que tal ato fora praticado por seus representantes autnomos. D No constitui publicidade enganosa a comunicao de carter publicitrio, feita por instituio financeira, em que se afirme que a concesso de crdito se faz sem consulta aos rgos de proteo ao crdito, quando, na verdade, a consulta feita por se tratar de procedimento prvio prpria contratao de mtuo bancrio. E Condicionar a celebrao de contrato de mtuo contratao de seguro fornecido pela prpria contratada prtica vedada pelo CDC .
3

Supondo que certa pessoa jurdica descumpra as medidas necessrias preservao ou correo dos inconvenientes e danos por ela causados pela degradao da qualidade ambiental, assinale a opo correta, com base nas normas relativas Poltica Nacional do Meio Ambiente. A Referida pessoa jurdica estar sujeita a multa simples, nos valores correspondentes, no mnimo, a 1.000 Obrigaes Reajustveis do Tesouro Nacional (ORTNs). B Os incentivos fiscais eventualmente concedidos citada pessoa jurdica pelo poder pblico podero ser ampliados. C Havendo omisso da autoridade local, competir ao presidente do Banco Central do Brasil a aplicao das penalidades pecunirias previstas na legislao ambiental. D Constitui obstculo aplicao das obrigaes de indenizao e reparao de danos a execuo das garantias exigidas do poluidor. E A referida pessoa jurdica estar sujeita perda ou suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito.
rea de Conhecimento 8: Aspectos Jurdicos de Negcios Bancrios

UnB/CESPE BB-Certificao
QUESTO 17

A respeito das espcies tributrias, assinale a opo correta. A A Unio, os estados, os municpios e o Distrito Federal (DF) podem instituir emprstimos compulsrios, mediante lei complementar, para atender a despesas extraordinrias decorrentes de calamidade pblica. B Aplica-se o princpio da anterioridade nonagesimal s contribuies de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas. C Os impostos sobre importao de produtos estrangeiros, exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados, renda e proventos de qualquer natureza e produtos industrializados constituem excees ao princpio da legalidade tributria. D A instituio de imposto sobre a propriedade territorial rural compete aos estados. E O imposto sobre transmisso inter vivos incide sobre a transmisso de bens ou direitos incorporados ao patrimnio de pessoa jurdica em realizao de capital.
QUESTO 18 QUESTO 19

Ainda em relao s espcies tributrias, assinale a opo correta.

Imunidade tributria

A As taxas devem ter, como base de clculo, padro de referncia embasado em signos presuntivos de capacidade econmica derivados de fatos do contribuinte. B inconstitucional a cobrana pelos municpios e pelo DF de contribuio para o custeio de servio de iluminao pblica. C No exerccio da competncia residual, permitido Unio instituir, mediante lei complementar, impostos no compreendidos em sua competncia tributria, desde que sejam no cumulativos e no tenham fato gerador ou base de clculo prprios dos discriminados na Constituio Federal de 1988 (CF). D Em relao ao imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, nas operaes que destinem bens e servios a consumidor final localizado em outro estado, adota-se a alquota interestadual, seja o destinatrio final contribuinte ou no do referido imposto. E A contribuio social para financiamento da seguridade social, paga pelo empregador, incide sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica com vnculo empregatcio que lhe preste servio, e tambm sobre a receita ou o faturamento e sobre o lucro.

A um obstculo decorrente de regra da CF incidncia da regra jurdica de tributao. B constitui hiptese de excluso do crdito tributrio. C suspende a exigibilidade do crdito tributrio. D a dispensa legal de um tributo devido. E sinnimo de alquota zero.
QUESTO 20

A respeito do imposto sobre servios de qualquer natureza (ISS), assinale a opo correta.

A O ISS incide exclusivamente sobre os servios que constituam atividade preponderante do prestador. B A incidncia do ISS independe da denominao dada ao servio prestado. C Sobre a prestao de servios dos trabalhadores avulsos incide ISS. D O ISS deve ser recolhido aos cofres pblicos federais. E vedada a incidncia de ISS sobre servios relacionados ao setor bancrio ou financeiro.

rea de Conhecimento 8: Aspectos Jurdicos de Negcios Bancrios

You might also like