You are on page 1of 11

Escola Superior Enfermagem Porto Curso de Licenciatura em Enfermagem

Ano lectivo 2007/2008

Preparao para maternidade/paternidade


Preparar a casa para a chegada do recm-nascido Cuidados ao filho Alimentao da criana Preparar outros irmos e familiares

Preparao para o parto

Parentalidade
Sade Materna e Obstetrcia

Procedimentos habituais | equipamentos | monitorizao Tcnicas que facilitam o trabalho de parto Papel da pessoa de suporte durante o trabalho de parto Mtodos de controlo da dor durante o trabalho de parto Tcnicas de respirao eficazes durante o trabalho de parto e parto Tcnicas de relaxamento eficazes durante o trabalho de parto e parto Tcnica de puxar durante o parto

Adaptao parentalidade
Preparar para ser me/ser pai Preparar para o parto

Adaptao parentalidade
Papel maternal e papel paternal

Adaptao parentalidade
comportamentos que incidem no ajustamento gravidez; empreender aces para se preparar para ser pai ou me;
(ICN, 2002, 2006)

assumir as responsabilidades de ser me e/ou pai; comportamentos destinados a facilitar a incorporao de um recm-nascido na unidade familiar; comportamentos para optimizar o crescimento e desenvolvimento das crianas; interiorizao das expectativas dos indivduos, famlias, amigos e sociedade quanto aos comportamentos de papel parental adequados ou inadequados.
(ICN, 2002, 2006)

Ajustar gravidez

Preparar para o parto

Preparar para ser me/ser pai

Adaptao parentalidade: preparar para ser me/ser pai

Adaptao parentalidade: preparar para ser me

O perodo de gravidez promove a adaptao ao papel de me - um processo

A gestao e o nascimento de um filho um evento significativo na vida do casal e da sua famlia.

complexo de aprendizagem social e cognitiva que prepara a mulher para um novo nvel de cuidados e de responsabilidades: a mulher passa de um ser independente e auto-suficiente para um compromisso de vida inteira com outro ser humano.

Preparao da me | pai
Preparao da casa para receber o recmnascido

Esta transio de mulher para me - exige o domnio de determinadas tarefas de desenvolvimento:


Aceitao da gestao;

Preparao dos irmos Preparao da famlia

Identificao com o papel de me; Reorganizao dos relacionamentos pessoais; Estabelecimento de um relacionamento com o feto; Preparao para a experincia do parto.
Rubin (1984); Mercer (1995); Wayland & Tate (1993) e Zachariah (1994) cit. in Saunders, 2002

Aceitao da gestao
Aceitar a ideia da gestao e assimilar o status de gestante no seu estilo de vida. O grau de aceitao da gravidez reflecte-se na preparao da mulher para a gravidez e nas suas respostas emocionais: encara a gestao como um preenchimento biolgico e parte de um plano de vida. apresenta uma auto-estima elevada e tende a ser confiante quanto aos resultados para ela mesma, o beb e os restantes membros da famlia. sentimentos de ambivalncia (transitrios) pode manifestar sentimentos de hostilidade com a gestao ou o beb que vai nascer, desencadeados por sensaes do corpo, sensao de dependncia ou percepo das responsabilidades dos cuidados infantis. comea cedo na vida de uma mulher: brincar com bonecas, cuidar de crianas e tomar conta dos irmos. muitas mulheres sempre desejaram um beb, gostam de crianas e aguardam a maternidade. A sua elevada motivao promove a aceitao da gestao e as adaptaes pr-natais e maternais. outras mulheres podem no atribuir igual importncia maternidade, necessitando de resolver, durante a gestao, conflitos relacionados com a gravidez e gerir os aspectos relacionados com a criana e a carreira profissional.

Identificao com o papel de me

Reorganizao dos relacionamentos pessoais


Relao com a me
Relao com o companheiro O relacionamento da mulher grvida com sua me importante na adaptao gestao e maternidade, principalmente em relao aos seguintes aspectos: disponibilidade da me (passada e presente), reaco gestao da filha, o respeito pela autonomia da filha e a vontade de falar e pensar sobre o passado. A funo da av consiste, basicamente, em elogiar o que apropriado e assegurar filha ajuda para construir a sua prpria imagem como me.

Reorganizao dos relacionamentos pessoais


Relao com a me Relao com o companheiro A mulher apoiada pelo companheiro apresenta menos sintomas fsicos e emocionais de mau estar, menos complicaes no trabalho de parto, alm de uma adaptao mais fcil no ps-parto. As mulheres exprimem duas necessidades fulcrais no relacionamento com o companheiro: sentirem-se amadas e valorizadas e terem a certeza da aceitao da criana pelo companheiro. O nascimento de uma criana muda para sempre a natureza do vnculo entre o casal. Durante a gestao, os casais aproximam-se, o que contribui para o amadurecimento do relacionamento, tendo em vista o assumir de novos papis.

Estabelecimento de uma relao com o feto


A formao de laos por parte da me comea durante o perodo pr-natal e evolui durante a gestao como um processo do desenvolvimento constitudo por trs fases: 1 fase: a mulher aceita a gravidez como facto biolgico. capaz de afirmar "Estou grvida" e incorporar a ideia de uma criana no seu corpo e na sua auto-imagem. Todavia, os seus pensamentos esto centrados nela prpria e na realidade imediata. A criana percepcionada como parte dela. 2 fase: por volta do 5 ms de gestao, a mulher aceita o feto em crescimento como um ser distinto dela, dizendo "Vou ter um beb". Esta diferenciao entre a criana e o eu da mulher d incio ao relacionamento me-filho, que envolve carinho e responsabilidade. As mulheres cujas gestaes so planeadas desenvolvem uma ligao com a criana mais cedo do que as outras. 3 fase: a mulher prepara-se realisticamente para o parto e para a maternidade. Ela expressa o pensamento "Vou ser me" e especula sobre as caractersticas da criana, baseada nos padres da actividade fetal.

Adaptao parentalidade: preparar para ser pai

Para a maioria dos homens, a gestao constitui um tempo de intensa preparao para o futuro papel de pai. Nas sociedades ocidentais, o envolvimento do pai no nascimento dos filhos aumentou significativamente nos ltimos 20 anos; e cada vez mais comum o pai acompanhar durante as consultas, participar no processo de aprendizagem ao longo da gravidez e participar activamente durante o trabalho de parto.

Adaptao parentalidade: preparar para ser pai

Estilo observador
O estilo observador exibido pelos pais que esto felizes com a gestao e prestam apoio s parceiras. No entanto, devido a valores culturais ou timidez, evitam o envolvimento em actividades como as aulas de preparao para o parto, as decises sobre a amamentao ou a escolha do atendimento profissional. Outros homens enfrentam esta fase envolvendo-se mais nas suas carreiras profissionais e resistindo s tentativas da mulher de inclu-los nos preparativos para o futuro filho.

As crenas, os sentimentos do pai e a sua expectativa cultural sobre o comportamento apropriado durante a gestao, afectam a sua resposta s necessidades da companheira. Os homens apresentam respostas emocionais variadas (estilos de envolvimento) face primeira gravidez das suas companheiras. May (1982) refere trs estilos:

Estilo expressivo
Os homens de estilo expressivo demonstram uma forte resposta emocional gestao e um desejo de serem companheiros completos no projecto. Eles apresentam a mesma instabilidade

observador expressivo instrumental

emocional e ambivalncia das gestantes.

Estilo instrumental
O estilo instrumental adoptado pelos homens que se encaram como gerentes da gestao. Sentem-se responsveis pelo resultado da gestao, protegendo e prestando apoio s suas parceiras.

Adaptao parentalidade: preparar para ser pai


May (1982) descreveu trs etapas de desenvolvimento apresentadas pelo futuro pai: fase de anncio
fase pode durar de moratria algumas horas a algumas semanas. Consiste na aceitao da gravidez como facto biolgico. O homem necessita de assumir que Ela fase de concentrao est grvida e eu sou o pai. O homem reage confirmao da gestao com alegria ou sobressalto, dependendo de ser desejada, no planejada ou indesejada.

Adaptao parentalidade: preparar para ser pai


May (1982) descreveu trs etapas de desenvolvimento apresentadas pelo futuro pai: fase de anncio fase moratria
corresponde ao perodo de adaptao realidade da gestao. A fase de concentrao tarefa de desenvolvimento aceitar a gravidez e ser capaz de afirmar: Ns vamos ter um beb, e estamos a mudar. Nesta fase, o homem fica mais introspectivo e tem discusses sobre filosofia da vida, gravidez, prticas de educao dos filhos e relacionamentos com os membros da famlia e amigos. Dependendo da prontido do homem para a gestao, essa fase pode ser relativamente curta ou persistir at ao ltimo trimestre.

Adaptao parentalidade: preparar para ser pai


May (1982) descreveu trs etapas de desenvolvimento apresentadas pelo futuro pai: fase de anncio fase moratria fase de concentrao
comea no ltimo trimestre e caracteriza-se pelo envolvimento activo na gestao e no seu relacionamento com o filho. A tarefa do desenvolvimento consiste na negociao com a companheira sobre a sua participao no trabalho de parto, bem como a preparao para a paternidade. Ele necessita de ser capaz de afirmar Eu sei qual o meu papel durante o parto e vou ser pai. Nesta fase, o homem concentra-se na sua experincia da gestao e comea a pensar em si como pai.

Adaptao parentalidade: preparar para ser pai

A memria dos cuidados que recebeu dos seus pais, as experincias no cuidado de crianas e a percepo que tem do papel masculino e paternal, integrado na sua cultura e grupo social, orientam a escolha das actividades e responsabilidades do homem. Alguns homens esto motivados para assumir a parentalidade, demonstrando entusiasmo e satisfao com a antecipao do papel paternal. Outros demonstram indiferena e at hostilidade perante a ideia da paternidade. A ligao entre o pai e o filho tambm inicia na gestao. O pai pode acariciar e beijar o abdmen materno, tentar escutar o feto ou brincar com ele ao notar seus movimentos.

Adaptao parentalidade: preparar para ser me/ser pai


Conhecimento sobre: Preparar a casa para a chegada do recm-nascido Para facilitar a transio para a parentalidade os enfermeiros planeiam cuidados de modo a promover a preparao para o assumir o papel de me e o papel de pai, fornecendo antecipadamente conhecimentos e capacidades sobre:
Preparar a casa para a chegada do recm-nascido Tarefas parentais: cuidados e alimentao da criana Preparar outros irmos Valorizar os dados:
Caractersticas da casa Recursos econmicos Tipo de estrutura familiar Nmero e idades dos filhos Experincias anteriores Avaliar o conhecimento sobre

Intervenes
Educar os pais sobre caractersticas do quarto soalhos e paredes: cho anti-derrapante e de fcil limpeza; paredes pintadas com tinta no txica e lavvel; janelas e cortinas mobilirio e arrumao: mvel para mudar a fralda, vestir a criana da altura da cintura e sem fendas colocar proteco; guardar a roupa num local de fcil acesso (em particular a roupa interior); ter um cesto para o lixo (forrado com um saco plstico); dispor de uma cadeira confortvel e algo para apoiar os ps. temperatura: manter a temperatura ambiente entre os 20/22 C iluminao: durante a noite usar uma luz ambiente para observar a criana sem acender as outras luzes e perturbar o sono da criana; durante o dia manter a iluminao do sol.

Intervenes Educar os pais sobre caractersticas do equipamento


para dar banho: ateno altura e base slida; para dormir: alcofa ou bero robusto, sem vernizes/tintas txicos, as barras laterais no devem ter mais do que 6 cm de intervalo, colcho prova de gua e roupa sempre bem esticada, sem intervalos entre o colcho e as barras. para transportar: cadeira de transporte adequada ao tamanho da criana.

Intervenes Conhecimento sobre: Cuidados ao filho tarefas parentais Educar os pais sobre caractersticas do enxoval
Valorizar os dados: vesturio: simples e confortvel de algodo, com pescoo largo, sem botes ou fechos perto do pescoo, os casacos sem fitas/laos que prendam os dedos, as pegas macias e largas; preferir tecidos e lavveis na mquina.
Avaliar o conhecimento sobre Avaliar a capacidade para Experincias anteriores Nmero e idades dos filhos Tipo de estrutura familiar

Higiene da criana Conhecimento sobre o material necessrio Conhecimento sobre os produtos a usar (e quando) e a evitar Conhecimento sobre tcnica do banho Capacidade para dar banho ao filho Conhecimento sobre lavagem da zona perineal da criana Capacidade para trocar a fralda Cuidados ao coto umbilical Conhecimento sobre sinais de infeco na pele circundante Conhecimento sobre o processo de mumificao e como o promover Capacidade para executar a desinfeco do coto umbilical

Vesturio da criana Conhecimento sobre como escolher a roupa (critrios de seleco da roupa) Conhecimento sobre cuidados a ter com a roupa Conhecimento sobre como tratar da roupa Caractersticas do recm-nascido Conhecimento sobre caractersticas da pele Conhecimento sobre eliminao intestinal e vesical Conhecimento sobre sono/viglia Conhecimento sobre os rgos dos sentidos Conhecimento sobre tipos de choro do recm-nascido

Clicas do recm-nascido Conhecimento sobre tcnicas de consolo Conhecimento sobre factores predisponentes Conhecimento sobre massagem abdominal Capacidade para executar massagem abdominal ao recm-nascido Proteco contra perigos (segurana) Conhecimento sobre transporte no automvel Conhecimento sobre preveno de asfixia/aspirao Conhecimento sobre preveno de queimaduras Conhecimento sobre preveno de afogamento Conhecimento sobre preveno de quedas Conhecimento sobre posicionamento e Sndrome de Morte Sbita Desenvolvimento infantil Conhecimento sobre o padro de crescimento e desenvolvimento infantil Conhecimento sobre tcnicas de estimulao sensorial Conhecimento sobre como manipular o recm-nascido Conhecimento sobre Programa de Vacinao Conhecimento sobre Diagnstico Precoce Conhecimento sobre vigilncia da sade

Alimentao da criana Amamentar Conhecimento sobre tipo de alimentos adequados ao recm-nascido Conhecimento sobre extraco e conservao do leite materno Conhecimento sobre alimentao durante a lactao Conhecimento sobre o tipo e quantidade de leite (se leite adaptado) Conhecimento sobre a preparao do leite adaptado Conhecimento sobre tipo e caractersticas do equipamento (biberes, tetinas, escovilho, etc.) Conhecimento sobre a tcnica de limpeza e esterilizao do equipamento (bibero, tetinas) Conhecimento sobre vantagens leite materno Conhecimento sobre caractersticas do leite materno Conhecimento sobre tcnica de amamentao Tem conhecimento sobre o horrio das refeies Tem conhecimento sobre a durao das refeies Capacidade para amamentar (tcnica de amamentao) Conhecimento sobre sinais de fome e saciedade da criana

Conhecimento sobre: vinculao


Valorizar os dados:
Tipo de estrutura familiar Avaliar o conhecimento sobre desenvolvimento fetal Avaliar o conhecimento sobre caractersticas do recm-nascido Avaliar o conhecimento sobre os comportamentos da recmnascido

Preparar os irmos para a chegada do recm-nascido

Dividir as atenes com um irmo novo constitui a primeira crise importante para a criana. O filho mais velho experimenta, com frequncia, uma sensao de perda ou sente cime por ser "substitudo" pelo novo irmo.

Alguns factores influenciam a resposta da criana: a idade, as atitudes dos pais, a durao da separao da me, a poltica de visitas do hospital, como a criana foi preparada para a mudana.

Por exemplo:

Por exemplo: As crianas em idade escolar demonstram um interesse mais clnico na gestao da me. Por vezes, querem saber mais detalhes, "Como o beb entrou a?" e "Como ele vai sair?". De maneira geral, elas ficam ansiosas pela chegada do novo beb, consideram-se "mes" ou "pais" e gostam de comprar o enxoval e aprontar o quarto para o beb. Os adolescentes, preocupados com o estabelecimento de sua prpria identidade sexual, apresentam dificuldades para aceitar a evidncia inegvel da

A criana de um ano parece bastante inconsciente do processo, mas a de dois anos nota a mudana na aparncia da me e pode comentar que a "mama est gorda. As crianas a partir dos trs anos podem manifestar um comportamento mais dependente, podendo mesmo apresentar alguma regresso no controlo dos esfncteres e na alimentao.

Durante o terceiro ou quarto ano de idade, as crianas gostam de ouvir a histria de seu prprio nascimento e aceitam compar-la com a gestao actual. Gostam de ouvir os batimentos cardacos e sentir o beb movendo-se no tero.

actividade sexual dos pais. Eles raciocinam que se eles so muito jovens para esta actividade, os pais, em contrapartida, so demasiado velhos. Assumem um papel crtico e indagam "O que as pessoas vo pensar?". Muitas gestantes com filhos adolescentes confessam que a atitude deles o aspecto mais difcil na actual gestao.

Intervenes Conhecimento sobre: Preparar os irmos para a chegada do recm-nascido Educar os pais sobre sentimentos da criana mais velha (cimes)
Valorizar os dados: Explicar aos pais, que a reaco de cimes, uma reaco normal, o
Tipo de estrutura familiar Apoio significativo de outras pessoas (exemplo: avs) Experincias anteriores Nmero e idades dos filhos Relao com os filhos Avaliar o conhecimento sobre estratgias para integrar o recm-nascido na famlia

objectivo primordial dos cimes atrair a ateno dos pais. Os pais no precisam de sentir a obrigao de proteger a criana de todos os sentimentos - raiva, cime, entre outros - que este vais experimentar com a chegada do irmo. Os pais devem ajudar os filhos a aceitar este facto. Estes sentimentos so inevitveis com o novo irmo, como em muitas situaes ao longo da vida. Os pais podem ajudar a criana mais velha a ter uma imagem positiva de si mesmo, elogiando e prestando especial ateno aquilo que a criana faz bem. Os pais devem interessar-se pelos seus pequenos xitos, propondo-lhe metas que seja capaz de alcanar.

Intervenes Educar os pais sobre retrocessos que a criana mais velha pode ter em reas da competncia que esta j tinha adquirido
Os pais devem saber, que algumas crianas podem apresentar retrocessos, normalmente so em reas de competncia que a criana acabou de adquirir. Se a criana iniciou uma nova etapa no seu desenvolvimento, como aprender a comer sozinho, dormir a noite toda, controlo dos esfncteres, os pais no se devem surpreender, uma forma de chamar a ateno das pessoas. Os retrocessos so pontos de referncia, um retrocesso temporrio que anuncia uma nova etapa no desenvolvimento. A criana est a aprender a ser o irmo mais velho.

Intervenes Educar os pais sobre incluir os avs na prestao de cuidados criana mais velha ainda durante a gravidez

Os pais podem usar o recurso da famlia alargada, para manter os cuidados ao filho mais velho ou aos filhos mais velhos. Os avs entram em aco, adoptando uma funo de complementaridade ou de simetria em relao a um dos pais ou at mesmo em relao ao casal. A presena dos avs refora os sistemas familiares dado que permitem um alargamento do crculo de apoio e carinho. O apoio dos avs pode ser uma influncia estabilizadora.

Intervenes Educar os pais sobre distribuio de tarefas na prestao de cuidados criana mais velha e actividades de diverso entre o pai e o mais velho.
O pai, deve procurar envolver-se nos cuidados criana mais velha, esta participao nas tarefas quotidianas deve iniciar-se na gravidez, para que de forma habilidosa o pai possa substituir a me durante a sua estadia no hospital ou quando esta estiver em casa com o novo beb. Ainda durante a gravidez, o pai poderia dar incio a actividades regulares de diverso, entre pai e filho como por exemplo: uma ida ao parque juntos, uma histria aps o jantar, dando a criana mais velha alguns privilgios pelo facto de ser o mais velho como: deitar um pouco mais tarde, ir com o pai a lugares que o seu irmo no pode ir.

Intervenes Educar os pais sobre comportamentos esperados ou inesperados da criana mais velha
Explicar aos pais que o choro da criana mais velha, pode ser uma maneira de manifestar o stress por estar num ambiente desconhecido, e no querer dizer rejeio ao novo irmo. Algumas crianas correm para o bero, onde o recm-nascido est, ou podem recusar-se a aproximar-se. Em qualquer dos casos mostram interesse no recm-nascido, ao mesmo tempo que procura captar ateno da me. Outras crianas, ao verem a me a amamentar, podero tambm querer fazer o mesmo que o recm-nascido, esta no deve ser tomada como uma situao preocupante pois a criana logo perde o interesse.

Intervenes Educar os pais sobre estratgias a adoptar aquando a visita do irmo ao hospital
Explicar aos pais que criana mais velha poderia ter imaginado que teria um novo companheiro para brincar e sentir-se decepcionada necessrio explicar que ele tambm j foi assim e que cresceu. Os pais devem oferecer um presente, ao irmo mais velho dizendo que uma prenda do recm-nascido - assim no se sentir excludo por no ser mais novo o centro de ateno. Os pais podem desafiar a criana mais velha, a testar as reaces do recmnascido, caso esta tenha cantado ou falado com a beb antes do nascimento, reforando a criana mais velha, que o recm-nascido reconhece a sua voz, e que sabe que ele o irmo mais velho. Quando a me amamentar o recm-nascido ou lhe trocar a fralda, pode deixar que o mais velho assista e a ajude em segurana - so tarefas que o faro sentir-se orgulhoso.

Intervenes Educar os pais sobre estratgias a adoptar, aquando o regresso a casa


Os pais devem saber que a adaptao da criana mais velha ao recm nascido requer tempo. A adaptao requer interaco, no devendo ser forada, mas sim quando a criana quiser. A me pode usar estratgias como: - Mostrar criana mais velha, o quanto sentiu a falta dela enquanto esteve no hospital. - Explicar que o beb um alargamento da famlia e no uma substituio: Agora tens um irmo novo. Mas ningum consegue ser igual a ti! - Acarinha-lo e lembrar as experincias que j partilharam e iro partilhar no futuro. - Compreender e estar preparada para a necessidade de a criana mais velha, regredir e assumir comportamentos que achava estarem j ultrapassados. -

Conhecimento sobre: Preparar familiares (avs)

Sntese
Durante a gravidez
Estimular a participao nas decises que dizem respeito ao irmo; Valorizar a colaborao nos preparativos; Permitir que acompanhe durante as consultas.

Os avs so um elo vital entre as geraes. A presena e o apoio dos avs fortalecem os sistemas familiares. Muitas mulheres relatam que a gestao serviu de ponte para aproxim-las das suas prprias mes.

Planear as visitas ao hospital


Concentrar-se exclusivamente nele: tenha olhos s para ele; Brincar com ele at fazer perguntas sobre o beb; Garantir que a visita no seja muito demorada.

A maioria dos avs encanta-se com a perspectiva de um novo beb na famlia desperta sentimentos da sua prpria juventude, a alegria de dar luz e o encanto pelo comportamento dos futuros pais quando crianas. Outros no: usam meios subtis de diminuir a auto-estima dos futuros pais: mencionam os aspectos mais negativos das gestaes; discutem os custos interminveis do sustento de filhos

Aquando do regresso a casa


Concentrar-se exclusivamente nele: enquanto cumprimenta a criana; Pea algum para segurar no beb; Nos primeiros minutos dar-lhe toda a ateno; Oferea um presente novo; Gerir o tempo em que ele est presente para lhe dar ateno; Envolver nos cuidados ao beb e permitir que lhe toque; Explicar o que se passa com o beb, para que o conhea melhor; Verbalizar o quanto ele e o irmo so importantes.

Adaptao parentalidade: preparao para o parto

Aulas de preparao para o parto incio


1913 - 1s aulas formais de preparao para o parto foram oferecidas pelo American Red Cross, nos EUA; 1919 O Maternity Center Association (NY) oferecia aulas de preparao para o parto mas no para todos; 1933/1944 Grantley Dick-Read (mdico ingls) publicou dois livros: Natural childbirth (1933) e Childbirth without fear (1944). Estes trabalhos tornaram-se no pilar da educao preparatria para o parto nos EUA | Canad | Gr-

A preparao para o parto corresponde ao conjunto de aces adoptadas pela me e pelo pai para se prepararem para o trabalho de parto e parto.

Os enfermeiros podem fornecer aos pais expectantes os conhecimentos e as capacidades necessrias para lidar com o trabalho de parto e parto , contribuindo para diminuir a ansiedade associada ao acontecimento e potenciar a capacidade de controlo para lidar activamente com os fenmenos que envolvem o nascimento do filho.

Bretanha | frica do Sul; 1960 Enfermeiras fundam a International Childbirth Education. Durante esta dcada proliferou o mtodo Lamaze (psicoprofiltico). Outros mtodos emergemcom o objectivo de preparar para o parto atravs da aquisio de informao e treino de tcnicas para lidar com a dor de trabalho de parto.

Os pais procuram conhecimento sobre e capacidades para


Reconhecer os sinais de trabalho de parto e o momento de ir para o hospital O que levar para o hospital Procedimentos habituais | equipamentos | monitorizao Tcnicas que facilitam o trabalho de parto Papel da pessoa de suporte durante o trabalho de parto Mtodos de controlo da dor durante o trabalho de parto Tcnicas de respirao eficazes durante o trabalho de parto e parto Tcnicas de relaxamento eficazes durante o trabalho de parto e parto Tcnica de puxar durante o parto

Conhecimento sobre: Sinais de trabalho de parto


Valorizar os dados:
Experincias anteriores Avaliar o conhecimento sobre [especificar]

Intervenes Educar sobre sinais de trabalho de parto


O incio do trabalho de parto caracteriza-se por: contraces regulares, em intervalos cada vez menores; podem ser dolorosas; pode haver aumento do corrimento vaginal (rolho mucoso)

Conhecimento sobre: O que levar para o hospital


Valorizar os dados:
Experincias anteriores Avaliar o conhecimento sobre [especificar]

Conhecimento sobre: Procedimentos habituais | equipamentos | monitorizao


Valorizar os dados:
Experincias anteriores Avaliar o conhecimento sobre

Intervenes Explicar quais e o porqu dos procedimentos


Admisso Exame vaginal Preparao fsica para o parto (tricotomia | enema intestinal | ) Amniotomia Monitorizao cardiotocogrfica

Intervenes Educar sobre o que levar na mala para o hospital


Para a me: camisa de dormir/pijama | roupo/casaco | chinelos | cuecas (descartveis
ou no) | soutiens (prprio para amamentar) | toalhas (rosto/banho/toalhete) | artigos de higiene pessoal | pensos higinicos | cinta circular/cueca tipo cinta

Para o recm-nascido: xaile ou cobertor | babygrows (4) | conjuntos de roupa interior


(5) | fraldas de pano | fraldas descartveis e toalhetes | toalha de banho

Explicar caractersticas do equipamento


Cama de partos

Conhecimento sobre: Tcnicas que facilitam o trabalho de parto


Valorizar os dados:
Experincias anteriores Avaliar o conhecimento sobre [especificar]

Intervenes

Educar sobre estratgias que facilitam o trabalho de parto


Apoio pode ser obtido do companheiro, me, amiga, ou a combinao dessas pessoas. No se sentir sozinha nesse momento importante. Ser cuidada com massagens, carinho e informaes. Silncio, privacidade e ambiente discreto no ter de falar durante as contraces, no ter que ouvir conversa paralela, ou vozes alteradas de comando, at sons de ambientes vizinhos, no ter pessoas a entrar e a sair. Iluminao para a maioria das mulheres, um ambiente na penumbra ou na meia luz mais propcio ao relaxamento.

Intervenes

Educar sobre estratgias que facilitam o trabalho de parto


Apoio pode ser obtido do companheiro, me, amiga, ou a combinao dessas pessoas. No se sentir sozinha nesse momento importante. Ser cuidada com massagens, carinho e informaes. Silncio, privacidade e ambiente discreto no ter de falar durante as contraces, no ter que ouvir conversa paralela, ou vozes alteradas de comando, at sons de ambientes vizinhos, no ter pessoas a entrar e a sair. Iluminao para a maioria das mulheres, um ambiente na penumbra ou na meia luz mais propcio ao relaxamento.

Intervenes Educar sobre estratgias que facilitam o trabalho de parto (cont.)

Posicionamento algumas posies facilitam a descida do feto ao longo do canal de parto, aumentam o fluxo sanguneo do tero ou podem dar mais conforto (apesar de algumas regras hospitalares restringirem a posio - deitada de lado durante o trabalho de parto ou de costas na hora da expulso. Mobilidade auxilia na mobilidade dos ossos da bacia e diminui o tempo de trabalho de parto. Andar, embalar, mexer os quadris em movimento de rotao, sentar, deitar, levantar-se quando quiser so direitos fundamentais em todos os tempos e principalmente quando em trabalho de parto. Somente indicaes srias poderiam justificar a limitao do movimento.

Intervenes Educar sobre estratgias que facilitam o trabalho de parto (cont.)


Sons puder emitir sons durante o trabalho um excelente exemplo de uma resposta dor que transforma a experincia. As mulheres que se exprimem atravs de sons durante suas contraces referem maior facilidade em suport-las. Ningum obrigado a gemer, mas aquelas que sentem essa necessidade, e gemem, encontram nesse acto um canal de expresso importante. Emitir sons auxilia o corpo a produzir seus prprios remdios contra a dor, as endorfinas, que tambm so produzidas quando entram em jogo, outros factores como: a penumbra, usar um mnimo de palavras, e o contacto com a gua. Msica para algumas mulheres a msica relaxante, para outras pode ser fonte de perturbao. O importante que cada mulher escolha se quer ou no quer msica, quando e quais msicas devem ser tocadas.

Intervenes Educar sobre estratgias que facilitam o trabalho de parto (cont.)


Repouso durante o trabalho de parto, passa-se uma parte do tempo sem sentir dor. A maior parte das contraces dura um minuto e os intervalos de repouso duram de dois a cinco minutos. Cada intervalo deveria ser um momento de repouso. Massagem os impulsos nervosos gerados pela massagem em determinadas regies do corpo vo competir com as mensagens de dor que esto sendo enviadas ao crebro, reduzindo as sensaes de dor. Essa massagem deve ser aplicada nos ps e nas mos e funcionam como a tcnica de contra-presso (feita nas costas, durante a contraco, na altura da borda superior da bacia). Massagens aplicadas nos ombros e pescoo so melhores entre as contraces e ajudam a relaxar. A massagem suave na barriga, braos e pernas d a sensao de apoio fsico e companheirismo.

Conhecimento sobre: Papel da pessoa de suporte durante o trabalho de parto


Valorizar os dados:
Experincias anteriores Inquirir sobre a escolha da cliente Avaliar o conhecimento sobre [especificar]

Conhecimento sobre: Mtodos de controlo da dor durante o trabalho de parto


Valorizar os dados:
Experincias anteriores Avaliar o conhecimento sobre [especificar]

Intervenes

Intervenes Educar sobre mtodos de alvio da dor: farmacolgicos


Mtodos farmacolgicos (1): analgesia epidural.
Posio para a administrao Efeitos teraputicos

Ensinar estratgias de apoio


Tocar: uma maneira de auxiliar uma mulher durante o trabalho de parto. Um tocar consciente, atento e presente, que deve corresponder de uma maneira subtil s sensaes da parturiente. As massagens na regio sacra s vezes proporcionam grande alvio.

Treinar a orientao das tcnicas de relaxamento e de respirao


(1)

Tm esta designao porque usam frmacos; podem ser sistmicos ou loco-regionais.

Intervenes Educar sobre mtodos de alvio da dor: no farmacolgicos


Tcnicas de respirao eficazes durante o trabalho de parto e parto Tcnicas de relaxamento eficazes durante o trabalho de parto e parto

Psicoprofiltico (Lamaze): descondicionamento, pela supresso das


emoes negativas (com origem no medo), criando, em substituio, emoes fortes e positivas, ligadas s sensaes de felicidade proporcionadas pela maternidade re-condicionamento.
Descondicionar os reflexos negativos (errados)

Aconselhar a frequentar as sesses de preparao para o parto


Condicionar reflexos positivos (certos)

Objectivos das sesses: aprender tcnica de relaxamento | aprender tcnica de respirao adequada a cada fase do TP | participar de forma activa e esclarecida durante o TP. Psicoprofiltico (Lamaze)

Ocupao cerebral durante as CU = centros frenadores (relaxamento e respirao) Tornar conhecido o desconhecido = aumentando assim o limiar de sensibilidade dor.

Criar reflexo condicionado: responder dor com respirao e relaxamento

Conhecimento sobre: Tcnica para promover expulso uterina


Valorizar os dados:
Experincias anteriores Avaliar o conhecimento sobre [especificar]

Referncias Bibliogr Bibliogrficas


BOBAK, I.; LOWDERMILK, D. & JENSEN, M. Enfermagem na maternidade. 4 ed. Loures: Lusocincia, 1999. CARPENITO, L. Diagnsticos de enfermagem - Aplicao prtica clnica . 6 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. LOWDERMILK, D.; PERRY, SHANNON, E. & BOBAK, I. - O cuidado em Enfermagem Materna. 5 ed.Porto Alegre: Artemed, 2002. RAFFENSPERGER, E. - Manual de la Enfermara. Barcelona: Ocano, 2002. JOHNSON, M. [et al.] - Nursing Diagnoses, Outcomes & Interventions - NANDA, NOC and NIC linkages. United States of America: Mosby, 2001.

Intervenes Explicar a tcnica para promover a expulso uterina


Quando a dilatao est completa e/ou vontade de puxar, a cliente posicionada em posio ginecolgica. Para potenciar o esforo expulsivo da contraco a parturiente: respirao: quando comea a contraco - encher o peito de ar (no intervalo da contraco respirar normal) posio: semi-sentada e cabea inclinada para a frente durante o puxo esforos expulsivos: empurrar o beb para fora

NANDA INTERNATIONAL Nursing Internacional, 2005.

Diagnoses: definitions & classification. Philadelphia: NANDA

MCCLOSKEY, J. & BULECHEK, G. Classificao das Intervenes de Enfermagem (NIC). 3 Edio. Porto Alegre: Artemed, 2004. CONSELHO INTERNACIONAL DE ENFERMEIROS Classificao Internacional para a Prtica de Enfermagem CIPE/ICNP:verso beta2. Lisboa: Associao Portuguesa de Enfermeiros, 2002. CONSELHO INTERNACIONAL DE ENFERMEIROS Classificao Internacional para a Prtica de Enfermagem CIPE verso 1.0. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros, 2006.

You might also like