You are on page 1of 6

Agrupamento de Escolas Antnio Alves Amorim Lourosa

CINCIAS NATURAIS 7 ANO FICHA DE AVALIAO Ano Letivo 2011/2012


Classificao: ________________________ Professora: _______________________________

Enc. Educao: ____________________________

Nome: ___________________________________________________________ N: _____ T: ____ Data_________

L com ateno as perguntas que se seguem e responde de forma clara e sucinta.

Ningum sabe exatamente como era um dinossauro e s atravs dos seus fsseis temos uma ideia de como seria. Este e muitos mistrios continuam por desvendar. Por isso, os cientistas discutem e investigam os vestgios do passado. Talvez nunca saibamos tudo, mas cada fssil encontrado aumenta o conhecimento sobre a histria da Terra. 1. Depois de leres o texto, com ateno, responde s seguintes questes: 1.11.2Diz o que entendes por fsseis. Indica o nome: 1.2.1 da cincia que estuda os fsseis; 1.2.2 dos cientistas que estudam os fsseis; 1.2.3 do primeiro cientista a estudar fsseis. 1.3A fossilizao um fenmeno raro na Natureza. Explica o significado desta frase. Distingue fssil de idade de fssil de fcies. Indica um exemplo para cada um dos tipos de fsseis. Estabelece a correspondncia correta: Os fsseis fornecem informaes muito diversas que ajudam a desvendar os acontecimentos que se verificaram h milhes de anos atrs, possibilitando, desta forma, a construo da histria da Terra. A Espcies extintas B Fsseis vivos C Fsseis de transio D Fossilizao E Conservao total 1 Espcies de seres vivos que se mantiveram praticamente inalteradas, resistindo s modificaes que foram ocorrendo na Terra ao longo de milhes de anos. 2 Um dos processos de fossilizao. 3 o conjunto de fenmenos fsicos e qumicos que permitem a formao de um fssil. 4 Grupos de seres vivos que deixaram de existir. 5 Apresentam caractersticas de organismos pertencentes a diferentes grupos, sugerindo que os seres vivos tero evoludo progressivamente uns a partir dos outros.

1.4-

1.5-

1.6-

Existem vrios organismos aos quais atribudo a designao de fssil vivo. As figuras que se seguem correspondem a exemplos desses organismos.

1.6.1 Indica o nome de cada um destes fsseis vivos. 1.71.8Refere a importncia da existncia dos fsseis. Os esquemas A, B, C e D ilustram o processo de fossilizao de um rptil que viveu h cerca de 230 M.a. Observa-os, atentamente.

1.7.1 Ordena os esquemas de modo a constiturem uma sequncia lgica do processo de fossilizao do rptil. 1.7.2 Explica o aparecimento de um fssil superfcie da crusta terrestre, considerando que ele se formou em profundidade. 1.9Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). A Sabemos atualmente que 1 graas aos fsseis possvel conhecer os ambientes do passado; 2 as espcies atuais apenas representam uma pequena parte das espcies que viveram sobre a Terra; 3 os fsseis so defeitos que ficaram impressos nas rochas durante a sua formao; 4 o registo fssil ajuda a conhecer algumas espcies de seres vivos que existiram no passado. 2

B So considerados fsseis 1 pistas de locomoo de dinossauros; 2 insetos totalmente preservados no mbar; 3 os ossos e dentes de mamferos com mais de 12 000 anos; 4 esqueletos de peixes encontrados na areia da praia. 2. A formao de fsseis depende de vrios fatores e pode acontecer atravs dos diferentes processos de fossilizao. 2.1 Completa o quadro.

2.2 As imagens que se seguem correspondem a exemplos de marcas de atividades realizadas pelos seres vivos h milhes de anos atrs.

2.2.1 Indica a que tipo de atividade corresponde cada imagem.

3. Na figura que se segue encontram-se representadas vrias camadas de sedimentos - estratos.

3.1 Refere a ordem pela qual se formaram as camadas de sedimentos. 3.2 Com base na observao da figura anterior, indica o estrato: 3.2.1 mais antigo; 3.2.2 mais recente. 3.3 Refere o nome do princpio em que te baseaste para responder pergunta anterior.

Bom trabalho!

Correo do teste Questes 1.1 1.2.1 1.2.2 1.2.3 1.3 Correo Fsseis so restos ou vestgios de seres vivos que resistiram ao passar dos tempos. Paleontologia Paleontlogos Georges Cuvier A fossilizao rara, porque s ocorre quando se conjugam um conjunto de fatores do meio e do prprio organismo. Para alm disso, muitos dos animais no deram origem a fsseis porque foram comidos por predadores ou por animais necrfagos. Um fssil de idade corresponde a um ser vivo que teve uma ampla distribuio geogrfica, num curto perodo de tempo. Este tipo de fsseis permite datar as rochas onde se encontram. Ex: trilobite e amonite Um fssil de fcies permite-nos caraterizar ou reconstruir ambientes passados. Ex: trilobite, amonite e coral A4 B1 C5 D3 E2 A Gingko B Celacanto C Nautilus D Caranguejo-ferradura Permitem estudar a evoluo da vida na Terra. Permitem datar as rochas e determinar ambientes antigos. ADCB Os fsseis surgem superfcie devido existncia dos agentes erosivos (gua, sol e vento) que fazem com que os sedimentos que se encontram sobre o fssil desapaream. AV B-V V V F F V F A Mumificao/Conservao B Preservao das partes duras e moles do ser vivo. C Mineralizao D Trilobite, Amonite, troncos petrificados E No se conservam quaisquer partes do organismo, ficando apenas uma reproduo ou molde das suas partes duras. F molde interno e externo de trilobites G Marcas de atividade H Vestgios da atividade dos seres vivos. A Locomoo B Reproduo C Digesto FEDCBA 5

1.4

1.5

1.6.1

1.7 1.8.1 1.8.2

1.9

2.1

2.2.1 3.1

3.2 3.3

3.2.1 F 3.2.2 A Princpio da sobreposio de estratos

You might also like