You are on page 1of 38

Kellen P. A. Valente FT. Esp.

Msculos esquelticos:
Fibras musculares so organizadas em feixes Cada feixe denominado fascculo A juno de vrias fibras musculares formam os fascculos Fibra muscular formanda por miofibrilas Miofilamentos so aglomerados de miofibrilas Cada fibra recoberta por sarcolema, este composto por sarcoplasma:
Centenas de miofibrilas contrteis Mitocndrias Retculo sarcoplasmtico

Mitocndrias realizam os processos metablicos

Miofibrila contrtil composta de unidades e


Cada unidade denominado sarcmero

Sarcmero = a poro entre duas linhas Z


Cada miofibrila contm muitos miofilamentos, e estes so composto por molculas de protenas, actina (filamentos finos) e miosina (filamentos espessos)

Faixas escuras = Faixa A ou Anisotrpicas


contm actina e miosina. As faixas A possuem uma zona intermediria chamada zona H. Zona H possui apenas filamentos de miosina.

Faixas claras = Faixa I ou Isotrpica


contm filamentos de actina e bidissecada transversalmente por uma Linha Z. Uma extremidade de cada miofilamento de actina dentro da faixa I fixada linha Z.

Os mm se contraem porque as extremidades livres dos filamentos de actina deslizam uns no sentido dos outros para dentro da zona H das faixas A, tracionando assim as faixas Z

Comprimento do sarcmero em micrmeros


Msculo relaxado: 2,5um Msculo contrado: 1,5 um Msculo estirado: 3,0 um

Curiosidade: Uma fibra muscular com 10 cm de comprimento teria aproximadamente 40.000 unidades de sarcmeros. Se cada uma das 40.000 unidades sarcmetos fosse encurtada a 1 um, as extremidades da fibra muscular inteira seriam trazidas para 40.000 um (ou 4cm) mais prximas. Assim, um encurtamento global de 40% do comprimento do msculo.

Zona H

O estmulo que produz contrao muscular pode ser eltrico, mecnico, qumico ou trmico. Usualmente de origem qumica, origina-se no sistema nervoso e conduzido a cada fibra muscular por uma fibra nervosa

A membrana celular relativamente impermevel a certos ons (pode ser alterada por substncias qumicas).

Em repouso o potencial de membrana negativo e torna-se positivo durante um potencial de ao.

Um estmulo (eltrico, mecnico, qumico ou trmico) capaz de tornar uma membrana permevel, esta permeabilidade resulta em uma troca rpida de ons + e -.

Essa troca rpida se denomina despolarizao. Imediatamente uma repolarizao ocorre para restabelecer o potencial de membrana.

O SN regula a atividade das fibras musculares enviando sinais de potencial de ao. Placa motora do neurnio motor contm mitocndrias que fabricam o neurotransmissor acetilcolina, que so armazenados em vesculas pr-sinpticas. A acetilcolina interage na membrana da fibra muscular ps-juncional, despolarizando-a e gerando uma excitao nesta fibra. Logo aps sendo inativada.

Na fibra muscular o estmulo (potencial de ao) propagado pelos Tbulos T e Retculo Sarcoplasmtico (armazena e libera ons clcio durante o processo contrtil).
O potencial eltrico desencadeia o encurtamento de cada sarcmero.

VDEO
Contrao Muscular

Receptores Articulares

Estimulado quando deformado. Funo: informar o SN sobre angulao e velocidade de movimento das articulaes.

Receptores Tendneos
OTGs: residem nos tendes dos msculos, na juno miotendnea. Funo: inibe uma contrao abrupta do msculo em ao, ou o estiramento passivo limitando esta fora

Receptores Musculares
Fusos Musculares Situados no ventre mm. Funo: receptores de estiramento.

Corpsculo de Meissner:

Ocorrem nas papilas drmicas, principalmente nas da pele espessa das mos e dos ps. So receptores de tato e presso.

Corpsculo de Ruffini:

Ocorrem nas papilas drmicas tanto na pele espessa das mos e dos ps quanto na pele pilosa do restante do corpo.
So receptores de tato e presso.

Corpsculo de Vater-Paccini:

Ocorre principalmente no tecido celular subcutneo das mos e dos ps ou mesmo em territrios mais profundos como nos septos intermusculares e no peristeo. Responsveis pela sensibilidade vibratria, ou seja, responsveis por receber estmulos mecnicos rpidos e repetitivos.

Observando o esquema ao lado, descreva o processo do estmulo contrao muscular.

Tenso permanente do msculo, firmeza palpao.

Postura, atravs da musculatura antigravitacional (tronco, flexores das extremidades superiores e extensores das extremidades inferiores).
H impulsos nervosos intermitentes nos msculos antigravitacionais, provindos dos centros motores (crtex cerebral, cerebelo e tronco cerebral).

Perda da transmisso de impulsos motores para os msculos. Causa: funcionamento prejudicado de neurnios motores superiores ou inferiores. Leso neurnio motor superior: msculo ainda responde aos estmulos segmentares.

Leso neurnio motor inferior: msculo incapaz de participar de atividades motoras.

Causa: leso em neurnios motores superiores, podem conduzir a um estado de tono muscular excessivo. Ocorre inibio inadequada de impulsos excitadores para o msculo.

Resistncia (endurance) a capacidade de efetuar o mesmo ato repetidamente ao longo de um perodo de tempo.

Fadiga a incapacidade de manter a fora requerida ou esperada de contrao muscular.

Origem da fadiga:

Origem perifrica: comprometimento excitao-contrao, insuficincia na gerao dos potenciais de ao ou transmisso inadequada dos impulsos na juno mioneural. Origem central: reduo das unidades motoras ou diminuio de ativao das unidades motoras.

You might also like