You are on page 1of 94

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Ol Hemyllyano Clayson Arajo. Voc pode utilizar todos os recursos em Minha Conta ou Desconectar. Favorita
0

Salvar PDF
Clicando aqui voc imprime apenas o texto deste Decreto

DECRETO N 285, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2006

APROVA O REGULAMENTO DO CDIGO TRIBUTRIO DO MUNICPIO DE PALMAS E ADOTA OUTRAS PROVIDNCIAS.

O PREFEITO DE PALMAS, no uso da atribuio que lhe confere o artigo 71, inciso III, da Lei Orgnica do Municpio, combinado com o artigo 196 da Lei Complementar n 107, 107 de 30 de setembro de 2005, DECRETA:
1 Fica aprovado o Regulamento do Cdigo Tributrio do Municpio de Palmas - CTM institudo pela Lei Complementar n 107, 107 de 30 de setembro de 2005, nos termos do Anexo nico que integra o presente Decreto. Art. Art. 2 Ficam revogados o Decreto n 74, 74 de 03 de maro de 2004, o Decreto n

215, 215 de 26 de agosto de 2005, o Decreto n 199, 199 de 15 de agosto de 2006 e o Decreto n 236, 236 de 24 de outubro de 2006.
Art. 3 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao.

PALMAS, aos 27 dias do ms de dezembro de 2006. RAUL FILHO Prefeito Municipal ANEXO NICO AO DECRETO N 285, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2006. REGULAMENTO DO CDIGO TRIBUTRIO DO MUNICPIO DE PALMAS INSTITUDO PELA LEI COMPLEMENTAR N 107, 107 DE 30 DE SETEMBRO DE 2005.

1 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

TTULO I DO CADASTRO FISCAL DO MUNICPIO CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 1 O Cadastro Fiscal do Municpio composto:

I - do Cadastro Imobilirio Fiscal - CADIF; II - do Cadastro de Atividades Econmico-Sociais - CADES. Pargrafo nico - O Cadastro Fiscal ser de responsabilidade da Secretaria Municipal de Finanas. O nmero de inscrio no Cadastro Fiscal Secretaria Municipal de Finanas, discriminadamente:
Art. 2

ser

fornecido

pela

I - para as inscries imobilirias; II - para pessoas fsicas inscritas como profissionais autnomos; III - para pessoas fsicas que exercem o comrcio, na forma deste regulamento ou de normatizao especfica; III - para pessoas jurdicas ou a elas equiparadas. Pargrafo nico - Ocorrendo a baixa no registro por qualquer motivo, o nmero da inscrio cadastral no poder ser aproveitado para nova inscrio.
Art. 3 Os Formulrios de Inscrio Cadastral - FICs, utilizados para o Cadastro Fiscal sero arquivados na Secretaria Municipal de Finanas, aps o processamento. Art. 4 O Cadastro Fiscal dever conter todas as informaes necessrias

identificao da propriedade ou das atividades econmicas ou sociais do contribuinte, conforme instrues da Secretaria Municipal de Finanas, e ser a base para: I - lanamento, arrecadao, cobrana e fiscalizao dos tributos municipais; II - consultas atinentes regularidade fiscal, para os fins que se fizerem necessrios; III - fornecimento das autorizaes para localizao, funcionamento e demais licenciamentos previstos em lei.
Art. 5 Quando exigido pela Secretaria Municipal de Finanas, os documentos do Cadastro Fiscal devero ser apresentados em cpias autenticadas por cartrio ou em originais, acompanhados das respectivas cpias, a serem autenticadas no ato da apresentao.

2 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Art. 6 A Secretaria Municipal de Finanas dever providenciar a vistoria no

imvel ou no estabelecimento, conforme o caso, observadas as instrues internas de servios, para verificao das informaes prestadas na inscrio ou alterao cadastral. Pargrafo nico - A vistoria de que trata o caput deste artigo pode ser realizada de ofcio, no interesse da Administrao.
Art. 7 A Secretaria Municipal de Finanas poder promover a inscrio ou alterao de ofcio no Cadastro Fiscal, com base em dados contidos nos elementos ao alcance do fisco, sem prejuzo das penalidades cabveis.

1 A inscrio de ofcio ser realizada exclusivamente para lanamento, arrecadao, cobrana e fiscalizao de tributos. 2 Estaro sujeitos inscrio de ofcio as unidades imobilirias e todos aqueles que exercerem atividades econmicas ou no, ainda que isentos ou imunes, sujeitos fiscalizao municipal, para os quais no for constatada a devida inscrio a pedido. 3 Da inscrio de ofcio no poder resultar: I - licenciamento de atividade, inclusive a cobrana das respectivas taxas; II - autorizao para confeco de notas ou recibos fiscais, bem como para escriturao de livros fiscais. 4 Realizada a inscrio de ofcio, a Secretaria Municipal de Finanas, sempre que necessrio, intimar o interessado da deciso e notificar o mesmo para regularizao da atividade, sob pena de interdio.
Art. 8 Sempre que convocado, o contribuinte dever fornecer informaes para

atualizao Finanas.
Art. 9

cadastral,

em

consonncia

com

orientaes

da

Secretaria

de

Qualquer movimentao no Cadastro Fiscal, de interesse do contribuinte, poder ser feita por procurador, atravs de mandato revestido das formalidades legais, contendo poderes para o fim especfico.
Art. 10 Quaisquer alteraes da base imponvel de tributos incidentes sobre a

propriedade ou servios, solicitadas pelo contribuinte, atendidas aps a respectiva alterao cadastral.

somente

sero

Art. 11 O Cadastro Fiscal no exclui a existncia de outros cadastros, em

rgos da Prefeitura, com as informaes administrao dos tributos municipais.

complementares

indispensveis

CAPTULO II DO CADASTRO IMOBILIRIO FISCAL SEO I DA COMPOSIO DO CADIF

3 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

O Cadastro Imobilirio compreende os imveis urbanos.


Art. 12

Fiscal

CADIF,

do

Municpio

de

Palmas,

1 So entendidos como imveis urbanos os situados nas reas urbanas, urbanizveis ou de expanso urbana, conforme as zonas delimitadas na legislao prpria. 2 Os imveis urbanos so: I - os lotes e reas resultantes de microparcelamentos; II - as glebas no microparceladas; III - as chcaras, com destinao econmica ou de recreio.

SEO II DA INSCRIO NO CADIF

Art.

13 A inscrio no CADIF dever ser providenciada na Secretaria Finanas, atravs do Formulrio de Informaes Cadastrais - FIC-02.

de

Pargrafo nico - O FIC-02 dever conter todas as informaes cadastrais necessrias ao clculo dos respectivos tributos, conforme determinar a legislao que trata da Planta de Valores Genricos e Tabela de Preos de Construo.
Art. 14 A inscrio no CADIF ser promovida:

I - pelo proprietrio, titular do domnio til ou possuidor a legtimo ttulo do loteamento ou remanejamento de rea; II - pelo incorporador, seja o condomnio diviso ou indiviso, em relao a condomnio de edificaes. 1 Quando se tratar de imvel urbano no edificado, o contribuinte dever eleger o domiclio tributrio. 2 A obrigao de efetuar a inscrio no Cadastro Imobilirio inclui o poder pblico, em qualquer esfera.
Art. 15 A inscrio dever ser providenciada em at dez dias, contados do

registro em Cartrio, do incorporao do condomnio.


Art.

loteamento,

do

remanejamento

de

rea

ou

da

16 O pedido de inscrio no cadastro ser instrudo com o ttulo de propriedade do imvel, acompanhado:

I - no caso de loteamento ou remanejamento de rea:

4 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

a) do memorial descritivo; b) da planta impressa ou em meio digital. II - quando se tratar de condomnio, dos memoriais descritivos das unidades imobilirias. Pargrafo nico - Alm dos documentos enumerados no caput deste artigo, a Secretaria Municipal de Finanas poder solicitar quaisquer outros, pertinentes e indispensveis inscrio cadastral.
Art. 17 A inscrio imobiliria no importa em presuno, por parte do Municpio, para quaisquer fins, da legitimidade da propriedade, do domnio til ou da posse do imvel.

SEO III DA ALTERAO DO CADIF

Art. 18 A alterao no CADIF dever ser solicitada em formulrio apropriado,

junto Secretaria Municipal de Finanas, pelo proprietrio, domnio til ou possuidor a legtimo ttulo de imveis que:

titular

do

I - figurar como adquirente, a qualquer ttulo de venda, ou como donatrio; II - seja compromissrio comprador, inclusive atravs financiamento junto ao Sistema Financeiro da Habitao; III - realizar ou modificar edificaes. 1 Os alienantes, doadores ou compromissrios vendedores tambm podero solicitar a alterao no Cadastro, na condio de co-responsveis. 2 O remembramento ou desmembramento de unidades imobilirias, regularmente autorizado e registrado no Cartrio de Registro de Imveis, implica na necessidade de alterao do cadastro, sob a responsabilidade do interessado.
Art.

de

contratao

de

A alterao cadastral dever ser solicitada em at trinta dias, contados do ato ou fato que der causa.
19

Art. 20 O pedido de alterao no CADIF dever ser instrudo com:

I - o ttulo de propriedade do imvel; II - termo de habite-se e memorial descritivo da edificao, quando possvel, para imveis urbanos. Nenhuma alterao cadastral, relativa identificao do sujeito passivo de obrigao tributria, ser realizada antes da total quitao de dbitos existentes, exceto quando expressamente autorizado pelo adquirente.
Art. 21

Pargrafo nico - Quando houver a autorizao indicada no caput deste Art, os crditos tributrios subrogam-se na pessoa do adquirente, ainda que imunes ou

5 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

isentos.
Art. 22 As alteraes no CADIF, solicitadas pelo interessado, somente surtiro

efeito no lanamento de ofcio de tributos referentes ao ano subseqente ao de seu deferimento.


Art. 23 Fica a Procuradoria Geral do Municpio obrigada a comunicar Secretaria Municipal de Finanas, no prazo de at dez dias, contados do respectivo ato:

I - quaisquer vendas, aquisies, doaes, transaes e outras alteraes de propriedade em relao aos imveis pblicos municipais; II - as autorizaes imobilirias.
Art. 24

para

desmembramento

remembramento

de

unidades

Fica a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano e Habitao obrigada a comunicar Secretaria Municipal de Finanas, no prazo de dez dias, contados do respectivo ato: I - a aprovao de novos loteamentos ou de remanejamentos de reas; II - a concesso de alvars para: a) construo; b) habite-se, total ou parcial; c) demolio.
Art.

Os loteadores ou incorporadores ficam obrigados a fornecer Secretaria Municipal de Finanas a cpia do contrato de compromisso de compra e venda dos imveis negociados, registrados ou no, no prazo de dez dias, contados do respectivo ato.
25

Art. 26 Os Cartrios de Registro de Imveis que atuem na circunscrio do

Municpio de Palmas devero fornecer o relatrio das transcries imobilirias, a ser entregue na Secretaria Municipal de Finanas at o dia dez do ms subseqente ao dos respectivos registros. Pargrafo nico - Devero constar do relatrio indicado no caput deste artigo as transcries relativas a: I - transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, da propriedade ou do domnio til de bens imveis, por natureza ou por acesso fsica, conforme definido no Cdigo Civil; II - a transmisso inter vivos, por ato oneroso, a qualquer ttulo, direitos reais sobre imveis, exceto os direitos reais de garantia; de

III - a cesso de direitos relativos s transmisses referidas nos incisos I e II deste artigo.
Art. 27

O relatrio das transcries imobilirias mencionado no artigo 26

6 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

dever conter, no mnimo, os seguintes elementos: I - identificao do cartrio emitente; II - nome e CPF do tabelio responsvel; III - ms e ano a que se referem as informaes; IV - ordem seqencial; V - tipo da transao; VI - nome, endereo e nmeros do CPF do transmitente, cedente ou permutante, conforme o caso; VII - nome, endereo e nmeros do CPF cessionrio ou permutante, conforme o caso; VIII - data da transao; IX - valor da transao. Pargrafo nico - Ser admitido o relatrio de transcries imobilirias em meio magntico, na forma definida pela Secretaria Municipal de Finanas. e da identidade do adquirente,

SEO IV DAS DISPOSIES COMUNS INSCRIO OU ALTERAO CADASTRAL

Art. 28 Considera-se ttulo de propriedade do imvel, para fins de inscrio e

alterao cadastral: I - a escritura pblica; II - o contrato de compra e venda; III - o formal de partilha; IV - certido relativa a decises judiciais transitadas impliquem na transmisso de propriedade do imvel; em julgado que

V - outros documentos que, a critrio da Secretaria de Finanas, comprovem a titularidade do imvel.


Art. 29 A inscrio ou alterao no Cadastro Imobilirio ser de responsabilidade do inventariante, sndico, liquidante ou sucessor, quando se tratar de imvel pertencente a esplio, massa falida ou sociedade em liquidao ou sucesso.

SEO V DA CO-RESPONSABILIDADE NO CADIF

7 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Art. 30 Sero cadastrados como co-responsveis no CADIF:

I - os transmitentes vendedores, em todos os casos que o ato de transmisso no for registrado no Cartrio de Registro de Imveis; II - os donatrios de imveis pblicos, desde a autorizao legal da doao at o seu registro em Cartrio; III - nos compromissos de compra e venda: a) os loteadores; b) os incorporadores de condomnio; c) os vendedores de imveis alienados em hasta ou licitao pblica. Pargrafo nico - O disposto neste no inciso I deste artigo aplica-se somente nos casos que no houver questionamento, por parte do transmitente vendedor, quanto a imisso na posse do adquirente.

CAPTULO III DO CADASTRO DE ATIVIDADES ECONMICO-SOCIAIS SEO I DA CONSULTA PRVIA

Art. 31 Antes de qualquer procedimento relativo inscrio no Cadastro de

Atividades Econmico-Sociais - CADES, o interessado dever encaminhar consulta prvia Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitao, para informao acerca da possibilidade de exerccio da atividade pretendida. 1 O disposto estabelecimento. no caput deste artigo s se aplica s atividades com

2 No se sujeitam consulta prvia os rgos pblicos estaduais, federais ou municipais, suas autarquias e fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico.
Art. 32 O consulente, ao formular seu pedido, informar:

I - nome ou razo social; II - CPF ou CNPJ; III - endereo completo do local da atividade; IV - natureza da atividade; V - cdigo e descrio das atividades a serem exercidas, de acordo com o CNAE Fiscal;

8 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

VI - rea a ser ocupada pela atividade. Pargrafo nico - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitao disponibilizar o modelo da consulta prvia tratada nesta Seo.
Art.

Recebida a consulta, o rgo prprio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitao analisar os seguintes aspectos:
33

I - se o imvel possui o termo de habite-se; II - se as atividades indicadas para o local pretendido esto contempladas na legislao que trata do uso do solo urbano municipal.
Art. 34 A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitao ter o

prazo de at cinco dias teis para responder consulta prvia, afirmativa ou negativamente. 1 A resposta afirmativa consulta no dispensa o cumprimento das condies estabelecidas para o cadastramento da atividade e poder ser em carter provisrio. 2 A autorizao provisria declinar: I - quais as providncias pendncias indicadas; devero ser adotadas para regularizao das

II - o prazo mximo para regularizao. 3 A resposta negativa consulta informar os motivos de seu indeferimento. 4 Juntamente com a soluo da consulta, a Secretaria Municipal Desenvolvimento Urbano e Habitao apresentar a Certido de Uso do Solo.
Art.

de

A consulta prvia cadastrais motivadas por:


35

tambm

ser

exigida

nos

casos

de

alteraes

I - mudana da atividade do interessado; II - alterao do endereo do estabelecimento.

SEO II DA COMPOSIO DO CADES

Art. 36 O Cadastro de Atividades Econmico-Sociais - CADES, do Municpio de Palmas, compreende todas as atividades, econmicas ou no, com ou sem fins lucrativos, sujeitas a qualquer obrigao tributria, ainda que imunes ou isentas de tributos.

Pargrafo nico - Sero consideradas atividades sujeitas ao cadastro: I - comerciais;

9 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

II - industriais; III - prestacionais; IV - pblicas, em qualquer esfera, inclusive concesses, permisses ou autorizaes; V - religiosas; VI - servios sociais autnomos, institudos por lei; VII - exercidas por rgos representativos de classes ou profisses; VIII - associativas; IX - cooperativas; X - condomnios; XI - exercidas por partidos polticos; XII - exercidas por federaes ou confederaes; XIII - sindicais; XIV - servios notariais e de registro; XV - outras que atendam implcita ou explicitamente as definies contidas no caput deste artigo. da administrao indireta,

SEO III DA INSCRIO NO CADES

Art. 37 A inscrio no CADES ser promovida junto Secretaria Municipal de

Finanas, FIC-01:

atravs

do

Formulrio

de

Informaes

Cadastrais

Atividades

I - pelas pessoas fsicas, atravs dos prprios interessados, que exeram: a) servios profissionais autnomos, exclusivamente prestadores de servios, com ou sem estabelecimento; b) comrcio em feiras livres; c) comrcio ambulante; d) comrcio realizado em instalaes ou locais cedidos pelo Poder Pblico Municipal, sob qualquer forma, conforme regulamentao prpria. II - pelas pessoas jurdicas ou a elas equiparadas, representantes legais, com ou sem estabelecimento; por meio de seus

1 As atividades de carter provisrio exercidas por pessoas jurdicas,

10 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

oriundas de contratos por prazo determinado igual ou superior a noventa dias, tambm devero ser regularmente inscritas. 2 Somente ser admitido o pedido de inscrio de pessoa jurdica sem a indicao de estabelecimento no Municpio nas seguintes condies: I - venda de produtos atravs de representantes comerciais, cuja natureza dever estar expressa no ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor; II - realizao de atividades provisrias, como definido no 1 deste artigo; III - canteiro de obras, vinculado a uma empresa regularmente constituda, desde que no desenvolva atividades industriais ou comerciais. 3 Considera-se comrcio ambulante: I - o exercido individualmente, sem estabelecimento, instalao ou localizao fixa, inclusive o praticado em veculos; II - o exercido em instalao removvel, colocada em vias e logradouros pblicos, como bancas, balces, mesas, tabuleiros mveis ou semelhantes.
Art.

A inscrio no CADES dever ser providenciada antes do incio da respectiva atividade.


38

Art. 39 Somente ser admitida uma inscrio para cada estabelecimento.

1 Para os fins do disposto neste artigo, considerar-se- estabelecimento a dependncia da pessoa fsica ou jurdica localizada em unidade imobiliria autnoma ou contnua. 2 Por unidade imobiliria autnoma entende-se a sala ou o pavimento ou o edifcio onde se instalar a atividade. 3 Por unidade imobiliria contnua entende-se: I - o conjunto de edificaes na mesma rea de terras; II - o grupo de pavimentos contnuos de um ou mais edifcios que se comuniquem internamente; III - o grupo de salas de um ou mais edifcios que se comuniquem internamente. 4 Consideram-se estabelecimentos distintos: I - os que, embora no mesmo local, com idntico ramo de negcio, pertenam a diferentes pessoas fsicas ou jurdicas; II - os que, embora sob as mesmas responsabilidades e ramo de negcio, estejam situados em locais diferentes. 5 O pedido de inscrio ser feito para cada um dos estabelecimentos.

11 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Art. 40 O pedido de inscrio no CADES ser instrudo com cpia dos seguintes

documentos: I - para pessoas fsicas que exeram servios profissionais autnomos, sem estabelecimento: a) identidade; b) CPF; c) comprovante de escolaridade; d) prova de inscrio e regularidade no rgo fiscalizador do Tocantins, exceto quando se tratar de profisso no regulamentada; e) declarao acerca da existncia de empregados ou da prestao de servios de outros profissionais autnomos, conforme modelo fornecido pela Secretaria de Finanas; f) comprovante de endereo do interessado; g) comprovao de inexistncia de dbitos. II - para pessoas fsicas que exeram servios profissionais autnomos, com estabelecimento: a) os documentos mencionados nas alneas "a", "b", "c", "d" e "e" do inciso I deste artigo; b) consulta prvia, com parecer favorvel, na forma da Seo I deste Captulo; c) documento de propriedade do imvel do estabelecimento e, quando for o caso, o contrato de locao; d) comprovao de inexistncia de dbitos em relao ao interessado e ao imvel onde ser instalado o estabelecimento. III - para pessoas fsicas que exeram o comrcio: a) os documentos mencionados nas alneas "a", "b", "c", "f" e "g" do inciso I deste artigo; b) prova de autorizao preliminar, expedida pelo rgo prprio da Prefeitura, conforme o caso, para comrcio em feiras livres, comrcio ambulante ou, ainda, comrcio em instalaes ou locais cedidos pelo Poder Pblico Municipal. IV - para pessoas jurdicas, sem estabelecimento: a) ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor e respectivas alteraes, em se tratando de sociedades comerciais e, no caso de sociedades por aes, acompanhado de eleio de seus administradores; b) inscrio do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exerccio; c) identidade e CPF dos scios, quando pessoas fsicas, ou do titular da firma individual; d) os documentos indicados nas alneas "a" e "b" deste inciso, quando os scios forem sociedades comerciais, por aes ou civis; e) comprovante de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas - CNPJ do Ministrio da Fazenda; f) comprovao de inexistncia de dbitos em relao ao interessado. V - para pessoas jurdicas, com estabelecimento:

12 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

a) os documentos indicados nas alneas "a", "b", "c", "d" e "e" do inciso IV deste artigo; b) consulta prvia, com parecer favorvel, na forma da Seo I deste Captulo; c) lei de criao e ato de designao do titular, no caso de rgos pblicos, inclusive as autarquias e fundaes mantidas e institudas pelo Poder Pblico; d) documento de propriedade do imvel do estabelecimento e, quando for o caso, o contrato de locao em vigor; e) comprovao de inexistncia de dbitos em relao ao interessado e ao imvel onde ser instalada a atividade. 1 Alm dos documentos enumerados no inciso V deste artigo, as sociedades de profissionais que fizerem opo pelo pagamento do ISSQN atravs de tributao fixa, devero apresentar: I - prova de inscrio e regularidade no rgo fiscalizador do Tocantins, da sociedade e dos profissionais que a compem; II - cpia do Livro de Registro de Empregados, contendo o Termo de Abertura, as folhas preenchidas em frente e verso, a folha subseqente s utilizadas em branco e o Termo de Encerramento; III - Guia de Informaes do FGTS e Informaes Previdncia Social - GFIP do ms imediatamente anterior inscrio, se houver; IV - declarao informando o nmero de scios, empregados e profissionais habilitados que prestem servios em nome da sociedade, em modelo a ser definido pela Secretaria Municipal de Finanas. 2 A Secretaria Municipal de Finanas poder solicitar outros documentos para efetivao da inscrio, relativos atividade pretendida. 3 O pedido de inscrio no faz presumir a aceitao, pela Prefeitura, dos dados e informaes apresentados pelo contribuinte.
Art. 41 O nmero da inscrio no CADES dever ser obrigatoriamente informado

pelo contribuinte: I - nos documentos apresentados s reparties pblicas municipais; II - em quaisquer declaraes. livros, notas ou outros documentos fiscais, inclusive

Art. 42 Considerar-se- inscrito a ttulo precrio o contribuinte que:

I - exercer atividade: a) de comrcio, quando pessoa fsica; b) em logradouros pblicos, com estabelecimento; c) provisria, nos termos deste regulamento; II - no obtiver resposta da administrao, aps trinta dias do seu pedido de inscrio regularmente formulado;

13 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

III - for inscrito de ofcio, at a regularizao. Pargrafo nico - O prazo indicado no inciso II deste artigo no fluir quando for verificado o atraso por parte do contribuinte na apresentao de qualquer documento obrigatrio.
Art. 43 Ser considerado clandestino qualquer estabelecimento que desenvolva

atividades sem inscrio no cadastro, ficando sujeito s penalidades previstas em lei, inclusive a lacrao ou interdio da atividade.
Art.

Recebido o requerimento com a documentao exigida, atividades com estabelecimento, o processo ser encaminhado para:
44

no

caso

de

I - diligncia tendente a verificar a legitimidade da ocupao do local onde se pretende instalar o estabelecimento; II - expedio de pronunciamento conclusivo pelo deferimento ou indeferimento da inscrio. Pargrafo nico - Concluda a inscrio, a Secretaria Municipal de Finanas emitir, para o contribuinte sem estabelecimento, o respectivo Carto de Inscrio Municipal.
Art. 45 As atividades do CADES sero classificadas por cdigos, de conformidade com a Tabela de Classificao nacional de Atividades EconmicoSociais - CNAE FISCAL, da Comisso Nacional de Classificao Econmica CONCLA.

SEO IV DA ALTERAO DO CADES

Art. 46 O interessado dever promover a alterao de sua inscrio atravs do Formulrio de Informaes Cadastrais - Atividades - FIC-01, sempre que ocorrer um dos seguintes fatos:

I - para as pessoas fsicas: a) alterao do endereo; b) mudana da atividade exercida. II - para as pessoas jurdicas, alterao do ato constitutivo, estatuto ou contrato social, relativamente a: a) b) c) d) e) f) razo social ou denominao; natureza jurdica; composio societria; endereo; ramos de atividades; ciso, fuso ou incorporao.

14 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Art. 47 A alterao cadastral dever ser solicitada em at dez dias, contados

do ato ou fato que der causa.


Art. 48 O pedido de alterao no CADES dever ser instrudo com:

I - os documentos que ensejarem a respectiva alterao, conforme o caso; II - o Alvar de Localizao e Funcionamento em uso, original, no caso de inscries com estabelecimento; III - a consulta prvia com parecer favorvel, na forma indicada na Seo I deste Captulo, quando se tratar de pessoas fsicas ou jurdicas com estabelecimento, em relao de alterao de endereo ou atividade exercida; IV - outros documentos, a critrio da Secretaria de Finanas, indispensveis alterao pretendida.

SEO V DA BAIXA OU SUSPENSO DO CADES

Art. 49 O interessado dever promover a baixa ou suspenso de sua inscrio no

CADES sempre atividade.

que,

por

qualquer

motivo,

deixar

de

exercer

respectiva

Art. 50 A baixa ou suspenso da inscrio dever ser solicitada, em formulrio

prprio, at trinta dias contados da data do evento que der causa. Pargrafo nico - No pedido de baixa ou suspenso da inscrio, o contribuinte fica obrigado a: I - informar o endereo completo para correspondncia; II - apresentar o Alvar de Localizao e Funcionamento em uso, original.
Art. 51 A baixa da inscrio obrigatria quando houver o encerramento das atividades, consubstanciado em:

I - previso contida no ato constitutivo, legislao prpria, conforme o caso;

estatuto,

contrato

social

ou

II - baixa da inscrio no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas - CNPJ; III - baixa da inscrio no cadastro de contribuintes estadual, quando a ela obrigado; IV - baixa ou suspenso, a qualquer ttulo, do registro de inscrio em rgo fiscalizador de profisses regulamentadas, no caso de profissionais autnomos ou sociedades de profissionais sujeitos ao registro; V - na fuso ou incorporao, exclusivamente em relao ao estabelecimento fundido ou incorporado.

15 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

1 No caso de fuso, a baixa da inscrio da atividade ser promovida sob a responsabilidade da nova pessoa jurdica e, no caso de incorporao, da sociedade incorporadora. 2 A solicitao de baixa relacionada a qualquer dos motivos elencados no caput deste artigo somente ser analisada com a juntada da respectiva documentao comprobatria.
Art. 52 A suspenso no cadastro cabvel quando o contribuinte deixar de

exercer temporariamente as suas atividades.


Art. 53 A Secretaria de Finanas poder promover a suspenso de ofcio da

inscrio quando o contribuinte: I - no for localizado no domiclio fiscal eleito; II - deixar de recolher a taxa de licena para funcionamento em dois ou mais exerccios consecutivos; III - no proceder atualizao Secretaria de Finanas; cadastral regularmente determinada pela

IV - declarar informaes falsas, inexatas ou incompletas na inscrio ou alterao cadastral; V - tiver a inscrio estadual ou federal suspensa, por qualquer motivo, quando a elas obrigado; VI - deixar de informar a DMS, quando a ela obrigado, e de recolher o ISSQN sujeito homologao, por perodo superior a vinte e quatro meses consecutivos; VII - no efetuar o pagamento de ISSQN lanado por tributao fixa ou no regime de estimativa, por perodo superior a vinte e quatro meses consecutivos; VIII - estiver inscrito como profissional autnomo ou sociedade de profissionais e no atender s exigncias legais e regulamentares para o exerccio de atividades nessa situao.
Art. 54 A baixa de ofcio da inscrio poder ser determinada pela Secretaria Municipal de Finanas nos seguintes casos:

I - suspenso de ofcio por perodo superior a manifestao do contribuinte;

dois anos, sem

qualquer

II - suspenso requerida pelo contribuinte, por perodo superior a cinco anos; III - o contribuinte tiver sua inscrio estadual ou federal baixada, por qualquer motivo.
Art. 55 A baixa ou suspenso de ofcio da inscrio no implicar na quitao

16 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

de crditos tributrios devidos ou exonerao de quaisquer responsabilidades de natureza fiscal.


56 Para os contribuintes que exercem atividades prestacionais, no sujeitos tributao fixa ou estimativa fiscal, indispensvel o procedimento regular de fiscalizao para: Art.

I - baixa da inscrio; II - suspenso da inscrio; III - reativao de cadastro suspenso de ofcio. 1 Para a fiscalizao, o contribuinte dever protocolizao do pedido, a seguinte documentao: apresentar, no ato de

I - notas fiscais ou formulrios para preenchimento eletrnico, utilizados ou no; II - livros fiscais; III - escrita contbil; IV - guia de recolhimento de tributos municipais. 2 Alm dos documentos enumerados no 1 deste artigo, o fisco poder solicitar quaisquer outros que julgar pertinentes para a realizao do procedimento fiscal. 3 A no apresentao dos documentos mencionados nos 1 e 2 deste artigo ensejar o imediato arquivamento do pedido ou o arbitramento do ISSQN, a critrio do fisco. 4 Concludo o procedimento fiscal: I - havendo dbitos, o contribuinte ser intimado para pagamento dos mesmos no prazo de at cinco dias teis, observado: a) o regime de espontaneidade com relao aos tributos; b) a reduo indicada no inciso I do artigo 41 do CTM, para as obrigaes acessrias; II - a documentao ser devolvida ao contribuinte, com: a) as notas fiscais ou formulrios para preenchimento eletrnico ainda no utilizados devidamente cancelados; b) os livros e outros documentos fiscais encerrados ou inutilizados. 5 Caso no seja efetuado o pagamento indicado no inciso I do 4 deste artigo, o contribuinte ser notificado do lanamento e intimado para pagamento, observadas as formalidades legais. 6 O pedido de suspenso ou baixa de inscrio referente a filial, agncia,

17 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

sucursal ou outro dependente ser instrudo com os livros e documentos de cada estabelecimento, facultado fiscalizao o exame dos registros do estabelecimento principal. 7 Os contribuintes sujeitos alquota fixa ou estimativa que tiverem livros e notas fiscais confeccionados, tambm devero apresent-los fiscalizao, no ato do pedido de baixa ou suspenso da inscrio cadastral, para as providncias deste Art, no que couber.
Art.

Nenhuma baixa cadastral ser realizada antes da total quitao de dbitos existentes, inclusive quando decorrentes de parcelamento.
57

1 A inscrio ficar suspensa enquanto perdurar o parcelamento de dbitos, sendo convertida em baixa cadastral mediante a respectiva quitao. 2 Conforme deliberao da Secretaria Municipal de Finanas, a baixa poder ser autorizada com existncia de dbitos, excepcionalmente, quando assegurados por garantia real bastante para o integral pagamento.
Art.

Nos casos de venda ou transferncia de estabelecimento, para funcionamento no mesmo endereo, a nova inscrio somente ser concedida aps a baixa da inscrio anterior.
58

Art. 59 A baixa ou suspenso no cadastro ser comprovada com:

I - a respectiva certido, fornecida pela Secretaria Municipal de Finanas, quando requerida pelo interessado; II - a publicao na imprensa oficial, quando realizada de ofcio.
Art. 60 Enquanto o contribuinte permanecer com sua inscrio suspensa, fica

interrompido o lanamento de quaisquer tributos.

SEO VI DAS DISPOSIES COMUNS INSCRIO, ALTERAO, BAIXA OU SUSPENSO CADASTRAL

Art.

61 Para a protocolizao do pedido de inscrio, alterao, baixa ou suspenso cadastral, a comprovao da inexistncia de dbitos, abrangendo os imveis e as pessoas relacionados s atividades, ser efetuada com:

I - certido negativa de dbitos, para fins de inscrio ou baixa; II - certido negativa de dbitos ou certido positiva com efeito de negativa, para fins de suspenso ou reincio de atividades.

SEO VII DA LICENA PARA LOCALIZAO E FUNCIONAMENTO

Art. 62 Realizada a inscrio municipal e satisfeitas todas as exigncias para

18 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

o licenciamento da atividade, a Secretaria Municipal de Finanas providenciar a expedio da licena para localizao e para funcionamento. 1 So licenciamentos preliminares licena funcionamento, quando a atividade assim exigir: I - Alvar Sanitrio; II - licena ambiental; III - qualquer outro legislao prpria. licenciamento inerente atividade, previsto em para localizao e para

2 O Alvar de Licena para Localizao e Funcionamento conter, alm dos elementos que lhe so prprios, as seguintes indicaes: I - atividade realizada com ou sem estabelecimento; II - quando se tratar de licenciamento provisrio; III - publicidade licenciada; IV - ocupao de reas em logradouros pblicos licenciada; V - horrio de funcionamento licenciado, normal ou especial.
Art. 63 A Secretaria Municipal de Finanas poder expedir Alvar de Licena

para Localizao e Funcionamento provisrio, cuja validade mxima ser de at 180 dias. 1 O disposto no caput deste artigo se aplica com a manifestao dos rgos envolvidos, relativamente a: I - consulta prvia com autorizao provisria, expedida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitao, na forma do artigo 34; II - licenciamento ou autorizao provisria, nos demais casos previstos em lei ou norma prpria. 2 O Alvar de Licena para Localizao e Funcionamento provisrio depender de solicitao expressa do contribuinte, com a juntada de Termo de Responsabilidade no qual o requerente assumir compromisso de cumprimento exigncias indispensveis para o licenciamento pretendido. 3 Exaurido o prazo de validade do Alvar de Licena para Localizao e Funcionamento provisrio sem o cumprimento do compromisso assumido no Termo de Responsabilidade, a Secretaria de Finanas solicitar do rgo competente a interdio da atividade, sem prejuzo do pagamento de tributos devidos e demais penalidades. 4 A inscrio provisria ser convertida em definitiva quando atendidos todos os requisitos legais para o cadastramento da atividade.

19 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

5 Caso ocorra o indeferimento do licenciamento ou autorizao provisria, por qualquer rgo envolvido, conforme mencionado no 1 deste artigo: I - a Secretaria de Finanas providenciar o cancelamento do Alvar de Licena para Localizao e Funcionamento provisrio; II - o contribuinte dever encerrar suas atividades no local, sob pena de interdio por parte do rgo competente, sem prejuzo do pagamento de tributos devidos e demais penalidades. 6 No ser expedido Alvar de Licena para Localizao e Funcionamento provisrio para as seguintes atividades: I - boates, danceterias, clubes sociais, casas de show e estabelecimentos congneres, que renam grande quantidade de pessoas; II - hospitais, maternidades, clnicas e consultrios mdicos; III - postos de combustveis ou locais que comercializem gs liquefeito de petrleo; IV - aquelas que possam vir a representar risco a vidas humanas. 7 Na alterao do cadastro municipal relativamente atividade contribuinte, aplicam-se, no que couberem, as disposies deste artigo.
Art. 64 A licena para localizao no ter prazo de validade. Art. 65 A licena para funcionamento ter validade at o dia 31 de janeiro do

do

ano subseqente ao de sua concesso, exceto quando se tratar de licenciamento provisrio.


Art. 66 A prorrogao da licena para funcionamento somente ser realizada

mediante a quitao da respectiva taxa. Pargrafo nico - O perodo compreendido entre o vencimento do prazo de validade da licena para funcionamento e sua posterior prorrogao ser tido como licenciamento precrio, mas no ensejar a emisso de Alvar.
Art. 67 No caso de licenciamentos provisrios ou precrios, aplicam-se, no que

couberem, as disposies desta Seo.

TTULO II DOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES

Art. 68 Para os fins das disposies contidas neste Ttulo, os tributos municipais compreendem, alm dos impostos, taxas e contribuies:

20 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

I - a atualizao monetria; II - as multas de mora; III - os juros de mora; IV - as multas acessrias. formais decorrentes do descumprimento das obrigaes

Art. 69 Nenhum procedimento ou ao se intentar contra o contribuinte que

pagar tributo ou cumprir outras obrigaes fiscais, de acordo com deciso administrativa irrecorrvel, ainda que posteriormente essa deciso seja revogada ou modificada. Pargrafo nico - Aplica-se o disposto no caput deste artigo ao contribuinte que tenha praticado os atos nele previstos de conformidade com as instrues emanadas da Secretaria Municipal de Finanas, regularmente publicadas.

CAPTULO II DO PAGAMENTO DOS TRIBUTOS SEO I DO DOCUMENTO DE ARRECADAO

Art. 70 Os tributos municipais somente podero ser pagos pelo contribuinte

atravs do respectivo documento de arrecadao. Pargrafo nico - Ensejar a cobrana da arrecadao, no valor determinado pelo CTM: segunda via do documento de

I - a re-emisso do documento, por culpa do contribuinte; II - a emisso do documento, por qualquer forma, para pagamento de diferenas de tributos municipais.
Art. 71 O documento de arrecadao ser fornecido diretamente ao interessado,

sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Finanas, para quaisquer tributos. Pargrafo nico - A Secretaria Municipal de Finanas poder autorizar os demais rgos da Administrao a emitirem documentos de arrecadao, exclusivamente em relao s taxas de poder de polcia ou taxas de expediente a eles correlatos.
Art. 72 Os modelos de documento de arrecadao sero definidos pela Secretaria

Municipal de Finanas, em boletos, tales, carns e outros, com cdigos de barras, obedecidos o padro estabelecido pela Federao Brasileira de Bancos FEBRABAN.
Art. 73 Os documentos de arrecadao relativos s taxas de expediente e taxas

do poder de polcia substituem, para todos os efeitos, a Notificao de

21 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Lanamento.
Art. 74 Os documentos de arrecadao emitidos a pedido do contribuinte tero o

prazo para pagamento de at trs dias teis, exceto quando outro for indicado no Calendrio Fiscal.

SEO II DO RECOLHIMENTO DOS TRIBUTOS

Art. 75 O recolhimento dos tributos municipais obedecer aos prazos fixados no

Calendrio Fiscal constante no ANEXO I. 1 O Secretrio Municipal interesses da Administrao: de Finanas, por ato prprio, atendendo os

I - alterar o Calendrio Fiscal, em carter temporrio, por ms ou exerccio, conforme o caso; II - em relao ao ISSQN devido por servios prprios ou de terceiros: a) implantar regime de recolhimento diferenciado para um contribuinte ou grupo de contribuintes, observada a peculiaridade da apurao, devidamente justificado em processo regular; b) determinar valores mnimos para recolhimento mensal e a forma de recolhimento posterior, exceto quando se tratar de contribuinte tributado por alquota fixa ou em regime de estimativa fiscal. 2 No caso de convnios firmados para arrecadao de tributos municipais, por qualquer forma, prevalecero as datas de vencimento indicadas no respectivo instrumento. 3 O cadastro do recolhimento dos tributos ser contribuinte, em controle tipo conta-corrente fiscal. individualizado por

Art. 76 Os tributos sero recolhidos somente nas instituies financeiras e

suas agncias Municipal.


Art. 77

arrecadadoras,

regularmente

contratadas

pela

Administrao

As retenes, quando efetuadas, sero correspondentes ao valor do tributo devido, promovendo-se os recolhimentos na forma e prazos estabelecidos no Calendrio Fiscal. Pela cobrana a menor de tributos, respondem, atravs de apurao realizada em processo administrativo, perante a Fazenda Municipal, solidariamente, os funcionrios responsveis, aos quais caber o direito regressivo em desfavor do sujeito passivo.
78

Art.

Pargrafo nico - No ser de responsabilidade do funcionrio a cobrana a menor que se fizer em virtude de declarao falsa do contribuinte, quando ficar comprovado que a fraude foi praticada em circunstncias que impossibilitaram a tomada de providncias necessrias defesa da Fazenda

22 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Pblica Municipal.

CAPTULO III DO PARCELAMENTO DOS TRIBUTOS SEO I DAS DISPOSIES GERAS

Art. 79 Os parcelamentos de tributos sero efetuados em parcelas iguais, mensais e sucessivas, nas formas previstas neste Captulo. Art. 80 O acrscimos:

atraso

no

pagamento

do

parcelamento

acarretar

os

seguintes

I - atualizao monetria; II - multa de mora devida para o tributo, no caso de parcelamento direto; III - juros de mora de 1% ao ms ou frao.

SEO II DO PARCELAMENTO DIRETO

Art. 81 Sero parcelados diretamente os seguintes tributos, at a data do vencimento da parcela nica:

I - IPTU, em at dez parcelas; II ISSQN devido pelos profissionais profissionais, em doze parcelas; autnomos ou sociedades de

III - Taxa de Coleta de Lixo, em at trs parcelas; IV - Taxa de Conservao de Vias e Logradouros Pblicos, em at trs parcelas; V - Contribuio de Melhoria, de acordo com as disposies do artigo 131 do CTM; VI - COSIP, em relao aos imveis no edificados, at trs parcelas. 1 Os parcelamentos previstos no caput neste artigo: I - sero processados automaticamente pela independente de requerimento do contribuinte; Secretaria de Finanas,

II - formalizam-se pelo pagamento da primeira parcela at a data de vencimento da parcela nica; III - no podero ter parcelas com valor inferior a quinze UFIP, com exceo

23 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

do imposto indicado no inciso II do caput deste artigo. 2 O parcelamento direto do ISSQN devido pelos profissionais autnomos, tratado no inciso II do caput deste artigo, ser proporcional aos meses de apurao, nos casos de inscrio, reativao, baixa ou suspenso do CADES ocorridos no decorrer do exerccio. 3 Para os fins do disposto no 2 deste artigo, a parcela superior a quinze dias ser computada como um ms.
Art. 82 Aps a data final do parcelamento direto, havendo parcelas em aberto, estas sero inscritas em Dvida Ativa para execuo judicial.

SEO III DO PARCELAMENTO DE DBITOS FISCAIS SUBSEO I DA FORMA DO PARCELAMENTO

Art. 83 Podero ser parcelados os dbitos fiscais, ajuizados ou no, oriundos

de: I - IPTU; II - ISSQN; III - Taxa de Coleta de Lixo; IV - Taxa de Conservao de Vias e Logradouros Pblicos; V - Contribuio de Melhoria; VI - COSIP; VII - multas formais decorrentes do descumprimento de obrigaes acessrias.
Art. 84 No parcelamento tratado nesta Seo, incidiro sobre dbitos fiscais:

I - a atualizao monetria, multas de mora e os juros de mora aplicveis a cada caso, at o momento da concesso do parcelamento; II - os juros de 1% ao ms ou frao, calculados sobre o total do crdito fiscal a ser parcelado, at a data prevista para pagamento da ltima parcela. Pargrafo nico - Os juros indicados no inciso II deste artigo sero obtidos pelo sistema de clculo da Tabela Price.
Art.

parcelamentos de dbitos fiscais, para pessoas fsicas ou jurdicas, estabelecidas ou no no Municpio, sero concedidos, pela Secretaria de Finanas, de acordo com solicitao do interessado, observadas as faixas, valores e nmeros de parcelas estipulados no ANEXO II.
85

Os

24 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Pargrafo nico - O constantes deste Anexo mediante determinao designar, limitado a 30

nmero mximo de parcelas estipulado nas tabelas poder ser flexibilizado at o dobro, em cada caso, do Secretrio Municipal de Finanas ou quem ele parcelas.

Art. 86 A solicitao do parcelamento ser feita em requerimento formalizado

na Secretaria Municipal de Finanas, que constar, dentre outras informaes: I - confisso em carter irretratvel do dbito por parte do sujeito passivo; II - renncia do direito de defesa, na esfera administrativa, ainda que a impugnao ou recurso tenha sido interposto, com encerramento da fase contenciosa; III - retroatividade da concesso data do pagamento da primeira parcela; IV - nmero do processo administrativo ou do Auto de Infrao, quando se tratar de dbito apurado em ao fiscal; V - demonstrativo detalhado do dbito a ser parcelado. 1 A solicitao de parcelamento dever ser apresentada pelo interessado devidamente preenchida, assinada e acompanhada dos documentos que forem exigidos. 2 A primeira parcela ser emitida com prazo de pagamento de at dois dias teis, contados da solicitao. 3 No sendo efetuada a quitao da primeira parcela at a data aprazada, a solicitao de parcelamento ser considerada invlida e sumariamente arquivada. 4 As parcelas decorrentes do pedido de parcelamento vencero mensalmente no mesmo dia do vencimento da primeira parcela. 5 O formulrio do parcelamento de dbitos obedecer ao modelo aprovado pela Secretaria Municipal de Finanas.
Art. 87 Formalizado o pedido de parcelamento e quitada a primeira parcela, a

solicitao ser encaminhada autoridade competente, para conhecimento e autorizao. Pargrafo nico - O Secretrio Municipal de Finanas, por ato prprio, poder determinar os limites hierrquicos de responsabilidade para deferimento das solicitaes de parcelamento de dbitos, de acordo com os respectivos valores e faixas referenciais.
Art. 88 Em nenhuma hiptese o parcelamento de dbitos fiscais ser concedido:

I - sem a quitao da primeira parcela; II quando o contribuinte estiver irregular com relao s obrigaes

25 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

acessrias; III - no caso de existncia de outros dbitos vencidos, parcelados ou no. Pargrafo nico - Os dbitos fiscais originrios do parcelamento direto somente podero ser objeto de novo parcelamento aps o vencimento ltima parcela.
Art. 89 Os parcelamentos de dbitos sero efetuados por tributos, podendo,

entretanto, ser cumulativos os exerccios. 1 A Taxa de Coleta de Lixo e a Taxa de Conservao de Vias e Logradouros Pblicos podero ser parceladas em conjunto. 2 Mesmo quando se referirem a um nico tributo, devero ser desmembrados os dbitos: I - ainda no inscritos em Dvida Ativa; II - inscritos em Dvida Ativa e ainda no ajuizados; III - inscritos em Dvida Ativa e j ajuizados; 3 No ser concedido parcelamento de dbito j ajuizado sem que sejam oferecidas as garantias reais para suspenso da execuo, exceto quanto aos dbitos relativos ao IPTU quando o valor venal do imvel for igual ou superior ao da reclamao tributria.

SUBSEO II DA DENNCIA DO PARCELAMENTO

Art. 90 Ocorrendo atraso no pagamento de qualquer parcela por prazo superior a

sessenta dias, o parcelamento de dbitos fiscais poder ser denunciado pela Secretaria Municipal de Finanas.
Art.

Ocorrendo a denncia do parcelamento, as parcelas em aberto sero inscritas em Dvida Ativa para execuo judicial.
91

Pargrafo nico - Na denncia do parcelamento, tratando-se de crdito tributrio oriundo do ISSQN declarado pelo contribuinte para posterior homologao, ser lavrada a Notificao de Lanamento e adotadas as demais providncias decorrentes, antes da inscrio em Dvida Ativa.
Art. 92 A denncia do parcelamento ser formalizada por ato prprio, o qual ser juntado ao processo relativo solicitao de parcelamento. Art. 93 Em esfera administrativa, no sero objeto de novo parcelamento os dbitos fiscais remanescentes de parcelamento anterior, efetuado na forma prevista nesta Seo, cujo acordo tenha sido denunciado, exceto quando prvia e expressamente autorizado pela autoridade competente.

26 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

CAPTULO IV DO CANCELAMENTO DE DBITOS

Art. 94 Podero ser cancelados, mediante despacho fundamentado da autoridade

responsvel pelo lanamento os dbitos originrios de procedimentos onde seja comprovada a existncia de erro formal ou material que prejudique sua legalidade. Pargrafo nico - O cancelamento de dbitos ser determinado de ofcio ou a requerimento do interessado, em processo administrativo.

CAPTULO V DA RESTITUIO DE INDBITOS TRIBUTRIOS

Art.

O contribuinte ter direito, independente de prvio restituio total ou parcial do tributo, nos seguintes casos:
95

protesto,

I - cobrana, reteno ou pagamento de tributo indevido ou a maior que o devido, em face da legislao municipal aplicada, da natureza ou circunstncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido; II - erro na identificao do sujeito passivo, na determinao da alquota aplicvel, no clculo do montante do dbito ou na elaborao ou conferncia de qualquer documento relativo ao pagamento; III - reforma, anulao, revogao ou resciso de deciso condenatria.
Art. 96 As restituies de indbitos tributrios far-se-o atravs de processo administrativo, mediante autorizao do Secretrio Municipal de Finanas ou de quem ele delegar.

1 As restituies relativas a indbitos decorrentes de auditoria fiscal sero processadas pela Junta de Recursos Fiscais. 2 Os processos de restituio sero obrigatoriamente informados, antes de receberem despacho decisrio, pelo servio que tiver competncia para calcular os tributos e as penalidades reclamadas.
Art. 97 As restituies de indbitos tributrios sero autorizadas:

I - como crdito para quitao de dbitos vencidos ou vincendos, quando o beneficirio for contribuinte do ISSQN no Municpio; II - em moeda corrente, nos demais casos, exceto quando solicitado de forma diversa pelo contribuinte. 1 O aproveitamento de crdito fiscal se dar a pedido do contribuinte ou de ofcio.

27 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

2 O indbito tributrio sofrer os seguintes acrscimos, calculados at a data da restituio ou da converso em crdito: I - atualizao monetria, no padro adotado no CTM. II - juros de mora, no capitalizveis, razo de 1% ao ms. 3 Os crditos do contribuinte resultantes de restituio de indbitos tributrios no podero ser transferidos a terceiros.
Art. 98 O procedimento de restituio a pedido do contribuinte ter incio com

petio regularmente formalizada e protocolizada pelo interessado, instruda com: I - a identificao postulatria; completa do requerente e prova de sua capacidade

II - o comprovante original do pagamento; III - a prova do pagamento indevido e de que o nus tributrio foi suportado pelo requerente; IV - os dados bancrios, para restituio, quando for o caso. depsito em conta-corrente poca da

1 Sendo o pedido de restituio fundamentado em deciso administrativa ou judicial, o requerente dever anexar cpia do respectivo decisrio. 2 Para complementao do pedido de restituio, podero ser solicitados outros documentos ou esclarecimentos do requerente, que ter o prazo de at dez dias para atendimento, sob pena de arquivamento da solicitao.
Art. 99 A restituio total ou parcial do tributo d lugar restituio, na

mesma proporo, dos acrscimos incidentes.


Art. 100 O direito de pleitear a restituio extingue-se com decurso de prazo

de cinco anos, contados da extino do crdito tributrio ou da data em que se tornar definitiva a deciso administrativa ou transitar em julgado a deciso judicial que tenha reformado, anulado, revogado ou rescindido a deciso condenatria, conforme o caso.
Art. 101 A restituio do indbito ser feita ao contribuinte ou a quem provar haver assumido o encargo financeiro do pagamento indevido do tributo.

CAPTULO VI DA COMPENSAO DE CRDITOS

Art. 102 A compensao de crditos tributrios ser autorizada, no interesse

da Administrao, designar.

pelo

Secretrio

Municipal

de

Finanas

ou

por

quem

ele

28 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

1 Na data da autorizao para compensao de crditos fica interrompida a fruio dos acrscimos legais, at a data de sua efetivao. 2 Quando se tratar de crditos do contribuinte relativos venda de materiais ou servios para a Prefeitura, o disposto no 1 deste artigo somente se aplica caso tenha havido a liquidao da despesa.
Art. 103 A compensao poder ser iniciada a requerimento do sujeito passivo,

devidamente protocolizado, ou de ofcio, quando justificado por quem lhe der causa. Pargrafo nico - Quanto iniciada de ofcio, a compensao somente ser levada a termo aps consentimento formal do contribuinte.
Art.

Ser feita a compensao em crditos do Municpio vencidos ou vincendos, independente de prvio protesto, quando houver quaisquer valores a serem restitudos a pedido do contribuinte.
104

CAPTULO VII DA TRANSAO ADMINISTRATIVA OU JUDICIAL

A Secretaria Municipal de Finanas ou a Procuradoria Geral do Municpio, por meio de seus titulares, so autorizadas a promover a transao administrativa ou judicial, respectivamente, dos crditos tributrios do Municpio.
Art. 105 Art.

Os processos relativos a transao sero individualizados apreciao e sero iniciados por meio de requerimento do interessado.
106

para

Art. 107 Compete Secretaria Municipal de Finanas prestar informaes pormenorizadas da origem e dos respectivos valores dos crditos tributrios. Art. 108 O contribuinte, beneficirio da transao, por meio de requerimento prprio, dever confessar a dvida em carter definitivo e irretratvel, renunciando a apresentao de qualquer impugnao ou recurso, na esfera administrativa ou judicial, inclusive desistindo daqueles j interpostos.

Pargrafo nico - Acerca da regularidade do pedido manifestaro os setores tcnicos auxiliares, mediante parecer fundamentado.
Art. 109 Qualquer transao realizada dever ser formalizada em Termo prprio,

com publicao do seu extrato, na forma da legislao aplicvel.


Art. 110 O disposto neste Captulo no gera direito restituio de valores

que j tiverem sido objeto de pagamento, por qualquer forma.

CAPTULO VIII DO DEPSITO SEO I

29 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

DA DISPOSIO PRELIMINAR

Art. 111 O depsito dever ser realizado em moeda corrente do pas ou em cheque, em conta-corrente determinada pela Secretaria Municipal de Finanas, para cada caso.

1 O depsito em cheque somente surtir qualquer efeito a partir do resgate. 2 O Municpio poder aplicar os valores depositados, restituindo proporcionalmente os rendimentos aos contribuintes, se for o caso.

SEO II DO DEPSITO PRVIO PARA GARANTIA

Art. 112 Exigir-se- depsito prvio para garantia na interposio de recursos

perante a Junta de Recursos Fiscais, fixado em deciso de primeira instncia, nos seguintes valores: I - at 50% do valor discutido, relativo ao procedimento contencioso em que haja indcios de qualquer tipo de fraude fiscal; II - at 30% do valor discutido, referente ao procedimento contencioso: a) originrio de lanamentos decorrentes da ausncia de apresentao livros, notas e documentos regularmente exigidos pelo fisco; b) onde se configurar tributo informado e no recolhido no prazo legal. de

1 Para os fins deste artigo, o valor discutido importa no valor originrio e seus acrscimos legais, calculados at a data da sentena de primeira instncia. 2 O Julgador Tributrio determinar, na sentena, o quantum do depsito recursal, com a devida exposio dos motivos que justifiquem ou no a sua exigncia. 3 O depsito prvio para garantia dever: I - ser realizado at a data limite para o ingresso do recurso contra a sentena de primeira instncia, sob pena dos efeitos da revelia; II - acompanhar, atravs de cpia, o recurso apresentado. 4 Em nenhuma hiptese ser exigido depsito recursal para rgos do governo estadual, federal ou municipal, inclusive suas autarquias e fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico.
Art. 113 Os valores depositados, para fins de garantia de instncia, tero a

seguinte destinao: I - restituio ao contribuinte, no caso de deferimento total do recurso;

30 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

II - restituio proporcional ao contribuinte, no caso de deferimento parcial do recurso e converso do depsito em renda relativa parte indeferida; III - converso do depsito em renda, no caso de indeferimento do recurso. Pargrafo nico - Convertido o depsito em renda, total ou parcialmente, o saldo porventura apurado contra ou a favor do fisco ser exigido ou restitudo da seguinte forma: I - a diferena a favor do Municpio ser exigida atravs de notificao direta publicada ou entregue pessoalmente ao sujeito passivo, na forma e nos prazos legais; II - o saldo a favor do contribuinte ser restitudo de ofcio, independente de prvio protesto, de acordo com os critrios estabelecidos para as restituies totais ou parciais do crdito tributrio.

SEO III DAS DEMAIS HIPTESES DE DEPSITO

Art.

Sem prejuzo do disposto na Seo II deste Captulo, nas demais hipteses de depsito previstas no artigo 175 do CTM, a importncia a ser depositada corresponder ao valor integral do crdito tributrio apurado:
114

I - pelo fisco, nos casos de: a) lanamento de ofcio, inclusive nos casos de estimativa ou arbitramento da base imponvel; b) lanamento por declarao; c) alterao ou substituio do lanamento original, qualquer que tenha sido a modalidade; d) aplicao de penalidades pecunirias; II - pelo prprio contribuinte, nos casos de confisso obrigao, antes do incio de qualquer procedimento fiscal; espontnea da

III - na deciso administrativa desfavorvel, no todo ou em parte, ao sujeito passivo. Pargrafo nico - O depsito parcial ser admitido exclusivamente para expurgo de prestaes vincendas, apenas quando houver confisso irretratvel de dvida em relao a tais parcelas.
Art. 115 O depsito efetivado aps a data do vencimento do tributo contemplar

a atualizao monetria, os juros e multa de mora devidos. Cabe ao sujeito passivo, por ocasio da efetivao do depsito, especificar o crdito tributrio ou a sua parcela, quando este for exigido em prestaes, ou ainda a penalidade pecuniria, por ele abrangido.
Art. 116

31 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Pargrafo nico - A efetivao do depsito no importa em suspenso do crdito tributrio: I - quando parcial, das prestaes vincendas em que tenha sido decomposto; II - quanto total, de outros crditos referentes ao mesmo ou a outros tributos ou penalidades pecunirias.

CAPTULO IX DA DENNCIA ESPONTNEA

Art. 117 No caso do contribuinte, antes do incio de qualquer procedimento fiscal, procurar espontaneamente a repartio fiscal para comunicar irregularidade ou recolher tributo no pago na poca prpria, observar-se- o seguinte:

I - quando se tratar de irregularidade com relao obrigao acessria, a denncia ser declarada pelo contribuinte atravs do preenchimento do instrumento de denncia espontnea, em modelo a ser fornecido pela Secretaria de Finanas, que ser devidamente protocolizado, instrudo com: a) a relao discriminativa das infraes cometidas; b) prova da correo da obrigao. II - no caso de alternativamente: tributo no recolhido, dever efetuar, de imediato,

a) o pagamento ou o requerimento de parcelamento da importncia devida, com os acrscimos legais; b) o depsito da importncia julgada devida, quando o montante do tributo dependa de apurao circunstanciada.
Art. 118 Nos casos de inutilizao, perda ou extravio de livros ou documentos

fiscais, a denncia concomitantemente:

espontnea

elidir

cobrana

de

penalidade

quando,

I - houver possibilidade de serem os mesmos reconstitudos ou, tratandose apenas de documentos fiscais, substitudos por cpias de quaisquer de suas vias; II - o interessado adotar as providncias indicadas no artigo 258, devidamente comprovado.
Art. 119 A apresentao de documentos obrigatrios Administrao no importa

em denncia espontnea, para os fins do disposto neste Captulo. 1 So considerados documentos obrigatrios aqueles que a Administrao fixar prazo regular para sua apresentao, em especial: I - a Declarao Mensal de Servios;

32 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

II - os Mapas Especiais de Apurao do ISSQN; III - a Declarao para Estimativa Fiscal, quando expressamente exigida pelo fisco. 2 No haver a imposio de penalidades quando a Secretaria de Finanas, por qualquer motivo, der causa ao atraso na entrega de documentos obrigatrios. 3 Inclui nas disposies deste artigo os documentos retificadores, no prazo fixado para sua apresentao. obrigatrios

Art. 120 O contribuinte que apresentar denncia espontnea que no rena as

condies indispensveis para a eliso da cobrana da respectiva penalidade, estar sujeito ao seu lanamento de imediato.

CAPTULO X DAS CERTIDES ADMINISTRATIVAS

vista do requerimento do interessado, sero expedidas Secretaria de Finanas as seguintes certides administrativas:
Art. 121

pela

I - de cadastramento ou no inscrio cadastral; II - de lanamento, no incidncia, imunidade ou iseno de tributo; III - de baixa ou suspenso de atividade. 1 Os modelos das certides previstas neste artigo sero estabelecidos pela Secretaria de Finanas. 2 As certides sero expedidas individualmente, para cada imvel, pessoa fsica ou pessoa jurdica, conforme o caso. 3 As certides administrativas tero o seguinte prazo de validade, contados da expedio: I - de trinta dias, de cadastramento ou no inscrio cadastral; II - at o final do exerccio financeiro a que se referir, de lanamento, no incidncia e iseno; III - indeterminado, de imunidade, baixa ou suspenso.

CAPTULO XI DO RECONHECIMENTO DA IMUNIDADE TRIBUTRIA

Art. 122 A imunidade tributria em relao aos impostos ser reconhecida pela

Secretaria de Finanas:

33 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

I - de ofcio, com base nos dados constantes no Cadastro Fiscal do Municpio, quando se tratar do patrimnio e servios da administrao direta da Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal; II - a requerimento do interessado, em processo administrativo regular: a) em relao s suas atividades essenciais: 1. os templos de qualquer culto; 2. os partidos polticos, inclusive suas fundaes, as entidades sindicais de trabalhadores, as instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos; 3. as autarquias e fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico; b) para os que exercerem atividades relacionadas a livros, jornais, peridicos e o papel destinado sua impresso. 1 A imunidade dos bens imveis dos templos compreende a igreja, sinagoga, convento, escola paroquial, escola dominical ou o edifcio onde se celebra a cerimnia pblica, assim como os respectivos anexos, como casa paroquial ou semelhante, seminrios, conventos, centros de formao, dentre outros. 2 Em qualquer hiptese de reconhecimento, a imunidade: I - no ter prazo de validade; II - abranger todo o perodo em que ficar comprovado o atendimento dos requisitos constitucionais e legais.
Art. 123 O requerimento de reconhecimento da imunidade:

I - somente ser processado quando a atividade estiver regularmente inscrita no CADES, em relao aos contribuintes estabelecidos no Municpio; II - nos casos do item 2 da alnea "a" do inciso II do artigo 116, dever estar acompanhado de: a) balano patrimonial e demonstraes contbeis, j exigveis e apresentados na forma da lei, com destaque das operaes da unidade ou filial interessada no reconhecimento, relativos ao perodo a que se refere a imunidade pleiteada; b) declarao do interessado, sob as penas da lei, que no distribui qualquer parcela do seu patrimnio ou de suas rendas e que aplica integralmente, no pas, os seus recursos na manuteno dos seus objetivos institucionais; c) outros documentos que a Secretaria Municipal de Finanas julgar indispensveis para anlise do pleito. III - quando se tratar de pedido relativo a IPTU ou ITBI, dever estar acompanhado de prova de propriedade do imvel, sem prejuzo do disposto no inciso II deste artigo. 1 A declarao indicada na alnea "b" do inciso II deste artigo pode ser elidida por informao do rgo federal competente acerca das remessas de recursos para o exterior, que ser solicitada ao interessado sempre que o fisco entender necessrio.

34 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

2 A qualquer tempo, aps o reconhecimento da imunidade, a Secretaria Municipal de Finanas poder requerer os documentos constantes no inciso II do caput deste artigo ou a informao mencionada no inciso II do 1, tambm deste artigo. 3 A Secretaria Municipal de Finanas disponibilizar os modelos de pedido para reconhecimento de imunidade. A imunidade ser reconhecida atravs de Certido, a ser expedida mediante parecer tcnico fundamentado, aprovado pelo rgo prprio da Secretaria de Finanas.
Art. 124 Art. 125 Cessar o privilgio da imunidade:

I - quando a fiscalizao identificar que o beneficirio deixou de preencher quaisquer dos requisitos essenciais ao reconhecimento; II - quanto aos constituir o ato. imveis prometidos a venda, desde o momento em que se

Pargrafo nico - Na hiptese do inciso I deste artigo, a imunidade ser suspensa por ato da autoridade responsvel na Secretaria de Finanas, mediante solicitao fundamentada da fiscalizao.

TTULO III DAS DISPOSIES RELATIVAS AOS TRIBUTOS MUNICIPAIS CAPTULO I DO DOMICLIO TRIBUTRIO

Observadas as disposies legais, o contribuinte de tributos municipais, ou o responsvel, dever escolher e indicar, no Cadastro Fiscal, o seu domiclio tributrio.
Art. 126

1 Para a inscrio econmico-social, entende-se por domiclio tributrio o lugar onde a pessoa fsica ou jurdica desenvolve suas atividades, responde por suas obrigaes e pratica os demais atos que constituem ou possam vir a constituir obrigao tributria. 2 Para fins da inscrio imobiliria, considera-se domiclio tributrio: I - no caso de terreno sem construo, o local que for escolhido e informado pelo contribuinte; II - no caso de terreno com construo, o local onde estiver situado o imvel, ou o endereo do contribuinte, por sua opo.
Art. 127 Independente do domiclio tributrio eleito pelo contribuinte indica a existncia de domiclio ou estabelecimento no Municpio de Palmas, para fins de lanamento, arrecadao, cobrana e fiscalizao de tributos, a conjugao

35 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

parcial ou total dos seguintes requisitos: I - manuteno de pessoal, material, mquinas, instrumentos e equipamentos necessrios execuo dos servios; II - estrutura organizacional ou administrativa; III - inscrio nos rgos previdencirios; IV - indicao como domiclio fiscal para efeito de outros tributos; V - permanncia ou nimo de permanecer no local, para a explorao econmica de atividades de prestao de servios, exteriorizada por elementos tais como: a) indicao do endereo em imprensa, formulrios ou correspondncia; b) locao de imvel; c) realizao de propaganda ou publicidade no Municpio ou com referncia a ele; d) fornecimento de gua, telefone, energia eltrica ou quaisquer outros servios pblicos concedidos em nome do prestador ou seu representante.
Art. 128 O domiclio tributrio ser obrigatoriamente consignado nas peties,

notas fiscais e outros documentos que os obrigados dirijam ou devam apresentar ao rgo da administrao tributria.

CAPTULO II DO IMPOSTO SOBRE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA - ISSQN SEO I DO PREO DOS SERVIOS

Art. 129 Preo do servio a receita bruta a ele correspondente, includos os

materiais e as mercadorias utilizados de qualquer prestao, sem nenhuma deduo e independentemente resultado financeiro. 1 Ressalvam-se das disposies do caput deste artigo:

forma na respectiva do pagamento ou do

I - as mercadorias sujeitas ao ICMS, conforme excees contidas na lista de servios tributveis do ISSQN anexa ao CTM; II - os materiais utilizados, na forma da Seo III deste Captulo. 2 Para os efeitos deste artigo, considera-se preo tudo o que for cobrado em virtude da prestao do servio, em dinheiro, bens, servios ou direitos, inclusive a ttulo de reembolso ou dispndio de qualquer natureza. 3 Nos servios contratados em moeda estrangeira, o preo ser o valor resultante de sua converso em moeda nacional ao cmbio do dia da ocorrncia do fato gerador.

36 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Art. 130 Inclui-se no preo dos servios:

I - quaisquer valores percebidos pela prestao do servio, inclusive os decorrentes de acrscimos contratuais, atualizaes monetrias, reajustamentos, multas ou outros que onerem o custo do servio; II - os descontos ou abatimentos; III - os valores despendidos direta ou indiretamente, em favor de outros prestadores de servios, a ttulo de participao, co-participao ou demais formas da espcie; IV - as vantagens financeiras decorrentes da prestao de servio, inclusive as relacionadas com a reteno peridica de valores recebidos. V - os nus relativos obteno de financiamento nas prestaes de servio a crdito, sob qualquer modalidade, ainda que cobrados em separado.
Art. 131 No sendo o preo do servio desde logo conhecido ou na ocorrncia da

prestao gratuita, ser adotado o corrente da praa. 1 Inexistindo preo corrente na praa, ser ele fixado pelo fisco, mediante estimativa ou arbitramento, levando-se em conta os elementos conhecidos ou apurados; 2 O preo mnimo de determinados tipos de servios poder ser fixado, pela Secretaria de Finanas, em pauta que reflita o preo corrente da praa, a ser utilizada para lanamentos por estimativa ou arbitramento.
Art. 132 Para a fixao da base imponvel para estimativa ou arbitramento, o

fisco poder considerar a receita ou a despesa provvel do contribuinte. 1 A obteno da receita provvel poder ser feita: I - atravs da confrontao das receitas de servios, em perodos similares, declaradas ou recolhidas por outros contribuintes que exeram a mesma atividade e sejam de porte equivalente; II - pela verificao do preo divulgado ao pblico pelo prprio contribuinte ou outros que exeram atividades semelhantes, inclusive quando se tratar de eventos com venda de ingressos, bilhetes, convites, fichas para admisso em jogos, cartelas, couvert, consumao mnima e congneres; III - por meio dos valores apurados por regime especial de fiscalizao; IV - atravs do valor declarado pelo contribuinte a outros entes tributantes, ou por eles apurado; V - com base no valor de honorrios fixado por rgo de classe; VI - por quaisquer outras formas identificadas pelo fisco que indiquem a obteno das receitas do contribuinte.

37 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

2 A apurao do movimento tributvel com base na despesa provvel ser com base nos seguintes elementos: I - o valor da matria-prima, combustveis, insumos e quaisquer materiais consumidos e aplicados na execuo dos servios; II - os materiais de expediente, escritrio e outros, de consumo operacional; III - o custo de manuteno de mquinas e equipamentos; IV - salrios, retiradas pr-labore, honorrios, comisses e gratificaes de empregados, scios, titulares ou prepostos; V - aluguis ou condomnios pagos ou, na falta destes, o valor equivalente para idnticas situaes; VI - o montante das despesas com energia, gua, esgoto e telefone; VII - gastos relativos a publicidade e propaganda; VIII - honorrios, impostos, taxas, contribuies e encargos em geral; IX - outras despesas mensais obrigatrias, relativas atividade. 3 No sendo possvel a identificao dos elementos indicados no 2 deste artigo, a obteno do movimento tributvel com base na despesa provvel levar em conta, no mnimo, as seguintes informaes: I - retirada mensal do titular e dos scios, no inferior a dois salrios mnimos; II - salrio mensal de cada empregado de, pelo menos, um salrio mnimo, acrescido de encargos trabalhistas na ordem de 50%; III - valor mensal de aluguel, podendo ter como base 1% do valor venal fixado pela Prefeitura para fins tributrios. 4 A soma dos valores indicados nos incisos I, II e III do 3 deste artigo constituir-se- na parcela correspondente a gastos gerais, a qual acrescida de 20%, a ttulo de outras despesas, representar o total da despesa estimada. 5 Ao total da despesa de que trata os 2, 3 e 4 deste artigo ser acrescido de 40%, a ttulo de vantagem remuneratria dos servios executados, obtendose, assim, o total geral que servir de base para o clculo da estimativa ou do arbitramento. 6 Na estimativa ou arbitramento de contribuintes com atividades prestacionais conjugadas com outras, o acrscimo previsto no 5 deste artigo ser de 20%.

SEO II DO REGIME DE APURAO

38 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Art. 133 Quando no se tratar de contribuinte tributado por alquota fixa ou

estimativa fiscal, o regime de apurao do ISSQN mensal, considerado calendrio civil, de acordo com os fatos geradores ocorridos no perodo. Pargrafo nico - Sujeitam-se ao regime mensal de determinada no caput deste artigo, o imposto devido por: I - servios prprios; II - servios de terceiros em substituio ou solidariedade; III - servios de terceiros onde houver reteno na fonte. apurao, na

forma

SEO III DA DEDUO DE MATERIAIS NAS OBRAS E SERVIOS DE ENGENHARIA

Art. 134 O valor dos materiais fornecidos pelo prestador dos servios, na realizao das prestaes indicadas nos itens 7.02 e 7.05 da lista de servios tributveis prevista no artigo 37 do CTM, ser deduzido do respectivo preo.

1 Para comprovao dos materiais fornecidos pelo prestador dos servios, objetivando a deduo da base imponvel, dever ser apresentado ao fisco ou colocados a sua disposio: I - a primeira via da nota fiscal emitida pelo fornecedor do material, com indicao do local da obra e data anterior da nota fiscal de servios de cujo valor ser deduzido o valor da primeira; II - a nota fiscal de remessa, emitida pela empreiteira, caso o material tenha sido entregue em local diverso, com indicao expressa do local da obra; III - o registro em seus livros contbeis, possibilitar a conferncia pelo fisco. obra a obra, de forma a

2 Toda deduo dever ser individualizada por medio, exceto quando se tratar de obra com medio nica. 3 O contribuinte dever manter de forma organizada e separado obra por obra, todos os originais dos contratos, planilhas de oramento e medies referente s obras ou servios das quais foram feitas as dedues. 4 Os materiais aplicados nas sub-empreitadas, devidamente comprovados, podero ser deduzidos do valor total da obra ou servios de engenharia.
Art. 135 O prestador de servios dever informar, no corpo da nota fiscal, o

valor das dedues da base imponvel do imposto, regularmente apurado, quando o imposto ser calculado mediante aplicao da alquota da operao sobre a diferena entre o preo do servio e o valor das dedues informado pelo prestador.

39 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

1 A declarao tratada no caput deste artigo, quando efetuada com irregularidade, assim como a incluso de elementos inexatos ou no permitidos, com conseqente recolhimento ou reteno do imposto a menor, implicar no lanamento, em nome do prestador de servios, da diferena do imposto no recolhido, acrescido das penalidades aplicveis. 2 No ser eximida a responsabilidade do prestador de servios pagamento do imposto apurado sobre o valor das dedues indevidas. pelo

Art. 136 No sero deduzidos da base imponvel os materiais que no se incorporarem obra ou servio e engenharia, perdendo sua identidade fsica no ato da incorporao, em especial:

I - materiais possveis de remoo da obra, tais como: a) b) c) na placa da obra; barraces, alojamento de empregados e respectivos utenslios; madeiras e ferragens, pregos, instalaes eltricas e similares utilizados confeco de tapumes, andaimes, formas, escoras, torres e similares;

II - equipamentos como forma de concreto, ferramentas, mquinas, motores, veculos, bombas, guindastes, balancins, equipamento de segurana, mveis, materiais de decorao e congneres; III - combustveis e lubrificantes utilizados nas mquinas e equipamentos; IV - ferramentas e apetrechos utilizados na prestao de servios; V - quaisquer outros materiais e equipamentos utilizados na construo e que no se integram a mesma. 1 Tambm no podero ser deduzidos da indispensveis execuo da obra, inclusive: I - fretes e carretos; II - locao de mquinas e equipamentos utilizados; III - conserto e manuteno de mquinas e equipamentos; IV - fornecimento de mo de obra avulsa. 2 Quando os servios forem prestados exclusivamente com o fornecimento de mo de obra ou utilizao de equipamentos, no sero permitidas quaisquer espcies de deduo. base imponvel os servios

SEO IV DA RETENO NA FONTE E DA SUBSTITUIO TRIBUTRIA SUBSEO I DAS DISPOSIES GERAIS

40 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Art. 137 Podero realizar a reteno do ISSQN na fonte os tomadores de ou

intermedirios de servios classificados como responsveis tributrios por substituio ou solidariedade, na forma dos artigos 18 a 20 do CTM. 1 Os responsveis solidrios se eximem da responsabilidade pela reteno e respectivo recolhimento do imposto, exceto quando se configurar erro de sua parte, m-f, dolo, fraude ou simulao. 2 Realizada a reteno, o tomador de servios emitir o respectivo recibo, na forma da Seo VI do Captulo III do Ttulo IV.
Art. 138 Os substitutos tributrios esto obrigados ao recolhimento imposto, independentemente de ter sido efetuada a reteno na fonte.

do

1 O Municpio poder considerar extinto o crdito tributrio quando comprovado o pagamento do imposto por parte do prestador, mesmo quando os servios tiverem sido tomados por contribuinte substituto tributrio. 2 Na hiptese de 1 deste artigo, havendo diferena a recolher em favor do municpio, esta ser cobrada do substituto tributrio, com os acrscimos legais, exceto quando se configurar erro, dolo ou m f do prestador de servios.
Art. 139 A reteno na fonte ou a substituio tributria devero ocorrer no

mesmo ms do fato gerador, pagamento dos servios.

independente

do

resultado

financeiro

ou

do

1 No caso de servios tomados pelos rgos e entidades da Administrao Pblica Direta e Indireta do Municpio, Estado e Unio, quando o pagamento dos servios no for efetuado no ms do fato gerador, o pagamento do ISSQN relativo reteno ou substituio tributria poder ser no mesmo ms do efetivo pagamento dos servios. 2 O disposto no 1 deste artigo no prejudica a informao da DMS na referncia da efetiva prestao dos servios.
Art. 140 No esto sujeitos reteno na fonte e substituio tributria os

seguintes servios prestados: I - por profissional contribuintes; autnomo que comprovar inscrio no cadastro de

II - pelas sociedades civis, cujo regime de recolhimento seja por alquota fixa; III - por contribuintes com regime de recolhimento por estimativa; IV - pela concessionria de servios pblicos, relativamente aos servios de tratamento de esgoto sanitrio; V - por instituies financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

41 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Art. 141 Ocorrendo a hiptese do recolhimento do imposto pelo prestador do

servio e sua reteno pelo tomador do servio, sobre a mesma base imponvel, o valor retido dever ser restitudo ao prestador, na forma disposta no Captulo V do Ttulo II.
Art. 142 Os responsveis tributrios no podero utilizar qualquer tipo de

benefcio fiscal previsto na legislao municipal para recolhimento do ISSQN relativo aos servios tomados ou intermediados.

SUBSEO II DA RETENO NAS OBRAS E SERVIOS DE ENGENHARIA

Art. 143 Na reteno do ISSQN na fonte relativo aos servios dos itens 7.02 e

7.05 da lista de servios, a deduo de materiais a ser aplicada no poder ser superior a 30% do valor total da nota fiscal. 1 O imposto incidir sobre o valor do servio contratado, sem deduo, quando: I - no existir na nota fiscal de servios a informao relativa aos materiais fornecidos pelo prestador, conforme determina o artigo 135; II - os servios forem prestados exclusivamente com o fornecimento de mo de obra ou utilizao de equipamentos, tais como: a) b) c) d) e) f) terraplanagem; sondagem; perfurao de poos; escavao; instalao e montagem de produtos, peas e equipamentos; reparao, conservao e reforma sem a aplicao de materiais. dever

2 O substituto tributrio, independente de reteno na fonte, observar as disposies deste artigo, no clculo do imposto devido.

Art. 144 At trinta dias aps a concluso das obras e servios de engenharia, quando houver reteno de ISSQN na fonte, os prestadores dos servios devero finalizar a apurao da base imponvel, promovendo o seguinte ajuste:

I - caso o valor das dedues dos materiais seja inferior a 30% do valor efetivamente aplicado, o prestador do servio dever efetuar o pagamento da diferena do ISS; II - caso os materiais aplicados representem mais do que 30% do valor total da obra, o prestador far jus restituio, em espcie ou crdito futuro, na forma legal. 1 Na concluso da obra executada no Municpio, o prestador de servios dever, obrigatoriamente, preencher o Demonstrativo Fiscal de Construo Civil, em modelo e condies a serem fornecidos pela Secretaria de Finanas.

42 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

2 Para os fins das disposies deste artigo, a concluso da obra ser considerada na data da entrega da nota fiscal referente ltima medio ou medio nica.
Art. 145 O clculo do ISSQN devido pelos responsveis substitutos tributrios

observar as disposies desta Seo, no que couber, quando no houver a reteno na fonte.

SEO V DO ISSQN NA EXPEDIO DO HABITE-SE

Art. 146 Os contribuintes devero fazer prova da quitao do ISSQN relativo s

obras de construo civil, antes da expedio do termo de habite-se.


Art. 147 Para fins de sujeio ao pagamento do ISSQN por solidariedade, incidente sobre as obras de construo civil, considera-se ocorrido o fato gerador por ocasio da concluso da obra ou, caso esta no puder ser no determinada pelo fisco, na data do requerimento do termo de habite-se.

Pargrafo nico - No ocorre a incidncia do imposto quando o proprietrio da obra for o prprio construtor ou contribuinte em regime de substituio tributria.
Art. 148 A base imponvel para apurao do imposto ser determinada pelo valor

dos servios, verificado atravs da aplicao da Planta de Valores Genricos. Pargrafo nico - O clculo e lanamento do ISSQN na expedio do Habite-se sero feitos mediante a declarao de concluso de obra, a ser firmada pelo contribuinte, conforme modelo definido pela Secretaria de Finanas.

SEO VI DOS PROFISSIONAIS AUTNOMOS E DAS SOCIEDADES DE PROFISSIONAIS SUBSEO I DOS PROFISSIONAIS AUTNOMOS

Art. 149 Podero ser inscritos no CADES e atuarem no Municpio, na condio de profissionais autnomos, as pessoas fsicas que efetuarem a prestao de servios com o prprio trabalho pessoal.

1 Por profissional autnomo, entende-se habitualmente e por conta prpria, servios remunerados, sem vnculo empregatcio.

todo aquele que exerce, profissionais e tcnicos

2 Os autnomos inscritos em rgos ou conselhos de fiscalizao e controle de suas profisses regulamentadas estaro sujeitos inscrio de ofcio no CADES e conseqente lanamento do ISSQN, havendo prova da atividade prestacional.

43 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Art. 150 No ser considerado trabalho autnomo quando a prestao de servios estiver sendo realizada conjuntamente com:

I - mais de dois empregados, registrados ou no; II - outros profissionais autnomos, inscritos ou no no CADES. Pargrafo nico - Os empregados que trata o inciso I deste artigo devero atuar exclusivamente na funo de apoio administrativo ou auxlio tcnico, quando a atividade assim exigir.
Art. 151 O profissional autnomo integrante de sociedade, que preste servio

exclusivamente em nome desta, no estar sujeito ao ISSQN recolhido por alquota fixa, mas o preo ser utilizado como base imponvel do imposto a ser recolhido pela sociedade.

SUBSEO II DAS SOCIEDADES DE PROFISSIONAIS

Art.

152 Somente sero admitidas como sociedades de profissionais aquelas formadas com todos os participantes habilitados para a mesma atividade prestacional.

Art. 153 Sem prejuzo das disposies legais, as sociedades de profissionais

podero optar pela tributao fixa quando: I - as mesmas estiverem registradas no respectivo rgo de classe a que pertencerem os profissionais que a compem; II - os servios prestados estiverem limitados rea de habilitao dos profissionais que a compem; III - possurem at dois empregados, em relao a cada scio; IV - as receitas auferidas sejam exclusivamente do trabalho pessoal profissionais habilitados que prestem servios em nome da sociedade.
Art. 154

dos

As sociedades de profissionais regularmente inscritas no CADES, devero requerer o enquadramento para tributao anual fixa at o dia 20 de dezembro de cada ano anexando ao formulrio prprio: I - cpia do Livro de Registro de Empregados, contendo: a) b) c) d) o Termo de Abertura; as folhas preenchidas em frente e verso; a folha subseqente s utilizadas, em branco; o Termo de Encerramento; acompanhada da Relao de Empregados, do ms imediatamente

II - GFIP, anterior;

44 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

III - declarao informando o nmero de scios, empregados e profissionais habilitados que prestem servios em nome da sociedade, em modelo a ser fornecido pela Secretaria de Finanas e Arrecadao. Pargrafo nico - As sociedades de profissionais que no requererem o enquadramento na forma determinada neste artigo sero tributadas pela receita bruta, facultado Secretaria de Finanas a extenso do regime de alquota fixa.

SUBSEO III DAS DISPOSIES PROFISSIONAIS

GERAIS

RELATIVAS

AOS

AUTNOMOS

SOCIEDADES

DE

Quando o contribuinte, regularmente cadastrado no CADES como profissional autnomo ou sociedade de profissionais, deixar de atender quaisquer dos requisitos previstos no CTM ou neste Regulamento, estar sujeito tributao do ISSQN atravs da receita bruta, levantada, estimada ou arbitrada.
Art. 155

Pargrafo nico - Ocorrendo a situao prevista no caput deste artigo: I - os profissionais autnomos podero ter suas inscries suspensas posteriormente baixadas, de ofcio, caso no seja providenciada regularizao da prestao de servios, no prazo de trinta dias; e a

II - as sociedades de profissionais sero tributadas em regime de recolhimento normal ou por estimativa, a partir da data da verificao da irregularidade e enquanto a mesma perdurar; III - a alterao no regime de tributao, para as sociedades de profissionais, ser comunicada pela Secretaria Municipal de Finanas, observada a possibilidade de contestao, na forma dos procedimentos relativos ao contencioso tributrio.

SEO VIII DOS ACORDOS OU REGIMES ESPECIAIS PARA PAGAMENTO DO ISSQN

Quando a situao peculiar abranger vrios contribuintes ou responsveis, o Secretrio Municipal de Finanas poder determinar acordos ou regimes especiais para o pagamento do imposto, bem como para a emisso de documentos e escriturao de livros fiscais, aplicveis s categorias, grupos ou setores de quaisquer atividades econmicas envolvidas.
Art. 156

Pargrafo nico - A Secretaria Municipal de Finanas fixar, em ato prprio, as normas e procedimentos aplicveis aos acordos ou regimes especiais para pagamento do ISSQN.

45 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

SEO IX DAS DISPOSIES ESPECIAIS

Art. 157 As agncias de publicidade no estaro sujeitas ao pagamento do ISSQN

sobre os valores repassados aos veculos de comunicao a ttulo de veiculao, desde que devidamente comprovados por meio de notas fiscais de cada operao contratual.
Art. 158 Ficam excludos da base imponvel do ISSQN as vendas de passagens

areas, terrestres e martimas, bem como de hospedagens dos viajantes e excursionistas, relativas a organizao de viagens ou excurses promovidas pelas agncias de turismo, desde que tais valores tenham sido pagos a terceiros, devidamente comprovado.
Art. 159 No haver incidncia de ISSQN sobre os valores inerentes aos atos

cooperados, repassados pelas sociedades cooperativas, desde que: I - a cooperativa esteja regularmente constituda na forma da legislao especfica; II - no for caracterizada fraude legislao trabalhista mediante dissimulao de relao de emprego entre a cooperativa e seus cooperados; a

III - estejam os cooperados, quando prestadores de servios, regularmente inscritos no CADES.


Art. 160 No haver a incidncia do ISSQN sobre as incorporaes realizadas na forma da legislao prpria, relativas a imveis construdos.

Pargrafo nico - Havendo a venda de unidades imobilirias antes do registro da incorporao no Cartrio de Registro de Imveis, a base imponvel do ISSQN ser o preo das unidades vendidas, com a deduo do material, conforme Seo III deste Captulo. Para os efeitos servios de engenharia:
Art. 161

de

tributao

do

ISSQN,

consideram-se

obras

I - as obras de construo civil propriamente ditas e obras hidrulicas: a) edificaes em geral; b) rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos e suas respectivas obras de arte; c) sistemas de produo e distribuio de energia eltrica; d) sistemas de telecomunicaes e redes de computao; e) pontes, tneis, viadutos e logradouros pblicos; f) canais de irrigao, drenagem, obras de retificao ou regularizao de leitos ou perfis de crregos barragens e diques; g) sistemas de abastecimentos de gua e saneamento, poos artesianos e semi-artesianos; h) terraplanagem e pavimentao em geral; i) montagens de estruturas pr-moldadas de concreto armado; j) esquadrias em geral;

46 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

k) impermeabilizao, isolamentos trmicos e acsticos; l) demolies; m) consertos e simples reparos em instalaes prediais; II - instalao e montagem de centrais telefnicas, sistema de refrigerao, elevadores, produtos, peas e equipamentos incorporados obra; III - instalaes e ligaes de gua, de energia eltrica, de comunicao, inclusive equipamentos relacionados com estes servios; IV - arquitetura paisagstica e grande decorao arquitetnica; V - servios tecnolgicos em edifcios industriais; VI - servios de implantao de sinalizao em logradouros pblicos, estradas e rodovias; VII - engenharia de trnsito e de transporte; VIII - pesquisas, perfurao, cimentao, perfilagem, estimulao e outros servios relacionados com explorao de petrleo, gs natural e demais riquezas minerais; IX - escoramento e conteno de encostas e servios congneres; X - construes, reparos e instalaes de embarcaes, diques flutuantes, porta-batel e materiais flutuantes em geral; XI - aerofotogrametria, inclusive interpretao, mapeamento e topografia; XII - instalaes mecnicas e eletromecnicas; XIII - servios de engenharia concernentes ao transporte areo; XIV - vistorias, engenharia. percias, avaliaes e arbitramentos concernentes

1 So servios auxiliares ou complementares s obras de construo civil ou ligados a essas atividades: I - servios de engenharia consultiva: a) elaborao de planos diretores, estimativas oramentrias, programao e planejamento; b) estudos e viabilidade tcnica, econmica e financeira; c) elaborao de anteprojetos, projetos bsicos, projetos executivos e clculos de engenharia; d) fiscalizao, superviso tcnica, econmica e financeira. II - escavao, movimento de terras, desmonte de rochas manual ou mecnica, rebaixamento de lenol fretico; III - servios de proteo catdica;

47 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

IV levantamentos geodsicos;

topogrficos,

barimtricos,

aerofotogramtricos

V - estudos geotcnicos, ensaios tecnolgicos de materiais. 2 Tambm se sujeita ao ISSQN o fornecimento de: I - concreto pronto para as obras de construo civil, hidrulicas e outros servios de engenharia; II - casas e edificaes pr-fabricadas, quando produzidas e montadas pela prpria empresa de construo e fazendo parte integrante da obra contratada por empreitada.
Art. 162 Quando o contribuinte se encontrar, ao mesmo tempo, na condio de responsvel por solidariedade e de responsvel por substituio, prevalecero suas obrigaes como substituto tributrio.

CAPTULO III DAS DISPOSIES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA - IPTU SEO I DAS CONSTRUES

Sem prejuzo das disposies legais, a critrio da Secretaria de Finanas, podero ser consideradas inadequadas as construes:
Art. 163

I - em relao sua situao, aquelas que estiverem irregulares em relao a qualquer exigncia legal, inclusive o termo de habite-se; II - em relao s suas dimenses, aproveitamento, as que ocuparem: considerados os ndices legais de

a) menos de 20% da rea de terrenos multifamiliares; b) menos de 10% da rea dos demais terrenos. III - em relao ao seu destino, aquelas que com uso diverso do estabelecido na legislao municipal de uso do solo; IV - em relao utilizadas. sua utilidade, as que forem subutilizadas, ou no

Pargrafo nico - Caso seja declarada inadequada a construo, o terreno ser considerado como no construdo, para fins de lanamento do IPTU.
Art.

Deixar de ser considerada em andamento a construo que tiver condies de habitao, mesmo quando no totalmente concluda assim entendida aquela que tiver:
164

48 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

I - paredes levantadas e cobertura; II - portas externas e janelas instaladas; III - instalaes hidro-sanitrias mnimas.

SEO II DA ISENO

Art.

A iseno do IPTU para os imveis cedidos gratuitamente, em sua totalidade, para o Municpio, alcanar exclusivamente o perodo estipulado no respectivo instrumento contratual, independentemente de solicitao.
165

Pargrafo nico - Quando o perodo no referir a um exerccio completo, o IPTU ser cobrado proporcionalmente aos meses que Municpio no utilizar o imvel.
Art. 166 Para os imveis pertencentes ao patrimnio de governos estrangeiros,

a iseno do IPTU somente ser concedida quando solicitada pelo interessado e ficar comprovada, em processo regular: I - a efetiva utilizao do imvel exclusivamente para sede de consulados; II - a reciprocidade de tratamento, declarada pelo Ministrio das Relaes Exteriores.
Art. 167 A iseno para os imveis com valor venal no superior a oito mil

UFIPs, que independe de solicitao do interessado, restringir-se-: I - aos contribuintes de um nico imvel, que nele residam, com base nos dados constantes no Cadastro Imobilirio; II - aos imveis com uso residncia do interessado. exclusivamente residencial, utilizados para

Art. 168 Depende da solicitao do interessado a concesso de iseno do IPTU

para os seguintes contribuintes: I - aposentados e pensionistas; II - idosos, com idade superior a 65 anos; III - deficientes fsicos, incapacitados para o trabalho. Pargrafo nico - O requerimento de que trata este artigo dever ser apresentado com a comprovao da renda familiar, acompanhado, conforme o caso: I - do ato de concesso de aposentadoria ou penso, acompanhado de prova do pagamento do benefcio em relao ao ms anterior ao do pedido de iseno: II - de documento que comprove a idade do requerente;

49 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

III - de laudo de incapacidade para o trabalho decorrente de deficincia fsica, expedido por profissional legalmente habilitado.
Art. 169 A iseno do IPTU, deferida na forma desta Seo, abranger todo o perodo em que ficar comprovado o atendimento dos requisitos para concesso.

CAPTULO IV DAS DISPOSIES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSO inter vivos DE BENS IMVEIS - ITBI

A transmisso onerosa de bens imveis ou dos direitos a eles relativos, inclusive no caso de permuta, bem como a cesso onerosa de direitos relativos referida transmisso ser declarada ao Municpio atravs da Guia de Informaes para Apurao do ITBI - GIAI.
Art. 170 Art. 171 A GIAI ser preenchida e assinada pelos tabelies e encaminhada Secretaria Municipal de Finanas, antes da lavratura do documento de transmisso ou cesso de bens e direitos.

1 Os tabelies preenchero a GIAI de acordo com as informaes prestadas pelo adquirente, permutante ou cessionrio, assumindo responsabilidade subsidiria. 2 No caso de ttulos de transferncia lavrados em outros municpios o preenchimento da GIAI fica a cargo da Secretaria Municipal de Finanas.
Art. 172 Recebida a GIAI, a Secretaria de Finanas providenciar a respectiva

vistoria, quando necessrio, e adotar as providncias necessrias para o lanamento do ITBI. 1 A GIAI ter o prazo de validade de seis meses, contados da data de fixao do valor tributvel pelo rgo prprio. 2 Transcorrido o prazo de validade da GIAI sem o pagamento do ITBI e respectiva transcrio imobiliria, dever ser apresentada nova GIAI, susceptvel a nova vistoria, se necessrio.
Art. 173 O disposto nos inciso I e II e no 1 do artigo 77 do CTM no se

aplica quando a pessoa jurdica adquirente tenha como atividade preponderante a venda ou locao de propriedade imobiliria ou a cesso de direitos relativos sua aquisio. 1 Considera-se caracterizada a atividade preponderante referida neste Art. quando mais de cinqenta por cento da receita operacional da pessoa jurdica adquirente, nos dois anos anteriores e nos dois anos subseqentes aquisio, decorrer de transaes mencionadas neste artigo. 2 Se a pessoa jurdica adquirente iniciar suas atividades aps a aquisio, ou menos de dois anos antes dela, apurar-se- a preponderncia referida no 1 deste artigo levando em conta os trs primeiros anos seguintes data da aquisio.

50 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

3 O disposto neste artigo no se aplica transmisso de bens ou direitos, quando realizada em conjunto com a da totalidade do patrimnio da pessoa jurdica alienante.
Art.

Quando reconhecida a imunidade do contribuinte, o tributo ser lanado e suspensa a sua exigibilidade por doze meses, nos termos do 2 do art. 77 do CTM, mediante requerimento prprio firmado pelo interessado.
174

1 Terminado o prazo indicado no caput deste artigo, cabe ao contribuinte comprovar o aproveitamento do imvel nas finalidades essenciais da instituio. 2 Quando no houver a comprovao indicada no 1 deste artigo, a Secretaria de Finanas intimar o contribuinte para o pagamento do ITBI, acrescidos das cominaes legais, no prazo de trinta dias, sob pena de inscrio em Dvida Ativa para cobrana judicial.
Art. 175 A pauta de avaliao dos imveis rurais, para incidncia do ITBI, a

ser fixada pela Secretaria de Finanas, no poder, em qualquer caso, ser inferior ao valor indicado para clculo do Imposto Territorial Rural.

CAPTULO V DAS DISPOSIES RELATIVAS S TAXAS

Art. 176 Para a definio, pelo Poder Executivo, do valor anual da Taxa de Coleta de Lixo e da Taxa de Conservao de Vias e Logradouros Pblicos, a Secretaria de Finanas apresentar, at o dia 20 de dezembro de cada ano, planilha demonstrativa dos servios realizados e efetivamente contabilizados.

1 Para o clculo da Taxa de Coleta de Lixo devero ser considerados apenas os seguintes servios: I - coleta e remoo de lixo urbano; II - tratamento do lixo urbano. 2 O clculo da taxa de Conservao de Vias e Logradouros limitar-se- em razo da prestao dos seguintes servios: Pblicos

I - varrio de vias e logradouros, inclusive a coleta do saldo de varrio; II - tapa buracos de vias asfaltadas ou regularizao de vias no asfaltadas; III - reforma de meio-fio e manuteno de rede de drenagem; IV - pintura de meio-fio; V - roagem e remoo de entulho. 3 O clculo de que trata este artigo considerar:

51 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

I - a freqncia dos servios realizados, de acordo com os imveis utilizao efetiva ou potencial dos servios; II - no caso da Taxa de Coleta de Lixo, os seguintes pesos: a) imveis residenciais, peso 1; b) imveis no residenciais, exceto hospitalares, peso 2; c) hospitalares e congneres, peso 4.

com

Art. 177 Para elaborao da planilha indicada no artigo 176, a Secretaria de

Finanas considerar os valores despendidas nos ltimos doze meses anteriores ao da apurao, permitida a atualizao monetria de acordo com a variao da UFIP.

CAPTULO VI DAS DISPOSIES RELATIVAS S CONTRIBUIES

Art.

178 Para incidncia da Contribuio de Melhoria, a comprovao da valorizao decorrente de obra pblica ser realizada atravs de avaliaes, regularmente contratada pela Administrao Municipal:

I - antes do incio da realizao da obra; II - no decorrer da realizao da obra, quando a parte j executada for suficiente para beneficiar determinados imveis, de modo a justificar o incio da cobrana da contribuio, se for o caso; III - no final da execuo da obra, antes do lanamento do tributo.
Art. 179 No caso de haver sido feito o recolhimento da COSIP relativo a imvel

no edificado, e este imvel vier a ser edificado no mesmo exerccio, o contribuinte far jus restituio do indbito tributrio, calculada proporcionalmente.
Art. 180 O contribuinte que deixar de efetuar o pagamento da COSIP junto

fatura de energia eltrica, por qualquer motivo, ter que efetuar a quitao da contribuio diretamente junto Secretaria de Finanas.

TTULO IV DOS LIVROS, NOTAS E OUTROS DOCUMENTOS FISCAIS CAPTULO I DOS LIVROS FISCAIS

Art. 181 So livros fiscais obrigatrios:

I - Livro de Registro de Servios Prestados contribuintes que prestem quaisquer dos servios

- LRSP, destinado constantes da lista

aos dos

52 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

servios tributveis anexa ao CTM; II - Livro de Registro de Impressos Fiscais - LRIF, para os estabelecimentos grficos, onde sero escrituradas as sadas de impressos fiscais que confeccionarem para terceiros, devidamente autorizados atravs de AIDF. 1 Os livros fiscais indicados nos incisos do caput deste artigo obedecero aos modelos, formatos e elementos indicados nos ANEXOS III e IV, respectivamente. 2 No esto sujeitos escrita fiscal os contribuintes inscritos no CADES como profissionais autnomos.
Art. 182 Os livros fiscais contero os termos de abertura e de encerramento, e sero impressos com folhas numeradas e encadernadas, de forma a impedir a substituio das mesmas.

1 Os livros fiscais, obrigatoriamente, sero abertos no dia 1 de janeiro de cada ano, ou na data de incio das atividades do contribuinte, e sero encerrados no dia 31 de dezembro do mesmo ano. 2 No caso de escriturao manual, as folhas dos livros devero estar numeradas tipograficamente e a encadernao ser efetuada previamente. 3 Os livros fiscais, processamento de dados: quando emitidos por sistema eletrnico de

I - tero suas folhas numeradas automaticamente, consecutiva, obedecida a independncia de cada livro;

em

ordem

numrica

II - devero ser enfeixados em, no mximo, quinhentas folhas, e encadernados at o dia 31 de janeiro do ano subseqente ao de sua emisso, obedecida a rigorosa ordem do nmero de suas folhas.
Art. 183 A escriturao dos livros fiscais, manual ou eletrnica, dever ser

feita com clareza, nas colunas e locais apropriados, sem emendas ou rasuras. 1 Quando a escriturao for manual: I - os lanamentos devero ser efetuados tinta; II - quaisquer correes devero ser feitas atravs de estornos, no caso do LRSP, ou de ressalvas, quando se tratar do LRIF, devidamente justificadas. III - no poder atrasar por mais de dez dias corridos. 2 A escriturao por processamento eletrnico de livros fiscais: I - depender de prvia autorizao por parte da Secretaria de Finanas, na forma do Captulo V deste Ttulo; II - dever ser realizada at o dia dez do ms subseqente ao do fato gerador;

53 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

III - poder ser contabilidade do encaminhados para dias, contados do

realizada no prprio estabelecimento ou no responsvel pela contribuinte, quando os documentos fiscais podero ser o registro fiscal, devendo retornar dentro do prazo de dez encerramento do perodo de apurao;

IV - dever ser impressa em formulrios em branco, respeitados os respectivos modelos definidos neste Regulamento. 3 No caso da escriturao do LRSP tomar por base as notas fiscais de servios: I - dever seguir na ordem cronolgica da emisso das notas fiscais; II - as notas fiscais canceladas, por qualquer motivo, tambm devero ser informadas. 4 Os contribuintes desobrigados da emisso da nota fiscal de servios devero escriturar o LRSP de acordo com as contas contbeis utilizadas, mensalmente. 5 Se forem originrios de escriturao contbil, os lanamentos do LRSP devero seguir a ordem de classificao das contas contbeis, de acordo com o Plano de Contas utilizado pelo contribuinte.
Art. 184 Os livros fiscais no podero ser retirados do estabelecimento do contribuinte, exceto:

I - para a apresentao repartio fiscal; II - quando apreendidos pela fiscalizao; III - para escriturao em escritrios de contadores e contabilistas, no caso do LRSP. 1 Os livros fiscais sero apreendidos pela fiscalizao: I - sempre que se constatar evidentes indcios de fraude, dolo ou m f. II - quando estiverem em poder de qualquer pessoa fsica ou jurdica que no seja o contribuinte, e devolvidos a ele. 2 Presumem-se retirados os livros fiscais no encontrados em poder do contribuinte.
Art. 185 Os livros fiscais pertencentes a um estabelecimento somente podero

ser transferidos para outro, nos casos de sucesso, incorporao ou fuso, mediante: I - autorizao prvia da Secretaria de Finanas; II - lavratura do necessrio adendo.
Art. 186 Alm dos livros fiscais de que trata este Captulo, outros podero

54 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

ser adotados atravs de ato da Secretaria de Finanas, tendo em vista o interesse da fiscalizao e arrecadao dos tributos municipais.
Art. 187 A Secretaria de Finanas poder, a requerimento do contribuinte, dispensar a apresentao do LRSP, quando a apurao do ISSQN da atividade exercida puder ser realizada de outra forma, devidamente comprovado em processo regular.

Art. 188 Constituem instrumentos auxiliares da escrita fiscal os livros da

escrita comercial e outros documentos, previstos pela legislao federal ou estadual, aplicveis a cada caso. Pargrafo nico - A fiscalizao poder exigir a apresentao dos livros e documentos previstos no caput deste artigo.

CAPTULO II DAS NOTAS FISCAIS E DO CUPOM FISCAL SEO I DAS NOTAS FISCAIS

Art. 189 Os prestadores de servios emitiro, conforme a execuo de servios

que realizarem, as seguintes notas fiscais: I - Nota Fiscal de Servios, Modelo 1, destinada aos contribuintes em geral; II - Nota Fiscal de Servios, Modelo 2, destinada aos que exercem as atividades de agenciamento e intermediao, em especial para os servios descritos nos itens 9.02 e 10 da lista de servios tributveis anexa ao CTM; III - Nota Fiscal de Servios, Modelo 3, para os contribuintes do ISSQN e do ICMS, concomitantemente. IV - Nota Fiscal Avulsa, utilizvel somente nos casos previstos no artigo 198; 1 As notas fiscais dos Modelos 1 e 2 obedecero aos modelos, formatos e elementos indicados nos ANEXOS V e VI, respectivamente. 2 A nota fiscal do Modelo 3 seguir as orientaes fornecidas pelo rgo prprio fiscalizador do ICMS. 3 A Nota Fiscal Avulsa ser emitida conforme modelo, formato e elementos definidos pela Secretaria de Finanas.
Art. 190 So dispensadas da emisso da Nota Fiscal de Servios:

I - os estabelecimentos bancrios; II - as sociedades corretoras e distribuidoras de valores; III - as sociedades de crdito, investimento e financiamento;

55 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

IV - as empresas seguradoras ou de capitalizao; V - as empresas que executarem servios relativos venda de bilhetes e demais produtos de loteria, bingos, cartes, pules, cupons de aposta e congneres. 1 As disposies deste artigo so restritivas s atividades inerentes a cada caso indicado nos seus incisos, devendo o contribuinte emitir a nota fiscal relativa a qualquer outra atividade exercida concomitantemente. 2 Sem prejuzo do disposto no 1 deste artigo, tambm esto desobrigados da emisso de Nota Fiscal: I - os contribuintes inscritos no CADES como profissionais autnomos; II - as empresas que atuarem no ramo de diverses pblicas, com a venda de ingressos, bilhetes, convites, cartelas, fichas para admisso em jogos, couvert, consumao mnima e congneres; III - as empresas de transporte coletivo urbano de passageiros.
Art. 191 Quando obrigatria, a nota fiscal dever ser emitida pelo prestador

de servios, pessoa jurdica, ainda que isento ou imune: I - no ato da execuo dos servios; II - no ato do recebimento de adiantamento ou sinal.
Art. 192 As notas fiscais contero as seguintes indicaes:

I - para o Modelo 1: a) denominao "Nota Fiscal de Servios"; b) a indicao do modelo; c) nmero de ordem da nota, seqencial, e da respectiva srie; d) nmero da via da nota e sua destinao; e) razo social, nome fantasia, endereo completo, telefones, inscrio no CADES, CNPJ e inscrio estadual do emitente; f) data limite para emisso da nota; g) nome ou razo social, endereo completo, CNPJ ou CPF e telefone do tomador dos servios; h) natureza da operao; i) condies de pagamento; j) data de emisso da nota; k) discriminao e preo dos servios prestados; l) destaques relativos: 1. ao valor dos materiais fornecidos, no caso dos itens 7.02 e 7.05 da lista de servios, ou outra deduo legal que venha a ser permitida; 2. base imponvel resultante, quando houver dedues legais; 3. s imunidades; 4. s isenes; 5. ao municpio onde foi prestado o servio, quando for o caso; 6. data de entrada e sada do hspede, no caso de hospedagem;

56 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

7. a quaisquer outras informaes relevantes para o clculo do imposto; m) alquota aplicvel; n) valor do imposto devido; o) razo social, nome fantasia, endereo completo, telefones, inscrio no CADES, CNPJ e inscrio estadual do estabelecimento impressor, assim como o nmero de ordem da primeira e da ltima nota impressa, quantidade total impressa, nmero e data da AIDF; p) data e assinatura do responsvel pelo recebimento da Nota Fiscal de Servios; II - para o acrescidas: Modelo 2, todas as indicaes do inciso I deste artigo,

a) de campo onde ser destacado o valor da comisso recebida; b) nome ou razo social, endereo completo, CNPJ ou CPF representado na intermediao, agenciamento ou congnere;

telefone

do

III - para o Modelo 3, as indicaes do inciso I deste artigo, acrescidas das exigncias prprias do rgo fiscalizador do ICMS. 1 Quando a nota fiscal for emitida por processamento eletrnico, s caractersticas prprias de cada modelo ser acrescido, ainda, o nmero de controle do formulrio. 2 No caso de notas fiscais com emisso manual, as indicaes das alneas "a", "b", "d", "e","f" e "o" do inciso I deste artigo sero impressas tipograficamente. 3 O nmero de ordem da nota, conforme previsto na alnea "c" do inciso I deste artigo ser impresso por sistema eletrnico de processamento de dados, quando utilizado, independentemente da numerao tipogrfica do formulrio. 4 As notas fiscais dos modelos 1, 2 e 3 podero servir como fatura, feita a incluso dos elementos necessrios.
Art. 193 As Notas Fiscais de Servios tero validade fiscal quando emitidas

at dois anos da data da AIDF. 1 Quando se tratar de notas fiscais emitidas manualmente, a Secretaria de Finanas poder autorizar a prorrogao do prazo assinalado no caput deste artigo, at por igual perodo, mediante solicitao do contribuinte e apresentao de todos os blocos j impressos. 2 A prorrogao mencionada no 1 deste artigo ser anotada pelo prprio contribuinte, mediante aposio de carimbo em todas as vias das notas fiscais ainda no emitidas, o qual conter o nmero e data da respectiva autorizao.
Art. 194 As notas fiscais sero emitidas, no mnimo:

I - em trs vias, para os Modelos 1 e 3, com a seguinte destinao: a) primeira via, tomador dos servios; b) segunda via, contabilidade;

57 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

c) terceira via, anexa ao bloco, quando a emisso for manual, ou encadernada, quando a emisso for eletrnica; II - em quatro vias, para o Modelo 2, com a seguinte destinao: a) primeira via, tomador dos servios; b) segunda via, representado; c) terceira via, contabilidade; d) quarta via, anexa ao bloco, quando a emisso for manual, ou encadernada, quando a emisso for eletrnica. Pargrafo nico - obrigatria a utilizao de papel carbono tipo dupla face na emisso das notas fiscais.
Art. 195 As notas fiscais sero numeradas tipograficamente, por modelo, em

ordem crescente de 1 a 999.999 para cada srie. 1 A srie segue a ordem alfabtica, iniciando com a letra "A", sendo que, atingindo-se o nmero limite indicado no caput deste artigo, a numerao dever ser recomeada com nova srie. 2 A numerao das notas fiscais do Modelo 3 ser a mesma indicada pelo rgo estadual competente. 3 Quando emitidas manualmente, as notas fiscais sero enfeixadas em blocos de 25 a 50 jogos, seqenciais. 4 No caso de serem emitidas por processamento eletrnico de dados, as notas fiscais devero ser enfeixadas em, no mximo, quinhentas folhas, e encadernadas at o dia 31 de janeiro do ano subseqente ao de sua emisso, obedecida a rigorosa ordem do nmero de controle do formulrio. 5 Cada estabelecimento, seja matriz, filial, sucursal, agncia ou depsito, ter talonrio prprio. 6 Na transio da emisso de notas fiscais manual para eletronicamente, no mesmo modelo, a numerao da srie no poder ser interrompida ou reiniciada.
Art. 196 As notas fiscais devero ser emitidas:

I - devidamente preenchidas, sem emendas, rasuras ou borres, com todos os elementos indicados no artigo 192; II - de acordo com a sua ordem de numerao; 1 Poder haver o uso concomitante de at dois blocos, no caso de emisso manual de notas fiscais, quando a atividade assim exigir. 2 Quando a nota fiscal for cancelada, conservar-se-o no talonrio ou formulrio contnuo todas as suas vias, com declarao dos motivos que determinaram o seu cancelamento, e com referncia, se for o caso, ao nmero da nova nota fiscal emitida.

58 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

3 Ficar o contribuinte sujeito ao recolhimento do ISSQN sobre o valor da nota fiscal j preenchida e cancelada quando: I - o cancelamento for efetuado sem a observncia do previsto no 2 deste Art; II - caso no seja emitida outra nota fiscal em substituio cancelada, sem justificativa adequada. 4 Considerar-se-o inidneas, fazendo prova apenas em favor do fisco, as notas fiscais que no obedeam s normas contidas nesta Seo. Quando, aps a emisso da nota fiscal, for detectado erro preenchimento, poder ser feita carta de correo de dados, desde que:
Art. 197

de

I - seja emitida pelo prestador dos servios, no mnimo, em duas vias, sendo: a) uma das vias entregue ao tomador dos servios; b) a outra via anexada junto nota fiscal a que se refere, contendo a cincia do tomador dos servios; II - indique a correo que est sendo feita, de forma clara e precisa; III - informe a data de emisso da nota fiscal corrigida e da emisso da carta; IV - indique o tomador dos servios, com os mesmos dados obrigatrios na nota fiscal; V - contenha a assinatura do prestador de servios. Pargrafo nico - A Secretaria de Finanas disponibilizar o modelo de carta de correo da nota fiscal de servios.
Art. 198 A Nota Fiscal Avulsa ser emitida pelos rgos prprios da Secretaria de Finanas, por solicitao do contribuinte, quando:

I - ocorrer Municpio:

prestao

de

servio

temporrio

ou

eventual

executado

no

a) por contribuintes no inscritos no CADES; b) por contribuintes inscritos no CADES, em relao s atividades eventuais que no constarem no objeto social, no caso de pessoas jurdicas, ou na FIC, quando se tratar de profissionais autnomos; II - por profissionais autnomos inscritos no CADES que, por qualquer motivo, no disponibilizarem do Recibo Fiscal de Servios; III - enquanto perdurar o trmite da inscrio no CADES de contribuintes sujeitos emisso de nota fiscal; IV - enquanto perdurar o trmite da AIDF, at a entrega das notas fiscais pelo estabelecimento grfico ao contribuinte;

59 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

1 No caso do inciso I deste artigo, a emisso da Nota Fiscal Avulsa ser de, no mximo uma unidade por ms, no excedendo seis notas a cada doze meses. 2 A Nota Fiscal Avulsa somente ser entregue ao contribuinte mediante a comprovao de pagamento do ISSQN e taxa de expediente cabvel, exceto, quanto ao ISSQN: I - quando se tratar de imunidade reconhecida ou iseno concedida, observadas as normas aplicveis a cada caso; II - se for profissional autnomo que: a) no estiver em atraso com relao ao tributo fixo por ele devido; b) esteja emitindo o documento fiscal em relao mesma atividade para a qual se encontra inscrito no CADES. 3 Aplica-se, no que couberem, Nota Fiscal Avulsa, as disposies dos Arts 191, 192, 194, 195, 196 e 197.

SEO II DO REGIME ESPECIAL PARA EMISSO OU DISPENSA DE NOTA FISCAL

O Secretrio de Finanas e Arrecadao, por ato prprio, poder autorizar, mediante requerimento do interessado, a emisso de uma nota fiscal englobando o movimento total do dia, da semana ou do ms, conforme o volume ou a modalidade do servio.
Art. 199

1 A nota fiscal que englobe o movimento dever ser acompanhada de relatrios detalhados da receita, com resumo da base imponvel e do imposto devido, conforme a autorizao concedida. 2 Na nota fiscal dever constar o nmero da autorizao do regime especial, mediante anotao ou carimbo, podendo, no campo destinatrio, constar o nome do prprio emitente.
Art. 200 Sem prejuzo das disposies contidas no artigo 190, o Secretrio de

Finanas, por ato prprio, poder autorizar, a requerimento do interessado, a dispensa da emisso da nota fiscal, para os contribuintes que, pela caracterstica da atividade e pela documentao prpria, permitam a verificao da efetiva receita da prestao.
Art. 201 Na utilizao do regime disposto nesta Seo, o contribuinte fica

obrigado a manter: I - os arquivos pticos ou eletrnicos que contenham os relatrios dos servios prestados, bem como os respectivos contratos em rigorosa ordem cronolgica, a disposio da fiscalizao; II - registros contbeis auxiliares servios tributados pelo ISSQN. que possibilitem a identificao dos

60 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

1 Os relatrios mencionados no 1 do artigo 199 e no inciso I do caput deste artigo contero, no mnimo: I - endereo, CNPJ e inscrio municipal do contribuinte; II - nmero da autorizao concedida em regime especial; III - data de referncia; IV - nome ou razo social, endereo completo e CNPJ ou CPF do tomador dos servios; V - condies de pagamento; VI - discriminao e preo dos servios prestados; VII - totalizadores da base imponvel e do respectivo ISSQN devido. 2 De acordo com a peculiaridade de cada caso, o fisco poder exigir outros dados e informaes que julgar necessrios.

SEO III DO CUPOM FISCAL

Art. 202 Poder ser autorizada a emisso do Cupom Fiscal, em substituio

Nota Fiscal de Servios, desde que: I - o Cupom Fiscal seja emitido exclusivamente pelo equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF; II - o interessado seja tambm contribuinte do ICMS e j esteja obrigado ao uso do ECF, nos termos da legislao estadual. 1 Somente dever ser utilizado, para fins fiscais, o ECF cujo modelo esteja homologado em carter definitivo pelo rgo prprio do Estado do Tocantins, obedecidos os requisitos de hardware e software estabelecidos pelo Conselho Nacional de Poltica Fazendria - CONFAZ. 2 O ECF dever estar programado com dados e elementos necessrios ao controle do ISSQN e identificao do seu usurio no CADES. A autorizao de que trata o artigo 202 ser fornecida pela Secretaria de Finanas, mediante requerimento do interessado, instrudo com:
Art. 203

I - a autorizao j concedida pela autoridade fazendria estadual competente, com a indicao dos respectivos equipamentos; II - declarao do credenciado pelo fisco estadual para instalao, manuteno e interveno no ECF que os equipamentos estejam habilitados para o controle do ISSQN.

61 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

1 A alterao ou a cessao do uso do ECF devero ser comunicadas Secretaria de Finanas no prazo de at cinco dias teis, contados da data da ocorrncia do evento, acompanhadas do respectivo Atestado de Interveno Tcnica. 2 A cassao da autorizao concedida pelo Estado implicar no cancelamento imediato da autorizao municipal. 3 O requerimento de uso, cesso de uso ou alterao ser feito em modelo a ser definido pela Secretaria de Finanas e dever conter, em anexo, a relao dos equipamentos.
Art. 204 Ser credenciado pela Secretaria de Finanas, para garantir o funcionamento e a integridade do ECF, bem como para efetuar qualquer interveno tcnica, aquele que comprovar ser credenciado junto ao rgo prprio da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado do Tocantins, com domiclio fiscal neste Municpio, independentemente de solicitao. 205

Quando houver interveno tcnica, fica o credenciado obrigado a comunic-la, no prazo de at cinco dias teis, Secretaria de Finanas, com a remessa de cpia do respectivo Atestado de Interveno Tcnica.
Art. Art. 206 O contribuinte que utilizar o ECF fica obrigado a:

I - escriturar o total das prestaes dirias no LRSP; II - conservar a fita detalhe, por equipamento, mantida a ordem cronolgica pelo prazo decadencial, em relao a cada equipamento. Pargrafo nico - A fita detalhe dever ser armazenada inteira, sem seccionamento, exceto quando houver interveno tcnica que implique na necessidade de seccionamento da bobina, caso em que devero ser apostos nas extremidades do local seccionado o nmero do atestado de interveno correspondente e assinatura do tcnico interventor.
Art. 207 permitida a substituio de Cupom Fiscal devidamente cancelado,

caso em que este dever ser mantido guardado juntamente com a "Reduo Z" do dia. 1 Tambm permitido o cancelamento de quaisquer dos itens do Cupom Fiscal, desde que o mesmo no tenha sido totalizado. 2 A no observncia do disposto no caput e no 1 deste artigo pressupe o cancelamento indevido do Cupom Fiscal, sujeitando o infrator incidncia do ISSQN e das demais penalidades previstas na legislao.
Art. 208 Ser considerado inidneo, para os efeitos fiscais, o Cupom Fiscal ou

fita detalhe cuja emisso ocorra: I - em desacordo com as normas do CONFAZ ou com a legislao estadual que regula a matria;

62 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

II - com declarao inexata, preenchimento de forma ilegvel ou apresentao de emendas ou rasuras que lhes prejudiquem a clareza.
Art. 209 O contribuinte que mantiver em funcionamento o ECF em desacordo com

as disposies desta Seo, sem prejuzo das demais penalidades, ter: I - a base imponvel do imposto arbitrada durante o perodo de funcionamento irregular; II - suspenso o direito de uso do equipamento; III - apreendido o equipamento ECF. IV - a autorizao de uso cassada, a critrio do fisco.
Art. 210 O cupom fiscal e sua emisso obedecer, no que couberem, s disposies relativas nota fiscal de servios, na forma da Seo I deste Captulo. Art. 211 Fica o Secretrio de Finanas autorizado a firmar convnio com o

Governo Estadual, para implementao do uso do ECF para os contribuintes municipais.

CAPTULO III DOS OUTROS DOCUMENTOS FISCAIS SEO I DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 212 So considerados documentos fiscais:

I - Autorizao para Impresso de Documentos Fiscais; II - Declarao Mensal de Servios; III - Mapas Especiais de Apurao do ISSQN; IV - Recibo Fiscal de Servios; V - Recibo de Reteno de ISSQN; VI - ingressos, bilhetes, convites, fichas para admisso em jogos, cartelas, couvert, consumao mnima e congneres; VII - Declarao para Estimativa Fiscal; VIII - Guia de Informao para Apurao do ITBI.

SEO II DA AUTORIZAO PARA IMPRESSO DE DOCUMENTOS FISCAIS

63 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

SUBSEO I DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 213 No ser liberada, pela Secretaria de Finanas, a Autorizao para

Impresso de Documentos Fiscais - AIDF sem que o estabelecimento grfico impressor e o contribuinte usurio faam prova da regularidade fiscal. Pargrafo nico - A disposio contida no caput deste artigo compreende tambm a liberao de formulrios de AIDF para uso dos estabelecimentos grficos.
Art. 214 A Secretaria Municipal de Finanas poder, por ato prprio, adotar a

AIDF preenchida por meio eletrnico, estabelecimentos grficos impressores.

com

cadastramento

prvio

dos

SUBSEO II DO FORMULRIO DE AIDF

Art. 215 Para impresso dos formulrios de AIDF, os estabelecimentos grficos

devero solicitar Secretaria Municipal de Finanas a respectiva autorizao, com as seguintes informaes bsicas: I - razo social, nome fantasia, endereo completo, telefones, inscrio no CADES, CNPJ e inscrio estadual; II - quantidade e tipo de blocos a serem impressos; III - modelo da AIDF. 1 O modelo da AIDF dever ser apresentado na primeira solicitao, ou quando o estabelecimento grfico realizar qualquer alterao no layout do documento. 2 Os formulrios de AIDF podero ser utilizados at dois anos da data da autorizao, prazo que poder ser prorrogado pela Secretaria de Finanas, por at igual perodo, mediante solicitao do estabelecimento grfico e apresentao de todos os formulrios j impressos. 3 A prorrogao mencionada no 2 deste artigo ser anotada pelo prprio contribuinte, mediante aposio de carimbo em todas as vias dos formulrios de AIDF ainda no emitidos, o qual conter o nmero e data da respectiva autorizao.
Art. 216 As AIDFs contero, no mnimo, os seguintes elementos:

I - denominao "Autorizao para Impresso de Documentos Fiscais - AIDF"; II - nmero da liberao da Secretaria Municipal de Finanas para a AIDF; III - nmero de ordem da AIDF, seqencial;

64 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

IV - nmero da via da AIDF e sua destinao; V - razo social, nome fantasia, endereo completo, telefones, inscrio no CADES, CNPJ e inscrio estadual do emitente da AIDF; VI - data limite para emisso da AIDF; VII - razo social, nome fantasia, endereo completo, telefones, inscrio no CADES, CNPJ e inscrio estadual do estabelecimento usurio dos documentos fiscais; VIII - Espcie, Modelo, srie, numerao inicial e final, quantidade e tipo dos documentos fiscais a serem impressos; IX - requerimento assinado pelo usurio, devidamente identificado, e pelo estabelecimento grfico, com data de emisso da AIDF; X - espao reservado para autorizao da Secretaria de Finanas; XI - campos destinados comprovao da entrega da AIDF do estabelecimento grfico para o usurio. XII - razo social, nome fantasia, endereo completo, telefones, inscrio no CADES, CNPJ e inscrio estadual do estabelecimento impressor, assim como o nmero de ordem da primeira e da ltima AIDF impressa, quantidade total impressa, nmero e data da autorizao concedida. 1 Quando a AIDF for emitida por processamento eletrnico, s caractersticas prprias de cada modelo ser acrescido, ainda, o nmero de controle do formulrio. 2 Sero impressas tipograficamente as indicaes contidas nos incisos I, III, IV, V, VI e XII do caput deste artigo. 3 O nmero de ordem da AIDF, conforme previsto no inciso III deste artigo, ser impresso por sistema eletrnico de processamento de dados, quando houver utilizao, independentemente da numerao tipogrfica do formulrio.
Art. 217 As AIDFs sero numeradas tipograficamente, em ordem crescente de 1 a

999.999.

SUBSEO III DA LIBERAO DA AIDF

Art. 218 A AIDF ser preenchida pelos estabelecimentos grficos e dirigida

Secretaria Municipal de Finanas, sempre que forem confeccionar os seguintes documentos fiscais: I - Notas Fiscais, Modelos 1, 2 ou 3;

65 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

II - Recibo Fiscal de Servios; III - ingressos, bilhetes, convites, fichas para admisso em jogos, cartelas, couvert, consumao mnima e congneres; IV - formulrios para eletrnico de dados. impresso de documentos fiscais por processamento

Pargrafo nico - Eventuais falhas nos documentos fiscais autorizados por AIDF, alusivas a erros de impresso ou da prpria autorizao, podero ser sanadas pelo usurio, mediante: I - prvia autorizao da Secretaria de Finanas; II - aposio de carimbo em todas as vias dos documentos.
Art. 219 A AIDF, quando autorizada, ter a validade de trinta dias para a

impresso dos documentos nela indicados.


Art. 220 Para os contribuintes que utilizarem a Nota Fiscal de Servios do

Modelo 3, a AIDF do Municpio somente ser liberada aps a apresentao da AIDF do Estado, regularmente deferida, observadas as disposies desta Seo e as normas prprias do rgo fiscalizador do ICMS.

SEO III DA DECLARAO MENSAL DE SERVIOS

Art. 221 A Declarao Mensal de Servios - DMS conter a relao pormenorizada dos servios prestados ou tomados pelo prestador de servios ou responsvel, no mnimo, os seguintes elementos:

I - informaes relativas aos servios prestados: a) identificao do tomador; b) nmero da nota fiscal e sua data de emisso, ou outra classificao autorizada pela Secretaria Municipal de Finanas, conforme a atividade; c) apurao da base imponvel, inclusive as dedues legalmente permitidas e o local da prestao dos servios; d) alquota aplicvel; e) imposto retido, quando for o caso, com os dados alusivos ao recibo; f) imposto declarado como devido, inclusive no caso de estimativa fiscal; II - dados inerentes aos servios tomados: a) b) c) d) e) identificao do prestador, com base no banco de dados do CADES; nmero da nota fiscal ou do recibo fornecido; apurao da base imponvel, inclusive as dedues legalmente permitidas; alquota aplicvel; valor do imposto devido, com os dados relativos ao recibo de reteno;

III - a identificao dos documentos fiscais cancelados ou extraviados;

66 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

IV - a inexistncia de servios prestados ou tomados, no perodo de referncia da DMS. A Secretaria de Finanas disponibilizar, no site oficial do Municpio de Palmas, o manual tcnico da DMS, contendo os programas e instrues necessrias para a sua apresentao, sem nenhum nus para o contribuinte.
Art. 222

1 O programa de computador da DMS conter, dentre outras, as seguintes funcionalidades: I - a escriturao dos servios prestados ou tomados, acobertados ou no por documentos fiscais e sujeitos incidncia do ISSQN; II - emisso do comprovante de reteno do ISSQN na fonte; III - importao de dados de outros programas de informtica; IV - gerao da DMS para gravao, transmisso e impresso; V - emisso de guia para pagamento do ISSQN, prprio ou retido na fonte, com cdigo de barras no padro FEBRABAN; VI - transmisso via internet; VII - relatrios gerenciais e consultas; VIII - sistema de backup. 2 O sistema para DMS de uso livre para os contribuintes do Municpio de Palmas. 3 Qualquer pedido relacionado a adaptao do programa DMS deve ser feito por escrito e direcionado Secretaria Municipal de Finanas para anlise da possibilidade de atendimento. 4 Independentemente de transmisso da DMS, inclusive no caso eventual bloqueio para dados invlidos ou que prejudiquem a natureza da informao, o ISSQN correspondente aos servios prestados ou tomados dever ser recolhido dentro dos respectivos prazos previstos na legislao municipal. 5 As instrues de preenchimento e envio da DMS fornecidas eletronicamente possuem carter normativo, e a sua inobservncia constitui em descumprimento de obrigao acessria, com sujeio s penalidades cabveis. 6 A Prefeitura no se responsabiliza por quaisquer danos causados ao contribuinte devido a utilizao ou instalao incorreta do programa. 7 A Secretaria de Finanas poder: I - credenciar tcnicos para oferecerem suporte de hardware na instalao e operao dos programas vinculados DMS, com custos por conta do interessado;

67 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

II - determinar o cadastro das empresas que possuem programas que geram a DMS conforme o lay-out exigido, com a emisso do respectivo laudo de conformidade tcnica.
Art. 223 So obrigados apresentao da DMS as pessoas jurdicas, ainda que

isentas ou imunes, quando: I - constar, nos seus objetos sociais, qualquer atividade prestacional sujeita incidncia do ISSQN, mesmo que no seja a principal; II - estiverem indicadas como responsveis conforme relao contida no artigo 19 do CTM. 1 A DMS tributvel. dever ser apresentada mesmo tributrias por substituio,

quando

no

houver

movimento

2 No caso de pedido de baixa ou suspenso, a DMS dever ser apresentada desde data da paralisao das atividades at o pronunciamento da Secretaria de Finanas. 3 Sem prejuzo das penalidades aplicveis, o atraso na entrega da DMS impossibilita a emisso de Certido Negativa de dbitos tributrios.
Art. 224 Os responsveis tributrios, quando no forem contribuintes do ISSQN

por servios prprios, tambm devero apresentar a DMS em relao aos servios tomados, quando se tratar: I - dos substitutos tributrios relacionados no artigo 20 do CTM; II - dos responsveis solidrios que efetuarem reteno do ISSQN na fonte.
Art. 225 A DMS dever ser apresentada, por meio eletrnico, at o dia dez do

ms subseqente ao do fato gerador. 1 Quando o contribuinte reputar necessria a retificao de dados transmitidos por meio da DMS, dever fazer o envio de uma nova declarao, que se denominar DMS Retificadora, a ser apresentada, no mximo, at o dia dez do terceiro ms subseqente ao do fato gerador. 2 O prazo para apresentao da DMS, normal ou retificadora, ficar automaticamente prorrogado para o primeiro dia til subseqente quando, na data prevista, no houver expediente na Secretaria de Finanas.
Art. 226 Os arquivos eletrnicos relativos s bases de dados das DMS devero

ser conservados em meio magntico ou impresso, para imediata exibio ao fisco, sempre que solicitados, pelo prazo de cinco anos, contados da data da sua transmisso ou apresentao ao rgo Fazendrio do Municpio. Pargrafo nico - A cpia de segurana dos dados de inteira responsabilidade dos usurios da DMS, e deve ser providenciada com a freqncia compatvel com a entrada diria de informaes.

68 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Art. 227 A Secretaria Municipal de Finanas poder estabelecer modelos de DMS

diferenciados, aplicveis de acordo com as atividades prestacionais.

SEO IV DOS MAPAS DE APURAO DO ISSQN

Art. 228 So mapas de apurao do ISSQN, declarados pelo contribuinte:

I - Boletim Mensal de Transporte Coletivo - modelo A, emitido pelas empresas concessionrias ou permissionrias de transporte coletivo, que exercem a atividade prevista no item 16 da lista de servios tributveis; II - Mapa Mensal do ISSQN - modelo B, a ser preenchido pelos estabelecimentos que atuem com servios bancrios ou financeiros, em quaisquer das atividades previstas no item 15 da lista de servios tributveis; Pargrafo nico - Os mapas mensais do ISSQN atendero aos modelos inscritos nos ANEXOS VII e VIII. Os mapas mensais do ISSQN devero ser apresentados a Secretaria Municipal de Finanas impressos, devidamente preenchidos e assinados, at o dia dez do ms subseqente ao do fato gerador.
Art. 229

1 Os mapas mensais movimento tributvel.

devero

ser

apresentados

mesmo

quando

no

houver

2 No caso de pedido de baixa ou suspenso, os mapas mensais devero ser apresentados desde data da paralisao das atividades at o pronunciamento da Secretaria Municipal de Finanas. 3 A Secretaria Municipal de Finanas, por ato prprio, poder substituir os mapas mensais do ISSQN por modelos de DMS.

SEO V DO RECIBO FISCAL DE SERVIOS

Art.

O Recibo Fiscal de Servios de utilizao profissionais autnomos, regularmente inscritos no CADES.


230

exclusiva

dos

Art. 231 O Recibo Fiscal de Servios ser impresso e fornecido pela Secretaria de Finanas, observadas, no que couberem, as disposies relativas Nota Fiscal de Servios.

1 O Recibo Fiscal de Servios substitui, para os efeitos legais, a Nota Fiscal de Servios. 2 O modelo do Recibo Fiscal de Servios ser definido pela Secretaria de Finanas.

69 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

3 No fornecido o Recibo Fiscal de Servios quando o contribuinte estiver em dbito com o Municpio.
Art. 232 O Recibo Fiscal de Servios ser emitido pelo respectivo prestador:

I - no ato da execuo dos servios; II - no ato do recebimento de adiantamento ou sinal. Pargrafo nico - O Recibo Fiscal de Servios ser emitido em duas vias, com a seguinte destinao: I - primeira via, para o tomador dos servios, a ser entregue no momento de sua emisso; II - segunda via, anexa ao bloco, com exibio obrigatria ao fisco, sempre que for exigido.

SEO VI DO RECIBO DE RETENAO DO ISSQN

O Recibo de Reteno do ISSQN ser utilizado pelos tomadores de servios que efetuarem a reteno do imposto.
Art. 233 Art. 234 Os tomadores de servios sujeitos apresentao da DMS, na forma da

Seo III deste Captulo, devero utilizar o Recibo de Reteno do ISSQN disponvel no respectivo programa de informtica, disponibilizado pela Secretaria de Finanas. 1 Os tomadores de servios, no sujeitos apresentao da DMS, que efetuarem a reteno do ISSQN para recolhimento no Municpio de Palmas, devero expedir o respectivo recibo, conforme modelo constante no ANEXO IX. 2 Em qualquer hiptese de utilizao, o Recibo de Reteno do ISSQN dever conter numerao seqencial nica anual, por inscrio municipal, sob a responsabilidade do contribuinte.
Art. 235 O Recibo de Reteno do ISSQN dever ser emitido, pelo tomador dos

servios, no momento da prestao dos servios onde houver reteno na fonte.


Art. 236 O Recibo de Reteno do ISSQN ser emitido em, no mnimo, duas vias,

com a seguinte destinao: I - primeira via, para o prestador dos servios, a ser entregue no momento de sua emisso; II - segunda via, para controle do tomador de servios. Pargrafo nico - O prestador dos servios dever anexar o Recibo de Reteno do ISSQN junto Nota Fiscal de Servios que lhe deu origem.

70 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

SEO VII DOS INGRESSOS, BILHETES, CONVITES, FICHAS PARA ADMISSO EM JOGOS,CARTELAS, COUVERT, CONSUMAO MNIMA E CONGNERES

Art. 237 Os prestadores de servios que atuarem no ramo de diverses pblicas, emitiro, conforme a execuo de servios que realizarem, ingressos, bilhetes, convites, fichas para admisso em jogos, cartelas, couvert, consumao mnima e congneres.

Pargrafo nico - Os documentos fiscais mencionados no caput deste artigo devero ser emitidos pelo prestador de servios no momento da prestao dos servios e entregues ao respectivo tomador.
Art. 238 Os ingressos, bilhetes, convites, fichas para admisso em jogos, cartelas, couvert, consumao mnima e congneres contero, no mnimo, as seguintes indicaes:

I - denominao, conforme o caso; II - nmero de ordem do documento, seqencial, e da respectiva srie; III - nmero da via do documento e sua destinao; IV - razo social, nome fantasia, endereo completo, telefones, inscrio no CADES, CNPJ e inscrio estadual do emitente; V - data limite para utilizao do documento; VI - discriminao e preo dos servios prestados; VII - data, horrio e local do evento, conforme o caso; VIII - razo social, nome fantasia, endereo completo, telefones, inscrio no CADES, CNPJ e inscrio estadual do estabelecimento impressor, assim como o nmero de ordem do primeiro e do ltimo documento impresso, quantidade total impressa, nmero e data da AIDF. Pargrafo nico - Todas as indicaes previstas nos incisos do caput deste Art. sero impressas tipograficamente. Os ingressos, bilhetes, convites, fichas para admisso em jogos, cartelas, couvert, consumao mnima e congneres tero validade fiscal quando emitidos at dois anos da data da AIDF, limitada data do evento, se for o caso.
Art. 239

Os ingressos, bilhetes, convites, fichas para admisso em jogos, cartelas, couvert, consumao mnima e congneres sero emitidos com a utilizao de canhoto, com a seguinte destinao:
Art. 240

I - primeira via, tomador dos servios;

71 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

II - canhoto, anexo ao bloco. Pargrafo nico - O canhoto dever conter todas as informaes da primeira via do documento correspondente. Os ingressos, bilhetes, convites, fichas para admisso em jogos, cartelas, couvert, consumao mnima e congneres sero numerados em ordem crescente de 1 a 999.999 para cada srie.
Art. 241

1 A srie segue a ordem alfabtica, iniciando com a letra "A", sendo que, atingindo-se o nmero limite indicado no caput deste artigo, a numerao dever ser recomeada com nova srie. 2 Os ingressos, bilhetes, convites, fichas para admisso em jogos, cartelas, couvert, consumao mnima e congneres sero enfeixados em blocos de at 200 jogos, seqenciais.
Art. 242 Dever haver prvia autorizao da Secretaria de Finanas para utilizao de ingressos, bilhetes, convites, fichas para admisso em jogos, cartelas, couvert, consumao mnima e congneres emitidos por meio eletrnico, em carto magntico ou similar ou, ainda, qualquer outro meio que impossibilite a autenticao por parte do fisco.

SEO VIII DA DECLARAO PARA ESTIMATIVA FISCAL

Art.

A Declarao para Estimativa Fiscal - DEF ser fornecida pelo contribuinte quando se tornar necessria a apurao da base imponvel para fixao do regime de estimativa fiscal.
243

1 A DEF dever ser preenchida: I - pelo prprio contribuinte ou seu contador; II - pelo fisco, com base nas informaes prestadas ou colhidas. 2 A Secretaria de Finanas estabelecer o modelo da DEF.
Art. 244 A DEF ter periodicidade anual, quando outro prazo no for fixado

pela Secretaria de Finanas. Pargrafo nico - No caso do contribuinte ser estimado com base na DEF, esta dever ser reapresentada periodicamente, trinta dias antes do vencimento do prazo fixado para a estimativa.

SEO IX DA GUIA DE INFORMAO PARA APURAO DO ITBI

Art. 245 A Guia de Informao para Apurao do ITIBI - GIAI ser apresentada,

72 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

obrigatoriamente, pelos contribuintes sujeitos incidncia observadas as disposies do Captulo IV do Ttulo III.

do

ITBI,

Art. 246 A GIAI dever ser preenchida atravs do sistema de informtica da

Secretaria de Finanas, que estabelecer seu modelo.


Art. 247 A GIAI ser emitida em trs vias de igual teor e forma, destinadas ao

cartrio de registro da transao, ao contribuinte e ao controle do fisco.

CAPTULO IV DA AUTENTICAO DE LIVROS, NOTAS E OUTROS DOCUMENTOS FISCAIS

Art. 248 O reconhecimento dos livros, notas e outros documentos, para fins

fiscais, ser feito atravs da respectiva autenticao, quando obrigatria.


Art. 249 A autenticao dos livros, notas e outros documentos fiscais ser

feita pela Secretaria de Finanas, por qualquer processo mecanizado.


Art. 250 So passveis de autenticao fiscal:

I - os livros fiscais obrigatrios; II - as Notas Fiscais de Servios; III - a AIDF; IV - o Recibo Fiscal de Servios; V - os ingressos, bilhetes, convites, fichas para admisso em jogos, cartelas, couvert, consumao mnima e congneres; 1 A autenticao da Nota Fiscal de Servios, modelo 3, necessria mesmo quando for dispensada a autenticao por parte da Secretaria da Fazenda do Estado. 2 A Secretaria de Finanas, por ato prprio, poder dispensar da autenticao quaisquer dos livros, notas e documentos relacionados nos incisos do caput deste Artigo.
Art. 251 A autenticao de que trata esse Captulo dever ser realizada:

I - antes da utilizao, relativamente: a) aos livros, notas fiscais e AIDF, quando escriturados ou preenchidos manualmente; b) ao Recibo Fiscal de Servios; c) aos ingressos, bilhetes, convites, fichas para admisso em jogos, cartelas, couvert, consumao mnima e congneres; II - aps fiscais e a utilizao, AIDF, quando concernentemente aos livros obrigatrios, notas escriturados ou preenchidos por processamento

73 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

eletrnico de dados. Os livros, notas fiscais e AIDF escriturados ou preenchidos por processamento eletrnico de dados devero ser apresentados para autenticao, na Secretaria de Finanas, at sessenta dias aps o encerramento de cada exerccio fiscal.
Art. 252

Pargrafo nico - As notas fiscais por processamento eletrnico, emitidas em conjunto com o Estado, somente sero autenticadas quando enfeixadas de acordo com a ordem do nmero de controle do formulrio.
Art. 253 Para autenticao de livros fiscais com escriturao manual, no se

tratando de incio de atividades, ser exigida a apresentao do livro anterior a ser encerrado, inutilizando-se os espaos em branco, caso existentes.

CAPTULO V DA UTILIZAO DO SISTEMA ELETRNICO DE PROCESSAMENTO DE DADOS SEO I DOS OBJETIVOS E DO PEDIDO

254 Poder ser autorizada processamento de dados para: Art.

utilizao

do

sistema

eletrnico

de

I - emisso e escriturao dos livros fiscais obrigatrios; II - emisso das Notas Fiscais, modelos 1, 2 e 3; III - emisso do Cupom Fiscal por ECF, sem prejuzo das disposies contidas na Seo III do Captulo II deste Ttulo. III - emisso da AIDF. Pargrafo nico - A utilizao de sistema eletrnico de processamento de dados para emisso de DMS, Mapas de Apurao do ISSQN, Recibo de Reteno do ISSQN e Declarao para Estimativa Fiscal prescinde de autorizao.
Art. 255 O uso do sistema eletrnico de processamento de dados, por parte de

contribuintes estabelecidos neste Municpio, ser autorizado pela Secretaria de Finanas, em requerimento prprio, contendo as seguintes informaes: I - motivo do preenchimento; II - identificao e endereo do contribuinte; III - documentos e livros fiscais a serem processados; IV - configurao do equipamento; V - identificao e assinatura da pessoa autorizada a preencher a declarao e

74 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

o requerimento. 1 O pedido mencionado no caput deste artigo dever ser instrudo com: I - os modelos das notas, documentos e livros fiscais a serem emitidos ou escriturados por processamento de dados; II - a Declarao Conjunta de Responsabilidade, firmada pelo representante legal da empresa e pela empresa responsvel pelo sistema de informtica, em modelo a ser fornecido pela Secretaria de Finanas. 2 Atendidos os requisitos exigidos pelo fisco, este ter o prazo de trinta dias para apreciao do pedido. 3 O requerimento de que trata este artigo dever ser protocolado em trs vias, que tero a seguinte destinao: I - primeira via, arquivada no rgo de anlise da Secretaria de Finanas; II - segunda via, arquivada juntamente com o processo; III - terceira via, devolvida indeferimento do pedido. ao requerente, com o deferimento ou

4 A Secretaria Municipal de Finanas instituir o modelo de requerimento para utilizao do sistema eletrnico de processamento de dados.
Art. 256 A solicitao de alterao e a comunicao de desistncia do uso do

sistema eletrnico de processamento de dados obedecero ao disposto artigo 255, com encaminhamento Secretaria Municipal de Finanas com antecedncia mnima de trinta dias.
Art. 257 Os contadores ou tcnicos em contabilidade regularmente contratados

pelos contribuintes prestaro, nos pedidos tratados nos artigos 255 e 256, as informaes necessrias, relativamente ao prestador de servios.
Art. 258 Os contadores ou tcnicos em contabilidade, devidamente inscritos no

CADES, podero solicitar uma nica autorizao para emisso e escriturao dos livros fiscais obrigatrios por processamento eletrnico de dados, englobando todos os usurios. 1 No caso previsto no caput desse artigo, solicitao dever ser anexada a relao dos prestadores de servios contratantes dos servios de contabilidade. 2 Qualquer alterao na relao dos prestadores de servios, mencionada no 1 deste artigo, dever ser comunicada Secretaria de Finanas no prazo mximo de cinco dias teis, contados da alterao, com a informao do nmero do processo originrio.

SEO II DAS CONDIES PARA UTILIZAO DO SISTEMA

75 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Art.

O estabelecimento autorizado a emitir notas fiscais por sistema eletrnico de processamento de dados obrigado a manter, pelo prazo de dois anos, o arquivo magntico com registro fiscal referente totalidade das prestaes de servios realizadas no exerccio.
259

Pargrafo nico - O Secretrio de Finanas Municipal poder ampliar o prazo de reteno do arquivo magntico, de acordo com a capacidade contributiva e o porte do estabelecimento usurio.
Art.

O contribuinte usurio do sistema eletrnico de processamento de dados dever fornecer, quando solicitado, documentao minuciosa, completa e atualizada do sistema, contendo:
260

I - descrio; II - gabarito de registro ou layout dos arquivos; III - listagem dos programas e as alteraes ocorridas no perodo a que se refere o artigo 259.

SEO III DOS FORMULRIOS

Art. 261 Os formulrios destinados emisso de Notas Fiscais e AIDF, por

processamento eletrnico, alm dos campos prprios, devero conter a numerao de controle. 1 A numerao de controle dos formulrios ser efetuada tipograficamente, ordem crescente de 1 a 999.999 e, quando atingido esse limite, a numerao dever ser reiniciada, precedida da letra "A", e assim sucessivamente, na ordem alfabtica. 2 A numerao dos formulrios destinados s notas fiscais do Modelo 3 ser a mesma indicada pelo rgo estadual competente.
Art. 262 Quando inutilizados antes de se transformarem em documentos fiscais,

os formulrios de que trata esta Seo devero ser enfeixados em blocos de, no mximo, de quinhentos jogos, em ordem de controle numrica seqencial, no prazo de at sessenta dias, contados da inutilizao. Pargrafo nico - No caso previsto neste artigo, os formulrios devero poder do estabelecimento emitente, pelo prazo de cinco anos, contados do encerramento do exerccio de apurao em que ocorreu o fato que motivou a inutilizao.
Art. 263 Para a empresa que possuir mais de um estabelecimento, no Municpio

de Palmas, poder ser autorizado o uso de formulrio com numerao tipogrfica nica, desde que destinado emisso de notas fiscais do mesmo modelo.

76 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

1 O controle de utilizao ser exercido encomendante e dos usurios do formulrio.

nos

estabelecimentos

do

2 Na hiptese deste artigo, ser solicitada AIDF nica, indicando-se os dados cadastrais dos estabelecimentos usurios, bem como a quantidade total dos formulrios a serem impressos e utilizados em comum. 3 Os nmeros de ordem dos formulrios destinados a cada estabelecimento usurio dever ser comunicado Secretaria de Finanas, inclusive eventuais alteraes, no prazo de at cinco dias teis, contados da ocorrncia do fato. 4 O uso de formulrios com numerao tipogrfica nica poder ser estendido a estabelecimento no relacionado na correspondente autorizao, desde que haja licena prvia da Secretaria de Finanas.
Art. 264 A confeco dos formulrios referidos nesta Seo ser autorizada

atravs da AIDF, na forma da Seo II do Captulo III deste Ttulo.

CAPTULO VI DAS DISPOSIES GERAIS RELATIVAS AOS LIVROS, NOTAS E OUTROS DOCUMENTOS FISCAIS

Art. 265 Os livros, notas e outros documentos fiscais permanecero em poder do

contribuinte, contados:

disposio

da

fiscalizao,

pelo

prazo

de

cinco

anos,

I - do primeiro dia do exerccio seguinte ao do encerramento da escriturao, no caso dos livros fiscais; II - do primeiro dia do exerccio seguinte ao da emisso, no caso de notas e outros documentos fiscais. 1 As notas fiscais, as AIDF e os ingressos, bilhetes, convites, fichas para admisso em jogos, cartelas, couvert, consumao mnima e congneres, impressos e ainda no emitidos, tambm devero permanecer em poder do contribuinte, pelo prazo assinalado no caput deste artigo, contado a partir do primeiro dia o exerccio seguinte ao da data do ltimo documento emitido. 2 O disposto neste artigo se aplica mesmo no caso de suspenso ou baixa da atividade. No prazo de at sessenta dias, contados da cincia da perda, desaparecimento ou extravio de quaisquer dos livros, notas e outros documentos fiscais, no contribuinte dever:
Art. 266

I - registrar o boletim de ocorrncia policial; II - publicar o respectivo aviso em jornal local de circulao diria na Capital, em trs dias consecutivos, informando: a) a natureza e numerao dos livros, notas ou documentos fiscais perdidos, desaparecidos ou extraviados;

77 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

b) quais livros, utilizados;

notas

ou

documentos

fiscais

que

ainda

no

haviam

sido

III - comunicar o fato Secretaria Municipal de Finanas, mediante informao protocolizada e instruda com os elementos dos incisos I e II deste artigo. 1 A Secretaria Municipal de Finanas firmar a declarao de inidoneidade dos livros, notas ou documentos fiscais ainda no utilizados. 2 Somente se autenticar novo livro em substituio ao desaparecido ou extraviado aps o atendimento das exigncias contidas neste artigo.
Art. 267 Os livros, notas e outros documentos fiscais, tratados neste Ttulo,

devero conter os elementos e dizeres previstos nos respectivos modelos, podendo o contribuinte acrescentar outras indicaes de seu interesse, desde que no fique prejudicada a clareza dos modelos oficiais.
Art. 268 Sero considerados inidneos os livros, notas e outros documentos que contiverem indicaes inexatas, emendas ou rasuras que lhes prejudiquem a clareza. Art. 269 As diversas vias das notas e outros documentos fiscais, quando for o

caso, no se substituiro nos seus respectivos efeitos.


Art. 270 Os livros, notas e outros documentos fiscais sero confeccionados

tipograficamente, sendo permitida a sua emisso por sistema de processamento de dados, mediante prvia autorizao, nos casos especificados no Captulo V deste Ttulo.
Art. 271 Os contribuintes do ISSQN ficam obrigados a manter em cada um dos seus estabelecimentos, seja matriz, filial, depsito, sucursal, agncia ou repartio, sujeitos inscrio, escrita fiscal e demais documentos, destinados ao registro dos servios neles prestados, ainda que isentos, imunes ou no tributados, vedada a sua centralizao.

Pargrafo nico - Quando o servio for prestado por empresas isentas ou imunes, essa circunstncia ser mencionada no livro ou documento fiscal, indicando-se o dispositivo legal concessivo de tais benefcios.
Art. 272 No caso de alterao de endereo, razo social ou nome fantasia, os

documentos fiscais autorizados e emitidos podero ser utilizados pelo contribuinte, desde que contenham as alteraes dos dados por meio de carimbo, mediante prvia autorizao da Secretaria de Finanas.

TTULO V DA ADMINISTRAO TRIBUTRIA CAPTULO I DO LANAMENTO

Art. 273 O lanamento do crdito tributrio ser formalizado:

78 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

I - pela Notificao de Lanamento, nos seguintes casos: a) IPTU; b) ITBI; c) ISSQN, quando se tratar: 1. de regime de recolhimento por alquota fixa, estimativa ou atravs de regime especial de fiscalizao, quando aplicvel; 2. do imposto devido na expedio do habite-se; 3. de parcelamento denunciado, quando os valores tiverem sido declarados pelo prprio contribuinte para homologao; 4. outras situaes onde for aplicvel; d) Taxa de Coleta de Lixo; e) Taxa de Limpeza e Conservao de Vias e Logradouros Pblicos; f) COSIP, para os imveis vagos; II - pelo Auto de Infrao, em decorrncia de ao fiscal, quando se tratar de: a) ITBI; b) ISSQN; c) taxas em razo do poder de polcia; III - pelo mero aceite do documento de arrecadao, por parte do solicitante, no caso de taxas em razo do poder de polcia, no exigidas por ao fiscal, e taxas de expediente e servios diversos, observadas as orientaes contidas no Calendrio Fiscal. 1 As multas formais, originrias do descumprimento acessrias, sero lanadas atravs do Auto de Infrao. de obrigaes

2 A Secretaria Municipal de Finanas definir, em cada caso, os modelos relativos aos documentos formalizadores do lanamento do crdito tributrio.

CAPTULO II DA FISCALIZAO E DAS AUTORIDADES FISCAIS

Art.

Competem seguintes funes:


274

fiscalizao,

atravs

da

Secretaria

de

Finanas,

as

I - cadastramento, lanamento, tributos municipais;

cobrana,

recolhimento

fiscalizao

dos

II - aplicao de sanes por infrao legislao tributria do Municpio; III - aplicao de medidas de preveno e represso a fraudes. Pargrafo nico - A fiscalizao jurdicas, contribuintes ou no, tributria ou iseno. ser extensiva s inclusive s que pessoas naturais ou gozem de imunidade

79 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Art. 275 Compete Secretaria de Finanas orientar, em todo o Municpio, a

aplicao das leis tributrias, dar-lhes interpretao, dirimir as dvidas e omisses e expedir atos normativos, regulamentos, resolues, ordem de servios e as demais atribuies de esclarecimento. Pargrafo nico - Sem prejuzo da estrita aplicao da legislao tributria e do desempenho de suas atividades, os servidores encarregados da fiscalizao de tributos tm o dever de assistir aos contribuintes da obrigao tributria, orientando-os sobre a correta aplicao da legislao tributria municipal.
Art. 276 O exame de livros e documentos fiscais ou contbeis, e demais diligncias da fiscalizao, podero ser repetidos, em relao ao um mesmo fato ou perodo, enquanto perdurar o direito de proceder ao lanamento do tributo ou aplicao da penalidade. Art. 277 Sem prejuzo do disposto em legislao civil e criminal, vedada a

divulgao, por parte dos agentes pblicos municipais, de informaes obtidas em razo dos seus ofcios, sobre a situao econmica ou financeira do sujeito passivo ou de terceiros e sobre a natureza e o estado de seus negcios ou atividades. 1 Excetuam-se do disposto neste artigo: I - requisio de autoridade judiciria; II - solicitao de autoridade administrativa, no interesse da Administrao Pblica, desde que seja comprovada a instaurao regular de processo administrativo, com objetivo de investigar o contribuinte a que se refere essa informao, por prtica de infrao administrativa; III - prestao mtua de assistncia para fiscalizao e permuta de informaes, entre o Municpio e a Unio, Estados e outros Municpios, prevista em lei ou convnio. 2 No vedada a divulgao de informaes relativas a: I - representaes fiscais para fins penais; II - inscries em Dvida Ativa; III - parcelamento ou moratria.
Art. 278 A recusa ou impedimento ao exerccio da fiscalizao, por qualquer

meio, importa em embarao ao procedimento fiscal, sujeitando o infrator s penalidades cabveis. Pargrafo nico - O servidor fiscal poder requisitar auxlio de fora pblica federal, estadual ou municipal, quando vtima de embarao ou desacato no exerccio de suas funes fiscais.
Art. 279 Autoridades fiscais so as que possuem competncia, atribuies e

circunscrio estabelecidos em lei, regulamento ou regimento.

80 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Art. 280 O agente fiscal que, em funo do cargo executivo, tendo conhecimento

de infrao da legislao tributria, deixar de lavrar e encaminhar o auto competente, ou o funcionrio que da mesma forma, deixar de lavrar a representao, ser responsvel pecuniariamente pelo prejuzo causado Fazenda Pblica Municipal. 1 Igualmente responsvel ser a autoridade ou funcionrio que: I - deixar de dar andamento aos processos administrativos tributrios, que sejam contenciosos ou versem sobre consulta ou reclamao contra lanamento, inclusive, quando o fizer fora dos prazos estabelecidos ou mandar arquiv-los antes de findos e sem causa justificada e no fundamentado o despacho na legislao vigente poca da determinao do arquivamento; II - der causa prescrio ou decadncia de tributos municipais. 2 A responsabilidade tratada neste artigo pessoal e independe do cargo ou funo exercida, sem prejuzo de outras sanes administrativas e penais cabveis espcie. 3 No ser de responsabilidade do funcionrio a omisso que praticar em razo de ordem superior, devidamente provada ou quando no apurar infrao em face das limitaes das tarefas que lhe tenham sido atribudas pelo seu chefe imediato, inclusive quando no forem exibidos, pelo sujeito passivo, os livros ou documentos fiscais exigidos.

CAPTULO III DO PROCEDIMENTO FISCAL SEO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES

Art. 281 O procedimento fiscal compreende o conjunto de atos e formalidades, que possui por finalidade efetuar o levantamento quanto ao cumprimento das obrigaes tributrias do contribuinte relativas aos tributos municipais. Art. 282 As aes ou omisses contrrias ao CTM sero apuradas de ofcio,

mediante procedimento regular, para o fim de determinar o responsvel pela infrao, o dano causado ao Municpio e o respectivo valor, propondo-se, quando for o caso, a aplicao da sano correspondente.
Art. 283 A autoridade fiscal que proceder ou presidir a fiscalizao lavrar

os termos necessrios para trmino do procedimento.

que

se

documente

incio,

desenvolvimento

Pargrafo nico - Os termos de incio e trmino de fiscalizao lavrados, sempre que possvel, em um dos livros fiscais exibidos.
Art.

sero

284 O procedimento fiscal considera-se iniciado, com a finalidade de excluir a espontaneidade do sujeito passivo em relao aos atos anteriores, com:

81 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

I - a cincia do termo de incio de ao fiscal ou da notificao para apresentao de livros e documentos fiscais; II - a cincia dos autos de infrao, apreenso ou interdio; III - a cincia dos termos de diligncia fiscal, inspeo fiscal ou sujeio ao regime especial de fiscalizao; IV - a apresentao do pedido de baixa, suspenso ou reativao do CADES. Pargrafo nico - O termo de incio de ao fiscal dispensar a assinatura do contribuinte quando for lavrado diretamente em livro fiscal obrigatrio.
Art. 285 Na concluso da ao fiscal, a autoridade fiscalizadora lavrar o

de

termo de encerramento, que registrar de forma circunstanciada os fatos a ela relacionados, contendo, no mnimo, as seguintes indicaes: I - identificao da ao fiscal; II - identificao completa do contribuinte; III - livros, notas e outros documentos analisados no procedimento; IV - levantamentos e procedimentos fiscais realizados; V - irregularidades constatadas; VI - autos de infrao lavrados e demais providencias tendentes a corrigir as irregularidades; VII - orientaes gerais ao contribuinte; VIII - data e assinatura da autoridade fiscal; Pargrafo nico - O termo de encerramento da fiscalizao: I - dever ser lavrado no mesmo livro fiscal onde foi anotado o termo de incio, se for o caso; II - quando lavrado em formulrio contribuinte, mediante recibo. esparso, ter uma cpia entregue ao

Art. 286 Encerra-se o procedimento fiscal, contencioso ou no, com:

I - o esgotamento do prazo para apresentao de defesa ou para interposio de recurso; II - a deciso irrecorrvel da autoridade competente; III - o reconhecimento do dbito pelo sujeito passivo, sob qualquer forma; IV - a desistncia da defesa ou do recurso, inclusive em decorrncia da

82 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

escolha da via judicial.


Art. 287 O Secretrio de Finanas, por ato prprio, dever instituir o Manual

de Fiscalizao, com normas e instrues fiscais, inclusive os modelos oficiais pertinentes.

de uso interno das autoridades dos documentos necessrios e

SEO II DO AUTO DE INFRAO

Verificada a infrao de dispositivo da legislao tributria, relativa ao descumprimento de obrigao principal ou acessria, lavrar-se- o Auto de Infrao correspondente, que dever conter os seguintes requisitos:
Art. 288

I - o local, data e hora da lavratura; II - a identificao completa do infrator, contendo nome, endereo completo, nmero do CPF ou do CNPJ e nmero da respectiva inscrio, quando houver; III - a descrio clara e precisa do fato que constituir infrao e, se necessrio, as circunstncias pertinentes; IV - a capitulao legal do fato e sua data de cometimento, com a citao expressa do dispositivo legal infringido e do que lhe comine a penalidade; V - a base tributvel, alquota aplicvel e o montante do valor originrio do tributo ou, ainda, o valor originrio da penalidade pelo descumprimento de obrigao acessria; VI - a indicao das hipteses de redues de penalidades, quando aplicveis; VII - a intimao para apresentao de defesa ou pagamento do tributo ou da penalidade pelo descumprimento de obrigao acessria, com os acrscimos legais cabveis em cada caso, no prazo indicado; VIII - a assinatura e identificao do autor do procedimento; IX - a cincia do prprio autuado ou infrator ou de seus representantes, ou ainda mandatrios ou prepostos, com a meno da circunstncia de que o mesmo no pode ou se recusou a assinar. Pargrafo nico - Na lavratura do Auto de Infrao, no sendo possvel discriminar o dbito por perodos, considerar-se- o tributo devido no ltimo ms do exerccio fiscalizado. A lavratura do Auto de Infrao de competncia exclusiva autoridade fiscal legalmente constituda para o lanamento.
Art. 289

da

Art. 290 O Auto de Infrao ser registrado na repartio fiscal responsvel

pelo preparo do processo.

83 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Na intimao do sujeito passivo, ser-lhe-o fornecidas cpias de todos os termos, demonstrativos e levantamentos elaborados pela autoridade fiscal, que acompanham o respectivo Auto de Infrao.
Art. 291

As omisses ou incorrees do Auto de Infrao no o invalidam, quando nele constarem elementos para a determinao da infrao e a identificao do infrator.
Art. 292

SEO III DA ESTIMATIVA FISCAL

293 O lanamento do ISSQN por estimativa fiscal poder ser efetuado relativamente a contribuintes: Art.

I - com estabelecimentos de pequeno porte, assim classificados por legislao especfica; II - de rudimentar organizao, entendidos dessa forma aqueles que, a critrio da Secretaria de Finanas, no detenham condio de emisso de documentos fiscais pelo prprio volume, valor ou simplicidade das operaes; III - que meream tratamento fiscal especfico em funo da espcie ou modalidade de negcio ou, ainda, volume de operaes, a critrio da Secretaria de Finanas, abrangendo: a) atividades de difcil ou complexa fiscalizao; b) atividades de carter temporrio ou transitrio, inclusive as relacionadas a eventos ou acontecimentos ocasionais ou excepcionais; c) as firmas individuais; d) as sociedades civis que no estejam sujeitas ao recolhimento do imposto por alquota fixa; e) outros estabelecimentos, em razo do prprio nvel de atividade econmica do Municpio.
Art. 294 No se sujeitam estimativa fiscal os contribuintes:

I - inscritos no Municpio como profissionais autnomos ou sociedades de profissionais, tributados com a alquota fixa do ISSQN; II - que exercerem as atividades relacionadas aos itens 7.02, 7.03, 7.04, 7.05, 7.17, 7.18, 7.19, 7.20, 7.21, 10.01, 10.02, 10.04, 15, 18, 20, 21 e 22 da lista de servios tributveis anexa ao CTM.
Art. 295 Para obter as informaes necessrias para a estimativa fiscal, a

Secretaria de Finanas poder solicitar do contribuinte a apresentao da Declarao para Estimativa Fiscal - DEF. 1 A DEF dever ser preenchida pelo prprio contribuinte e informar dados econmicos presumidos, no mnimo de trs meses, relativos sua despesa e receita.

84 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

2 A base tributvel ser a mdia aritmtica mensal dos valores das despesas constantes na DEF, acrescidas de vantagem remuneratria dos servios executados, na seguinte proporo: I - 40%, quando o contribuinte exercer atividades prestacionais; II - 20%, quando o contribuinte exercer atividades prestacionais conjugadas com comerciais ou industriais. 3 A Secretaria Municipal de Finanas estabelecer o modelo da DEF. 4 A Secretaria Municipal de Finanas poder, ainda, estabelecer outras declaraes que auxiliem na composio da base imponvel.
Art. 296 A base imponvel estimada para o lanamento do ISSQN ser:

I - o preo corrente da praa, conhecido pelo fisco e fixado por ato do Secretrio de Finanas, na forma do 2 do artigo 131; II - o valor apurado com base na DEF, de acordo com estabelecido no Art. 295; III - o valor da despesa ou receita provvel, determinado na forma do
Art. 132 , em especial quando:

a) no for conhecido o preo corrente da praa; b) a DEF no for apresentada; c) a DEF no refletir a real situao do contribuinte. IV - para atividades previstas na alnea "b" do inciso III do artigo 293, at 70% do valor total dos ingressos, bilhetes, convites, fichas para admisso em jogos, cartelas, couvert, consumao mnima e congneres, apresentados para autenticao na Secretaria de Finanas, independente de descontos ou cortesias concedidos. Pargrafo nico - Em relao ao inciso IV deste artigo, no caso dos documentos fiscais no serem apresentados para autenticao, a aferio da base imponvel ser indireta, com base nos valores divulgados ou conhecidos por qualquer meio. A estimativa fiscal no poder exceder o perodo de doze meses, exceto quando se tratar de atividades temporrias ou transitrias.
Art. 297 Art. 298 A Notificao de Lanamento da estimativa fiscal ser entregue ao

contribuinte diretamente ou por via postal, acompanhada dos documentos de arrecadao mensais relativos ao perodo de validade fixado.
Art. 299 Aps a cincia da estimativa fiscal, o contribuinte poder solicitar

a reviso dos valores determinados na Notificao de Lanamento. 1 Do pedido revisional dever constar obrigatoriamente o valor que o contribuinte reputar para a base imponvel do ISSQN, fazendo a juntada dos documentos comprobatrios das suas alegaes.

85 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

2 O pedido revisional no ter efeito suspensivo e, se houver alterao, a diferena ser computada nos recolhimentos seguintes ou, se for o caso, restituda. 3 O Secretrio Municipal de Finanas determinar o setor competente para, em instncia nica, proferir a deciso sobre o pedido revisional.
Art. 300 O regime de estimativa poder ser revisto a qualquer tempo pela Secretaria Municipal de Finanas, quando verificar que os valores estimados esto incorretos ou que o volume ou a modalidade dos servios tenham sido alterados de forma substancial.

Art. 301 O Secretrio Municipal de Finanas dever disciplinar os casos de estimativa fiscal com possibilidade de ajuste, para mais ou para menos, dos valores devidos de ISSQN, ao final de cada perodo de estimativa. Art. 302 A Secretaria Municipal de Finanas poder promover os levantamentos e aes que se fizerem necessrios para efetuar o lanamento do ISSQN por estimativa para os contribuintes j inscritos no Cadastro de Atividades que se enquadrarem em quaisquer dos critrios previstos nesta Seo. Art. 303 Os contribuintes sujeitos ao regime de estimativa so obrigados ao

cumprimento das obrigaes acessrias, assecuratrias da obrigao principal. Pargrafo nico - O Secretrio Municipal de Finanas poder dispensar a apresentao da DMS ou escriturao dos livros fiscais, nos casos de estimativa que especificar.

SEO IV DO ARBITRAMENTO

Art. 304 A autoridade fiscal arbitrar, sem prejuzo das penalidades cabveis, a base imponvel do ISSQN, quando:

I - no puder ser conhecido o valor efetivo do preo do servio, inclusive no caso de perda, extravio ou inutilizao de documentos fiscais; II - no merecerem f os registros fiscais ou contbeis; III - houver comprovao que os documentos fiscais no refletem o preo real dos servios, ou quando o declarado for notoriamente inferior ao corrente da praa; IV - as declaraes ou documentos exibidos pelo sujeito passivo ou pelo terceiro obrigado forem insuficientes, omissas, inverossmeis ou falsas; V - o contribuinte ou responsvel, aps regularmente intimado, recusar-se a exibir fiscalizao os elementos necessrios comprovao do valor dos servios prestados;

86 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

VI - a existncia de atos qualificados como crime contra a ordem tributria, evidenciados pelo exame dos livros e documentos fiscais do sujeito passivo; VII - as simulao; aes ou procedimentos forem praticados com dolo, fraude ou

VIII - ficar caracterizada a prtica de subfaturamento de qualquer espcie; IX - houver prestados; insuficincia de imposto pago, face ao volume dos servios

X - tiver servios prestados sem a determinao do preo ou, reiteradamente, a ttulo de cortesia; XI - for apurada flagrante diferena entre os valores declarados escriturados e os sinais exteriores do potencial econmico da atividade; ou

XII - for constatado o exerccio de atividade que constitua fato gerador do ISSQN, sem encontrar-se, o sujeito passivo, inscrito no Cadastro Fiscal; Pargrafo nico - O arbitramento referir-se-, exclusivamente, aos fatos ocorridos no perodo em que se verificarem os pressupostos mencionados nos incisos do caput deste artigo.
Art. 305 O arbitramento previsto no inciso I do artigo 304, no caso de perda,

extravio ou inutilizao de notas fiscais de emisso do prprio contribuinte, poder ser feito atribuindo-se a cada nota fiscal correspondente, o valor da mdia aritmtica atualizada das notas fiscais emitidas no perodo de interesse do fisco, com acrscimo de 20%, sem prejuzo de quaisquer outras formas de apurao da base tributvel. 1 Para efeito do arbitramento a que se refere este artigo, presume-se como emitidas todas as notas fiscais perdidas, extraviadas, roubadas, furtadas, destrudas ou inutilizadas. 2 No caso de as notas fiscais perdidas, extraviadas, roubadas, furtadas, destrudas ou inutilizadas j terem sido registradas nos livros prprios, prevalecero os registros sobre o arbitramento, se aqueles forem superiores, sendo que, caso contrrio, prevalecero os valores arbitrados.
Art.

O arbitramento ser elaborado com a identificao do provvel movimento tributvel do contribuinte, atravs do Termo de Arbitramento e demonstrativo da base imponvel.
306

Pargrafo nico - Sem prejuzo das disposies contidas no artigo 132, para apurao da base imponvel para arbitramento, podero ser considerados: I - as variaes percentuais sobre os valores das receitas apuradas, considerados os fatores inerentes a situaes peculiares ao ramo de negcio ou atividade, devidamente justificado; II - os preos dos servios vigentes no mercado na poca a que se refere o arbitramento, devidamente comprovado;

87 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

III - no caso de construo civil, o valor especializada em relao a servios assemelhados.

publicado

por

entidade

Art. 307 Identificada a base imponvel para o arbitramento de uma ou mais

referncias mensais, o fisco poder estend-la a todo perodo passvel de lanamento, com base: I - na mdia aritmtica dos valores conhecidos, corrigidos pela variao monetria nos ndices oficiais adotados pelo Municpio; II - em variaes percentuais que reflitam a capacidade contribuinte no perodo considerado, devidamente justificado.
Art. 308

operativa

do

lcito ao contribuinte impugnar, nos prazos regulamentares, o arbitramento do ISSQN, mediante a apresentao de elementos hbeis, capazes de elidir a presuno fiscal.
Art. 309 Do ISSQN resultante do arbitramento sero deduzidos os pagamentos

realizados no perodo.
Art. 310 O Secretrio de Finanas, por ato prprio, poder estabelecer outros

critrios para arbitramento, alm dos j previstos nesta Seo, de acordo com as atividades a serem apuradas.

SEO V DA DILIGNCIA

Art. 311 A autoridade fiscal realizar diligncia, para:

I - apurao de fatos geradores, incidncias, contribuintes, responsveis, bases de clculo, alquotas e lanamentos de tributos municipais; II - fiscalizar acessrias; o cumprimento de obrigaes tributrias, principais ou

III - aplicar sano por infrao de dispositivos legais. A diligncia ser lavrada em termo prprio, com a cincia contribuinte, em modelo a ser regulado pela Secretaria de Finanas.
Art. 312

do

SEO VI DA INSPEO

Art. 313 A autoridade fiscal inspecionar o contribuinte que:

I - apresentar indcio de omisso de receita; II - tiver praticado sonegao fiscal;

88 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

III - houver cometido crime contra a ordem tributria; IV - opuser ou criar obstculo realizao de diligncia ou planto fiscal. Pargrafo nico - Durante a inspeo, a autoridade fiscal poder examinar e apreender livros, arquivos, documentos, papis de efeitos comerciais ou fiscais, que constituam prova material de indcio de omisso de receita, sonegao fiscal ou crime contra a ordem tributria.

SEO VII DA REPRESENTAO

Art. 314 A autoridade administrativa ou fiscal poder representar contra toda

ao ou omisso contrria s disposies da legislao tributria. Pargrafo nico - A representao tambm pode ser realizada por qualquer pessoa, fsica ou jurdica.
Art. 315 A representao:

I - far-se- em petio assinada pelo seu autor; II - dever estar acompanhada de provas ou indicar os elementos destas e mencionar os meios ou as circunstncias em razo das quais se tornou conhecida a infrao; III - dever ser imediatamente: a) b) ou c) d) recebida pelo Secretrio de Finanas, que determinar

a diligncia ou inspeo para verificar a veracidade dos fatos; o encaminhamento Polcia Fazendria, Ministrio Pblico, Receita Federal outro rgo que tenha competncia para analisar a matria; a autuao do infrator, se couber; o arquivamento do processo, caso seja demonstrada a sua improcedncia.

SEO VIII DO REGIME ESPECIAL DE FISCALIZAO

Art. 316 O contribuinte do ISSQN que reiteradamente descumprir as obrigaes

tributrias poder ser submetido a regime arrecadao, por ato do Secretrio de Finanas.

especial

de

fiscalizao

1 O regime especial previsto neste artigo constar as normas que se fizerem necessrias para compelir o contribuinte observncia da legislao tributria. 2 No regime especial de fiscalizao, o contribuinte observar as normas determinadas, pelo perodo indicado, podendo as mesmas ser alteradas,

89 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

agravadas ou abrandadas, a critrio da autoridade fiscal. 3 O regime especial poder ser utilizado para fixao de base imponvel estimada ou arbitrada, conforme o caso.
Art. 317 A sujeio ao regime especial de fiscalizao poder ser determinada,

inclusive mediante imposto, quando: I - no houver irregularmente;

alterao

quanto

forma

ao

prazo

de

pagamento

do

emisso

de

nota

fiscal,

ou

quando

esta

for

emitida

II - no for fidedigna a escriturao dos livros fiscais ou comerciais ou, por qualquer motivo, deixarem os mesmos de serem escriturados, total ou parcialmente; III - o contribuinte deixar de recolher o imposto, nos prazos e condies previstos na legislao; IV - intimado pelo fisco, o contribuinte no exibir, no prazo fixado pela autoridade fazendria, os livros ou documentos exigidos; V - o contribuinte exercer as suas atividades sem inscrio municipal. 1 O sistema especial cumulativamente, em: de fiscalizao poder consistir, isolada ou

I - obrigatoriedade quanto ao fornecimento peridico de informaes relativas prestao de servios; II - alterao no perodo de apurao, no prazo e na forma de pagamento do imposto; III - emisso de documento fiscal controlado pela Secretaria de Finanas; IV - restries quanto ao uso de documento fiscal destinado a acobertar operaes concernentes prestao de servios; V - planto peridico do fisco junto ao estabelecimento. 2 O ato que instaurar a fiscalizao especial conter as medidas a serem adotadas e o prazo de sua durao. 3 A imposio do sistema de fiscalizao especial no prejudica a aplicao de quaisquer das penalidades previstas na legislao tributria.

SEO IX DA DESCLASSIFICAO DA ESCRITA CONTBIL

Art. 318 A desclassificao da escrita contbil poder ser feita quando ficar

comprovada a sonegao da receita tributvel, nos seguintes casos:

90 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

I - superioridade sistemtica da despesa sobre a receita; II - falta da emisso da nota fiscal de quaisquer das operaes realizadas; III - imobilizao, investimento ou enriquecimento receitas das atividades econmicas do contribuinte; incompatvel com as

IV - quando ficar evidenciado saldo credor de caixa, constatado por levantamento financeiro, ressalvado a sua proviso devidamente comprovada por documentao idnea; V - prtica de qualquer fraude ou modalidade de evaso de receitas, prevista no CTM ou legislao especfica.
Art. 319 A desclassificao da escrita contbil dever ser identificada, fundamentada e comprovada pelo fisco em processo regular, ouvido o titular da empresa.

Da desclassificao da escrita arbitramento ou a estimativa, conforme o caso.


Art. 320

contbil

poder

resultar

SEO X DO AJUSTE FISCAL

Art. 321 No procedimento regular de fiscalizao, o Auditor de Rendas que verificar o indbito tributrio em favor do contribuinte, poder aproveitar o respectivo crdito para compens-lo com crditos do Municpio, sem prvia autorizao da administrao tributria.

Pargrafo nico - No podero alcanados pela prescrio.

ser

aproveitados

crditos

do

contribuinte

Art. 322 O ajuste fiscal ser realizado mediante termo prprio, por tributo,

com base nos valores originrios corrigidos monetariamente. 1 Os crditos em favor do contribuinte sero aproveitados nos crditos do Municpio ms a ms, sempre da data mais antiga para a mais recente. 2 Concludo o ajuste fiscal: I - permanecendo crdito em favor do contribuinte ao final do ajuste, o mesmo poder ser restitudo, na forma da legislao aplicvel; II - o crdito remanescente em favor do Municpio ser objeto de lanamento, aplicados os acrscimos legais.
Art. 323 O ajuste fiscal estar sujeito posterior homologao por parte da

administrao tributria.

91 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

CAPTULO IV DA DVIDA ATIVA

Art. 324 Para todos os efeitos legais, considera-se como inscrita a Dvida

Ativa registrada em livros especiais ou em processamento de dados, na Secretaria de Finanas.

sistemas

eletrnicos

de

Art. 325 A Secretaria de Finanas providenciar a inscrio em Dvida Ativa

at noventa obrigao.

dias,

contados

do

encerramento

do

exerccio

que

originou

Art. 326 O registro da Dvida Ativa em livro tombo dever ser efetuado de

acordo com os elementos determinados nas disposies legais que tratam da matria, em especial o Cdigo Tributrio Nacional e a Lei de Execues Fiscais.
Art. 327 Aps a inscrio, a Secretaria de Finanas ter o prazo de at noventa dias para extrair as certides e encaminh-las Assessoria Jurdica do Municpio, para execuo judicial.

1 As certides devero conter todos os elementos do livro tombo, e serem assinadas pelo expedidor. 2 No sero emitidas certides de Dvida Ativa quando o dbito for inferior a duzentas UFIP, exceto quando houver possibilidade de prescrio, observado o limite mnimo de dois anos para viabilidade da execuo judicial; 3 As dvidas relativas ao mesmo devedor devero ser reunidas em um s processo de execuo judicial. 4 A ocorrncia de qualquer forma de suspenso, extino ou excluso de crdito no invalida a certido nem prejudica os demais dbitos objeto da cobrana.
Art. 328 Antes de efetuar o encaminhamento da certido de Dvida Ativa para

execuo judicial, a Secretaria de Finanas comunicar o contribuinte, com a concesso do prazo administrativo de trinta dias para regularizao do dbito.
Art. 329 A inscrio na Dvida Ativa ou a expedio das respectivas certides

podero ser feitas, manualmente, mecanicamente ou atravs de meios eletrnicos, com a utilizao de fichas e relaes em folhas soltas, a critrio da Secretaria de Finanas, desde que atendam aos requisitos legais.
Art. 330 O recebimento de dbitos constantes de certides j encaminhadas para

cobrana executiva, com, no mnimo, o despacho do juiz de ordenar a citao, ser feito com os acrscimos relativos a honorrios advocatcios e as custas judiciais aplicveis em cada caso.
Art. 331 O pagamento ou parcelamento de dbitos encaminhados para execuo

judicial dever ser comunicado, pela Secretaria de Finanas, Procuradoria Geral do Municpio, para fins de arquivamento ou suspenso da respectiva ao, na forma da lei.

92 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

Art.

332 Em qualquer poca que se verificar o pagamento, a Dvida Ativa correspondente ser baixada do controle, pela Secretaria de Finanas.

CAPTULO V DAS CERTIDES DE DBITOS

Art. 333 Sero expedidas as seguintes certides de dbitos:

I - Certido Negativa de Dbitos - CND; II - Certido Positiva de Dbitos com Efeito de Negativa - CPDEN. 1 As certides de dbitos sero emitidas em relao: I - aos imveis regularmente inscritos no CADIF; II - s pessoas, fsicas ou jurdicas, regularmente inscritas no CADES ou contribuintes de tributos relacionados a imveis constantes no CADIF. 2 A Secretaria de Finanas definir os modelos, formas e elementos das certides de dbitos previstas neste Captulo.
Art. 334 A CND ser expedida se for constatada:

I - a inexistncia de dbitos; II - a eventual existncia de dbitos no vencidos.


Art. 335 A CPDEN ser expedida se for constatada a existncia de dbitos:

I - decorrentes de parcelamento, em relao s parcelas vincendas; II - em curso de cobrana executiva em que tenha sido efetivada a penhora; III - cuja exigibilidade esteja suspensa, administrativa ou judicialmente.
Art. 336 As certides de dbitos podero ser emitidas por processo mecnico ou

eletrnico, inclusive pela internet, com cdigo de validao. Da CPDEN mencionar o dbito tributrio constitudo, inclusive o inscrito em Divida Ativa.
Art. 337

fiscal

devidamente

Pargrafo nico - A CPDEN ser expedida com as ressalvas necessrias.

TTULO VII DAS DISPOSIES TRANSITRIAS E FINAIS

Art. 338 A Secretaria de Finanas providenciar, at o final do exerccio de

93 de 94

10/09/2013 15:21

Decreto de Palmas/TO, n 285/2006 de 27/12/2006

https://www.leismunicipais.com.br/a/to/p/palmas/decreto/2006/28/285...

2007, os seguintes recadastramentos: I - das atividades, inscritas ou passveis de inscrio no CADES; II - dos imveis, inscritos ou passveis de inscrio no CADIF.
Art. 339 Os livros, notas e outros documentos fiscais devero ser substitudos pelos modelos definidos neste Decreto, por solicitao da prxima autorizao de uso ou de impresso de documentos fiscais. Art. 340 A atualizao anual da UFIP far-se- a cada dia 1de janeiro, acordo com a variao do IPCA/IBGE verificada de dezembro de um ano a novembro do ano seguinte, por ato do Secretrio de Finanas. Art. 341 Os contadores e contabilistas com atividade regular no Municpio de

Palmas ficam obrigados a apresentar relatrio indicando os contribuintes sob sua responsabilidade profissional, at o dia 31 de janeiro de cada exerccio. Pargrafo nico - Sem prejuzo do disposto no caput deste artigo, a Secretaria de Finanas poder criar e normatizar o cadastro dos contadores que atuam no Municpio.
Art. 342 O Secretrio de Finanas, por ato prprio, poder expedir os atos que se fizerem necessrios complementao e cumprimento das disposies deste Regulamento. Art. 343 Fica o Secretrio de Finanas autorizado a firmar convenio com a

receita federal sobre o Imposto Territorial Rural, na forma do inciso III do 4 do artigo 153 da Constituio Federal. RAUL FILHO Prefeito Municipal ANTNIO LUIZ COELHO Procurador Geral do Municpio ADJAIR DE LIMA E SILVA Secretrio Municipal de Finanas

94 de 94

10/09/2013 15:21

You might also like