You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELTRICA/ ELETROTCNICA

BRUNO KIKUCHI FERNANDO MARCOS DE OLIVEIRA GUSTAVO HENRIQUE BAZAN THAIS FUJITA THIAGO HUKUCHIMA

MQUINAS ELTRICAS I: Ligao Delta aberto

CORNLIO PROCPIO 2011

Conexo delta-aberto
Na ligao delta-delta as correntes de linha so 3 vezes as correntes de fase e esto defasadas de 30. Este defasamento angular de 30 existe para todas as cargas equilibradas, sendo ainda independente do fator de potncia. Para que a tenso de sada seja senoidal, a corrente de magnetizao deve conter a componente da terceira harmnica. Como as componentes de terceira harmnica da corrente esto todas em fase, elas produzem uma corrente monofsica de terceira harmnica que circula no delta, e, esta componente da corrente ajuda a produzir o fluxo senoidal, sendo portanto a tenso de fase tambm senoidal. Esta ligao fornece dois caminhos para as componentes da sequncia zero da corrente de excitao. Consequentemente as correntes da sequncia zero podem circular em ambos os caminhos primrio e secundrio. Num circuito balanceado, a soma das trs tenses secundrias anterior ao fechamento do delta zero. As correntes de linha e de fase no lado primrio do transformador so similares quelas encontradas na ligao delta-estrela.

Uma vantagem da conexo delta-delta deve-se ao seguinte fato: se um dos bancos sair, os outros bancos continuam a proporcionar uma sada trifsica carga. Neste tipo de conexo, a capacidade combinada de dois transformadores, isto , da sada trifsica, somente est disponvel se os transformadores

trabalharem em regime de sobrecarga. Se o banco alimenta uma carga de VA, ento o banco delta aberto capaz de VA com as mesmas

perdas no cobre, j que a corrente vem a ser a corrente do transformador na conexo delta aberto. A relao de potncia entre a conexo delta aberta e a delta-delta de

Vantagens da conexo delta-delta 1- Se faltar uma fase em qualquer um dos lados, as duas remanescentes podero ser operadas em delta aberto para dar sada trifsica com 1 da potncia anterior. 2- a combinao mais econmica para transformadores de baixa tenso e altas correntes. 3- As componentes de 3a harmnica so eliminadas pela circulao de correntes nos "deltas" uma das combinaes mais fceis para colocao em paralelo. Desvantagens da conexo delta-delta 1- No h neutros disponveis. 2- No pode haver suprimento de energia com quatro condutores. 3- As dificuldades de construo das bobinas so maiores e os custos, mais altos com altas tenses de linha.

Conexo estrela-delta-estrela Este tipo de conexo permite que se coloque cargas desequilibradas no secundrio sem que ocorra um desequilbrio nas fases. Com isso, desnecessria a ligao do neutro da fonte ao neutro do primrio do transformador. A corrente de desequilbrio ento passa a circular pelo delta. Vantagens da conexo estrela-delta-estrela 1- O enrolamento em delta fornece um caminho para as componentes de terceira harmnica da corrente de magnetizao, que elimina as tenses de terceira harmnica dos enrolamentos principais. Os pontos neutros de tais enrolamentos so ento estveis. 2- O enrolamento adicional (D) pode ser utilizado para o suprimento de cargas, tais como motores, ou mesmo ser usado para distribuio. Desvantagens da conexo estrela-delta-estrela 1- Dependendo do propsito para o qual se queira o enrolamento adicional (D), o custo incremental pode ser muito grande.

2- Se usado para o suprimento de uma carga, o circuito auxiliar pode, em transformadores que operam em altas tenses em ambos os lados, ficar sujeito a uma tenso terra perigosa devido induo eletrosttica. 3- A falha do enrolamento auxiliar (D) pode tornar o transformador inoperante.

Objetivos: - Verificar o desempenho da ligao delta-delta quando alimentando cargas equilibradas e desequilibradas. - Verificar o desempenho da ligao estrela-delta-estrela. Procedimento: 1. Usando o transformador com ncleo trifsico, realize a ligao deltadelta mostrada na figura 1. 2.

Figura 1 Ligao Delta-Delta

2. Ligue as lmpadas uma a uma e observe o que acontece com as tenses de linha e de fase no secundrio do transformador. Verifique as correntes de linha do primrio. 3. Simule a perda de um transformador, entretanto conserve as ligaes dos alimentadores nos mesmos pontos. Verifique as conseqncias desta perda para o lado da carga e da fonte.

4. Desligue a alimentao e desmonte todo o experimento. Utilizando agora um transformador trifsico, realize a ligao estrela-delta-estrela, conforme mostrado na figura 2.

Figura 2 Ligao Estrela-Delta-Estrela

5. Alimente o primrio (todas as lmpadas desligadas). 6. Verifique, com a ponteira de corrente a forma de onda da corrente no delta (tercirio). Qual a frequncia desta corrente? 7. Observe, atravs do outro canal do osciloscpio, a forma de onda da tenso de fase no secundrio do transformador. senoidal? Comente suas observaes. 8. Observe e anote os valores da corrente no delta tercirio e das tenses de fase no secundrio para o funcionamento do transformador desde a vazio at carga mxima. Comente os fatos observados.

Referncias
1. Ligaes Trifsicas

http://www.dee.ufc.br/~sdaher/labmaq/0011%20DELTA-DELTA.pdf Acessado em 08/06/2011

2. I-Oliveira, Jos Carlos de, II-Cogo, Joo Roberto, III-Abreu, Jos Policarpo G. de, 3. Transformadores. Teoria e ensaios, pgs. 140 e 141, Ed. Edgar Blcher Ltda., 1984

4. I-Garik, Michael Liwschitz, II-Whipple, Clyde C., Maquinas de corriente alterna, pgs. 108 a 112, Cia. Editorial Continental S.A., Mxico (D.F.) 5. Ong, C. Dynamic Simulation of Electric

Machinery

using

MATLAB/SIMULINK Prentice-Hall 1998 6. Ryff, P Electric Machinery. Prentice Hall International Edition. 2a Edio. 1994

You might also like