You are on page 1of 3

PSICOLOGIA JUNGUIANA OU ANALTICA Psicologia Analtica, tambm conhecida como Psicologia Junguiana ou Psicologia Complexa, um ramo de conhecimento e prtica

a da Psicologia, iniciado por Carl Gustav Jung o qual se distingue da psicanlise, iniciada por Freud, por uma noo mais alargada da libido e pela introduo dos conceitos de inconsciente coletivo, sincronicidade e individuao . i!erentemente de Freud, Jung via o inconsciente no apenas como um reposit"rio das mem"rias e das puls#es reprimidas, mas tambm como um sistema passado de gerao em gerao, vivo em constante atividade, contendo todo o esquecido e tambm neo!orma#es criativas organi$adas segundo !un#es coletivas e herdadas. % inconsciente coletivo que prop#e no , apesar das incessantes incompreens#es de seus cr&ticos, composto por mem"rias herdadas, mas sim por pr'disposi#es !uncionais de organi$ao do psiquismo (comparveis )s condi#es a priori da e*peri+ncia, de ,ant-. . psicologia anal&tica !oi desenvolvida com base na e*peri+ncia psiquitrica de Jung, nos estudos de Freud e no amplo conhecimento que Jung tinha das tradi#es da alquimia, da mitologia e do estudo comparado da hist"ria das religi#es, e as quais ele veio a compreender como autorepresenta#es de processos ps&quicos inconscientes. /uando Jung conheceu a obra de Freud, identi!icou'se com grande parte de suas ideias e logo quis conhec+'lo. .o se conhecerem, a admirao !oi m0tua, pois Freud rapidamente recebeu o 1ovem como seu colaborador e um dos de!ensores de suas ideias. evemos lembrar que Freud en!rentava grande resist+ncia do mundo cient&!ico )s suas ideias e, em contrapartida, Jung 1 tinha reconhecimento no mundo acad+mico pelos seus estudos com associa#es de palavras que deram origem ao pol&gra!o e !oram a base teorica e*perimental para a comprovao dos comple*os. Freud, em sua obra, atribui este termo a Jung. . parceria durou pouco, pois Jung mostrava'se insatis!eito com algumas das posi#es de Freud, especialmente a teoria da libido e sua relao com os traumas.

2 Conceitos !undamentais 3 P"s'1unguianos 4 5iga#es e*ternas 6 7e!er+ncias 8ibliogr!icas 9 7e!er+ncias


Conceitos fundamentais[editar

.rqutipo Comple*o :ndividuao ;u ou ego Persona <ombra

<i$&gia= animus'anima <i'mesmo ou Self >ipos psicol"gicos


P!s"#unguianos[editar

. Psicologia .nal&tica conheceu, depois da estruturao por C.G.Jung, um grande desenvolvimento nos chamados p"s'1unguianos, os quais ampliaram a viso de Jung. ?erece destaque neste desenvolvimento a ;scola esenvolvimentista que estudou o desenvolvimento humano desde o nascimento at a !ase adulta e que tem como !onte a ;scola Junguiana de 5ondres e a pessoa de ?ichael Fordham com sua obra @. criana como indiv&duo@ e tambm a pessoa de ;ric Aeumann com a obra @. criana@. .lm desta, h tambm a Psicologia .rquet&pica que !ruto do trabalho de James Billman, o qual, e*plora e desenvolve ao m*imo a importCncia dos arqutipos na vida das pessoas. .inda no conte*to da escola arquet&pica, autores contemporCneos, como Fragoso Guimares e 7ocha Filho, t+m relacionado a Psicologia .nal&tica ) F&sica, na linha de pesquisa F&sica e Psicologia, introdu$ida em n&vel de p"s'graduao em muitos cursos avanados de psicologia anal&tica e transpessoal. ?arie'5ouise vo$ Fran$ !oi uma das mais importantes colaboradoras de Jung, e ap"s sua morte desenvolveu um amplo trabalho abordando temas como a alquimia, a interpretao psicol"gica dos sonhos e dos contos de !adas. %utra importante analista !oi Aise da <ilveira, psiquiatra brasileira contrria ao tratamento agressivo nos hospitais psiquitricos de sua poca. Aise criou o ?useu de :magens do :nconsciente, o qual possu&a obras de arte manuais e plsticas de pacientes psiquitricos, relacionando'os com a teoria do seu tutor, C.G. Jung.
Liga$%es e&ternas[editar

;studos 1unguianos Disitado em EFG4F3GGE Junguianos no 8rasil Disitado em EFG4F3GGE .rtigos sobre psicologia anal&tica Disitado em 39F2GF3GGE (em espanhol-Jung no Portal Psicologia Disitado em EFG4F3GGE (em espanhol-Bumanismo Disitado em EFG4F3GGE (em espanhol-C.G. Jung ' Chile Disitado em EFG4F3GGE
'efer(ncias )i*liogr+ficas[editar

Billman, J. Psicologia .rquet&pica. Cultri*= <o Paulo, 2EH4. Ja!!, .. % ?ito do <igni!icado na %bra de C.G.Jung. <o Paulo= Cultri*, 2EE9. Jung, C.G. Psicologia do :nconsciente. %.C. Dol. D::F2. Jung, C.G. Psicologia do :nconsciente. %.C. Dol. D::F3. Jung, C.G. ;nergia Ps&quica. %.C. Dol. D:::F:. Jung, C.G. %s .rqutipos e o :nconsciente Coletivo. %.C. Dol. :IF2. Jung, C.G. . Dida <imb"lica. %.C. Dol. ID:::F2.

Aeumann, ;. Bist"ria da %rigem da Consci+ncia. <o Paulo= Cultri*, 3GG4. Joung';isendrath, P., aKson, >. ?anual de Cambridge para ;studos Junguianos. Porto .legre= .rtmed, 3GG3. 7oberto, G.5. .qum e .lm do >empo. Porto .legre= 5etras de 5u$, 3GG6. 7ocha Filho, J.8. F&sica e Psicologia. Porto .legre= ; :PLC7<, 3GGM, 6a ed.
'efer(ncias

You might also like