You are on page 1of 2

QUESTES DISCURSIVAS UERJ 2013 1 - Uma pessoa, com temperatura corporal igual a 36,7 C, bebe litro de gua a 15 C.

C. Admitindo que a temperatura do corpo no se altere at que o sistema atinja o equilbrio trmico, determine a quantidade de calor, em calorias, que a gua ingerida absorve do corpo dessa pessoa. 2 - Ao ser conectado a uma rede eltrica que fornece uma tenso eficaz de 200 V, a taxa de consumo de energia de um resistor hmico igual a 60 W. Determine o consumo de energia, em kWh, desse resistor, durante quatro horas, ao ser conectado a uma rede que fornece uma tenso eficaz de 100 V. 3 - Um raio luminoso monocromtico, inicialmente deslocando-se no vcuo, incide de modo perpendicular superfcie de um meio transparente, ou seja, com ngulo de incidncia igual a 0. Aps incidir sobre essa superfcie, sua velocidade reduzida a 5/6 do valor no vcuo. Utilizando a relao para ngulos menores que 10, estime o ngulo de

refringncia quando o raio atinge o meio transparente com um ngulo de incidncia igual a 3. 4 - Uma pequena caixa lanada em direo ao solo, sobre um plano inclinado, com velocidade igual a 3,0 m/s. A altura do ponto de lanamento da caixa, em relao ao solo, igual a 0,8 m. Considerando que a caixa desliza sem atrito, estime a sua velocidade ao atingir o solo. 5 - Um transformador que fornece energia eltrica a um computador est conectado a uma rede eltrica de tenso eficaz igual a 120 V. A tenso eficaz no enrolamento secundrio igual a 10 V, e a corrente eficaz no computador igual a 1,2 A. Estime o valor eficaz da corrente no enrolamento primrio do transformador. 6 - Uma pessoa adulta, para realizar suas atividades rotineiras, consome em mdia, 2500 kcal de energia por dia. Calcule a potncia mdia, em watts, consumida em um dia por essa pessoa para realizar suas atividades. 7 - Um motorista dirige um automvel em um trecho plano de um viaduto. O movimento retilneo e uniforme. A intervalos regulares de 9 segundos, o motorista percebe a passagem do automvel sobre cada uma das juntas de dilatao do viaduto.

Sabendo que a velocidade do carro 80 km/h, determine a distncia entre duas juntas consecutivas. 8 - Um jovem com viso perfeita observa um inseto pousado sobre uma parede na altura de seus olhos. A distncia entre os olhos e o inseto de 3 metros. Considere que o inseto tenha 3 mm de tamanho e que a distncia entre a crnea e a retina, onde se forma a imagem, igual a 20 mm. Determine o tamanho da imagem do inseto. 9 - Sabe-se que a presso que um gs exerce sobre um recipiente decorrente dos choques de suas molculas contra as paredes do recipiente. Diminuindo em 50% o volume do recipiente que contm um gs ideal, sem alterar sua temperatura, estabelea a razo entre a presso final e a presso inicial. 10 - Vulces submarinos so fontes de ondas acsticas que se propagam no mar com frequncias baixas, da ordem de 7,0 Hz, e comprimentos de onda da ordem de 220 m. Utilizando esses valores, calcule a velocidade de propagao dessas ondas.

You might also like