You are on page 1of 2

ATIVIDADE SOBRE A CONSCINCIA NEGRA Os quilombos de hoje O decreto 4.

887, de 20 de novembro de 2003, regulamentou o procedimento de identificao, reconhecimento, delimitao, demarcao e titulao das terras ocupadas por quilombos. O termo remanescentes de quilombos, segundo a Associao Brasileira de Antropologia, aplica-se a comunidades que desenvolveram prticas de resistncia na manuteno e reproduo de seus modos de vida caractersticas de um determinado lugar. O Quilombo dos Palmares foi um dos mais importantes quilombos do Perodo Colonial da Histria do Brasil. Ele surgiu e se desenvolveu na antiga capitania de Pernambuco, na regio da Serra da Barriga. O auge do Quilombo dos Palmares foi a segunda metade do sculo XVII, embora tenha surgido no final do sculo XVI. Era constitudo por quilombolas (escravos fugitivos das fazendas que viviam nos quilombos) que tinham sido escravos em fazendas das capitanias da Bahia e Pernambuco. Tornou-se smbolo da resistncia negra escravido. Organizao=O Quilombo dos Palmares era composto por vrios mocambos (ncleos de povoamento). Os principais foram: Subupira, Macaco e Zumbi. De acordo com historiadores, o Quilombo de Palmares atingiu de 15 a 20 mil quilombolas na segunda metade do sculo XVII. Economia=Os quilombolas de Palmares viviam basicamente da agricultura de subsistncia, da pesca e caa. Plantavam milho, banana, feijo, mandioca, laranja e cana-de-acar. Faziam tambm artesanato com cermica, tecido palha e at metais. Organizao poltica e lideranas Alguns historiadores acreditam que o Quilombo dos Palmares tinha uma organizao poltica semelhantes aos reinos africanos, ou seja, poder centralizado nas mos de um lder. Ganga Zumba e Zumbi foram os lderes mais conhecidos deste quilombo. Represso=Considerando uma ameaa a organizao poltica e social da colnia, o governo colonial organizou vrias expedies para reprimir e dominar o Quilombo de Palmares. O quilombo foi dominado somente em 1695, aps a investida militar do bandeirante Domingos Jorge Velho. Em 20 de novembro, Zumbi foi emboscado e morto.

APS A LEITURA DO TEXTO, RESPONDA: 1) 2) 3) 4) 5) Voc sabe o que eram os quilombos? O que o decreto 4.887 de 20 de novembro de 2003, regulamentou? H democracia racial no Brasil? Justifique. Como era a organizao poltica dos quilombos? Qual a importncia do 20 de novembro para os brasileiros?

II.

Que tal dividir os jovens em grupo e solicitar que pesquisem msicas

brasileiras que tratem da temtica da negritude? A pesquisa pode ser feita em rdios e internet ou biblioteca. Alguns exemplos de msicas: Nega do cabelo duro, Eu sou neguinha?, Negros, 300 anos de Zumbi, Mama frica, O preto em movimento, Prola Negra etc. Depois, cada grupo escolhe uma msica para apresentar. Sugere-se fazer um painel ou mural, onde todo ir apresentar. III. Para finalizar, pode-se fazer um debate observando, com criticidade, nas

letras das msicas, quais aspectos que contribuem para a promoo da cultura negra e outros que reforam situaes de preconceito.

You might also like