You are on page 1of 2

2011

Sumrio Tcnico

IAS 20 Contabilizao de Subvenes Governamentais e Divulgao de Assistncia Governamental


emitido at 1 Janeiro 2011. Inclui os IFRSs com data de vigncia a paritr de 1 de janeiro de 2011, porm no inclui os IFRSs que sero substitudos.
Este documento foi preparado pela equipe da Fundao IFRS e no foi submetido aprovao do IASB. Com relao aos requerimentos, deve-se consultar as Normas Internacionais de Relatrio Financeiro.

Esta Norma ser aplicada na contabilizao e na divulgao de subvenes governamentais e na divulgao de outras formas de assistncia governamental. Subvenes governamentais so auxlio do governo, na forma de transferncias de recursos para uma entidade em com pensao por cumprimento pa ssado ou futuro de ce rtas condies re lacionadas s ativida des operacionais d a ent idade. Excluem a s fo rmas de assistncia g overnamental que n o podem t er um v alor razoavelmente a tribudo e transaes c om o governo qu e n o possam ser distinguidas das tr ansaes comerciais normais da entidade. Assistncia governamental a ao do governo destinada a oferecer um benefcio econmico especfico a uma entidade ou gam a de e ntidades, que a tendam ce rtos c ritrios. A ass istncia governamental para a f inalidade desta Norma no inclui benefcios fornecidos apenas indiretamente, por me io da ao que afete as condies comerciais gerais, tais com o a p roviso de infra-estrutura em reas de dese nvolvimento ou a im posio de restries comerciais sobre os concorrentes. Nesta Norma, a assistncia governamental no inclui o fornecimento de infra-estrutura por m eio da melhoria do transporte geral e da rede de comunicao e o fornecimento de melhores instalaes, tais como irrigao ou rede de gua que e steja dis ponvel, de f orma co ntnua e in determinada, para o benefcio de t oda um a comunidade local. Uma subveno governamental pode assumir a forma de uma transferncia de um ativo no-monetrio, como terrenos ou outros recursos para o us o da entidade. Nessas circunstncias, comum avaliar o v alor justo do ativo no-monetrio e contabilizar tanto a subveno quanto o ativo por esse valor justo. As subvenes governamentais, incluindo subvenes no-monetrias ao valor justo, no sero reconhecidas at que haja uma garantia razovel de que:

(a) (b)

a entidade cumprir as condies associadas a elas; e as subvenes sero recebidas.

As subvenes governamentais se ro reconhecidas em luc ros e per das de forma sis temtica, ao l ongo dos perodos nos qu ais a entidade reconhece como d espesas o s resp ectivos cu stos qu e as subvenes p retendam compensar. Uma subveno governamental que se torna recebvel como compensao por despesas ou perdas j incorridas ou para a finalidade de dar suporte financeiro imediato entidade, sem nenhum custo futuro relacionado, ser reconhecida em lucros e perdas do perodo em que ela se torna recebvel. Subvenes relacionadas a ativos so subvenes governamentais cuja condio principal para que a entidade se q ualifique a de que ela compre, construa ou, de outra forma, ad quira ativos de longo prazo. Podem ser includas t ambm condies acess rias que restrinjam o tipo o u a l ocalizao d os ativos, ou os perodos durante os quais devem ser adquiridos ou mantidos. As s ubvenes governamentais re lacionadas a ativos, incluindo subvenes n o-monetrias ao val or jus to, sero apresentadas na d emonstrao da p osio financeira, definindo-se a concesso como receita diferida ou deduzindo-se a subveno na determinao do valor contbil do ativo. Subvenes relacionadas a receitas so outras subvenes governamentais que no aquelas relativas a ativos. As subvenes relacionadas a receitas algumas vezes so apresentadas como um crdito na demonstrao do resultado abrangente, seja separadamente ou sob um ttulo geral, tal como Outras receitas; alternativamente, elas so deduzidas na apresentao de informaes das respectivas despesas. Uma subveno governamental que se to rnar restituvel ser contabilizada como uma mudana na estimativa contbil (vide I AS 8 Polticas Contbeis, Mudanas nas Estimativas Contbeis e Erros). A restituio d e uma subv eno re lacionada receita se r apl icada, em primeiro luga r, con tra qualquer crd ito di ferido noamortizado reconhecido em relao subve no. Na m edida em que a restituio exceder qualquer eventual crdito diferido, ou quando n o existir nenhum crdito diferido, a restituio ser rec onhecida imediatamente em lucros e perdas. A restituio de uma subveno relacionada a um ativo ser reconhecida pelo aumento do valor contbil do ativo ou reduo do sa ldo de receita diferida pelo valor restituvel. A depreciao adicional acumulada que teria sid o reconhecida e m lu cros e perdas at a presente data na ausn cia da subveno ser reconhecida imediatamente em lucros e perdas. Sero divulgados os seguintes assuntos: (a) a poltica contbil adotada para subvenes governamentais, incluindo os mtodos de apresentao adotados nas demonstraes financeiras; (b) a natureza e o montante de subvenes governamentais reconhecidas nas demonstraes financeiras e uma indicao de outras formas de assistncia governamental das quais a entidade se beneficiou diretamente; e (c) condies no cumpridas e ou tras co ntingncias in erentes assistncia governamental que foi reconhecida.

You might also like