You are on page 1of 28

2013

A Integrao Curricular das TIC no 1 ciclo


Trabalhos Finais
Formadora: Alexandra Francisco

Unidades de crdito: 1,2 (formao acreditada pelo CCPFC) 09-11-2013

SIPE

ndice
Juliano Silva ............................................................................................................................... 3 Odlia Faria ................................................................................................................................ 4 Rui Duque .................................................................................................................................. 6 Ftima Fernandes ...................................................................................................................... 7 Filipe Ildefonso ........................................................................................................................ 11 Rosrio Brito ............................................................................................................................ 13 Fernanda Mata ........................................................................................................................ 14 Andreia Ferreira ...................................................................................................................... 15 Beatriz Mariano ....................................................................................................................... 16 Ana Rodrigues ......................................................................................................................... 17 Aurlio Abreu .......................................................................................................................... 20 Cristina Pedrosa ...................................................................................................................... 21 Silvia Amorim .......................................................................................................................... 22 Snia Ferreira .......................................................................................................................... 24 Graa Fonseca ......................................................................................................................... 25 Sofia Pereira ............................................................................................................................ 27

Juliano Silva
ESTRATGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDO DO MEIO COM RECURSO S TECNOLOGIAS
Disciplina: Estudo do Meio/TIC 3 Ano Domnio /tema: descoberta de si mesmo - A segurana do seu corpo Nvel de ensino: 1 ciclo Durao: 1 aula (60min)

Metas de Aprendizagem visadas: Meta Final: Conhece algumas regras de primeiros socorros utilizando as TIC. Meta intermdia at ao 3 ano: Conhecer algumas regras de primeiros socorros: - mordeduras de animais; - hemorragias. Objetivos de aprendizagem: Conhecer o nmero de emergncia. Conhecer algumas regras de primeiros socorros. Conhecer regras de primeiros socorros em casos de picada de inseto, mordedura de co, ferimento de hemorragia e hemorragia nasal. Descrio da estratgia (atividades e tarefas realizadas por professor(a) e alunos): Dilogo com os alunos sobre exemplos do quotidiano relacionados com a segurana do seu corpo. Constituio de grupos de 3 elementos e distribuio pelos equipamentos informticos e respetivas tarefas/temas. Pesquisa de informao sobre os contedos programticos, utilizando um motor de pesquisa adequado e sob orientao do docente. Tratamento da informao atravs da utilizao dos seguintes programas informticos: processamento de texto e tratamento de imagem. Elaborao de uma sopa de letras com algumas regras de primeiros socorros. http://www.toolsforeducators.com/wordsearch/ Esquematizar regras bsicas de primeiros socorros utilizando a aplicao Creately. http://creately.com/ Envio por e-mail do trabalho realizado para o professor. Recursos utilizados: Hardware: Computador Software: Internet: Motor de Busca Programa de texto Programa de tratamento de imagem E-mail Site Tools for Educators: http://www.toolsforeducators.com/ Site Creatly: http://creately.com/ Avaliao: Observao direta do trabalho desenvolvido pelos alunos. Comportamentos e atitudes observveis na sala de aula. Participao e interesse demonstrado nas aulas.

Odlia Faria
ESTRATGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDO DO MEIO COM RECURSO S TECNOLOGIAS Disciplina: Estudo do Meio/TIC Domnio /tema: descoberta das inter relaes entre espaos Os meios de Transporte Nvel de ensino: 1 ciclo Durao : 3 aulas (180min)

Metas de Aprendizagem visadas: Meta Final: O aluno estrutura, comunica e debate conhecimentos sobre o meio natural e social, utilizando as TIC. Meta intermdia at ao 2 ano: O aluno descreve diferentes paisagens, com base na observao direta e indireta, realando aspetos naturais e humanos. O aluno comunica por escrito, ou por imagem e som, ideias e conhecimentos relativos a lugares, regies e acontecimentos estudados, utilizando as TIC. Objetivos de aprendizagem: Distinguir diferentes tipos de transportes utilizados na sua comunidade. Identificar transportes martimos, areos e terrestres. Distinguir transportes pblicos e privados. Identificar alguns cuidados na utilizao: dos transportes pblicos.

Descrio da estratgia (atividades e tarefas realizadas por professor(a) e alunos): 1 aula Solicitar a descrio de uma imagem, que ser projetada, ajudando na identificao e caracterizao do espao e dos meios de transporte representados e suas vantagens, chamando a ateno para a diversidade dos ltimos. Distribuio de uma ficha com sopa de letras para descobrirem diferentes meios de transporte. 2aula A partir da observao da imagem, anterior, agrupar os meios de transporte em: terrestres, aquticos e areos. Distinguir os transportes pblicos dos privados. Reconhecer importncia do uso de transportes pblicos como forma de ajudar a proteger o ambiente. Para esquematizarem este trabalho pedido aos alunos que acedam aplicao Popplet e criem um trabalho, sobre este tema, podendo recorrer a imagens ou vdeos. 3aula Visionamento de um vdeo no Youtube sobre os meios de transporte. Depois desta atividade cada aluno entra no seu correio eletrnico e acede ao formulrio criado no Google Form pelo professor e preenche-o para avaliar os conhecimentos adquiridos.

Recursos utilizados: Projeo de uma imagem: projetor/computador. Site Tools for Educators: http://www.toolsforeducators.com/ https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptX3FSd3B4NWdXQ0E/edit?usp=sharing Site Popplet: http://popplet.com/ http://popplet.com/app/#/1411942 Site Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Rrk-_iq3Tls Computador/microfone Google Form: https://docs.google.com/forms/d/1Btl7zLvaW7w5_rLRJ4jcSY4QS5b6nu5D0xjgbDzqXg/viewform Avaliao: Observao direta do trabalho desenvolvido pelos alunos. Comportamentos e atitudes observveis na sala de aula. Participao e interesse demonstrado nas aulas.

Rui Duque

Ttulo: Dos Lusitanos aos Brbaros rea: Estudo do Meio Contedos: O passado nacional: Histria de Portugal

Ano: 4 N aulas: 2

Objetivos gerais: Conhecer personagens e factos da histria nacional com relevncia para o meio local. Conhecer personagens e factos da histria nacional com relevncia.
Localizar os factos e as datas estudados no friso cronolgico da Histria de Portugal.

Aula: 1

Durao: 50 min

Recursos: Computadores, Internet, Projetor multimdia. Objetivos especficos: Conhecer os povos instalados na Pennsula Ibrica ao longo da Histria. Identificar as caractersticas do povo Lusitano. Conhecer o processo e caractersticas da romanizao. Identificar a origem e caractersticas dos povos Brbaros invasores da Pennsula Ibrica. Desenvolvimento: -O professor realiza previamente todas as tarefas que tero que ser realizadas pelos alunos: -Os alunos acedem pgina da aula 1 e realizam as tarefas pela ordem disposta. http://blnds.co/1cINxKc -A primeira tarefa a visualizao de um vdeo onde so expostos os povos que se instalaram na Pennsula Ibrica. http://videos.sapo.pt/n9FmiScLDd2MyLyszhvq -A segunda tarefa a criao de palavras cruzadas sobre o tema para partilha com a turma. http://justcrosswords.com/crossword.php?type=create -A terceira tarefa a disponibilizao online das palavras cruzadas na seguinte pgina http://goo.gl/yYDd0r Aula: 2 Durao: 50 min Recursos: Computadores, Internet, Projetor multimdia. Objetivos especficos: Conhecer os povos instalados na Pennsula Ibrica ao longo da Histria. Identificar as caractersticas do povo Lusitano. Conhecer o processo e caractersticas da romanizao. Identificar a origem e caractersticas dos povos Brbaros invasores da Pennsula Ibrica. Desenvolvimento: -O professor realiza previamente todas as tarefas que tero que ser realizadas pelos alunos: -Os alunos acedem pgina da aula 1 e realizam as tarefas pela ordem disposta. http://blnds.co/1cJgyW1 -A primeira tarefa a explorao de contedos de uma pgina web sobre Histria de Portugal. http://www.sitiodosmiudos.pt/historia/ -A segunda tarefa o preenchimento de um questionrio sobre o tema e posterior envio. http://goo.gl/1a5vLY

Ftima Fernandes
Introduo O presente trabalho surge no mbito do que me foi solicitado na Ao de Formao - A Integrao Curricular das TIC no 1 Ciclo, pela formadora Dra. Alexandra Francisco. Como professora assumo o papel no s de educar e instruir mas, tambm, de responsabilizarme por uma prtica pedaggica consciente, de modo a orientar os alunos para um desenvolvimento global, fazendo-os acreditar nas suas capacidades, para progredirem a todos os nveis e em todas as reas disciplinares, nunca descurando as ferramentas das TIC, sendo estas ltimas extremamente necessrias no processo ensino/aprendizagem. urgente que, ao mesmo tempo, alunos e professores se tornem conhecedores das mudanas do Programa. Mudana esta que implica a utilizao de uma diversidade de ferramentas e exerccios indispensveis construo do conhecimento. , tambm, necessrio motivar os alunos para o sucesso escolar, saindo da rotina, com aulas mais profcuas e agradveis. Para isso, torna-se muito importante proporcionar-lhes capacidade de escolha, atravs de uma metodologia ativa e uma pedagogia diferenciada, aberta inovao. Neste trabalho final tive em conta as atividades a desenvolver perante o tema escolhido, no descurando as metas (TIC e Portugus) a atingir com uma turma de 2 ano. Plano de aula Telmo e Tula Receita de bolachas com Pepitas de chocolate 2 Ano de escolaridade Metas: * Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimento; * Leitura Ler para aprender (aprender a ler; construir e expressar conhecimento); * Escrita Escrever para aprender (para aprender a escrever, construir e expressar conhecimento). * Saber utilizar as TIC para trabalhar em colaborao (coletivamente e individualmente). * Aplicar as TIC para avaliar e selecionar informao adequada a tarefas especficas. * Utilizar as TIC de forma adequada, em situaes de interao, receo e produo. * Aprender a utilizar ferramentas de comunicao com a superviso dos professores (mensagens instantneas, voz, correio eletrnico). * Saber organizar a informao, recorrendo s ferramentas digitais adequadas (programas de grficos, de desenhos) * Reconhecer diferentes ferramentas digitais de acesso informao (motores de busca, enciclopdias e dicionrios digitais). * Utilizar os recursos digitais online e off-line para pesquisar, selecionar e tratar a informao. Descritores de desempenho: Prestar ateno ao que ouve de modo a tornar possvel: - apropriar-se de novos vocbulos;

- associar palavras ao seu significado; - identificar palavras desconhecidas; - integrar sistematicamente novas palavras no seu lxico; - cumprir instrues; - responder a questes acerca do que ouviu; - relatar o essencial de uma pequena histria ouvida ou de uma ocorrncia; (projetor de vdeo) - identificar o tema central; - apreender o sentido global de textos ouvidos; - recontar histrias. Utilizar tcnicas simples para registar, tratar e reter a informao: - identificar palavras-chave; - organizar a informao; - procurar informao complementar com ajuda do professor. Manifestar ideias, sensaes e sentimentos pessoais, suscitados pelos discursos ouvidos (uma audio musical, uma pea de teatro, notcias, anncios publicitrios, histrias). Detetar algumas semelhanas e diferenas entre o texto oral (falado ou lido) e o texto escrito. Contedos: vocabulrio (sinnimos, antnimos); tema, assunto, reconto; texto oral e texto escrito. DESCRIO da ATIVIDADE: Visualizao do filme Telmo e Tula Pequenos Cozinheiros receita de pepitas de chocolate (alertar os alunos que faro de seguida uma ficha sobre o mesmo); Preenchimento da ficha de compreenso do oral; Correo do trabalho realizado; Leitura silenciosa da receita; Dilogo sobre o tipo de texto que a receita; Anlise dos verbos; Estudo das diferentes partes que compem este texto; Preenchimento de uma tabela, com os alunos, sobre as informaes que so fornecidas em cada parte deste texto; Motivao para que os alunos faam uma recolha de receitas de bolachas pelas respetivas famlias; Exerccio de aplicao de verbos; Sublinhar, com os alunos, os verbos existentes na receita das Bolachas com Pepitas de Chocolate; Verbos sinnimos (registo no caderno); Ficha de aplicao dos verbos (uma para cada aluno); Leitura das receitas trazidas pelos alunos; Comparao das receitas e dilogo sobre como esto organizadas, as quantidades, os ingredientes utilizados e o grau de dificuldade; Elaborao de uma nova receita pelo aluno. https://docs.google.com/forms/d/1qMxt0mDbs9ubpOhO0_ZKmmel2sUhfghW2mZMh fsYJC4/viewform

MATERIAL e RECURSOS MULTIMDIA: 1 RECEITA SIMPLES RPIDA PARA FAZER BOLACHAS COM PEPITAS DE CHOCOLATE (ttulo) * Filme Telmo e Tula Pequenos Cozinheiros; * Computador e projetor de vdeo; * Ficha de compreenso oral; * Palavras cruzadas; http://justcrosswords.com/bolachas_custom32934.html * Sopa de letras; * Receita das bolachas com pepitas de chocolate (uma por aluno); Tabela para preencher (uma por aluno); Receitas; Ficha de aplicao de verbos (uma por aluno); Receita do Telmo e da Tula 2 Ingredientes (o que vamos utilizar) 200 g. de acar branco 215 g. de acar mascavado 220 g. de manteiga 2 ovos 1 pitada de sal 350 g. de farinha (meia) colher de sopa de bicarbonato 1 colher de caf de essncia de baunilha 200g. de pepitas de chocolate. 3 Preparao (como vamos fazer) Deitar o acar branco na taa. Juntar o acar mascavado. Adicionar a manteiga e os ovos. Misturar tudo com uma colher de pau. Acrescentar uma pitada de sal. Deitar a farinha e amassar. Juntar o bicarbonato e a baunilha. Voltar a mexer muito bem. Deitar o pacote de pepitas de chocolate. Mexer para envolver na massa. Fazer pequenas bolinhas. Colocar no tabuleiro. Levar ao forno. Deixar cozer durante 10 minutos. Comer depois de arrefecer. Nota: Podemos adicionar s bolachas outros ingredientes a gosto como nozes, amndoas ou avels. Apresentao Podes coloc-las em pratinhos coloridos e servir com natas ou chantili Bom apetite! ___________

Observaes: Apresento neste trabalho vrias atividades que j concretizei na sala de aula, s que foram distribudas por trs dias letivos. Por isso, apenas apresentarei algumas das atividades utilizando as ferramentas da formao. Concluso Aps uma reflexo em relao aos trabalhos desenvolvidos durante a formao, concluo que h uma srie de ferramentas muito teis para a consecuo das atividades com as crianas. Pois, no final do 1 Ciclo, os alunos devero ser capazes de dominar, produzir autonomamente os conhecimentos adquiridos, em todas as reas onde as TIC tm, sem dvida um grande peso. Por isso as TIC do oportunidade a uma melhor interiorizao e assimilao dos conhecimentos. necessrio um bom trabalho de treino dos alunos, e utilizao de material didtico adequado, da minha parte como professora, para que possa haver Em suma, termino o meu trabalho como iniciei: a mudana necessria para que haja um bom desenvolvimento das capacidades das crianas.

Filipe Ildefonso
rea: Matemtica Ano: 3/4 ano Tema: Slidos Geomtricos Durao: 4 a 5 aulas Objetivos - Consolidar aprendizagens j realizadas, no mbito dos slidos geomtricos.

- Estimular e aprimorar a capacidade de pesquisa e seleo de informao. - Fazer uso das TIC, na perspetiva da interdisciplinaridade, como elemento facilitador de
aprendizagens. - Estimular as competncias de trabalho em grupo. Descrio das atividades

A realizao destas propostas de atividades pressupe uma explorao prvia da temtica, bem como dos sites sugeridos para elaborao do trabalho. Serviro estas para consolidar e ampliar os conhecimentos j adquiridos pelos alunos at esta fase. A aula iniciar-se- com a projeo do vdeo da apresentao PowerPoint que serve de suporte realizao das atividades, para que seja explorado em grande grupo. Desfeitas as dvidas e esclarecidas as eventuais questes, a apresentao ser remetida para a caixa de correio dos alunos para que possam dar incio resoluo das atividades, individualmente ou em pequenos grupos. Com isto pretende-se conferir aos alunos o mximo de autonomia possvel, permitindo-lhes que conduzam a prossecuo do trabalho ao seu ritmo. Pretende-se que os alunos vo remetendo ao professor, por e-mail, os trabalhos que forem realizando para que se possa ir monitorizando o desenrolar das atividades. Sites utilizados - http://popplet.com/

- http://justcrosswords.com/crossword.php?type=create - http://www.wordsearchmaker.net/ - https://voicethread.com/ - https://drive.google.com/ - Projetor - Computadores

Recursos: - https://drive.google.com/file/d/0BwYKw01cLLzyS0ZCSjAxMXVsYVE/edit?usp=sharing - https://drive.google.com/file/d/0BwYKw01cLLzydExzVkhfamVTbHM/edit?usp=sharing Outras observaes A realizao deste trabalho decorrer nas aulas de informtica. Utilizar-se-o as aulas reservadas curricular. Em caso de necessidade, poder ser acordado com o professor de informtica, recorrer-se s horas reservadas s atividades extracurriculares. Os alunos trabalharo em pequenos grupos de dois ou trs elementos. Metas de Aprendizagem - O aluno utiliza recursos digitais online e off-line para pesquisar, selecionar e tratar a informao, de acordo com os objetivos definidos e as orientaes fornecidas pelo professor. - O aluno seleciona, com o apoio do professor, a informao resultante de pesquisas digitais, identificando as ideias centrais do contedo e verificando a sua pertinncia face aos

objetivos da pesquisa. - O aluno seleciona, com o apoio do professor, a informao resultante de pesquisas digitais, identificando as ideias centrais do contedo e verificando a sua pertinncia face aos objetivos da pesquisa. - O aluno comunica e interage com outras pessoas, usando, com o apoio do professor, ferramentas de comunicao sncrona e assncrona e respeitando as regras de conduta subjacentes. - O aluno desenvolve, com o apoio e orientao do professor, trabalhos escolares com recurso a ferramentas digitais fornecidas, para representar conhecimentos, ideias e sentimentos. - O aluno assume comportamentos que respeitam as regras de conduta online (Netiqueta) e as normas de utilizao subjacentes a cada ferramenta digital.

Rosrio Brito
Disciplina: Estudo do Meio Nvel de ensino: 1 ciclo

Bloco 3: Descoberta do Ambiente Natural Durao: 4 aulas (180min) Contedos: Aspetos fsicos de Portugal - Os principais rios de Portugal Metas de aprendizagem pretendidas: Meta Final: O aluno caracteriza elementos naturais e humanos de lugares e regies atravs de recolha e mobilizao adequada de informao. Meta final 11 Metas intermdias at ao 4 ano: O aluno mobiliza informaes recolhidas sobre fenmenos geogrficos Meta Final 19: O aluno estrutura, comunica e debate conhecimentos sobre o meio natural e social, utilizando as TIC como recurso. Objetivos de aprendizagem: Conhecer e identificar os principais rios de Portugal; Conhecer as caractersticas de cada um;

Descrio da estratgia (atividades e tarefas realizadas por professor(a) e alunos): 1 Aula Questionar os alunos sobre os rios que conhecem e o que gostariam de saber sobre eles. Registo dos dados recolhidos no quadro. Pesquisa no Google sobre o tema com a orientao do professor titular de turma e TIC. 2 Aula Audio do texto A lenda dos trs rios a partir da aplicao Screencast-o-matic. Explorao do mesmo. Distribuio de uma ficha com sopa de letras para os alunos descobrirem o nome dos rios aplicao Wordsearchmaker 3 Aula Leitura e explorao das pginas 100 e 101 do manual de Estudo do Meio A Grande Aventura. 4 Aula Para finalizar o tema estudado, os alunos esquematizam as noes estudadas no Popplet. Recursos utilizados: Quadro Computadores Google Computador/microfone Gravao Lenda A lenda dos trs rios https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptaW42RXBnS1pzdnM/edit?usp=sharing Site Discovery education:

http://www.wordsearchmaker.net/wordsearchplayer.aspx?puzzleid=7183d0dc-a7414a97-8090-67c88170b9e7 Manuais de Estudo do Meio Site Popplet: http://popplet.com/app/index.php#/1419622

Avaliao: Observao direta do trabalho desenvolvido pelos alunos. Comportamentos e atitudes observveis na sala de aula. Participao, empenho e interesse demonstrado pelo tema. Docente titular de turma: Rosrio Brito

Fernanda Mata
Planificao de uma aula Competncia Foco: Consolidao de conhecimentos Descritores de desempenho Reconhecer que na natureza existem diferentes seres vivos; Utilizar processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever); Utilizar diferentes modalidades para comunicar a informao recolhida; Comparar e classificar animais segundo as suas caractersticas externas e modo de vida; Reconhecer que os seres vivos se deslocam; Identificar alguns factores do ambiente que condicionam a vida dos animais; Distinguir animais terrestres, aquticos e areos; Pesquisar na net, em manuais e em enciclopdias a vida dos animais; Praticar o aperfeioamento de textos escritos; Contedos Resoluo de uma ficha; Aplicao dos conhecimentos adquiridos; Escrita compositiva; Configurao grfica: pontuao e sinais auxiliares da escrita; Ortografia; Descrio de um animal;

Competncias Associadas: Construir e expressar conhecimentos; Aperfeioar a escrita; Descrio da actividade: Resoluo da ficha de consolidao e aplicao de conhecimentos. Link: https://docs.google.com/forms/d/1ahvV3yduRhRxMGRGnUWeOH-O5x6pbADZu8DjvEaQPw/viewform Escrita de um texto descritivo tendo em ateno a ortografia, a pontuao, a construo frsica e a ordenao de ideias.

Andreia Ferreira
Conte dos Vocabulrio/ Estruturas gramaticais

Skills

Calendarizao 1 sesso Apresentao do voicethread (https://voicethread.com/s hare/5092804/) Uma pequena apresentao sobre os vrios tipos de animais. De seguida os alunos visualizaram um mapa criado no popplet onde iram ver algumas imagens de animais, um pequeno vdeo, ainda nesse esquema h um link para um jogo, que servir para os alunos descobrirem mais sobre alguns animais de estimao.

Avaliao

Pontualidade e Assiduidade Animals Farm animals Wild animals Pets Cat- Kitten Dog Puppy Fish Turtle Duck Parrot Hamster Tail Wings Fly Legs Barks Whiskers -Autonomia -Interesse -Iniciativa -Empenho - Participao oral - Trabalho individual -Trabalho de grupo -Porteflio -Auto avaliao - Observao direta

- Listening; - Speaking: - Spoken production; - Spoken interaction.

Animals Pets

2 Sesso Ficha de trabalho sobre o tema

-Comportamento

Metas das IC Com estas atividades promovi algum envolvimento com as TIC, no entanto, uma vez que um plano para um primeiro ano, o envolvimento mais a nvel do conhecimento das potencialidades dos programas que foram utilizados para as aulas.

Recursos criados:
https://voicethread.com/share/5092804/ http://popplet.com/app/Popplet_Alpha.swf?page_id=1419526

Fichas de trabalho: https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptY0JZd09VY0szME0/edit?usp=sharing https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptcjlGMFZOcUh6VWc/edit?usp=sharing

Beatriz Mariano
Plano de aula Estratgias de Ensino e Aprendizagem do Estudo Meio com Recurso s tecnologias Disciplina: Estudo do Meio Nvel de Ensino: 1Ciclo do Ensino Bsico Ano de Escolaridade: 4Ano Durao: 60m Contedos programticos: Descoberta dos Outros e das Instituies Contedos: A formao de Portugal; A 1 dinastia e a 2 dinastia Descrio da atividade: Para despertar a vontade de conhecer a nossa histria vou pedir aos alunos que pesquisem na Net alguns monumentos nacionais, nomeadamente o castelo de Guimares, em seguida surgir o nosso primeiro rei, a formao e o alargamento do nosso territrio, as lutas dos reis que sucederam a D. Afonso Henriques na luta contra os mouros e os principais aspetos onde se destacaram alguns dos nossos reis, mais concretamente o rei D. Dinis ao fundar a primeira universidade em Lisboa. Em seguida os alunos podero fazer um Power-Point utilizando imagens das pesquisas no Google. Numa fase de consolidao de conhecimentos podero recorrer ao Popplet para realizarem um mapa concetual com os factos mais importantes. Numa fase posterior e para avaliar os conhecimentos adquiridos elaborarei um formulrio online com diversas questes onde os alunos revelaro se atingiram as metas curriculares. Recursos utilizados: Sala de computadores, vdeo projector, Google, Power-Point, DriveGoogle e Popplet.

Recursos criados: Mapa Concetual: http://popplet.com/app/index.php#/1418967 Formulrio: https://docs.google.com/forms/d/1VlBrWjBnPGYFSiFOKjlttaoDSp4Gbpc_EJKBm5gZGQ/viewform

Ana Rodrigues
PLANIFICAO DE INFORMTICA/PORTUGUS/MATEMTICA EB1/PE DE BICA DE PAU- 4ANO DE ESCOLARIDADE
METAS DE APRENDIZAGEM TIC DOMNIO: Informao Meta final 1) O aluno utiliza recursos digitais online e offline para pesquisar, selecionar e tratar a informao, de acordo com os objetivos definidos e as orientaes fornecidas pelo professor. DOMNIO: Comunicao Meta final 2) O aluno comunica e interage com outras pessoas, usando, com o apoio do professor, ferramentas de comunicao, sncrona e assncrona, respeitando as regras de conduta subjacentes. DOMNIO: Produo Meta final 3) O aluno desenvolve, com apoio e orientao do professor, trabalhos escolares, com recurso a ferramentas digitais fornecidas, para representar conhecimentos, ideias e sentimentos. Mdulos DOM: Processador de texto Apresentao multimdia Internet AVALIAO FORMATIVA: a)No se empenha. Demonstra muitas dificuldades nos contedos abordados. No cumpre as regras de estar dentro da sala de aula. b)Revela pouco empenho. Demonstra dificuldades nos contedos abordados. Deve melhorar o cumprimento das regras de estar na sala de aula. c)Empenha-se suficientemente. Alcana satisfatoriamente os contedos abordados. Cumpre regularmente as regras de estar na sala de aula. d)Revela excelente empenho nas tarefas. Atinge de forma excelente os contedos abordados. Cumpre sempre as regras de estar na sala de aula.

rea

Temas/Contedos

Competncias

Atividades

Recursos

Desenvolver a capacidade de reteno da informao oral. Desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura.

Interpretar enunciados de natureza diversificada; Reter informaes a partir de um enunciado oral. Ouvir, ler e interpretar narrativas progressivamente alargadas.

Conhecimento explcito /funcionamento da lngua: Adjetivos Tempos verbais rea vocabular Identificar adjetivos. Aplicar os diferentes graus dos adjetivos, estabelecendo comparaes. Aplicar as formas do Presente, Futuro, Pretrito Perfeito e Pretrito Imperfeito do Indicativo de verbos regulares. Identificar palavras da mesma rea vocabular.

Visualizar e ouvir no site voicethread, um vdeo sobre o Inverno. Realizar no GoogleDrive de uma Ficha Formativa de Portugus relacionada com o tema. Ler e interpretar o texto sobre o Inverno, de forma a identificar as aes e a localiz-las no espao e no tempo. Elaborar textos de acordo com o tema do Inverno. Praticar a leitura do texto. Realizar exerccios sobre os adjetivos. Analisar e registar os diferentes graus dos adjetivos. Exercitar a conjugao do verbo Gelar em todos os tempos verbais. Realizar um jogo de sopa de palavras sobre a rea vocabular de roupa de inverno.

Computador Internet Ficha de trabalho Lpis Borracha

TIC/Portugus

Forma e espao figuras geomtricas o cubo

Desenhar figuras simples com algumas regras. Identificar slidos geomtricos.

TIC/Matemtica

Desenhar em papel, figuras simples com algumas regras respeitando o significado de palavras. Identificar o cubo numa dada planificao; Identificar o nmero de faces, arestas e vrtices; Resolver vrios clculos e explicar os clculos efetuados.

Nmeros e operaes. Nmeros naturais

Procurar estratgias diferentes para efetuar um clculo. Explicitar oralmente e representar por escrito os passos seguidos ao efetuar clculos.

Computador Internet Ficha de trabalho Lpis Borracha Canetas Lpis de cor Canetas de filtro

Recursos criados: https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptUnJuRjlJNmhCMGs/edit?usp=sharing

Aurlio Abreu
rea temtica: Unidade temtica: rea Curricular / Domnio Estudo do Meio / TIC / Expresso Plstica 3 Ano Professor: Aurlio Abreu Sistemas / aparelhos [circulatrio] Descritores de desempenho Contedos Professor do Orienta. Atividades (momentos de trabalho) Alunos Pesquisa de imagens descritivas do sistema circulatrio. Colagem das imagens no PowerPoint. Recolha de textos, a partir de manuais. Escrita dos textos no PowerPoint onde esto inseridas as imagens. os e sistemas, suas rgos respetivas Vocabulrio especfico Organizam os PowerPoints. Treinam oralmente a apresentao dos projetos. Constroem as perguntas que vo fazer aos colegas e terminam a preparao das apresentaes. Material

Identificar circulao.

fenmenos

vitais

da

Os

Sistemas

Projetor Datashow Computador Acesso internet Microsoft Office -

Corpo Humano o sistema circulatrio

Identificar processos vitais comuns a seres vivos. Conhecer constituintes funes. Estudo do Meio / TIC / Expresso Plstica Pesquisar. Organizar a informao recolhida. Manusear computador e datashow, Proceder aplicao do Sreencast-OMatic Exprimir, ideias. Desenhar. Pintar. fundamentar e discutir

PowerPoint e Winword

Transferncia dos trabalhos realizados no PowerPoint / gravao da leitura na aplicao do Sreencast-O-Matic. Apresentao dos trabalhos turma. Dilogo sobre a apresentao dos trabalhos. Fazem o registo do que observaram em desenho.

Avaliao: Centra-se na observao direta relativamente ao interesse e capacidade de compreenso nas atividades da aula, fichas formativas e no registo de comportamentos e atitudes: participao, empenho, criatividade, interesse e cooperao. Apresentao no Screencast-o-matic: https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptMHVaSkkwVk1NSFk/edit?usp=sharing

Cristina Pedrosa
Escola: EB1 PE do Lombo Segundo Ano de escolaridade: 3 ano Tempo: 2 aulas
reas temticas Vocabulrio Gramtica / Estruturas - What do you like/dont like? - I like/dont like. - Which is/are? - Whats your favourite food? - My favourite food Competncias Especficas

Professora: Cristina Pedrosa

Atividades

Skills

Recursos

Avaliao

A Comida

Breakfast, lunch, dinner; Bread, cereal, milk, toast; Meat, fish, chicken, rice, potatoes, pasta, salad, fruit.

- Ser capaz de conhecer e identificar os alimentos; - Ser capaz de ler as palavras em Ingls para cada alimento; - Ser capaz de dizer as palavras em Ingls para cada alimento; - Ser capaz de conhecer e identificar as refeies do dia; - Expressar gostos e preferncias; - Utilizar as TIC para a realizao de trabalho individual.

Aula 1 (90 minutos) - Dilogo com os alunos acerca das diferentes refeies do dia, dos alimentos que constituem a sua alimentao e comida saudvel; - De seguida a professora recorrer ferramenta Web popplet para mostrar um pequeno vdeo sobre as refeies e a comida, questionando os alunos sobre o contedo do mesmo. Ainda no mesmo programa ser feita a apresentao do vocabulrio atravs de imagens (este processo ser monitorizado pela professora, que ir dizendo o nome dos alimentos e das refeies que vo surgindo para os alunos repetirem); - Cada aluno individualmente tentar dizer o nome das refeies e respetivos alimentos apresentados; - Posteriormente a professora ir introduzir a estrutura: What do you like/dont like? I like/dont like Cada aluno ir expressar um alimento que gosta e outro que no gosta em cada refeio; - Para terminar a aula ser distribuda pelos alunos uma ficha de trabalho sobre o tema, que ir ser corrigida coletivamente no quadro. Aula 2 (60 minutos) - Reviso oral do vocabulrio apresentado na aula anterior, os alunos tero de expressar os seus gostos em relao a todos os alimentos que aprenderam; - De seguida os alunos(cada um no seu computador) realizaro uma ficha/questionrio on line sobre o contedo aprendido para a professora corrigir e avaliar os resultados.

- Listening - Speaking - Reading - Writing

- Recursos interativos -Computador - Colunas; - Quadro interativo; - Papel.

- Observao direta; - Participao - Empenho; - Iniciativa; - Autonomia; - Ficha de trabalho.

Recursos criados: http://popplet.com/app/#/1414465 https://docs.google.com/forms/d/1oWFiITBEK6lc8hzRX56UiDCHGQlgEHrrmua1lUWWD60/viewform https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptUFF3QWxlOHltRU0/edit?usp=sharing

Silvia Amorim
Escola: Escola de So Joo Externato Ano de escolaridade: 4 ano Unidade: 7 reas Vocabulrio Gramtica/Estruturas temticas Professora: Slvia Amorim Tempo: 4 aulas Atividades

Competncias Especficas

Tempo

Skills

Recursos

Avaliao

Partes do corpo

Head, face, ears, nose, eyes, mouth, hand, legs, arms, foot, hair.

Have got Its got Has she got.? I havent got

- Ser capaz de conhecer e identificar as partes do corpo: head, face, ears, nose, eyes, mouth, hand, legs, arms, foot, hair. - Ser capaz de ler as palavras em Ingls para cada parte do corpo. - Ser capaz de dizer as palavras em Ingls para cada parte do corpo. - Ser capaz de fazer a sua descrio fsica. - Conhecer e identificar o verbo have got. - Usar o verbo have got corretamente. - Ser capaz de realizar os exerccios. - Ser capaz de usar o computador.

Aula 1 - Apresentao do vocabulrio das partes do corpo atravs de um power point. - Leitura e interpretao oral do texto Its so cute, do manual Fairyland 3, Pupils book Express Publishing, pgina 54. - Identificar no texto o verbo. A partir daqui explicar aos alunos o verbo have got oralmente e no quadro negro, realizando para tal alguns exerccios. - Registo do verbo no quadro negro e os alunos passam para o caderno dirio. - Realizao do exerccio 3 do manual, pgina 55. Aula 2 - Reviso do vocabulrio aprendido atravs da aplicao Voicethread. - Reviso do verbo have got oralmente. O professor realiza algumas perguntas orais para os alunos responderem. - Realizao de uma ficha de trabalho. Aula 3 - Reviso do vocabulrio aprendido sobre as partes do corpo atravs da

1h30m

- Listening - Speaking - Reading - Writing

- Recursos interativos; - Computador; - Colunas; - Quadro interativo; - Manual; - Ficha de trabalho.

- Observao direta. - Participao. - Empenho. - Fichas de trabalho.

1h

1h30m

aplicao do Popplet. - Revises orais sobre o verbo have got. - Exercicos no livro de atividades pginas 46, 47 e 48. Livro: Fairyland 3, Activity book, Express Publishing. Aula 4 - Realizao de uma ficha de trabalho no goggle drive. 1h

Recursos criados para o trabalho: http://popplet.com/app/#/1410271 http://voicethread.com/share/5110948/ https://docs.google.com/forms/d/1pZ6a89k-s-wB41yavjj-_IzJlRDTN7FMqYXayGI-Bro/viewform Fichas de Trabalho: https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptT0U2Q0pJemtha1k/edit?usp=sharing https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIpteWt0T3BLRnlSMVU/edit?usp=sharing

Snia Ferreira
DESCRITORES DE DESEMPENHO
Ler, respeitando a direccionalidade da linguagem escrita. Ler para aprender Ler para apreciar textos variados Ler palavras atravs de: - Reconhecimento global; - Correspondncia som/letra; - Antecipao; chaves contextuais (leitura de palavras em contexto). Ler com progressiva autonomia palavras, frases e texto. Exprimir sentimentos, emoes, opinies provocados pela leitura de textos. Aplicar as novas tecnologias. Reconhecer, com a ajuda do professor, as caractersticas das diferentes ferramentas digitais. Criar, sob orientao do professor, a gravao de voz.

CONTEDOS
Letra, palavra, frase, texto Vocabulrio relativo ao livro Autor Ttulo Personagem Texto narrativo Introduo, desenvolvimento concluso

ATIVIDADES

AVALIAO

DURAO

1. Leitura do livro em coletivo. 2. Leitura individual de excertos da histria. 3. Treino da leitura do livro

Observao direta Participao Empenho/ Interesse Empenho na leitura

10 horas

LEITURA

digitalizado e transferido para Powerpoint. 4. Leitura da obra em Sreencast-OMatic. e 5. Apresentao da obra em SreencastO-Matic. 6. Reflexo atividade. oral coletiva sobre a

Obra: O urso e a formiga de Lusa Ducla Soares Apresentao Screencast-o-matic: https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptUGJ4c3Z0SGc2ZVU/edit?usp=sharing

Graa Fonseca

rea temtica: Unidade temtica: rea Curricular / Domnio

Estudo do Meio / TIC / 4ano Professor: Graa Fonseca Higiene e segurana alimentar Descritores de desempenho - Desenvolver hbitos de higiene pessoal e de vida saudvel utilizando regras bsicas de segurana e assumindo uma atitude atenta em relao ao consumo. - Conhecer e aplicar normas de: - higiene do corpo (hbitos de higiene diria); higiene alimentar (identificao a uma dos vida Vocabulrio especfico A sade do seu corpo Contedos Professor Explorao de Atividades (momentos de trabalho) Alunos uma Aceder atravs do blog da escola e explorar uma apresentao no popplet ; Para aplicar os conhecimentos adquiridos acedem s atividades inseridas no popplet atravs de hiperligaes ao VoiceThread e resolvem o exerccio proposto, resolvem um formulrio atravs do Google Drive e uma sopa de letras atravs do Wordsearch. Consolidar atravs de um jogo sobre higiene e segurana alimentar disponvel no Google Drive e fazem o download do mesmo. Em grupos de trabalho exploram o jogo (atravs de desenhos, mimica e responder a perguntas). Observaes: Quando a sala de computadores no est disponvel, utilizo o meu computador e um projetor. Divido a turma em grupos de 5 alunos e jogam todos ao mesmo tempo. Quando a sala de computadores est disponvel os alunos acedem ao jogo online atravs do Google Drive. Material

apresentao no popplet sobre o tema. Orienta.

alimentos

indispensveis

saudvel, importncia da gua potvel, verificao do prazo de validade dos Estudo do Meio / TIC alimentos); - higiene e segurana dos equipamentos, ferramentas e superfcies de trabalho; - higiene e segurana dos processos; - limpeza e desinfeo; - Aquisio de produtos alimentares. - O aluno desenvolve, com o apoio e orientao do professor, trabalhos escolares com recurso a ferramentas digitais

Apresentao no popplet: http://popplet.com/app/#/1390935 VoiceThread: https://voicethread.com/share/5111 515/ Jogo para descarregar no Google Drive: http://goo.gl/gTuWex Sopa de letras: http://goo.gl/rHskqg Sala de computadores Projetor multimdia Outros PowerPoints retirados de:http://goo.gl/nCZ9cj

fornecidas, para representar conhecimentos, ideias e sentimentos.

Utilizar

as

TIC

para

trabalhar

colaborativamente como forma de apoiar a aprendizagem individual e contribuir para aprendizagem de outros; - Demonstrar capacidade para trabalhar de forma autnoma e como membro de uma equipa; Exprimir, fundamentar e discutir ideia

Avaliao: Centra-se na observao direta relativamente ao sentido de responsabilidade cvica, formulrio e no registo de comportamentos e atitudes: participao, empenho, criatividade, interesse e cooperao.

Sofia Pereira

Escola: Escola Maria Eugnia de Canavial Ano de escolaridade: 3 ano Unidade: 5


reas temticas

Professora: Sofia Pereira N de aulas: 3

Vocabulrio

Gramtica/ Estruturas - Where is? - Where are? - There is - There are

Competncias Especficas

Atividades

Skills

Recursos

Avaliao

As partes da casa

Bedroom, bathroom, living room, kitchen, garden, garage, attic, dining room.

- Ser capaz de conhecer e identificar as partes da casa: bedroom, bathroom, living room, kitchen, garden, garage, dining room, attic; - Ser capaz de ler as palavras em Ingls para cada diviso da casa; - Ser capaz de dizer as palavras em Ingls para cada diviso da casa; - Ser capaz de descrever as divises da casa; - Ser capaz de realizar os exerccios.

- 1 Aula (60 minutos): - Apresentao e explorao de um powerpoint sobre as partes da casa, atravs do quadro interativo. - Os alunos ouvem e veem a histria sobre as partes da casa, da pgina 38 do manual, no quadro interativo. - Interpretao oral do texto. - Leitura do texto feita pela professora. - Os alunos leem o texto. - Realizao de exerccios no manual. (exerccio 2, pgina 38, exerccio3, 4 e 5 da pgina 39. - 2 Aula (60 minutos): - Reviso do vocabulrio apresentado na aula anterior, atravs da ferramenta web Popplet. Neste, surgiro vrias imagens com as partes da casa que devero ser identificadas pelos alunos. - Resoluo dos exerccios 1,2 e 3 das pginas 32 e 33 do livro de atividades. - Por ltimo, realizaro uma ficha de trabalho sobre o tema. - 3 Aula (90 minutos) na sala de informtica. - Reviso oral do vocabulrio apresentado na

- Listening - Speaking - Reading - Writing

- Recurso interativo; - Computador; - Colunas; - Quadro interativo; - Manual Fairyland 3Express Publishing

- Observao direta; - Participao; - Empenho; - Fichas de trabalho.

primeira aula. - Realizao individual de uma ficha de trabalho/questionrio no Google Drive sobre o tema. - Como consolidao da unidade, os alunos realizam uma pequena produo escrita, bem como um desenho e ilustrao sobre o seu quarto, para o portflio.

Recursos criados: https://docs.google.com/forms/d/1hmIKsiXBVZfkPRWMtE5SfBq8hI4wp5zbTNMSMuQDID4/viewform http://popplet.com/app/#/1420195 Fichas de trabalho: https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptTlZfTDIyeUNOd1U/edit?usp=sharing https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptWFZsd2FLRjhVYWc/edit?usp=sharing

You might also like