You are on page 1of 2

1

Por que creio na Bblia?


Texto Bblico: Deuteronmio 18.15-22. Introduo: 1. Um dos fatores que comprovam a autenticidade da Bblia a e!atid"o e precis"o com que se cumprem as suas profecias. 2. #or e!emplo$ no %lcor"o &' uma profecia de que (aom iria para a cidade de (eca. ) cumprimento de tal profecia poderia ser facilmente reali*ado. +. ,ontudo$ as profecias da Bblia$ quando analisadas com detal&es$ seriam impossveis de serem cumpridas se n"o &ouvesse a m"o de Deus -uindo tal cumprimento. .. /e0amos al-umas profecias que comprovam a veracidade da Bblia: I. Profecias a respeito de Tiro e Sidom. 1. As duas cidades na costa leste do Mediterrneo. % cidade de 1idom foi advertida pelo 1en&or Deus atrav s do profeta de que seus &abitantes iam ser di*imados$ mas a cidade ia persistir$ cf 2*equiel 28.21-2+. 2 aconteceu que 1idom foi atacada$ foi trada pelo seu pr3prio rei$ .4.444 dos seus &abitantes foram mortos$ mas a cidade de 1idom permanece at o dia de &o0e. 2. o que aconteceu cidade de Tiro? /e0amos o que o te!to sa-rado nos informa em 2*equiel 25..$5$12-1.. #oucos anos depois dessa profecia$ 6abucodonosor veio com seu e! rcito a 7iro e sitiou a cidade. Durante 1+ anos a cidade resistiu contra os esfor8os do rei da Babilnia. 9inalmente$ os murros ruram e o e! rcito invadiu a cidade$ passando os que &aviam restado ao fio da espada. ,umpriuse assim a profecia$ mas s3 uma parte. Deus &' ia afirmado que a cidade ia ser raspada. 254 anos depois$ %le!andre (a-no estava no estreito de Dardaneles aprontando o seu ataque sobre o :mp rio #ersa. %le!andre c&e-ou a nova cidade de 7iro$ edificada com muros ine!pu-n'veis$ numa il&a a menos de 1 ;ilmetro da costa. ,om seu principal en-en&eiro$ Dades$ concebeu o plano mais ousado e atrevido da &ist3ria da -uerra: ,onstruir uma passa-em li-ando a terra < il&a. 2le ordenou: =Derrubem os muros de 7iro$ apan&em a madeira$ as pedras$ os escombros$ troncos e 0o-uem ao mar.> 2 ent"o o e! rcito de %le!andre come8ou a dar cumprimento < #alavra de Deus. II. Profecias referentes Babil nia. % Babilnia foi a maior cidade dos tempos anti-os. 1ua mural&a tin&a cerca de 2+ ?m de comprimento. % cidade consistia de 544 ?m quadrados da mais bela arquitetura$ 0ardins suspensos e pal'cios$ templos e torres. 2is a profecia divina relacionada < cidade$ cf :saas 1+.1@.

2 Deus falou sobre a runa dos muros de Babilnia com suas torres de @2 metros de altura e sua espessura de 5A metros$ cf Beremias 51.58$52. ) cumprimento da profecia s3 se completou na era crist". ) /el&o 7estamento tin&a sido completado e tradu*ido para o -re-o$ cerca de 544 anos antes. 6o quarto s culo depois de ,risto$ Buliano$ o ap3stata$ tornou-se imperador e o seu dese0o era destruir o cristianismo e estabeleceu novamente reli-iCes pa-"s de Doma. Euerreando contra os persas$ perto das runas de Babilnia$ ele destruiu completamente o que restava de seus muros$ a fim de que eles n"o viessem a ser prote8"o futura aos e! rcitos persas. ,onsideremos duas profecias especficas$ mas aparentemente contradit3rias$ cf Beremias 51..2$.+. #elo espa8o de dois meses por ano$ as runas de Babilnia s"o inundadas peal enc&ente anual do 2ufrates$ de modo a tornar muitas partes dela inacessveis$ pois seus vales se transformam em pFntanos. Depois as '-uas bai!am dei!ando as runas tostadas pelo sol. %pesar da Babilnia ficar na parte mais f rtil do vale do 2ufrates$ permanece at &o0e como uma terra desabitada e deserta.

!oncluso: #ara concluir o nosso ar-umento$ ve0amos mais um ar-umento. % probabilidade de 8 profecias se cumprirem em uma s3 pessoa de 1 em cem quatril&Ces. G como se o estado do 7e!as fosse coberto de moedas$ e uma moeda fosse marcada$ espal&andose as moedas$ e uma pessoa com os ol&os vendados fosse desi-nada a ac&ar a moeda.

You might also like