You are on page 1of 12

Dep.

Engenharia Civil Teoria das Estruturas Trabalho Prtico

Carlos Jorge Pereira Gonalves N 42886 Professore(s): Nuno Lopes Paulo Vila Real

ndice
Introduo 3 Mtodo de funcionamento do SAP2000 4 e 5 Mtodo dos Elementos Finitos (MEF) . 6 e 7 Mtodo dos Deslocamentos 8 Problema a resolver .. 9 Resultados obtidos .. 10 e 11 Concluso .. 12

Introduo

Este trabalho prtico da unidade curricular de Teoria das Estruturas tem como objectivo desenvolver o trabalho com o programa de clculo de estruturas SAP2000, contribuindo para isso a resoluo de um exerccio que mais a frente ser apresentado. Para alm disso este trabalho apresenta tambm de forma resumida o mtodo como o programa desenvolve o clculo das estruturas. O Programa que vai ser usado o SAP2000, um programa de clculo de estruturas que usado em muitas situaes e que visa simplificar a vida aos projectistas.

Mtodo de funcionamento do SAP2000

Este pograma de auxlio ao clculo de estruturas torna mais facilitada a vida dos projectistas. O funcionamento e desenvolvimento dos clculos deste programa baseiam-se no mtodo dos elementos finitos. O Mtodo dos Elementos Finitos (MEF), a base da maioria dos programas de clculo de estruturas utilizados hoje em dia e o SAP2000 no excepo. O MEF e muito utilizado para clculo de problemas de Engenharia, isto ocorre porque o MEF consegue obter solues muito aproximadas para os problemas, dividindo a estrutura complexa em varias substruturas simples com comportamento conhecido. A cada subestrutura d-se o nome de Elemento Finito. preciso notar que em estruturas muito complicadas o nmero de equaes diferenciais resultantes deste mtodo to elevado que s se torna possvel chegar a um bom resultado atravs do auxlio de computadores. A anlise pelo Mtodo dos Elementos Finitos no leva a uma soluo exacta dos problemas, mas sim uma aproximao dessa soluo. Por este motivo, deve-se ter em considerao os seguintes aspectos: Deve-se olhar de um modo crtico para os resultados, pois mesmo sendo estes calculados pelo computador podem apresentar erros; Deve-se conhecer as bases do Mtodo dos Elementos Finitos (MEF) para que se possa formular o problema correctamente e assim minimizar a possibilidade de erros que mais tarde podero levar a problemas graves; O modelo matemtico escolhido deve estar de acordo com a soluo prevista e deve fornecer resultados confiveis com mnimo esforo, tornando-se assim mais eficiente;

Deve-se ter em ateno que o MEF resolve apenas o modelo de clculo escolhido, no extrapolando fenmenos que no esto contidos nesse modelo.

A prestao destes simples processos pode levar a que sejam evitadas futuramente graves situaes que afectem a estrutura.

Mtodo dos Elementos Finitos (MEF)

Para analisar um problema necessrio seguir alguns passos fundamentais:

Formulao do problema fsico; Simplificaes e formulao do modelo matemtico; Resoluo dos modelos matemticos; Interpelao dos Resultados.

Para resolver um problema em Engenharia existem trs maneiras possveis de o fazer:

Mtodo Analtico Resoluo do problema por meio de desenvolvimento de equaes tericas, tem como vantagem a exactido das solues porm s est disponvel para problemas simples; Mtodo Experimental este mtodo apresenta uma grande confiana nos resultados, porm um mtodo que se torna muito dispendioso; Mtodo Numrico este um mtodo que apresenta um conjunto de clculos simples e repetitivos. Este mtodo simula a realidade e apresenta vantagens como a possibilidade de criar vrias verses de possveis solues para se chegar a um resultado mais fivel.

Assim nos dias de hoje os mtodos numricos so os mais vantajosos pelo facto da aproximao da realidade nos resultados obtidos e tambm na rapidez do processo. O MEF actualmente o mtodo numrico mais utilizado para as solues aproximadas dos problemas de Engenharia, como o dimensionamento de grandes estruturas, bem como simulao de comportamento da estrutura quando solicitada, por exemplo, por um sismo. O MEF tornou-se um mtodo to utilizado devido sua simplificao, pegando num domnio complexo e dividindo-o em vrios subdomnios com formas e comportamentos conhecidos, garantindo sempre a continuidade do campo de deslocamento ou do campo de e respeitando as condies de fronteira.

Os elementos finitos so as subestruturas resultantes da diviso da estrutura principal, como j foi referido, o comportamento de cada elemento finito desde logo conhecido, e a soma dos comportamentos resulta no comportamento da estrutura alvo de estudo. Apesar do desenvolvimento recente dos mtodos sem malha, tradicionalmente a cada elemento finito correspondem n ns que so o elo de ligao entre os vrios elementos finitos e onde explicitamente conhecido o resultado das anlises. Nos restantes pontos dos elementos preciso fazer interpolaes para se conhecer o resultado aproximado da anlise nesse ponto.

Figura 1. Esquema dos passos a seguir para resolver um problema de Engenharia pelo MEF.

Mtodo dos Deslocamentos

O mtodo dos deslocamentos pode ser aplicado no clculo e anlise de estruturas hiperestticas, sendo o grau de indeterminao esttica elevado. No ponto seguinte explicado de modo breve, o mtodo dos deslocamentos.

3.1 Breve descrio do mtodo:

1) Em primeiro lugar deve ser determinado o grau de indeterminao cinemtica e escolhese um sistema de coordenadas de modo a que seja possvel identificar a posio e a direco dos deslocamentos dos ns. Em seguida so introduzidas foras de restrio (em nmero igual ao grau de indeterminao cinemtica) que impedem os deslocamentos dos ns (as foras so do mesmo tipo, sentido e direco dos deslocamentos impedidos). 2) Depois determinam-se as foras de restrio somando as foras de fixao dos extremos das barras convergentes nos ns (um a um). Essas foras devem impedir os deslocamentos para qualquer tipo de aco externa quer seja cargas, variaes de temperatura, presforos, etc. No caso de na estrutura em analise existir previamente um deslocamento, por exemplo, um assentamento de apoio, as foras de restrio correspondentes ao impedimento deste deslocamento devem ser consideradas. Nesta fase so ainda determinados os esforos internos nas barras correspondentes a foras de restrio. 3) A estrutura considerada deformada de tal modo que numa das coordenadas generalizadas o deslocamento seja a unitrio e nulo em todas as outras. As foras necessrias para levar a estrutura a esta configurao so ento calculadas sendo o procedimento repetido para cada uma das restantes coordenadas generalizadas. 4) Os deslocamentos necessrios para eliminar as foras de restrio so determinados aplicando a sobreposio dos efeitos para os diversos deslocamentos impostos e igualando s foras de restrio. 5) Os esforos na estrutura original so obtidos adicionando aos esforos na estrutura restringida os esforos originados pelos deslocamentos determinados. 8

Problema a resolver

Carga distribuida na horizontal PP Carga distribuida na vertical Vento Sobrecarga 1 Fora de 10 kN Sobrecarga 2 Fora de 20 kN

Deformao

10

Diagrama de Momentos

11

Concluso
Com este trabalho conclui-se que a utilizao de programas de clculo de estruturas ajuda bastante na simplificao dos problemas, mas tambm que essa simplificao pode nem sempre ser a mais correcta ou pode no estar concebida da melhor maneira sendo por isso necessrio neste e em todos os programas de clculo, ter sempre uma anlise critica perante os resultados obtidos. Este trabalho ajudou tambm, a perceber a forma como trabalha o programa de clculo de estruturas em causa e a forma como este simplifica o clculo de estruturas.

12

You might also like