You are on page 1of 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS CAMPUS JATA BACHAREL EM DIREITO JLIO CSAR OLIVEIRA BELLINI

DIREITO E SOCIEDADE: UMA ANLISE DAS CONTRIBUIES DURKHEIMIANAS SOBRE A ANOMIA SOCIAL

JATA-GO 2013

Jlio Cesar Oliveira Bellini

DIREITO E SOCIEDADE: UMA ANLISE DAS CONTRIBUIES DURKHEIMIANAS SOBRE A ANOMIA SOCIAL
Trabalho acadmico para fins avaliativos das disciplinas de Sociologia Geral e Metodologia Cientfica do curso de graduao em Bacharel em Direito ministrados na Universidade Federal de Gois (UFG). rea de concentrao: Sociologia Aplicada Orientao: Prof. Ps-Dr. Maria Cristina Cardoso Pereira.

JATA-GO 2013

No h... seno diferenas de um certo gnero que tendem..uma para a outra; so aquelas que em lugar de se opor e de se excluir, se completam mutuamente. mile Durkheim

RESUMO: O presente trabalho acadmico reflexo das aulas de Sociologia Geral, tendo por fim a avaliao dos conhecimentos adquiridos pelo estudo do pensamento do socilogo francs mile Durkheim. O objetivo central deste trabalho analisar o pensamento durkheimiano para refletir sobre as suas relaes com o Direito, e seus desdobramentos a respeito da pluralidade das relaes sociais e anomia. Para tal, utilizamos de reviso bibliogrfica das obras de Durkheim no intuito de perceber seus desdobramos no campo da Sociologia e como isso afeta o pensamento sociolgico do Direito. Em cooperao a essa anlise, visamos trabalhar com alguns comentadores do pensamento durkheimiano para extrair-lhes suas contribuies para com a reflexo das obras deste pensador francs, assim como para perceber as transformaes dos estados orgnico-sociais das sociedades humanas. Partindo disso, averiguamos como o mtodo sociolgico-funcionalista pondera as mltiplas relaes de solidariedade desenvolvidas pela diviso das relaes sociais do trabalho, e como este determinante para o nvel de cada sociedade e sua estrutura interna e externa, levando em conta tambm sua nfase em seus estados mais complexos onde notria a presena do Direito como mecanismo regulatrio. Relacionando as estruturas mais desenvolvidas da sociedade, procuramos salientar as tipologias a que o socilogo francs indaga para encontrar as situaes de causa-efeito destas transformaes, e compreender como estas evoluem em estados de anomia, se regulam para desenvolver nova ordem de acordo com as novas demandas coletivas. O mtodo utilizado pela pesquisa analtico-reflxivo; esta opo se justifica por utilizarmos de reviso bibliogrfica para estudar um pensador do sculo XIX. Procuramos, tambm, com este trabalho atender os requisitos avaliativos das disciplinas de Sociologia e Metodologia da Pesquisa Cientifica do curso de Direito ministrado na Universidade Federal de Gois.

PALAVRAS CHAVES: Direito, Sociedade, Anomia e Durkheim.

ABSTRACT: This scholarly work is a reflection of the lessons of General Sociology, aiming at the assessment of knowledge acquired by study of the thought of the French sociologist Emile Durkheim. The aim of this paper is to analyze the Durkheimian thought to reflect on their relationship with the law and its implications regarding the plurality of social and anomie. Therefore, we used a literature review of the works of Durkheim in order to realize their unfold in the field of sociology and how it affects the sociological thought of the law. In cooperation with this analysis, we aim to work with some commentators thought Durkheimian to extract them for their contributions to the reflection of the work of this French thinker, as well as to realize the transformation of organic and social states of human societies. Starting from this, we observed how the sociological method-functionalist ponders the multiple relationships of solidarity developed by the division of social labor, and as this is crucial to the level of each company and its internal and external structure, also taking into account its emphasis on their states more complex which is notorious for the presence of the law as regulatory mechanism. Linking structures more developed society, sought to highlight the types that the French sociologist asks to find the situations of cause-effect of these transformations, and understand how they evolve into states of anomie, are regulated to develop new order in accordance with the new collective demands. The method used for the research is analytical and reflective; this option is justified because we use a literature review to study a thinker of the nineteenth century. We also seek to work with this meet the requirements of the evaluative disciplines of Sociology and Methodology of Scientific Research of the Law course taught at the Federal University of Gois.

KEYWORDS: Law, Society, Anomie and Durkheim.

SUMRIO

INTRODUO..........................................................................................................................7

1. UM HOMEM E SEU TEMPO: A TRAJETRIA DE DURKHEIM NA SOCIOLOGIA...8 1.1 A cincia e o contexto social na Frana do sculo XIX........................................................8 1.2 Durkheim: o div da histria social de um socilogo.........................................................10 2. DIREITO E SOCIEDADE: UMA LEITURA SOBRE A ANOMIA SOCIAL...................12 2.1 Sociedade e Diviso social do trabalho: a constituio da ordem social............................12 2.2 Direito e Anomia: estados e usos do estudo jurdico na Sociologia...................................13 CONCLUSO..........................................................................................................................17

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS......................................................................................18

INTRODUO

O presente trabalho acadmico tem por objetivo analisar o pensamento do socilogo francs mile Durkheim para refletir suas contribuies para o Direito e a compreenso sociolgica das sociedades humanas em relao anomia social e as transformaes que decorrem destas. O desenvolvimento desta labuta universitria tem como fim satisfazer os mecanismos e exigncias das disciplinas de Sociologia Geral e Metodologia da Pesquisa Cientfica do curso de graduao de Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Gois; contudo, para notoriedade da pesquisa, este tambm pretende aprofundar o conhecimento sobre o objeto para fins acadmicos. Este trabalho dividido em dois captulos que se complementam mutuamente. Na concluso do trabalho, realizamos uma reflexo final do tema abordado e dos resultados obtidos na anlise do objeto. Nossa tese visa refletir, atravs do pensando durkheimiano, a anomia social como um fator de deformidade do ordenamento social, mas tambm como um fator que demonstra a profundidade sintomtica da ordem vigente ou da transformao desta por algum fator externo ou interno que contradiga a moral coletiva e, portanto, a estrutura da solidariedade social. O primeiro captulo versa sobre uma rpida contextualizao da vida e obra de mile Durkheim, para atravs desta, refletirmos os impactos que sua vivncia e compreenso de mundo tiveram na Sociologia, e consequentemente sobre o Direito, contextualizando sempre que possvel com relao as suas posies tericas e concluses funcionalistas. No segundo captulo, tratamos diretamente do que vem a ser o corpo social, o fato social, das relaes de solidariedade e divises do trabalho, e da necessidade social do Direito para regular os diversos organismos sociais existentes na sociedade. Para compreendermos isso, analisamos as funes do Direito, segundo a perspectiva durkheimiana. Visamos apontar como este se relaciona Sociologia na obteno de sua cientificidade; e tambm pontuar de que forma a existncia desse mecanismo de controle social pode evitar o esfacelamento anmico da sociedade moderna. E por fim, como a anomia pode significar os sintomas das transformaes sociais, como o Direito precisa se flexibilizar para acompanhar essas evolues do corpo social.
7

1.

UM HOMEM E SEU TEMPO: A TRAJETRIA DE DURKHEIM NA SOCIOLOGIA

1.1 A cincia e o contexto social na Frana do sculo XIX

O sculo XIX foi, indubitavelmente, um dos perodos da histria da cincia mais marcantes, e no apenas da cincia, mas do sistema capitalista, pois em apenas trs revolues distintas, contudo, atreladas, fez nascer na Europa o Estado Moderno, gerou a queda do Antigo Regime, e tambm, garantiu a expanso sistemtica da cultura, da sociedade e dos princpios burgueses. Na Frana ps-napolenica, este cenrio no foi diferente, pois com o fim da II Repblica e o incio da III Repblica, o ambiente era de constante depresso socialeconmica, j que a nova ordem est em atrito com as classes remanescentes, e os efeitos desta, geram novas dinmicas e conflitos entre os vrios grupos sociais em ascenso (proletrio e burguesia). Segundo Jos Albertino Rodrigues (2000)
...essas questes polticas e sociais balizavam o seu tempo, uma outra questo de natureza econmica e social no deixava de apresentar continuadas repercusses polticas: o que se denominava questo social, ou seja, as disputas e conflitos decorrentes da oposio entre capital e trabalho, vale dizer, entre patro e empregado, entre burguesia e proletrio. (RODRIGUES, p.8-9).

Estes problemas de cunho social careciam de novas explicaes, e por esse motivo, a sada encontrada foi devotar esta funo s cincias positivas; aquelas que utilizavam a razo (observao e experimentao) como meio para alcanar a compreenso das causas dos novos fenmenos. Neste perodo o termo cientfico nunca fora to visado em toda a histria da humanidade como no sculo XIX. Disciplinas como a histria, a sociologia, a economia poltica e a cincia poltica emergiram das universidades (cada qual em seu tempo) buscando descrever e justificar os fenmenos que as novas sociedades enfrentavam. Neste mbito, o capitalismo gestou o palco ideal para o desenvolvimento da f na cincia. Entretanto, tornarse cincia era basicamente submeter o conhecimento aos modos de descrio e explicao das cincias exatas e biolgicas. Essa magnanimidade acadmico-cintifica devia-se as contribuies originrias da fsica (Newton) e da biologia evolucionista de Darwin. Em meio a essas disputas, surge a Sociologia. Pensando a esse respeito Carlos Benedito Martins (1994) acrescenta
8

Podemos entender a sociologia como uma das manifestaes do pensamento moderno. A evoluo do pensamento cientfico, que vinha se constituindo desde Coprnico, passa a cobrir, com a sociologia, uma nova rea do conhecimento ainda no incorporada ao saber cientfico, ou seja, o mundo social. Surge posteriormente constituio das cincias naturais e de diversas cincias sociais. A sua formao constitui um acontecimento complexo para o qual concorre uma constelao de circunstncias, histricas e intelectuais, e determinadas intenes prticas. O seu surgimento ocorre num contexto histrico especfico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregao da sociedade feudal e da consolidao da civilizao capitalista. A sua criao no obra de um nico filsofo ou cientista, mas representa o resultado da elaborao de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situaes de existncia que estavam em curso. [...] As transformaes econmicas, polticas e culturais que se aceleram a partir dessa poca colocaro problemas inditos para os homens que experimentavam as mudanas que ocorriam no ocidente europeu. A dupla revoluo que este sculo testemunha a industrial e a francesa constitua os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalao definitiva da sociedade capitalista. A palavra sociologia apareceria somente um sculo depois, por volta de 1830, mas so os acontecimentos desencadeados pela dupla revoluo que a precipitam e a tornam possvel. (MARTINS, p. 5).

Este mbito marcou profundamente a principal linha de pensamento da poca, o positivismo1. Este sistema de reflexo visa emancipar todas as cincias atravs do mtodo das cincias exatas seu pai foi Saint-Simon. Amigo e rival terico dele, Comte desenvolve a fsica social2 (sociologia positiva) cujo objetivo explicar a sociedade atravs de leis de evoluo social. Comte (1987) afirma para isso, que
[...] cada ramo de nossos conhecimentos, passa sucessivamente por trs estados histricos diferentes: estado teolgico ou fictcio, estado metafsico ou abstrato, estado cientfico ou positivo. Em outros termos, o esprito humano, por sua natureza, empregam sucessivamente, em cada uma de suas investigaes, trs mtodos de filosofar, cujo carter essencialmente diferente e mesmo radicalmente oposto; [...] Da trs sortes de filosofia, ou de sistemas gerais de concepes sobre o conjunto de fenmenos, que se excluem mutuamente: a primeira o ponto de partida necessrio da inteligncia humana; a terceira, seu estado fixo e definitivo; a segunda, unicamente destinada a servir de transio. (COMTE, p.35-36).

Comte com sua fsica social torna-se o pai da Sociologia positiva tal feito influencia outro pensador importante da sociologia francesa, mile Durkheim. Mesmo tendo contato
1

Por positivismo designa-se: ...o mtodo exato das cincias e sua extenso para a filosofia. [...] As teses fundamentais do Positivismo so: 1 A cincia o nico conhecimento possvel, e o mtodo da cincia o nico vlido [...]. 2 O mtodo da cincia puramente descritivo, no sentido de descrever os fatos e mostrar as relaes constantes entre os fatos expressos pelas leis, que permitem a previso dos prprios fatos (Comte); [...] 3 O mtodo da cincia, por ser nico vlido, deve ser estendido a todos os campos de indagao e da atividade humana; toda a vida humana, individual ou social, deve ser guiada por ele. (ABBAGNANO, 2007, p. 787-788). 2 Segundo Joo Ribeiro Junior: Para Comte, sociologia a cincia abstrata que estuda os fenmenos dos agrupamentos sociais. (RIBEIRO JUNIOR, 1994, p.13).

com o positivismo comteniano, Durkheim ir focar na solidariedade-moral referente diversidade social, diferente por sua vez de Comte, e mais prximo do organicismo3 francs de Saint-Simon (amigo de Comte). Por sua vez, atravs de um positivismo diferente do de Comte, Durkheim conduz seu pensamento a outros vieses de reflexo sociolgica.

1.2 Durkheim: o div da histria social de um socilogo

Pensador engajado e brilhante cientista social, mile Durkheim, como ressaltamos acima, viveu num perodo conturbado do sculo XIX, suas obras foram produto dessas perturbaes, e suas contribuies originrias para a Sociologia marcaram toda a produo cientifica europeia. Filho de judeus, Durkheim (1858-1917) foi muito cedo introduzido no mbito escolar, tendo assim brilhante atuao nos estudos. Sua capacidade em compasso com seu lugar de estudos fora marcante, pois nascera em pinal, e logo se mudara para Paris, onde os completou. Sobre isso completa Rodrigues (2000),
Aqui no Lyce Louis-le-Grand (em pleno corao do Quartier Latin, entre a Sorbonne, o Collge de France e a Facult de Droit), preparou-se para o baccalaurat, que lhe permitiu entrar para a cole Normale Superieure. Bastou-lhe, pois atravessar a praa do Panthon para atingir a famosa rue dUlm, sem sair portanto do mesmo quartier, para completar sua formao. (RODRIGUES, p.11).

Em meio a essa realidade acadmica de oportunidades; de jovem estudante, Durkheim logo comeara a estruturar seus primeiros passos como pensador maduro. Contudo s mais tarde surgem suas obras-primas: As regras do mtodo Sociolgico (1895); Da diviso do Trabalho Social (1893); e Do Suicdio (1897). Sua teoria sociolgica possui elementos diferentes s de Comte, tais como: a diversidade social e a flexibilidade coletiva. Em vista disso, ele articula que a sociedade no pode ser entendida com leis evolutivas baseadas na fsica como Comte pensara (a sociedade no um todo rgido), mas como na biologia (SaintSimon), ou seja, para Durkheim, no existia uma fsica social, seno uma biologia social. A esse repeito, segundo Rodrigues (2000), Durkheim procurara entender a sociedade como um reino social, ou seja, ... as sociedades so organismos, distintos dos puramente fsicos so organizaes de ideias. (RODRIGUES, p.16). Atravs dessa posio terica, o socilogo francs visara proporcionar a Sociologia fundamento cientifica-objetivo, e para isso
3

Sendo uma doutrina antiga, o Organicismo Toda doutrina que interprete o mundo, a natureza ou a sociedade por analogia com o organismo. [...] Fora da filosofia, esse termo s vezes foi empregado para designar as teorias sociolgicas que interpretam a sociedade humana com um organismo. (ABBAGNANO, 2007, p. 743).

10

desenvolve princpios metodolgico-fucionalistas, a esse respeito ressalta Rodrigues (2000), ... Durkheim sintetiza seu mtodo em trs pontos bsicos: a) independe de toda filosofia; b) objetivo; c) exclusivamente sociolgico e os fatos sociais so antes tudo coisas sociais. (RODRIGUES, p. 27). Ao pensar em funcionalismo social, Durkheim pensa em ordem social, ou seja: ordenamentos, coero, autoridade, punio e etc. Ao levantar esses princpios, Rodrigues (2000) explica: Durkheim demonstra que a sociedade um conjunto de representaes coletivas. Portanto, esse conjunto de elementos ... decisivo para explicar os fenmenos que tinham lugar no reino social, e que o social s se explica pelo social e que a sociedade um fenmeno sui generis, independente das manifestaes individuais de seus membros componentes. (RODRIGUES, p. 29). Concluindo essa explanao, fica evidente que a sociedade analisada por Durkheim como um organismo, ou seja, tem a tendncia de possuir funes distintas, e, portanto, a desempenhar dentro de uma determinada ordem suas relaes vitais e essenciais para o desenvolvimento do corpo social. Este organismo social, por sua vez, precisa estabelecer princpios que ordenem esses sistemas funcionais complexos e variados. Nesse momento surge para o socilogo francs a importncia do Direito na sociedade e em seu carter regulatrio-objetivo dos fenmenos coletivos e individuais. Em virtude a isso, a sociologia durkheimiana surge como uma resposta a complexizao da sociedade europeia do sculo XIX. Disso nasce necessidade de se pensar o Direito junto a Sociologia, e a partir disso, os fenmenos que o primeiro precisa lidar para manter a sociedade estvel.

11

2.

DIREITO E SOCIEDADE: UMA LEITURA SOBRE A ANOMIA SOCIAL

2.1 Sociedade e Diviso social do trabalho: a constituio da ordem social

Na constituio de uma teoria sociolgica, mile Durkheim concluiu que sem a diviso social do trabalho e a solidariedade social no poderia existir coletividade e to pouco sociedade. Em sua obra Da diviso social do Trabalho, ele analisou a moral e as relaes de solidariedade que so formadas pela diviso social do trabalho; e assim indagou:
Somos levados, assim a nos perguntar se a diviso do trabalho no desempenharia o mesmo papel em grupos mais extensos, se nas sociedades contemporneas, em que teve o desenvolvimento que sabemos, ela no teria a funo de integrar o compor social, assegurar sua unidade. legtimo supor [...] que essas grandes sociedades polticas tambm s se podem manter em equilbrio graas especializao das tarefas; que a diviso do trabalho a fonte, se no nica, pelo menos principal da solidariedade social. [...] Portanto, a repartio contnua dos diferentes trabalhos humanos que constitui principalmente a solidariedade social e que se torna a causa elementar da extenso e da complicao crescente do organismo social. (DURKHEIM, p. 29).

Ao estabelecer isso, Durkheim lana as bases para analisar a sociedade alm do carter econmico, e pergunta-se sobre as composies morais dos papeis social que do sentido ao organismo social coletivo. Para explicar isso, ele desenvolve o conceito de fato social, que segundo Rodrigues (2000), tornou-se para Durkheim
... reconhecvel pelo poder de coero externo que exerce ou suscetvel de exercer sobre os indivduos; e a presena deste poder reconhecvel, por sua vez, seja pela existncia de alguma sano determinada, seja pela resistncia que o fato ope a qualquer empreendimento individual que tenda a violentlo. (RODRIGUES, 2000, p.49).

O reconhecimento do fato social e de seus efeitos nos indivduos a prova do exerccio da coletividade na formao da responsabilidade e conformao interior-exterior dos indivduos para com o organismo social, e tambm, suas respectivas particularidades coletivas dos variados grupos que o compem. Se tratando disso, Rodrigues (2000) sintetiza:
fato social, toda maneira de agir fixa ou no suscetvel sobre o individuo uma coero exterior; ou ento ainda, que geral na extenso de uma

12

sociedade dada, apresentando uma existncia prpria, independente das manifestaes individuais que possa ter4. (RODRIGUES, p.52).

Sobre os fatos sociais, portanto, Durkheim (2007) reflete a respeito de tipos distintos de ordem e moralidade das aes individuais, e a partir disso, aponta para a autonomia da sociedade frente ao indivduo. Assim ele expe na obra As regras do Mtodo Sociolgico que ... s h fato social onde h organizao definida. (DURKHEIM, p.4). Essa prerrogativa pela organizao da diviso social do trabalho, da ordenao social-moral, segundo Durkheim (1999) so os elementos que se deve atribuir s etapas de desenvolvimento da solidariedade social, seja ela de: solidariedade mecnica ou solidariedade orgnica. A primeira, segundo Rodrigues (2000) uma ... solidariedade sui generis que, nascida das semelhanas, liga diretamente o individuo sociedade; (RODRIGUES, p.76), ou seja, essa espcie de solidariedade nada mais do que sistema de seguimentos semelhantes entre si no que diz respeito a diminuta diviso social do trabalho e a prpria individualidade que seno quase nula, homognea; no que diz respeito a segunda, completa Rodrigues (2000), Elas so constitudas [...] por um sistema de rgos diferentes, cada um dos quais tem um papel especial e se forma de partes diferenciadas. (RODRIGUES, p.90), ou seja, so ... coordenados e subordinados uns aos outros, em torno de um mesmo rgo central que exerce uma ao moderadora sobre o resto do organismo.5, isso quer referir-se que, as sociedade que apresentam esse tipo de solidariedade, h maior diviso social do trabalho, e o individualismo expressa-se mais do que a coletividade na funcionalidade do organismo social. Ao determinar essas espcies de solidariedade, mesmo estas estando em coexistncia mtua na grande maioria das sociedades, Durkheim, segundo Rodrigues (2000) quer analisar como se consolidam suas harmonias e como elas se relacionam, da mesma forma como elas agem em estado de desordem. Para isso, ele aproveita diretamente do estudo objetivo do Direito enquanto mecanismo de coero e regulao da ordem coletiva e individual para provar sua tese. Tal formulao nos possibilita perceber as pontes entre estas reas.

2.2 Direito e Anomia: estados e usos do estudo jurdico na Sociologia

Ao estudarmos o que mile Durkheim classifica como sociedades de solidariedade mecnicas ou orgnica (ou os dois mutuamente), visamos expor que na insero das normas,
4 5

Grifo do autor da citao. Idem.

13

h para toda ordem social um vnculo necessrio, uma ligao confluente entre costumes e leis. Dessa coexistncia, h garantias de que a solidariedade social tenha continuidade e regularidade coletivo-individual. Durkheim (1999) quando coloca isso, pensa em dois pontos importantes da coero que agem externamente sob o indivduo, e tambm configuram algumas caractersticas das solidariedades mecnicas e orgnicas, falamos do: direito repressivo e direito restitutivo. Assim ele diz,
O vinculo de solidariedade a que corresponde o direito repressivo aquele cuja ruptura constitui o crime. Chamamos por esse nome todo ato que, num grau qualquer, determina contra seu autor essa reao caracterstica a que chamamos pena. Procurar qual esse vnculo , portanto, perguntar-se qual a causa da pena, ou mais claramente, em que consiste essencialmente o crime. (DURKHEIM, p. 39).

Se tratando desses mecanismos, onde j est consolidado o Direito em suas formas de coero e punio, fica, portanto, ntido que quando o socilogo francs determina essas intensidades de violao dos vnculos de ordem e solidariedade, h algum tipo de reao coletiva sobre o infrator que configura em sano (ou penalidade) adequada a seu crime. Outro aspecto disso est ligado s sociedades orgnicas, onde segundo Durkheim (1999):
A prpria natureza da sano restitutiva basta para mostrar que a solidariedade social a que esse direito corresponde de uma espcie bem diferente. O que distingue essa sano que ela no expiatria, mas se reduz a uma simples restaurao. Um sofrimento proporcional a seu malefcio no infligido a quem violou o direito ou o menospreza; este simplesmente condenado a submeter-se a ele. (DURKHEIM, p.86)

Partindo disso, a aplicao da pena simblica, e no apenas isso, uma espcie de dispositivo de inibio aos demais membros do corpo social sobre seu comportamento, que pode variar de acordo com a espcie de sociedade em questo. Assim quando essa inibio e coero so ineficazes, comenta Rodrigues (2000), ... se a diviso do trabalho no produz a solidariedade que as relaes dos rgos no so regulamentadas, que elas esto num estado de anomia. (RODRIGUES, p. 97). Este estado patolgico, que j configura a desordem, uma das circunstncias excepcionais que o Direito tem por objetivo evitar. Para sistematizarmos isso, devemos lembrar-nos de dois fatos sociais distintos que configuram em anomias (patologias sociais): o suicdio e o homicdio. Esse crime contra outrem (homicdio), que foi estudado junto ao crime contra si (suicdio) possui alta intensidade social, e sendo desautorizados pelos mecanismos que regem a sociedade, so tidos como imorais. Dessa forma, o homicdio tem em comum com o suicdio uma questo que Durkheim (2000) expressa bem na obra Suicdio:
14

... Ou o homicdio e o suicdio formam duas correntes contrrias e to opostas que um no pode ganhar terreno sem que o outros o perca, ou so dois canais diferentes de uma mesma corrente, alimentada por uma mesma fonte, que, por conseguinte, no podem fluir numa direo sem se retirar da outra na mesma medida. (DURKHEIM, p. 440).

Nosso objetivo em ir at a noo de anomia justifica-se porqu em tempos de crise, como no sculo em que Durkheim viveu, os problemas social-econmicos no apenas engendravam o equilbrio entre esses dois fenmenos sociais, mas tambm, caracterizam o estado em que se encontra a sociedade. Pois tratamos de um momento histrico que variadas formas morais e coletivas colidem: cientfico-racional com tradicional; burgus com socialista-revolucionrio; e protestante com catlico. Este atrito, que em tese podemos notar, est intimamente ligado s caractersticas que o socilogo francs expe em sua morfologia e classificao dos fenmenos sociais ligados as anomias. Para observarmos isso, Rodrigues (2000) nos auxilia a ponderar o que queremos analisar:
O estado de desregramento ou de anomia ainda reforado pelo fato de que as paixes so menos disciplinadas no momento mesmo em que elas teriam preciso de uma disciplina mais forte. [...] Todas as classes so envolvidas, porque no existe mais uma ordem estabelecida. O esforo , portanto mais considervel no momento em que ele se torna mais improdutivo. (RODRIGUES, p. 118-119).

Rodrigues (2000) ao estabelecer isso, levando em conta a regra geral entre suicdio e homicdio, o perodo em que a obra de Durkheim escrita e os determinados momentos em que surgem as anomias, e, principalmente, o objetivo do Direito na regulamentao do corpo social nos possibilita notar que em pocas de crise no h apenas um estado social de anomia, mas h uma quebra da ordem do organismo social que ao estar passando por sintomas de anomia acaba por gerar, gradativamente, um reajuste deste organismo para aderir a essas transformaes e adquirir novas tendncias de comportamento e lentamente reestabelecer uma nova ordem. Esta coletividade deve ento, tal como evidente, compor nova diviso social do trabalho para gerar relaes de solidariedade social que estabeleam dentro dos costumes uma nova moral, e eleger, atravs do Direito, novos fenmenos (uns aceitos e outros reprovados). Este vnculo novo, encontrado implcito nas obras do socilogo francs a evidncia de que a sociedade e o Direito, e suas mltiplas relaes, caracterizam no somente a coletividade, mas as inovaes de expectativas na consolidao das novas sociedades. E a regularidade desta, realizada pelo estudo do Direito, deve estabelecer respectivamente novos mecanismos gerais de manuteno da sociedade at que novas sintetizaes e estados de patologia social surjam para alimentar as transformaes sociais.
15

Em outras palavras, anomia estado de desregramento, mas, tambm, de possibilidade de reflexo sobre os sintomas sociais a que a sociedade em evoluo irradia atravs da coletividade no individuo, seja ou por coero ou por costume. Estes agem de maneiras diversas a isso, dependendo naturalmente da intensidade a que esses fatos sociais atuam. Dessa forma, o Direito no somente a ferramenta de punir, controlar, regrar ou coibir o individual segundo o coletivo, mas tambm a maneira de sintetizar atravs da flexibilidade jurdica s tendncias que a complexizao do corpo social vem passando no tempo. Esta situao coincide com os momentos de profundas transformaes do sculo XIX, e, portanto, com o condicionamento a que Durkheim sofreu ao desenvolver sua teoria sociolgica.

16

CONCLUSO

Como expressamos em todo o corpo do trabalho, este visa utilizar de reviso bibliogrfica para cumprir com exigncias acadmico-avaliativas. Embora isso se apresente como certa limitao, o trabalho concludo procurou ir alm dessa conjuntura. E assim o fizemos. Atravs do estudo sistemtico e levemente curto do pensamento durkheimiano, foi possvel abranger suas principais categorias e classificaes, alm claro, de contextualizar vida e obra do autor em questo para compreender dois fatores bsicos: por que ele escreve e o que possvel apreender de sua inteno, seja ela explcita ou implcita. Para isso, decidimos abranger alguns autores de apoio, para no que contriburam na leitura do pensamento do socilogo francs, pudssemos ento recolher elementos para provar nossa tese. Entretanto, h de se notar que o pensamento de mile Durkheim, como filho de seu tempo, reside sobre certas limitaes apesar de ele ter rompido com Comte e desenvolvido sua prpria teoria social original. Em virtude disso, nos foi imprescindvel compreender seu objetivo de descrever e analisar os fatos sociais e contribuir para que haja coerncia e validade para a nova sociedade (burguesa) que se expandia sobre o mundo. Assim como mostramos, isso no ocorre to facilmente, pois cada alterao no corpo social quando atinge certa intensidade e regularidade, inicia fenmenos anmicos que afetam a ordem social. O Direito nesse aspecto tem por obrigao garantir a continuidade e manuteno da estabilidade social, contudo, em estado de anomia, o corpo social passa de um estado instvel para outro instveltransitrio, onde novas formas de divises sociais do trabalho e de tipo de solidariedade surgem para gerir as novas relaes funcionais e morais da nova sociedade. Desse modo, analisando essa perspectiva implcita do pensamento durkheimiano que podemos perceber como as sociedades modernas transformaram-se para tornarem-se mais complexas em sua organizao social individual-coletivo. Por isso, a relevncia do estudo jurdico para Durkheim to decisiva, j por meio dele que as mudanas ao estarem em processo garante certa estabilidade para que a sociedade no se esfacele antes da incorporao das novas tendncias coletivas, e consequentemente, das novas relaes jurdicas derivadas delas. Essa notoriedade o foco de nosso estudo, e tambm de nossa contribuio para a compreenso do pensamento durkheimiano.
17

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva; Discurso sobre o esprito positivo; Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo; Catecismo positivista / Auguste Comte; seleo de textos de Jos Arthur Giannotti; tradues de Jos Arthur Giannotti e Miguel Lemos. So Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores). DURKHEIM, mile. As Regras do Mtodo Sociolgico / mile Durkheim; traduo Paulo Neves; reviso da traduo Eduardo Brando. 3 Ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007. (Coleo Tpicos). _________________. Da diviso do Trabalho Social / mile Durkheim; traduo Eduardo Brando. 2 Ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. (Coleo Tpicos). _________________. Suicdio: estudo de sociologia / mile Durkheim; traduo Monica Stahel. So Paulo: Martins Fontes, 2000. (Coleo tpicos). ORGANICISMO. In: Dicionrio de filosofia. Nicola Abbagnano.Traduo 1 Ed. brasileira coordenada e revista por Alfredo Bosi. Reviso da traduo e traduo dos novos textos Ivone Castilho Benedetti. 5 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007. ed. rev. e amp. RIBEIRO JUNIOR, Joo. O Que Positivismo. 2 Ed. So Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleo Primeiros Passos). MARTINS, Carlos Benedito. O que Sociologia. 38 ed. - So Paulo Brasliense, 1994. (Coleo Primeiros Passos). RODRIGUES, Jos Albertino. mile Durkheim: Sociologia. Org. Florestan Fernandes Coord. So Paulo, Editora tica, 2000.

18

You might also like