You are on page 1of 6

QUESTES DE DIREITO DO TRABALHO A ATIVIDADE VALER AT TRS PONTOS. PODER SER REALIZADO EM GRUPO - 18 DE NOVEMBRO 2013. 1.

Expliquem o que empregado domstico, e quais direitos trabalhistas ele possu, inclusive dissertem sobre o FGTS.
Definio: O empregado domstico assim considerado aquele que presta servios de natureza continua e de finalidade no lucrativa pessoa ou famlia no mbito residencial desta.
Carteira de Trabalho e Previdncia Social, devidamente anotada Salrio-mnimo fixado em lei Feriados civis e religiosos 13 (dcimo terceiro) salrio Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos Frias de 30 (trinta) dias Frias proporcionais, no trmino do contrato de trabalho Estabilidade no emprego em razo da gravidez Licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio Licena-paternidade de 5 dias corridos Auxlio-doena pago pelo INSS Aviso-prvio de, no mnimo, 30 dias Aposentadoria Integrao Previdncia Social Vale-Transporte Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), benefcio opcional Benefcio opcional, institudo pelo art. 1, da Lei n 10.208, de 23 de maro de 2001, resultante de negociao entre empregado(a) e empregador(a). A despeito da incluso do(a) trabalhador(a) domstico(a) no sistema do FGTS ser facultativa, se efetivada, reveste-se de carter irretratvel em relao ao respectivo vnculo empregatcio. O(a) empregado(a) domstico(a) ser identificado(a) no Sistema do FGTS pelo nmero de inscrio no PIS-PASEP ou pelo nmero de inscrio do trabalhador no INSS (NIT). Caso no possua nenhuma dessas inscries, o(a) empregador(a) dever preencher o Documento de Cadastramento do Trabalhador (DCT), adquirvel em papelarias, a dirigir-se a uma agncia da CAIXA, munido do comprovante de inscrio no CEI e da Carteira de Trabalho do(a) empregado(a), e solicitar o respectivo cadastramento no PIS-PASEP

2. Expliquem as diferenas existentes entre trabalhador temporrio, avulso e eventual, bem como, definam cada um.
O TRABALHADOR EVENTUAL A Lei n 8.212/91 em sua alnea g, inciso V, do artigo 12 menciona que o trabalhador eventual aquele que presta servio de natureza urbana ou rural em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego. Portanto, o eventual, o trabalhador que realiza determinado servio, de vez em quando, ao contrrio do empregado que tem a habitualidade do servio em determinada empresa ou lugar. O TRABALHADOR TEMPORRIO O artigo 16 do Decreto n 73.841/74 define o trabalhador temporrio: Considera-se trabalhador temporrio aquele contratado por empresa de trabalho temporrio, para prestao de servio destinado a atender necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de tarefas de outra empresa. O que tambm podemos verificar no artigo 2 da Lei n 6.019.74. Portanto, o trabalhador temporrio uma pessoa fsica contratada por uma empresa de trabalho temporrio, que no tem todos os direitos assegurados pela CLT, com a finalidade de prestar determinado servio de necessidade transitria, em um prazo mximo de trs meses, assim prev o artigo 27 do Decreto n 73.841/74 e artigo 10 da Lei n 6.019/74. O TRABALHADOR AVULSO Conforme dispe o inciso VI do artigo 12 da Lei n 8.212/91 considerado trabalhador avulso q uem presta, a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, servios de natureza urbana ou rural definidos no regulamento.

No devemos confundir o trabalhador avulso com o trabalhador eventual, pois o avulso tem todos os direitos previstos em nossa legislao trabalhista, enquanto o eventual s tem direito ao preo combinado no contrato e a multa pelo inadimplemento do pacto, se for o caso. Como exemplo podemos citar o 3 do artigo 586 da CLT que menciona sobre contribuio sindical devida pelos empregados e trabalhadores avulsos que dever ser recolhida pelo empregador e pelo sindicato, respectivamente.

3. Expliquem trabalhador cooperativo, voluntrio, aprendiz, e autnomo.


O TRABALHADOR AUTNOMO

Trabalhador Autnomo: realizada por uma pessoa fsica que trabalha por conta prpria e exerce conta prpria atividade econmica de natureza urbana, sem vnculo empregatcio.
Caracteriza-se o trabalhador autnomo como um prestador de servios que no tem vinculo de subordinao, assumindo os riscos de suas atividades. Portanto, no veremos a definio deste tipo de trabalhador na CLT.

Trabalhador Voluntrio: aquele que presta servios sem fins lucrativos, sem remunerao e nem vnculo empregatcio. Pode, receber indenizao pelas despesas realizadas. Trabalhador Cooperativo: organizao de profissionais autnomos para o desenvolvimento de uma atividade profissional com ajuda mtua.
EMPREGADO APRENDIZ

A C.L.T art. 8 define o que o trabalho (menor) aprendiz. - menor de 12 a 18 anos, sujeito a formao metdica do ofcio em que exera o seu trabalho. - O decreto de aprendizagem dos comercirios Dec. Lei 8622/46

Matrcula de menores no SENAI, regido pela portaria 49/1946 Formalidade do contrato de aprendiz decreto 31.546/52 Aprendizagem do prprio emprego - portaria 127/56 Obs. O aprendiz um empregado qualquer

Salrio = nunca inferior a salrio durante a 1 metade da durao mxima prevista para o aprendizado, e 2/3 do salrio na outra metade.

4. O que o estagirio? Defina.

Estagirio: estudante que exerce atividade na empresa com intuito de buscar uma complementao educacional; (no existe piso salarial, temos bolsa de auxlio, neste caso a empresa, pode ou no conceder a bolsa de auxlio. O contrato s pode ser efetuado por estudantes a partir de 16 anos, deve ser fiscalizado e avaliado pela escola, possui uma legislao prpria, o estagirio no tem vnculo empregatcio e no poder permanecer na empresa por um perodo superior 2 anos , caso isso ocorra ser automaticamente firmado em contrato de trabalho. OBS: Seguro estgio (a empresa obrigada a pagar, seja estgio obrigatrio ou no); O seguro estgio (integridade do aluno)- a escola verifica os requisitos (empresa) e vai decidir se assina ou no. Na CTPS, em baixo pode constar o estgio (opcional ou no pra assinar
5. Expliquem o que salrio e remunerao?

Equipe Guia Trabalhista Salrio a contraprestao devida ao empregado pela prestao de servios, em decorrncia do contrato de trabalho. J a remunerao a soma do salrio contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigncia do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comisses, percentagens, gratificaes, dirias para viagem entre outras. A remunerao gnero e salrio a espcie desse gnero. A palavra remunerao passou a indicar a totalidade dos ganhos do empregado, pagos diretamente ou no pelo empregador e a palavra salrio, para indicar os ganhos recebidos diretamente pelo empregador pela contraprestao do trabalho. As verbas consideradas como remunerao e que fazem base para clculo de 13 salrio, frias, rescises entre outras, so:

Horas Extras; Adicional Noturno; Adicional de Periculosidade; Adicional de Insalubridade; DSR; Comisses; Gratificao (a partir da segunda gratificao) Prmios desde que habituais Trinios, anunios, binios; Prmios de assiduidade; Quebra-caixa; Gorjetas; Ajuda de Custos habituais; Abonos habituais Salrio in Natura fornecimento habitual de qualquer vantagem concedida ao empregado (aluguel de casa, carros, escola de filhos, etc.)

6. Expliquem os princpios gerais do salrio (irredutibilidade, inalterabilidade e impenhorabilidade).

Irredutibilidade salarial O salrio irredutvel, isto , no pode sofre redues. Porm, a Constituio Federal prev duas excees a esta regra, quais sejam, o acordo ou conveno coletiva de trabalho. 2.2. Inalterabilidade salarial O salrio inaltervel tanto na forma como no modo de pagamento. Assim no pode o empregador fazer alteraes sem o consentimento do empregado. Para o empregador fazer qualquer modificao em relao na forma de pagamento ou no modo de pagamento, necessrio o consentimento do empregado, e mesmo com o seu consentimento, a alterao pode ser considerada nula caso seja constatado que houve prejuzo para com o empregado. o caso do empregado que ganha por comisso e passa a receber por salrio fixo. Para ocorrer esta mudana e obrigatrio o consentimento do empregado, e mesmo ele consentindo e, no futuro o emprego comprovar que esta mudana foi muito prejudicial a ele, a alterao tida como nula e o empregador ter que arcar com todas as diferenas salariais como empregado. Impenhorabilidade salarial Conforme o artigo 649, IV do Cdigo de processo Civil, o salrio impenhorvel, salvo para pagamento de penso alimentcia.
7. Quando falamos de tipos salariais expliquem (salrio mnimo, salrio profissional, salrio normativo, e piso salarial Estadual).

Podemos diferenciar salrio mnimo de duas formas: salrio mnimo sendo aquele estipulado pelo governo, onde nenhum empregado do Pas pode ter salrio inferior a este e; piso salarial, sendo aquele utilizado como patamar mnimo para remunerao de uma categoria profissional.
8. Quando falamos de formas de apurao do salrio expliquem (salrio fixo, varivel, unidade de tempo, unidade de obra, e por tarefa). 9. Quanto s formas de pagamentos de salrios expliquem (dinheiro, utilidade, e prazo de pagamento, fundamentando legalmente). Existem trs formas de pagamentos de

salrios: - Pagamento em Dinheiro O salrio deve ser pago em dinheiro. O pagamento deve ser feito em moeda corrente do Pas. O pagamento feito em moeda estrangeira considerado pagamento no efetuado. Artigo 463 e pargrafo da CLT. - Pagamento em Cheque As empresas situadas em permetro urbano, com o consentimento do empregado, podero efetuar o pagamento atravs de cheque. Nesse caso o empregador obrigado a assegurar ao empregado horrio que permita o desconto imediato do cheque, transporte, caso o estabelecimento de crdito seja distante para, assim, evitar qualquer atraso no recebimento. O cheque tem que ser nominal e no cruzado, para que o empregado possa sacar o salrio imediatamente. - Depsito bancrio Transferncia de Valores Tambm com o consentimento do empregado, a empresa, situada em permetro urbano, poder efetuar o pagamento de salrio atravs de deposito bancrio. A conta bancaria tem que ser aberta em nome do empregado e para o devido fim, em estabelecimento prximo ao local de trabalho. assegurado ao empregado horrio para que este possa efetuar o saque do salrio junto a sua conta, como tambm transporte, caso haja necessidade.
10. O que equiparao salarial. Expliquem. 11. Expliquem sobre a jornada de trabalho (regra geral), e adicional noturno (urbano e rural). 12. Quais so os empregados detentores de estabilidade no emprego? Citem. 13. Expliquem as vantagens salariais (comisses e percentagens, prmios, gratificaes (funo, tempo de servio, quebra de caixa, semestral, natalina); adicionais (trabalho extraordinrio, noturno, insalubridade, periculosidade, transferncia, e de risco). 14. O que remunerao dos repousos semanais ou descanso semanal remunerado? 15. Expliquem vantagens no salariais (ajuda de custo, dirias, participao nos lucros ou resultados da empresa, programa do vale transporte, programa de alimentao do trabalhador, salrio famlia, salrio maternidade, fundo de garantia do tempo de servio, programa do seguro desemprego). 16. Expliquem extino do contrato de trabalho por prazo determinado e indeterminado. Quais so as verbas devidas?

17. Quais so as verbas rescisrias devidas no caso de pedido de demisso, e demisso por justa causa? 18. Expliquem como deve ocorrer a demisso por justa causa? 19. Expliquem todos os motivos de resciso por justa causa previstos no artigo 482 da CLT. 20. Expliquem o que resciso indireta? 21. Expliquem todos os motivos de resciso indireta previstos no artigo 483 da CLT. 22. Expliquem a diferena entre os termos resilio e resoluo do contrato de trabalho. 23. Os empregados detentores de estabilidade podem ser demitidos por justa causa sumariamente? Por qu? 24. Expliquem o que suspenso e interrupo do contrato de trabalho? 25. Disserte sobre as alteraes nas condies de trabalho (princpio legal da imodificabilidade, e jus variandi. 26. Qual o perodo de afastamento de licena maternidade (regra geral e a exceo)? 27. Qual a quantidade de peso que uma mulher pode levantar em trabalho contnuo e ocasional respectivamente? Fundamente legalmente.

You might also like