You are on page 1of 3

Aikido: a arte da paz

Controlar a agressividade sem causar danos a Arte da Paz. Morihei Ueshiba

Na generalidade, todas as artes marciais tm como princpio tcnicas de defesa, sendo o ataque uma forma pr ativa de proteo (e por vezes reativa). No caso do Aikido, este conceito levado ao seu extremo, tendo como filosofia central o princpio de defesa sem magoar o atacante.

A filosofia Fortemente espiritualizado, o Aikido sobretudo uma arte de auto-controle fsico e mental, ajudando os seus praticantes Aikidokas a descobrirem-se a si prprios. Assim, o treino do Aikido baseia-se na recepo e anulao de ataques e no no gesto de atacar por iniciativa prpria. O termo em si composto por trs caracteres, que significam harmonia, energia e caminho. A filosofia base do Aikido nasce com a experincia de vida de Morihei Ueshiba, o fundador desta arte nos anos 20. Tambm conhecido como ?sensei (o grande mestre), pretendeu reunir todos os ensinamentos que fora acumulando ao longo de dcadas de treino e diferentes prticas, compilando-os numa nova arte marcial. Este conhecimento era, por um lado, funcional, como o caso das artes marciais que praticara e que vieram a influenciar o Aikido: Judo, Yagy? Shingan-ry?, Tenjin Shin'y?-ry? e sobretudo, Dait?-ry?, considerada como aquela em que Ueshiba mais se viria a basear. Por outro lado, alm da componente prtica, foram sobretudo os ensinamentos espirituais do ?sensei que mais marcaram a filosofia do Aikido. Por entre eles, destacam-se os recebidos por Onisaburo Deguchi, lder espiritual japons cuja relao a Ueshiba lhe permitiu movimentar-se pelos crculos superiores da sociedade, valendo-lhe a divulgao da sua arte e a angariao de importantes alunos e seguidores.

As diferentes escolas Quase instantaneamente, os principais discpulos do ?sensei comearam a fomentar as suas prprias interpretaes da filosofia original, dando origem a movimentos distintos. Sem nunca deixar de respeitar os princpios fundadores, surgiam assim os sub-gneros do Aikido:

Aikikai o estilo principal e original, seguindo diretamente os ensinamentos de Morihei Ueshiba. encabeado pela Fundao Aikikai, a maior autoridade mundial de Aikido; Yoshikan criado em 1955 pelo discpulo Gozo Shioda, enaltece a componente ofensiva do Aikido; Shodokan fundado pelo Sensei Kenji Tomiki em 1967, um estilo vocacionado para a competio, sendo o nico que realiza campeonatos regularmente; Yoseikan ensinado no Dojo com o mesmo nome, foi aplicado pelo discpulo Minoru Mochizuki, mantendo todos os ensinamentos originais mas acrescentando-lhes vrios movimentos tpicos do Jud, de modo a completar a tcnica original do Aikido; Ki Aikido o termo mais correto ser Shin Shin Toitsu Aikido, apesar de ser conhecido popularmente por Ki. Este estilo nasceu fruto de uma ciso entre Koichi Tohei e Kisshomaru Ueshiba, filho do ?sensei; Iwama Ryu tornou-se um estilo distinto aps a morte do Mestre Morihito Sato, altura em que os seus seguidores se separaram da Fundao Aikikai e criaram um movimento que segue especificamente os mtodos de Sato.

O treino Apesar da complexidade do processo de treino e prtica de Aikido, a sua essncia acaba por ser simples. Sendo esta arte baseada na defesa, por contraditrio que parea, o treino exige precisamente que um dos aikidokas assuma o papel de atacante: s assim o outro poder praticar a defesa. Existem dois componentes bsicos neste treino: o uke ser quem ir receber a tcnica, e cabe-lhe o papel de atacar o outro aikidoka; nade ser quem aplica a tcnica em questo, cabendo-lhe toda a responsabilidade de assegurar no s a sua prpria proteo mas tambm a do uke. Ambas as partes do treino so de importncia essencial para o domnio de Aikido: o nade aprender a anular um ataque e a fundir-se com o mesmo, ao mesmo tempo que o uke ir ambientar-se com situaes de desvantagem, mantendo calma e serenidade. Pela natureza da sua filosofia, os golpes e tcnicas do Aikido baseiam-se na sua grande maioria no ato genrico de agarrar e atirar o uke, utilizando precisamente a energia que este despende (no movimento ofensivo) contra ele prprio. Isto tem implicaes adicionais: o uke dever saber movimentar-se, rodar sobre si prprio e cair, sob o risco de sofrer alguma leso; mas mais importante ainda, o nade dever saber utilizar uma fora proporcional do uke e do ataque que este tentou. Muitas das leses ocorridas no Aikido devem-se mais a falhas do nade do que do uke!

Aikido a nvel internacional medida que o ensino de Aikido proliferou, a Fundao Aikikai (assim como as outras escolas) foi dando a conhecer a sua arte um pouco pelos restantes continentes, atravs da participao em exibies e congressos internacionais. Estas apresentaes serviram ao mesmo tempo como porta de entrada para a instalao de Dojos de Aikido em diversos pases, como por exemplo Frana, E.U.A., Reino Unido, Itlia, Alemanha e Austrlia. Hoje em dia existem Dojos um pouco por todo o mundo, todos eles sob a tutela da Fundao Aikikai. Fonte: lutasartesmarciais.com

Reishin Kawai Sensei: introdutor do Aikido no Brasil


O AIKIDO foi introduzido no pas pelo Shihan Reishin Kawai (1931 - *) no incio da dcada de 60, sob orientao do j falecido mestre 9 grau Arimoto Murashige, que era o Representante do AIKIDO para o Ocidente. Atualmente, o Shihan Reishin Kawai (faixa preta 8 grau), ligado s entidades AIKIKAI e IAF, preside a Confederao Latino-americana de AIKIDO. Reishin Kawai reside em So Paulo, onde exerce, alm do AIKIDO, medicina oriental, sendo muito respeitado pelo seu conhecimento em ambas as reas.

Como aconteceu Em 09/01/1963 abriu sua primeira academia no centro de So Paulo, sendo realmente o introdutor do Aikido no Brasil. (fonte: Academia Central - Unio Sul Americana. Esta e outras informaes so citadas baseadas em cartas fotos e documentos que comprovam a legitimidade). Embora nunca tenha treinado esta arte no Japo, em 1961, o Mestre Munashigue, 9 dan de Aikido, representante internacional do Aikikai, determinou que Reishin Kawai fosse um representante do Aikido no Exterior cuidando desta arte marcial no Brasil. Recebeu em 28/02/1963 o ttulo de Shihan diretamente das mos de O-Sensei. Em 1975, tornou-se Representante-Geral da Fundao Aikikai do Japo no Brasil. Em 1979, fundou a Federao Paulista de Aikido, ocupando o cargo de presidente por seis anos. No comeo da dcada de 90 resolveu renunciar e seus alunos mais antigos tomaram conta desta entidade. Ento ele fundou a Confederao Sul-Americana de Aikido, da qual presidente sendo esta umas das maiores organizaes atuais com Dojos por todo o Brasil, Peru, Uruguai, Argentina, Dinamarca e espanha. 8 dan. Foi responsvel pelas duas visitas feitas Amrica do Sul pelo ento Doshu do Aikikai Hombu Doj Kishomaru Ueshiba (1978 e 1990).

Particularidades Sendo portador do 8 Grau de Faixa Preta de Aikido, a mais alta graduao desta modalidade em nosso pas, Kawai Sensei, como chamado pelos seus alunos, vive uma vida dedicada ao tratamento e cura das pessoas atravs da Medicina Oriental como acupuntura, mocha, shiatsu e outras alm da divulgao e ensino da arte do Aikido em nosso pas bem como em pases da Amrica Latina. Kawai Sensei pode ser chamado de "PAI" de todos os aikidostas brasileiros, pois o responsvel pela introduo e desenvolvimento da arte no Brasil e possui um Dojo exclusivo para a prtica, onde mantm vivo o verdadeiro esprito da arte e um estreito vnculo com a sede mundial do Aikido - o Hombu Dojo, em Tkio, Japo, promovendo todos os anos em nosso pas a vinda de grandes mestres e senseis, diretamente do Japo, como: Masuda Shihan, Fujita Shihan, Seki Shihan, Nakamura Shihan, Hironobu Yamada Shihan, Senseis Kunihiko Urushihara e Hagitani Fukutaro, alem de outros que esto sempre em visita Academia Central, como conhecido o Dojo do Shihan Kawai.

You might also like