You are on page 1of 3

Novena a Santo Antnio de Categer

Orao para todos os dias Glorioso Santo Antnio de Categer, que revelastes tanta humildade e pure-za no exerccio do amor ao prximo e tantos exemplos de retido de costumes, de disciplina e penitncias destes ao mundo com a vossa vida nitidamente franciscana, atendei nossa splica intercedendo junto Divina Majestade de Deus pelas nossas necessidades espirituais e temporais.
Vs que fostes o santo preto de alma branca, modesto escravo depois libertado para melhor servir aos interesses da f, afervorai nossa piedade e confiana, para que, um dia, alcancemos tambm a inteira liberdade dos filhos de Deus, em vossa companhia. Assim seja. Imprima-se - S. Paulo, 24-5-61.
t Paulo RoIlim Loureiro

Bispo Auxiliar e Vigrio Geral

1 DIA
Bemaventurado Antnio, cognominado o Preto, grande defensor dos aflitos e amargurados, tambm chamado, por vossas inigualveis virtudes Santo Antnio de Categer, ouvi a nossa splica para que neste primeiro dia da novena que vos oferecemos, tenhamos a feliz confiana de vossos merecimentos.
(1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, 1 CI. Patri)

2 DIA
Bemaventurado Antnio, que viestes ao mundo na simpleza agreste de um lar escravo da cidade de Barca, na Cirenaica africana, atendei complacente, aos nossos rogos, para que por vs sejamos libertados de nossas dores, angstias e aflies.

(1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, 1 CI_ Patri)

3 DIA
Bemaventurado Antnio, que professando em princpio a seita mahometana, fostes, por um feliz acaso, prisioneiro dos Cristos, a fim de que tal priso vos fizestes liberto pela graa de Cristo, intercedei junto a Jesus por ns, amparando-nos

na tibieza de nossas convices para que por vs sejamos fortalecidos tambm na graa santificante.
(1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, 1 CI. Patri)

4 DIA
Bemaventurado Antnio, que destinado ao trabalho das galeras, fostes deportado para a Siclia, onde sofrestes duras penas como escravo, fazei que tambm saibamos suportar as provaes da vida com a mesma conformidade das vossas atitudes.
(1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, 1 CI_ Patri)

5 DIA
Bemaventurado Antnio, que renunciando aos erros de Mahom, vos fizestes pastor de rebanhos por fora da misericrdia divina, onde aprendestes a tarefa futura de apascentar as ovelhas humanas, orientai a nossa f na compreenso, perfeita da grandeza de Deus.

(1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, 1 CI. Patri)

6 DIA
Bemaventurado Antnio, que de alma sincera e retido de princpios vos fizeste modelo de abnegao e de coragem, dai-nos a ventura de seguir vossos exemplos na conquista da paz interior.

(1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, 1 CI. Patri)

7 DIA
Bemaventurado Antnio, que recebendo da Divina Majestade a doura de todas as bnos, ingressastes pelo Batismo na corte eleita dos filhos de Deus, fortalecei cada ver mais a nossa crena nos mistrios da f.
(1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, 1 CI_ Patri)

8 DIA
Bemaventurado Antnio, que soubestes vencer as fraquezas do corpo pela viglia e pela penitncia disciplinadas em vossa ndole da asceta, da-nos a ventura de imitar os vossos mritos para a maior glria de Deus.
(1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, 1 CI. Patri)

9 DIA
Bemaventurado Antnio, que dedicastes grande parte de vossa vida orao e ao trabalho, honrando o hbito da Odrdem Terceira de S. Francisco com a verdadeira dignidade dos eleitos, intercedei benigno junto ao trono do Altssimo para que obtenhamos a graa de que carecemos e que suplicamos nesta novena.
(1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, 1 CI_ Patri)

Procure confessar-se e comungar em louvor de Santo Antnio de Categer e vistar sua milagrosa imagem.

You might also like