You are on page 1of 14

Instituto Federal de Alagoas

I-Relatrio de Fsica
Eletrosttica

Professor: Roberto Belo Aluno: David Mendona dos Santos / N: 8 Turma: 613-A

Macei AL 19 de Novembro de 2013

Sumrio:
1ELETROSTTICA: FORA ELTRICA ................................................................................................. 3 1.1 CARGA ELTRICA: ............................................................................................................................. 3 1.2 CONDUTORES E ISOLANTES: ....................................................................................................................... 4 1.3 INTERAO ELTRICA: ............................................................................................................... 4 1.4 PROCESSOS DE ELETRIZAO:.................................................................................................. 5 1.5 LEI DE COULOMB: ...................................................................................................................... 6 2CAMPO ELTRICO .......................................................................................................................... 7 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 3CAMPO ELTRICO:...................................................................................................................... 7 VETOR CAMPO ELTRICO: .......................................................................................................... 7 CAMPO ELTRICO GERADO POR UMA CARGA PUNTIFORME:..................................................... 8 CAMPO ELTRICO GERADO POR VRIAS CARGAS PUNTIFORMES:............................................ 9 LINHAS DE CAMPO: ................................................................................................................... 10

POTENCIAL ELTRICO .......................................................................................................... 11 3.1 3.2 3.3 3.4 ENERGIA POTENCIAL ELTRICA: .............................................................................................. 11 POTENCIAL ELTRICO: ............................................................................................................. 12 POTENCIAL ELTRICO DE UMA CARGA ELTRICA PUNTIFORME:............................................. 12 POTENCIAL ELTRICO DE VRIAS CARGAS ELTRICAS PUNTIFORMES:.................................. 13

4-

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .................................................................................................... 14

1-Eletrosttica: fora eltrica

1.1 Carga eltrica:


A matria que nos rodeia formada por tomos, os quais contm, por sua vez, prtons, nutrons e eltrons. Os prtons e os eltrons tm uma propriedade conhecida como carga eltrica. Essa carga pode ser de dois tipos: positiva ou negativa. Os prtons tm carga positiva. Os eltrons tm carga negativa.

Normalmente, os tomos dos corpos tm o mesmo nmero de prtons e eltrons e, portanto, mesma quantidade de carga positiva e negativa. So tomos neutros. Os tomos, porm, podem ganhar ou perder eltrons, adquirindo carga eltrica. Quando isso acontece, so chamados de ons. Quando os tomos ganham eltrons, o corpo adquire carga eltrica negativa. Quando os tomos perdem eltrons, o corpo adquire carga eltrica positiva.

Um corpo eletrizado carregado positiva ou negativamente porque perdeu ou ganhou eltrons. Consequentemente, a carga eltrica uma grandeza fsica mensurvel e quantificvel. A quantidade de eletricidade total de um corpo ou seja, a carga eltrica dele e igual ao nmero de eltrons multiplicado pela carga do eltron. No sistema internacional de medidas (SI), a unidade de carga eltrica (q) o Coulomb (C), que equivale carga eltrica de pouco mais de seis trilhes de eltrons.

Quando se refere s cargas eltricas das partculas elementares (prtons e eltrons), esta identificando o menor valor de quantidade de carga eltrica possvel fisicamente. O prton e o eltron possuem a mesma quantidade de carga eltrica em modulo, e esse valor denominado de quantidade de carga elementar : = Portanto, carga do eltron, em coulombs, ser uma carga negativa. = , considerada

A carga de um prton tem o mesmo valor, mas de sinal oposto: Como a unidade Coulomb se revelou muito grande, comum a utilizao dos seus submltiplos: A partir de uma pesquisa ficou evidenciado que a quantidade de carga eltrica e quantizada, ou seja, ela no pode assumir qualquer valor. A quantidade de carga eltrica total sera sempre um nmero inteiro vezes o valor elementar :

Em todos os experimentos realizados at os nossos dias, mesmo em fsica nuclear, verifica-se que, em sistemas isolados, a quantidade de carga eltrica permanece constante. uma das grandes leis de conservao da natureza: carga eltrica no se cria no se perde apenas se transfere.

1.2 Condutores e isolantes:


Para que um material seja condutor de energia eltrica, necessrio que ele possua portadores de carga eltrica. Os principais condutores e os respectivos portadores so: Os metais (eltrons livres); As solues eletrolticas (ons); E os gases ionizados (ons e eltrons).

1.3

Interao eltrica:

Consideram-se dois corpos eletrizados, separados por uma distncia (d). Quando as dimenses desses corpos so muito menores do que a distncia (d) podem represent-los por pontos e cham-los de carga eltrica puntiforme. Como os corpos esto eletrizados, h uma interao eltrica entre eles. A intensidade dessa fora eltrica diminui medida que aumentamos distncia de separao de d. A direo da fora eltrica entre eles a direo da reta que os une. Com relao ao sentido temos que:

Se forem eletrizados com cargas eltricas de mesma natureza, a fora eltrica ser de repulso. Se, pelo contrario, tem carga total de sinais opostos, eles se atraem reciprocamente.

1.4

Processos de eletrizao:

Atrito: Na eletrizao por atrito, os dois corpos ficam carregado com cargas iguais, porm de sinais contrrios. Para que haja eletrizao por atrito uma condio e necessria que os corpos sejam de matrias diferentes.

Contato: Por contato, os corpos ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal. Aps o contato, condutores de mesma forma e com as mesmas dimenses apresentam cargas iguais. Se um dos corpos for isolante a eletrizao ser local restrita aos pontos de contato.

Induo: Na induo eletrosttica ocorre apenas uma separao entre algumas cargas positivas e negativas do corpo. Neste processo o corpo induzido se eletrizar sempre com cargas de sinal contrrio s do indutor.

1.5

Lei de Coulomb:

Coube ao fsico francs Charles Augustin Coulomb (1736-1806) estabelecer a lei matemtica que permite o calculo da intensidade da fora eltrica entre dois corpos eletrizados. Essa lei afirma que: Duas cargas eltricas se atraem ou se repelem com uma fora que diretamente proporcional ao produto de suas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que as separa. A fora depende tambm do meio em que esto inseridas essas cargas: | |

Em relao a esta expresso e possvel observar que: Mantendo a distncia entre os corpos e dobrando-se a quantidade de carga eltrica de cada corpo, a intensidade da fora eltrica quadruplica; Mantendo a quantidade de carga eltrica de cada corpo e dobrando-se a distncia de separao entre eles, a intensidade da fora eltrica se reduz a um quarto do valor original.

No S.I, tem-se: F em Newton (N); Q1 e Q2 em coulombs (C); d e metros (m); k em N.m/C. Para o vcuo, a constante k vale: = /

2-Campo eltrico
2.1 Campo eltrico:

O campo eltrico e uma regio no espao; quando se coloca nessa regio um pequeno corpo de prova, este fica sujeito a uma fora de origem eltrica. As fontes do campo eltrico so corpos eletrizados, que chamamos de cargas fonte (Q). O corpo de prova, denominado carga de prova (q), deve ser um corpo carregado eletricamente, para que haja interao.

2.2

Vetor campo eltrico:

Quando se movimenta uma carga de prova atravs de um campo eletrosttico, ela fica sujeita a foras eltricas de intensidades, diferentes. Assim, em cada ponto do campo eltrico, define-se um vetor campo eltrico pela seguinte expresso: Nessa expresso, o vetor campo e o vetor de fora eltrica sobre a carga de prova ( ), no ponto considerado. No S.I, a unidade para o campo eltrico newton por coulomb (N/C). A partir da definio anterior pode escrev-la deste modo:

Os vetores e tm as seguintes caractersticas:

Em modulo, | | ; Mesma direo; Se a carga eltrica positiva (q > 0), e tm o mesmo sentido; Se a carga e negativa (q < 0), e tm sentidos opostos.

2.3

Campo eltrico gerado por uma carga puntiforme:

Uma carga eltrica puntiforme (Q) gera no espao ao redor dela um campo eltrico. Esse campo, em ponto P qualquer, depende da intensidade da carga geradora, da posio do ponto em relao carga, e do meio que envolve a carga fonte. A primeira das figuras seguinte ilustra uma carga fonte positiva (Q > 0) e um ponto do espao onde foi colocada uma carga de prova, tambm positiva (q > 0). A segunda figura obedece s mesmas condies anteriores, com mudana apena na carga fonte, agora negativa (Q < 0).

A relao entre a intensidade da fora eltrica e a intensidade do vetor campo eltrica e: A lei de Coulomb, temos:

Comparando as duas expresses pode-se obter a intensidade do vetor campo eltrico dada por: | |

Para determinar a direo e o sentido do vetor campo eltrico, devemos observar que: A direo do campo, no ponto, e a mesma da fora eltrica sobre a carga de prova; O sentido do vetor campo eltrico que age sobre a carga de prova, pois esta positiva. A interao da carga de prova (q > 0) com a carga fonte (Q) de: Repulso, se a carga fonte positiva (Q > 0); Atrao, se a carga fonte negativa (Q < 0).

Em relao ao vetor campo eltrico gerado pela carga fonte, e possvel notar que o seu sentido e de afastamento da fonte quando esta positiva, e de aproximao no caso de a carga fonte ser negativa.

Resumindo, se tem: {

{
| |

2.4

Campo eltrico gerado por vrias cargas puntiformes:

Um ponto qualquer do espao pode estar sob a influncia, no somente de uma, mas de vrias cargas puntiformes. Quando colocamos uma carga de prova q nesse ponto, temos a superposio de varias foras, acarretando uma

fora resultante. Essa fora resultante pode ser entendida como fruto do campo eltrico total (resultante) devido s varias fontes. Vetorialmente escreve-se:

Isto , o campo eltrico resultante da ao de varias cargas a soma vetorial dos campos que cada uma produziria isoladamente.

2.5

Linhas de campo:

Trata-se de linhas orientadas, tanto retas como curvas que indicam, ponto por ponto do espao, a intensidade, a direo e o sentido do vetor campo eltrico: A direo do dada pela tangente linha de campo no ponto considerado; caso a linha de campo seja reta, a direo do a mesma da linha; O sentido de o mesmo da linha de campo; A intensidade de proporcional a densidade das linhas de campo. De acordo com as propriedades das linhas de campo, podem-se construir as linhas para a carga puntiforme positiva e tambm para a carga negativa, considerando-as isoladas de qualquer influencia externa.

Em relao s linhas de campo, se destacam as seguintes propriedades: As linhas de campo nunca se cruzam; o cruzamento das linhas implicaria em termos, num mesmo, ponto, dois vetores campo eltrico; As linhas de campo eletrosttico so sempre abertas; as linhas se originam no infinito ou nas cargas positivas e findam no infinito ou nas cargas negativas. Assim sendo, no podem comear e terminar no mesmo ponto.

3-Potencial eltrico

3.1 Energia potencial eltrica:

Quando colocamos uma carga de prova(q) em um campo eltrico, necessita deste sistema (carga de prova e campo eltrico) de energia potencial eltrica; ou seja, a fora eltrica fica em condio de realizar trabalho. A energia desse sistema corresponde ao trabalho que pode ser realizado pela fora eltrica quando a carga de prova e deslocada de um ponto para outro, adotado arbitrariamente, que serve como referencial. A energia potencial eltrica do ponto referencial considerada nula. Adorando o infinito como ponto de referencia, temos que . O trabalho da fora eltrica, no deslocamento de uma carga de prova de um ponto A at um ponto B, , igual variao da energia potencial:

Como a fora eltrica e conservativa, o trabalho independe da trajetria.

A figura acima representa duas cargas eltricas puntiformes, e , separadas pela distncia r. o trabalho da fora eltrica para afastar infinitamente a carga da carga pode ser conhecido pelo calculo da rea sob a linha determinada pelo grfico , obtendo-se:

Como

, se obtm:

Nessa expresso, as cargas eltricas devem aparecer com os respectivos sinais. Pelo fato de a energia potencial eltrica se uma grandeza escalar, ela pode ser positiva, nula ou negativa.

3.2 Potencial eltrico:


Uma carga eltrica puntiforme ( ), isolada, gera, no espao que a rodeia, a possibilidade de se ter uma energia potencial eltrica; basta que coloquemos uma carga de prova ( ) nesse espao. A partir de tal ideia, define-se que potencial eltrico ( ) de um ponto do espao, a quantidade de energia potencial eltrica ( ) por unidade de carga de prova colocada nesse ponto:

No S.I, a unidade de potencial eltrico o volt (V). o potencial eltrico de 1 volt corresponde energia de 1 joule por 1 coulomb de carga. Lembremos que o trabalho da fora eltrica dado por: A expresso entre parnteses e denominada diferena de potencial ( representada por ou simplesmente, por U: )

3.3 Potencial eltrico de uma carga eltrica puntiforme:


Uma carga eltrica puntiforme ( ) fixa, e um ponto (P) do espao ao redor dela. Se colocarmos nesse ponto uma carga de prova ( ), o sistema ter uma energia potencial eltrica dada por:

Portanto como

se obtm a seguinte expresso:

Esta ultima expresso fornece o potencial eltrico de uma carga puntiforme, em um ponto, a uma distancia da carga eltrica.

3.4 Potencial eltrico de vrias cargas eltricas puntiformes:


O potencial eltrico de um ponto do espao sujeito linha de varias cargas eltricas puntiformes ( ), denominadas cargas fonte, corresponde superposio do potencial que cada um delas gera ( ). (operao escalar)

4-Referncias Bibliogrficas

Vdeo aula de Fsica: Cefet-AL Livro: As faces da Fsica Enciclopdia do estudante: 10 Fsica Pura e Aplicada

You might also like