You are on page 1of 22

EDITAL COLUN N 07/2013

So Lus, MA. 19 / 11 / 2013

O COLGIO UNIVERSITRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO COLUN/UFMA comunica aos interessados a abertura de inscrio do Processo Seletivo para Ingresso de Alunos no 1 ano do Ensino Mdio e Cursos Tcnicos em Administrao, Meio Ambiente e Enfermagem, conforme oferta de vagas determinada em reunio ordinria do Conselho Diretor do dia 01/11 /2013. I DA VALIDADE

1.1 Os resultados deste Processo Seletivo sero vlidos apenas para o preenchimento das vagas oferecidas para os o 1 ano do Ensino Mdio e para os Cursos Tcnicos em Administrao, Meio Ambiente e Enfermagem, referente ao ano letivo de 2014.

1.2 As turmas do Ensino Mdio funcionaro no turno vespertino. 1.3 Os cursos Tcnicos funcionaro da seguinte forma: turno matutino Tcnico em Administrao e no turno vespertino os Cursos Tcnico em Enfermagem e em Meio Ambiente

II - DOS CANDIDATOS, DO PROCESSO E DAS VAGAS.

2.1 O Processo Seletivo regido pelo presente Edital ser aplicado nos espaos do Campus do Bacanga, situados na Avenida dos Portugueses n1966, previamente comunicados aos candidatos, atravs do Carto de Identificao.

2.2 Neste Seletivo sero verificados o domnio de competncias e conhecimentos comuns nas disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica para o 1 ano do Ensino Mdio.

2.3 Para os Cursos Tcnicos em Administrao, Meio Ambiente e Enfermagem, sero verificadas as competncias e conhecimentos comuns nas disciplinas de Lngua Portuguesa, Matemtica e Conhecimentos Especficos.

2.4 Sero oferecidas um total de 190 (cento e noventa) vagas conforme quadro abaixo discriminado.

Nvel de Ensino Ensino Mdio

Ano 1

Vagas 70

Requisitos Concluso do Ensino Fundamental

Cursos tcnicos Administrao Enfermagem Meio Ambiente Total de vagas

Turno Matutino Vespertino Vespertino

Vagas 40 40 40 190

Requisitos Concluso do Ensino Mdio Concluso do Ensino Mdio Concluso do Ensino Mdio ---------------

2.5 As vagas oferecidas no Processo Seletivo COLUN/UFMA, referentes ao ano letivo de 2014, sero distribudas igualmente nas categorias AMPLA CONCORRNCIA/UNIVERSAL (50%), ESCOLA PBLICA (45%) e VAGAS RESERVADAS AOS PORTADORES DE

NECESSIDADES ESPECIAIS (5%), neste caso observando-se a Poltica de Aes Afirmativas adotada pelo COLUN/UFMA (em conformidade com a Lei n12. 711, de 29 de agosto de 2012), discriminada no Quadro Geral de Vagas constante do Anexo I deste Edital.

2.6 Os estudantes que optarem por concorrer s vagas reservadas para a Categoria ESCOLA PBLICA, em decorrncia do disposto na Lei n 12.711, de 2012, e regulamentao em vigor, sero classificados dentro de cada um dos seguintes grupos e subgrupos de inscritos: I - estudantes egressos de escola pblica, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vrgula cinco) salrio-mnimo per capita, que: a) se autodeclararam pretos, pardos ou indgenas; b) no se autodeclararam pretos, pardos ou indgenas.

II - estudantes egressos de escolas pblicas, independentemente de renda, nos termos do inciso II do art. 14 da Portaria Normativa MEC n 18, de 2012, que: a) se autodeclararam pretos, pardos ou indgenas; b) no se autodeclararam pretos, pardos ou indgenas.

2.7 Se no houver candidatos classificados em nmero suficiente para o preenchimento das vagas reservadas aos autodeclarados pretos, pardos ou indgenas, e aos portadores de necessidades especiais, aquelas eventualmente remanescentes sero preenchidas, pelos estudantes que tenham cursado integralmente o ensino mdio em escolas pblicas, de acordo com a ordem de prioridades descrita no art. 28 da PORTARIA NORMATIVA N 21, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2012/MEC.

2.8 Programas referentes a cada disciplina para todos os Anos e Cursos - Ver Anexo I. III DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

3.1 Em analogia ao art. 37, VIII da CF e ao art. 5, 2, da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, as pessoas portadoras de necessidades especiais, concorrero, nos termos do presente Edital, a todos os anos (sries) e Cursos a serem providos, no percentual de 5% (cinco por cento) do total de vagas, de acordo com o disposto no Decreto n 3.298, de 20 de dezembro de 1999, publicado no DOU de 21 de dezembro de 1999, com as alteraes introduzidas pelo Decreto n 5.296, de 2004, conforme discriminado no item seguinte.

3.2 Consideram-se pessoas portadoras de deficincia aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 4 do Decreto n 3.298/99, sendo elas:

I - deficincia fsica - alterao completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da funo fsica, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputao ou ausncia de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros

com deformidade congnita ou adquirida, exceto as deformidades estticas e as que no produzam dificuldades para o desempenho de funes; (Redao dada pelo Decreto n 5.296, de 2004).

II - deficincia auditiva - perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqncias de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz; (Redao dada pelo Decreto n 5.296, de 2004).

III deficincia visual - cegueira, na qual a acuidade visual igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correo ptica; a baixa viso, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correo ptica; os casos nos quais a somatria da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrncia simultnea de quaisquer das condies anteriores; (Redao dada pelo Decreto n 5.296, de 2004). IV deficincia mental funcionamento intelectual significativamente inferior mdia, com manifestao antes dos dezoito anos e limitaes associadas a duas ou mais reas de habilidades adaptativas, tais como: a) comunicao; b) cuidado pessoal; c) habilidades sociais; d) utilizao dos recursos da comunidade; (Redao dada pelo Decreto n 5.296, de 2004) e) sade e segurana; f) habilidades acadmicas; g) lazer; e h) trabalho; V - deficincia mltipla associao de duas ou mais deficincias

3.3 Na hiptese de a aplicao do percentual de 5% (cinco por cento) reservado aos portadores de necessidades especiais resultar em nmero fracionado, este ser elevado at o primeiro nmero

inteiro subsequente, independentemente do valor da parte fracionria, como disposto no 2 do Decreto n 3.298/99.

3.4 Para os anos (sries) ou Cursos em que houver mais de uma vaga oferecida, simultaneamente, com a convocao dos candidatos da listagem geral, ser convocado, para cada ano ou curso, um candidato da listagem especial, se houver.

3.5 Para concorrer s vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais, o candidato dever, no ato da inscrio, declarar a deficincia de que portador.

3.6 O candidato portador de deficincia que necessitar de qualquer tipo de atendimento especial para realizao das provas, conforme previsto no artigo 40, pargrafos 1 e 2, do Decreto n 3.298/99 dever solicit-lo por meio de requerimento apresentado ao NEC, indicando claramente quais os recursos especiais necessrios.

3.7 A no-solicitao junto ao NEC do atendimento especial de que trata o subitem 3.6, implica em sua no concesso no dia das provas.

3.8 Os candidatos portadores de deficincia, resguardadas as condies especiais previstas no Decreto n 3.298/99, participaro em igualdade de condies com os demais candidatos, no que diz respeito ao contedo das provas, avaliao e aos critrios de aprovao, horrio, local de aplicao de provas e nota mnima exigida para todos os candidatos.

3.9 O candidato que se declarar portador de deficincia junto ao NEC, se classificado no Processo Seletivo, figurar em listagem especial e tambm na listagem de classificao geral dos candidatos a anos (sries) ou Cursos de sua opo e, posteriormente, se convocado, dever submeter-se a percia mdica promovida por Junta Mdica designada pela Universidade Federal do Maranho para essa finalidade, sendo seu resultado considerado como deciso terminativa sobre a sua qualificao como portador de deficincia ou no, bem como para aferio do grau de deficincia, tudo com a

finalidade de comprovar se a deficincia da qual o candidato se diz portador realmente o habilita a concorrer s vagas reservadas para candidatos portadores de deficincia.

3.10 O candidato portador de deficincia, se aprovado, dever comparecer ao Servio Especializado em Medicina e Segurana do Trabalho da UFMA, sediado no Campus Universitrio do Bacanga, Avenida dos Portugueses, s/n, nesta Cidade, no Prdio onde tambm funcionam as Pr-Reitorias de Ensino; Extenso; Pesquisa e Ps-Graduao e Biblioteca Central da UFMA, em dia e horrio que posteriormente ser informado ao candidato, levando laudo mdico atestando a especificidade, grau ou nvel de deficincia, com expressa referncia ao Cdigo da Classificao Internacional de Doenas - CID, para realizao de percia mdica.

3.11 A no-observncia do disposto no subitem 3.5 ou a reprovao na percia mdica, prevista no subitem 3.11, acarretar a perda do direito vaga reservada ao candidato portador de deficincia.

3.12 As vagas reservadas aos portadores de deficincia que no forem providas por falta de candidatos portadores de deficincia, por reprovao no processo seletivo ou na percia mdica, sero preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificao dos candidatos. IV DA INSCRIO

4.1 As inscries ao Processo Seletivo COLUN para todos os anos (sries) e Cursos Tcnicos s sero realizadas via Internet. Para tanto, o candidato dever possuir CPF (documento do aluno) e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos, de acordo com o previsto no subitem 2.4 e adotar os seguintes procedimentos: I. Acessar, no perodo de 25/11/2013 a 26/12/2013, o endereo eletrnico

www.concursos.ufma.br e selecionar o link correspondente a sua inscrio no Processo Seletivo.

II. Preencher e imprimir o formulrio de inscrio.

III. Cada candidato s poder fazer uma nica opo de inscrio, a qual dever ser feita contemplando um nico Curso ou Ano (srie).

4.2 O COLUN, disponibilizar, no perodo de inscries, computadores para os candidatos que no possurem acesso a Internet, para fazerem as suas inscries, no horrio das 8:00 s 12:00 horas e das 14:00 s 17:00 horas, nos dias normais de expediente, no Laboratrio de Informtica do Colgio Universitrio, situado na Avenida dos Portugueses n 1966, Campus do Bacanga, So Lus /MA.

4.3 Somente aps a confirmao pelo Ncleo de Eventos e Concursos (NEC), a inscrio do (a) candidato(a) estar efetivada. A partir da efetivao da inscrio, no ser possvel alterar a opo de inscrio j feita.

4.4 Caso o (a) candidato(a) ou seu representante legal tenha feito qualquer alterao de sua opo de inscrio, em seu Formulrio de Inscrio On-Line, antes da confirmao pelo NEC, isto , antes da efetivao da inscrio, a UFMA considerar como inscrio vlida a ltima alterao efetuada, desconsiderando a (s) anterior (es).

4.5Caso deseje fazer qualquer troca em suas opes, aps j ter tido sua inscrio efetivada, o (a) candidato(a) ou seu representante legal dever dirigir-se pessoalmente ao NEC, a fim de solicitar o cancelamento da inscrio j feita, reiniciando todo o procedimento de inscrio. A UFMA levar em conta, para fins de participao no Processo Seletivo COLUN, apenas a inscrio que for efetivada por ltimo, desconsiderando automaticamente a(s) anterior (es). 4.6 O NEC no se responsabilizar por inscrio no recebida por motivos de ordem tcnica dos computadores, falhas de comunicao, congestionamento de linhas, bem como outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a transferncia de dados. 4.7 Os candidatos devero retirar o inteiro teor deste Edital no endereo eletrnico: www.concursos.ufma.br ou mais informaes no COLUN ou no NEC.

V DA CONFIRMAO DE INSCRIO

5.1 A confirmao de inscrio ser feita via Internet, disponibilizada no endereo www.concursos.ufma.br, at o dia 15de dezembro de 2013 devendo o candidato se certificar, com a devida ateno, do local onde far as provas.

5.2 Ao imprimir a confirmao de inscrio, o candidato dever fazer a conferncia de todos os dados. Caso constate alguma divergncia com os dados constantes no formulrio de inscrio ou no conseguir imprimir a confirmao de inscrio, o candidato dever entrar em contato com o NEC at 48 horas antes da realizao da prova, a fim de regularizar sua situao.

VI DAS PROVAS

6.1 As provas do Processo Seletivo para o Mdio e Cursos Tcnicos em: Administrao, Meio Ambiente e Enfermagem, sero realizadas em uma nica etapa no dia 12/01/2014, no horrio Matutino, das 09h00min s 13h00min horas (horrio local), com durao de 04 (quatro) horas.

6.2 Para o Ensino Mdio, as provas constaro de 20 (vinte) questes objetivas da disciplina Lngua Portuguesa e 20 questes objetivas da disciplina Matemtica. Para os Cursos Tcnicos em Enfermagem e Meio Ambiente, as provas constaro de 15 questes objetivas de Lngua Portuguesa, 15 questes objetivas de Matemtica e 20 questes objetivas de Conhecimentos Especficos.

6.3 Para o curso Tcnico em Administrao as provas constaro de 15 questes objetivas de Lngua Portuguesa, 15 questes objetivas de Matemtica e 30 questes objetivas de Conhecimentos Especficos, sendo 20 de histria, 10 de informtica.

6.4 O (a) candidato (a) dever comparecer ao local de provas com antecedncia mnima de 30 (trinta) minutos do seu incio, portando obrigatria e exclusivamente:

I O Carto de Identificao expedido pelo NEC e original do documento de identificao (RG ou outro documento equivalente: CNH, CTPS etc.) com o qual fez sua inscrio; II Caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, de escrita grossa e confeccionada em material transparente.

6.4 No ser permitido ingresso de candidato na sala de provas portando bolsas, mquinas calculadoras, rdios, relgios, culos escuros, telefones celulares, tocadores de MP3 e similares ou quaisquer item de chapelaria.

6.5 O Colgio Universitrio no se responsabilizar pela devoluo de objetos dos (as) candidatos (as), deixados nos locais de prova.

6.6 Iniciadas as provas, o candidato no poder ausentar-se da sala, salvo quando autorizado pelo fiscal de sala, o que s poder ocorrer aps o transcurso do tempo mnimo de meia hora do incio da prova;

6.7. O candidato s poder deixar o local das provas aps 90 minutos de seu incio, entregando ao fiscal de sala a Planilha-Resposta, s podendo levar consigo o caderno de provas nos ltimos 30 minutos para o encerramento destas.

6.8 No ser permitido fumar nas salas de prova (Lei Federal n 9294/96).

6.9 Os (as) candidatos (as) tero sua presena confirmada atravs de sua assinatura na lista de frequncia e na Planilha-Resposta.

6.10 Na hiptese de ser anulado qualquer quesito da prova, o seu valor ser computado em favor de todos os concorrentes.

6.11 Os (as) candidatos (as) recebero uma Planilha-Resposta para registro das respostas das questes, na qual estaro impressos: nome, nmero do documento de Identificao e nmero de inscrio do candidato.

6.12 Para efeito do processamento dos resultados das provas, s sero consideradas as respostas quando assinaladas pelo (a) candidato (a) na Planilha-Resposta fornecida pelo NEC/UFMA.

6.13

Para marcar corretamente suas respostas na Planilha-Resposta, o candidato dever:

I -Preencher a quadrcula completamente e com firmeza, sem ultrapassar o seu contorno; II -Marcar apenas uma alternativa de resposta para cada questo. Se a questo marcada contiver rasura ou mais de uma opo assinalada, ser anulada; III -No amassar, no dobrar e no danificar a Planilha-Resposta.

6.14 de inteira responsabilidade do candidato a marcao correta da Planilha- Resposta, que no poder ser substituda, em caso de marcao errada ou danificada pelo (a) candidato (a).

6.15 A Planilha-Resposta marcada de modo incorreto, amassada ou danificada pelo (a) candidato (a) poder no ser lida na sua totalidade pela leitura ptica, podendo resultar na eliminao do (a) candidato (a).

6.16 Ser eliminado do processo Seletivo o(a) Candidato(a) que faltar a prova ou que utilizar meio ilcito para respond-la, ou, ainda, que tiver conduta incompatvel com a exigida em Processos Seletivos de tal natureza.

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Perodo de Inscrio

Confirmao da Inscrio

Realizao Data das Provas

de Perodo de Matrcula de Candidatos classificados. Horrio de 08 s 12 e das 14 s 17 horas.

Divulgao do Resultado

20/11 a 20/12 de At 05/01/2014 2013 VII DA CORREO

12/01/2014 22/01/2014

03 a 07 de fevereiro de 2014

7.1 As provas sero corrigidas por meio de processamento eletrnico, no Laboratrio de Informtica do Ncleo de Eventos e Concursos NEC. VIII DA APROVAO, CLASSIFICAO E ELIMINAO

8.1 Ser aprovado aquele candidato que obtiver no mnimo 40% (quarenta por cento) de acerto em cada disciplina objeto do Processo Seletivo.

8.2 A ordem de classificao obedecer ao limite mximo de vagas para o Primeiro ano do Ensino Mdio e Cursos Tcnicos oferecidos pelo Colgio Universitrio, assegurados os critrios de classificao constantes neste Edital.

8.3 Das vagas, destinadas por este processo seletivo 5% sero reservadas s pessoas com necessidades educativas especiais, conforme captulo III deste Edital (Das Vagas Destinadas aos Portadores de Deficincia) e obedecidos os critrios de classificao. IX CRITRIOS DE DESEMPATE

9.1 Em caso de empate na nota final do concurso para o primeiro ano do Ensino Mdio, ter preferncia o candidato que, na seguinte ordem obtiver:

1 Maior nmero de acertos na Prova de Lngua Portuguesa; 2 Maior nmero de acertos na Prova de matemtica; 3 Se ainda persistir o empate, ser aprovado o candidato com maior idade; 4 Permanecendo o empate, ser obedecida a ordem de realizao da inscrio.

9.2 Em caso de empate na nota final do concurso para os Cursos Tcnicos ter preferncia o candidato que, na seguinte ordem obtiver;

1 Maior nmero de acertos na Prova de Conhecimentos especficos; 2 Maior nmero de acertos na soma das Provas de Matemtica e Lngua Portuguesa; 3 Persistindo o empate, ser classificado o candidato com maior idade; 4 Permanecendo o empate, ser obedecida a ordem de realizao da inscrio. X DAS DISPOSIES GERAIS

10.1 Na hiptese de fora maior impeditiva do cumprimento do Cronograma da execuo do Processo Seletivo, as mudanas nele introduzidas sero ampla e previamente divulgadas pela Comisso do Processo Seletivo do Colgio Universitrio.

10.2 O (a) candidato(a) que no atender a todas as exigncias e prazos do Seletivo ter sua inscrio cancelada ou ser impedido(a) de realizar as provas.

10.3 Os casos omissos sero resolvidos pela Comisso do Processo Seletivo do Colgio Universitrio.

Maiores informaes sobre o Processo Seletivo, consultar a secretaria do Colgio Universitrio, Campus do Bacanga, no horrio das 08 s 12 horas e das 14 s 17 horas. Telefone para contatos: (98) 3272 8117

PROFESSOR REGINALDO MANOEL ALMEIDA MORAES DIRETOR GERAL DO COLGIO UNIVERSITRIO

ANEXO I CONTEDOS PROGRAMTICOS I PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MDIO 1 LINGUA PORTUGUESA A LINGUAGEM : Lngua e linguagem; Norma culta e variedades lingusticas. A ESCRITA : A escrita e a leitura; Interpretao de texto; A relao entre a fala e a escrita; Fonologia: letra, fonema, dgrafos, encontros voclicos, encontros consonantais e separao silbica. Acentuao Grfica das Palavras e Ortografia (Novo Acordo Ortogrfico). O TEXTO: Texto e contexto : intertextualidade;

O texto narrativo: elementos da narrativa; O texto descritivo elementos da d escrio O texto potico; O conto, a crnica, a tira, a charge, o cartum, o texto jornalstico.

A GRAMTICA : Morfologia: estrutura e formao das palavras, as classes das palavras; Sintaxe: frase, orao e perodo. Termos da orao e Oraes Coordenadas Concordncia Nominal e Verbal. Regncia Nominal e Verbal. Crase; Semntica: conotao e denotao. Figuras de Linguagem. Sinais de Pontuao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: O candidato pode utilizar qualquer material didtico (gramticas, livro texto, etc.) para estudo da Lngua Portuguesa referente aos contedos ministrados no Ensino Fundamental de 6 ao 9 ano, desde que esteja de acordo com a Nova Ortografia da Lngua Portuguesa (NOLP).

2 - MATEMTICA
I ARITMTICA

1 Conjuntos numricos e operaes: nmeros naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais; operaes: adio, subtrao, multiplicao, diviso; nmeros primos, mltiplos e divisores; mnimo mltiplo comum e mximo divisor comum; critrios de divisibilidade. 2 Potenciao e Radiciao: potncias e suas propriedades; estudo completo dos radicais, racionalizao de denominadores e propriedades dos radicais. 3 Razo e Proporo: definio, propriedades, razes especiais (velocidade mdia, escala, densidade, densidade demogrfica), terceira proporcional, quarta proporcional e diviso proporcional; mdias: aritmtica e geomtrica; porcentagem, juros simples; regra de trs simples e composta.

II LGEBRA 1 Estudo dos polinmios: expresses algbricas; fraes algbricas, produtos notveis e fatorao de polinmios. 2 Equao do 1 grau: determinar o conjunto soluo da equao do 1 grau; resoluo de equaes literais do 1 grau; resoluo de sistemas de equaes do 1 grau; problemas do 1 grau; resoluo de inequaes do 1 grau. 3 Equao do 2 grau: determinar as razes de equaes completas e incompletas; estudo do discriminante da frmula de Bhscara; relao entre as razes e a forma geral da equao do 2 grau; resoluo sistemas de equaes do 2 grau; problemas do 2 grau; resoluo de equaes biquadradas; resoluo de equaes irracionais. 4 Funo do 1 e 2 grau: funo do 1 grau: definio, clculo da raiz, grficos; funo do 2 grau: definio, coeficientes, concavidade, clculo das razes, grficos. III GEOMETRIA EUCLIDEANA 1 Estudo dos entes geomtricos primitivos: ponto, reta, semi-reta, segmento de reta e plano. 2 Estudo completo dos ngulos: operaes: adio, subtrao, multiplicao e diviso; classificao: reto, agudo e obtuso; bissetriz de um ngulo; ngulos complementares, suplementares e opostos pelo vrtice. 3 Estudo dos tringulos: classificao e permetro; altura, mediana e bissetriz de um tringulo; semelhana e congruncia; propriedades do tringulo issceles e equiltero; relaes mtricas no tringulo retngulo e aplicao do teorema de Pitgoras na resoluo de problemas. 4 Estudo dos quadrilteros notveis: quadrado, retngulo, losango, paralelogramo e trapzio (definio, propriedades, permetros). 5 Circunferncia e crculo: diferena, definio, segmentos importantes da circunferncia, ngulos na circunferncia. 6 Calculo de reas de figuras planas: rea do retngulo, rea do quadrado, rea do tringulo, rea do paralelogramo, rea do losango, rea do trapzio; rea de um polgono regular inscrito; rea do crculo, rea do setor circular.

7 Relaes trigonomtricas nos tringulos: relaes no tringulo retngulo: seno, cosseno e tangente; relaes em um tringulo qualquer: leis do seno e cosseno.

Referncias Bibliogrficas:

BONJORNO, Jos Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; OLIVARES, Airton. Matemtica: fazendo a diferena 6 a 9 ano. So Paulo: FTD 2006. GIOVANNI, Jos Ruy; GIOVANNI JR, Jos Ruy. Matemtica: pensar e descobrir 6 a 9. So Paulo: FTD, 2005. IEZZI, Gelson, MURAKAMI, Carlos. Fundamentos da Matemtica Elementar: Conjuntos e Funes. So Paulo: Atual Editora 2005. PAIVA, Manoel. Matemtica volume 1. So Paulo: Moderna, 2005. II PARA OS CURSOS TCNICOS DE MEIO AMBIENTE, ENFERMAGEM E ADMINISTRAO. A - CONTEDOS COMUNS 1 LINGUA PORTUGUESA A linguagem: Linguagem, lngua e fala; Signo lingustico; Elementos da comunicao e as funes da linguagem; Norma culta e variedades lingusticas (regionais, histricas, sociais, estilsticas);

A escrita: A escrita e a leitura; Interpretao de texto; A relao entre a fala e a escrita; Fonologia: letra, fonema, dgrafos, encontros voclicos, encontros consonantais e separao silbica; Acentuao grfica e ortografia (Novo Acordo Ortogrfico).

O texto: Texto e contexto: intertextualidade; Gneros textuais: o conto, a crnica, a tira, a charge, o cartum, a resenha crtica, o poema; O texto narrativo, o texto dissertativo e o texto descritivo: caractersticas. Coerncia e coeso textuais

A gramtica: Morfologia: estrutura e formao das palavras, as classes de palavras; Sintaxe: frase, orao e perodo. Termos da orao. Oraes coordenadas e subordinadas. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Semntica: conotao e denotao. Figuras de linguagem; Vcios de linguagem Sinais de pontuao. Referncias bibliogrficas: Para estudo da Lngua Portuguesa, o candidato pode utilizar qualquer material didtico (gramtica, livro texto, etc.) referente aos contedos ministrados no Ensino Mdio (1 ao 3 ano).

MATEMTICA

2.1 ARITMTICA Conjuntos Numricos e operaes: conjuntos dos nmeros naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais e suas operaes. Razes e Proporo: Propriedade fundamental da proporo. Razo e proporo de segmentos. Aplicaes prticas das razes. Diviso proporcional; Regra de Trs: Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Regra de trs simples e compostas. Aplicao no cotidiano; Polinmios: Definies e caractersticas. Igualdade de Polinmios. Fatorao de Polinmios. Produtos Notveis. 2.2 LGEBRA

Equaes de 1 e 2 graus: Introduo as equaes e sentenas matemticas. Resoluo de equaes do 1 e 2 graus. Aplicaes no cotidiano;

Relaes e Funes: Relaes e funes no cotidiano. Plano e Produto Cartesiano. Grficos, zeros e a geometria das principais funes reais tais como: Afim, Linear, Identidade, Constante e Quadrtica. Domnio, Contradomnio e Imagem de uma funo. Funes: injetoras, sobrejetoras, bijetoras, pares, mpares, decrescentes, compostas e inversas. Operaes com funes. Funes polinomiais e uma aplicao no clculo de mximos e mnimos de uma funo polinomial; Funo Logartmica: Definio de logaritmo. Consequncias. Propriedades operatrias. Sistemas de logaritmos. Mudana de base e Funo logartmica; Funo Exponencial: Potncia de um expoente natural, Potncia de um expoente inteiro negativo e racional. Funo Exponencial; Matrizes: Definio, Representao de uma matriz. Operaes com matrizes. Tipos. Matrizes especiais. Multiplicao por um nmero natural. Matriz identidade. Matriz inversa e suas propriedades; Sistemas Lineares:Equaes lineares e no lineares. Solues de equaes. Classificao de Sistemas Lineares. Sistemas Equivalentes. Operaes elementares por linhas. Aplicaes. Determinantes. Regra de Cramer. Regra de Sarrus. Discusso de sistemas; Progresses: Sequncias. Progresses Aritmticas (PA) e a Geomtrica (PG).

BIBLIOGRAFIA:

1-Gelson Iezzi, Carlos Murakam.: Fundamentos de Matemtica elementar, 1 8 ed. So Paulo: Atual ,2004. 2-Jos Ruy Giovanni, Jos Roberto Bonjorno: Matemtica Completa, 1 e 2 srie 2 ed. So Paulo: FTD, 2005

B CONTEDOS ESPECFICOS 1 CURSO TCNICO EM ENFERMAGEM CITOLOGIA ORGANIZAO CELULAR: membrana plasmtica, citoplasma e ncleo celular. BIOQUMICA DA CLULA: gua, sais minerais, carboidratos, lipdios, protenas, vitaminas e cidos nuclicos.

EMBRIOLOGIA HUMANA GAMETOGNESE. FASES E CARACTERSTICAS DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO. ANEXOS EMBRIONRIOS DOS MAMFEROS. ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DOS SISTEMAS HUMANOS: sistemas digestrio, respiratrio, nervoso, endcrino, reprodutor, imunolgico, esqueltico e muscular. GENTICA HUMANA ALELOS MLTIPLOS E GRUPOS SANGUNEOS HUMANOS. HEREDOGRAMAS E GENEALOGIAS. DETERMINAO DO SEXO E HERANAS LIGADAS AO SEXO. SNDROMES E ANOMALIAS GENTICAS. TERAPIA GNICA E CLONAGEM. MICROBIOLOGIA MICRORGANISMOS CAUSADORES DE DOENAS HUMANAS: vrus, bactrias, protozorios e fungos. PARASITOLOGIA VERMINOSES QUE ACOMETEM O SER HUMANO: ascaridase, ancilostomase, esquistossomose, filariose, tenase. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia das clulas. 2. ed. Vol. 1. Moderna, 2004. AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia. Vol. 3. Moderna, 2004. GEWANDSZNAJDER, F.; LINHARES. S. Biologia Hoje. Vol. 1, 2, 3. tica, 2012. GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introduo gentica. 8 ed. Guanabara Koogan, 2006. LOPES, S. Biologia. 7 ed. Volume nico. Saraiva, 2003.

2 CURSO TCNICO EM ADMINISTRAO HISTRIA Histria do Brasil contemporneo I O processo de independncia II I e II reinado

III Processo de desagregao da escravido no Brasil IV Proclamao da Repblica V O Brasil no sculo xx: economia poltica e sociedade Histria Geral I Os sculos XIX e XX II II revoluo industrial e seus desdobramentos III Imperialismo, neocolonialismo e descolonizao afro asitica. IV I guerra mundial, entre guerras e II guerra mundial. V Guerra fria e seus desdobramentos VI Atualidades VII Globalizao

INFORMTICA

1 - Formao de Trabalhos Acadmicos de acordo com as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT): 2 - NBR 10520/2002 atualizada: Citao em documentos; 8 9 - NBR 6023/2002 atualizada: Referncia; - NBR 14724/2002 atualizada: Trabalho Acadmico;

10 - Software de Edio de Textos (Microsoft Word) 11 - Software de Planilha Eletrnica (Microsoft Excel) 7 - Software de Apresentao em Slides (Microsft Power Point) 8 - Software de Pesquisa (Google)

3 CURSO TCNICO EM MEIO AMBIENTE

CONCEITOS BSICOS EM ECOLOGIA: Populao, comunidade ou biocenose, ecossistema, biosfera, cadeia e teia alimentar, habitat e nicho ecolgico, pirmides ecolgicas. CICLOS BIOGEOQUMICOS: ciclo da gua, do carbono, do oxignio e do nitrognio. ALTERAES NO AMBIENTE: aquecimento global, destruio da camada de oznio, poluio do ar, do solo e da gua. ESTUDO DAS POPULAES NATURAIS : curvas de crescimento populacional, fatores limitantes do crescimento populacional, pirmides etrias. SUCESSO ECOLGICA: tipos de sucesso, caractersticas de uma sucesso ecolgica. INTERAES ECOLGICAS: interaes positivas e negativas harmnicas e desarmnicas. PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS BIOMAS MUNDIAIS: tundra, taiga, floresta temperada, floresta tropical, deserto, savana e campos. ECOSSISTEMAS BRASILEIROS: floresta amaznica, Mata Atlntica, cerrado, caatinga, mata dos cocais, mata das araucrias e manguezais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA AMABIS & NARTHO. Biologia das Populaes. So Paulo: Moderna, 2005. COELHO, Marcos de Amorim; TERRA, Lygia. Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Moderna, 2004. GEWANDSZNAJDER, F.; LINHARES. S. Biologia Hoje. Vol. 3. tica, 2012. LOPES, Sonia. BIO3. So Paulo: Saraiva, 2005. MENDONA, Francisco. Geografia e meio ambiente. So Paulo: Contexto, 2004. MOREIRA, Igor. Espao Geogrfico. Geografia Geral e do Brasil. So Paulo:tica, 2005 MUKAI, Toshio de. Direito Urbanstico e Ambiental. Belo Horizonte: Frum, 2004. ODUM. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 2000 PEDRINI, Alexandre de Gusmo. O contrato social da cincia - Unindo saberes na Educao Ambiental. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002 SENE, Eustquio; MOREIRA, Joo Carlos. Geografia Geral e do Brasil Espao geogrfico e globalizao. So Paulo: Scipione, 2005.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade Uma introduo crtica ao planejamento e gesto urbanos. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2004 TAUK, Smia Maria. Uma viso multidisciplinar. So Paulo: Unesp, 1995. WALDMAN, Maurcio. Ecologia e lutas sociais no Brasil. So Paulo: Contexto, 2001.

You might also like