You are on page 1of 3

Microfsica do Poder

Resenha de Panmila Provietti

O livro Microfsica do Poder de Foucault aborda o relacionamento entre Soberania, Disciplina e Governamentalidade. Nesta obra, Foucault avalia a teoria do pensamento jurdico que na idade mdia girava em torno do poder do rei e o direito como um instrumento da dominao do rei sobre os sditos. Ao abordar a questo do poder e como este se aplica na sociedade, Foucault afirma que o poder est em todo lugar e este se baseia em saberes e discursos. Esses discursos tem como funes legitimar os direitos da soberania e legitimar a obrigao de obedincia. O autor quer analisar o direito como instrumento da dominao, no nas esferas filosficas, mas nos nveis elementares da sociedade, como instituies locais e regionais. Tambm se pretende analisar de forma objetiva, visando seus objetos, seus alvos e campo de aplicao. Foucault no pretende analisar a alma central o Estado, mas os corpos na idade mdia os sditos, que sofrem o efeito do poder. O poder no homogneo, segundo Foucault, e no pode ser apropriado como um bem. O poder funciona e se exerce em rede, no se aplica aos indivduos, passa por eles, pois se encontra no meio dos saberes. Para Foucault o poder no est constitudo de ideologias, mas de um conjunto de tcnicas que foram se refinando como uma cincia de forma a alcanar os objetivos do poder que a dominao. Foucault faz uma relao com O Prncipe de Maquiavel, onde as aes dos governantes para adquirir poder se dava atravs de conquistas territoriais, cargos doados pela Igreja ou por herana. No h uma relao entre o prncipe e seu principado, fazendo com que este governante fique constantemente ameaado por inimigos que querem tomar o poder e por seus sditos que no aceitam sua soberania. Para Foucault preciso dominar a arte de governar onde, La Mothe Le Vayer (1588-1672) indica que esta arte se d por uma continuidade ascendente e outra descendente entre o governo moral de si mesmo, o governo econmico da famlia e o governo poltico do Estado. Ascendente, porque quem quiser governar o Estado, primeiro precisa saber governar a si prprio e sua famlia.

E descendente, visto que, governantes que governam bem um Estado, tambm governaro adequadamente suas famlias, seus bens e propriedades. preciso segundo Foucault prestar a ateno e adquirir um controle no e sobre o cotidiano dos indivduos, seus costumes, hbitos e maneira de pensar. E no mais somente no controle de territrio como prope Maquiavel. Nos meados do sculo XVIII surge um novo mecanismo de poder, que se ope ao da teoria da soberania. Esse novo mecanismo de poder extrai dos indivduos tempo e trabalho, e no mais bens e riquezas. Contm uma vigilncia e atuao continua, indicando aos homens como se comportarem. Nesse novo mecanismo o Estado no um poder central para poder discutir politicamente na modernidade, este to importante quanto s outras instituies escolas, famlia, fbrica, etc. e o crescimento deste se d junto com a arte de governar, ou seja, com o controle das aes dos indivduos. Essas instituies - escolas, famlia, fbrica, etc. possuem fora no saber e institui um controle sobre a sociedade, seja na vigilncia hierrquica (em escolas, por exemplo, onde inspetores vigiam alunos), em uma sano normalizadora ou atravs de exames, onde estamos a todo o momento sendo examinados (nas fabricas quem est bem e quem est mal; nas escolas atravs de aplicaes de provas). O poder est em todo lugar e no se concentra somente no Estado. O Estado, segundo Foucault, s mais uma instituio e segue o caminho da sociedade geral. O poder est em todo lugar e se baseia em saberes e discursos. Esses discursos mudam a cada poca e todos ns estamos envolvidos nesses sistemas de discursos. Segundo Foucault esses discursos definem procedimentos de excluso, pois vai determinar quem pode e quem no pode falar sobre determinado assunto e o que pode e o que no pode ser falado. Segundo Foucault a ideia corrigir humanizar esse individuo para que ele possa voltar a viver em sociedade. Podemos citar como exemplo um presdio, onde presos recebem acompanhamento psicolgico, psiquitrico, de um assistente social, etc., tentando a todo instante humanizar esse indivduo para que este possa voltar a ter convvio de acordo com as regras. Tal ato no indica uma liberdade, indica um controle maior sobre os indivduos. O que ocorre nos presdios ocorre na sociedade e em suas instituies como escola, fbrica, famlia, etc. que indicam a todo instante como devemos agir e nos comportar.

Haver segundo Foucault sempre uma multiplicidade de discursos, fazendo com que a sociedade entre em choque. No h uma coeso social, havendo sempre conflitos de ideias, de poderes e hierarquias. Segundo Foucault o mundo desorganizado e nenhum grande discurso predomina na sociedade.
http://sociologiaeantropologia.blogspot.com.br/2012/11/microfisica-do-poder-michel-foucault.html

You might also like