You are on page 1of 17

Um ar mais livre?

Uma breve abordagem comparativa da situao legal das rdios comunitrias na Europa e Amrica do Sul1 Nils Brock2 e Joo Paulo Malerba3

Resumo: O artigo analisa a situao legal de rdios comunitrias em quatro pases europeus: Espanha, Frana, Irlanda e Alemanha. Usaremos como critrios de comparao as abordagens desenvolvidas num estudo anteriormente realizado com todas as leis de radiodifuso comunitria da Amrica do Sul, abordando cinco pontos: 1) definio legal; 2) acesso ao espectro; 3) potncia de transmisso; 4) prazo de outorga; 5) sustentabilidade. Analisaremos o significado dessas leis, citando entrevistas, textos de radialistas e representantes de rdios comunitrias europeias. Por ltimo, retomaremos as concluses do estudo sobre as leis na Amrica do Sul comparando com os resultados do presente estudo. Palavras-chave: rdios comunitrias; legislao; Europa; Amrica do Sul

1. Introduo O que uma rdio comunitria? Essa pergunta no pode ser respondida com uma definio nica. Ao contrario, rdios comunitrias so experincias sempre singulares e apresentam diferentes trajetrias. Reconhecer essa diversidade no s ajuda a ampliar o entendimento acerca de tais emissoras, mas tambm permite colocar as experincias individuais em perspectivas coletivas. A histria das rdios participativas na Europa vem de longe. Muitos consideram que a origem do movimento radiofnico alternativo est nas rdios piratas da Inglaterra (e, mais tarde, na Frana e Holanda) dos anos 1950. Porm, suas razes livres so mais diversificadas. Por isso, vale destacar as primeiras emissoras de clubes de trabalhadores que surgiram na ustria e Alemanha, no final dos anos 1920, e as transmisses clandestinas da Rsistance Franaise durante a Segunda Guerra Mundial (PERUZZO, 2006). Rapidamente as rdios piratas foram ultrapassadas pelo movimento de rdios livres na Itlia e na Frana, que foi copiado em muitos outros lugares. (KOLLEKTIV A, 1977). esse rizoma diverso de experincias e prticas que influenciam os distintos modelos atuais, em que coexistem vrios formatos de rdios participativas: livres, comunitrias, associativas, no comerciais, cidads, do terceiro setor, para mencionar somente as nomenclaturas mais importantes. No podemos esquecer essa diversidade quando falamos das mais de 2.200 rdios comunitrias europeias, termo que usaremos no seguinte texto para comparar as distintas possibilidades legais para exercer o direito comunicao nas frequncias radiofnicas. Outra especificidade da situao europeia reside na pluralidade das leis e recomendaes que regem o exerccio das mdias em nveis supranacionais, nacionais e, s vezes, tambm regionais. Nessas leis, rdios comunitrias muitas vezes no recebem a ateno que merecem ou, o que mais notrio, nem chegam a ser legalmente reconhecidas. Segundo um estudo do Frum de Mdia
1

Trabalho apresentado na modalidade Artigo Cientfico na IV Conferncia Sul-Americana e IX Conferncia Brasileira de Mdia Cidad. 2 Doutorando da Universidade Livre de Berlim e cooperante do EED para o Programa de Legislao da Associao Mundial de Rdios Comunitrias AMARC Brasil. Email: galapagos@gmx.net. 3 Doutorando do Programa de Ps-graduao da Escola de Comunicao da UFRJ e coordenador executivo da Associao Mundial de Rdios Comunitrias AMARC Brasil. Email: joaopaulorj@yahoo.com.br.

Comunitria Europeu (CMFE) realizado em 2012, dentre 39 pases europeus (inclusive alguns que no fazem parte da Unio Europeia), em somente 17 as rdios comunitrias so reconhecidas plenamente pela lei e reguladas como um setor independente. H explicaes histricas, conjunturas polticas atuais e tambm estruturas dos prprios pases que explicam essa resistncia. A Frana, por exemplo, at hoje segue sendo uma repblica muito centralista, onde a noo do comunitrio e os correspondentes direitos particulares chocam com a viso poltica da nao e dos cidados. Por outro lado, na Alemanha, que at o sculo XX, foi uma colcha de retalhos sem um forte governo central, cada estado federal (existem 16 no total) define a sua prpria lei de mdia, algumas delas, a favor da mdia comunitria e outras no.

2. Estrutura e enfoque do artigo Nosso artigo analisa a situao legal de rdios comunitrias em quatro pases europeus: Espanha, Frana, Irlanda e Alemanha. Essa escolha claramente no pode fornecer uma viso geral sobre a Europa, mas procura tratar de cinco casos que nos parecem emblemticos. A Espanha um pas que passou recentemente por uma renovao da sua lei geral de comunicao, em 2010, e que incluiu, pela primeira vez em sua histria, o reconhecimento explcito das rdios comunitrias. No processo da criao da nova lei participaram comunicadores e organizaes da sociedade civil, mas, como vamos ver, isso nem sempre garante melhoras nas condies de expressar-se livremente nas frequncias radiofnicas (MEDA GONZALES, 2010). Um caso contrastante o da Irlanda, que tambm passou por uma renovao da lei de meios, em 2009, porm criando uma situao que permite um bom desenvolvimento do setor comunitrio. Essa legislao destaca-se tambm por ter adotado rigorosamente as recomendaes feitas pela AMARC Europa (BOUTTERIN, 2011). O motivo de a Frana ser includa como caso emblemtico por ter uma das leis mais antigas de radiodifuso comunitria do mundo (1982) e por hoje reunir aproximadamente um quarto de todas as rdios comunitrias da Europa. E, por ltimo, decidimos analisar a situao das comunitrias em dois estados federais da Alemanha, escolhidos como exemplos opostos de legislaes regionais: no caso de Saxnia-Anhalt favoreceu-se a emergncia de trs rdios comunitrias e no caso da Baviera nega-se o reconhecimento explcito das emissoras existentes (KUPFER et al, 2004). Usaremos como critrios de comparao as abordagens desenvolvidas num estudo anteriormente realizado com todas as leis de radiodifuso comunitria da Amrica do Sul (MALERBA, 2012). Estes critrios comparativos, que correspondem aos debates atuais no Sul, interrogam cinco pontos distintos das leis: 1) definio legal de rdio comunitria; 2) acesso ao espectro eletromagntico; 3) potncia de transmisso das emissoras; 4) prazo de outorga; 5) sustentabilidade das rdios comunitrias.

3. Resumo dos artigos das leis de radiodifuso comunitria a partir dos critrios escolhidos
Pas Definio legal Acesso ao espectro Potncia e/ou Prazo de outorga alcance de transmisso Durao e renovao das licenas audiovisuais. 1. As licenas audiovisuais sero outorgadas por um prazo de quinze anos (Lei 7/2010, Art. 28). Sustentabilidade

Espanha

As entidades privadas que tenham a definio legal de entidade sem fins de lucro podem prestar servios de comunicao audiovisual comunitrios sem fins de lucro para atender as necessidades sociais, culturais e de grupos sociais, assim como para fomentar a participao cidad e a estruturao do tecido associativo. Em todo caso, ditos contedos sero emitidos abertamente e sem nenhum tipo de comunicao audiovisual comercial (Lei 7/2010, Art. 32.1).

A Administrao Geral do Estado deve garantir em todo na lei geral caso a disponibilidade do domnio pblico radioeltrico necessrio para a prestao destes servios (Lei 7/2010, Art. 32.2).

Em todo caso, ditos contedos emitiram-se abertamente e sem nenhum tipo de comunicao audiovisual comercial (Lei 7/2010, Artigo 32.1). As entidades prestadoras destes servios devero justificar a procedncia dos seus fundos, assim como o custeio de gastos e ingressos, se houver. A autoridade audiovisual estabelecer um sistema de avaliao de gesto financeira e um registro especfico para o depsito da sua memria econmica. Salvo autorizao expressa da autoridade audiovisual, os seus gastos de explorao anuais no podero ser superiores a [...] 50.000 Euros no caso dos servios de comunicao audiovisual radiofnica. (Lei 7/2010, Art. 32. 6). A Comisso [] permite s estaes de rdio comunitria a transmisso de publicidade e anncios patrocinados sob as seguintes condies: 1. No mais que 50% dos ingressos podem vir da atividade comercial. 2. Aplica-se um mximo de 6 minutos de publicidade/patrocnio por hora. 3. Estaes podem transmitir somente publicidade que se relacione a: ofertas de emprego [], eventos [], negcios [], servios que sejam prestados na rea especificada. (PCBI, 2009, p. 7).

Irlanda

Uma estao de rdio comunitria caracteriza-se pela sua propriedade e programao e a comunidade para a qual (a rdio) est autorizada a servir. A rdio de propriedade e controlada por uma organizao sem fins de lucro, de tal estrutura que permita filiao, gesto, operao e programao primariamente pelos membros da comunidade em questo. A sua programao deve estar fundada no acesso comunitrio e deve refletir os interesses especiais e as necessidades dos radio-ouvintes pelas quais est licenciada a servir. (Policy on Community Broadcasting Ireland, a partir de agora, somente pelas suas siglas PCBI, 2009, p. 3).

O nmero de licenas emitidas depende do cumprimento das na lei geral solicitantes quanto: ao critrio requerido, a disponibilidade de frequncias, aos recursos da Comisso e outras consideraes que podem ser eventualmente relevantes, como a totalidade de servios numa rea especfica. Solicitantes selecionadas podem ser convidadas para entrevistas orais. A Comisso reserva-se o direito de no emitir licenas numa rea onde, segundo a opinio da Comisso, uma solicitao no cumpra com o padro suficiente. (PCBI, 2009, p. 5).

Mesmo que o termo da licena padro do licenciamento comunitrio, em geral, sejam cinco anos, a BCI reserva-se o direito de variar os termos e condies de cada contrato individual. Alm disso, a Comisso tambm pode apoiar grupos de rdios comunitrias atravs de contratos temporrios para servios de radiodifuso audiofnica. (PCBI, 2009, p. 5).

Pas

Definio legal

Acesso ao espectro

Potncia e/ou Prazo de outorga alcance de transmisso na lei geral. Os editores dos servios difundidos por via hertzianas terrestres na aplicao dos artigos 26 e 30 no podem se opor prorrogao desses servios, [...] durante um perodo de cinco anos a partir da promulgao da mencionada lei: no mnimo um ano antes do seu vencimento, o Governo apresentar ao Parlamento um informe sobre a oportunidade de mant-lo todo [...] (Lei 86-1067, 1986, Artigo 341-1, criado em 2004) As autorizaes so de cinco anos, renovveis duas vezes, quer dizer, um total de 15 anos se o operador no cometer nenhuma infrao. (GAMBIER, 2012)

Sustentabilidade

Frana

O conselho superior audiovisual assegura, no conjunto do territrio, que uma parte suficiente dos recursos das frequncias seja atribuda ao servio prestado por uma associao, cumprindo uma misso de comunicao social de proximidade, de modo a favorecer os intercmbios entre os grupos sociais e culturais, a expresso das distintas correntes socioculturais, a sustentabilidade do desenvolvimento local, a proteo do meio ambiente ou a luta contra a excluso (Lei 86-1067, 1986, Art. 29, modificado ano de 2004).

O conselho pretende, particularmente, assegurar a existncia de rdios autenticamente no comerciais e garantir a sua vocao associativa. O Conselho aplicar de forma extensa a faculdade auferida pela lei para lanar chamados das candidaturas para as categorias de servios (Annexe : Conseil suprieur de l'audiovisuel Communiqu n 34, 1996).

Os servios de rdio por via hertziana, mencionados na 14 linha do artigo 29, enquanto os seus recursos comerciais provirem de mensagens difundidas por antena e apresentarem o carter de publicidade de marcas ou sponsoring inferiores a 20% da cifra do seu oramento, so beneficirios de uma ajuda segundo as modalidades definidas por decreto do Conselho do Estado. (Lei 86-1067, 1986, Artigo 80). O fundo de sustentabilidade expresso radiofnica local est responsvel por gerir as ajudas pblicas para as rdios locais associativas previstas pelo decreto n20061067 de 25 de agosto 2006. (Nota do Ministrio de Cultura e Comunicao, 2012, que faz referncia ao mencionado decreto).

Alemanha IBaviera

A autoridade do estado federal somente outorga a divulgao da oferta se o ofertante demonstrar que seu equipamento financeiro, organizativo, pessoal e tcnico est em condies de sustentar a sua oferta dentro do perodo da outorga. (Bayerisches Mediengesetz (BayMG) 2003, Art. 26.3).

Na organizao da oferta local e regional da radiodifuso a autoridade na lei geral. dar ateno pluralidade da programao e marcos econmicos sustentveis(BayMG, 2003, Art. 25.3) possvel a realizao de projetos pilotos temporrios e experimentos com novas tecnologias, programas e telecomunicaes (BayMG 2003, Art.30)

A outorga para a oferta se concede normalmente a um prazo de 8 anos. Por solicitao da emissora pode ser prorrogada (BayMG 2003, Art. 26)

[A autoridade] fomenta, sobretudo a produo e divulgao de programas de qualidade locais e regionais, levando em conta as possibilidades dos ofertantes de financiar essas ofertas com recursos adquiridos de forma autnoma (BayMG 2003, Art. 11.4) [A autoridade] fomenta a produo e divulgao de outros programas de rdio para melhorar a qualidade e pluralidade dessa oferta: ofertas de utilidade pblica e subsidirios devem receber uma ateno especial (BayMG 2003, Art. 11.5.)

Pas Alemanha II SaxniaAnhalt

Definio legal [] a sua finalidade no se orienta em obter lucro e oferecem a garantia legal para que as distintas foras sociais possam influir na programao, sobretudo na alocao de tempo no ar para programas prprios.[] (Mediengesetz des Landes SachsenAnhalt (MGSA), 2010, 22 (2))

Acesso ao espectro A autoridade de mdia de SaxniaAnhalt pode outorgar, no interesse da pluralidade de opinies, tambm para organizadores da radiodifuso no comercial. 22 (1) Quando mais de um solicitante pede uma outorga para a autoridade de Saxnia-Anhalt para uma das capacidades de transmisses terrestres, a adjudicao orienta-se pelos seguintes critrios: fortalecer a pluralidade opinies, [] apresentao de acontecimentos da vida poltica, econmica, social e cultural na Saxnia-Anhalt e a distribuio de programas [] com referncia local ou regional, [] a provvel demanda dos radioouvintes (MGSA, 2010, 16 (1)) [] Enquanto as livres capacidades de transmisso no so usadas pela transmisso dos programas de canais abertos ou rdios locais no comerciais [] a autoridade de mdia de Saxnia-Anhalt pode destinar essas capacidades a ofertantes privados de telecomunicaes (MGSA, 2010, 33 (4))

Potncia e/ou alcance de Prazo de outorga transmisso A autoridade suprema do estado federal comunica capacidades terrestres livres aos organizadores da radiodifuso pblica [] e a autoridade de mdia de Saxnia-Anhalt lhes pede comentrios sobre possveis demandas pelo seu uso. [] No caso que se chega a um consenso, a autoridade suprema outorga, sob consentimento do parlamento do estado federal, o uso das capacidades livres[] (MGSA, 2010, 33 (1)) A outorga se consigna [] pela durao de trs anos [] A outorga pode ser prorrogada, cada vez, por mais dois anos. 22 (2) A outorga se limita a um mximo de 10 anos [] (MGSA, 2010, 17, 5 (3)). No mximo dois anos antes do vencimento, o ofertante pode pedir para a autoridade de mdia de SaxniaAnhalt uma prorrogao da outorga por mais 10 anos. A autoridade tem que decidir sobre a solicitao dentro de 6 meses. Caso no cumpra com esse prazo, a outorga se prorroga automaticamente pela durao solicitada. (MGSA, 2010, 18 (1))

Sustentabilidade Publicidade, teleshopping e patrocnios so inadmissveis. (MGSA, 2010, 22 (3)) A autoridade de mdia de Saxnia-Anhalt [] est em poder de fomentar a radiodifuso local no comercial segundo o seu prprio oramento. [] O fomento financeiro limitase aos gastos comprovados, incluindo a difuso do programa, alm de deslocar financiamento prprio do ofertante. (MGSA, 2010, 22 (5))

Tabela 1

4. A legislao das rdios comunitrias na Frana, na Espanha, na Irlanda e na Alemanha (Saxnia-Anhalt e Baviera)

4.1. Definio legal de rdio comunitria A Frana um dos pases que mais cedo reconheceu legalmente o desejo da populao de fazer rdio. Foi o governo socialista de Franois Mitterand que permitiu a transformao das estaes at ento chamadas piratas e iniciou o seu nascimento legal como rdios livres, logo rdios associativas (GAMBIER, 2012.). Como demonstram os artigos citados na tabela, a lei consiste numa definio positiva das rdios associativas (misso de comunicao social de proximidade, favorecendo a comunicao entre grupos sociais etc.) e no, como foi o caso at o ano 2000, numa descrio negativa, que as definia pelo critrio de no poder fazer publicidade. Alm disso, uma especificidade inicial da lei persiste at hoje, como explica Sbastien Ngre do CNRS: uma associao pode ter a meta de fazer rdio, mas isso pode no ser o seu fim em si mesmo. Deve oferecer uma comunicao social de proximidade. Outra a situao da Espanha onde, por muito tempo, no houve um reconhecimento explicito das rdios comunitrias e a legislao de meios de comunicao parecia uma sopa castellana, nos termos de Miriam Meda, da Red de Medios Comunitarios (ReMC). Isso somente mudou com a aprovao da nova Lei Geral de Meios, no ano de 2010, no qual se reconhecem mdias comunitrias em dois artigos (ver tabela). Porm, a ReMc acha que isso um reconhecimento muito limitado, sem garantias de existncia e que no responde s recomendaes dos organismos internacionais, critica Meda. Ela chama ateno para o fato de que a lei no reconhece meios comunitrios como uma categoria independente. Segundo a ReMc, dessa forma a nova lei fica longe de garantir o desenvolvimento das emissoras comunitrias4. Quase simultaneamente Espanha, a Irlanda reformou a sua legislao de meios, tambm acatando, como foi dito anteriormente, em boa parte as recomendaes de AMARC Europa. Isso no quer dizer que no havia estaes antes, que de fato existiam j desde os anos 1970. Mas foi um projeto piloto no qual participaram 11 rdios que criou a base do entendimento atual de rdio comunitria na ilha verde, que virou lei no ano de 20095. Retomando a definio de comunidade ligada ao debate da AMARC, no surpreende que a lei no estabelea primordialmente a questo geogrfica, seno como uma sensao de fazer parte, de apoio mtuo, de interesses e experincias compartilhadas (GAYNOR et al, 2010). A lei menciona explicitamente tanto comunidades locais quanto comunidades de interesses, o que aumenta os lugares onde se pode fazer rdio e o nmero
4

A ltima verso da Lei Geral de Meios na Espanha foi precedida por um extenso debate, onde organizaes sociais e, sobretudo, a ReMc tentaram estabelecer garantias mais amplas. Este processo est documentado e analisado de forma extensa em MEDA GONZLEZ, 2010: 75ss. 5 Ver GAYNOR et al 2010. Ver tambm: http://en.wikipedia.org/wiki/Radio_in_the_Republic_of_Ireland.

de grupos que podem solicitar uma licena. Nos dois estados federais da Alemanha que compem esta comparao, o reconhecimento das rdios comunitrias contrasta bastante. A Baviera no reconhece rdios fora da formula binria pblico vs. privado. A lei apenas permite a radiodifuso no comercial no caso de uma rdio que solicite uma licena privada e possa provar a sua ampla sustentabilidade financeira, organizacional, tcnica, etc. por todo o tempo que dure a licena. No setor pblico, por enquanto, somente so permitidos canais de formao dirigidos por instituies do governo regional. Um artigo da emissora Radio Z critica que, dessa forma, rdios comunitrias tm que competir diretamente com o setor comercial, o que torna a sua existncia muito difcil6. Comparado a isso, a situao na Saxnia-Anhalt muito mais favorvel e define um segmento prprio de rdios de proximidade dentre as emissoras pblicas, definidas por seu carter no comercial e participativo. Por isso, Marc Westhusen diz que no seria mal, se fosse mantida a definio atual. Os problemas das rdios comunitrias na sua regio so outros e mais ligados a regularizao, como o prazo de outorgas ou tentativas de restringir o contedo dos programas.7

4.2. Regulamentao do acesso ao espectro eletromagntico Uma primeira pergunta importante para colocar em prtica qualquer definio legal de rdio comunitria se refere ao acesso s frequncias radiofnicas. Essa uma pergunta relacional, j que muitas vezes, sobretudo em regies urbanas, existem mais atores interessados em transmitir que frequncias disponveis. Como so garantidos os direitos das comunidades de fazer rdio, em geral, e em possveis situaes de conflito de interesses? Na Frana, a lei prev uma realocao geral das frequncias disponveis a cada 15 anos. A rdio pblica [Radio France] tem um estado especial e no compete, explica Sbastien Ngre. As demais rdios solicitam uma licena, explicando as suas intenes em fazer rdio. A lei define cinco categorias de rdio, uma das quais o servio no comercial 8 . Logo o Conselho Superior Audiovisual (CSA) que analisa as solicitaes e libera as autorizaes 9 . Esse procedimento dinmico garante uma grande presena de rdios comunitrias, acredita Sbastien Ngre, e d o exemplo do espectro parisiense: Em Paris h atualmente 45 rdios na banda FM. Est lotada. Mas isso no impede a entrada de novas estaes, porque a alocao comea do zero cada 15 anos. E

6 7

Radio Z (eds.). 2010. WESTHUSEN, 2012. 8 Ver: http://www.csa.fr/Espace-Presse/Communiques-de-presse/Politique-radiophonique-du-CSA-definition-de-cinqcategories-de-radios. 9 Alm do CSA existe ainda uma agncia mais geral de regulao de telecomunicaes, a Autoridade de Regulao das Comunicaes Eletrnicas e de Postes (ARCEP). J.P Gambier conta que existe uma constante presso por parte de ARCEP nos ltimos anos de fechar a CSA, argumentando que duas agncias so caras demais. Porm, importante ter uma autoridade que trata a radiodifuso como um servio prprio com caractersticas singulares. (GAMBIER, 2012)

entram as rdios com as melhores propostas, independentemente se so comerciais ou no.10 Diferentemente do cenrio francs, na Espanha existe at hoje uma falta e um atraso na planificao de frequncias do terceiro setor (GARCA et al., 2012). Mas alm do problema de no haver mecanismos que possibilitem a aplicao da lei, que deixa essa tarefa nas mos das autonomias [regies polticas espanholas], a ReMc identificou ainda outros obstculos que dificultam o acesso das rdios comunitrias ao espectro11. Primeiro foi tirada da verso final da Lei uma parte de declaraes, que definia como direito fundamental o papel ativo da cidadania na comunicao. Segundo, no existe uma reserva de frequncias nas divises previstas nem h limites concentrao da mdia. Na Irlanda tambm no existe uma reserva de frequncias, mas a situao legal das rdios comunitrias parece mais favorvel, porque reconhecido que a esfera pblica depende da igualdade de participao e compromisso com argumentos racionais12. A legislao define como seu alvo a democratizao da mdia, no sentido de maximizar a liberdade e a igualdade na comunicao. Essa atitude se reflete nos artigos da lei citada (ver Tabela 1), alm do direito que a agncia de regulao se reserva de no alocar licenas se uma rdio no cumpre com o padro suficiente. Mas interrogado sobre este ponto, Sally Galiana assegura que no tivemos nenhum problema at agora para aceder ao espectro. por isso que um debate sobre uma reserva no apareceu aqui por enquanto.13 Outra a situao na Alemanha, onde as leis vigentes so criticadas constantemente. Para comear, na Baviera, o artigo 25 claramente define a diversidade da radiodifuso como alvo importante. Porm, essa ideia se restringe com o segundo alvo que vincula a diversidade diretamente com condies econmicas sustentveis, no como algo que as autoridades querem garantir, seno como um critrio que se exige das rdios indiscriminadamente. Por isso, Syl Glawion insiste que precisamos de uma reforma legal onde a diversidade tambm seja refletida num nmero maior de rdios comunitrias. Porque at agora, num dos maiores estados federais da Alemanha, nunca houve mais que trs dessas emissoras.14 Na Saxnia-Anhalt esse nmero tambm nunca foi ultrapassado. O que seria de se estranhar, tendo em vista que a lei nos parece muito mais favorvel que na Baviera15. Mas, segundo Marc
10 11

NGRE, 2012. Ver MEDA GONZALES 2010, p. 51. Alm disso, a lei omite a meno de garantias constitucionais e decises do Tribunal Constitucional sobre o direito a comunicar e receber informao (MEDA GONZALES, 2010, p. 47). Para as seguintes citaes ver MEDA GONZALES 2010, p. 46; 51; 54; 54. 12 Ver: GAYNOR et al, 2010: 8ss. 13 GALIANA, 2012. 14 Falando da sua prpria estao, a Radio Z, Syl Glawion conta que, atualmente, tem que compartilhar uma frequncia com outra rdio comercial. Isso j ocorreu vrias vezes nos ltimos anos, porque muitas rdios privadas esperam poder ficar com a frequncia inteira depois de um tempo. Mas at agora sempre foi a competidora comercial que ficou sem grana primeiro.... (GLAWION, 2012) 15 Isso no significa que no haja exigncias a respeito dos planos de oramentos das rdios comunitrias para solicitar

Westhusen, vale a pena analisar as dinmicas extralegais que no permitem um acesso mais amplo. Uma delas consiste num congelamento total na alocao de frequncias at que seja decidido um plano geral de digitalizao da radiodifuso.16 Apontando para o estado federal vizinho, Saxiona, Marc Westhusen estima que o congelamento atual, no pior dos casos, poderia culminar tambm numa tentativa de tirar todas a rdios comunitrias fora da banda FM e fora-las a transmitir somente no patro digital DAB e dessa forma ganhar mais espao para as rdios comerciais17.

4.3. Regulamentao da potncia do sinal das emissoras Na Frana a lei no determina essa potncia, mas, segundo J.P. Gambier, existe uma norma usada pela agncia de regulamentao que normalmente atribui uma potncia de 500 w s rdios associativas. Sendo uma norma geral, no exclui excees regionais, como, por exemplo, em Montpellier, onde as rdios associativas podem transmitir com at 3 kw (3.000 watts). Apesar de ter uma Lei de Meios, na Espanha at hoje no existe nenhuma norma ou indicativo sobre a potncia para rdios comunitrias e, respectivamente, at hoje nenhuma emissora desse tipo conseguiu obter uma licena. Sem dvida, essa falta de regularizao no o nico obstculo, porm um dos mais pesados a serem tirados do caminho. O Ministrio de Indstria, Turismo e Comrcio, onde est alocada tambm a Secretaria do Estado de Telecomunicao e para a Sociedade da Informao (SETSI), publicou um projeto real de decreto que previa uma potncia de at 25 w, mas nunca foi aprovado. ReMc duvida que essa norma vai entra em vigor por questes polticas (nunca com o novo Governo do Partido Popular).18 Em vez de uma norma universal, na Irlanda a potncia das rdios geralmente definida levando em conta uma srie de fatores. Confirma Sally Galiana que a potncia do sinal varia bastante, dependendo do tipo de licena, da rea, da topografia, da geografia e da populao. Segundo ela, no caso das rdios comunitrias, emissoras que no tm que cobrir grandes reas rurais, muitas vezes so limitadas a uma potncia entre 25 e 50 w. Mas tudo depende dos alvos definidos na aplicao e a topografia.19 Na Alemanha, a Baviera surpreende com um tratamento igual concedendo tanto no FM como nas faixas usadas pelo DAB+ (negociado pela Radio Z) a mesma potncia das rdios

uma frequncia. O custo at agora muito alto por conta de um ator monopolista, a Mediabroadcast, que at 2015 controla a transmisso conjunta de todas as rdios do estado federal. Em vez de poder instalar a sua prpria antena, tambm as rdios comunitrias foram foradas a alugar um espao nos postes da Mediabroadcast. Alm de ser prevista uma desregulamentao, as rdios comunitrias de Saxnia-Anhalt ainda vo ter que esperar trs anos para mudar o dispositivo de transmisso. 16 WESTHUSEN, 2012. 17 Para melhor entender a digitalizao da radiodifuso (comunitria) na Europa e no mundo ver a entrevista com Christer Hederstrm do grupo de trabalho do CMFE: http://amarcbrasil.org/o-futuro-da-radio-digital-na-europa-nobrasil-e-no-mundo/. 18 MEDA, 2012. 19 GALIANA, 2012.

comerciais para as comunitrias numa regio, explica Syl Glawion. Somente os canais de formao estaduais e pequenas estaes comerciais so regulados com uma potncia de sinal menor. Igualmente, na Saxnia-Anhalt a lei no define uma potncia universal, mas submetem a deciso final a um acordo a todos os atores interessados e as suas demandas especficas. Marc Westhusen confirma que sempre so feitas mediaes locais levando em conta as caractersticas geogrficas. Mesmo assim, no forosamente se concede a potncia mxima possvel, como, por exemplo, no caso da Radio Corax. Reduziram os 1 kw possveis a somente 600 w porque o MDR [cadeia regional de rdio pblica] achou demais, diz Marc Westhusen.

4.4. Prazo de outorga concedido No caso francs, como citado anteriormente, partindo do modus de criar acesso ao espectro prevendo uma tabula raza a cada 15 anos, poder-se-ia supor que o prazo das licenas corresponderia a esse ritmo. Sim e no, porque as autorizaes so de cinco anos, renovveis duas vezes, o que significa um total de 15 anos se o operador no cometer nenhuma infrao20. A questo do prazo de outorga na Espanha at agora continua sendo uma pergunta hipottica. Segundo o Artigo 28 da Lei de Meios da Espanha (2010), as comunitrias receberiam uma licena sob as mesmas condies das demais rdios, ou seja, para 15 anos. Na Irlanda, o prazo de uma licena padro para rdios comunitrias de cinco anos, porm pode variar segundo os critrios da Comisso Radiofnica Irlandesa (BCI). E isso acontece, porque, segundo Sally Galiana, as licenas so emitidas para um prazo de 10 anos. A CRAOL est bastante feliz com isso. Alm dessas licenas de longo prazo, a lei irlandesa prev tambm outorgas sob o conceito de radiodifuso temporria. Essa regra permite que uma rdio transmita at 30 dias por ano e no caso de uma solicitao para uma rdio comunitria, a autoridade poderia fechar um contrato de at 100 dias 21 . Essa possibilidade aproveitada por muitas rdios comunitrias emergentes, diz Sally Galiana: a experincia bastante positiva, porque essa regra d, por exemplo, a oportunidade de transmitir somente durante os fins de semanas na fase inicial de desenvolvimento.22 O problema na Baviera, estado federal da Alemanha, no o tempo do prazo. De fato, as licenas so tramitadas de maneira igualitria para todos os solicitantes para um prazo de oito anos e podem ser prorrogadas, caso no existam razes em favor de uma realocao dos tempos no ar (Art. 26). Porm, na prtica, Syl Glawion denuncia ameaas a cada oito anos, porque a gente [na Radio Z] somente transmite 12 horas diariamente e os operadores comerciais que usam o tempo restante da frequncia sempre pressionam para ficar com mais tempo. Este problema no acontece
20 21

Ver GAMBIER, 2012. Ver http://www.bai.ie/. 22 GALIANA, 2012.

10

na Saxnia-Anhalt, mas h outro desafio bastante grande exigido pela lei: depois do um perodo inicial de trs anos, a frequncia tem que ser prorrogada a cada 2 anos. Isso uma grande dificuldade, e d muito trabalho, acha Mark Westhusen. Alm dessa forma de alocar licenas, a lei de meios de Saxnia-Anhalt pode outorgar tambm rdio de eventos temporrios que permite o uso de uma frequncia especfica de 24 at 48 horas, que, segundo Mark Westhusen, se usa ainda mais, desde que foi paralisada a alocao de novas frequncias permanentes na banda FM (ver 4.2.).

4.5. Medidas para garantir a sustentabilidade das rdios comunitrias Um ltimo fator importante, que queremos ressaltar, consiste nas medidas legais que orientam a sustentabilidade econmica das rdios comunitrias. A necessidade de pagar seus gastos correntes exige que as rdios comunitrias ou tenham a liberdade legal de se autossustentar ou acedam a recursos pblicos. Em seguida veremos distintas respostas (e silncios) legais sobre isso. O modelo legal de sustentabilidade das rdios associativas na Frana , muitas vezes, citado como uma das melhores solues. Porm, inicialmente essas emissoras nem recebiam um apoio financeiro do Estado, nem eram autorizadas a transmitir publicidade. Mas depois da criao das rdios livres [o termo associativa aparece mais tarde], o poder poltico entendeu que essa liberdade no existiria sem meios financeiros (GAMBIER, 2012). Por isso, em 1986 foram introduzidas duas alteraes na lei francesa sobre a liberdade de comunicao. A primeira legaliza a transmisso de publicidade sob um modo especfico que permite as rdios associativas de serem financiadas at um total de 20% do seu oramento23. A segunda alterao criou um sistema de ajuda pblica, chamado hoje em dia Fundo de Apoio Expresso Radiofnica (FSER)24. Por razes polticas, quase todas as rdios associativas tem acesso a esse fundo, que consiste numa ajuda de instalao, de renovao do material a cada cinco anos e de auxlio para o funcionamento, atualmente no valor de 40.000 Euros anuais, alm de uma ajuda seletiva varivel entre zero e 25.000 Euros para cada emissora (GAMBIER, 2012). Vale a pena nos perguntarmos de onde vem esse dinheiro: ele vem da mdia privada, cuja parte dos impostos dedicada a manter o FSER25. Em vez de definir uma sustentabilidade para as rdios comunitrias, na Espanha a lei mais
23

Ver: http://fr.wikipedia.org/wiki/Radio_associative. Para saber mais sobre a assim chamada Lei Lotard ver: http://www.legifrance.gouv.fr/affichTexte.do?cidTexte=LEGITEXT000006068930&dateTexte=20101228. 24 Ver: http://www.ddm.gouv.fr/rubrique.php3?id_rubrique=40. Outro artigo que explica bem o sistema de apoio financeiro na Franca : BOUTTERIN, 2011. 25 O volume total atual de 29.000.000 Euros no vem somente do fundo. As federaes regionais que so membros da CNRA tm negociado com as regies principais da Frana alguns programas financeiros complementrios (GAMBIER, 2012). Dessa forma, as rdios associativas francesas tm um oramento de cerca de 100 at 120.000 Euros. Sbastian Ngre explica a distribuio dos recursos do fundo: As rdios tm que entregar todo ano um relatrio, no qual elas explicam por que merecem ser financiadas. As solicitaes que entram primeiro so tramitadas prioritariamente. Estimando o dinheiro que vem do fundo, cada rdio recebe anualmente 40.000 Euros. Mas podem receber mais, graas a um sistema especifico de bnus. Dessa forma podem quase dobrar o seu oramento, explica Sbastian Ngre. Podem receber pontos, por exemplo, cooperando com associaes locais, projetos com mulheres ou para um alto grau de produes prprias.

11

explcita sobre os limites impostos a essas emissoras, um oramento mximo de 50.000 Euros anuais. Ao mesmo tempo, probe a transmisso de publicidade, pedem prestaes de conta frequentes sobre os gastos de cada emissora e declaram possvel receber um apoio pblico, mesmo que no seja obrigatrio. Alm da publicidade a lei probe tambm qualquer tipo de patrocnio porque isso, explica Miriam Meda, entendido na lei como comunicao audiovisual comercial. Na Irlanda, a lei da radiodifuso comunitria explica claramente a abordagem desde a sustentabilidade at a sua origem: Tanto a carta de AMARC quanto o relatrio do Frum Um modelo de Rdio Comunitria para Irlanda diz que uma rdio comunitria deveria ser sustentada por diversas fontes. Para garantir que seja aplicado esse princpio na prtica, a Comisso da Radiodifuso Irlandesa (BCI) exige por lei que no mais de 50% dos ingressos de uma estao comunitria deveria vir de uma s fonte. Alm disso, existem mais algumas restries sobre a transmisso de publicidade e patrocnios, como, por exemplo, um tempo mximo de 6 minutos por hora 26 . Se, por um lado, como reconhece a prpria BCI, o interesse de patrocinadores e propagandistas nas emissoras no suficientemente grande para garantir ingressos constantes, por outro, a emissora no fica comprometida a nenhum financiamento nico. Somente na lei h a meno de se fazer um esforo para aumentar os recursos disponveis para radiodifusores comunitrios, mas esse oramento fica dependente da sua prpria situao de financiamento. Por ltimo, h medidas com relao sustentabilidade tambm nas leis da Alemanha. Mas, como demonstra o artigo citado na tabela, a lei da Baviera define como regra a sustentabilidade com recursos obtidos de forma autnoma e somente garante um tratamento preferencial para rdios emergentes e sem fins lucrativos. Isso se traduz nas seguintes prticas, segundo Syl Glawion: com o oramento anual de 800.000 Euros somente so apoiados canais de formao sob a direo da agncia estatal de meios da Baviera, as rdios comunitrias no recebem nada. A lei no proibe transmitir publicidade, mas o prprio entendimento de duas estaes transmitindo na Baviera exclui esse tipo de financiamento. por isso que a Radio Z se mantm, sobretudo, atravs de projetos e parcerias temticas a fim de criar recursos. Uma fonte mais recente de apoio por recursos pblicos foi definida numa subveno das transmisses digitais (com o padro DAB+) por 80%, o que contribui tambm pelas transmisses um apoio na banda FM. A situao quase oposta na Saxnia-Anhalt, onde, por lei, as rdios comunitrias esto proibidas de realizar qualquer tipo de publicidade e, em vez disso, garantido um financiamento constante por uma parte das taxas radiofnicas27. Segundo Mark Westhusen, a agncia estatal de meios da Saxnia-Anhalt recebe um total de 2% destes ingressos, do qual mais ou menos a metade
26

Outras restries importantes esto ligadas ao carter da publicidade que deve se referir a: oportunidades de trabalho dentro de uma regio especifica, eventos que ocorrem em reas especificas, negcios numa rea especifica ou servios prestados numa rea especifica (ver: Policy on Community Broadcasting). 27 Na Alemanha cada lar paga uma taxa radiofnica com a qual financiada a rdio pblica e, em alguns estados federais, tambm a radiodifuso comunitria.

12

distribuda para a mdia cidad. Ele fala tambm de cortes que as rdios ocasionalmente sofrem, deixando as estaes em uma situao de constante instabilidade. Para alm dessas limitaes organizamos muitos eventos e festas, justamente para sair do nicho onde querem deixar as rdios comunitrias, explica ele. A anlise destes distintos modelos de sustentabilidade financeira deixa claro o quanto seu papel fundamental. No somente influencia na rdio comunitria, mas define fortemente a sua realizao no cotidiano. Influi muito tambm a dimenso quantitativa desse segmento, como demonstra uma ltima olhada no caso francs: as 600 estaes comunitrias francesas no so fruto somente de uma militncia ativa ou de uma facilidade maior para serem legalizadas: alm dos 12.000 voluntrios, h tambm por 3.000 integrantes assalariados que do suporte fixo emissora28. 5. Consideraes finais leis de radiodifuso comunitria na Europa e Amrica do Sul Para finalizar, vamos tecer algumas comparaes entre os resultados obtidos na presente pesquisa das leis que regem a radiodifuso comunitria na Frana, Espanha, Irlanda e Alemanha (nos estados federativos de Saxnia-Anhalt e Baviera) com a anlise que fizemos anteriormente em todos os pases sul-americanos, a saber, Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Colmbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela (MALERBA, 2012). Primeiramente, um aspecto que se destaca o dado de que, dentre 39 pases europeus analisados, somente 17 reconhecem plenamente na letra da lei as rdios comunitrias. Apesar de boa parte contar com regulaes restritivas, todos os dez pases sul-americanos reconhecem legalmente as comunitrias. Inclusive, diversos pases da regio passaram por uma reviso do marco legal da comunicao, como o caso do Uruguai (2007), Argentina (2009), Bolvia (2011) e tambm podemos citar o Equador, que aguarda deciso legislativa de uma proposta j concluda. Porm, uma discusso recente no garante automaticamente avanos para a radiodifuso comunitria, como explicitamos mais acima, no caso da Espanha, sem contar sequer com uma emissora outorgada depois de mais de dois anos da lei promulgada. Caso parecido relatamos na pesquisa anterior, o do Peru, onde somente em 2009, cinco anos aps a aprovao da lei, foi acontecer a primeira outorga de rdio comunitria no pas, simplesmente porque o governo no realizara uma planificao do espectro eletromagntico. So exemplos de como, alm da lei, aspectos administrativos e burocrticos podem ser obstculos. Partindo para os cinco aspectos ressaltados, em se tratando da definio legal da radiodifuso comunitria nas cinco leis europeias analisadas, destacamos a importncia da questo da demarcao de um setor prprio. Essa necessidade fica clara quando, no caso da Baviera, o fato de a lei somente reconhecer rdios pblicas e privadas leva, na prtica, a uma desleal competio
28

Ver GAMBIER, 2012.

13

dos meios comunitrios com os comerciais. Em exemplos contrrios, positivos, no caso sulamericano, o reconhecimento explcito do setor comunitrio em pases como Argentina, Uruguai e Bolvia cria um ambiente propcio para o desenvolvimento das emissoras. Outro aspecto importante quanto definio legal e que j foi ressaltado na pesquisa anterior se refere ao entendimento de comunidade nos marcos legais. Como foi dito, justamente as leis que aceitam uma maior amplitude do conceito de comunidade so aquelas que menos impem restries aos meios comunitrios. No caso europeu temos a Irlanda onde a lei no prioriza a questo geogrfica, ao entender comunidade como uma sensao de fazer parte, de apoio mtuo, de interesses e experincias compartilhadas (GAYNOR et al, 2010), mencionando inclusive comunidades locais e comunidades de interesses; j no caso sul-americano, temos os exemplos da Argentina, Equador e Uruguai que no restringem comunidade a questo territorial e que, coincidentemente, tm boas leis para as comunitrias. Em contraposio, pases como a Venezuela e Brasil atrelam a definio de comunidade questo territorial, o que abre as portas para demais restries como de potncia e alcance de transmisso. Quanto questo do acesso ao espectro eletromagntico vale destacar a reserva de frequncias adequadas para diferentes tipos de meios. Isso aconteceu na Amrica do Sul em pases como o Uruguai, Argentina e Bolvia, que asseguraram ao menos um tero do espectro eletromagntico para o setor comunitrio. Porm, a partir da pesquisa com as leis europeias, a falta de reserva de espectro no necessariamente impede um acesso democrtico ao dial. So os casos da Irlanda e da Frana que, mesmo sem uma reserva equitativa do espectro, se pautam por princpios de igualdade e pluralidade na hora de distribuir as frequncias. De qualquer forma, como bem ressalta Miram Meda, da Unio de Rdios Livres e Comunitrias de Madrid (URCM) quanto ao caso espanhol, o estabelecimento de uma reserva do espectro traz uma segurana jurdica superior em comparao abstrata busca de uma garantia da pluralidade. Ainda sobre o acesso ao espectro eletromagntico, um exemplo europeu negativo o do estado federativo alemo da Baviera que, ao atrelar diversidade com condio econmica em meio competio comercial x comunitrio, acaba por dificultar a pluralidade dos meios. J no caso sul-americano, a desigualdade no acesso ao espectro fica expressa em pases como Brasil, Venezuela (ambos estabelecendo uma rdio comunitria por localidade) e Chile (cuja repartio, no melhor dos casos, garante somente 5% do dial s rdios comunitrias). Quanto potncia de transmisso, as leis europeias analisadas chamam positivamente a ateno por no definirem previamente um limite (exceto no caso espanhol, sem ainda regulamentao sobre o tema). Isso interessante, pois implica uma anlise caso a caso, que leva em conta as particularidades geogrficas, populacionais e, o que mais importante, os auspcios socioculturais do meio comunitrio em questo. Se compararmos o melhor caso europeu analisado 14

(Frana, com at 3.000 watts) com o pior caso sul-americano (Brasil, com limite de 25 watts), temos uma diferena de at 120 vezes maior. Em escala ascendente, no caso sul-americano, as piores limitaes se encontram no Brasil (25 w) e Chile (25 w, mas com excees que podem chegar a 30 e 40 w); passando por Paraguai (de 10 a 300 w), Peru (100, 250 at 500 w), Colmbia (podendo chegar a at 900 w); at casos como a Venezuela, Equador, Argentina e Uruguai, que colocam a potncia das comunitrias em p de igualdade com as comerciais. A lei argentina chega a deixar expresso que, no que se refere radiodifuso comunitria, em nenhum caso se entender como um servio de cobertura geogrfica restrita. (LSCA 26522/09, art. 4). Sobre o prazo de outorga h trs pontos no caso europeu que merecem destaque. Antes, somente a ttulo de comparao, cabe colocarmos todos os prazos em todos os pases analisados: no caso sul-americano vo de 5 (Paraguai), passando por 10 (Argentina, Brasil, Chile, Colmbia, Equador, Peru e Uruguai) e 15 (Bolvia), chegando a 25 anos (Venezuela); j nos pases europeus analisados, temos: 3 anos (estado federativo alemo da Saxnia-Anhalt), 5 (Frana e Irlanda, esta ltima com variaes at 10 anos), 8 (estado federativo alemo da Baviera) at 15 anos (Espanha); cada qual com suas especificidades quanto a renovao das outorgas. Sobre o cenrio europeu analisado, um caso interessante a ser ressaltado a Frana que, a cada 15 anos, promove uma nova chamada para concesses. Isso, alm de permitir uma interessante possibilidade de renovao dos atores envolvidos na radiodifuso, pode levar a uma saudvel disputa pela qualidade e cumprimento das finalidades educativo-culturais das emissoras envolvidas. Um segundo destaque fica para a Irlanda e o estado federativo alemo da Saxnia-Anhalt, que permitem uma concesso temporria de radiodifuso, uma possibilidade indita no caso sul-americano29. Por fim, um ltimo destaque, porm negativo, fica tambm para o estado federativo alemo da Saxnia-Anhalt que, ao impor renovaes a cada dois anos depois dos primeiros trs anos de concedida a outorga, acaba por criar um entrave burocrtico que dificulta o trabalho das comunitrias. Por fim, quanto a importante questo da sustentabilidade econmica das emissoras comunitrias os casos europeus trazem exemplos positivos para alimentar futuras discusses de alteraes legais no setor da radiodifuso comunitria. Para relembrar o caso sul-americano, na regio, pases como Brasil e Chile probem publicidade comercial, permitindo somente apoio cultural (Brasil) e meno comercial (Chile), tipos de patrocnio que impedem qualquer informao sobre produtos, preos, condies de pagamento, ofertas, vantagens e servios, acarretando dificuldades de sustentabilidade para suas rdios comunitrias. Nesses pases e tambm na Venezuela h tambm a limitao da publicidade, patrocnio ou apoio econmico aos estabelecimentos localizados na zona de cobertura da rdio. No caso brasileiro, um arrefecimento
29

Caso a legislao brasileira previsse essa possibilidade, incidentes como a tentativa de fechamento da Rdio Cpula, durante a Cpula dos Povos, no Rio de Janeiro, em junho de 2012, seriam evitados. Para saber mais sobre o fechamento acesse http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8897.

15

recente quanto ao cumprimento estrito da lei tem levado s emissoras j carentes de recursos a pagar multas pelo uso indevido do apoio cultural. Em 2012, das 741 sanes estabelecidas pelo Ministrio das Comunicaes, 377 (ou 50,8% dos casos) tiveram como alvo as comunitrias e um dos principais motivos para a aplicao das multas foi justamente a veiculao de publicidade comercial (MARINONI, 2013). Todos os demais pases sul-americanos permitem diferentes formas de financiamento, inclusive publicidade comercial, todos estabelecendo limites mximos de propaganda por hora de programao, como tambm acontece com os meios comerciais. Algo parecido acontece na Irlanda, que permite mltiplas formas de financiamento. O pas coloca mximo de tempo por hora para a publicidade e, para evitar o vnculo nico, estabelece o limite de que no mais de 50% dos recursos venham de uma s fonte de receitas. Outro exemplo positivo a criao de fundos de fomento radiodifuso comunitria, como acontece no exitoso exemplo francs: l, alm de tambm haver limite de recursos provindos da publicidade (20%), h o Fundo de Apoio Expresso Radiofnica (FSER), um sistema de ajuda pblica que garante um mnimo anual para instalao, renovao do material (a cada cinco anos) e auxlio para o seu funcionamento. Vale ressaltar que o recurso provm de taxas advindas das emissoras comerciais. O apoio efetivo chega a garantir que cerca de 20% dos comunicadores populares franceses sejam assalariados, algo bem diferente de casos como o brasileiro, onde, a carncia de recursos, faz com que praticamente toda a equipe da rdio comunitria seja voluntria, gerando instabilidade no pessoal e dificuldades financeiras pessoais. Entendemos que cada legislao tem que dar conta das realidades sociais, conjunturas polticas e aspectos culturais especficos de seu pas. Sem dvida, no h possibilidade de sucesso em transplantar casos exitosos sem os devidos ajustes. Porm, nosso intuito aqui ressaltar exemplos positivos e negativos de forma a alimentar os processos nacionais de criao, renovao e/ou adequao das polticas pblicas de comunicao no setor da radiodifuso comunitria. A busca por legislaes democrticas segue caminhos prprios em cada lugar, mas o fim deve ser sempre o mesmo: a pluralidade e a diversidade de vozes e ideias de modo a garantir a democratizao profunda das sociedades como caminho nico para a plena justia social.

Referncias bibliogrficas
BOUTTERIN, Emmanuell. 2011. La radiodiffusion communautaire et la puissance publique: Le dispositif en France : un modle imp rtabl ?. Audio na Cmara de deputados do parlamento federal do Mexico, 6 de abril de 2011. GAMBIER, J. Paul. 2012. L s ra s ass c at v s Fra c . 30 a s v lgal (texto inedito).

GARCA, J./REGUERO, N/SEZ , Ch.. 2012. R s y t l v siones del tercer sector de la c u cac la h st r a la l g slac spa la: u pr c s r v rs bl ? http://www.aeic2012tarragona.org/comunicacions_cd/ok/398.pdf.

16

GAYNOR, Niamh/O'BRIAN, Anne. 2010. Drivers of Change? Community Radios in Ireland. LOESER, Henry G.. 2010. Community Radio for the Czech Republic Who Cares? Disponvel em http://www.rtve.es/noticias/20110216/hungria-modifica-ley-mordaza-tras-las-presiones/408076.shtml KOLLEKTIV A/traverso. 1977. Alice ist der Teufel. Praxis einer subversive Kommunikation Radio Alice (Bologna). Berlin: Merve. PERUZZO, Cicilia Maria Khroling. 2006. Comunicao nos movimentos populares: a participao na construo da cidadania. Petrpolis: Vozes. KUPFER, Thomas/THIERMANN, Sven (eds.). 2004. Von der Kr zur Pflicht. Perspektiven Nichtkommerziellen Lokalen Rundfunks. Berlin: Vistas. des

MALERBA, Joo Paulo. 2012. Rdios comunitrias: panorama da situao legal na Amrica Sul. Disponvel em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed712_panorama_da_situacao_legal_na_america_su l. MARINONI, B. Observatrio do direito comunicao. Ministrio das Comunicaes aplica 741 sanes a emissoras em 2012, 29 de janeiro de 2013. Disponvel em http://www.direitoacomunicacao.org.br/content.php?option=com_content&task=view&id=9596. Acesso em 13.2.2013. MEDA GONZALES, Miriam. 2010. La Ley UTECA y el Tercer Sector de la u cac : c parat va t r ac al las allas la l g slac spa la au v sual y respuesta de la sociedad civil. Valladolid: Uva. RADIO Z (eds.).2010. Medienvielfalt ernst gemeint? Strukturfrderung fr die Community. Disponvel em: Media in Bayern. http://medienvielfalt-bayern.de/downloads/cm-bayern.pdf. ROSSI, D.: Acceso y participacin en el nuevo siglo. Limitaciones de la poltica, condicionamientos de los conglomerados.CECSO, UBA, maro 2006. Entrevistas Todas as entrevistas foram realizadas entre maio e outubro de 2012. Syl Glawion, Associao Federal de Rdios Livres (BFR), Forum Europeu de Meios Comunitrios (CMFE), Rdio Z, Nrnberg, Alemanha. Miram Meda, Unio de Rdios Livres e Comunitrias de Madrid (URCM), Rede de Meios Comunitrios (ReMC), Forum Europeu de Meios Comunitrios (CMFE), Radio Ritmo Getafe, Madrid, Espanha. Soledad Sally Galiana, Forum das Rdios Comunitrias de Irlanda (CRAOL), Ass ociao Mundial de Rdios Comunitrias (AMARC Europa) Near 90.3FM, Dublin, Irlanda. J.P. Gambier, Confederao Nacional das Rdios Associativas (CNRA), Associao Mundial de Rdios Comunitrias (AMARC Europa), Rdio Clapas, Montpellier, France. Sbastian Ngre, Confederao Nacional das Rdios Associativas (CNRA), Rdio Divergence FM, Montpellier, France. Mark Westhusen, Associao Federal de Rdios Livres (BFR), Forum Europeu de Meios Comunitrios (CMFE), Radio Corax, Halle, Alemanha.

17

You might also like