You are on page 1of 50

/1

MANUAL DE PROJECTO: ARQUITECTURA paisagisTA

MP a p

Programa de Modernizao das Escolas do Ensino Secundrio

/1

NDICE

1. CONSIDERAES GERAIS | 3 2. CARACTERSTICAS E CONDICIONANTES DA PAISAGEM | 5 2.1. Clima 2.2. Terreno / Solos 2.3. Vegetao 2.4. Condicionantes Naturais e Culturais 2.5. Condicionantes Legais 2.6. Sntese 3. CARACTERSTICAS DOS ESPAOS ESCOLARES | 10 3.1. Seguros e Acessveis 3.2. Atractivos 3.3. Flexveis 3.4. Duradouros e Sustentveis 4. FUNES E MODELOS | 13 4.1. Organizao Articulao Circulao 4.2. Multiusos / Polivalncias 4.3. Correspondncias: Interior / Exterior 4.4. Funes Sociais 5. RECOMENDAES GERAIS | 17 5.1. gua 5.2. Solo 5.3. Modelao 5.4. Drenagem 5.5. Pavimentos 5.6. Escadas 5.7. Mobilirio 5.8. Equipamentos 5.9. Vegetao 5.10. Infra-estruturas 5.11. Iluminao 6. PROCEDIMENTOS | 25 6.1. Projecto Base 6.2. Estudo Prvio 6.2.1. Elementos do Estudo Prvio 6.3. Projecto De Execuo 6.3.1. Elementos do Projecto de Execuo 6.3.1.1. Peas Escritas 6.3.1.2. Peas Desenhadas

/2

NDICE
7. BIBLIOGRAFIA ESPECIFICA | 29 ANEXOS | 31 Anexo I Legislao mais importante mas no exclusiva. Anexo II Espcies arbreas mais representativas. Anexo III Lista das Plantas Aromticas mais comuns. Anexo IV Lista das Plantas Hortcolas mais comuns. Anexo V Lista das Plantas Medicinais mais comuns. Anexo VI Lista de algumas Plantas que atraem pssaros. Anexo VII Lista de algumas Plantas que atraem abelhas (melferas). Anexo VIII Lista das Plantas com partes txicas, embora vulgares no campo e em jardins pblicos. Anexo IX - Lista das Plantas Txicas no utilizveis em espao escolar.

/3

1.
CoNSIDERAES geRAIS

CoNSIDERAES GERAIS / 4

Os recintos exteriores das escolas so locais privilegiados para o convvio entre alunos. a que se estabelecem e se reforam as amizades que, regra geral, se prolongam vida fora. Parece pois natural que se dediquem a estes espaos livres e de descontraco obviamente complementares dos espaos lectivos, onde se privilegia a concentrao os cuidados correspondentes sua importncia no desenvolvimento integral dos alunos e das suas relaes sociais. J hoje, estes espaos deixaram de ser vistos como o que resta da construo dos edifcios da escola. Tal como nas regras correctas do Urbanismo, onde o espao livre deve ser projectado e executado como estrutura urbanstica fundamental, tambm o espao livre de uma escola deve ser considerado como um local privilegiado de convvio social e de aprendizagem, criando um ambiente propcio aos deveres sociais da escola e promovendo a cidadania dos seus alunos. A escola ser ento um viveiro do respeito entre diferentes (diversos tipos de pensamento, de estatuto, de idades e de classe social) e do apreo pelos outros. Todos diferentes, com direitos e deveres iguais. Principais objectivos a considerar no desenho do espao exterior: 1. Integrar os edifcios/construes/espaos exteriores tornar a escola como uma unidade; 2. Equilibrar concepo, gesto e utilizao com os aspectos estticos, funcionais e oramentais; 3. Incorporar vrias actividades no espao exterior convvio, desporto, lazer, aprendizagem consoante as idades, as necessidades, os interesses e as motivaes dos seus utilizadores privilegiados: os alunos; 4. Garantir um espao exterior sustentvel; 5. Assegurar o bem-estar e a segurana; 6. Oferecer um ambiente diversificado, estimulante e criativo que responsabilize a comunidade; 7. Adequar s necessidades sociais e educacionais da comunidade escolar; 8. Permitir flexibilidade para futuras alteraes e mudanas.

/5

2.
CaRACTERSTICAS & CONDICIONANTES DA PAISAGEM

CARAC. E COND. DA PAISAGEM / 6

Conhecer a paisagem, os elementos e estruturas naturais que dela fazem parte, assim como as suas condicionantes, essencial para a elaborao de um projecto de espao exterior. S assim poder ser garantido um equilbrio entre o existente e o proposto.

2.1. cLIMA
Analisar e definir a regio climtica em que a escola se situa (caracterizar os agentes mais importantes: a temperatura, a humidade, a precipitao e o vento) Conhecer os condicionantes do conforto exterior (localizao na paisagem orientao de encostas, topografia, brisas e ventos; densidade de construo; vegetao existente; etc.) Caracterizar o conforto exterior (conforto-climtico) de forma a desenvolver o projecto com coerncia, considerando os diferentes microclimas das parcelas do exterior da escola, consoante a sua orientao, exposio e ventos. A noo de conforto no exterior por isso indispensvel na anlise do espao exterior. Os grficos do tipo Olgyay, so instrumentos muito interessantes para o efeito que se pretende, ou seja, saber as caractersticas locais para o projecto ir ao encontro dos objectivos gerais de conforto.

2.2. TerreNOS / SOLOS


objecto de anlise a fisiografia do terreno onde a escola se insere relevo (linhas de drenagem e linhas de cumeada), declives, bacias hidrogrficas, exposio e radiao solar;

CARAC. E COND. DA PAISAGEM / 7

Natureza geolgica, pedolgica, classe e tipo de solo; guas e humidade no terreno.

2.3. VEGETAO
A anlise do coberto vegetal existente e potencial aspecto fundamental a ter em conta num projecto de espaos exteriores. Todo o sistema ambiental se conjuga naturalmente para apontar ao projectista as comunidades vegetais mais adequadas e resistentes aos extremos do prprio clima. A observao atenta e inteligente dos tipos de vegetao regional e local, compreendendo no s as espcies existentes autctones mas tambm as introduzidas que deram provas de uma boa adaptao na paisagem, so indicaes a fundamentar o projecto; Compreende o levantamento dos exemplares e das espcies que devem permanecer e fazer parte do projecto.

2.4. coNDICIONANTes NATURAIS e CULTURAIS


Ventos e Brisas A orientao dos espaos deve ter em considerao a exposio a ventos nefastos e permitir circulao de brisas;

edifcios

Fig.2: Circulao de brisas e proteco de ventos nefastos

Rudo Principalmente em zonas urbanas podero existir reas ruidosas que podero condicionar o bom funcionamento do ensino. Neste caso dever-se- criar no espao exterior barreiras acsticas artificiais (muros, taludes, etc.), integradas paisagisticamente ou naturais (macios arbreos e arbustivos). De resto, para certos espaos exteriores da escola que permitem algum rudo, como so as zonas de recreio e de campos de jogos, deve intervir-se de modo a que o rudo no interfira com o silncio exigido nas salas de aula.

CARAC. E COND. DA PAISAGEM / 8

integrao paisagstica no interior

barreira acstica artificial

edifcios

barreira acstica artificial

Fig.3 Criao de barreiras acsticas para proteco do rudo exterior escola.

Pr-existncias Salvaguardar (identificar, classificar, proteger, conservar, manter e restaurar) os elementos naturais culturais existentes. Estes elementos naturais ou construdos (espcies vegetais notveis e elementos culturais rsticos como por exemplo: poos, noras, muros, etc.) representam a cultura e identidade da paisagem local, devendo ser considerados como elementos de referncia e de destaque na fase criativa do projecto; Vistas A visibilidade do exterior para o interior e deste para fora, quando interesse, sero questes a ter em conta, desde que se mantenha a necessria segurana e integrao no meio urbano/rural;

ocultao vistas interior

edifcios

abertura - vistas exterior / interior

Fig.4 Abertura de vistas no espao exterior da escola.

CARAC. E COND. DA PAISAGEM / 9

2.5. coNDICIONANTes LEGAIS


Ver legislao Lei de Bases do Ambiente, Lei n 11/87 de 7 de Abril Lei dos Monumentos Nacionais e Imveis de Interesse Pblico Ver outra legislao no Anexo I (Legislao mais importante mas no exclusiva. Atender s actualizaes)

2.6. SNTESE
Aps a anlise geral da paisagem e a considerao das condicionantes naturais, culturais e legais, dever ser elaborada uma sntese clara e objectiva na qual se apresentam os conceitos fundamentais e orientadores a reter com vista elaborao do projecto.

/ 10

3.
CaRACTERSTICAS dos espaos escolares *

especialmente os tpicos constantes * Seguiram-se do Manual de Projecto de Arquitectura da PE

CARAC. dos espaos escolares / 11

3.1. seguros e acessveis


As actividades e funes realizadas no uso normal dos espaos exteriores devero contribuir para a segurana e proteco de toda a comunidade escolar, relativamente aos perigos e riscos vrios a que qualquer espao est exposto (quedas acidentais, riscos de incndio, intrusos, agresses e vandalismo); Devero ser tambm inclusivos e acessveis a pessoas com deficincia. Ver Manual de Projecto para a Acessibilidade nas Escolas, edio Parque Escolar E.P.E. e LPDM-CRS,CPD, e consultar o Decreto-Lei n 163/2006, de 8 de Agosto.

3.2. aTRACTIVOS
Os espaos exteriores devero ser atractivos, agradveis e cuidados, proporcionando o bem-estar, o conforto necessrio, o convvio e a descontraco (em contraponto com a sala de aula, onde se pretende o silncio e a concentrao). Um espao exterior atractivo dever ser tambm estimulante, criativo e integrador, cativando os alunos e a restante comunidade educativa, levandoos partilha e correcta utilizao desse espao.

3.3. Flexveis
A definio e diferenciao dos diversos espaos de uso (lazer, recreio, desporto e reas livres ou de enquadramento) deve ser clara e simples, de modo a permitir a flexibilidade e/ou adaptao funcional, de acordo com o projecto educativo da escola, com as exigncias e necessidades curriculares e com as prticas pedaggicas adoptadas ou outras evolues que possam ocorrer com o tempo. Flexibilidade quanto ao uso formal e informal, e a possibilidade de prever zonas que permitam a utilizao por parte da comunidade local, em horrio ps-escolar, em actividades extra-curriculares (desporto, lazer, eventos culturais, etc.). Servios da escola a realizar em tempos rigorosamente diferentes dos usos pelos alunos (caso de refeitrios exigindo, acessos eventuais rodovirios em reas de domnio pedonal).

3.4. duradouros e SUSTENTVEIS


A economia e sustentabilidade das solues recomendam o uso especial de materiais vivos e inertes de qualidade, rsticos, resistentes e no que respeita vegetao conduz opo de espcies autctones ou prprias da paisagem.

CARAC. dos espaos escolares / 12

O projecto deve ter em considerao a questo da manuteno do espao e dos seus elementos constituintes. Estes devem ser de fcil manuteno e conservao, implicando especialmente baixos consumos de gua e mode-obra reduzida. A manuteno deve respeitar o projecto original, devendo ainda ser frequente de modo a impedir um estado de degradao irreversvel dos elementos.

/ 13

4.
FuNes & MODeLOS

fuNES E MODELOS / 14

4.1. ORGANIZAO ARTICULAO - CIRCULAO


A unidade do conjunto edifcio-espao exterior deve reforar-se pela integrao da circulao entre as partes que a compem. A definio e diferenciao dos diversos espaos de uso (lazer, recreio, desporto e reas livres ou de enquadramento) deve ser clara e simples. Sempre que possvel dever existir uma circulao pedonal perifrica, garantindo igualmente a circulao de veculos de emergncia, de acordo com a legislao em vigor (Decreto-lei 83/2007 de 22 de 0utubro - Legislao de Segurana contra Incndios) este percurso principal dever conter a vala tcnica das infra-estruturas.
entrada de emergncia

Circuito manuteno Circuito didctico

edifcios

Circuito de Lazer

entrada de viaturas parque de estacionamento entrada principal pedonal

Circuito de emergncia e servios

Fig.5 Circulaes no interior da escola.

4.2. MULTIUSOS/POLIVALNCIAS
A multiplicidade e a utilizao polivalente dos espaos so solues vantajosas e devem ser valorizadas, desde que no comprometam a unidade do conjunto. O projecto dever prever a multi-utilizao do espao e a abertura comunidade local.

fuNES E MODELOS / 15

4.3. CORRESPONDNCIAS: INTERIOR/EXTERIOR


O espao exterior pretende ser um prolongamento do espao interior, da sua actividade lectiva e prticas de aprendizagem (formal e informal). Por isso o projectista poder criar no exterior zonas que possibilitem esse prolongamento (recantos de sossego e para estudo no exterior adequadamente equipados, ocultao/valorizao de vistas, proteco de rudos) tendo sempre em conta as condies de segurana e o seu controlo. importante que cada um dos espaos exteriores anexos aos edifcios seja adequadamente tratado consoante as tipologias dos espaos lectivos e no lectivos contguos (salas de aula, laboratrios, oficinas, ginsio, refeitrio/ bar, salas de convvio, etc.), mantendo assim uma relao funcional/semelhante.

espao de enquadramento

espao desportivo

espao cultural (anfiteatro ao ar livre)

espao didctico (aulas ao ar livre, horta pedaggica, etc)

edifcios

espao DE ACOLHIMENTO e convvio (entrada)

espao DE Lazer refeies, descanso, etc) sombra/Sol

Fig.6 Os espaos exteriores devem ser um prolongamento dos espaos interiores.

4.4. FUNES SOCIAIS


no espao exterior que nos relacionamos e interagimos com os outros. Por isso, a organizao do projecto deve ter em considerao, bem fundamentada, a funo social a que se destina (convvio, descontraco, sossego, desporto, etc.). As caractersticas (tipo de vegetao, sol e sombra, etc.) de cada espao deverem responder s exigncias da sua funo.

fuNES E MODELOS / 16

espao cultural Anfiteatro meia sombra rea de enquadramento sol / sombra

zona multidesportiva sol

edifcios

recreio informal rea de descanso sombra

entrada meia sombra

Fig.7 As caractersticas dos espaos devem responder funo a que se destinam.

/ 17

5.
recoMeNDAES GERAIS

recoMENDAES GERAIS / 18

Para alm das boas prticas e tcnicas profissionais exigidas nos projectos de Arquitectura Paisagista, apontam-se algumas recomendaes:

5.1. GUA
A gua um recurso natural essencial e a sua utilizao equilibrada pode e deve constituir um desafio para cada escola - as solues previstas no projecto devem assim minimizar o seu consumo; Sempre que possvel devem ser previstas formas de reteno e armazenamento de guas pluviais; Sero de evitar zonas de guas paradas, que impliquem custos para a sade pblica; Dever-se- promover nas zonas verdes a infiltrao da gua no solo; O sistema de rega proposto dever ser eficiente, automtico (asperso, gota-a-gota, etc.), enterrado, gerido com programadores elctricos ou a pilhas; A rega dos espaos verdes deve fazer-se, sempre que possvel, preferencialmente, por guas de origem local (furos, poos, etc) e/ou atravs de guas recicladas;

5.2. SOLOS
Proceder decapagem e armazenamento da camada superficial do solo; Atender ao valor de matria orgnica existente no solo.

5.3. MODELAO
A modelao proposta dever ter em conta o relevo (e sistema de drenagem) dos terrenos contguos; Todas as reas modeladas devem garantir o escorrimento superficial das guas pluviais; Evitar a utilizao de grandes muros de suporte, privilegiando-se a ligao entre diferentes plataformas por taludes estabilizados (com vegetao), muros em gabies com enchimento de terra/pedra e plantados e pequenos muretes; Sempre que o desnvel justifique (superior a 0,80m) devem usar-se guardas/ muros de proteco.

recoMENDAES GERAIS / 19

5.4. drENAGEM
Prever sistemas de drenagem eficientes que eliminem o excesso de gua no solo e zonas pavimentadas. As reas pavimentadas sero drenadas por escorrimento superficial das guas pluviais garantindo uma inclinao mnima de 1,5%. Para as reas plantadas a drenagem ser por infiltrao. As reas plantadas em cobertura ou sobre laje apresentaro um esquema de drenagem prprio e adequado s especiais condies.

5.5. PAVIMENTOS
A pavimentao dos espaos, o seu traado e o seu enquadramento tem no projecto do espao exterior um papel de relevo as especificidades e usos do espao e diferentes funes devem reflectir-se na escolha dos pavimentos. A escolha dos materiais tendo em vista a economia e a sustentabilidade das solues conduziro a uma escolha adequada quanto ao uso a que se destinam; Caractersticas gerais a ter em considerao na escolha do pavimento:
Anti-derrapante Lavvel Durvel Confortvel, agradvel e regular Fcil manuteno Estvel Flexvel Seguro

No quadro seguinte apresentam-se alguns exemplos de reas que podem existir num espao exterior de uma escola e o tipo de pavimento mais adequado:
reasa apavimentar pavimentar reas reas desportivas (campos de jogos, pistas de atletismo, ) Campos multiusos tipo (sugesto) (sugesto)de de pavimento pavimento Tipo Pavimentos amortecedores em borracha reciclada - tipo KRAIBURG (in situ);

Pavimento contnuo (tipo Flexipiso)


Betuminoso Betuminoso colorido (tipo 'Neoasfalto') Saibro estabilizado com Activ.sol Pavimento contnuo (tipo Flexipiso) Calada variada com colagem prpria Betuminoso colorido (tipo Neoasfalto) Pavimento aglomerado com sistema PPA Terraway (permevel) Saibro estabilizado com Activ.sol Betuminoso Micro-betuminoso

Circuitos de manuteno

reas de lazer/ Zonas de recreio

Circuito de emergncia

recoMENDAES GERAIS / 20

5.6. escADAS
As escadas entre plataformas devero ser seguras, confortveis e sempre acompanhadas com uma rampa alternativa (ver Manual de Projecto para a Acessibilidade nas Escolas e consultar o Decreto-Lei n 163/2006, de 8 de Agosto); Para escadas confortveis em exteriores sugerem-se as dimenses de 0,40m de cobertor e 0,14m de espelho; Os degraus devem ser executados com materiais anti-derrapantes e apresentar uma ligeira pendente de modo a promover o escoamento superficial; A instalao de grelhas e sumidouros no incio e no fim das escadas pode tambm facilitar a drenagem, evitando a formao de poas.

5.7. MOBILiRIO
Todo o mobilirio a aplicar dever ser de qualidade, resistente agressividade do meio e ao vandalismo, de fcil manuteno ou reparao; Dever reforar a identidade da escola, proteger a sade e o bem-estar da comunidade escolar, assegurar a funcionalidade do uso. Mobilirio urbano mais comum:

tipo

CARACTERSTICAS
Confortveis; Ergonmicos; Em materiais com pouca inrcia trmica; Robustos e resistentes; De fcil substituio. Colocados em locais apropriados acompanhando bancos, em locais de consumo de bebidas e alimentos; Normalizados no tamanho, cor e forma; Colocados a uma altura de fcil utilizao; De fcil despejo e lavagem. Colocados em locais apropriados; Em materiais resistentes, com formas equilibradas, cores discretas; De identificao explicita quanto ao lixo a que se destina; De fcil despejo e lavagem.

Bancos e Mesas

Papeleiras

Caixotes de lixo, Contentores e Eco-pontos

recoMENDAES GERAIS / 21

tipo

tipo

CARACTERSTICAS
Regulados por mecanismos de fecho automtico; Fceis de manobrar; guas recolhidas em recipientes que no produzam salpicos; De fcil limpeza e que garantam a higiene. Resistentes. Normalizados; Amovveis no caso de permitir a circulao de emergncia; Distncia mnima de 1,20 (permitir acesso a cadeira de rodas). Duplos;

caractersticas

Bebedouros

Suportes para bicicletas

Elementos de separao (pilaretes)

Elementos de proteco (corrimos, guardas, etc.)

Colocados de ambos os lados de rampas e escadas; Colocados em desnveis superiores a 0,50m (guardas e outras proteces de desnveis). Robustos e resistentes; Eficazes; Harmoniosos.

Estruturas de ensombramento ( coberturas cheias ou ripados)

Mobilirio de carcter didctico ou elementos de expresso artstica, de natureza permanente ou temporrio, que reforcem a identidade da escola: Relgios de sol; Cata-ventos; Bombas elicas; Bebedouros e comedouros para pssaros; Esculturas; Murais; Objectos comemorativos; Fotografias; Etc. Sistemas de comunicao a integrar no espao exterior, estes devem ser eficazes, concebidos segundo princpios de simplicidade, clareza e legibilidade, tendo em considerao o contexto escola. Podem dividir-se nas seguintes categorias: De orientao (ex.: mapa da escola); De informao (ex.: relgios, termmetros); De direco De identificao (designam um edifcio, uma obra de arte, etc.)~

/ 22

Reguladores (ex.: sinais obrigatrios de perigo, normas de segurana e anncios legais, sinalizaes de sada, instrues para casos de emergncia, etc.) Ornamentais (bandeiras, placas, etc.) Devem ainda incluir elementos especiais para pessoas com capacidade visual diminuda.

5.8. EQUIPAMENTOS *
Bancadas, anfiteatros, campos de jogos e multiusos e/ou outras construes estruturantes (muros e gradeamentos envolventes, zonas cobertas, portaria, etc) Adequados a vrios desportos e para circuitos de manuteno (balizas, cestos, barreiras, guardas, etc)

5.9. VEGETAO
Arvores e Arbustos Devem ser utilizadas preferencialmente espcies autctones, prprias ou j correntes na regio; Dever-se- ainda ter em considerao o factor tempo que conduz a alteraes evidentes no material vivo. As alteraes de estrutura, porte, colorao, etc. obrigam o Arquitecto Paisagista a uma previso destas variveis, independentes da sua vontade; Caractersticas como o porte, a cor, a folhagem e a densidade de plantao das espcies propostas, devem ser consideradas e avaliadas quanto s suas implicaes estticas, de conforto e de segurana a composio de macios mistos, contribui para a diversificao de cores e aromas, acentuando os ciclos sazonais; Devem ser apresentados todos os exemplares que pelo seu interesse, porte, idade ou raridade o Arquitecto Paisagista pretenda preservar, sendo tambm da sua responsabilidade, a avaliao do estado fitossanitrio dos exemplares a preservar; Sempre que no terreno se considerem rvores a preservar, o seu abate ou transplante deve estar dependente de opinio fundamentada e escrita do Arquitecto Paisagista responsvel; Como forma de evoluo cultural, os projectistas dos espaos exteriores nas escolas do ensino secundrio, obrigam-se classificao in situ inclusive na fase de acompanhamento de obra dos exemplares que projectam, sejam rvores, arbustos ou herbceas vivazes ou em macios de revestimento. No preo dos exemplares a plantar, devero incluir o custo da etiquetagem.

* Estudos conjuntos com as diversas especialidades

recoMENDAES GERAIS / 23

As referidas etiquetas devero ser materializadas de acordo com os seguintes parmetros: 1. Inscrio Nome cientfico da planta (em itlico) Nome vulgar Origem 2. Material Inscrio gravada Fcil e clara leitura Durvel e resistente 3. Forma Preferencialmente rectangular / oval de forma a facilitar o ponto 1. 4. Fixao Firme, definitivo, permanente No solo com fixao adequada Na planta sem afectar o seu desenvolvimento Pode o projectista utilizar as espcies indicadas no Anexo VIII, desde que a sua localizao seja consertada com a escola e se indiquem as medidas e cuidados a ter; Devem definir-se claramente as zonas de sol, sombra e meia sombra; Em zonas pavimentadas, as caldeiras para a plantao de rvores tero as dimenses mnimas: 1,20m de lado ou dimetro e profundidade; A localizao das espcies arbreas e arbustivas deve ser compatibilizada com as infra-estruturas subterrneas, colunas de iluminao e elementos de mobilirio previstos; Herbceas de revestimento Cobrem, retm e sustentam o terreno, ornamentam e complementam as manchas de arbustos e rvores existentes; Podem ser utilizadas em floreiras de menor dimenso; Devem ser utilizadas preferencialmente espcies autctones, que se agrupam de acordo com as suas necessidades hdricas. Prados e Relvados Os prados ou relvados sero constitudos por espcies que se adaptem s condies do local (disponibilidade de gua, insolao, ensombramento, etc.), resistentes secura e ao pisoteio. Obviamente, os prados permitem a incorporao de uma maior diversidade de espcies, adquirindo assim imagens diferentes ao longo do ano. So mais resistentes e menos exigentes em manuteno; Hortas pedaggicas (tpicos) Localizao, desenho, acessos, guas e esgotos; Aptido/correco do solo, drenagem, rega;

recoMENDAES GERAIS / 24

Servios, recolha de materiais, sementes, plntulas; Espcies usuais. Vide Anexos II a IX.

5.10. INFRA-ESTRUTURAS
As infra-estruturas fundamentais deveriam sempre estar concentradas numa vala/galeria tcnica subterrnea, se possvel ao longo do caminho principal de emergncia, onde sem grandes constrangimentos facilitem a manuteno e substituio de cabos e canalizaes; Elementos e pontos de contacto destas infra-estruturas subterrneas com a superfcie (ex. grelhas, sarjetas) devem ser considerados como elementos de mobilirio urbano; A implantao das infra-estruturas (PT's, construes para resduos, Bombagem, etc) deve ser compatibilizada com a existncia ou plantao de rvores.

5.11. ILUMINAO / ENERGIA


A iluminao exterior deve ser disposta de modo a garantir uma distribuio de luz equilibrada mas que, neste domnio, pode no ser uniforme; As luminrias propostas devero ser estanques, esteticamente com caractersticas apropriadas e resistentes exposio ao tempo e a aces mecnicas intensas; Nos espaos exteriores deve previligiar-se a iluminao de fachada em edifcios, sendo de limitar o recurso a aparelhos de tipo "Bollar". O projecto dever considerar a promoo do uso de energias renovveis.

/ 25

6.
procediMeNTos

procediMENTOS / 26

6.1. pROJECTO BASE


A partir do planeamento e programao da Parque Escolar, o conjunto dos edifcios e dos espaos exteriores deve ser planeado em equipa. A equipa, sendo formada pelo Arquitecto, Arquitecto Paisagista e Engenheiros de vrias especialidades, principalmente Civil, Electrotcnica e Mecnica devem integrar-se logo no incio da concepo. O objectivo ser promover no projecto uma Unidade o mais perfeita possvel, para cada escola que se projecta e constri, tanto no espao edificado como no espao livre. Seguindo o programa definido pela Parque Escolar dever o projectista apresentar no Programa Base uma breve caracterizao da paisagem, sua anlise nos termos j referidos e a sntese final que fundamentar a proposta. Devero ser realizados os estudos/desenhos/planos necessrios que ilustrem de forma clara e sucinta o conceito e solues alternativas para o espao exterior, justifiquem as opes adoptadas e identifiquem, quando for o caso, as reas onde se proceder a demolies ou abate de espcies de rvores e arbustos.

6.2. esTUDO pRVIO


Aprovado o Programa Base, ser desenvolvido o Estudo Prvio, j com a proposta do projecto do espao exterior claramente definida. O Estudo Prvio constitudo pelos elementos escritos e desenhados, devidamente rubricados e numerados. 6.2.1.ELEMENTOS DO ESTUDO PRVIO PEAS ESCRITAS Memria descritiva Estimativa Oramental PEAS desenhadas Plano Geral Cortes esquemticos

6.3. pROJeCTO DE eXeCUo


O Projecto de Execuo a concretizao do Estudo Prvio, anteriormente apresentado e aprovado. Como tal dever seguir os Conceitos e o Programa estabelecido, tendo em conta todas as especialidades envolvidas. constitudo por elementos escritos e desenhados, necessrios boa execuo da obra, e tal como no estudo anterior, devem ser devidamente numerados e rubricados.

procediMENTOS / 27

6.3.1.ELEMENTOS DO projecto de execuo 6.3.1.1.PEAS ESCRITAS Memria descritiva Caderno de encargos Indica as condies tcnicas gerais; a natureza e qualidade dos materiais e o modo de execuo dos trabalhos. Mapa de quantidades Indica a quantidade de cada trabalho (em funo da unidade de medida adoptada); Oramento Indica o preo unitrio de cada trabalho (em funo da unidade de medida adoptada), o preo total e o preo global da obra, correspondente ao somatrio dos preos totais parciais. Plano de Manuteno e Conservao Indica as condies tcnicas de manuteno e conservao dos espaos verdes e respectivos cronogramas das principais operaes. Ficha tcnica Indica todos os especialistas que contriburam e respondem pelo projecto. 6.3.1.2. PEAS DESENHADAS Plano Geral Desenho que apresenta os aspectos essenciais do projecto (curvas de nvel e pontos cotados, existncias a eliminar ou a manter; identificao de caminhos, pavimentos, obras de arte, equipamentos diversos e plantaes rvores, arbustos e revestimento), em escala apropriada, de forma a permitir uma fcil e clara leitura da soluo proposta. neste desenho que se destacam elementos conceptuais e didcticos relevantes dos espaos exteriores, como por exemplo: Campos desportivos e multiusos; Circuitos de manuteno; Anfiteatros; Zonas de convvio; trios; Lagos e/ou jogos de gua; - Casas de apoio manuteno. Ex.: casa de lixos e de deposito de materiais; Culturas em terrao e coberturas verdes; Sistemas de produo de energias renovveis; Estufas e estufins; Hortas pedaggicas; etc. Este plano deve ser acompanhado com cortes esquemticos e outras imagens (como por exemplo: 3D, fotomontagens, ilustraes) que auxiliam a visualizao do espao exterior proposto.

procediMENTOS / 28

Plano de Modelao Desenho que apresenta as alteraes topogrficas ao terreno actual da rea do projecto. Dever ser desenhado sobre o levantamento topogrfico com a indicao de: curvas de nvel existentes e propostas; cotas de soleira; perfis topogrficos com indicao do perfil do terreno existente e proposto. Plano de Implantao Desenho que apresenta a altimetria e planimetria do espao exterior projectado. Plano de Drenagem Desenho que esquematicamente indica a drenagem superficial de toda rea, ligando estas linhas a pontos de recolha de guas residuais. Plano de Pavimentos Desenho que apresenta as reas e diversos tipos de pavimento propostos. Plano de Mobilirio Desenho que indica a localizao do mobilirio. Plano de Abate de rvores e Arbustos Desenho que apresenta as espcies de rvores e arbustos eventualmente a abater. Plano de Plantao de rvores e Arbustos Desenho que apresenta as reas plantadas indicando as espcies e quantidades de rvores e arbustos propostos. Plano de Revestimentos Desenho que apresenta as reas plantadas e/ou semeadas com indicao das densidades e espcies de sub-arbustivas, de herbceas e prados/relvados propostas. Plano de Rega Desenho que apresenta a soluo para a rega do espao exterior. Localizao e Tipo de Iluminao Preconizada Desenho que indica a localizao dos pontos e tipo de iluminao proposta de acordo com o plano da especialidade. Pormenores de Construo Plano que apresenta os pormenores de construo escala conveniente. Caldeiras de rvores Pavimentos Muros e muretes; Escadas; Mobilirio; Impermeabilizaes; Etc.

/ 29

7.
bibliograf ia especf ica

BIBLIOGRAFIA / 30

Cabral, Francisco Caldeira e Gonalo Ribeiro Telles. A RVORE EM PORTUGAL. Lisboa: Assrio & Alvim, 1999 Moreira, Jos Marques. ARVORES E ARBUSTOS EM PORTUGAL. Lisboa: Argumentum, 2008 Centro Portugus de Design. OCHODACIDADE Guia de Avaliao do Design do Espao Pblico, Lisboa, Abril de 2002 Flora Digital de Portugal Jardim Botnico da UTAD Legislao e normas aplicveis aos Espaos de Jogo e Recreio e Equipamentos para campos de Jogos Associao para a Promoo da Segurana Infantil Lista de plantas venenosas - Associao para a Promoo da Segurana Infantil Vrios, rvores e Florestas de Portugal Guia de Campo As rvores e os arbustos de Portugal Continental, Lisboa: Pblico, Comunicao Social S.A., 2007

/ 31

aNEXOS

ANEXO I / 32

aNEXO I.
Legislao mais importante mas no exclusiva: PDMs; REN Decreto-Lei n.166/2008, de 22 de Agosto estabelece o regime jurdico da Reserva Ecolgica Nacional (REN) e encontra-se em vigor a 22 de Setembro de 2008. RAN Decreto-Lei n. 73/2009, de 31 de Maro aprova o novo Regime Jurdico da Reserva Agrcola Nacional, abreviadamente designada RAN. Lei de Bases do Ambiente, Lei n 11/87 de 7 de Abril consigna a salvaguarda e valorizao de espcies vegetais espontneas ou subespontneas, do patrimnio florestal e dos espaos verdes e periurbanos, proteco das espcies vegetais ameaadas de extino ou os exemplares botnicos isolados ou em grupo que, pelo seu potencial gentico, porte, idade, raridade ou outra razo tenham particular interesse. Decreto-Lei n 163/2006, de 8 de Agosto Legislao das Acessibilidades aprova as normas tcnicas tendentes supresso de barreiras urbansticas e arquitectnicas nos espaos pblicos, equipamentos colectivos e edifcios pblicos e habitacionais - no mbito de aplicao, os parques infantis e campos de jogos so alvo de meno explcita - art2 o) e p); Decreto-Lei n. 123/97 de 22 de Maio - Adopo de um conjunto de normas tcnicas bsicas de eliminao de barreiras arquitectnicas em edifcios pblicos, equipamentos colectivos e via pblica para melhoria da acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada Decreto-Lei n 379/97, de 27 de Dezembro Regulamento que estabelece as condies de segurana a observar na localizao, implantao, concepo e organizao funcional dos espaos de jogo e recreio, respectivo equipamento e superfcies de impacte; Portaria n 379/98, de 2 de Julho Lista de normativos aplicveis na concepo e fabrico dos equipamentos e superfcies de impacto destinados a espaos de jogo e recreio; Portaria n. 506/98, de 10 de Agosto Emisso de certificados de conformidade comprovem que o modelo est de acordo com os requisitos de segurana previstos no decreto-lei anteriormente mencionado; Decreto-Lei n 100/2003, de 23 de Maio Regula as condies tcnicas e de segurana na concepo, manuteno das balizas de futebol, de andebol, de hquei e plo aqutico e dos equipamentos de basquetebol existentes nas instalaes desportivas e de uso pblico; Decreto-Lei n 309/2002, de 16 de Dezembro Regula a instalao e funcionamento dos recintos de espectculo e divertimentos pblicos, incluindo os espaos de jogo e recreio; emisso de licena de utilizao e certificado de inspeco;

ANEXO I / 33

Portaria n 369/2004, 12 de Abril Estabelece o regime de interveno das entidades acreditadas em aces ligadas ao processo de verificao das condies tcnicas e de segurana a observar na instalao e manuteno das balizas de futebol, de andebol, de hquei e de plo aqutico e dos equipamentos de basquetebol existentes nas instalaes desportivas e de uso pblico; Portaria n. 1049/2004, 19 de Agosto - Regula o contrato de seguro de responsabilidade civil aplicvel aos recintos abrangidos. Decreto-Lei n. 414/1998, de 31 de Dezembro, 301/98 SRIE I - Aprova o Regulamento de Segurana contra Incndio em Edifcios Escolares; Decreto-Lei n 83/2007, de 22 de 0utubro - Legislao de Segurana contra Incndios Equipamento infantil - Norma Europeias em vigor (EN 1176 e 1177); NP EN 1176-1: Equipamento para espaos de jogo e recreio - Parte 1: Requisitos gerais de segurana e mtodos de ensaio; NP EN 1176-2: Equipamento para espaos de jogo e recreio - Parte 2: Requisitos especficos de segurana especficos adicionais e mtodos de ensaio para baloios; NP EN 1176-3: Equipamento para espaos de jogo e recreio - Parte 3: Requisitos de segurana especficos adicionais e mtodos de ensaio para escorregas; NP EN 1176-4: Equipamento para espaos de jogo e recreio - Parte 4: Requisitos especficos de segurana adicionais e mtodos de ensaio para telefricos; NP EN 1176-5: Equipamento para espaos de jogo e recreio - Parte 5: Requisitos de segurana especficos adicionais e mtodos de ensaio para carrossis; NP EN 1176-6: Equipamento para espaos de jogo e recreio - Parte 6: Requisitos de segurana especficos adicionais e mtodos de ensaio para equipamentos oscilantes; NP EN 1176-7: Equipamento para espaos de jogo e recreio - Parte 7: Guia de instalao, inspeco, manuteno e funcionamento; NP EN 1177: Superfcies amortecedoras de impacto para espaos de jogo e recreio - Requisitos de segurana e mtodos de ensaio; NP EN 748:2005 (Ed. 2): Equipamento para jogos de campo Balizas de futebol Requisitos funcionais e de segurana, mtodos de ensaio; NP EN 749:2005 (Ed. 2): Equipamento para jogos de campo Balizas de andebol Requisitos funcionais e de segurana, mtodos de ensaio; NP EN 1270:2006 (Ed. 2): Equipamento para jogos de campo Equipamento de basquetebol Requisitos funcionais e de segurana, mtodos de ensaio; NP EN 13451-7:2002 (Ed. 1) - Equipamento para piscinas Parte 7: Requisitos de segurana e mtodos de ensaio complementares especficos para balizas de plo aqutico. Nota: Atender s actualizaes e aos diversos Manuais das Escolas. Informao adicional de suporte ao projecto Manual de Projecto para a Acessibilidade nas Escolas

ANEXO II / 34

aNEXO II.
FOLHOSAS MAIS REPRESENTATIVAS:
Nome cientifico Nome vulgar Regio

Castanea sativa

Castanheiro

NORTE e CENTRO INTERIOR

Quercus pyrenaica

Carvalho-negral

NORTE INTERIOR

Betula celtiberica

Vidoeiro

NORTE; MONTANHA

Quercus robur

Carvalho-roble; Carvalho-alvarinho

NORTE e CENTRO LITORAL

ANEXO II / 35

Nome cientifico

Nome vulgar

Regio

Quercus faginea

Carvalho-portugus; Carvalho-cerquinho

NORTE INTERIOR, CENTRO e LITORAL SUL

Quercus suber

Sobreiro

SUL e QUASE TODO O PAS

Quercus ilex/rotundifolia

Azinheira

CENTRO, NORTE e SUL INTERIORES

Olea europaea

Zambujeiro/Oliveira

CENTRO e SUL

Ceratonia siliqua

Alfarrobeira

SUL e LITORAL

ANEXO II / 36

Nome cientifico Ulmus sp. Fraxinus sp. Populus sp Salix sp. Alnus sp

Nome vulgar Ulmeiro Freixo Choupo Salgueiro Amieiro

Regio

MATA RIBEIRINHA/ GALERIA RIPCOLA

RESINOSAS MAIS REPRESENTATIVAS:


Nome cientifico Nome vulgar Regio

Pinus pinea

Pinheiro-manso

CENTRO e SUL LITORAis

Pinus pinaster

Pinheiro-bravo

norte, centro e sul litoral.

ANEXO III / 37

aNEXO III.
LISTA DAS PLANTAS AROMTICAS MAIS COMUNS
Nome cientfico Allium sativum Allium schoenoprasum Artemisia dracunculus Baccharis trimera Brassica nigra Coriandrum sativum Cuminum cyminum Curcuma longa Elletaria cardamomum Eruca sativa Foeniculum vulgare Laurus nobilis Lavandula angustifolia Matricaria chamomilla Melissa officinalis Mentha spicata Ocimum basilicum Origanum virens Pelargonium fragrans Petroselinum crispum Pimpinella anisum Rosmarinus officinalis Salvia officinalis Thymus vulgaris Nome vulgar Alho Cebolinho Estrago Poejo Mostarda Coentros Cominho Aafro Cardamomo Rcula Funcho Loureiro Alfazema Camomila Cidreira, Erva-cidreira Hortel, Menta, Hortel-pimenta Mangerico, Baslico, Manjerico, Manjerico de Folha-Larga, Alfavaca Orgos, Mangerona Sardinheira-aromtica Salsa Anis, Erva-doce Rosmaninho, Alecrim Salva Tomilho, Poejo, Timo

ANEXO IV / 38

aNEXO IV.
LISTA DAS PLANTAS HORTICOLAS MAIS COMUNS
Nome cientifico Allium cepa Allium sativum Amygdalus comunis Apium graveolens Asparagus albus Beta vulgaris Brassica oleracea L. var. italica. Brassica oleracea Brassica oleracea var. botrytis Brasica rapa Capsicum frutescens Cucurbita moschata Cucurbita pepo Cucumis sativus Cynara scolymus Daucus carota Lactuca sativa Lycopersicum esculentum Nasturthium officinale Phaseolus Vulgaris Pisum sativum Portulaca oleracea Raphanus sativus Sonalum melogena Vicia faba Nome vulgar Cebola Alho Gro-de-bico Aipo Espargo Beterraba Couve-brculo Couve-galega Couve-flor Nabo Pimento Abbora Courgete Pepino Alcachofra Cenoura Alface Tomate Agrio, Agrio de rio, Agrio comum Feijo-verde Ervilha Beldroega Rabanete Beringela Fava

ANEXO V / 39

aNEXO V.
LISTA DAS PLANTAS MEDICINAIS MAIS COMUNS
Nome cientifico Allium sativum Aloe vera Cuminum cyminum Cynara scolymus Elletaria cardamomum Equisetum arvense Eucalyptus globulus Labill Frangula alnus Fraxinus excelsior Ginkgo Biloba Iris X germanica Lavandula officinalis Matricaria chamomilla Nerium oleander Panax ginseng Pimpinella anisum Ribes nigrum Rosa gallica Rosmarinus officinalis Salvia officinalis Sambucus nigra Schinus terebinthifolius Smilax aspera Solidago virgaurea Tilia cordata Thymus vulgaris Urtica dioica Vaccinium myrtillus L Valeriana officinalis Vinca minor Viola odorata Juniperus communis Nome vulgar Alho Alo Cominho Alcachofra Cardamomo Cavalinha Eucalipto Amieiro-negro Freixo Ginkgo ris Alfazema Camomila Loendro, Sevadilha, Espirradeira Ginseng Anis Cassis, Groselha Rosa Rosmaninho Salva Sabugueiro Aroeira Salsaparrilha Vara-de-ouro Tlia Tomilho Urtiga Arundo Valeriana Previnca, Vinca Violeta Zimbro

ANEXO VI / 40

aNEXO VI.
LISTA DE ALGUMAS PLANTAS QUE ATRAEM PSSAROS
Nome cientifico Amelanchier spp. Arbutus unedo Medronheiro Abronceiro; Branca-espinha; Cambrulheiro; Combroeiro; Escalheiro; Escrambrulheiro; Espinha-branca; Espinheiro-alvar; Espinheiro-branco; Espinheiro-ordinrio; Estrapoeiro; Estrepeiro; Pilriteiro; Pirliteiro Azevinho Figueira Grevlea-An Hibisco Madressilva Mania Macieira Amoreira Trepadeira-da-Virgnia; Vinha-virgem; Vinhavirgem-da-Virgnia Abrunheiropessegueiro Nome vulgar

Crataegus spp.

Ilex spp. Ficus spp. Grevillea banksii Hibiscus rosa-sinensis Lonicera japonica Mahonia spp. Malus spp. Morus nigra Parthenocissus quinquefolia Prunus spp. (excepto o P. lusitanica txica) Rhus spp.(excepto R.typhina txica) Sambucus spp. (excepto S. nigra txica) Strelitzia reginae Sorbus spp. Thunbergia grandiflora

Sabugueiro Estrelcia; Ave-do-paraso Tramazeira Tumbergia-azul

ANEXO VII / 41

aNEXO VII.
LISTA DE ALGUMAS PLANTAS QUE ATRAEM ABELHAS (MELIFERAS)
Nome cientifico Accia sp. Achillea millefolium Aster sp. Bellis perennis Calluna vulgaris Catalpa Corydalis Cotoneaster sp. Dianthus sp. Erica cinerea Erigerons sp. Fuschia Geranium Geum sp. Helleborus sp. Helianthus sp. Hypericum sp. Inula sp. Lavandula angustifolia Lupinus Malva sylvestris Malus sp. Melissa officinalis Mentha spicata Myosotis sp. Origanum virens Potentilla sp. Polygonum Prunus avium Prunus persica Pulmonaria officinalis Rosmarinus officinalis Ribes nigrum Salvia officinalis Sedum sp. Cotoneaster Cravinas, Cravos Urze-alvarinha Margarcinha Brinco-de-Princesa Gernio Cravoila, Erva-Benta Helboro Girassol Hiperico nula Alfazema Tremoceiro Malva Macieira Cidreira, Erva-cidreira Hortel, Menta, Hortel-pimenta Miosotis Orgos, Mangerona Potentila Poligno Cerejeira Pessegueiro Erva-dos-bofes Rosmaninho, Alecrim Cassis, Groselha Salva Nome vulgar Acacia Milfolhada Aster Margaridas Queir, Queiroga, Leiva Catalpa speciosa

ANEXO VII / 42

Nome cientifico Thymus vulgaris Trifolium repens Verbasco sp. Veronica sp. Wisteria sinensis Zinia elegans

Nome vulgar Tomilho, Poejo, Timo Trevo-branco, Trevo-coroa-de-rei, Trevo-rasteiro Verbasco Vernicas Glicinia Zinia

ANEXO VIII / 43

aNEXO VIII.

LISTA DAS PLANTAS COM PARTES TXICAS, EMBORA VULGARES NO CAMPO E EM JARDINS PBLICOS - Utilizao condicionada com o acordo da Escola.
Nome cientifico Aesculus hippocastanum Atropa belladonna Berberis sp. Buxus sempervirens Clivia miniata Colchicum autumnale Convallaria majalis Cycas revoluta Nome vulgar Castanheiro da india Beladona Berberis Buxo; Buxo-arbreo; Buxo-comum; Olho-de-gato Clivia Campainhas-do-outono Convalria; Lrio-convale; Lriode-Maio; Lrio-dos-vales Cica Erva-de-Joo-Pires; Gorreiro; Laurola-macha; Mezereomenor; Trovisco; Trovisco-fmea; Trovisqueira Castanheiro-do-diabo; Ervado-diabo; Erva-dos-bruxos; Erva-dos-mgicos; Estramnio; Figueira-brava; Figueira-do-inferno; Pomo-espinhoso Comigo-ningum-pode Partes txicas Folhas jovens, flores e fruto Todas, especialmente o fruto Fruto Todas Todas, especialmente o bolbo Todas Todas, especialmente o fruto Sementes Todas, especialmente o fruto e as sementes

Daphne gnidium

Datura stramonium

Todas, especialmente o fruto e as sementes

Dieffenhachia sp.

Todas, especialmente as folhas

ANEXO VIII / 44

Nome cientifico

Nome vulgar Abeloura; Abelouro; Abelourovermelho; Alcoques; Beloiro; Beloura; Boca-de-sapo; Caapeiro; Calas-de-cuco; Caralhotas; Chapote; Chapoto; Dedaleira; Delaleira; Digital; Enchoque; Erva-dedal; Erva-dedeira; Estalo; Estoira-fois; Estoirotes; Estoura-foles; Estorafoles; Estraques; Folha-de-raposa; Folha-de-sapo; Luvas-de-Nossa-Senhora; Luvas-de-SantaMaria; Maia; Matruca; Mena; Nenas; Podonhos; Pilatroques; Pucarinhos; Teijeira; Tracles; Traqueira; Traqueiro; Trocles; Trcolos; Troques Evnimo da europa Flor ou Estrela-de-Natal Faia; Faia-europeia Amieiro-negro; Frngula; Fsaro; Lagarinho; Sangarinheiro; Sangarinheiro-de-gua; Sanguinheiro; Sanguinho; Sanguinhobastardo; Sanguinho-de-gua; Zangarinheiro; Zangarinho Hera-comum Azevinho Ipomea; Glria-da-manh coro-bastardo; Lrio-amarelo; Lrio-amarelo-dos-pntanos; Lrio-bastardo; Lrio-dos-charcos Erva-sabina; Junpero-rasteiro Laburno Lantana Lantana Alfena; Alfeneiro; Alfenheiro; Ligustro; Santantoninhas; Santoninhas Madressilva; Madressilva-dasboticas; Madressilva-do-periclmeno; Madressilva-esverdeada; Madressilva-sem-plos

partes txicas

Digitalis purpurea

Folhas e flores

Euonymus europaeus Euphorbia pulcherrima Fagus sylvatica

Todas, especialmente o fruto Ltex Sementes

Frangula alnus

Fruto

Hedera helix Ilex aquifolium Ipomea sp. Iris pseudacorus Juniperus sabina Laburnum anagyroides Lantana camara Lantana montevidensis Ligustrum vulgare

Fruto e folhas Fruto Sementes Todas Caule Folhas, flores e sementes Folhas e fruto Folhas e fruto Todas, especialmente o fruto

Lonicera periclymenum

Fruto

ANEXO VIII / 45

Nome cientifico

Nome vulgar Tremoo-bravo; Tremoceiro-azul; Tremoceiro-bravo; Tremoceiro-de-folha-estreita; Tremoo-bravo; Tremoo-defolhas-estreitas Amargoseira; Amargoseira-doHimalaio; Conteira; Lils-dasndias; Mlia Costela-de-ado, monstera Narciso-trombeta Loendro Papoila; Papoila-brava; Papoiladas-searas; Papoila-ordinria; Papoila-rubra; Papoila-vermelha; Papoila-vulgar; Papoula; Papoula-ordinria Filodendro Loiro-cerejo; Loiro-Ingls; Loureiro-cerejeira; Loureiro-de-trebizonda; Loureiro-real; Loureiro-romano; Louro-cerejo Feto Ranunculo Rododendro Rcino Accia-bastarda; Accia-prasol; Falsa-accia; Robnia Candelheiro; Canineiro; Florde-sabugueiro; Galacrista; Rosa-de-bem-fazer; Sabugo; Sabugueiro; Sabugueiro-negro; Sabugueiro-preto Ginjeira-do-Brasil; Pimentodoce Accia do Japo Teixo Glicinia Jarro

partes txicas

Lupinus sp.

Vagem e sementes

Melia azedarach Monstera deliciosa Narcissus pseudonarcissus Nerium oleander

Todas, especialmente o fruto Folhas Todas, especialmente o bolbo Todas

Papaver rhoeas

Ltex

Philodendron sp.

Folhas

Prunus laurocerasus

Folhas e sementes

Pteridium aquilinum Ranunculus sp. Rhododendron ponticum Ricinus communis Robinia pseudoacacia

Folhas Bolbos Todas Sementes Todas

Sambucus nigra

Fruto

Solanum pseudocapsicum Sophora japonica Taxus baccata Wisteria sp Zantedeschia sp.

Bagas e folhas Todas Folhas e sementes Folhas

ANEXO IX / 46

aNEXO IX.
LISTA DAS PLANTAS TXICAS NO UTILIZVEIS EM ESPAO ESCOLAR
Nome cientifico Acotinum napellus Alocasia sp. Anagyris foetida Anemone nemorosa Aquilegia vulgaris Nome vulgar Acnito; Capuz Inhame Angira Anmona Aquilgia; Columbina; Ervapombinha; Luvas-de-Nossa-Senhora; Vivas Todas, especialmente as sementes Folhas e raizes Partes txicas Todas

Arisaema triphyllum Arum maculatum Jarro-maculado; Jarroca; Jero; Primaveras; Serpentina Brinia; Brinia-branca; Ervacobra; Nabo-do-diabo; Norabranca; Vide-branca Buxo Caldio; Ontem-hoje-e-amanh Calta; Malmequer-dos-brejos Canabis; Maconha; Marijuana; Suruma Ansarina-branca; Catassol; Erva-couvinha; Pedagoso; Quenopdio-branco; Sincho Cicuta Clematite; Clematite-aromtica Clematide-branca; Clematite; Clematite-branca; Cip-do-reino; Vide-branca; Vitalba Fruto

Bryonia dioica Buxus balearica Caladium sp. Caltha palustris Cannabis sativa

Fruto e raizes Todas Todas, especialmente as folhas Fruto Todas

Chenopodium album Cicuta virosa Clematis flammula

Folhas Todas Folhas

Clematis vitalba Cneorum tricoccum

Fohas Fruto

Conium maculatum

Abioto; Ansarina-malhada; Ansarinha-malhada; Cegude; Cicuta; Cicuta-de-Atenas; Cicutaterrestre; Legude.

Todas

ANEXO IX / 47

Nome cientifico Coriaria myrtilofia Cycas circinalis Daphne laureola Daphne mezereum Equisetum sp. Euphorbia helioscopia Euphorbia peplus Hyacinthoides non-scripta Hyoscyamus niger Iris foetidissima Mercurialis perennis Nicotiaba glauca Orobanche sp. Papaver somiferum Phytolacca americana Polygonatum multiflorum Rhamnus catharticus Rheum sp. Rhus typhina Sedum acre

Nome vulgar Cica Trovisco Daphne Cavalinha Erva-leiteira; Erva-maleita; Erva-olha-o-sol; Leitariga; Leitarega; Maleiteira; Leiteira sula-redonda; Sarmento Jacinto-dos-campos Beleno; Cardo-beleno; Cardomeleno; Meimendro-negro Lrio-fedorento Mercorial Charuteira; Charuto-do-rei; Roca-de-Vnus; Tabaco-arbreo; Tabaco-bravo Erva-toira Dormideira; Dormideira-brava; Dormideira-dos-jardins; Dormideira-das-boticas Tintureira; Baga-Moira Poligonium; Selo-de-Salomo Espinheiro-purgativo Ruibardo

partes txicas Fruto Sementes Todas, especialmente o fruto e as sementes Todas, especialmente o fruto e as sementes

Ltex Ltex Todas Todas

Folhas Folhas

Ltex Razes, frutos e sementes Todas, especialmente o fruto Frutos Folhas Folhas e fruto

Erva-de-co; Erva-de-comaior; Uva-de-co; Vermiculria Erva-moira; Erva-moira-da-baga-preta; Erva-moira-mortal; Erva-moira-negra; Erva-moirasem-plos; Erva-moura; Ervamoura-mortal; Erva-nociva; Erva-noiva; Erva-santa; Fonade-porca; Solano; Tomateirobravo; Tomateiro-do-diabo

Solanum nigrum

Todas, especialmente o fruto

ANEXO IX / 48

Nome cientifico

Nome vulgar Doce-amarga; Dulcamara; Ervamoura-de-trepa; Uva-de-co; Vide-da-Judeia; Vinha-da-ndia; Vinha-da-Judeia Arrebenta-boi, Baganha, Norapreta Urtiga Helboro Erva de S. Joo, Milfurada

partes txicas

Solanum dulcara

Todas, especialmente o fruto

Tamus communis Urtica dioica Veratum sp. Viscum album

Fruto Folhas Todas, especialmente as razes e as folhas Fruto

/ 49

manual de projecto: ARQUITECTURA PAISAGISTA agosto 2009 Autoria A. Viana Barreto Margarida Valle Francisco Salvao Barreto Design Albuquerque Ilustraes Margarida Valle

Este manual e o seu contedo propriedade da Parque Escolar, EPE e no pode ser reproduzido, divulgado ou copiado no seu todo ou em parte, sem autorizao prvia. Reservados todos os direitos pela legislao em vigor. Decreto-Lei n. 63/85, de 14 de Maro.

You might also like