You are on page 1of 15

intertextualidade Observe os textos abaixo: TEXTO I O bicho Vi um bicho ontem Na imundcie do ptio Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa, No examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho no era um co, No era um gato, No era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. (Manuel Bandeira) TEXTO II Descuidar do lixo sujeira Diariamente, duas horas antes da chegada do caminho da prefeitura, a gerncia [de uma das filiais do McDonalds] deposita na calada dezenas de sacos plsticos recheados de papelo, isopor, restos de sanduches. Isso acaba propiciando um lamentvel banquete de mendigos. Dezenas deles vo ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calado. (Revista Veja) 1 Diga, com suas palavras, o que retrata o texto I. 2 E o texto II, do que se fala? 3 Que semelhana existe entre o texto I e o texto II? 4 No texto II, observamos o advrbio diariamente. Que circunstncia expressa? ( ) lugar; ( ) instrumento; ( ) tempo; ( ) causa. 5 Leia o texto II e responda: a) Dezenas dele vo ali revirar.... O termo deles refere-se a que palavra dita anteriormente? b) Por que o autor acredita que no correto a McDonalds colocar o lixo duas horas antes do carro do lixo passar? c) O que pior: ter o lixo espalhado na calada ou os mendigos ter como alimentao os restos de comida no lixo? Por que? d) Quanto ao problema do lixo correto afirmar: ( ) que a soluo seria colocar o lixo s na hora do carro passar, assim os mendigos no o espalharia; ( ) a soluo seria proibir os mendigos de alimentarem-se dos restos de alimentos;

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

( ) a soluo seria a McDonalds fazer uma reciclagem do restante dos alimentos para serem aproveitados pelos mendigos. Dessa forma, os mendigos no espalhariam o lixo na calada e a McDonalds poderia colocar o lixo fora antes do carro passar. 6 No texto I, qual o sentido da expresso Engolia com voracidade? ( ) Comia lentamente; ( ) Comia tudo, em excesso, sem escolher; ( ) Comia sem fome. 7 No texto I, por que o autor do texto compara o homem com um bicho? POESIA E IMAGEM TEXTO I

TEXTO II *Dia da rvore* -21 de SetembroNasci como todos os seres vivos Da semente brotei para a vida Multipliquei-me, para bem-vinda Ofertar bem meus frutos nativos Sou fotossntese pela luz Colorido forte verdejante Como oxignio cativante No gs carbnico, sina, cruz Necessito do adubo da terra gua pura saciando a sede Reflorestamento, folha verde Sou madeira de lei, construo Aos viajantes cansados, a sombra Sou vida, sem mim demolio Sou vida, sem mim demolio

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

O caos reinar sobre a terra Os campos secaro e encerra As mos me destroem ambio Sou matria prima vivel Quero a paz neste planeta nu Todos dependem de mim De sensibilidade esgotvel Da criana o lpis, papel cru Mas pense: Basta o pensamento meditar: Se fao parte do pulmo do mundo Por que esto a me derrubar? 1 - O assunto tratado no texto I e texto II : (A) O dia da rvore. (B) A importncia da rvore. (C) As queimadas. (D) O uso das madeiras pelo homem. 2 - Os tipos de textos estudados aqui so: (A) Poesia e imagem. (B) Imagem e dilogo. (C) Tirinha e poesia (D) Imagem e tirinha. 3 - No texto I, a primeira frase quer dizer que; (A) As rvores se reproduzem e morrem. (B) As rvores crescem e morrem. (C) As rvores nascem e morrem. (D) As rvores nascem, crescem se reproduzem e morrem. 4 - Observando o contedo dos dois textos podemos afirmar que; (A) Os homens esto evoluindo com conscincia do que faz. (B) Os homens no tm se preocupado com as geraes vindouras. (C) Os homens esto preocupados em preservar a natureza. (D) Os homens pensam muito no progresso e na natureza. 5 - A imagem do texto I possui o formato de um pulmo para; (A) Alegrar e divertir as pessoas. (B) Assustar e aterrorizar as pessoas. (C) Alertar e fazer as pessoas pensar sobre suas aes. (D) Apenas para embelezar a imagem. 6 - Pela leitura da 5 estrofe do texto II podemos entender que; (A) Os seres humanos precisam das rvores para sobreviver. (B) As rvores no so importantes para o futuro das pessoas. (C) Sem rvores o mundo continuar seguindo normalmente. (D) As pessoas no precisam se preocupar com as rvores. ATIVIDADES 01) Leia os fragmentos e observe as datas. Em seguida, explique o conceito de intertextualidade.

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

Fragmento A Do poema Vozes dfrica, de Castro Alves, sculo XIX. Deus! Deus! Onde ests que no respondes? Em que mundo, em que estrela tu tescondes Embuado nos cus? H dois mil anos mandei meu grito, Que embalde desde ento corre o infinito Onde ests, Senhor Deus? Fragmento B Do poema Natal de ontem, de hoje e de sempre, de Mrio da Silva Brito, de 1975. Onde ests, Deus, Que no respondes? Em que mates, Em que ares, Em que astronave tu te escondes? FARACO & MOURA, Literatura Brasileira. Ed. tica, SP: 2000, pp. 52 53. 02) Quem no passou pela experincia de estar lendo um texto e afrontar-se com passagens j lidas em outros? Os textos conversam entre si m um dilogo constante. Esse fenmeno tem a denominao de intertextualidade. Leia os textos a seguir: I- Quando nasci, um anjo torto Desses que vivem na sombra Disse: Vai Carlos! Ser gauche na vida. (ANDRADE, Carlo, Drummond de. Alguma poesia, Rio de Janeiro; Aguiar 1964) II-Quando nasci veio um anjo safado O chato dum querubim E decretou que eu tava predestinado A ser errado assim J de sada minha estrada entortou Mas vou at o fim. (BUARQUE, Chico. Letra e msica. So Paulo: Cia das Letras, 1989) III-Quando nasci um anjo esbelto Desses que tocam trombeta, anunciou: Vai carregar bandeira. Carga muito pesada para mulher Esta espcie ainda envergonhada. (PRADO, Adlia. Bagagem, Rio de Janeiro; Guanabara, 1986) Adlia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade, em relao a Carlos Drummond de Andrade, por: (A) Reiterao de imagens

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

(B) Oposio de ideias (C) Falta de criatividade (D) Negao dos versos (E) Ausncia de recursos 3- A msica da cantora Adriana Calcanhotto (Vambora) apresenta um gnero de intertextualidade, identifique-o no texto diga a que gnero pertence e de quem ela se refere. Entre por essa porta agora E diga que me adora Voc tem meia hora Pra mudar a minha vida Vem, vambora Que o que voc demora o que o tempo leva... Ainda tem o seu perfume Pela casa Ainda tem voc na sala Porque meu corao dispara? Quando tem o seu cheiro Dentro de um livro Dentro da noite veloz... Ainda tem o seu perfume Pela casa Ainda tem voc na sala Porque meu corao dispara? Quando tem o seu cheiro Dentro de um livro Na cinza das horas... Algumas vezes, ao ler um texto ou ver uma determinada propaganda, voc tem a sensao de que aquilo lhe lembra de algum texto conhecido. Veja:

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

As relaes intertextuais mais comuns: 1. Intertextualidade estrutural Consiste no emprego de modelos de estrutura preexistentes para a produo de textos, como receita, carta pessoal e gibi. 2. Intertextualidade temtica Consiste na abordagem do mesmo assunto, como, por exemplo, uma tela e um texto; um filme e a crtica do filme; uma propaganda e um artigo cientfico sobre o mesmo tema. 3. Intertextualidade referencial Consiste na citao de outros textos.

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

Pardia: um tipo de relao intertextual em que um dos textos cita o outro com o objetivo de fazer-lhe uma crtica ou inverter ou distorcer suas ideias, divertir, entreter etc. Observao: os textos I e II, mostrados acima, tambm so exemplos de pardia. Citao: citar, literalmente, as palavras de outro. Isso ocorre quando queremos, em um texto opinativo, por exemplo, comentar, discordar ou endossar a ideia da outra pessoa. Ao citar um texto, preciso destac-lo de alguma forma(usando aspas ou colocando em um quadro diferente) e indicar a referncia(a fonte).Copiar e no identificar a fonte de um texto, alm de antitico, ilegal e passvel de punio.

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

Parfrase: Quando se faz uma parfrase de um texto, no se cria nenhum sentido novo. Ao contrrio, a parfrase deve manter, tanto quando possvel, os sentidos do texto original. No cotidiano, parafraseamos algum quando contamos o enredo de um filme, o captulo da novela, quando repetimos a explicao do professor, quando resumimos um texto qualquer. ATIVIDADES 01. O texto I (Cames), o texto II( Epistola de So Paulo aos Corntios) e o texto III( letra da msica do grupo Legio Urbana) apresentam uma relao de intertextualidade. Aponte um elemento dos textos I e III que faz referencia direta com o texto I. 02. Observe o texto bblico no qual Renato Russo se inspirou para compor sua cano e responda: a. Qual o sentimento ou a virtude humana destacada nesse trecho da bblia? b. Que alterao Renato Russo fez no texto original em relao a esse sentimento ou virtude humana? 03. Para o poeta Lus de Cames (texto I), a caracterstica fundamental do amor o(a): a) abnegao b) contradio c) desprendimento d) iluso 04. Com o primeiro verso do texto I, o poeta sugere que o sentimento do amor sobre maneira: a) interior e sereno b) exterior e calmo c) ntimo e veemente/forte 05. Analise a propaganda do GREENPEACE e responda: a. Com qual texto a propaganda est dialogando? b. Qual a importncia da intertextualidade entre esse texto e a histria original para alcanar o efeito publicitrio desejado? c. A propaganda foi veiculada para promover a conscientizao dos leitores sobre problemas na relao entre o ser humano e o ambiente. Ela vale-se do recurso da intertextualidade para abordar um problema srio. Qual seria? Textos para as questes de 1 a 10. TEXTO 1 Minha terra tem macieiras da Califrnia onde cantam gaturamos de Veneza. Os poetas da minha terra So pretos que vivem em torres de ametista, Os sargentos do exrcito so monistas, [cubistas, Os filsofos so polacos vendendo a prestaes A gente no pode dormir Com os oradores e os pernilongos.(...) Eu morro sufocado em terra estrangeira. Nossas flores so mais bonitas nossas frutas mais gostosas mas custam mais de cem mil-ris a dzia. (Murilo Mendes) TEXTO 2

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

l? ah sabi... pap... man... sof... sinh... c? bah! (Jos Paulo Paes) TEXTO 3 CANTO DO REGRESSO PTRIA Minha terra tem palmares Onde gorjeia o mar Os passarinhos daqui no cantam como [os de l Minha terra tem mais rosas E quase que mais amores Minha terra tem mais ouro Minha terra tem mais terra Ouro terra amor e rosas Eu quero tudo de l No permita Deus que eu morra Sem que eu volte para l (Oswald de Andrade) Os textos 1 , 2 e 3 dialogam com um outro bastante conhecido da literatura brasileira. Assim, responda: 1- Com qual texto estabelecem intertextualidade? a) Meus oito anos b )Sinh moa c) Infncia

d) Cano do exlio

2-Quem o autor do texto com que Jos Paulo Paes, Oswald de Andrade e Murilo Mendes dialogam? a)Guimares Rosa b)Gonalves Dias c)Dias Gomes d)Casimiro de Abreu 3- Que tipo de dilogo os textos estabelecem com o poema original? a)citao b)aluso c)pardia d)plgio 4- Podemos afirmar que o texto 1 preserva do texto original: a) mais a forma do que a viso idealista da ptria, uma vez que no deixa de tecer suas crticas ao Pas. b) mais a viso idealista da ptria do que a forma, por o autor afirmar que morre sufocado em terra estrangeira. c) tanto a forma quanto a viso idealizada da ptria. d) n.d.a. 5- O texto 2 se aproxima do texto original: a)tanto na forma quanto no contedo. b)mais na forma do que no contedo c)apenas no contedo, no preservando a forma em nada. d)apenas na forma, subvertendo o contedo.

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

6-No texto 2, a expresso man estabelece intertextualidade com que texto? a)Com As mil e uma noites. b)Com a Bblia. c)Com a Eneida. d)Com a Ilada. 7- Ainda sobre o texto 2, assinale a alternativa INCORRETA. Ao utilizar a expresso bah! para descrever c, a)o poeta exprime seu descontentamento com o exlio. b)o poeta demonstra no haver nada de relevante para falar do local diante das ddivas de sua terra natal. c)o poeta demonstra conformismo diante de sua condio de exlio. d)o poeta demonstra enfado. Texto para as questes de 8 a 12. TEXTO 4 Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l.(...) Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores.(...) Minha terra tem primores, Que tais no encontro eu l(...) No permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para l(..) 8-Na primeira estrofe do texto 3, Oswald de Andrade retoma do texto 4 a oposio: a) palmeiras-mar b) c-l c) terra-mar d) canto-gorjeio 9-Ainda na primeira estrofe do texto 3, h uma quebra de expectativa em relao ao texto 4,pela relao: a) canto-gorjeio b) palmares-mar c) terra-palmares d) gorjeio-no cantam 10-No texto 3, h uma stira , causando um afastamento do conjunto de imagens do texto 4 na relao entre: a) canto-gorjeio b) gorjeio-mar c) canto-passarinho d) terra-palmares 11-Com relao aos textos 3 e 4, o carter satrico do texto 3 apoia-se predominantemente na: a) manuteno da rima do texto 4. b)ruptura lexical. c)recuperao da emotividade da linguagem do texto 4. d)escolha rtmica e lexical diversa da do texto 4. 12-Podemos afirmar que o Hino Nacional retoma versos da 2 estrofe do texto 4. Neste caso, que tipo de intertextualidade ocorre? a)citao b)plgio c)pardia d)epgrafe Enunciado para as questes de 13 a 16.

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

10

O terceto abaixo a estrofe inicial de um dos mais conhecidos poemas de Carlos Drummond de Andrade, o Poema de sete faces. Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! Ser gauche* na vida gauche*: termo francs, que significa, entre outras coisas, desajeitado; pronuncia -se [gche]. Adlia Prado, inspirada nesses versos de Drummond, escreveu o seguinte poema : COM LICENA POTICA Quando nasci um anjo esbelto, desses que tocam trombeta, anunciou: vai carregar bandeira. Cargo muito pesado pra mulher, essa espcie ainda envergonhada. Aceito os subterfgios que me cabem, sem precisar mentir. No sou to feia que no possa casar, acho o Rio de Janeiro uma beleza e ora sim, ora no, creio em parto sem dor. Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina. Inauguro linhagens, fundo reinos -dor no amargura. Minha tristeza no tem pedigree, j a minha vontade de alegria, sua raiz vai ao meu mil av. Vai ser coxo na vida maldio pra [homem Mulher desdobrvel. Eu sou. 13- Quais so as duas passagens do poema de Adlia Prado que remetem diretamente aos versos de Drummond? a) vai carregar bandeira./Cargo muito pesado pra mulher,/ essa espcie ainda envergonhada e Vai ser coxo na vida maldio pra homem b) Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina./ Inauguro linhagens, fundo reinos e sua raiz vai ao meu mil av c) Quando nasci um anjo esbelto,/ desses que tocam trombeta, anunciou:/ vai carregar bandeira. e Vai ser coxo na vida... d) Nenhum verso de Adlia Prado faz referncia direta aos versos de Drummond, afinal ela mudou o que ele escreveu. 14 - Quais as diferenas entre o anjo do poema de Drummond e o anjo do poema de Adlia Prado? a) O anjo de Drummond torto, sombrio, como um anjo demonaco, o de Adlia Prado esbelto, mais convencional, toca trombeta, ou seja, parece participar do coro celestial. b) O anjo de Drummond torto, meio malandro, brincalho; o de Adlia Prado esbelto, ou seja, encaixa-se perfeitamente no padro esttico da sociedade moderna. c) O anjo de Drummond torto, indicando que o poeta no consegue v-lo ou descrev-lo com clareza, preciso, tambm devido ao fato de ele habitar na sombra; j o de Adlia Prado esbelto, mais ntido.

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

11

d) As diferenas so insignificantes, j que ambos designaram o futuro/ destino de cada poeta no momento do nascimento de cada um e isso que deve ser levado em conta no contexto dos poemas. 15- No poema de Adlia Prado, pode-se afirmar que a postura do eu-lrico frente vida determinada pela apresentao do anjo? a) No, afinal o eu-lrico no segue a determinao do anjo de que deveria carregar bandeira, o que pode ser comprovado com o verso Mulher desdobrvel. Eu sou. b) Sim, afinal o eu-lrico cumpre cabalmente a determinao do anjo de carregar bandeira, que pode ser entendido como o papel tradicional destinado s mulheres: de me e dona-de-casa, o que pode ser comprovado pelo verso Aceito os subterfgios que me cabem. Alm disso, o carregar bandeira pode se referir misso de escrever ...o que sinto escrevo. c)No, afinal o eu-lrico sabe que carregar bandeira( o que o anjo determina que faa) Cargo muito pesado pra mulher, como o prprio verso diz, sendo, portanto, impossvel cumprir o que o anjo lhe predestina a fazer. d) n.d.a. 16- Que tipo de relao (intertextualidade) os versos Quando nasci um anjo esbelto/ Vai ser coxo na vida maldio pra homem do poema de Adlia Prado estabelecem com os de Drummond? a)plgio b)citao c)pardia d)epgrafe Textos para as questes de 17 a 19. TEXTO I (fragmento) Quando em meu peito rebentar-se a fibra Que o esprito enlaa dor vivente No derramem por mim nenhuma lgrima Em plpebra demente. (...) S levo uma saudade e dessas sombras Que eu sentia velar nas noites minhas... De ti, minha me, pobre coitada Que por minha tristeza te definhas! TEXTO II CONSOADA Quando a indesejada das gentes chegar (No sei se dura ou corovel) talvez eu tenha medo. Talvez sorria, ou diga: -Al iniludvel! O meu dia foi bom, pode a noite descer. (A noite com seus sortilgios) Encontrar lavrado o campo, a casa [limpa, A mesa posta Com cada coisa em seu lugar. 17- Leia atentamente os textos e assinale, a seguir, a opo correta: a) O texto II apresenta uma ruptura com relao ao texto I no que diz respeito ao tema da morte.

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

12

b) O texto II apresenta temtica diversa da do texto I. c) O texto II retoma a temtica da morte e a reconstri ironicamente. d) n.d.a. 18- Assinale a opo correta com relao intertextualidade: a) O texto II parodia o texto I. b) O texto II cita o texto I. c) No h intertextualidade entre os textos. A nica coisa que tm em comum a temtica, o que no caracteriza intertextualidade necessariamente. d) n.d.a. 19- A respeito da temtica dos textos em questo, assinale a afirmativa correta. a) O eu-lrico de ambos os poemas est pronto para a morte, o que pode ser comprovado pelos versos No derramem por mim nenhuma lgrima (texto I) e O meu dia foi bom, pode a noite descer (texto II). b) No 1 texto, a causa da morte do eu- lrico a tristeza, o que pode ser comprovado pelos trs ltimos versos. c) No texto II, a temtica da morte abordada com menos solenidade que no 1 texto. d) Todas as alternativas esto corretas. Textos para as questes 20 e 21. TEXTO I Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida , Da minha infncia querida Que os anos no trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras sombra das bananeiras Debaixo dos laranjais! TEXTO II Oh que saudades no tenho de minha casa paterna. Era lenta, calma, branca, Tinha vastos corredores e nas suas trinta portas trinta crioulas sorrindo, talvez nuas, no me lembro. E tinha tambm fantasmas, mortos sem extrema-uno(...) 20- Assinale a alternativa que encerra uma assero correta sobre os dois textos acima. a) O texto II uma pardia do texto I, pois se trata de uma imitao burlesca de um texto literrio. b) O texto I uma parfrase do texto II, pois uma traduo livre das ideias nele contidas. c) Os textos I e II so semelhantes na forma e no contedo: trata-se de plgio literrio. d) O texto I, por ser mais antigo, seria considerado original; o texto II, por ser recente, cpia.

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

13

21- Quem o autor e qual o nome da obra com que o texto II estabelece intertextualidade? a) Meus oito anos, Casimiro de Abreu b) Cano do exlio, Gonalves Dias c) Meus oito anos, Gonalves Dias d) Cano do exlio, Casimiro de Abreu O texto a seguir serve para as questes de 22 a 25. A demanda do santo Cabral Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Meio milnio nos fazem remontar s nossas razes. Infelizmente o descobrimento desse grande pas chamado Brasil j tem suas origens em interesses meramente econmicos.(...) lamentvel que nos ensinem falsos heris, heris distorcidos. Heri quem gritou independncia ou morte? Ou so as Marias, os Joss e tantos outros bravos trabalhadores que ergueram e sustentam o Brasil?(...) Faltam Policarpos Quaresmas(...) A cultura a nica e verdadeira herana que se deve deixar aos filhos.(...) No busquemos o clice sagrado, mas a sagrada arte de sermos brasileiros. (Maria Helena Proena de Moraes) 22-O texto em questo estabelece intertextualidade com diversos outros. J no ttulo, possvel perceber a retomada de um mito bastante conhecido, retratado at no cinema. Que mito esse? a) A busca de Atlanta. b) A canonizao de Cabral. c) A busca do santo graal, termo que a autora substituiu por Cabral. d) A crena numa cidade submersa construda em ouro. 23-No 2 pargrafo, retomada a frase Independncia ou morte. A quem ela atribuda e em que contexto teria sido dita? a) A D. Pedro II, que a teria dito ao proclamar a independncia do Brasil. b) A D. Joo VI, que a teria dito ao assinar a independncia do Brasil. c) A D. Pedro I, que a teria dito ao proclamar a independncia do Brasil. d) n.d.a. 24-No 3 pargrafo, mencionado Policarpo Quaresma. Quem foi ele? a) Uma personagem da literatura brasileira, criado por Lima Barreto. b) Um heri da independncia. c) Um grande empreendedor do passado, responsvel por parte do progresso de nosso pas. d) Uma personagem da nossa literatura, criada por Graa Aranha. 25-No ltimo pargrafo, a autora se refere a um clice sagrado, retomando o ttulo de seu texto. Que clice seria este? a) O clice em que Jesus teria tomado a ltima ceia. b) O clice que padre Jos de Anchieta teria usado ao celebrar a 1 missa do pas. c) O clice da coroa portuguesa, feito em ouro, que Cabral teria perdido ao desembarcar no Brasil. At hoje h suspeitas de que esteja em posse de algum remanescente indgena no interior do Brasil. d) n.d.a.

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

14

Com qual texto original o texto abaixo se relaciona:

Intertextualidade Atividades Professor Jorge Luiz Freneda

15

You might also like