You are on page 1of 4

OBSTIPAO E ACUPUNTURA ACUPUNCTURA

Obstipao e diarreia so consequncias de alteraes dos movimentos intestinais. Esta queixa refere-se dificuldade em defecar.

Em MTC chama-se Bian Bi.

DIAGNSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA

Plenitude Calor no Intestino Grosso e Estmago Obstipao, fezes secas e dificuldade em defecar de 3 em 3 ou 8 em 8 dias, fezes em forma de bola tipo ovelha, dor que agrava palpao, urina escura, face vermelha, sede, mau hlito, sensao de calor nos intestinos, distenso abdominal, dor, lngua vermelha com capa amarela e pulso rpido.

Plenitude Calor do Fgado/Vescula Biliar Obstipao, sensao de calor nos intestinos e hipocndrio, dor hipocondraca que melhora com frio e agrava com calor, pele local vermelha e quente ao toque, face vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e tendncia para acessos de raiva, zumbidos, tonturas, cefaleia que melhora com aplicaes de frio, grande agitao fsica e psquica, boca e garganta seca e possveis ulceraes na mucosa bucal, sabor amargo na boca, lngua vermelha com capa amarela, pulso rpido, cheio e forte.

Estagnao de Qi do Fgado Obstipao, dificuldade em defecar apesar do paciente sentir urgncia em faze-lo, arrotos com frequncia, dos hipocondraca tipo distenso, sensao de opulncia abdominal e intercostal, distenso abdominal, apetite pobre, lngua normal com capa fina e varicosidades sub-linguais, pulso tenso ou em corda.

Vazio de Sangue do Fgado

Obstipao com fezes secas, tonturas, face plida, palpitaes, viso nublada, lbios plidos, unhas quebradias em casos mais severos, lngua plida com bordos plidos, pulso fraco e em corda.

Vazio de Qi do Bao e Pulmo Obstipao, desejo de defecar mas incapaz de o fazer, ausncia de desconforto abdominal, fezes normais ou moles, transpirao espontnea, astenia fsica e mental, respirao curta, voz fraca, lngua plida e caoa branca, pulso fraco e suave.

Vazio de Yang do Rim Obstipao, frio generalizado, muito comum na 3 idade, lombalgia que agrava com frio e melhora com calor, poliria, lngua plida com capa branca, pulso profundo e lento.

Vazio de Yin do Rim Obstipao, suores nocturnos, preferncia por aplicaes de frio no abdmen, lombalgia que melhora com frio e agrava com calor, urina escura, suores nocturnos, febre vespertina, agitao fsica e psquica, boca e garganta secas, lngua vermelha sem capa, pulso fino, rpido e superficial.

ACUPUNCTURA

Seleco de pontos para obstipao: 25E, 37E, 25B, 6TA. Os pontos 25E e 25B so pontos de rgo do Intestino Grosso, o ponto 37E o ponto mar-inferior e o 6TA conhecido enquanto ponto sintomtico para obstipao.Outros pontos a usar: 6R em casos de Vazio de Yin ou muito calor, 12VC.

Seleco de pontos de acordo com os padres clnicos:

Plenitude Calor no Intestino Grosso e Estmago: 15BP, 4IG, 44E

O ponto 15BP mais um ponto local que vai beneficiar a aco do ponto 25E, o ponto 4IG elimina calor e o ponto 44E o segundo ponto Shu o que o torna bom para eliminar calor.Outros pontos a usar: 2IG, 6R (este ltimo ponto mais aconselhado em quadros de Vazio de Yin).

Plenitude Calor Fgado/Vescula Biliar: 2F, 43VB, 5TA Uma vez que j se encontra presente o ponto 6TA no protocolo base, ento, podemos prescindir do ponto 5TA.

Estagnao de Qi do Fgado: 3F, 6VC, 34VB 3F e 34VB so pontos especifcos para mover o Qi do Fgado. 6VC vai mobilizar o Qi no AI.Outros pontos a usar: 32B, 30E, 4BP. Outra combinao possvel consiste em usar os 4 portes.

Vazio de Sangue do Fgado: 10BP, 8F, 17B 17B e 10BP so especifcos para o Sangue e 8F o ponto de tonificao do Fgado.Outros pontos a usar: 20B e 36E caso o Vazio de Sangue esteja associado a Vazio de Qi e 6R caso se encontre associado a quadros de calor que esgotam os lquidos orgnicos.

Vazio de Qi do Bao e Pulmo: 36E, 20B, 13B, 12VC Os pontos 20B e 13B so os pontos de assentimento do Bao e Pulmo, respectivamente. O ponto 12Vc o ponto de rgo do Estmago e um forte tonificante do Qi. O 36E um dos principais pontos para tonificar o Qi. Neste caso, uma vez que o 36E fica perto do 37E, podemos prescindir deste ltimo.Outros pontos a usar: 30E, 4BP, 6BP, 2BP, 6VC, 17VC, 9P.

Vazio de Yang do Rim: 4VG, 23B, 3R 4VG, 23B e 3R uma combinao base para tonificar o Yang do Rim.Outros pontos a usar: 8VC, 6VC, 4VC, 7R, 1R, 6BP.

Vazio de Yin do Rim: 6BP, 3R, 6R 6BP e 3R uma combinao base para o Vazio de Yin. 6R gera lquidos orgnicos e tonifica Yin do Rim. A combinao tambm pode ficar 6BP, 6R.Outros pontos a usar: 7R ( ponto de tonificao e tambm importante para os lquidos orgnicos), 2R.

Pontos sintomticos para sintomas mais relevantes: Irritabilidade: 13VB, 6MC Apetite pobre: 36E, 12VC, 4BP Lombalgia: 23B, 25B, 40B Tonturas: 20VB, 20VG Zumbidos: 2VB, ponto da raiz do nervo vago Distenso abdominal: 14F, 13F Suores nocturnos: 6C, 7R Boca e garganta seca: 6R, 22VC

You might also like