You are on page 1of 32

GEOGRAFIA Prof .

Kiko

Geografia de Pernambuco

Composto por plancies e serras, Pernambuco registra reas geograficamente bem demarcadas.

Maracape Com 98.311 km, Pernambuco um dos 27 estados brasileiros. Localizado no centro leste da Regio Nordeste, tem sua costa banhada pelo Oceano Atlntico. O estado faz limite com a Paraba, Cear, Alagoas, Bahia e Piau. Tambm faz parte do territrio pernambucano, o arquiplago de Fernando de Noronha, a 500 km da costa. So 185 municpios - com um total de 8.796.032 habitantes - e tem a cidade do Recife como sua capital.

Morro do Pico - Fernando de Noronha

1
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

Apesar de ser um dos menores estados da Federao em extenso territorial, o estado possui paisagens variadas: serras, planaltos, brejos, semi-aridez no interior, e belssimas praias. O relevo linear em sua maioria, sendo de plancie litornea - com alguns pontos, sobretudo no Recife, no nvel do mar - e, medida que vai se entrando para o interior, tem picos de montanhas que ultrapassam os 1000 metros de altitude.

Vista do Alto da S - Olinda

O RELEVO EM PERNAMBUCO A superfcie terrestre no toda igual. Nela existem lugares altos, baixos, planos, ondulados... A essas diferentes formas da superfcie terrestre damos o nome de relevo. O relevo resulta da ao de duas foras: uma tem origem no interior da Terra, como os vulces e os terremotos; a outra, que externa, vem da ao do calor do Sol, das guas e do vento sobre as rochas, desgastando-as e corroendo-as pouco a pouco. Esta ao denominada eroso. Quando falamos de relevo, devemos considerar o relevo de superfcie e o relevo submarino. Relevo de superfcie aquele que se encontra acima do nvel do mar. Relevo submarino aquele que se encontra abaixo do nvel do mar. O nvel do mar, que tem altitude zero, sempre tomado como referncia. No espao geogrfico pernambucano, o relevo de superfcie apresenta plancies tabuleiros, planaltos, depresses, serras, chapadas... Conhea essas formas e elementos do relevo, para poder identific-los na paisagem. Plancie um terreno relativamente plano, com altitudes geralmente baixas (inferiores a 100 metros). As plancies litorneas ou costeiras esto quase ao nvel do mar; outras, de origem fluvial, tm altitudes mais elevadas. Nas plancies predominam os processos de sedimentao, ou seja, de acmulo de materiais transportados pelas guas dos rios e dos mares. Tabuleiro um terreno com altitudes entre 20 e 50 metros, geralmente de topo muito plano, junto ao mar. No contato com o mar, apresenta fortes declives (inclinaes), denominados barreiras ou falsias. Planalto um terreno irregular, com altitudes acima de 300 metros, onde predominam os processos de eroso. No Brasil, a altitude dos planaltos em torno dos 600 metros. Os planaltos podem apresentar morros, chapadas e serras.

2
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

As chapadas, tpicas do relevo brasileiro, so elevaes ngremes de topo plano, semelhantes a grandes mesas. Serra o nome que designa as escarpas dos planaltos. Depresso um terreno com altitudes entre 100 e 500 metros, mais plano que o planalto, suavemente inclinado, que sofreu prolongados processos de eroso. No Brasil, as depresses so relativas, porque se situam abaixo do nvel das regies circundantes, porm acima do nvel do mar. Em alguns lugares do mundo, existem depresses absolutas (situadas abaixo do nvel do mar). O espao geogrfico pernambucano dominado por trs formas de relevo: a Plancie e Tabuleiros Litorneos, o Planalto da Borborema e a Depresso Sertaneja e do So Francisco. A Plancie e os Tabuleiros Litorneos, como o prprio nome est dizendo, ocupam uma faixa de terra ao longo do litoral. Alm dos tabuleiros, nessa plancie se encontram dunas e mangues. Alguns municpios a localizados, com suas respectivas altitudes, so: Barreiros ...................23 metros Cabo .........................30 metros Itamarac...................20 metros Olinda........................16 metros Paulista ..................14 metros Recife........................4 metros So Loureno..........59 metros Sirinham.................49 metros

O Planalto da Borborema marcante no relevo pernambucano. Ele comea a surgir a aproximadamente 70 quilmetros do litoral, exibindo uma srie de degraus com altitudes que variam entre 350 e 1.120 metros. Por batismo popular, a Borborema recebe mais de cem denominaes locais. Nela merece destaque o Macio de Garanhuns, um conjunto de morros agrupados em volta de um ponto culminante: O Monte Mangano (750 metros). Veja algumas denominaes locais da Borborema: MUNICPIOS Arcoverde Bom Conselho Bonito Garanhuns Gravat Lagoa dos Patos Limoeiro Pesqueira Quipap Triunfo DENOMINAES LOCAIS DA BORBOREMA (Serras) Mijo da Ona Papagaio na Pedra e Gigantes Bonitinho Mangano Russas So Jorge Passira Ororob Piles e Quipap Baixa Verde, onde se localiza o Pico do Papagaio, ponto mais alto de Pernambuco, com 1.120 metros de altitude.

3
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

Na divisa pernambucana com o Piau merece destaque a Serra Dois Irmos e a Serra do Incio. J na divisa com o Cear, marca presena a Chapada do Araripe.

O LITORAL PERNAMBUCANO Voc j sabe que o litoral pernambucano banhado pelo Oceano Atlntico e possui uma extenso de 187 quilmetros, desde a barra do Rio Goiana, ao norte, at a foz do Rio Persinunga, ao sul. O litoral pernambucano possui belas praias de areia branca, banhadas por um mar de guas mansas. Muitas delas exibem coqueirais e cajueiros. A mansido das guas fruto da proteo dada por uma barreira natural de arrecifes, ao longo da costa, que funciona como um quebra-mar. (Arrecife, ou recife, um rochedo ou uma srie de rochedos flor da gua, nas proximidades das costas.) Por isso, as praias pernambucanas so um convite aos turistas. O quadro da abaixo traz uma relao de muitas praias (de norte a sul) e dos municpios onde localizam. Alm das praias, os principais acidentes geogrficos do nosso litoral so o Cabo de Santo Agostinho, a Baa de Tamandar e a Ilha de Itamarac. Tambm no podemos esquecer que o Arquiplago de Fernando de Noronha pertence ao territrio pernambucano. Duas importantes atividades econmicas do nosso litoral so o turismo (que voc vai estudar num captulo parte) e a pesca. Utilizando diversos tipos de embarcaes, entre elas as jangadas, os pescadores trazem para nossa mesa os mais saborosos peixes, como bijupir, a pescada, a tainha, o bonito, o salmonete, a sardinha, o peixe-serra, a cavala. MUNICPIOS Goiana Itamarac Abreu e Lima Paulista Olinda Recife Jaboato dos Guararapes Cabo Ipojuca Sirinham Rio Formoso Barreiros So Jos da Coroa Grande PRAIAS Carne de Vaca, Tabatinga, Pontas de Pedra, Catuama Vila Velha, So Paulo, Fortim, Caes, Jaguaribe, Pilar Coroa do Avio, Nova Cruz Maria Farinha, Conceio, Nossa Senhora do , Pau Amarelo, Enseadinha, Janga Rio Doce, Rio Tapado, Casa Caiada, Bairro Novo, Farol, Carmo, Milagres Pina, Boa Viagem Piedade, Venda Grande, Candeias, Barra de Jangada Barra do Paiva, Itapuama, Porto do Xaru, Gaibu, Calhetas, Suape Cup, Gamboa, Cocaia, Maracape, Serrambi, Porto de Galinhas Guadalupe, Canela Tamandar, Mucabinhas, Carneiros Porto Gravat, Vrzea do Uma

4
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

Entre os frutos do mar esto as lagostas, os camares, os mariscos, as lulas, os polvos, as ostras, os caranguejos e os siris. No preparo dessas iguarias, no faltam o leite de coco, o piro de farinha de mandioca e os molhos apimentados. A Zona da Mata marcada por formaes onduladas, caracterizadas como domnio dos mares-de-morro. l, inclusive, que na transio com o Agreste localizada a Serra das Russas que, na verdade, a borda ocidental do Planalto da Borborema, que corta alguns estados da Regio Nordeste. O Agreste localiza-se sobre este planalto, sua altitude mdia de 400m, podendo passar dos 1000m nos pontos mais elevados. A estrutura geolgica predominante a cristalina, sendo responsvel, junto com o clima semi-rido, por formaes abruptas (pedimentos e pediplanos).

No Serto as cotas altimtricas decrescem em direo ao Rio So Francisco formando, em relao ao Planalto da Borborema, uma rea de depresso relativa. As formaes geomorfolgicas predominantes so os inselbergues, serras e chapadas, estas ltimas aparecendo em reas sedimentares. Na Microrregio do Paje, prximo ao Municpio de Triunfo, localiza-se o Pico do Papagaio , no limite com o sudoeste da Paraba. No clima, Pernambuco est inserido na Zona Intertropical apresentando predominantemente temperaturas altas, podendo variar no quadro climtico devido interferncia do relevo e das massas de ar. No Recife, por exemplo, a temperatura mdia de 25c, com mximas de 32. J em cidades do interior, nos meses de inverno entre maio e julho as temperaturas podem baixar consideravelmente, podendo chegar, em alguns locais, at a 8c, a exemplo de Triunfo e Garanhuns, Serto e Agreste respectivamente.

Enquanto l esse texto, voc est respirando graas grande camada de ar que envolve a Terra. Essa camada de ar chama-se atmosfera e formada por uma mistura de gases. Entre esses gases est o oxignio, indispensvel nossa vida. Na atmosfera existem tambm vapor de gua, microorganismos, partculas de p e, em determinados lugares (principalmente nas grandes cidades), muita poluio. Mas... por que estamos falando de atmosfera, se o assunto deste capitulo clima? A resposta simples: na atmosfera que ocorre uma srie de fenmenos que iro determinar o clima de um lugar. Veja quais so alguns desses fenmenos:

Quando os fenmenos atmosfricos se repetem com regularidade, em determinado lugar, temos o clima desse lugar. O clima algo permanente, em cada regio. Clima no pode ser confundido com o tempo meteorolgico. O tempo muda constantemente, s vezes em questo de poucas horas. Quantas vezes voc no foi para a escola com cu azul e, ao sair, estava chovendo?

5
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

A maior parte do Brasil, incluindo Pernambuco, est localizada entre o Trpico de Cncer e o Trpico de Capricrnio, isto , na faixa intertropical, chamada zona tropical o globo. A, os climas so tropicais, isto , quentes, devido maior incidncia dos raios solares. Em Pernambuco, as temperaturas so sempre elevadas, com variaes trmicas to pequenas que chegam a ser insignificantes. Mesmo no inverno, a temperatura mdia sempre superior a 18 C, caracterizando o clima tropical. Apenas algumas reas de maior altitude, localizadas na Borborema, registram temperaturas mais baixas, como o caso, por exemplo, dos municpios de Garanhuns e Triunfo.

As variaes do clima tropical pernambucano se do em relao quantidade e a distribuio das chuvas. Em todo o estado, as chuvas diminuem no sentido leste-oeste e, com menor intensidade, no sentido sul-norte. Em vista disso, podemos dizer que existem em Pernambuco trs variaes do clima tropical. So elas: Clima tropical mido, clima tropical submido e clima tropical semi-rido.

Clima tropical mido, predominante no Litoral-Mata. Nessa regio chove bastante, principalmente nos meses de outono inverno. As chuvas de outono-inverno so trazidas pelos ventos de Sudeste e tambm por uma frente fria (esta resultante do encontro entre a Massa de Ar Polar Atlntica e a Massa de ar Tropical Atlntica). O ndice pluviomtrico (quantidade de chuva cada em um ano) oscila entre 700 e 2.000 mm anuais, mas em algumas reas pode ultrapassar os 2.000 mm. (1 mm = 1 litro de gua de chuva por metro quadrado de terreno).

Clima tropical submido, predominante no Agreste. Nessa regio dominada pela Borborema, a quantidade de chuvas menor que o Litoral-Mata, ficando entre 600 e1.000 mm anuais. Mas os meses mais chuvosos so sempre os de outono-inverno.

6
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

A presena do planalto Borborema marcante no clima agrestino. As terras situadas do lado leste do planalto so beneficiadas pelos ventos midos de Sudeste, recebendo maior quantidade de chuvas. Isto acontece porque as serras a existentes funcionam como uma barreira, impedindo que a umidade atinja o lado oeste do planalto, que adquire caractersticas do clima seco do serto. Clima tropical semi-rido, predominante em todo o Serto pernambucano, que corresponde a 70% do territrio do estado. Nessa regio, as chuvas so escassas, impedindo, com algumas excees, que o ndice pluviomtrico ultrapasse os 600 mm anuais. As chuvas modestas costumam ocorrer nos meses de vero (maro o ms mais chuvoso), devido atuao da Massa de Ar Equatorial Continental. Entretanto, as guas das chuvas evaporam com facilidade, por causa da m permeabilidade. Para agravar o problema, s vezes as chuvas nem caem, provocando as secas calamitosas que tanto fazem sofrer a populao sertaneja, durante anos. Em vista disso, todo o Serto pernambucano integra o chamado Polgono das Secas, uma grande rea de 950.000 km , delimitada por lei em 1951, que abrange muitos estados do Nordeste.
2

No Polgono das Secas vive boa parte da populao nordestina, castigada pela falta dgua e, em conseqncia, de alimentos. Para no morrer de sede e fome as famlias inteiras abandonam a regio. Enquanto isso, os estudos e projetos governamentais para solucionar amenizar o problema da seca continuam apenas no papel ou nas promessas da maioria dos polticos. A VEGETAO EM PERNAMBUCO Vegetao o conjunto de plantas que nascem naturalmente numa regio. Ela faz parte da natureza. No pode ser confundida com plantao, que faz parte da cultura do homem. Como exemplo de plantao, temos a cana-de-acar. Ela no existia em Pernambuco, nem no Brasil. Foi trazida para c de outros lugares do mundo, pelos colonizadores portugueses, anos depois de Pedro lvares Cabral tomar posse das terras brasileiras em nome do rei de Portugal. Os canaviais, portanto, so um elemento cultural, introduzido com finalidade econmica. Eles se desenvolveram graas ao trabalho do homem. Entretanto, a Mata Atlntica que o homem derrubou para dar lugar aos canaviais fazia da natureza, isto , j existia em todo o Litoral-Mata Pernambucano e em grande extenso do litoral brasileiro muito antes de os portugueses aqui chegarem. NOSSAS FORMAES VEGETAIS A vegetao pernambucana conseqncia de uma srie de fatores, como clima, relevo, tipo de solo, sendo que o clima tem importncia fundamental. De leste para oeste, vamos encontrar, em Pernambuco, os seguintes tipos de vegetao: vegetao litornea, Mata Atlntica, matas de brejos e caatinga. Conhea alguns tipos de vegetao litornea. Nas reas prximas foz dos rios, a mistura da gua doce com a gua salgada contribui para a formao dos mangues. As plantas dos mangues apresentam troncos finos, folhas grossas e dois tipos de razes: as razes de apoio, com que se fixam ao solo pantanoso, e as razes respiratrias, que permitem a sua respirao.

7
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

Nas praias, surgem plantas rasteiras, ralas e esparsas, que se tornam mais densas medida que se afastam do mar. A paisagem da orla martima completada pelos coqueiros, cajueiros, mangueiras, jaqueiras, mangabeiras... A Mata Atlntica recobria toda a Zona da Mata Pernambucana. Era uma floresta tropical rica em espcies vegetais, como o pau-brasil, o pau darco, o pau darco amarelo, a sucupira o vinhtico, o jacarand, o jequitib, a maaranduba, a sapucaia... Hoje devido devastao que sofreu, da Mata Atlntica existem apenas trechos isolados, geralmente no alto das colinas e tambm nas encostas ngremes da Borborema. As Matas de brejos so encontradas no Agreste. Os brejos so reas midas, de solo frtil. Localizam-se em terrenos mais altos e com temperaturas mais brandas do que as das reas que os circundam. A Caatinga encontrada na poro semi-rida do Agreste e na maior parte do Serto pernambucano. Palavra de origem indgena, caatinga quer dizer mata branca; isto porque, durante a seca, a maioria das plantas perde as suas folhas, exibindo os galhos cinzento-esbranquiados. As espcies vegetais que formam a caatinga adaptaram-se ao clima semi-rido. Por exemplo, as cactceas, para se defenderem da evaporao, no possuem folhas, (sabe-se que atravs das folhas, pela transpirao, que as plantas perdem grandes quantidades de gua); outras espcies simplesmente perdem as folhas durante as secas; outras, ainda, possuem razes grossas que armazenam a gua que cai durante o curto perodo chuvoso. De modo geral, encontramos dois tipos de caatinga: a caatinga arbustiva, formada por pequenos arbustos e vrias espcies de cactos,como o xiquexique, o mandacaru e a coroa-de-frade; a caatinga arbrea, composta pela caatinga arbustiva e por rvores, como o pau-ferro, a imburama, o pau-branco, o umbuzeiro, a barriguda, a catingueira, a aroeira, o angico... O mandacaru Entre os cactos da caatinga destaca-se, por seu porte exuberante, o conhecido mandacaru. Essa espcie atinge entre 6 e 12 metros de altura, com grandes e magnficas flores alvo-esverdeadas de mais de 30 centmetros de comprimento. (...) Seu caule carnoso, ramificado como um candelabro, guarda reservas de gua muitas vezes utilizadas pelos habitantes da regio. O mandacaru, como a maioria das cactceas, no possui folhas. Esses rgos esto modificados em espinhos e distribudos sobre o caule, que substitui as folhas na funo da fotossntese. O fruto carnoso do mandacaru comestvel, servindo de alimento principalmente s aves, que muito o apreciam. Sua polpa vermelha e doce repleta de sementes negras. (...) O mandacaru abre suas folhas durante a noite, atraindo um grande
Centro de Matrias Isoladas para Concursos de e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055 nmero insetos e morcegos que vm em busca de plen e nctar.

O caule carnoso do mandacaru, alm de representar uma fonte de gua, tambm utilizados pelos habitantes das caatingas na produo de doces.
(Clia de Assis et al. Caatinga. Nossas plantas.)

GEOGRAFIA Prof . Kiko

Quem viu a caatinga apenas na poca das secas precisaria v-la na poca das chuvas, quando todos os seus tons de verde revivem. Existe ainda, na chapada do Araripe, um tipo de vegetao chamado cerrado, no qual aparecem rvores, como o pequizeiro, a mangabeira e o cajueiro.

RESERVAS BIOLGICAS As reservas biolgicas so reas que devem ser totalmente protegidas, de modo a no sofrer nenhuma modificao ou interferncia do homem. So mantidas e supervisionadas pelo Ibama Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis. Entre as suas atribuies esto a preservao, a conservao, a fiscalizao e o controle dos recursos naturais e renovveis. Em Pernambuco temos a Reserva Biolgica de Saltinho e a Reserva Biolgica de Serra Negra.

REGIES NATURAIS DE PERNAMBUCO Os elementos naturais estudados (relevo, rios, clima e vegetao) propiciando a existncia de trs regies ou zonas naturais distintas no espao geogrfico pernambucano: O Litoral-Mata, o Agreste e o Serto. Observe-as no mapa.

LITORAL MATA Representando 11% do territrio pernambucano, o Litoral-Mata uma regio de terra frtil prxima ao mar. Possui um clima tropical mido, com chuvas no outono-inverno (pluviosidade entre 700 e 2.000 mm anuais). Seu relevo inclui a Plancie e tabuleiros Litorneos, um trecho da Depresso Sertaneja e as primeiras elevaes da Borborema. A monocultura canavieira trouxe srios problemas para a populao local. Ocupou o espao das lavouras de subsistncia e contaminou as guas dos rios com resduos industriais lanados pelas usinas, matando peixes e camares de gua doce. Com a falta de alimentos, boa parte dessa populao deslocou-se ento para o Recife, superlotando a cidade e originando outros tipos de problemas, como falta de moradias, desemprego e subemprego.

9
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

AGRESTE Representando 19% do territrio pernambucano, o Agreste a regio intermediria entre o Litoral-Mata mido e o Serto semi-rido. Por isso, apresenta caractersticas dessas duas regies, exibindo uma paisagem de brejos e caatingas. O Agreste possui um clima tropical submido, com pluviosidade que vria entre 600 e 1.000 mm anuais. Seu relevo dominado pelo Planalto da Borborema. A economia do Agreste baseia-se na pecuria bovina (carne, leite, manteiga, queijo, couro) e na agricultura (feijo, algodo, milho, mamona, mandioca, caf, frutas, e hortalias). Essas atividades econmicas fazem a regio abastecedora principalmente do Litoral-Mata.

SERTO Representando 70% do territrio pernambucano, o Serto a regio de domnio do clima tropical semi-rido, com chuvas escassas e irregularidades e pluviosidade que raramente ultrapassa os 600 mm anuais. O relevo do Serto constitudo pela Depresso Sertaneja e do So Francisco, coberta, quase sempre, por uma vegetao pobre, a caatinga, formada em grande parte por cactceas: O mandacaru, a jurema, o xiquexique, o facheiro, a coroa-de-frade... Na margem pernambucana do Rio So Francisco, as culturas irrigadas de tomate, uva, feijo, cebola, arroz, mamona... espantam a cor parda da seca. O Estado tambm dotado de uma vegetao muito diversificada, com matas, manguezais e cerrados, alm da grande presena da caatinga. Na hidrografia, existe a forte presena de rios sobretudo na Regio Metropolitana do Recife (RMR) que conta com 14 municpios. H, tambm, muitas barragens de conteno de enchentes e abastecimento populacional como Tapacur, Carpina, Jucazinho, entre outras. Os principais rios do estado so o Capibaribe e Beberibe, Ipojuca, Una, Paje, Jaboato e So Francisco, este ltimo extremamente importante do desenvolvimento do Serto, uma vez que possibilita a distribuio de guas nas regies secas. OS RIOS EM PERNAMBUCO

10
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

Voc, com toda a certeza, conhece um rio ou um riacho. J deve ter observado que as guas de um rio ou um riacho correm sempre num sentido, seguindo um curso caminho que ele percorre desde o lugar onde nasce (nascente) at o lugar onde despeja as suas guas (foz). Rios so os cursos dgua naturais que se deslocam de terrenos mais altos para terrenos mais baixos, at desaguar no mar, num outro rio ou num lago. O conjunto das terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes constitui uma bacia hidrogrfica. Para achar a margem direita e a margem esquerda de um rio, d as costas para a sua nascente. A margem direita est sua direita; a margem esquerda, sua esquerda. Descer um rio naveg-lo a favor da corrente. Subir um rio naveg-lo contra a corrente. Esses rios pertencem s Bacias Secundrias (rios litorneos) e Bacia do So Francisco (rios sertanejos).

BACIAS SECUNDRIAS Os rios litorneos so perenes (nunca secam) e de pequena extenso. Nascem quase todos no Planalto da Borborema e, seguindo a inclinao do terreno, correm na direo leste e desembocam no Oceano Atlntico. Nos seus cursos, banham muitas cidades do Litoral-mata. Veja quais so os principais rios litorneos: Rio Goiana: formado pela juno do rios Capibaribe-Mirim e Tracunham; banha a cidade de Goiana. Rio Capibaribe: nasce na Serra do Jacarar, no municpio de jataba; banha o Recife. Tem como afluentes os rios Tapacur, Goit e Tejipi. Rio Beberibe: banha a cidade de Olinda. Rio Jaboato: banha a cidade de Jaboato dos Guararapes. Rio Siriji: na mata norte. Rio Pirapama: banha a cidade de Cabo. Rio Formoso: na mata sul. Rio ipojuca: em seu curso se encontra a cachoeira do Urubu, em Amaraji. Rio Sirinham: banha a cidade de Sirinham. Rio Una: banha a cidade de Barreiros. Rio Botafogo: abastece de gua a cidade de Olinda. BACIA DO SO FRANCISCO Com exceo do Rio So Francisco, que um rio perene, todos os demais rios sertanejos so temporrios, isto , correm apenas nas estaes chuvosas. Durante a seca, seus leitos se transformam em filetes de gua que formam, aqui e acol, pequenos poos onde a populao se abastece de gua. Os rios sertanejos pernambucanos so afluentes ou subafluentes da margem esquerda do Rio So Francisco. Os principais so: Rio das Garas, Rio Brgida, Rio Paje ( o mais extenso rio pernambucano), Rio Moxot e Rio Ipanema (este ltimo desgua no so Francisco j fora do territrio pernambucano).

11
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

O RIO SO FRANCISCO O So Francisco um dos maiores rios brasileiros. Junto com seus afluentes e subafluentes forma uma bacia hidrogrfica que abrange uma parte considervel do territrio pernambucano. Ele nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Seguindo em direo ao norte, atravessa terras de Minas Gerais e Bahia. Ao desviar o seu curso para o leste, faz divisa entre os seguintes estados: Bahia e Pernambuco, Bahia e Alagoas e Alagoas e Sergipe, para finalmente desembocar no Oceano Atlntico. A importncia do Rio So Francisco vem de longa data, desde o incio da colonizao, pois foi uma via de penetrao para o interior e proporcionou a expanso da pecuria. At hoje, prximo s suas margens, a criao de gado intensa: da o nome que recebe de Rio dos Currais. O So Francisco conhecido ainda por outros nomes. Velho Chico, apelido carinhoso dado pela populao que dele se serve. Rio da Integrao Nacional, porque uma importante via de transporte e comunicao, nos seus trechos navegveis. Embarcaes de todos os tipos, muitas vezes exibindo as carrancas, sobem e descem as suas guas, prestando inestimveis servios s populaes ribeirinhas. Nilo Brasileiro, porque, a exemplo do Rio Nilo, no continente africano, deixa sobre as terras que o margeiam, aps as cheias, uma camada de fertilizante timo para a agricultura. As guas do So Francisco abastecem cidades, produzem energia eltrica (hidreltricas de trs Marias, Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso e Xingo) e irrigam plantaes. Nas vezes em que foi represado, as suas guas invadiram grandes extenses de terras, tragando inclusive cidades. A Barragem de Itaparica, por exemplo, encobriu as cidades de Petrolndia e Itacuruba, que foram reconstrudas em outro local.

A INDSTRIA A economia pernambucana caracteriza-se pela existncia de plos especficos de produo de bens localizados em diversas reas do Estado. Hoje existem em Pernambuco doze (12) plos de importncia econmica, tcnica e social, por setores, considerando-se a competitividade. So eles:

Plo Graniteiro Pernambuco vem se firmando como um produtor brasileiro de pedras ornamentais, com destaque para o granito. O foco principal desse Plo Graniteiro est localizado em trs municpios do agreste Pernambucano como: Bezerros, Belo Jardim e Bom Conselho. Alm da fonte de suprimento de matrias-primas, existem em Pernambuco unidades industriais que produzem chapa e ladrilhos a partir de granitos nobres.

12
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

Plo Gesseiro e de Cimento Um produto cada vez mais utilizado na indstria da construo civil brasileira e internacional o gesso. Foram descobertos nos ltimos anos, novas aplicaes para o gesso na construo melhorando a qualidade, contribuindo para a reduo dos custos e para um melhor aproveitamento dos imveis construdos. Os municpios onde esto localizados os vetores do Plo Gesseiro e de Cimento so: Araripina, Bodoc, Exu, Ipub, Ouricuri, Trindade, Paulista, Goiana, Cabo de Santo Agostinho (SUAPE). O Plo Gesseiro pernambucano no abrange apenas a explorao mineira da gipsita, mas tambm o processo de industrializao de gesso e de cimento, bem como, a fabricao de equipamentos e produo de insumos necessrios operao do segmento.

A produo de gesso em Pernambuco atinge a marca de 1,8 milhes de toneladas por ano, o que representa 95% de toda a produo nacional. A rea, que abrange seis municpios da microrregio de Araripina dispe de 30% de todas as reservas brasileiras do mineral, estimadas em 700 milhes de toneladas. Um total de 312 empresas geram 12 mil postos de trabalho no Araripe, com faturamento anual de R$ 200 milhes.

Mesorregies de Pernambuco:

1. Mesorregio do So Francisco Pernambucano. 2. Mesorregio do Serto Pernambucano. 3. Mesorregio do Agreste Pernambucano. 4. Mesorregio da mata Pernambucana 5. Mesorregio Metropolitana de Recife.

13
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

MESORREGIO DO SERTO PERNAMBUCANO Distribuio Espacial dos Distritos e Plos Industriais

Plo de Cermica Outro Plo importante e que tem forte ligao com o setor construtivo brasileiro, o de Cermica. Em termos de produtos, so fabricados revestimentos de piso e de paredes, alm do beneficiamento de porcelanato, fabricao de louas de mesa, fabricao de cermica decorativa, produo de cermica trmica para utilizao em eletricidade e mecnica. Este Plo localiza-se nos Municpios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.

14
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

MESORREGIO DO SO FRANCISCO PERNAMBUCANO Distribuio Espacial dos Distritos e Plos Industriais

Plo de Bebidas Pernambuco tem um importante Plo de Bebidas de diversos tipos, desde bebidas alcolicas at refrigerantes no alcolicos, sobressaindo-se o Estado, tambm, nesse importante segmento produtivo. Destacam-se as trs vincolas instaladas na nica Regio Semi-rida do mundo, chegando a produzir anualmente 4 milhes de litros de vinho que percorrem o Brasil e o mundo, localizadas nos Municpios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. O Plo de Bebidas localiza-se em SUAPE e nos Municpios do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboato dos Guararapes, Lagoa Grande, Olinda, Paulista, Petrolina, Recife e Santa Maria da Boa Vista.

Plo Metal Mecnico de Linha Branca Pernambuco detm, hoje, um Plo da maior importncia para a Regio, produzindo refrigeradores, freezers, foges, mquinas de lavar e outros aparelhos semelhantes. Toda essa linha de produo est concentrada nesse Plo que desenvolveu de forma paralela, uma indstria fornecedora de matrias-primas, que fazem parte da composio dos bens produzidos no Plo Metal Mecnico. O mesmo se encontra localizado nos Municpios de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Ipojuca e Paulista.

Plo Tecnolgico Eletrnico do Recife Plo significativo para o Estado, localizado na mesorregio Metropolitana de Recife, compreendendo um elenco de bens enquadrados nos gneros de material eltrico e de comunicao. Destaca-se a indstria do software no Estado que movimentou, apenas no ano de 99, cerca de U$ 200 milhes, o que faz de Pernambuco o terceiro maior Plo de Informtica do Pas. So mais de 250 empresas instaladas s na Regio Metropolitana de Recife, onde existe uma mdia de 5 mil profissionais qualificados. Com a finalidade de consolidar o setor tecnolgico da informao no Estado, foi implantado em Pernambuco com investimentos da ordem de R$ 33 milhes, o Porto Digital. O projeto possibilita a criao de: um fundo de capital de risco para empresas, um fundo de capital humano para fixar e atrair profissionais para Pernambuco, transferncia do Centro de Informtica da UFPE, das

15
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

incubadoras do Instituto Tecnolgico de Pernambuco, do Centro de Estudos e Sistemas Avanados do Recife, da Sede da Secretaria de Cincia, Tecnologia e Meio Ambiente, da construo do Centro de Negcios de Tecnologia da Informao e de um prdio para onde sero transferidos 32 empresas de software. O empreendimento funcionar tambm como entroncamento de backbones das principais empresas de telecomunicaes que atuam no Estado.

MESORREGIO DO AGRESTE PERNAMBUCANO Distribuio Espacial dos Plos Industriais

Plo de Calados um Plo muito relevante para Pernambuco, principalmente pelo nmero de empregos que oferece, compreendendo a fabricao de sapatos, sandlias, bolsas, malas, carteiras e cintos, bem como pelas indstrias fornecedoras de matriasprimas que integram a composio dos bens produzidos no mencionado Plo.

16
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

Localiza-se em SUAPE e nos Municpios de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboato dos Guararapes, Escada, Ipojuca, Vitria de Santo Anto, Timbaba, Carpina, Ferreiros, Bezerros, Bonito, Caruaru e Garanhuns. Plo de Higiene Pessoal, Perfumaria, Cosmtico e Limpeza Outro Plo importante que vem cada vez mais se consolidando no Estado, com o surgimento de novos empreendimentos industriais, representado pelas fbricas Gessy Lever e Bombril S/A, empresas que se instalaram em Pernambuco, devido a sua posio geogrfica, o porto de Suape e a qualidade da nossa mo-de-obra. Localiza-se em SUAPE e nos Municpios de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboato dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Recife, Ipojuca e Garanhuns. Plo de Mveis A fabricao de mveis em Pernambuco procura se firmar como um Plo importante para nossa economia, voltado para atender ao mercado interno e ao mercado nordestino, mercado esse ainda a ser desbravado por esse tipo de indstria local, que sofre os efeitos da concorrncia dos mveis do Sul do Pas. Esse Plo se encontra localizado em SUAPE e nos Municpios de Recife, Olinda, Jaboato dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Gravata, Bezerros, Caruaru, Lajedo, Garanhuns, Joo Alfredo e Afogados da Ingazeira.

Plo de Industrializao do Leite A consagrao de Pernambuco como Plo Industrial do Nordeste na rea de bebidas lcteas, tem atrado cada vez mais investimentos de empresas nacionais. Localizado em SUAPE e nos municpios que compem a bacia leiteira do Estado, esse Plo tem Garanhuns como o seu principal representante na fabricao de leite. Hoje, o Municpio detm a principal fbrica de leite em p da regio, contando com uma produo em torno de 30 toneladas/ano do referido produto, com uma perspectiva de ampliao para 150 toneladas/ano. Esta ampliao proporcionar uma abertura de mercado, chegando a atingir a regio Centro-Oeste do Pas. Os municpios que compem a bacia leiteira do Estado so: Garanhuns, Bom Conselho, Lajedo, Capoeiras, Correntes, So Bento do Una e Sanhar.

Plo de Material Plstico para Construo Civil Localizado em SUAPE e nos Municpios de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Igarassu, Jaboato dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife, Caruaru e Garanhuns, compreende a fabricao do produtos de material plstico para a construo civil, bem como, as indstrias fornecedoras de matrias-primas que integram a composio dos bens produzidos no mencionado Plo. Plo de Embalagens um Plo importante para a economia estadual, principalmente pela sua dimenso e pelo nmero de municpios que o compe. Compreendendo a fabricao de embalagens de metal, papel, papelo, plsticos e vidros. Localiza-se em SUAPE, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamarac, Jaboato dos Guararapes, Ipojuca, Paulista, Recife, Olinda, Moreno, Camaragibe, So Loureno da Mata, Vitria de Santo Anto, Carpina, Timbaba, Ferreiros, Caruaru e Garanhuns.

17
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

COMPLEXO INDUSTRIAL PORTURIO DE SUAPE Alm dos Distritos e Plos Industriais, o Estado de Pernambuco possui o Complexo Industrial Porturio de SUAPE que pela sua magnitude e importncia considerado como um Plo Econmico Regional. Situa-se na parte mais oriental do Nordeste brasileiro, Regio que tem um PIB de R$ 126,4 milhes, uma populao de 47,7 milhes de habitantes e uma renda per capita de R$ 2.671. Pernambuco onde se situa, tem um PIB de R$ 25,8 milhes, o que representa 20,4% do PIB regional. Este Complexo conta com um dos mais importantes portos do continente Sul-americano, pela sua localizao estratgica, a apenas 6 horas das grandes rotas martimas internacionais, garante uma economia de 8 a 15 dias para armadores que podero deixar, em Suape, suas cargas destinadas ao Cone Sul, para que sejam transportadas por cabotagem para outros portos brasileiros e pases como a Argentina. Hoje, boa parte dos produtos importados pelo Norte e Nordeste so distribudos a partir de Suape. O porto o maior distribuidor de gs de cozinha (GLP) para a Regio. Destaca-se, ainda, a proximidade com o Aeroporto Internacional dos Guararapes, um dos mais importantes do Pas e com o Porto do Recife, este com atuao mais voltada ao transporte de cabotagem e s exportaes de acar.

Infraestrutura Porturia As instalaes porturias de Suape contam com um Porto Externo e um Porto Interno escavado, separado por um cordo natural de arrecifes que protege ento este ltimo. Acessado por um canal de 16,50 metros de profundidade, atualmente o porto de Suape oferece navegao, trs instalaes de acostagem em seu Porto Externo, apresentadas da seguinte forma: 1. Per de Granis Lquidos (PGL 1), com 14 metros de profundidade em seus dois beros, movimenta derivados de petrleo, lcool e produtos qumicos, podendo operar simultaneamente dois navios-tanque de at 45.000 tpb; 2. Per Martimo de Gs Natural Liquefeito (PGNL), com 15,5 metros de profundidade no bero leste e 10 metros no bero oeste, atende navios de at 80.000 tpb. Este terminal se conectar com uma Usina de Regaseificao a ser construda junto ao parque de tancagem na retaguarda, em investimento conjunto da ordem de US$ 200 milhes, atravs do consrcio Shell/ Petrobrs; 3. Per de Granis Lquidos (PGL 2), com 14,5 metros de profundidade e 386 metros de extenso, dispe de dois beros de atracao para navios de at 90.000 tpb.

18
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

O Porto Interno, em operao desde final de 1999 conta com um canal de navegao de 1.100 metros de extenso, 450 metros de largura, 15,5 metros de profundidade e abertura de arrecifes com 300 metros de largura para acesso de navios graneleiros e mega carriers. Atualmente, em construo o quarto bero, que abrigar em sua retaguarda, o futuro Terminal de Granis Slidos do Porto de Suape. Atualmente, o Porto Interno dispe de um ptio de veculos de at 56.700 m2 e capacidade de estocagem para 4.825 veculos. O Complexo Porturio de SUAPE conta, com cerca de 41 km de extenso de malha rodoviria interna que permite a circulao de cargas desde os cais at os terminais e as indstrias. Possibilitam, tambm, ligaes diretas por meio da rodovia PE-60 com as principais vias das malhas federal e estadual, atravs de acessos controlados, dois na PE-60 e um na PE-28. O sistema ferrovirio que abrange a malha interna de Suape j se interliga aos sistemas regional e nacional pela EF101, linha tronco para a futura integrao com a ferrovia Transnordestina. Internamente, SUAPE conta com todo um sistema de apoio administrativo e tcnico de transportes, suprimento de gua, energia eltrica, gs natural e telecomunicaes. Situado numa regio de pouca densidade populacional e ocupando reas dos Municpios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, no Litoral Sul do Estado, o porto industrial dispe de toda uma infraestrutura j implantada e, em operao, alm de reas para expanso futura.

19
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

Histria de Pernambuco

Uma terra altiva, de muitos movimentos nativistas que tiveram impacto histrico determinante para o Brasil. O Incio Em 1501, quando a expedio do navegador Gaspar de Lemos fundou feitorias no litoral da colnia portuguesa, na recm descoberta Amrica, teve incio o processo de colonizao de Pernambuco, uma das primeiras reas brasileiras a ter ativa colonizao portuguesa. Entre os anos de 1534 e 1536, Dom Joo III, ento rei de Portugal, instalou o sistema de Capitanias Hereditrias no Brasil, que consistia na doao de um lote de terras, chamado Capitania, a um Donatrio (portugus), a quem caberia explorar, colonizar as terras, fundar povoados, arrecadar impostos e estabelecer as regras do local. Dentre os primeiros 14 lotes distribudos por D. Joo III estava a Capitania de Pernambuco, ou Capitania de Nova Lusitnia, como seu Donatrio, Duarte Coelho, a batizou. Dessa forma, em 1535, Duarte Coelho se estabeleceu no local onde fundou a vila de Olinda e espalhou os primeiros engenhos da regio. At ento, os ocupantes do territrio eram os ndios Tabajaras. A Colnia No perodo colonial, Pernambuco torna-se um grande produtor de acar e durante muitos anos responsvel por mais de metade das exportaes brasileiras. Pernambuco torna-se a mais promissora das capitanias da Colnia Portuguesa na Amrica. Tal prosperidade chamou a ateno dos holandeses, que, entre 1630 e 1654, ocuparam toda a regio, sob o comando da Companhia das ndias Ocidentais, tendo como representante o Conde Mauricio de Nassau, que por ter incendiado Olinda, estabeleceu-se no Recife, fazendo-a capital do Brasil holands. Nassau traz para Pernambuco uma forma de administrar inovadora. Realiza inmeras obras de urbanizao, amplia a lavoura da cana e assegura a liberdade de culto. No perodo holands, fundada no Recife a primeira sinagoga das Amricas. Amante das artes, Nassau tem na sua equipe inmeros artistas, como Frans Post e Albert Eckhrout, pioneiros na documentao visual da paisagem brasileira e do cotidiano dos seus habitantes. A partir de 1645 teve incio um movimento de luta popular contra o domnio holands de Pernambuco: a Insurreio Pernambucana. A primeira vitria importante dos insurretos se deu no Monte das Tabocas, hoje localizado no municpio de Vitria de Santo Anto, onde 1.200 insurretos mazombos munidos de armas de fogo, foices, paus e flechas derrotaram numa emboscada 1.900 holandeses bem armados e bem treinados. Foram quase 10 anos de conflito, com destaque para as duas Batalhas de Guararapes, at que em janeiro de 1654 os holandeses se renderam. O movimento foi um marco importante para o Brasil, tanto militarmente, com a consolidao das tticas de guerrilha e emboscada, quanto sociopoliticamente, com o aumento da miscigenao entre as trs raas (negro africano, branco europeu e ndio nativo) e o comeo de um sentimento de nacionalidade. A ocupao dos holandeses fez Recife prosperar, onde se estabeleceram muitos comerciantes e mascates, enquanto Olinda continuava a ser o reduto dos senhores de engenho. Devido a divergncias quanto demarcao de novas vilas, em 1710, os moradores de Olinda invadem o Recife, dando inicio a chamada Guerra dos Mascates. O lder da ocupao, Bernardo Vieira de Melo entrou para a histria quando sugeriu que Pernambuco se tornasse uma repblica. Essa foi a primeira vez que se falou em repblica no pas. O conflito s terminou com a chegada, em 1711, do novo governador da regio.

20
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

O Imprio Em 1817, Pernambuco tentou proclamar-se independente de Portugal, mas o movimento foi derrotado. A Revoluo Praeira, em 1848, questionava o regime monrquico, e j pregava a Repblica. Joaquim Nabuco, um dos maiores smbolos do Abolicionismo, iniciou a pregao das idias no Recife. Os pernambucanos se orgulham de sua participao altiva na Histria do Brasil, sempre mantendo altos ideais libertrios. A Repblica Com o advento da Repblica, Pernambuco procura ampliar sua rede industrial, mas continua marcado pela tradicional explorao do acar. O Estado moderniza suas relaes trabalhistas e lidera movimentos para o desenvolvimento do Nordeste, como no momento da criao da Sudene. A partir de meados da dcada de 60, Pernambuco comea a reestruturar sua economia, ampliando a rede rodoviria at o serto e investindo em plos de investimento no interior do Estado. Na ltima dcada, consolidam-se os setores de ponta da economia pernambucana, sobretudos aqueles atrelados ao setor de servios (turismo, informtica, medicina) e estabelece-se uma tendncia constante de modernizao da administrao pblica. Povo de Pernambuco

O pernambucano batalhador e por isso vencedor. Uma gente que luta por seus ideais e conquistas. um estado rico e miscigenado. Pernambuco o stimo estado mais populoso do Brasil, com 8.796.032 habitantes, o que corresponde a aproximadamente 4,6% da populao brasileira, distribudos em 185 municpios. Cerca de 80,2% dos habitantes do estado moram em zonas urbanas. A densidade demogrfica estadual de 89,5 hab./km. Conforme dados do IBGE, a composio tnica da populao pernambucana constituda por pardos (53,3%), brancos (40,4%), negros (4,9%) e ndios (0,5%), de acordo com o Censo 2010 do IBGE. Os povos e a diversidade caminham de mos dadas desde o incio da formao do Estado de Pernambuco. Heterogeneidade a palavra que descreve o povo pernambucano. Na sua formao, o Estado teve um elevado nmero de imigrantes. So portugueses, italianos, espanhis, rabes, judeus, japoneses, alemes, holandeses e ingleses. Alm das fortes influncias africana e, claro, indgenas. Trata-se de um caldeiro cultural de riqueza mpar, traduzida no jeito de ser de uma gente que aprendeu, desde sempre, a lutar por liberdade. O esprito guerreiro e o amor pela terra vm desde os primrdios. Foi esta garra que fez com que os pernambucanos se unissem para derrubar o domnio holands no estado em 1645, quando teve incio a Insurreio Pernambucana. O movimento foi o responsvel pelo comeo de um sentimento conhecido como pernambucanidade. Povo festeiro, acolhedor e trabalhador, dedicado arte de receber bem e de cultivar as tradies. Este o pernambucano. Que tem orgulho de carregar a bandeira do Estado no peito, smbolo maior dessa cultura. Mas esse estado no apenas a tradio: tambm o espao da modernidade e das expresses contemporneas no campo das artes, da tecnologia, da arquitetura, da msica, da dana, do teatro, da culinria.

21
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

Turismo em Pernambuco

Uma das principais vocaes econmicas do estado, o turismo gera emprego e renda em todas as regies. So praias paradisacas, de Norte a Sul, monumentos, cidades, calor e frio. Um estado rico que contempla a todos e recebe seus turistas sempre com o maior prazer. Do Litoral ao Serto, Pernambuco s beleza. o destino certo para quem procura o melhor das riquezas naturais do Nordeste, com um extenso e apreciado litoral de guas mornas e cristalinas. Os cenrios convidativos de praias paradisacas como Tamandar e Porto de Galinhas so apenas alguns dos inmeros atrativos se sobressai, ainda, na magnitude e importncia histrica de suas tradies culturais, como os festejos carnavalescos e juninos.

Fernando de Noronha O litoral com cerca de 187 km de extenso, entre praias e falsias, zonas urbanas e locais praticamente intocados, representa o principal atrativo turstico do Estado. Sem falar no belssimo arquiplago de Fernando de Noronha, frequentado por brasileiros e estrangeiros durante todas as pocas do ano.

Instituto Ricardo Brennand

22
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

Pernambuco tem umas das igrejas mais antigas do Brasil, localizada no municpio de Igarassu, na Regio Metropolitana do Recife. A igreja dedicada a So Cosme e Damio, que data de 1535, faz parte de um Centro Histrico com 396 m tombados pelo IPHAN. Um dos mais antigos e bem conservados conjuntos arquitetnicos, civil e religioso do Estado. Ainda na Regio Metropolitana do Recife as atraes so inmeras. O Recife Antigo, bairro mais tradicional da capital pernambucana, polo cultural e de animao, ponto de visitao imperdvel para o turista. So bares, restaurantes, boates, feirinha de artesanato, alm do marco zero da cidade e da primeira sinagoga das Amricas, a Kahal Zur Israel, construda em 1637 por judeus que vieram de Amsterd para viver no Recife. A capital do Estado tambm se destaca pelo pioneirismo na cinematografia e por ser bero de talentos criativos e empreendedores e todos os anos a cidade do Recife se transforma no palco do cinema nacional. No CINE PE so exibidos os melhores filmes brasileiros da temporada e esto presentes cineastas que fizeram nome no cinema nacional, assim como jovens realizadores, produtores, atores e atrizes, uma vitrine da stima arte que j entrou no calendrio nacional.

Oficina de Francisco Brennand O Stio Histrico de Olinda uma atrao parte para os sedentos de cultura. Um dos mais importantes conjuntos arquitetnicos do pas, Olinda recebeu o ttulo de Patrimnio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco, e de primeira capital brasileira da cultura. Os antigos casarios e as charmosas ladeiras contribuem para o charme da cidade, que tambm palco de uma das festas mais populares do Brasil: o Carnaval. No Agreste pernambucano est o paraso dos esportes radicais. Bonito, com oito quedas dgua que variam de 2 a 30 metros de altura, proporciona aos aventureiros, trilhas, arvorismos, trekkings e rapis de tirar o flego. Formadas pelas guas do Rio Verdinho e riacho guas Vermelhas, as cachoeiras de Bonito compem uma das mais belas paisagens do Estado. Tambm no agreste pernambucano um dos atrativos o clima. A cidade de Gravat, a 80 km do Recife, est a uma altitude de 447 metros. Nos meses de junho e julho, as baixas temperaturas, as atividades que caracterizam a vida no campo e a gastronomia local atraem milhares de visitantes. Nas cidades de maior altitude, no chamado Planalto da Borborema, o frio inspirou eventos culturais como o Festival de Inverno de Garanhuns. O municpio, a 230 km do Recife, sedia h mais de vinte anos um dos maiores festivais de msica do estado.

23
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

Gastronomia pernambucana O serto do estado tambm tem um stio de clima diferenciado. A 1.004 metros de altitude fica a cidade de Triunfo, a mais alta do territrio pernambucano, onde todos os anos acontece a Festa do Estudante, com grupos de teatro de dana, e o Festival de Cinema, no Cine Teatro Guarany, um prdio tombado pelo patrimnio histrico. Pernambuco tem ainda a Feira de Caruaru, a maior feira livre do mundo, considerada patrimnio imaterial do Brasil pelo IPHAN; o Teatro de Nova Jerusalm, o maior teatro ao ar livre do mundo onde, todos os anos, encenado o espetculo da Paixo de Cristo; o Parque Nacional da Serra do Catimbau, entre o Agreste e o Serto pernambucano, formado por um complexo de serras, vales e rochas sedimentares, distribudos em 90 mil hectares, que impressiona pela grandiosidade e primitivismo; a Serra Negra, em Bezerros, situada em uma altitude de 960 metros com temperatura de at 9 C, cercada por uma reserva ecolgica, que faz da sua beleza um cenrio para carto postal; o Vale do So Francisco, com suas dezenas de vincolas, local ideal para os amantes de um bom vinho. Pernambuco est sempre de braos abertos para receber os turistas. Alm da riqueza natural, dispe de moderna e capacitada rede hoteleira. Sem falar na hospitalidade sem igual do povo pernambucano.

Cultura de Pernambuco

Nossa cultura rica, verdadeira referncia para o mundo. So muitos os movimentos - maracatu, frevo, caboclinho, o forr, entre outros - que fazem de Pernambuco um caldeiro cultural. Pernambuco , antes de tudo, um estado marcado pela diversidade cultural. E tem uma populao que respira e valoriza a sua cultura, passando de gerao em gerao. No por acaso, o estado conhecido no pas como um dos que tm a cena cultural mais viva, construda a partir da contribuio de ndios, portugueses, holandeses, judeus, africanos, entre outros. celeiro de poetas, artistas plsticos e msicos reconhecidos em todo mundo, sem falar nos seus movimentos, no carnaval, no So Joo, em nossa cultura. Isso Pernambuco.

24
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

Lampio e Maria Bonita | Museu do Forr - Caruaru O carnaval, por exemplo, a maior festa. No s dos pernambucanos, mas de todos que visitam o estado na poca dessa democrtica festa seja na capital, nas praias, no interior. Tem o maracatu, o caboclinho, o coco de roda, a ciranda e o maior de todos os representantes - o frevo! O ritmo, alis, nico e teve origem no prprio estado. Na festa, alm das ladeiras de Olinda, do fervor do Recife Antigo, tem tambm o Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo (segundo o Guinness Book). No interior, seja no Serto ou no Agreste, h outros movimentos culturais. Os caretas de Triunfo (cidade sertaneja a 600km do Recife); os Papangus de Bezerros (agreste, 90km da capital) que no carnaval promovem uma grande festa nas ruas do municpio.

Rua da Aurora - Recife Pernambuco tambm a terra do So Joo. O perodo junino no estado um dos mais tradicionais do pas. A cidade de Caruaru, no agreste, o ponto central onde acontecem 30 dias de festa - todo o ms de junho. a terra do forr, do xaxado, do mestre Vitalino, da famosa Feira de Caruaru, do Alto do Moura, entre outros. Mas no s nesta cidade, onde acontecem os festejos. Da capital ao interior so muitas as homenagens ao Santo. Na Zona da Mata, tanto a Norte quanto a Sul, o destaque fica para os maracatus. De baque solto ou de baque virado. De influncia africana, eles tm muita fora nesta regio devido grande presena de engenhos de cana de acar. No

25
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

perodo colonial, os escravos vindos da frica para trabalhar a produo do acar trouxeram os costumes para c. Antigamente, muitas dessas movimentaes aconteciam s escondidas ou na senzala. Com o passar dos anos e a liberdade dos negros, a cultura foi incorporada como um todo. E hoje um dos nossos destaques. E entre as cidades, Nazar da Mata desponta como uma das que mais concentra maracatus. Tudo isso apenas uma demonstrao da rica cultura de Pernambuco. Uma cultura que orgulha os pernambucanos, que passada de gerao em gerao, levada para todos os cantos do mundo, mas que s pode ser sentida em sua alma em nosso Estado. Por isso, para conhecer um pouco mais do que o povo pernambucano tem a oferecer no basta estudar e ler... Tem que experimentar. Isso Pernambuco. Smbolos Bandeira

A Bandeira de Pernambuco foi idealizada pelos revolucionrios de 1817 e oficializada, anos depois, pelo governador Manuel Antnio Pereira Borba (1915-1919). A cor azul do retngulo superior simboliza a grandeza do cu pernambucano; a cor branca representa a paz; o arco-ris em trs cores (verde, amarelo, vermelho) representa a unio de todos os pernambucanos; a estrela caracteriza o estado no conjunto da Federao; o sol a fora e a energia de Pernambuco; finalmente, a cruz representa a f na justia e no entendimento. Braso

O braso de Pernambuco foi oficializado pelo governador Alexandre Jos Barbosa Lima (1892-1896), em 1895.

26
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

O leo representa a bravura do povo pernambucano; os ramos de algodo e de cana-de-acar simbolizam riquezas do estado; o sol a luz cintilante do equador; as estrelas so os municpios. Ainda esto no braso o mar de Recife e o farol do Forte da Barra, de onde se v a cidade de Olinda. Na faixa, aparecem as datas histricas mais importantes do estado: 1710 (guerra dos Mascates), 1817 (Revoluo Pernambucana), 1824 (Confederao do Equador) e 1889. Hino O hino pernambucano uma poesia acompanhada de msica em honra aos bravos guerreiros do estado. Foi composto no ano de 1908. A letra foi escrita por Oscar Brando e a msica de autoria de Nicolino Milano. Letra do Hino "Corao do Brasil! em teu seio Corre o sangue de heris - rubro veio Que h de sempre o valor traduzir s a fonte da vida e da histria Desse povo coberto de glria, O primeiro, talvez, no porvir. Estribilho Salve! Oh terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal! Nova Roma de bravos guerreiros Pernambuco, imortal! Imortal! Esses montes e vales e rios, Proclamando o valor de teus brios, Reproduzem batalhas cruis. No presente s a guarda avanada, Sentinela indormida e sagrada Que defende da Ptria os lauris. Estribilho Do futuro s a crena, a esperana, Desse povo que altivo descansa Como o atleta depois de lutar... No passado o teu nome era um mito, Era o sol a brilhar no infinito Era a glria na terra a brilhar! Estribilho A Repblica filha de Olinda, Alva estrela que fulge e no finda De esplender com seus raios de luz. Liberdade! Um teu filho proclama! Dos escravos o peito se inflama Ante o Sol dessa terra da Cruz!" Estribilho

27
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

EXERCCIOS 01. Embora composto por uma mistura de gases em que predominam o nitrognio e o oxignio em propores fixas, o ar atmosfrico encontra-se acompanhado por quantidades variveis de vapor d'gua. Sobre o tema acima analise as propostas a seguir: 1) A ascenso dinmica ou orogrfica dos alsios no interior de Pernambuco resulta, muitas vezes, em condensao superior e chuvas nas escarpas a barlavento; esse fato particularmente verificado na Borborema. 2) A sotavento, no mdio So Francisco ou sobre o Serto nordestino, a subsidncia do ar contribuir para manter baixa a umidade relativa do ar. 3) No interior dos continentes, sobretudo na faixa de latitudes subtropicais, a umidade atmosfrica tende a ser mais elevada do que sobre as massas ocenicas. 4) Na faixa oriental de Pernambuco, os ndices de umidade relativa do ar superam os do vale mdio do So Francisco. 5) O ar atmosfrico sobre a faixa equatorial brasileira, especialmente na Regio Norte, apresenta baixa quantidade de vapor d'gua, em face do notvel efeito de continentalidade somado ao tipo de formao vegetal dominante na Regio. Esto incorretas: A) 1 e 2 B) 2 e 3 C) 1 e 5 02. Dentro dos espaos semi-ridos nordestinos, algumas importantes diferenciaes internas, relacionadas sobretudo ao quadro natural, definem as chamadas reas de exceo. Sobre esse assunto podemos dizer que: 1) uma das reas de exceo corresponde ao municpio de Triunfo, que apresenta um mesoclima diferente do das reas vizinhas. 2) nos brejos de altitude, a melhoria das condies ambientais e dos recursos naturais representa, de uma certa maneira, um aumento da favorabilidade s atividades humanas. 3) os espaos agrcolas representados pelos permetros de irrigao e vazante dos audes, onde se encontram solos aluviais, podem ser considerados como reas de exceo. 4) o fator topogrfico e a exposio aos fluxos de ar podem determinar a existncia dos brejos no Agreste e Serto pernambucanos. Est(o) correta(as): A) 1 apenas B) 1 e 2 apenas C) 3 e 4 apenas D) 2, 3 e 4 apenas E) 1, 2, 3 e 4 D) 3 e 5 E) 1 e 3

28
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

03. Os movimentos de massa rpidos que se verificam nas encostas ngremes de reas tropicais midas acarretam, em geral, srios problemas sociais e econmicos nas reas urbanas afetadas por esse processo geolgico. Recife um exemplo clssico deste fato. Quais so as condies que favorecem tais movimentos? 1) atividades antrpicas. 2) regime pluviomtrico. 3) estrutura do regolito. 4) topografia. 5) retirada da cobertura vegetal original.

29
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

Esto corretas: A) 1 e 5 apenas B) 2 e 3 apenas C) 1, 3 e 5 apenas 04. O ambiente das caatingas considerado um meio ambiente instvel porque apresenta as seguintes caractersticas, EXCETO: A) cobertura vegetal suficientemente fechada para oferecer um freio aos processos erosivos; B) condies bioclimticas agressiva, com fortes variaes; C) escoamento superficial muito atuante; D) acumulao de detritos rochosos, intensa, nas partes inferiores do relevo, como a base das vertentes e plancies aluviais; E) a retirada da cobertura vegetal em reas crticas pode implicar na formao de ncleos de desertificao D) 2, 4 e 5 apenas E) 1, 2, 3, 4 e 5

05. "No caso especfico das condies atmosfricas, a cidade apresenta alteraes climticas muito diferenciadas das reas circunvizinhas. A intensidade de urbanizao, expressa em termos de espao fsico construdo, altera significativamente o clima." (LOMBARDO, Magda A.- Ilha de Calor nas Metrpoles: o exemplo de So Paulo) A urbanizao, pelo que se pode deduzir do texto acima, altera consideravelmente o clima urbano, pois: I. contamina a atmosfera mediante a emanao dos gases; II. a concentrao de edifcios, como no caso do bairro de Boa Viagem, no Recife, interfere nos efeitos dos ventos; III. provoca o aumento das superfcies de absoro trmica; IV.acarreta a impermeabilizao dos solos; V. proporciona alteraes na temperatura e na umidade do ar atmosfrico. Assinale a nica alternativa correta. A) I, II e V somente. B) I, III e IV somente. C) II, III e V somente. D) I e II somente. E) I, II, III, IV e V.

30
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

06. "A terra aqui pegajenta e melada. Agarra-se ao homem com modos de garanhona. Mas ao mesmo tempo parece sentir gosto em ser pisada e ferida pelos ps da gente, pelas patas dos bois e dos cavalos. Deixa docemente marcar at pelo p de um menino que corra brincando, empinando papagaio; at pelas rodas de um cabriol velho que v aos solavancos de um engenho de fogo morto a uma estao de Great Western". (Gilberto Freyre) O texto desta questo refere-se aos (s): A) solos laterizados e altamente frteis da Zona da Mata nordestina; B) solo conhecido como areias quartzosas; C) solos litlicos onde se cultiva a cana-de-acar; D) solos arenosos dos mangues e das plancies aluviais do Nordeste brasileiro; E) "massap".

07. Observe: De configurao geogrfica longitudinal, estreito no sentido norte/sul e alongado na direo leste/oeste, encontra-se Pernambuco inteiramente situado dentro dos limites da zona Tropical, visto que seus pontos extremos Norte e Sul se encontram, respectivamente, entre os paralelos de 7 e 15 e 9 27 de latitude sul. (ANDRADE, Thas de Lourdes Correia de. IN: Atlas Escolar de Pernambuco) Analise e conclua. I. O Estado de Pernambuco se encontra situado numa faixa de latitudes mdias, o que justifica a no existncia, no Serto, de um clima desrtico. II. Por estar localizado inteiramente na zona Tropical, s h em Pernambuco climas Tropical mido e Temperado de Altitude. III. De leste para oeste, Pernambuco apresenta uma sucesso de paisagens naturais diferenciadas e uma intensa diversificao de formas de uso do solo. IV. Em Pernambuco, a maior parte da populao economicamente ativa exerce atividades no setor secundrio da economia. V. Do ponto de vista geolgico, Pernambuco apresenta, em grande parte do seu territrio, terrenos antigos que se apresentam bastante erodidos. Esto corretas as afirmativas:

A) I e V, somente. B) III e V, somente. C) II e IV, somente.

D) I, III e IV, somente. E) I, II, III, IV e V.

31
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

GEOGRAFIA Prof . Kiko

08. A Zona da Mata ocupa aproximadamente 8% do territrio nordestino. Essa parte do Nordeste possui como caracterstica marcante o fato de ser densamente povoada. Quais seriam outras caractersticas da Zona da Mata? 1. A populao regional predominantemente urbana. 2. O processo de urbanizao, na Zona da Mata, foi muito destacado por ter sido o territrio-bero das primeiras aglomeraes na poca colonial. 3. A urbanizao da Zona da Mata explica-se, muito mais, por fatores que proporcionam a expulso do homem do campo do que pela atrao que as cidades exercem por oferecerem melhores condies de vida. 4. A Zona da Mata apresenta, em toda a sua extenso, um clima cujo regime de chuvas determinado pela massa de ar Equatorial Continental. 5. Toda a Zona da Mata, geologicamente falando, situa-se em terrenos sedimentares recentes, da a grande fertilidade dos solos. Assinale: A) se todas so verdadeiras. B) se apenas 1 e 4 so verdadeiras. C) se apenas 3 e 5 so verdadeiras. D) se apenas 1, 2 e 3 so verdadeiras. E) se apenas 2, 3 e 4 so verdadeiras. 09. Com relao a indstria pernambucana, os municpios de Ipub, Trindade, Paulista e Goiana, integram: A) Plo de bebidas. B) Plo tecnolgico C) Plo gesseiro e graniteiro D) Plo gesseiro e cimenteiro E) Plo txtil. Referncias Bibliogrficas: Almanaque Abril 2012. Ano 38. EAN 789 3614 08126 7. Ed. Abril Espao Geo-Histrico e Cultural. Atlas Escolar Pernambuco. Ed. Grafset. 2 Edio. SIEBERT, Clia. Geografia de Pernambuco. Ed. FTD

GABARITO: 1-D;2-E;3-E;4-A;5-E;6-E;7-B;8-D;9-D

32
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares - www.jaula.com.br Fernandes Vieira: 3423-1949 3076-5055

You might also like