You are on page 1of 2

Escala de Morse para Risco de Queda

[MFS Morse Fall Scale]

A Escala de Morse (MFS) para avaliar o risco de queda um mtodo rpido e simples de avaliar a probabilidade de um doente cair. Uma grande maioria de enfermeiros (82,9%) descreve esta escala como rpida e fcil de usar e 54% calculou que eram precisos menos de 3 minutos para avaliar um doente. A Escala consiste em seis variveis, rpidas e fceis de pontuar, tendo sido demonstradas a sua validade preditiva bem como a sua fiabilidade entre avaliadores. A MFS vastamente usada em cuidados agudos, tanto em hospitais como em unidades de internamento e tratamento prolongado de doentes.

Item 1. Historial de quedas; neste internamento/urgncia ou nos ltimos 3 meses 2. Diagnstico(s) secundrio(s) 3. Apoio para caminhar Nenhum/ajuda de enfermeiro/acamado/cadeira de rodas Muletas/canadianas/bengala/andarilho Apoia-se no mobilirio para andar 4. Terapia intravenosa/cateter perifrico com obturador/heparina 5. Postura no andar e na transferncia Normal/acamado/imvel Debilitado Dependente de ajuda 6. Estado mental Consciente das suas capacidades Esquece-se das suas limitaes

Escala No Sim No Sim 0 25 0 15 0 15 30 No Sim 0 20 0 10 20 0 15

Pontuao ______ ______

______

______

______

______

Total

Os itens na Escala so pontuados da seguinte maneira:

Historial de quedas: Este item pontuado com 25 pontos se o doente tiver cado durante o internamento hospitalar actual, ou se, anteriormente admisso, tiver havido um historial imediato de quedas, tais como as decorrentes de ataques ou de s andar com ajuda. Se o doente no tiver cado, o item pontuado com 0 pontos. Nota: se um doente tiver cado pela primeira vez, a sua pontuao aumenta imediatamente para 25. Diagnstico(s) secundrio(s): Este item pontuado com 15 pontos se houver registos de mais do que um diagnstico mdico feito ao doente; caso contrrio, pontue com 0. Ajuda para caminhar: Este item pontuado com 0 se o doente andar sem qualquer ajuda (mesmo que seja assistido por um enfermeiro), andar de cadeira de rodas, ou se permanecer deitado e nunca sair da cama. Se o doente usar muletas, canadianas ou uma bengala, este item pontua com 15 pontos; se o doente se deslocar apoiando-se a uma pea de mobilirio, pontue este item com 30 pontos.

Morse JM, Morse RM, Tylko SJ. Development of a scale to identify the fall-prone patient. Canadian Journal on Aging 1989; 8: 366-77. V2 - Adaptao cultural e lingustica, 2010 Centro de Estudos e Investigao em Sade da Universidade de Coimbra (CEISUC)

Terapia intravenosa: Este item pontuado com 20 pontos, se o doente tiver um dispositivo intravenoso ou tiver inserido lock de heparina; caso contrrio; pontue com 0 pontos. Modo de andar: um andar normal caracteriza-se por o doente andar com a cabea levantada, baloiar os braos livremente dos lados do corpo e dar passos largos sem hesitao. Este tipo de andar pontuado com 0 pontos. Com um andar debilitado, pontue com 10 pontos: o doente anda curvado, mas capaz de levantar a cabea enquanto anda, sem perder o equilbrio. Os passos so curtos e o doente pode arrastar os ps. Com um andar dependente de ajuda, pontue com 20 pontos: o doente tem dificuldade em se levantar da cadeira, tenta pr-se de p apoiando-se nos braos da cadeira ou balanceando-se (isto , fazendo vrias tentativas para se levantar). O doente pe a cabea para baixo e olha para o cho. Como o doente no tem muito equilbrio, agarra-se ao mobilirio, a uma pessoa, ou a ajudas tcnicas para andar. No consegue andar sem ajuda. Estado mental: Ao usar esta escala, o estado mental avaliado com base na auto-avaliao que o prprio doente faz da sua capacidade de se deslocar. Pergunte ao doente: Consegue ir casa de banho sozinho ou precisa de ajuda? Se a resposta do doente, em relao ao juzo que faz da sua capacidade, for consistente, considera -se o doente normal e pontua-se com 0 pontos. Se a resposta do doente no for consistente com as instrues dadas pelos enfermeiros ou se a resposta do doente no for realista, ento considera-se que o doente sobrevaloriza as suas capacidades e se esquece das suas limitaes. Neste caso, pontuado com 15 pontos.

Pontuao e Nvel de Risco: A pontuao ento somada e registada na ficha do doente. Em seguida, identificado o nvel de risco e as respectivas aces recomendadas (por exemplo, no so necessrias quaisquer intervenes, recomendam-se intervenes padro de preveno de quedas ou intervenes de preveno de alto risco). Nota importante: A Escala de Morse dever ser adequada a cada centro ou unidade de sade, de modo que as estratgias de preveno das quedas tenham como alvo os doentes em maior risco. Por outras palavras, as pontuaes correspondentes a cada nvel de risco podem ser diferentes conforme a escala esteja a ser utilizada num hospital de cuidados de doenas graves, num lar ou numa unidade de reabilitao. Alm disso, numa mesma instalao, as escalas de cada unidade podem diferenciar-se entre si.

Amostra de Nvel de Risco Nvel de Risco Sem risco Baixo risco Alto risco Pontuao da Escala de Morse 0 - 24 25 - 50 51 Aco Bons cuidados de enfermagem bsicos Intervenes padro de preveno de quedas Intervenes de preveno de quedas de alto risco

Morse JM, Morse RM, Tylko SJ. Development of a scale to identify the fall-prone patient. Canadian Journal on Aging 1989; 8: 366-77. V2 - Adaptao cultural e lingustica, 2010 Centro de Estudos e Investigao em Sade da Universidade de Coimbra (CEISUC)

You might also like