You are on page 1of 5

Universidade Federal de Alagoas UFAL Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade FEAC Curso de Administrao

Valdcy Manuel Cardoso Costa

Estudo de Caso: ImageCaf

Macei Julho de 2013

Valdcy Manuel Cardoso da Costa

Estudo de Caso: ImageCaf

Trabalho requisitado pelo Professor Cludio Zancn aos alunos do 10 perodo, referente disciplina de Empreendedorismo e Gesto de Pequenos Negcios.

Macei Julho de 2013

Avalie os pontos fortes e os pontos fracos de Clarence Wooten.

Wooten tem os seguintes pontos fortes: Ele tem experincias ricas em tcnicas de computao Ele tem um talento notvel em tcnicas de computao grfica, desenvolvimento de software e internet Ele tem fundamentos de educao em arquitetura e negcios Ele teve, vasta experincia na construo de trs empresas e de lidar com diferentes clientes Wooten tem os seguintes pontos fracos: Ele no pode oferecer fundo de iniciativa por ele mesmo Ele no consegue encontrar recursos financeiros suficientes Mesmo que ele estivesse no negcio por um bom tempo, ele no tem uma base regular de clientes. 2 O que voc acha do produto versus a concluso do servio de Wooten? Quais so os pontos fortes e os pontos fracos do argumento dele? Acho que o argumento de Wooten no o mais sensato. Seu problema no prestao de servio ou produtos, mas o relacionamento com seus clientes, claro que Wooten quer ser independente em relao aos seus clientes e ele pensou que um prestador de servios no poderia conseguir isso. Seus pontos fortes: Ele chega concluso com base em sua experincia, por isso se encaixa situao Seus argumentos apontaram a uma direo para melhorar sua situao.

Seus pontos fracos: 3 Este argumento no mencionou o seu problema real, como discutido acima Este argumento apontou um caminho que vai falhar, mas no mencionou como a outra forma pode ter sucesso. Este argumento no forneceu uma soluo detalhada

Analise e avalie a oportunidade do ImageCaf.

Naquela poca, a internet chegou e mais e mais empresas, no importa o tamanho que elas tinham, reconheceram que ter um site importante, at pelo fato de que a maioria das pequenas empresas no tinham talentos e recursos necessrios, ento pagariam pelo produto da ImageCaf (site personalizado).

O que voc acha da estratgia de angariamento de fundos de Wooten?

Primeiro de tudo, Wooten sente que os investidores so geralmente influenciados pelo vis baseado em experincias de idade e questes raciais, na tomada de decises, e os jovens afro-americanos como ele podem sofrer preconceito. Ele poderia estar certo, mas sempre h excees, como resultado, ele pr-limitou suas fontes de capital. Wooten tambm focou o financiamento de clientes e investidores anjo para O ImageCafe. uma estratgia inteligente, mas Wooten no atingiu sua meta e no conseguiu levantar uma quantidade suficiente de fundos. 5 Ele deveria ter aceitado a oferta de Dwayne Walker?

Olhando pela primeira jogada, ir para a Costa Oeste iria gerar custos adicionais e problemas inesperados sendo assim a oferta de Dwayne Walker seria muito caro nesse caso; Olhando pela segunda jogada, meio milho em primeiro lugar, em seguida, parcelas de 20 mil dlares, eu acredito que razovel. Os investidores tm o direito de saber como seu dinheiro usado e Wooten precisava de uma boa quantidade de dinheiro para iniciar seu negcio. Se eu fosse ele eu teria aceitado essa oferta. 6 Ele precisa conseguir $3 milhes?

At meados de 1999, Wooten levantou emprstimos-ponte e investimento anjo de 710.000 dlares, com uma taxa de queima atual de $ 50.000. Para completar o site da ImageCafe levaria um ano e meio, em seguida, para assumir ImageCafe, precisaria de outro semestre para gerar receita. Ento ImageCafe precisaria sobreviver por 2 anos, sem qualquer rendimento, por isso precisava levantar US $ 710.000 + $ 50000 * 24 = 710.000 +1200.000 = $ 1910000, pelo menos para atingir o ponto de equilbrio. A ImageCafe poderia aumentar de 2 milhes para a razo segura, logo 3 milhes no seriam necessrios. 7 Como voc responderia oferta da Network Solutions?

Isso dependeria totalmente em, se posso levantar uma quantidade suficiente de dinheiro a tempo. Voc pode concluir seu site, encontrar vrios grandes clientes, seus produtos estarem prontos para lanar, mas nunca se pode ficar sem dinheiro. Se voc tem o dinheiro, ento o negcio pode ser viabilizado, logo, eu ignoraria essa oferta. Mas caso no se conseguisse levantar o dinheiro todo o esforo seria arruinado. Comparando a hiptese de perder tudo, eu ficaria feliz em vender a ImageCaf por US $ 21 milhes. 8 Como voc faria a valuation do ImageCaf?

Numa primeira fase, a tarefa seria elevar a quantidade necessria de dinheiro, e fazer a valuation da empresa apenas um meio para atingir o objetivo. Nossa valorizao deve ser a mais razovel, o que significa que deve ser atraente para a maioria dos investidores.

Quais so as implicaes pessoais para Wooten se ele vender ou no?

muito interessante que chega a ser irnico: vender a ImageCafe pode ser o caminho mais rpido para Wooten alcanar seu objetivo de vida, que ser rico acima da mdia dentro de um tempo abaixo da mdia. Ele pode at no ter 21 milhes dolares em toda a sua vida gerindo a ImageCafe. E se ele decide vender, ele se torna num homem muito rico imediatamente

You might also like