You are on page 1of 2

3. Data Center O data center um conjunto de servidores onde o aplicativo armazenado.

o. Os servidores podem ser localizados em qualquer lugar do mundo, via internet. Uma tendncia crescente no mundo de TI a virtualizao de servidores. Isto , o software pode ser instalado permitindo que vrios servidores virtuais sejam usados. Desta maneira pode ter meia dzia de servidores virtuais funcionando em um servidor fsico.
[...]Um Data Center uma modalidade de servio de valor agregado que oferece recursos de processamento e armazenamento de dados em larga escala para que organizaes de qualquer porte e mesmo profissionais liberais possam ter ao seu alcance uma estrutura de grande capacidade e flexibilidade, alta segurana, e igualmente capacitada do ponto de vista de hardware e software para processar e armazenar informaes. [...] (PINHEIRO, 2004, p. 12).

Segundo John Gantz O surgimento dos data centers veio com a chegada dos computadores de grandes portes conhecidos como Mainframe, em 1964 lanado pela IBM, desde a poca do lanamento at os dias de hoje os data centers sofreram uma grande evoluo, atualmente so

tecnologicamente poderosos, com altos nveis de processamento, hardwares mais compactados e inteligentes. (GANTZ, 2004, p.04). O data center um centro de informaes, este compe a armazenagem, organizao e processamentos de dados, podendo estar localizado na prpria empresa ou no, podendo ser terceirizadas, muitas vezes as empresas contratam data centers de terceiros para uma segurana maior com seus servidores. Os data centers so muito procurados por sua segurana contra ameaas fsicas como terremotos, inundaes, entre outros, tambm so desenvolvidos para ser seguros contra ataques como DoS . A segurana dos data Centers da empresa Google realizada 24 horas por dia e 7 dias da semana sendo o acesso a eles muito restrito, com cmeras gravando todas as aes que ocorrem dentro do permetro do data center. (Google Inc., Infraestrutura dos Data Centers da Google. Disponvel em:

http://www.google.com/intl/pt-BR/about/datacenters/).

Figura 3: Data Center da empresa Google Fonte: Galeria de fotos da Google. Para Caciato A infraestrutura de um data Center visando suportar servios crticos e funcionando com eficincia, composto por sistemas de energia eltrica, ar condicionados, rede de comunicao de dados, armazenamento, virtualizao, contendo um espao fsico que porte tudo isto. (CACIATO, 2009, p.21). Entretanto, os servidores no tem que estar alocados em um mesmo local, normalmente esto em diferentes posies geogrficas. Mas para os usurios esses servidores funcionam como se estiverem um no lado do outro. Isto permite ao prestador de servios maior flexibilidade nas opes e na segurana.

You might also like