You are on page 1of 3

POLTICA E PARTIDOS POLTICOS O Conceito de Partido Poltico O partido poltico uma forma de agremiao, de um grupo social que se prope

e organizar, coordenar e instrumentar a vontade popular com o fim de assumir o poder para realizar seu programa de governo. Robert Michels nascido em 1876 em Colnia, na Alemanha, foi socilogo e um dos grandes expoentes de anlise do comportamento das elites intelectuais e dos partidos democrticos modernos. Na Grcia e Roma antiga, dava-se o nome de partido a um grupo de seguidores de uma ideia, doutrina ou pessoa, mas foi s na Inglaterra, no sculo XVIII, que se criaram pela primeira vez, instituies de direito privado, com o objetivo de congregar partidrios de uma idia poltica. De fato, a ideia de organizar e dividir os polticos em partidos se alastrou muito, no mundo todo, a partir da segunda metade do sculo XVIII, e sobretudo depois da Revoluo Francesa e da independncia dos Estados Unidos.

Robert Michels Tornou-se conhecido principalmente pela sua obra: Sociologia dos partidos polticos, escrito antes da Primeira Grande Guerra. O autor constri uma argumentao a respeito dos fenmenos de poder dentro de organizaes democrticas. Sua tese centra-se na idia de que toda organizao tende burocratizao. Segundo ele, a partir do momento que a massa se organiza, ela tambm forma um pequeno grupo para dirigi-la. Com isso, surgem a hierarquizao, as regras e a rigidez processual. A ideia que a nova organizao busque eficincia, e s ir consegui-la adotando um controle interno proporcional ao seu tamanho . Segundo Michels os partidos apesar de proclamarem em seus programas que promovem a democracia, internamente so pouco democrticos. Na Sociologia dos Partidos Polticos, Michels busca compreender porque isso ocorre, reforando a ideia de que na medida em que o Estado se aproxima do poder ele se parece com o Estado que queria transformar. Qual o fator que determina, portanto, que os partidos se afastem de seus ideais iniciais e se transformem naquilo que contestavam?

Teoria das elites Foi apresentada pelo Filsofo Gaetano Mosca (1858-1941), no final do sculo XIX. Toda a sociedade hierarquizada e sob uma organizao estatal era, necessariamente, controlada por um pequeno grupo de pessoas: a classe dirigente. Essa viso seria posteriormente modificada pelo socilogo Vilfredo Pareto (1848- 1923), que observou no apenas uma, mas vrias elites disputando entre si o controle do Estado e revezando-se no poder.

Unipartidarismo ou Monopartidarismo Modelo que s admite a existncia de um partido poltico que busca ou diz buscar realizar a vontade popular. Teve mais significado histrico, principalmente entre as dcadas de 20 a 90 do sculo passado. Grande parte das repblicas socialistas era unipartidria. Os pases que adotaram o nazismo e o fascismo tambm tiveram sistemas unipartidrios. Pluripartidarismo ou Multipartidarismo Sistema mais comum nas democracias atuais. Nesse sistema, no h limites constituio dos partidos polticos. Como exemplo: nos EUA, o nmero de partidos polticos ultrapassa 100, na Itlia eles so mais de 30, na ex-URSS, a Rssia tem quase 60 partidos regulares. o sistema adotado no Brasil desde a nossa Independncia em 1822. S em perodos de exceo: na chamada Revoluo de 64 (entre 1966 e 1981) adotamos o bipartidarismo. Partidos Brasileiros PERODO PRINDEPENDNCIA (1808 1822) Com a vinda da Famlia Real Portuguesa para o Brasil, samos de uma posio de colnia sem autonomia poltica para o status de Reino Unido. No era a independncia, mas uma grande dose de autonomia. Primeiros Partidos CONSERVADORES Corcundas, favorveis Monarquia. RADICAIS- Constitucionais, liberais, maons. Conservadores + Radicais = Partido Brasileiro ou Partido da Independncia No homogneo, a favor da Independncia e contra a Metrpole. Primeiro Reinado (1822 a 1831) O Partido Brasileiro divide-se entre: CONSERVADORES Governo centralizado, Monarquia Absoluta. LIBERAIS Monarquia constitucional, Poder do Imperador restrito, descentralizao administrativa. Segundo Reinado Golpe da Maioridade (14 anos) Uniu os partidos Liberal e Conservador. Com o fim do Perodo Regencial, o quadro partidrio brasileiro toma sua definio com as principais correntes agrupando-se em: PARTIDO LIBERAL De sua diviso, nasce o Partido Republicano (1870). PARTIDO CONSERVADOR .

Primeira Repblica Repblica da Espada Oligrquica - Caf com Leite Partido Republicano Paulista (PRP)

Partido Republicano Mineiro (PRM) Aliana Liberal (AL) Partido Comunista Brasileiro (PCB) - 25 de maro de 1922

Partido ps-ditadura Vargas Unio Democrtica Nacional (UDN), que representava a burguesia industrial e as classes mdias urbanas (anti-Getlio) Partido Social Democrtico (PSD), que representava liberal-conservador (apoiava Getlio) Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que representava o sindicalismo e o movimento trabalhista.

Perodo Ditadura Todos os partidos foram cassados e, em seu lugar, foi imposta uma estrutura bipartidria. ARENA vs. MDB 1979 Restabelecido o Pluripartidarismo MDB = PMDB Nascimento do Partido Democrtico Trabalhista (PDT) Volta do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) Partido dos Trabalhadores (PT) Em 1982. Retorno a democracia 1985 ( Eleies indiretas)

You might also like