You are on page 1of 22

Carlito Azevedo

Nascido no Rio de Janeiro em 1961, editor, crtico e poeta brasileiro. Carioca da Ilha do Governador, Azevedo cursou a faculdade de letras na UFRJ, voltando sua ateno para a poesia francesa, a qual vem traduzindo regularmente. Conhece Jos Lino Grnwald que o apia em sua estria com o livro Collapsus Linguae (1991), com o qual ganhou o prmio Jabuti. Em 1992 Antonio Carlos Secchin j destacava o fato de a estria de Azevedo fornecer elementos interessantes para uma reflexo acerca da formao cultural de nossos poetas, em especial pelo fato de o poeta ter conscincia de no se confundir com suas fontes prximas, a Poesia Marginal, a Poesia Concreta e a de Joo Cabral de Melo Neto, ainda essas fontes sejam facilmente identificveis. Em seguida publicou As Banhistas (1993), que tem como centro uma srie de poemas com o mesmo ttulo, que pode ser vista como o modelo de sua potica; Sob a Noite Fsica (1996); e Versos de Circunstncia (2001). Em 2001, reuniu seus poemas na antologia Sublunar (1991-2001). editor desde 1997 da revista de poesia Inimigo Rumor (mesmo ttulo do livro Enemigo Rumor, de Lezama Lima), primeiro em parceria com o poeta Jlio Castaon Guimares e posteriormente ao oitavo nmero com o poeta Augusto Massi. coordenador da coleo de poesia s de colete. Foi contemplado com a Bolsa Vitae de literatura (1994/1995). Carlito Azevedo um dos poetas mais ativos da gerao 90. As referncias eruditas contidas na poesia de Carlito Azevedo escritores como Baudelaire, Mallarm e Drummond, artistas como Czanne, Rothko e Vieira da Silva podem confundir o leitor, sugerindo um poeta que trabalha apenas no registro culto do jogo intertextual e intersemitico. E, no entanto, a citao tem aqui a funo de refinar os sentidos, de se apropriar de um instrumental potico que permita uma abertura para o real. Carlito escreve dentro da tradio do flneur baudelairiano (o transeunte que vive o choque da vida moderna, a dupla experincia do intenso e do provisrio), atualizando-o na pele do poeta carioca que registra os signos de uma cidade vertiginosa. Dentre aqueles nomes, o mais presente em sua poesia o autor de Claro Enigma. O Drummond de Carlito Azevedo, todavia, no o poeta da "vida besta", provinciana, mas o Drummond do espanto diante do mundo. E, se errado cindir a obra do escritor itabirano, o fato que Drummond teve como efeito colateral, na poesia contempornea, um culto dico ligeira cujos exageros a obra de Carlito Azevedo veio compensar, recuperando, pela "vertigem do ato", "cada fragmento nosso, perdido,/ de dor e de delicadeza". Um ttulo como Sob a Noite Fsica (1996, extrado de versos em que Drummond descreve o gravurista Oswaldo Goeldi como um "pesquisador da noite moral sob a noite fsica") mostra at que ponto ele quer falar de uma realidade concreta sem perder a dimenso existencial, "moral" como indica o poema "Vers de Circonstance", cujo primeiro verso ("Entre fraga e desabrigo") se refere ao drummondiano "Fraga e Sombra".

Ao mesmo tempo, ele evita cuidadosamente cair na abstrao formalista, conforme escreve em "Ao Rs do Cho": "A idia no ceder tentao/ de escrever o poema desse no-// lugar, desse crculo congelado,/ sem vasos comunicantes, fechado// em si, em sua pose, sua espera,/ a idia alcanar a outra esfera". A "outra esfera" est bem aqui, ao alcance das mos, "uma flor alheia a smbolos", mas cuja violenta presena s perceptvel "sob o duplo incndio/ da lua e do neon", ou seja, a partir desse abalo da percepo que ele busca na imagem pietrica como no livro As Banhistas (1993), que parte da tela homnima de Czanne, ou no poema "Vieira da Silva" ("a verruma/ o trunfo/ a aresta/ o naipe/ a gua do/ relgio/ marca a hora/ do desastre"), leitura de "Os Jogadores de Cartas", quadro da pintora portuguesa tambm inspirado em tela do artista francs. A poesia de Carlito Azevedo mostra como possvel estabelecer um corpo-acorpo com outros cdigos sem necessariamente fazer poemas ilustrativos ou exceder o registro verbal. Obras: Collapsus Linguae (1991), As Banhistas (1993), Sob a Noite Fsica (1996, edio portuguesa Cotovia) e Versos de Circunstncia (2001). Sublunar (19912001) uma antologia, embora o poeta recuse essa noo, preferindo o conceito de uma nova arrumao, por tema, na esteira do que fez Carlos Drummond de Andrade.

GUA FORTE Carlito Azevedo Girando ritmadamente (ela submersa no inferno denso e negro do caf) esta pequena colher de prata da qual vs apenas preso entre teus dedos o cabo sem grandes arabescos fazes emergir em torvelinho a partir da tona lquida escura uma nuvem de fumaa at teu rosto que a recebe sorrindo

de ESSES POETAS Uma antologia dos anos 90, org. por Heloisa Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1998.

QUATORZE PARA O MEIO-DIA Carlito Azevedo

O olhar, grande oblquo, descobre num corpo oferto outro corpo, cavo, que diz no, e o que esse, seu duplo, dessangra, ressuda, ponta, ao calor do olhar-aguilho sublima um terceiro que todo espinhao de luz (como so

as horas de perda, os paramos, certas manhs de vero)

de ESSES POETAS Uma antologia dos anos 90, org. por Heloisa Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1998.

Na noite fsica
Carlito Azevedo (desentranhado de um poema de Charles Peixoto) A luz do quarto apagada, na escurido se destaca a insnia que nos atraca, dois gmeos na bolsa dgua. Ao despertar levo as marcas que de noite rabiscavas em minha pele com a sarna vida de tua raiva? E em voc a cega trama algum mal pde? ou maltrata ainda, que penetrava concha, espdua, gargalhada? E, em nosso rosto essa raiva aberta? que estranha lava essa que, rubra (baba de algum diabo), se espalha? A luz do quarto apagada, na escurido se destaca a fria que nos atraca, dois gmeos na bolsa dgua.

BANHISTA Carlito Azevedo Apenas em frente ao mar um dia de vero quando tua voz acesa percorresse, consumindo-o, o pavio de um verso at sua ltima slaba inflamvel quando o sbito atrito de um nome em tua memria te incendiasse os cabelos (e sobre tua pele de fogo a

brisa fizesse rasgaduras de gua)

Do livro: as banhistas, Carlito Azevedo, Editora Imago

RI Carlito Azevedo Ri qualquer possibilidade de sono essa minimalssima msica de cupins esboroando tacos sob a cama

imagino a rede de canais que a perquirio predatria possa ter riscado pelo madeirame apodrecido

se aguo o ouvido capto sbito o mundo dos vermes Do livro: collapsus linguae, Carlito Azevedo, Editora Lynx

3. Menino
Carlito Azevedo A prola fria o topzio quente dividiam seu rosto ao meio: olhos de gato, olhar de gamo Do livro: as banhistas, Carlito Azevedo, Editora Imago.

ESTRAGADO Carlito Azevedo No jardim zoolgico um ganso as patas afundam na lama e ele imperial como uma macieira em flor

mas est estragado como qualquer um pode ver estragado pensa que foi para isso que o resgataram do dilvio mas no resgataram o signo estragaram o ganso Do livro: collapsus linguae, Carlito Azevedo, Editora Lynx

Abertura
Carlito Azevedo Desta janela domou-se o infinito a esquadria: desde alm, aonde a prpura sobre a serra assoma como fumaa desatando-se da lenha, at aqui, nesta flor quieta sobre o parapeito em cujas bordas se lem as primeiras deseres da geometria.

Vaca negra sobre fundo rosa


Carlito Azevedo At os cinco anos jamais havia visto um trem de carga; e at os oito anos jamais um meteorologista. A garota com sobrinha chinesa foi um dia a minha garota com sombrinha chinesa, e a este que brinca na areia da praia chamamos nosso filho, pois o que , como a bola azul em suas mos a bola azul em suas mos e o vero outra bola azul em suas mos. As coisas so o que so e sei que antes de precisar outra vez barbear-me j tero voltado para o frio de seu novo pas. E talvez em meus sonhos voltem a fazer falta as trs dimenses desse mundo espesso, sublunar, como uma vaca negra sobre fundo rosa.

Vers de circonstance
Carlito Azevedo "Coisas assim ocorrem quando estamos a ponto de tornar real uma possibilidade que est sempre escapando." Caminho com Marlia at a Lagoa, mas a volta Para casa j outra escrita na fumaa, a Nomeao de um "vestgio", de uma tristeza. Os remadores se esforam, a garota anseia no ser nada mais do que a continuao da bicicleta e sua fuga, ns somos sua neutralizao. Voc mesmo acorda e pode imaginar: "hoje pintarei toda a manh e a tarde inteira" sem nunca ter sido ou tentado ser pintor. "Pequena xcara preferida, colherinha a transportar, anos a fio, dunas e dunas de caf solvel, os dias nos querem sempre assim? sua pulseira branca unidos, ansiando sempre por novas flores, outra primavera, um possvel jardim?"

Lagoa
Carlito Azevedo Tendo s costas (como asas pensas que a tarde abre e fecha) o dorso cobreado da montanha e os reflexos de cobre da lagoa, a menina com o gato traduz, mais que perfeio, os veios profundos, invisveis e subterrneos, a nos unir a quem amamos, e quando ele lhe estira sobre o colo as patas ponteadas, ela, para no acord-lo, at seu olhar pe na ponta dos ps.

Nova passante
Carlito Azevedo

1. sobre esta pele branca um calgrafo oriental teria gravado a sua escrita luminosa sem esquecer entanto a boca: um cone em rubro tornando mais fogo suor e susto tornando mais cida e insana a sede (sede de dilvio) 2. talvez um poeta afogado num danbio imaginrio dissesse que seus olhos so duas machadinhas de jade escavando o constelrio noturno: a partir do que comporia duzentas odes cromticas mas eu que venero (mais que ouro verde rarssimo) o marfim em alta-alvura de teu andar em desmesura sobre uma passarela de relmpagos sbitos, sei que na pele plida de papel pede palavras de luz 3. algum mozrabe ou andaluz decerto te dedicaria um concerto para guitarras mouriscas e cimitarras suicidas (mas eu te dedico quando passas no istmo de mim a isto este tiroteiro de silncios esta salva de arrepios)

Salto
Carlito Azevedo Se alguma pedra pudesse tornar-se lrios seria esta Se alguma pedra o salto de um tigre e no o tigre Seria esta alguma as letras do alfabeto seria esta esta s pontas que pulsa corao da casa que acabas de deixar para sempre

Paisagem japonesa para Aguirre


Carlito Azevedo

Pensei nos ventos frios que sopram da Sibria enrolando-se em seu pescoo, na pesca do salmo e na corrida da raposa fugindo do seu covil rumo plantao de batatas; mas

aqui, neste quase morro de Lopes Quintas, com pedregulhos ao fundo, voc pousa agora o jarro sobre a mesa

e quase como se pousssemos tambm nossas vidas sobre tudo isso e sorrssemos; pode ser a coisa mais simples, como a taa de caf que aquece agora as palmas de nossas

mos (" doce hebria") e cheira bem; alm, o jquei iluminado, a lagoa que nos veste como camisa ensopada; olhamos a lua,

amamos o mar.

10

Limiar
Carlito Azevedo Os ps premindo a inexistente relva do asfalto duro da rua sem vida a no ser a que lhe ds quando subitamente cruzas o espao e somes num timo deixando entretanto no ar qualquer coisa de to botticelliano quanto num crepsculo mediterrneo uma colhedora de mimosas a que um homenzinho cedesse a passagem espera (desesperada) de um sorriso

As banhistas
Carlito Azevedo

I
a primeira um capricho de goya, algum diria apodrece como um morango cuspido ou ameixas sangneas: entre as unhas uma infuso de mangans esboa a nica impresso de vida, pois tentar romper a membrana verde a bolha de bile, cogulo a leo que lhe cobre o sexo fugidio como uma lagartixa (sorri para esta e deixa que em tuas mos uma palavra amarga se transforme em lilases da estao passada)

II
(a segunda mscara turmalina em vez de rosto, o msculo da coxa dispara atrs da presa: o ofegante e mnimo arminho pubiano grain de beaut exposta est em nenhum beaubourg sonnabend mas sim dorme e no para mim mas atravs da sua e da minha janela sob a

11

conivncia implcita dos suntuosos sol e cortina)

III
a terceira um rothko (mas no baptismal scene um bem mais nervoso que isso) sua pose curto-circuito sur l'herbe lembra um espasmo doem seus olhos esmagados pelo coturno do fogo que agora lhe descongela sobre os clios uma constelao de gotas d'gua desabando sobre a ris

IV
um dibujo de lorca esta toda boca de tangerina e aurola sobre o bico do seio a quarta exata como a foice das ondas ao fundo ou a preciso absoluta dos dois filetes prpura e da para violeta-bispo rasgando-lhe o branco dos olhos como se visse coroa de espinhos (desta passa direto para a sexta)

V
e veja como se anima esta sbita passista-tinguely: os braos abertos em mastros de caravela, lees-marinhos danando ritmos agilssimos, da espiral do umbigo jorra denso nevoeiro at,

12

altura dos ombros, quase condensar-se num parangol de brumas (se a fores encarar faa-o como que por entre frinchas de biombo, olhos de diable amoureux)

VI
aproxima-te agora desta ltima: ela esta que no est na tela: ela aproxima-te e te detm longamente deixa que isso leve toda a vida tambm czanne levou toda a vida tentando esboando (obsedado em papel e tinta e lpis e aquarela e tela e proto/tela) estas banhistas fora d'gua como peixes mortos na lagoa ou na superfcie banhada de tinta uma tela banhada uma banhista hlas! e no usamos mais modelos vivos ou melhor os nossos dois nicos modelos:a crtica e a lngua esto mortos por isso antes de partires daqui para a vida turva torvelinho a turba antes de te misturares ao vendaval das vendas nsia de mercancia cola o teu ouvido ao dela: escutars o rudo do mar como eu neste instante na ilha de paquet ou na ilha de ptyx?

Em tintas de latim
Carlito Azevedo

Neste exato instante iluminam a vida, fulgor nico logo liquidado por um bater de portas: pouco mais sei sobre as meninas alm dessa chispa que finda em estrondoso trovo; sei que enquanto em tintas de latim minhas pupilas vo virando papiros (e meus clios, paliadas), nelas, em seus olhos-glicnias,

13

nem por isso algum azul mais ou menos se turva ou tur malinas.

Vers de circonstance
Carlito Azevedo Eram trs mulheres e a noite descia de seus olhos em ondas de aroma escuro eram trs sob o lenol branco

eram trs almofadas trs relmpagos de mos dadas

trs gargalhadas de febre afiada contra jasmineiros

fazia frio nas vespas e no no ar nos peixes e no no mar e nem no corpo e nem no desejo

pois uma ria como gata branca outra era branca a terceira era de Sefarad

14

Maldoror
Carlito Azevedo "Va-t-il nous dchirer" S. M.

vs a mesa? e sobre a? virado de l para c por preciosos instrumentos cirrgicos sonda? chumbo? bomba? o pulmzinho do rouxinol?

POR TRS DOS CULOS ABAULADOS Carlito Azevedo P/ Walter Gam

....E acordei me debatendo no carpete do hotel miserabilizado ao som do mantra televisivo, convulsionado. Um gole de caf ajudou a dissipar a aura ferruginosa do pesadelo. Era isso o que eu sempre quis dizer quando falei em fundo do corao. Toda a noite me obcecaram em sonho aqueles peixes fluorescentes: fluxo cnico que eu acompanhava da janelinha do avio; ou que justamente me seguia? assustadoramente me seguia? Contra tal gratuidade e incompletude, qual antdoto? O sorriso do efebo, talvez, retirando dos jeans surrados fotografias de afeto e destruio, todo ele, alis, afeto e destruio, como me escreveu depois num guardanapo de papel com encantadores desenhinhos? Uns olhos que faziam tudo valer a pena? Os da garota-esquim, f de Darwin, a quem eu desejaria dedicar um poema chamado "Galpagos" por ter dito que eu agora tinha um lugar para dormir. A busca de meu prprio rosto no alfabeto azul-oznio que subia, livre, tatuado,

15

brao acima e cu acima, at a praia de flamingos de um colo nu, rbita de miangas lunares, sublunares. No h resposta, campons, nunca houve em cu algum, vida alguma, isso de respostas na veemncia de uns espelhos. E assim, enquanto avanavam as horas no Relgio de Jlio de Abreu e ficavam para trs todos os sorrisos ("e esquilos brincavam nesses sorrisos como se sobre ramas", sussurrava uma voz voltil), dentro do txi, no fundo do corao, disparado, seguia comigo o rosto de Marlia.

(Do livro indito: Margens)

MARGENS Carlito Azevedo

1
Nem procurar, nem achar: s perder. Como o tremulante cachecol florido de Andi a flutuar no cu por alguns segundos antes de desaparecer completamente na noite escura da Marina da Glria, onde, por causa da nvoa, os barcos ancorados, com nomes como Estrela-Guia e Celacanto, tambm pareciam querer fugir de si mesmos.

2
"De modo que a lanterna deste aqui por um instante deixa de brilhar para como que reaparecer mais adiante, mais fulgurante, na popa daquele outro ali. Olhe ao redor, estamos no Rio de Janeiro ou fomos lanados na paisagem complexa de um conto tradicional chins?"

3
(O cachecol, ainda) Ele rodopiou no ar e desenhou com uma das extremidades vrios crculos dourados, uma espcie de hlice. Parecia seguir para o mar, mas uma lufada o lanou para o outro lado: uma seta acesa e malevel sobre o canteiro de gernios, na direo das pistas de alta velocidade do Aterro do Flamengo. Batemos uma foto e prometemos voltar amanh. No Marina,

16

mas ao Museu de Arte Moderna, e ver a "Biblioteca sem nome", o Monumento do Holocausto da Judenplatz, de Rachel Whiteread.

4
Por isso esse poema no comea com um menino, com um menino cantor sobre uma barca, com uma barca cortando a gua e o nevoeiro, com um nevoeiro adensado por rias do folclore polons e refres militares prussianos na voz de uma menino cantor.

5
"Quando chegamos ao nosso acampamento, comemos alguma coisa, e nossas garotas logo foram se deitar. Ns ainda nos demoramos um pouco vendo tev, fumando, e pela janela no cessvamos de ver o fantstico fundo de chamas de todas as cores imaginveis: vermelho, amarelo, verde, violeta, e de repente..."

6
Vai ficar mais difcil estacionar carros aqui na Judenplatz e no um monumento bonito e eu teria preferido que tivessem por fim se decidido a utilizar aquela soluo anti-spray pois ningum tambm vai gostar de ver susticas pintadas sobre ele, eu no gosto dele, mas j que est a eu e ningum vai querer ver susticas pintadas sobre ele.

7
"Ele me pergunta se minha garota j foi casada e eu: 'No. Mas esteve muito apaixonada antes. Aquele que ela amava foi ferido, gravemente, seus rgos saam-lhe do corpo. Ela os recolocou com suas prprias mos, levou-o para o hospital. Ele morreu. Puseram-no na vala comum, ela o exumou, deu-lhe uma sepultura.' Para ele, este simples episdio o cmulo da virtude."

8
"Ele me perguntou: 'e se ela comea a gritar muito alto voc usa as mos para cobrir sua boca ou deixa que ela grite o quanto tiver para gritar?' Depois ele me perguntou: 'E o que ela faz da vida?', e eu: 'Trabalha numa editora alpina'. E ele: 'Ah, sim?', e eu: 'Sim, sim. Ela escreveu e publicou guias de montanha. Ela editou uma revista alpina."

17

9
Rachel Whiteread (ao ver seu monumento finalmente inaugurado): - Foram cinco anos de inferno.

10
Estou falando de dias ensolarados, estou falando de dias escuros, quer dizer, estou falando de flores, sim, de lombadas de livros, portanto de douraduras, isso quer dizer, de crianas brincando e nadando na gua da inundao, de queimar as cartas do escritor famoso, da fumaa subindo e deixando aquela mancha no teto, eu no estou falando das colinas de Berkeley mas dos entregadores de pizza porto-riquenhos de Berkeley, dos entregadores de pizza hngaros de Santiago, dir-se-iam livros que no se abrem, de portas que no se abrem, de sonhos que no, de um pesadelo recorrente, de uma resina, um cavalo correndo, no so livros de areia.

11
Con frecuencia, en artculos publicados en la prensa o en los mismos intercambios de la calle, los vienenses cuestionaban tanto la "oportunidad" como la misma "necesidad" de recordar el Holocausto. Tras el estudio de los distintos proyectos, el jurado seleccion la propuesta de la joven escultora britnica Rachel Whiteread. En el camino quedaban mltiples obstculos: desde la insistente oposicin de la ultraderecha (ahora sumada a la coalicin gobernante), hasta las mismas organizaciones de sobrevivientes (insatisfechos con el diseo de Whiteread por su contenido excesivamente "abstracto"). Ellos argumentaban que las vctimas del extermnio "no murieron en abstracto".

12
(eplogo, maneira do teatro de Gertrude Stein) Dir-se-iam ptalas. Aquelas? Estas. Antes profuso. Dir-se-iam montes de merda. Dir-se-iam cus. Camuflagens. O que a Legio Condor? Dir-se-ia fixo? fcsia? Dir-se-ia farpado? Figurao. Troncos. Cepos. Minas terrestres (mas aqui, aos teus ps, crescem agora essas florezinhas azuis e roxas). Dir-se-iam maisculas. Toda a tarde? Entre lobo e co. Dir-se-iam pescadores.

18

Nada assemelha. Um chamado ordem, e no entanto troves. Hematomas no lago, dir-se-ia entrever. Dir-se-ia chuva de ouro? Eram vages? Ali, hipoglicmico.

(Do livro indito: Margens)

SOB O DUPLO INCNDIO Carlito Azevedo

Sob o duplo incndio da lua e do neon,

sobre um parapeito de mrmore, entre duas cortinas

jogadas pela brisa marinha que ao mesmo tempo s suas

coxas e costas dispensava um hlito incontnuo,

inundando de rubro o restrito permetro de seu jarro em cermica

e contrastando , imemorial, com a transitoriedade de tudo ali

(hotel, amor, carros, dia, noite)

19

uma flor alheia a smbolos

atingia seu ponto mximo de beleza.


de 41 POETAS DO RIO, org, Moacyr Flix. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1998

LIMIAR Carlito Azevedo

A via-lctea se despenteia. Os corpos se gastam contra a luz. Sem artifcios, a pedra acende sua mancha sobre a praia. Do lixo da esquina partiu o ltimo vo da varejeira contra um sculo convulsivo.

de 41 POETAS DO RIO, org, Moacyr Flix. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1998

SERPENTE Carlito Azevedo

O nome como veneno e o poema como antdoto extrado do prprio nome


de 41 POETAS DO RIO, org, Moacyr Flix. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1998

20

BAJO PROGRAMA Carlito Azevedo Pequenas peas, algum lirismo que a ironia mediatize entretanto< pouco caso como o resto uma pessoa que surja de repente e da qual note-se apenas o cigarro, alis, a cinza que tomba enormemente, manhs, mais do que noites. A flor ausente.
de Sob a Noite Fsica, Cotovia, 2001

LIMIAR Carlito Azevedo A via-lctea se despenteia. Os corpos se gastam contra a luz. Sem artifcios, a pedra acende sua mancha sobre a praia. Do lixo da esquina partiu o ltimo vo da varejeira contra um sculo convulsivo.
de Sob a Noite Fsica, Cotovia, 2001

VENTO Carlito Azevedo

A manh e alguns atletas desde cedo que esto dando voltas Lagoa. Outros seguem para o Arpoador (onde o ar de sal e insnia e a beleza ri com urna flor de lcool entre os dentes). O mar desdobra suas ondas sob o violeta dos olhos da menina no alto da pedra. Um falsete fica reverberando sem querer morrer. Dos cabelos desgrenhados de meu filho se desprega, ao vento, como um sorriso, como um relmpago, um pensamento triste.
De Sob a noite fsica, Cotovia (1996)

21

NA GVEA Carlito Azevedo

Enquanto o vento sopra contra a flor caduca da pedra, um som mais belo que o som das fontes nos seduz a invocar do cubo da treva nosso de cada noite que nos d no outro dia, cbuva nos cabelos, lampejos do sublime entre pilotis de azul e abril, mas apenas a vertigem do ato, o vermelho do rapto, a chegada ao fundo mais ardente, onde tornar a reunir cada fragmento nosso, perdido, de dor e de delicadeza.

De Sob a noite fsica, Cotovia (1996)

Protegido pela Lei do Direito Autoral LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 Permitido o uso apenas para fins educacionais. Este material pode ser redistribudo livremente, desde que no seja alterado, modificado e que as informaes sejam mantidas.

22

You might also like