You are on page 1of 21

ISSN 1980-9824 | Volume VIII Ano 7 | Outubro de 2012 www.revistaancora.com.

br

SEMITICA DISCURSIVA: Uma Introduo Metodolgica para Biblistas

Anderson de Oliveira Lima

Resumo: A semitica francesa, embora oferea um bem elaborado mtodo interpretativo, segue sendo ignorada pela maioria dos estudiosos dedicados tradicional exegese bblica no Brasil. Esse artigo procura contribuir neste campo de pesquisa defendendo a eficcia da Semitica Discursiva no processo de anlise dos textos bblicos e incentivando seu uso. Para isso, ns vamos apresentar uma introduo metodolgica seguida de uma anlise semitica de Mateus 19.16-23. Palavras-Chave: Semitica; Anlise do Discurso; Evangelho de Mateus; Exegese; Literatura Bblica.

Abstract: The French Semiotics, although it offers a well-crafted interpretive method, it is still ignored by most scholars dedicated to the traditional biblical exegesis in Brazil. This article seeks to contribute in this field of research defending the effectiveness of French Semiotics analysis in biblical texts and encouraging its use. For this, we will present a methodological introduction and then a semiotic analysis of Matthew 19.16-23. Key-Words: Semiotic; Discourse Analysis; Gospel of Matthew; Exegesis; Biblical Literature.

O autor doutorando e mestre em Cincias da Religio pela Universidade Metodista de So Paulo, especialista em Bblia (Lato Sensu) tambm pela Universidade Metodista, doutorando em letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie, e bacharel em msica erudita pela Universidade Cruzeiro do Sul. tambm autor de Introduo Exegese: Um Guia Contemporneo para a Interpretao de Textos Bblicos, livro publicado pela Fonte Editorial em 2012. Currculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0893915454622475. E-mail aol10@ibest.com.br. Este trabalho foi financiado pelo CNPq.

INTRODUO As prximas pginas foram produzidas com a finalidade de apresentar de forma breve e simplificada a chamada Anlise do Discurso ou Semitica Discursiva, cujo desenvolvimento mais recente se deve em grande parte ao trabalho do linguista lituano erradicado na Frana, Algirdas Julien Greimas (1917-1992). Faremos isso tendo como alvo os estudiosos da literatura bblica, os exegetas, que no Brasil ainda tiram pouco proveito da semitica e suas virtudes, embora ela tenha muito a contribuir com a tradicional anlise de contedo. Por aqui, encontramos alguns importantes representantes dessa escola metodolgica, e faremos uso especialmente de algumas obras introdutrias que podem ser facilmente consultadas pelos mais interessados. Primeiro, vamos empregar abundantemente os trabalhos de Jos Luiz Fiorin, a comear pelo livro Elementos de Anlise do Discurso (2005), e depois dois artigos importantes: Pragmtica (2003a), O Sujeito na Semitica Discursiva (2007). Tambm faremos frequentes referncias aos trabalhos de Diana Luz Pessoa de Barros, do livro Teoria Semitica do Texto (2011), e depois do artigo Estudos do Discurso (2003). Alm desses, sempre inevitvel a consulta ao Dicionrio de Semitica de A. J. Greimas e J. Courts (2012), que oferece marca a histria recente da semitica francesa pela fundamentao terica amadurecida que ofereceu; e por fim, tambm consideremos a recente publicao brasileira de Semitica do Discurso de Jacques Fontanille (2011), um manual que pretende fornecer um panorama didtico e atualizado dessa cincia continua se desenvolvendo. Uma grande contribuio da Semitica Discursiva como metodologia alternativa s nossas leituras exegticas tradicionais a sua maneira de analisar o texto literrio em nveis, no que chamam de Percurso Gerativo de Sentido (Fiorin, 2005, p. 17-44). A semitica oferece nesse trajeto metodolgico, dentre outros, recursos de grande utilidade para a anlise dos enredos narrativos, para a compreenso dos efeitos produzidos pela enunciao, e hoje nos ajuda a restaurar o exame dos percursos narrativos que o texto no explicita, isto , a anlise do que est implcito e pode ser pressuposto com segurana sem que isso se transforme num desvio imaginativo do leitor. A seguir, vamos expor rapidamente em esboo que enumera os olhares que essa semitica francesa lana sobre os discursos, seus objetos de estudo, tendo em mente que nosso objetivo a aplicao desses recursos na leitura de textos verbais, literrios, e mais precisamente, bblicos. Em to poucas pginas no poderamos ter a pretenso de apresentar
2

mais do que isso, um esboo introdutrio. No final dessa exposio metodolgica, que pode servir aos iniciantes como uma porta de entrada para o estudo da semitica, tambm apresentaremos um exerccio prtico, uma anlise semitica de Mateus 19.16-23, para que sirva de exemplo e inspirao s exegeses dos nossos leitores.

Parte 1 Introduo Semitica Discursiva 1 NVEL FUNDAMENTAL O primeiro nvel da anlise, chamado de nvel fundamental, onde se procura pelas categorias semnticas que esto na base da construo de um texto (Fiorin, 2005, p. 21). Trata-se da identificao de categorias semnticas que mantm entre si uma relao de contrariedade (Fiorin, 2005, p. 22), de uma oposio semntica principal do tipo vida vs. morte ou liberdade vs. dominao sobre a qual todo o discurso estar estruturado. Tendo identificado essa oposio fundamental, pode-se buscar compreender essa relao de termos segundo a valorao que o prprio texto lhes atribui. As categorias opostas no possuem valorao fixa, de aceitao universal; o texto quem nos diz se vida um conceito positivo ou negativo. Dizemos que os positivos so valores atraentes ou eufricos, e que os negativos so valores repulsivos ou disfricos. Nem sempre possvel identificar as categorias semnticas do nvel fundamental logo no incio da leitura; em muitos casos, s aps uma longa anlise que as encontramos. Por fim, essas categorias fundamentais podem ser representadas graficamente pelo chamado quadrado semitico, que demonstra como na narrativa se passa de uma a outra dessas categorias semnticas por meio de uma negao (Greimas; Courts, 2012, p. 400-404). Exemplo:

Morte

VS.

Vida

No Vida

No Morte

2 NVEL NARRATIVO No segundo nvel, chamado de nvel narrativo, estuda-se os sujeitos da narrativa, seus estados, seus contratos, as aes e as transformaes que lhes sobrevm no decorrer do texto. importante ressaltar que neste nvel a semitica trabalha os enredos a partir do que chamam de esquema narrativo cannico, procurando por trs momentos ou percursos distintos, sendo o primeiro o da manipulao, o segundo o da ao, e o terceiro o percurso da sano (Barros, 2003, p. 191-193, 195-203; Fontanille, 2011, p. 120-123). Estes trs percursos so analisados mesmo quando a narrativa os omite, mantendo-os como aes pressupostas. Ser necessrio abordar cada um desses percursos individualmente: 2.1 O Percurso da Manipulao O percurso da manipulao constri o contato primevo da narrativa, mostra como tudo comeou e indica para onde vai a histria. Geralmente o actante que tradicionalmente chamamos de heri ou protagonista aparece a, antes mesmo de comear sua jornada, e somos informados sobre qual o objetivo desse actante. Esse sujeito , antes de mais nada, abordado por outro que chamamos de destinador ou manipulador; ele atua propondo um contrato ao sujeito da ao, tenta convenc-lo a agir, manipula-o. Esse destinador geralmente quem estabelece o quadro de valores da narrativa, quem nos diz quais os valores eufricos e disfricos, e determina a misso a ser cumprida. Assim, por atuar sobre outro sujeito, dizemos que compete ao destinador o fazer-fazer, ou ento o fazer-crer. Se o sujeito se deixar manipular, ele se transforma no destinatrio, e estabelece-se um contrato entre eles, a partir do qual toda a narrativa ir se desenvolver. 2.1.1 As Formas de Manipulao: Para levar o outro personagem a agir segundo sua vontade, o destinador se utiliza de estratgias de manipulao, que so de quatro tipos: A primeira maneira de manipular um destinatrio chamada de tentao. Na tentao, o produtor do discurso tenta convencer o destinatrio a fazer algo por meio de uma espcie de suborno, pela oferta de valores que este destinatrio deseja. Assim, para que a manipulao seja eficaz, preciso que a oferta seja interessante, desejvel. O sujeito levado a fazer o que o outro deseja, ou a crer no manipulador, para que venha a adquirir o que deseja. A tentao, portanto, ineficaz quando os valores ofertados no so desejveis ao destinatrio.

A segunda forma de manipulao a chamada intimidao. Ao contrrio da primeira, em vez de oferecer valores interessantes, na intimidao o manipulador ameaa retirar do seu destinatrio algum(s) valor(es) que ele possui, ou acrescent-lo valores que ele no deseja. Uma tpica intimidao religiosa a ameaa do inferno, que pode ser compreendida como a ameaa de se perder a paz, a sade, a vida, a famlia etc, dependendo do contexto. O religioso assim induzido a praticar atos que talvez no desejasse, por medo de sofrer tais consequncias. A terceira forma de manipulao a seduo. Agora j no se trata de promessas e ameaas, mas de exaltaes sinceras ou no, que o manipulador faz em relao s caractersticas do destinatrio. O sedutor aquele que tenta convencer o outro elogiando-o, notando ou at destacando com exagero as suas virtudes; esse ato aparentemente benvolo, indiretamente leva o destinatrio a agir para confirmar os elogios feitos. Por exemplo, uma mulher pode chamar um homem para matar uma barata em seu lugar dizendo: Eu te chamei porque voc um homem to corajoso.... Diante da declarao feita em relao a sua coragem, o tal homem se v forado a confirmar sua coragem matando a barata, para que o conceito que a mulher tem dele no seja alterado. Enfim, tambm pode-se manipular algum por meio da provocao. Neste caso, em vez de exaltar as caractersticas do outro, o manipulador deprecia-as, e da mesma forma o destinatrio se sente forado a agir, desta vez para alterar a ideia negativa que o outro faz dele. Aproveitando o exemplo anterior, poderamos imaginar agora que a mulher diz ao mesmo homem e na mesma situao: Eu tenho medo de barata, mas nem sei por que te chamei, pois voc tambm no teria coragem de mat-la. A ao do destinatrio se d para mudar o conceito negativo que o destinador tem dele. Em resumo as quatro formas de manipulao, divididas em duas categorias, so: Tipo 1 - Ofertas de valores: Tentao (Valores eufricos) Intimidao (Valores disfricos)

Tipo 2 Construes Identitrias: Seduo (Imagem positiva) Provocao (Imagem negativa)


5

2.1.2 O Fazer Interpretativo: Podemos dizer que o destinador exerce influncia sobre o destinatrio, tenta manipul-lo; essa investida exige uma resposta por parte do destinatrio, uma deciso. Dizemos que o destinatrio realiza ento um fazer interpretativo, avaliando o destinador e sua proposta para ento tomar sua deciso. No exame desse fazer interpretativo a semitica criou categorias que denominou de modalidades veridictrias (Greimas; Courts, 2012, p. 532-533). O destinatrio primeiro se depara com o que est manifesto, e decide se o destinador parece ou no parece confivel. Depois julga o que lhe imanente, decidindo se ele realmente ou no confivel. Da combinao do ser e do parecer, ele concluir que o destinador verdadeiro, mentiroso, falso ou secreto, e tomar sua deciso. Isso pode ser melhor verificado graficamente: SER

PARECER

NO PARECER

NO SER Temos ento o eixo vertical da imanncia, e o eixo horizontal que o da manifestao. possvel assumir um elemento de cada eixo, pelo que se a escolha do destinatrio for pelo ser do eixo vertical, e pelo parecer do eixo horizontal, sua concluso ser a de que o destinador verdadeiro. Se ele escolher o ser e o no parecer, concluir que ele diz a verdade embora no parea, determinando que seus status secreto. Da mesma forma, se ele escolhe o no ser do eixo vertical e o une ao no parecer, chegar concluso de que a manipulao do destinatrio mentirosa, enquanto que a considerar falsa se escolher juntar o no ser com o parecer. 2.2 O Percurso da Ao (ou do Sujeito) Como vimos, o percurso da manipulao est voltado principalmente para o destinatrio que o responsvel pelo fazer persuasivo que d incio aventura ou enredo. Agora, o ponto de vista alterado, j que o sujeito da ao, o destinatrio que foi manipulado, que est em foco. Este sujeito est agora envolvido na misso de alcanar o valor que passou a desejar desde a manipulao, e nessa aventura muitos desdobramentos so possveis.
6

Dizemos que sua ao pode ser descrita como um fazer-ser, j que ele opera transformaes no mundo do texto, e no somente sobre outro sujeito como faz o destinador. Falando de maneira simples, o olhar do semioticista se ocupar dos enunciados de estado e enunciados de transformao que a narrativa apresentar. Quando o texto nos descreve um personagem, dizendo, por exemplo, que ele era um homem ambicioso que trabalhava num escritrio de advocacia, temos um enunciado de estado, onde a relao do sujeito com o objeto esttica. Caso o texto diga que certo dia ele decidiu mudar de vida e abriu seu prprio negcio, temos um enunciado de transformao, pois a relao entre sujeito e objeto dinmica. Estes estados podem ser explicados de maneira muito simples, atravs das categorias de conjuno ou disjuno. Se empregarmos o exemplo acima, poderamos dizer que o sujeito passou do estado de conjuno para o de disjuno com o escritrio de advocacia, e que essa transformao se deu primeiro por conta de uma transformao interna de estados de satisfao para a insatisfao, transformao j prevista por ser aquele sujeito modalizado como algum ambicioso. Todas essas transformaes se deram, por fim, com o objetivo de passar do estado de disjuno para o de conjuno com a riqueza. Para a anlise do percurso da ao, a semitica distinguiu tipos de programas narrativos (PN), os quais em conjunto do vida ao percurso do sujeito. Esse PN tambm devem ser analisados individualmente: 2.2.1 Programas Narrativos de Aquisio e Privao: Falando das transformaes possveis dentro de uma narrativa, a semitica identificou a existncia de dois tipos elementares de programas narrativos, o de aquisio e o de privao. Como o nome j sugere, o PN de aquisio acontece quando o sujeito passa a um estado de conjuno com algum objeto, e essa aquisio pode ser dar de duas formas, por doao ou apropriao. Do mesmo modo o PN de privao pode ser caracterizado por espoliao ou renncia. 2.2.2 Programa Narrativo de Performance: Alm da identificao anterior que distingue programas de aquisio e privao, tambm podemos verificar se os programas narrativos so de performance ou de competncia. Aqui trataremos do primeiro, o de performance, que se d quando o sujeito opera uma transformao no mundo e para si mesmo passando ao estado de conjuno (ou disjuno) com algum objeto. Essa aquisio opera modificaes nele e provavelmente em outros sujeitos. No exemplo j empregado, o sujeito ambicioso procura passar ao estado de conjuno com um valor que pode ser o dinheiro ou a riqueza, e para isso
7

abre seu prprio negcio, que um meio de atingir seu objetivo; mas essa transformao inevitavelmente atinge outros sujeitos, pois ele tambm passa ao estado de disjuno com o antigo emprego, e tudo para conquistar o dinheiro que porventura estaria nas mos de outros sujeitos. Dizemos que no PN de performance o sujeito geralmente provoca uma transformao pela aquisio de um objeto de valor descritivo, que nalguns casos chamado de objeto-valor. 2.2.3 Programa Narrativo de Competncia: Neste outro tipo de PN, tambm acontece uma transformao, mas no para o sujeito, e sim, no sujeito. A finalidade dessa transformao adquirir uma competncia que torne o sujeito apto a conquistar seu objeto de valor descritivo. Ento, a aquisio do PN de competncia um saber, um poder, um querer ou um dever, os quais transformam a competncia do sujeito para o desenrolar do percurso da ao. Dizemos, portanto, que o objetivo do PN de competncia a aquisio de um objeto modal (objeto-modal). Normalmente, a aquisio dessa competncia se deve a atuao de outro sujeito, que poder depois ser modalizado como um mestre, um orculo, uma arma etc. 2.3 O Percurso da Sano Se o sujeito conseguiu alterar seu estado inicial, por exemplo, passando da disjuno conjuno com o objeto-valor desejvel, provvel que ele tenha cumprido com isso o contrato antes estabelecido entre ele e o destinador. Ao final da ao, tem-se o percurso da sano, onde o sujeito ser avaliado a partir de seu desempenho diante do contrato firmado no comeo da narrativa, e onde geralmente o sancionador o prprio destinador. H tambm categorias distintas sobre as quais se desenvolvem as sanes. Temos as sanes cognitivas ou interpretativas, onde o sancionador avalia a performance do sujeito da ao e emite seu juzo, que pode ser positivo ou negativo. Caso o sancionador aprove a performance do sujeito, na sano cognitiva ele reconhece seu sucesso, o elogia ou coisa parecida. Se o sancionador desaprova a performance, ele desmascara o sujeito. O segundo tipo de sano a pragmtica, onde o sancionador pode oferecer uma verdadeira recompensa pelo sucesso do sujeito da ao, ou o pode punir por seu fracasso. 2.4 Outras Observaes Finalmente, ao longo da anlise do nvel discursivo possvel observar como o sujeito transformado ao longo desse percurso. Aps a manipulao do destinador, quando o sujeito
8

aceita o contrato e passa a crer ou desejar o objeto-valor, sentindo que quer ou deve busc-lo, dizemos que ele um Sujeito Virtual, para quem as transformaes do enredo ainda so meras potencialidades. Mas como j vimos, provvel que esse sujeito tenha que transformar suas prprias competncias para que possa alcanar seu alvo; nesse caso, ao se transformar, dizemos que ele passa a ser um Sujeito Atualizado, que adquiriu o saber ou o poder para seu fazer. S quando ele deveras adquire, por conjuno, o valor em questo, que se torna um Sujeito Realizado, modalizado com as categorias do ter ou do ser (Barros, 2003, p. 201). Na semitica atual, essas transformaes podem ser demonstradas de maneira mais rica quando o texto faz uso do que chamamos de percursos passionais, acrescentando a cada nova circunstncia do enredo modalidades que transmitem estados de tenso e relaxamento, isso , empregando paixes benevolentes e malevolentes como dio, amor, alegria, tristeza, frustrao, decepo, esperana (Barros, 2011, p. 47-52; Zabatiero, 2007, p. 139-143). Para seguirmos ao prximo e ltimo nvel, vale a pena dizer, que comum as narrativas criarem tenses atravs da atuao contrria de seus heris e viles. Temos visto que a semitica prefere, durante a anlise do nvel narrativo, chamar o heri ou protagonista de actante ou sujeito da ao. Por sua vez, um vilo pode ser aqui chamado de anti-sujeito, e caracterizado pela busca que empreende pelo(s) mesmo(s) valor(es) desejado(s) pelo sujeito da ao. O heri, nesse caso, o actante que age segundo os mesmos valores ideolgicos defendidos pelo narrador ou enunciador, enquanto que o anti-sujeito no outro seno aquele que age de maneira contrria a esses ideais, concorrendo com o personagem que o enunciador elegeu. 3 NVEL DISCURSIVO Finalmente, o ltimo nvel o discursivo, onde se verifica como a histria contada ou enunciada, ou como dizem, modalizada actancialmente. Tambm est em questo como o texto se utiliza de categorias como tempo e espao, e como os elementos narrativos so concretizados, como os temas so figurativizados etc (Barros, 2003, p. 193-194, 204-209). 3.1 As Instncias da Enunciao Por suas pretenses universalistas, a semitica no vai empregar em suas anlises discursivas termos como autor, leitor, pintor, compositor etc. Como a semitica procura oferecer explicaes sobre os modos de funcionamento de qualquer tipo de linguagem, ela

prefere termos mais genricos, e desenvolve o que aqui estamos chamando de instncias da enunciao (Fiorin, 2007, p. 26). Por exemplo, o que antes chamaramos de autor ser chamado de enunciador, e nosso leitor de enunciatrio. Assim sendo, o produto literrio que h entre eles, o texto ou o prprio contedo comunidado, ser chamado de enunciado. bom que se diga que para a semitica, enunciador e enunciatrio no so instncias concretas, ou seja, no se est falando dos verdadeiros autor e leitor. Podemos dizer que se tratam de instncias implcitas, de um autor que na verdade um efeito produzido no texto e que pode no ter grande semelhana com a autor real do texto. Assim, o texto vai nos revelando seu enunciador, suas ideologias, sua personalidade, e o mesmo ele far em relao ao enunciatrio, que o destinador para quem o texto quer se dirigir. Portanto, a semitica desconsidera em sua anlise, qualquer considerao sobre o verdadeiro autor do texto, suas intenes, biografia ou personalidade (Fiorin, 2007, p. 29-30). No processo de leitura, nem sempre temos acesso direto ao enunciador. Quando uma histria contada, na verdade ouvimos a voz de um narrador, o qual se dirige a um narratrio. Esses narrador e narratrio, embora sejam construes instncias implcitas ao enunciado, podem possuir tambm suas prprias identidades ficcionais, pelo que s atravs do exame do enunciado o leitor capaz de perceber as diferenas entre essa instncia e aqueles enunciador e enunciatrio nem sempre explicitados. Certamente, em muitos casos essas instncias se misturam, como acontece na maioria dos textos bblicos. Mas h na Bblia casos em que podemos distinguir tais instncias. Por exemplo, nas chamadas cartas deuteropaulinas, o narrador um personagem, o apstolo Paulo, mas atravs do estudo do contedo dessas cartas e da comparao delas com outras cartas consideradas autenticamente paulinas, os estudiosos do Novo Testamento concluram que os enunciadores das deuteropaulinas so annimos, e empregam o nome de Paulo para construir seus prprios enunciados e transmitir seus prprios ideais. Mas possvel ainda distinguir outra instncia da enunciao, a dos interlocutores e interlocutrios. Esses so personagens que esto atuando na narrativa e para os quais, eventualmente o narrador concede o direito de falar. Assim sendo, o emprego de um interlocutor um recurso, uma estratgia, e no devemos nos esquecer que mesmo a quem continua falando o narrador, que escolheu cada palavra do seu personagem.

10

3.2 Os Truques da Enunciao A semitica dedicou muito estudo para a identificao das possibilidades de efeitos produzidos por diferentes modos de enunciao. Conhecemos diversas estratgias lingusticas que visam criar no texto sentidos de realidade, objetividade, imparcialidade... Sabemos, por exemplo, que a narrao em terceira pessoa transmite ao leitor a impresso de distanciamento, de racionalidade, diferente da passionalidade subjetiva comum aos textos narrados em primeira pessoa. Temos tambm o emprego de constantes citaes alheias, ou o uso abundante de menes a lugares, datas precisas, horrios exatos, nomes completos etc., todos instrumentos que pretendem aproximar o contedo de uma suposta realidade histrica e produzir o efeitos de confiabilidade. Para a anlise do discurso e dessas escolhas no processo da enunciao, desenvolveuse duas categorias chamadas de desembreagem enunciativa e desembreagem enunciva. Cada uma delas lida com diferentes modos de desembreagens internas, a saber, com a desembreagem actancial ou de pessoa, com a temporal, e com a espacial. 3.2.1 Desembreagem Enunciativa: Neste tipo de desembreagem a enunciao emprega seus instrumentos com a finalidade produzir efeitos de proximidade entre enunciador e enunciatrio; o discurso ganha com isso um carter mais passional e subjetivo. Em resumo, pode dizer que a desembreagem actancial preferida a do eu, a narrao em primeira pessoa que coloca diante de um narrador pessoal, com sentimentos e opinies mais explcitas. A desembreagem temporal neste caso, costuma ser a do agora, ou seja, o tempo de referncia do texto ser o presente da prpria narrao, o que liga o narrador aos eventos narrados. Do mesmo modo, a desembreagem espacial criar esse efeito de proximidade empregando o aqui como lugar referencial para a histria. Esse conjunto de escolhas produzir o efeito desejado de proximidade, pelo que os semioticistas diro que temos uma enunciao enunciada, ou seja, o contedo no apenas transmitido, mas as marcas da enunciao nos do a impresso de que o enunciado est sendo produzido no momento da leitura. 3.2.2 Desembreagem Enunciva: O segundo tipo de desembreagem procura gerar as sensaes contrrias, de distanciamento, imparcialidade, racionalidade, objetividade, efeitos que se obtm quando omitimos as marcas da enunciao. Para isso, a desembreagem actancial preferida ser a do ele, onde o narrador fala de outrem, e no se mostra to envolvido nos fatos narrados. Do mesmo modo, a desembreagem temporal escolher o
11

ento, um tempo de referncia passado (ou mais raramente futuro) que no concomitante com o presente da enunciao. A desempreagem espacial, claro, ser tambm responsvel por distanciar evento narrado e enunciao, pelo que preferir o l, ou seja, elegendo um cenrio mais distante. Da desembreagem enunciva, temos o que poderamos classificar como enunciado enunciado. Mas nem sempre as trs formas de desembreagem (actancial, temporal e espacial) coincidem como acima sugerimos. Principalmente em textos mais modernos, os autores desenvolvem combinaes que produzem efeitos ainda mais interessantes (Barros, 2003, p. 204-206). Ficaremos por aqui, posto que as informaes apresentadas costumam ser suficientes para a anlise da literatura bblica. 3.3 Figuras e Temas Esse ltimo olhar que lanaremos sobre o enunciado procura distinguir o uso dos temas e das figuras, que so na verdade enriquecimentos semnticos empregados para dar o acabamento esttico almejado pelo enunciador (Barros, 2003, p. 206). Por temas, entendemos o emprego de traos semnticos de caractersticas abstratas que recobrem os elementos do texto. Por exemplo, um texto que se constri sobre a oposio semntica entre vida e morte em seu nvel fundamental, pode ocultar tais expresses substituindo-as por temas como humildade e orgulho, companheirismo e solido, fidelidade e traio... As figuras funcionam de modo semelhante, mas evocam caractersticas fsicas, materiais, as quais geralmente podem ser percebidas a partir dos sentidos. Assim, o texto pode nos falar que um rei perdeu o trono quando na verdade ele havia sido destitudo do poder, pode dizer que determinada igreja era fria para fazer referncia ao seu pouco entusiasmo religioso. Com temas e figuras o enunciador dar a seu enunciado traos particulares, dar nome aos personagens, profisses, descrever os cenrios, apresentar as condies climticas, criar filiaes etc. De certo modo os temas e figuras disfaram as estruturas comuns que vimos na anlise do nvel narrativo, mas como os temas e figuras escolhidos em determinado discurso tambm possuem traos semnticos que os aproximam, podemos estud-los a partir de percursos temticos e figurativos (Fiorin, 2005, p. 96-104), da recorrncia de temas ou figuras que possuem traos comuns e cobrem todo o texto. Um texto pode, por exemplo, estar estruturado sobre as categorias bsicas de vida e morte, mas tais expresses sequer aparecem ao longo de todo o texto. O enunciador pode, em seu lugar, ter construdo seu texto a partir da oposio de
12

temas econmicos como riqueza e pobreza. Esse tema tambm pode no estar to explcito, mas estar figurativizado com expresses econmicas aproximadas como dinheiro, joias, dvida, fartura, luxo, manso, esmola... O mapeamento desses temas e figuras, a compreenso do percurso que produzem, e o uso que se faz deles para conduzir o desenrolar de um esquema narrativo, podem nos ajudar a entender o que h de tradicional e particular em determinado texto. 3.4 As Isotopias A recorrncia de determinados traos semnticos que, como dissemos, chegam a formar percursos temticos ou figurativos, so tambm elementos que nos permitem avaliar a coerncia textual. Essa reiterao semntica tambm conhecida como isotopia (Fiorin, 2005, p. 112-113). Quando um texto sem razo aparente introduz elementos aparentemente desconexos com os demais do seu percurso semntico, podemos sentir certa estranheza e da alegar sua incoerncia. Mas a semitica reconhece que nalguns casos a incluso de expresses inesperadas podem no ser meros erros, mas estratgias discursivas. Alguns termos podem, por sua prpria potencialidade polissmica, convidar o leitor a ler o texto sobre outro ponto de vista perfeitamente possvel, embora diferente. Por exemplo, na literatura bblica comum lermos o verbo purificar, que nalguns casos se refere limpeza fsica de algum tipo de sujeito, noutro ao perdo de pecados. Mas pode acontecer de esse mesmo verbo servir s duas leituras simultaneamente. Quando encontramos uma palavra desse tipo, que sugere ou evoca uma segunda maneira de ler e significar um texto, a chamamos de conector de isotopias (Greimas; Courts, 2012, p. 86-87).

Parte 2 Anlise de Mateus 19.16-231 E eis que algum tendo vindo a ele disse: Mestre, o que faria eu de bom para que tenha vida eterna?. E ele lhe disse: Por que me perguntas acerca do bom? Um s bom! Mas se queres para a vida entrar, guarda os mandamentos. Disse a ele: Quais?.

O texto citado do Evangelho de Mateus sobre o qual empreenderemos a anlise corresponde a uma verso prpria, traduzida a partir do Novum Testamentum Graece de Nestle/Aland, em sua 27 edio.

13

E Jesus disse: O no matars, no adulterars, no roubars, no testemunhars falsamente, honra o pai e a me, e amars o teu prximo como a ti mesmo. Disse a ele o jovem: Todos esses observei. Qual ainda me falta?. Jesus declarou a ele: "Se tu queres ser maduro, vai, vende do teu o que h e d aos pobres, e ters um tesouro no cu, e agora segue-me". E o jovem tendo ouvido a palavra partiu entristecido; pois estava possuindo muitas propriedades. E Jesus disse aos seus discpulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrar para o reino dos cus. 1 ANLISE DO NVEL FUNDAMENTAL A oposio semntica fundamental do texto se d entre Vida e Morte, sendo que vida o valor eufrico do enunciado, enquanto morte o valor disfrico. Mas no texto, falase de vida eterna, cujo oposto semntico no vida transitria como poderamos supor, mas uma espcie de morte eterna; tal oposio tambm pode ser apresentada, em linguagem mais moderna, como salvao versus perdio. Assim, a eternidade, que como veremos na anlise do nvel discursivo um depois para o qual no h depois, um elemento que parece ser de aceitao comum entre os agentes envolvidos na enunciao. Esse imaginrio religioso e seu linguajar so tpicos da tradio judaico-crist de fins do sculo I EC, e no nenhuma surpresa descobrir que estejam fornecendo os elementos necessrios narrativa. 2 ANLISE DO NVEL NARRATIVO Os sujeitos apresentados pela narrativa so o algum, que depois ser melhor descrito como um jovem que possua propriedades, e Jesus. O jovem o principal dos actantes, quem busca o objeto-valor (vida eterna) e participa de todos os percursos narrativos tomando as decises e produzindo as transformaes mais importantes do enredo. Se empregarmos como instrumento de anlise o chamado esquema narrativo cannico conforme a semitica francesa, veremos que o percurso do destinador no apresentado no texto, todavia, est pressuposto. O sujeito que busca o valor vida eterna age a partir de um contrato pr-estabelecido com um destinador. Neste caso, diramos que o destinador o judasmo, ou seja, a tradio religiosa que transformou primeiramente as competncias do sujeito fazendo-o crer na vida eterna e em sua valorizao eufrica,
14

levando-o depois a desejar este valor e a aceitar o contrato de busc-lo. Para esta manipulao, o destinador (judasmo) empregou principalmente o recurso da intimidao, pois mostrou ao sujeito que a recusa ao contrato implicava na aquisio de um valor temvel, indesejvel, que a morte eterna. O percurso da ao (ou percurso do sujeito) comea com o jovem em disjuno com o valor vida eterna, e ele indiretamente apresentado como algum que no sabe ou no pode alcanar seu objetivo. Era-lhe necessrio adquirir o saber, um valor modal que poderia ser conquistado por meio de um programa narrativo de competncia, e Jesus introduzido na narrativa como o sujeito que pode alterar a competncia do sujeito da ao, levando-o a saber e poder fazer. Jesus, portanto, o actante que proporcionar o que podemos chamar de prova do sujeito da ao, evento que pode ou no legar a este ltimo o valor modal de que ele necessita. Trata-se a princpio de um programa narrativo de aquisio por doao. Veremos adiante que este encontro modalizado atravs dos papis de aluno e mestre; o jovem est em disjuno com o conhecimento, e busca as respostas. A princpio parece que ele vai adquirir a competncia que deseja, pois na primeira parte do dilogo Jesus lhe impe o desafio de guardar os mandamentos e ele diz: Todos esses observei. Ele, como judeu, j conhecia parcialmente o caminho da vida eterna. Porm, o desafio proposto por Jesus vai alm, e o jovem convidado a aceitar novos valores at ento desconhecidos para ele. Parece que mesmo o primeiro destinador, o judasmo, no tinha o saber que Jesus oferece. Queremos dizer que ao pedir que o jovem abdique dos bens e sigao, Jesus excede o primeiro contrato assumindo mesmo o papel de um novo destinador. Ento, Jesus tenta manipular o jovem pela tentao, oferecendo um tesouro no cu em compensao quele que ele perderia na terra; e tambm oferece maturidade/completude como um modo de suprir a incompletude do personagem que foi caracterizado como jovem. A princpio, sujeito da ao parece crer na oferta do novo contrato, sente de deve seguir aos conselhos de Jesus, mas a exigncia para ele demasiadamente grande. Ele queria entrar em conjuno com a vida eterna, queria tambm os tesouros do cu, mas embora estivesse disposto a guardar os mandamentos (conjuno com o judasmo), no queria a disjuno com suas propriedades para viver em conjuno com Jesus. O problema que haviam outros valores concorrendo com aqueles ofertados. O quadro de valores dos dois actantes no era compatvel, e enquanto para Jesus as propriedades eram valores disfricos, para o jovem eram eufricos, pelo que a sua manipulao no teve sucesso. O resultado o fracasso do
15

sujeito da ao na busca pelo objeto de valor descritivo que era a vida eterna. Manteve-se o infeliz estado de disjuno, o estado de incompletude; a desistncia do jovem implica no no cumprimento do contrato, e consequentemente, na perspectiva de uma sano negativa no futuro, ou noutras palavras, a conjuno indesejada com a morte eterna. Podemos aprofundar a anlise dizendo que na apresentao do sujeito, feita pelo narrador no incio do texto, ele aparece como sujeito virtual, pois j est convencido a buscar o valor vida eterna. Este valor lhe desejvel, ou mesmo necessrio para que se livre da conjuno com o valor temvel que a morte eterna. Do encontro com Jesus o jovem transforma sua competncia levando-o ao estado de saber fazer, o que faz dele o que podemos chamar de sujeito atualizado. Porm, como vimos, ele desiste de sua procura, no cede manipulao de Jesus como novo destinador e no mximo cumpre o primeiro e incompleto contrato, pelo que termina a histria como sujeito no-realizado. Ao longo desse enredo sugerido tambm um percurso passional que conduz o jovem da alegria e esperana frustrao e tristeza, o que s torna o texto retoricamente ainda mais eficaz. Finalmente, tratemos do percurso da sano, que ocorre quando o narrador volta a assumir o controle da enunciao no final. O primeiro destinador, o judasmo, fora superado e agora a busca pela vida eterna deveria ser feita a partir de um contrato com Jesus. Diante da escolha feita pelo jovem, o narrador declara seu afastamento, e a disjuno do sujeito para com Jesus tambm sinal de que ele permaneceria em disjuno com o valor descritivo vida eterna. Est implcita a sano negativa, a conjuno com a temida morte eterna. Mas bom dizer que o Evangelho de Mateus segue, aps a narrativa, oferecendo uma sano mais explcita pela voz de Jesus, que como vimos, assumira o papel de um novo destinador (v. 23). Essa sano cognitiva, interpretativa; Jesus desmascara o jovem revelando que outros valores (para ele disfricos) o impediram de aceitar o contrato; ele era rico, e por valorizar equivocadamente sua riqueza ele dificilmente entraria no reino dos cus. Vale dizer que a conjuno com o tal reino dos cus o mesmo que estar em conjuno com Jesus e seus discpulos. Enfim, o resultado da anlise do nvel narrativo pde ser resumido no quadro abaixo, onde resumimos cada um dos percursos:

16

Destinador Ao 1

Estabelece o Objeto-Valor Exigncia / Objeto-Modal Resultado Exigncia / Objeto-Modal

Vida Eterna Guardar Mandamentos Sociais Sucesso = Conjuno com o Judasmo Pobreza Voluntria e Seguimento Maturidade e Tesouros Celestiais Fracasso = Disjuno com Jesus Tristeza = Morte Eterna

Ao 2

Manipulao por Tentao Resultado/Enunciado de Estado

Sancionador

Punio / Sano Negativa

3 ANLISE DO NVEL DISCURSIVO Agora vamos lidar com a organizao da narrativa no seu nvel discursivo. Para comear, o sujeito figurativizado como um jovem que procura respostas, que fora manipulado pelo judasmo, que guardava os mandamentos, que possua muitas propriedades, representa por si mesmo um papel temtico de valor disfrico. Ele veste o figurino prprio do judasmo formativo de tradio farisaica, movimento religioso que acusado de servir ao dinheiro, e que rivaliza com o movimento de Jesus ao longo de todo o Evangelho de Mateus. A juventude do personagem tambm um elemento negativo, para o qual Jesus oferece a soluo da maturidade ou completude. Jesus, por sua vez, o grande protagonista do Evangelho de Mateus; um sujeito que, assim como o narrador, plenamente confivel. Por isso fcil saber que suas palavras sempre revelam a ideologia do enunciador. Neste caso, vimos que Jesus assume o papel de um mestre que precisa instruir um judeu em busca da vida eterna, o que por si s, j revela a incompletude do jovem e do judasmo, o primeiro destinador. Alm de guardar os mandamentos, coisa que o judasmo j ensinara ao jovem, agora seria tambm necessrio abdicar das riquezas e seguir Jesus em seu trabalho peripattico. a que os valores do judasmo e de Jesus se opem e revelam que a religio de Jesus, embora semelhante, melhor ou mais completa. Falando ainda de enunciao, observemos que o narrador bastante discreto, s se revela mais explicitamente no incio e no fim do texto para nos explicar que a riqueza (muitas propriedades) era o motivo do fracasso do jovem. Essa concluso a maior interveno direta do narrador em todo o texto; ele deixara tudo por conta de seus interlocutores, mas decide
17

explicar ao final algo que s mesmo esse onisciente enunciador poderia saber: que o jovem no aceitou o convite de Jesus por ser rico. Se por um lado notamos que a estratgia do enunciador a da chamada desembreagem enunciva, que emprega as desembreagens actancial, temporal e espacial para produzir o efeito de distanciamento (ele, ento, l), ele parece anular parte desse efeito ao deixar praticamente toda a narrativa por conta dos seus interlocutores. Assim, o enunciador parece imparcial, todavia, ele toma emprestado a autoridade de Jesus e por meio da voz desse personagem cria um efeito de realidade que lhe parece capaz de convencer melhor seu enunciador. Poderamos sugerir que o enunciador busca gerar discpulos para Jesus e no para si mesmo, e por isso anula propositalmente a prpria presena oferecendo a seu protagonista todo o destaque. Se como j dissemos os valores fundamentais que concorrem no texto so vida e morte, importante notar tambm como eles so valorizados pelo uso de temas e figuras. possvel notar que o texto est fortemente marcado pela oposio entre riqueza e pobreza no seu nvel temtico. No comeo a discusso parecia religiosa ou mesmo sociolgica; Jesus ensina o jovem sobre o que ele deve fazer de bom lembrando os mandamentos sociais da tradio judaica. Entretanto, depois vo se tornando cada vez mais importantes as figuras econmicas como propriedades, pobres e rico, assim como atos de vender, dar e at seguir, que neste caso significa aceitar a pobreza da vida itinerante voluntariamente.

Riqueza = Morte Eterna

VS.

Pobreza = Vida Eterna

Negao da Pobreza

Negao da Riqueza

importante observar tambm que h um adjetivo grego (tleios) que geralmente traduzido por completo ou perfeito nas Bblias brasileiras, mas que parece ganhar outro sentido apenas na verso que o Evangelho de Mateus traz dessa narrativa. Somente na verso mateana o personagem que busca as respostas em Jesus chamado de jovem, e entendendo que a pouca idade do personagem um elemento intencional, optamos por traduzir o adjetivo por maduro, uma acepo perfeitamente possvel, e que permite reconhec-lo como um conector de isotopias, abrindo possibilidades de leituras simultneas. Assim, podemos identificar a oposio entre incompletude e completude, que se adqua perfeitamente
18

primeira parte do dilogo, mas tambm podemos encontrar a oposio entre imaturidade e maturidade, que definem os dois estados possveis ao actante. De especial valor o fato de Jesus extrapolar seu papel temtico inicial de mestre e passar mesmo a atuar como um novo destinador, que quer manipular o jovem com um novo contrato que excede o anterior. Se Jesus o sujeito eleito para atuar no evangelho em pleno acordo com a ideologia do enunciador, isso faz do judasmo que com ele conflita um tpico anti-sujeito. Ambos lutam para conquistar discpulos ou seguidores; ambos manipulam seus destinatrios com ofertas de vida eterna, ambos exigem a adeso aos mandamentos da tradio escrita, mas a diferena se d na oferta de tesouros. O judasmo no pede a disjuno com as riquezas, enquanto que Jesus exige pobreza voluntria em troca de tesouros celestiais. Indiretamente, diante das novas exigncias o texto sanciona negativamente o prprio judasmo de seu tempo, que no ensinava aos seus destinatrios tudo o que lhes era necessrio para alcanar a vida eterna, mas deixava que se enganassem na busca por riquezas transitrias. A espacializao da narrativa propositalmente incerta. O enunciador faz Jesus caminhar pela Judia alm do Jordo (Mt 19.1), a Transjordnia, sem citar nomes de aldeias, cidades ou qualquer outra referncia. O objetivo dessa espacializao imprecisa fazer do convite ao seguimento que aparece no final da narrativa um convite ao abandono de todas as referncias sociais e econmicas da vida do jovem. A vida itinerante um ideal que est em oposio vida sedentria, o seguimento do Jesus andarilho em oposio posse de propriedades. Essa oposio, todavia, no to enfatizada quanto aquela de carter econmico j mencionada. O uso que se fez de categorias temporais tambm significativo. Podemos outra vez falar do objeto-valor chamado vida eterna. Dissemos que o seu oposto, o valor indesejvel, no a vida transitria, mas a morte eterna. importante notar que o prprio conceito de eternidade uma maneira de se referir vida futura e sem fim. No geral, qualquer tempo presente pode ser compreendido em comparao a um antes e um depois, um passado e um futuro, porm, neste caso a esperana que se quer transmitir por um futuro perfeito e sem fim, o que nos permite definir a eternidade do discurso como um presente sem depois. E bom que se diga antes de encerrarmos que este texto, assim como todas as demais passagens do Evangelho de Mateus, uma narrativa localizada no passado em relao ao presente do enunciado. A histria de Jesus contada como evento passado, cujos efeitos so
19

experimentados nesse presente do enunciador, como inspirao ou fonte de instruo. Para que esse passado tenha efeito, o enunciador emprega um recurso bastante comum, que o de construir sua narrativa sobre o passado a partir de questes relativas ao seu prprio presente. Apenas a vida eterna que o texto elege como o valor descritivo final a ser buscado no um elemento do passado, mas um valor ainda crvel e desejvel; o futuro do mundo do texto ainda futuro para o enunciador, e consequentemente, espera-se que os contratos propostos ao jovem (guardar os mandamentos, abdicar das riquezas e seguir Jesus) sejam tambm aceitos pelo enunciatrio. Do mesmo modo, a incompletude ou imaturidade do jovem reflete o modo como o enunciador via os judasmos de seu tempo, pelo que no texto procura deslegitimlos e afastar deles seu enunciatrio. Em suma, ao ler o evangelho o enunciatrio colocado diante de um enunciador-destinador que o quer manipular, e lev-lo a fazer da prpria vida um percurso do sujeito que deve conduzi-lo sano positiva final.

20

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARROS, Diana Luz Pessoa de. Estudos do Discurso. In. FIORIN, Jos Luiz (org.). Introduo Lingustica (Vol. 2): Princpios de Anlise. So Paulo: Contexto, 2003, p. 187219. __________. Teoria Semitica do Texto. So Paulo: tica, 2011. BRANDO, Helena Nagamine. Enunciao e Construo do Sentido. In. FIGARO, Roseli (Org.). Comunicao e Anlise do Discurso. So Paulo: Contexto, 2012, p. 19-43. FIGARO, Roseli (Org.). Comunicao e Anlise do Discurso. So Paulo: Contexto, 2012. FIORIN, Jos Luiz. Elementos de Anlise do Discurso. So Paulo: Contexto, 2005. FIORIN, Jos Luiz (org.). Introduo Lingustica (Vol. 2): Princpios de Anlise. So Paulo: Contexto, 2003, p. 187-219. __________. O Sujeito na Semitica Narrativa e Discursiva. In. Todas as Letras, v. 9, n. 1, 2007, p. 24-31. __________. Pragmtica. In. FIORIN, Jos Luiz (org.). Introduo Lingustica (Vol. 2): Princpios de Anlise. So Paulo: Contexto, 2003a, p. 161-185. FONTANILLE, Jacques. Semitica do Discurso. So Paulo: Contexto, 2011. GREIMAS, Algirdas Julien; COURTS, Joseph. Dicionrio de Semitica. So Paulo: Contexto, 2012. LIMA, Anderson de Oliveira. Introduo Exegese: Um Guia Contemporneo para a Interpretao de Textos Bblicos. So Paulo: Fonte Editorial, 2012. NESTLE, Eberhard; ALAND, Kurt. Novum Testamentum Graece. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft (27a ed.), 1993. ZABATIERO, Jlio. Manual de Exegese. So Paulo: Hagnos, 2007.

21

You might also like