You are on page 1of 10

PREFEITURA DO MUNICPIO DE SO PAULO Secretaria Municipal de Educao - SME

Concurso Pblico para Provimento de Cargos Vagos de Professor Adjunto de Ensino Fundamental II Lngua Portuguesa

____________________________________________________ Prova Cargo B02, Tipo 1 0000000000000000 00001001001

N de Inscrio MODELO

PROVA Conhecimentos Especficos

INSTRUES
Verifique se este caderno : - corresponde a sua opo de cargo. - contm 40 questes numeradas de 01 a 40. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, fazendo um trao bem forte no quadrinho que aparece abaixo dessa letra.

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta. Voc ter 2 horas para responder a todas as questes objetivas e preencher a Folha de Respostas. Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados. FUNDAO CARLOS CHAGAS Junho/2004

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo B02, Tipo


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Ateno:

1
1.

07/06/04 - 15:31

Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 1 a 10.

Relacionando o fator de coerncia textual, contextualizao, ao ensino da leitura, o ttulo do livro Manual de tapearia, do qual foi retirado o trecho, nos permite considerar que:

I. Embora os ttulos sejam fatores de contextuaPonto de Alinhavo A boa costureira nunca cose seu pano sem antes dar os pontos de alinhavo. Largos, eles preparam a costura mida. A realidade da fico tem que ser mais convincente do que a prpria vida, porque nesta na realidade do cotidiano no se exige a verossimilhana a que o romancista tem que se ater. A inverossimilhana, com efeito, se aceita na vida real parece incrvel! no suportvel na sua transposio literria. Como, entretanto, dar a voc Jomar, a autenticidade que a narrativa exige? Pois se voc feito de fios tecidos em minha memria desde um tempo que se estende de h muito e alcana os ainda dias de hoje. Oriundos de amplas e escuras regies, esses fios dormitaram tranqilos a formar enredado novelo. E hoje, muito tempo passado e no sempre do presente, pego da agulha correspondente e intento traar o mapa ou tapete necessrio. No sei, contudo, se possuo a necessria cincia para a tarefa. Se penso em reconstituir Jomar, a fim de que ele possa ser visualizado por aqueles que queiram apreciar o tapete, decifrar o mapa, talvez me estejam vedados engenho e arte. Ele vive na Memria, nico depositrio possvel de correspondncia fiel tarefa que lhe confiada. E o que da vier esgarado, ser sempre o que deve ser. Lembram-me, sobremaneira, e do rosto talvez s, os olhos e o cabelo. O nariz, a boca, os traos do rosto no tinham nada de muito especial. Eram o mesmo nariz, a mesma boca, os mesmos vincos de todos os outros rostos de meninos pardos freqentando uma escola, desesperanados de lhe possuir a planta do labirinto. Os olhos, porm, eram os de um leo de circo, domado, mas incapazes de oferecer confiana. De veludo, olhos de fera entretanto. A cabea, eterna juba revolta onde, soberano, dominava um cabelo que nunca teria sido penteado. Nos primeiros dias em que nos conhecemos, tentei comear por a e com meu inbil carinho procurei pente-lo. Rugiu, mas no armou o bote. Tambm no permitiu que o meu gesto prosseguisse, enquanto eu restava, fascinada pelo ninho de pssaros ofertado contemplao. Decerto esse meu aterrorizado fascnio, somado reao negativa do menino, congelou o percurso em direo a seus cabelos, sua hdrica cabea. Acarinhava-o sempre, mantendo contudo a distncia prudente. Compensava isto com uma voz especialmente moldada para dirigir-me a ele. Que sentia o carinho eu o sei. Respondia: os perturbadores olhos. De resto, no sei muito mais sobre o ser que agora fao meu personagem. Para complet-lo terei que recorrer Memria cravos prendendo fatos, cenas e deduzir o que falta. Entretanto, como apanhei Jomar na vida, talvez no deva me preocupar to exaustivamente com dados de verossmil. Bastar trazer os retalhos que possuo e cos-los luz pblica. Convm que, ao final, se bordem as bordas do pano assim obtido. Sempre uma forma de acabamento.
(Trecho do romance Manual de tapearia, de Nilma G. Lacerda)

lizao que permitem fazer previses sobre o assunto do texto, um ttulo como este pode despistar o leitor, pois mais provvel que o leve a pensar em artesanato do que em literatura.

II. Mesmo sendo o ttulo um fator de contextualizao


que permite prever sobre o que o texto fala, necessrio orientar o aluno a desconsiderar ttulos que despistam o leitor, pois so inadequados e reduzem as possibilidades de interpretao.

III. importante orientar os alunos quanto a outros


fatores de contextualizao alm do ttulo, tais como nome do autor, outras informaes constantes da capa e os dados da ficha catalogrfica para formular hipteses mais pertinentes sobre o assunto e o tipo de texto. correto o que se afirma APENAS em: (A) (C) (D) (E)

I e II. II e III. I. II.

(B)) I e III.

_________________________________________________________

2.

Uma boa compreenso da questo central do texto :

(A)

A autora busca apresentar um aluno comum de escola pblica em forma de personagem de romance, pois tenciona contribuir para a reflexo sobre o ensino de fico.

(B)

A narradora reflete sobre a escola e estabelece comparaes entre a costura e o bordado, dando instrues de como fazer fico na escola sobre seus episdios cotidianos.

(C)

A autora procura demonstrar o quanto difcil escrever fico sobre a escola a partir da memria devido dificuldade de se guardar as caractersticas de um aluno entre tantos outros.

(D)

A autora tenta escrever uma narrativa para colaborar com a reflexo sobre o trabalho na escola pblica, mas depara-se com a dificuldade de lembrar dos exalunos e de escrever fico.

(E)) A narradora estabelece uma rede de relaes metafricas entre a fico e a vida cotidiana para refletir sobre as dificuldades de construir um personagem a partir da memria. PMSPPA-Lngua Portuguesa-CE

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo B02, Tipo


3. A afirmao de que a fico no tolera inverossimilhana sofre uma inverso no texto por meio de uma relao argumentativa. Trata-se de (A)) contrajuno estabelecida pelo uso da palavra entretanto, no terceiro e no ltimo pargrafos. (B) (C) disjuno argumentativa feita pelo operador mas, elptico antes da ltima frase do texto. justaposio obtida pelo uso de demarcadores de episdios ou de indicadores de ordenao, como a expresso nos primeiros dias no terceiro pargrafo. disjuno argumentativa feita por meio do operador contudo, no terceiro pargrafo. contrajuno obtida pelo encadeamento de dois atos de fala que se justificam, como o caso do primeiro e do segundo pargrafos. 7. menino acarinhava-o distncia prudente Isto menino ele

1 07/06/04 MODELO - 15:31

As ligaes lingsticas significativas listadas acima denominam-se (A) coeso referencial anafrica pessoal; coeso referencial anafrica pessoal; coeso referencial anafrica demonstrativa. coeso lexical sinonmica; coeso referencial anafrica pessoal; coeso lexical sinonmica. substituio nominal; substituio verbal; coeso referencial anafrica pessoal. coeso referencial anafrica pessoal; elipse nominal; coeso lexical hiperonmica. coeso coeso

(D) (E)

(B)

(C)

_________________________________________________________

4.

Segundo Ingedore V. Koch e Luiz C. Travaglia, o conhecimento armazenado na memria em blocos denominados modelos cognitivos. Um modelo importante para estabelecimento da coerncia do texto : (A) (B) Scripts tapearia (fios, novelo, tapete, agulha) e literatura (romancista, verossimilhana, fico). Planos conjunto de conhecimentos teis para conquistar a amizade de um aluno (conhecer, tentar e pentear). Esquemas um dia da rotina de uma professora (gestos, fascinada, contemplao).

(D)

(E)) coeso referencial anafrica pessoal; referencial anafrica demonstrativa; referencial anafrica pessoal. 8.

_________________________________________________________

A idia de verossimilhana aparece no texto como uma construo ficcional. Essa idia evidenciada em:

(C)

I. A realidade da fico tem que ser mais convincente


do que a prpria vida.

(D)) Frames tapearia (fios, novelo, tapete, agulha) e literatura (romancista, verossimilhana, fico, narrativa). (E) Esquemas textuais conjunto de conhecimentos sobre textos literrios destinados ao pblico infantil (romancista, verossimilhana, fico, narrativa).

II. Oriundos de amplas e escuras regies, esses fios


dormitaram tranqilos a formar enredado novelo.

III. Lembram-me, sobremaneira, e do rosto talvez s,


os olhos e o cabelo. (A)) (B) (C) (D) (E) 9.

_________________________________________________________

5.

No primeiro e segundo pargrafos, a costura e a fico aparecem isoladamente. No terceiro, esses dois tpicos so relacionados: a narradora fala ao personagem sobre sua insero na narrativa e sobre o fato de ele ser feito de fios. No quarto pargrafo, o personagem comparado a outros meninos da escola. Lendo o ltimo pode-se, ento, estabelecer relaes entre costura, fico, escola e vida. Tal procedimento garante a (A) (B) (C)) (D) (E) existncia de fatores de contextualizao. recorrncia de recursos fonolgicos segmentais. progresso temtica. justaposio sem partculas seqenciadoras. coeso lexical demonstrativa.

I, apenas. II, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. I, II e III.

_________________________________________________________

No sei, contudo, se possuo a necessria cincia para a tarefa. Se penso em reconstituir Jomar, a fim de que ele possa ser visualizado por aqueles que queiram apreciar o tapete, decifrar o mapa, talvez me estejam vedados engenho e arte. As instncias implicadas na arte literria que se encontram metaforizadas no trecho so: (A)) (B) (C) (D) (E) autor cientificidade empenho cincia conhecimento texto empenho realidade personagem texto leitor. personagem. arte. espectador. construo literria.

_________________________________________________________

6.

Costureira; cose; pano; pontos; alinhavo; costura. Fico; verossimilhana; romancista; inverossimilhana; literria. A funo desempenhada no texto pelas seqncias de termos acima : (A) (B) (C) coeso referencial comparativa feita atravs do contraste entre dois campos semnticos. substituio nominal feita pela troca de costureira por romancista, de costura por fico, etc. manuteno temtica obtida por meio das conjunes.

_________________________________________________________

10.

Na tentativa de explicitar o fazer literrio por meio da narrativa que constri, a autora opera em relao linguagem com sua possibilidade (A) (B) (C)) (D) (E) referencial. ftica. metalingstica. apelativa. denotativa. 3

(D)) coeso lexical por colocao ou contigidade obtida pelo uso de palavras de um mesmo campo semntico. (E) seqenciao frstica feita por meio de encadeamentos de conectores com valor semntico semelhante.

PMSPPA-Lngua Portuguesa-CE

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo B02, Tipo


11. NO afirmao relacionada coerncia textual: (A)

1
12. Considere as afirmaes abaixo.

07/06/04 - 15:31

Est diretamente ligada possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto. o que faz com que o texto faa sentido para os usurios. um princpio de interpretabilidade ligado inteligibilidade do texto numa situao de comunicao. Resulta de uma complexa rede de fatores de ordem lingstica, cognitiva e interacional.

I. Em "Dante Panzeri divide os torcedores entre


indivduos que vo ver o jogo e aqueles que vo ver a vitria", a progresso do texto se expressa por mecanismos de coeso.

(B)

II. "de cada lance perigoso...", "da concluso de uma


espera", "da certeza de um resultado" marcam a coeso seqencial expressa pela repetio da estrutura sinttica.

(C)

III. Em "So os que aplaudem mas no agridem", a


(D) coeso determinada pela elipse da conjuno. Est correto o que se afirma APENAS em (E)) Permite recuperar ligaes lingsticas entre elementos da superfcie textual.
_________________________________________________________

Ateno:

Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 12 a 14. 13.

(A) (B)) (C) (D) (E)

I. I e II. II. II e III. III.

_________________________________________________________

Essa massa indistinta que ouve futebol pelo rdio, que o assiste pela televiso ou que comparece aos estdios, normalmente sofre ou alivia-se. O alvio pode surgir de cada lance perigoso no concludo pelo adversrio, da concluso de uma espera transformada no gol, do trmino de tenso esportiva, isto , da certeza de um resultado. Dante Panzeri divide os torcedores entre indivduos que vo ver o jogo e aqueles que vo ver a vitria. Os primeiros so aqueles que s gostam (ou no gostam) do espetculo. So os que aplaudem mas no agridem. O segundo tipo de torcedor o doente, o fantico, que translada at o campo de jogo a influncia de suas paixes, angstias, alegria incontrolada. pensando nele, sem dvida, que Nelson Rodrigues conceitua o futebol como a protofonia do enfarte. A prtica vivencial confirma este conceito. A notcia de que 'no bairro da Macaxeira (Recife) um torcedor morreu de emoo, porque o Santa Cruz foi o vitorioso do campeonato', no excepcional. De fato, no so poucos os casos como este, em que a exploso de alegria, provocada por um gol ou um resultado, pode custar a vida de um torcedor. Sua participao crtica no espetculo, j que conhece as regras do jogo, to profunda, a sua involuo to completa, que ele vive o lance com mais vibrao do que o prprio craque. Este envolvimento no jogo permite chegar abstrao completa da realidade circundante e isto, em determinadas circunstncias tambm pode lev-lo morte: a Justia Mineira absolveu Vaguinho pelo atropelamento e morte de um pedestre em Belo Horizonte. O Juiz reconheceu que a vtima atravessava a rua distraidamente, ouvindo um jogo no rdio de pilha.
(Maria do Carmo L. de Oliveira Fernndez, Futebol fenmeno lingstico)

Considerando as funes sintticas das oraes abaixo, localizadas no 3o pargrafo.

I. "provocada por um gol" pode ser substituda por


"que foi provocada por um gol".

II. "J que conhece as regras do jogo"

pode ser substituda por "porque conhece as regras do jogo".

III. "do que o prprio craque" estabelece, com a orao


anterior, uma comparao. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)) 14.

I e II, apenas. II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III.


sintticas das oraes

_________________________________________________________

Considerando as funes apresentadas abaixo.

I. "Permite chegar abstrao completa da realidade"


e "Permite que se chegue abstrao completa da realidade" NO podem substituir-se porque so diversas.

II. "porque o Santa Cruz foi o vitorioso" e "j que


conhece as regras do jogo" expressam causalidade e podem substituir-se.

III. "Ouvindo um jogo num rdio de pilha" e "Quando


ouvia um jogo num rdio de pilha" expressam temporalidade, mas NO podem substituir-se mutuamente. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D)) (E)

I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I, II e III.


PMSPPA-Lngua Portuguesa-CE

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo B02, Tipo


15. Vou mostrar que qualquer falante do portugus possui um conhecimento implcito altamente elaborado da lngua, muito embora no seja capaz de explicitar esse conhecimento. E veremos que esse conhecimento no fruto de instruo recebida na escola, mas foi adquirido de maneira to natural e espontnea quanto a nossa habilidade de andar. (Mario Perini, Sofrendo a Gramtica) Fui reprovado vrias vezes em portugus. Eu no conseguia aprender aquelas regras todas. Na verdade, eu confesso at hoje que no sei portugus, nunca aprendi portugus. (Depoimento de aluno) Relacionando o texto de Mrio Perini ao depoimento do aluno INCORRETO afirmar que: (A) O aluno j conhece o portugus, possui gramtica implcita, precisa aprender a explicitar as regras que sabe. Perini afirma que todo falante possui um conhecimento bem elaborado da lngua; o aluno acredita que esse conhecimento s possvel mediante a gramtica normativa. Perini afirma que a gramtica implcita no se aprende na escola, mas no convvio social; o aluno acredita que a gramtica aprendida na escola por meio de regras. 17.

1 07/06/04 MODELO - 15:31

Considerando a variao lingstica, INCORRETO afirmar que: (A) No texto de Drummond: Antigamente as moas chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. (Variao diacrnica)

(B)) Note-se que o uso da palavra sabor no enunciado Tan gran sabor houveu de lhe dizer sofreu mudana de sentido, de " prazer" passou a significar paladar ou gosto. (Variao diatpica) (C) Alguns grupos culturais fazem o plural usando o s apenas no determinante: as menina usa ou ainda apenas no sujeito: crianas come pouco. (Variao social). Na rua, falo oc t bo?. No trabalho, escrevo: Como voc est? (Variao situacional) No Norte, comumente usa-se macaxeira, em Minas, usa-se mandioca. (Variao diatpica)

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

18.

(C)

A correo de textos incide mais freqentemente sobre caractersticas de variedades menos prestigiadas da lngua. Marcas de oralidade usadas por falantes escolarizados, mesmo que no correspondam s normas da escrita so menos visadas na correo. Verifique no texto, corrigido, esses dois procedimentos. Terezinha de Jesus deu uma queda Foi ao cho Acudiram trs cavaleiros Todos de chapu na mo O primeiro foi seu pai O segundo seu irmo O terceiro foi aquele Que a Tereza deu a mo

(D)) Assim como Perini, o aluno acredita que de responsabilidade da escola ensinar portugus, ou seja, ensinar a gramtica implcita e explcita. (E) Segundo Perini, somos capazes de fazer julgamentos de aceitabilidade com segurana, com base nos conhecimentos implcitos dos mecanismos da nossa lngua.

_________________________________________________________

16.

Meus alunos tm estudado sintaxe concordncia, colocao de pronomes... e morfologia: a formao e as classes de palavras. Mas quando corrijo seus textos, percebo que eles muito pouco tm aprendido. A impresso que tenho que eles decoram as regras, mas no conseguem, na prtica, empreg-las. Alm de mal estruturados, os textos no possuem contedo, sentido, coerncia. (Depoimento de uma professora) Levando em conta a concepo de Bakhtin sobre gneros do discurso, pode-se dizer que a professora:

I. acudiram trs cavaleiros


(em geral canta-se acudiu trs cavaleiros correo da concordncia do verbo acudir, pois a regra diz que o verbo deve concordar com o sujeito, seja ele anteposto ou posposto).

II. o terceiro foi aquele


que a Tereza deu a mo (no correo da regncia do verbo dar, que transitivo direto e indireto seria mais apropriado na escrita o terceiro foi aquele a quem Tereza deu a mo).

I. priorizou em suas aulas o ensino da gramtica em


detrimento da produo de texto.

II. espera que o aluno seja capaz de passar da


metalinguagem para a produo textual com eficincia.

III. Todos de chapu na mo


(no correo da concordncia de nmero em chapu, que na escrita deveria concordar com o sujeito todos). correto o que se afirma APENAS em (A)) (B) (C) (D) (E)

III. adotou uma concepo de linguagem enquanto


cdigo, estrutura. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E))

I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III,apenas I, II, e III.

I e II. I e III. II e III. I. III.


5

PMSPPA-Lngua Portuguesa-CE

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo B02, Tipo


19.

1
21.
FLECHA, VOC MACHISTA? PARA MIM NO EXISTE QUALQUER DIFERENA ENTRE OS SEXOS, SHIRLEI. QUE PERGUNTA!

07/06/04 - 15:31

Considerando os fenmenos de variao e mudana lingstica e as possibilidades de alteraes fonticas destas decorrentes na Lngua Portuguesa, NO podemos afirmar que : (A) Existe variao na pronncia do D. Ele pode aparecer em algumas regies como fonema dental e, em outras, como africado. Existem algumas formas que so discriminadas socialmente: uma delas o R retroflexo muito comum no interior de alguns estados brasileiros. As variaes fontico/fonolgicas !dia"/!d#ia", a lingstica denomina alofonia, ou seja, alteraes de fonema sem alteraes de sentido.

ALIS, TPICA.

(B)

(Lus Fernando Verssimo. As cobras. O Estado de S. Paulo)

O texto acima: (A) apresenta uma contradio na fala de um dos personagens, o que configura uma falha em sua estrutura.

(C)

(D)) Existe variao na pronncia do T, em algumas regies ele pronunciado dental oclusivo e, em outras, bilabial. (E) Em alguns grupos culturais brasileiros h rotacismo, ou seja, uma troca do l pelo r, como em (pranta/planta).

(B)) aproveita as caractersticas do gnero, contando com a inferncia do leitor para garantir a eficcia do humor. (C) apresenta uma contradio interna na ltima fala do personagem Flecha, que por si s garante a eficcia do humor. totalmente incoerente porque o personagem Flecha faz uma afirmao e logo depois a nega. se lido na perspectiva dos gneros, ter garantida a eficcia da contradio. Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 22 a 26.

(D) (E)

_________________________________________________________

20.
AONDE IDES? H ALGUMA VILANIA QUE AINDA NO TENHAIS PRATICADO? VS ME JULGAIS MAL. NO SEI AONDE VOU; O MAIS INCONSTANTE VENTO TEM UM DESTINO MAIS CERTO QUE O MEU. MAS ESTOU DECIDIDO A DEIXAR ESTE LUGAR.

_________________________________________________________

Ateno:

"No h debate mais equivocado do que o fim do livro. Pode ser que a tecnologia se desenvolva a tal ponto que permitir baixar em poucos segundos um livro inteiro num suporte eletrnico leve e sem fio o que talvez fosse um ganho em termos de acesso e espao. Mas e da? Continuar a ser, essencialmente, um livro: uma sucesso de pginas escritas com a desvantagem de que no teria o cheiro, o volume e o prazer visual e ttil da tinta impressa em papel. Pois o que o livro d, o que as palavras do, insubstituvel. O livro como objeto e sujeito no morre jamais. Todo pas desenvolvido tem alto ndice de leitura. A leitura de qualquer tipo de publicao livros, revistas, jornais um dos atributos da cidadania, tanto quanto o so a expectativa de vida, a renda per capita e o respeito aos direitos individuais. Na histria de qualquer pas que busca combinar liberdade e justia, a leitura um fator de acelerao, uma enzima, uma vitamina mental sem a qual a humanidade no teria sade para resistir ao autoritarismo, ao dogmatismo, ao primitivismo. (...) Isso porque um livro no serve exatamente para fazer uma pessoa mais feliz; serve para enriquecer sua percepo da realidade, mostrar a complexidade do mundo exterior e interior e dar instrumento para ao menos se situar e tentar formular alguma reao o que no deixa de ser um modo menos clebre de felicidade. A familiaridade com os livros, menos que o acmulo de conhecimentos especficos, responsvel por um amadurecimento que se manifesta justamente na capacidade de ver mais camadas nas questes fundamentais, de encontrar sutilezas e ironias onde antes s se viam motivos de dio ou amor.
(Daniel Piza, Revista Bravo, abril de 2004, ano 7, n 79, p. 35)

LOGO TEREI NOTCIAS DO QUE PRETENDES. SEGUI VOSSO CAMINHO ! O QUE FAREI.

POR QUE VOC NO MUDA PRA UM PROGRAMA ONDE OS ATORES FALEM LNGUA DE GENTE?

GHH.

(Bill Waterson. O melhor de Calvin. In: O Estado de S. Paulo, 16 jan. 1997)

Lendo a tira de Calvin pode-se afirmar que: (A) (B) foi usada a variedade padro nos dilogos quando necessariamente devia ser o contrrio. foi usado o registro formal na modalidade oral da lngua quando se deve usar sempre a informal.

(C)) foram usados elementos lingsticos justificveis pelo gnero do texto, produzindo efeito de humor. (D) foram usados itens lexicais arcaicos incompatveis com a idade dos personagens, produzindo inadequao vocabular. foram usados elementos lingsticos prprios para serem entendidos pela elite e no pela classe popular.

(E)

PMSPPA-Lngua Portuguesa-CE

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo B02, Tipo


22. A tese que fundamenta os argumentos do autor ao longo do texto : (A)) O livro, no importa os formatos que venha a ganhar, perdurar como elemento imprescindvel da cultura. (B) A tecnologia de ponta transformar, em um futuro no muito distante, as relaes do leitor com o livro. Pases desenvolvidos, que valorizam verdadeiramente o cidado, apresentam ndices expressivos de leitores. O hbito da leitura permite um amadurecimento quanto percepo de questes importantes e diversas. Alimentadas pela mdia, as discusses em torno do livro como objeto em extino no passam de um engano. 25.

1 07/06/04 MODELO - 15:31

"Isso porque um livro no serve exatamente para fazer uma pessoa mais feliz; serve para enriquecer sua percepo da realidade, mostrar a complexidade do mundo exterior e interior e dar instrumento para ao menos se situar e tentar formular alguma reao o que no deixa de ser um modo menos clebre de felicidade." Na afirmao acima, encontra-se implicado um binmio em geral indissocivel da leitura literria: (A) (B) (C) (D)) (E) felicidade prazer percepo prazer conhecimento complexidade felicidade realidade conhecimento realidade

(C)

_________________________________________________________

(D)

26.

Pode ser que a tecnologia se desenvolva a tal ponto que permitir baixar em poucos segundos um livro inteiro num suporte eletrnico leve e sem fio o que talvez fosse um ganho em termos de acesso e espao. O conjunto que poderia substituir coerentemente as formas verbais grifadas na frase acima : (A) (B) (C)) (D) (E) desenvolvesse; permitiria; seja. desenvolvesse; permita; tenha sido. desenvolva; permitir; seja. desenvolvesse; permitir; tenha sido. desenvolva; permite; venha a ser.

(E)

_________________________________________________________

23.

O resumo do primeiro pargrafo : (A) O livro impresso e o eletrnico devero conviver no futuro. Apesar do predomnio do suporte eletrnico no futuro, o livro ser insubstituvel. O livro impresso, como objeto e sujeito, no morrer jamais. O livro eletrnico, em relao apresenta um ganho de tempo. ao impresso,

_________________________________________________________

27.

(B)

Um dos artigos da obra Ler e escrever: compromisso de todas as reas reafirma a idia de que a biblioteca constitui um recurso pedaggico imprescindvel na escola. Entre as possveis atribuies da biblioteca escolar, a nica que por si s no garante a transformao desse espao em laboratrio da prxis educativa : (A) promover o contato do aluno e disseminar a informao, por meio de diferentes fontes de consulta. ir em busca do leitor-professor e do leitor-aluno, mediante adoo de estratgias diversas. estimular o compartilhamento de experincias de leitura e de escrita. embasar e fomentar o processo de formao continuada de professores e alunos.

(C)

(D)

(B) (C)

(E)) O livro, tanto num suporte eletrnico quanto impresso, insubstituvel.


_________________________________________________________

(D)

24.

O livro como objeto e sujeito no morre jamais. Ao caracterizarem o livro, os termos grifados suscitam um efeito de sentido ligado prioritariamente: (A)) dupla face do assunto, materialidade e a ao. (B) (C) que pressupe a 28.

(E)) apresentar um rico, diversificado e atualizado acervo, em vrios suportes.


_________________________________________________________

Uma das frases de efeito que o senso comum implantou no trabalho com a leitura na escola Cada leitor tem sua interpretao. Embora a afirmao no seja falsa em si, ela pode trazer conseqncias negativas, a exemplo de: (A) admitir que os referenciais do leitor tambm so importantes para a compreenso do texto.

natureza ambgua e vaga do assunto em questo. ao campo de significao da sintaxe, valorizando dois de seus elementos. ao aspecto material intrnseco ao assunto a que se referem. comparao construda a partir de uma patente oposio.

(B)) admitir qualquer interpretao de texto como legtima sem se proceder a uma interveno pedaggica conseqente. (C) utilizar textos variados com roteiros de leitura adaptados para a interpretao adequada a cada faixa etria. utilizar a noo de polifonia para propiciar ao leitor uma melhor compreenso dos textos. admitir vrias leituras com base na noo de polissemia sem, contudo, ensinar esse conceito aos alunos. 7

(D)

(D) (E)

(E)

PMSPPA-Lngua Portuguesa-CE

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo B02, Tipo


Ateno:

1
31. 5a

07/06/04 - 15:31

As questes de nmeros 29 a 31 referem-se ao livro de Artur Gomes de Morais, Ortografia - ensinar e aprender.

srie quer trabalhar a ortografia a Um professor de partir desta tira de histria em quadrinhos do personagem Chico Bento.

29.

As afirmaes a seguir indicam conhecimentos esperados na etapa inicial de domnio da base alfabtica.

I. Existem letras permitidas em nossa lngua e uma


seqncia em que costumam ocorrer.

II. As letras representam partes sonoras das palavras


que falamos, partes menores que as slabas.

De acordo com a abordagem proposta em Ortografia: ensinar e aprender, o procedimento mais adequado do professor :

III. Em nossa lngua, existem regras que permitem


certas formas escritas e no permitem outras. (A)) levar os alunos a reescrever a histria, mantendo-se fiis ao sentido original mas utilizando discurso indireto.

correto o que se afirma APENAS em (B) (A) descartar a tira e procurar outra histria em quadrinhos, pois no se deve expor os alunos a erros de fala.

I e III.

(B)) I e II. (C) (D) (E)

(C)

discutir oralmente as ocorrncias nas falas das personagens, para que sejam detectados os erros.

III. II. I.
(E) reproduzir, em discurso direto e com os sinais de pontuao adequados, as falas das personagens.
_________________________________________________________

(D)

solicitar aos alunos que reescrevam os contedos dos bales, corrigindo os erros das personagens.

_________________________________________________________

30.

Em sua proposta para o ensino-aprendizado da ortografia, o autor parte de alguns princpios, entre os quais NO se pode incluir:

32.

As falas citadas abaixo sugerem as concepes de linguagem de seus autores. Correlacione-as e assinale a INCORRETA.

(A)

a necessidade de as crianas conviverem com impressos nos quais elas encontrem modelos de aplicao da norma ortogrfica.

(A)

Eu ensino portugus porque acredito que a gente aprende para comunicar. Por isso eu mando escrever muitas cartas e redaes. (Linguagem instrumento de comunicao)

(B)

a promoo de situaes de ensino-aprendizagem que levem explicitao dos conhecimentos infantis sobre a ortografia.

(B)

Eu penso que ns escrevemos para os outros lerem. Peo para que meus alunos escrevam para os outros. (Linguagem discurso)

(C)

a definio, pelos professores, de metas ou expectativas para o rendimento ortogrfico dos alunos ao longo de sua escolaridade.

(C)

Eu peo para meus alunos decodificarem as mensagens do texto porque acredito que a lngua instrumento de comunicao. (Linguagem cdigo)

(D)) o condicionamento da reflexo sobre a ortografia a situaes de escrita especficas, especialmente planejadas para esse fim.

(D)) Eu acredito que o aluno deve aprender a gramtica para aprender a falar e escrever bem. (Linguagem discurso)

(E)

o descarte da nomenclatura gramatical como um requisito fundamental para a aprendizagem de regras ortogrficas.

(E)

Eu acredito que meus alunos so capazes de escrever tudo o que pensam. Fao da expresso escrita o registro livre do pensamento. (Linguagem expresso do pensamento) PMSPPA-Lngua Portuguesa-CE

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo B02, Tipo


Ateno: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 33 a 36. 34.

1 07/06/04 MODELO - 15:31

Mario Jimnez, afora as Odes elementares, tenho livros muito melhores. indigno que voc fique me submetendo a todo tipo de comparaes e metforas.

Que h? Dom Pablo?... Voc fica a parado como um poste. Mario retorceu o pescoo e procurou os olhos do poeta, indo debaixo para cima. Cravado como uma lana? No, quieto como uma torre de xadrez. Mais tranqilo que um gato de porcelana? Neruda soltou o trinco do porto e acariciou-se o queixo. Mario Jimnez, afora as Odes elementares, tenho livros muito melhores. indigno que voc fique me submetendo a todo tipo de comparaes e metforas. Como , Dom Pablo?! Metforas, homem! Que so essas coisas? O poeta colocou a mo sobre o ombro do rapaz. Para esclarecer mais ou menos de maneira imprecisa, so modos de dizer uma coisa comparando-a com outra. D-me um exemplo... Neruda olhou o relgio e suspirou. Bem, quando voc diz que o cu est chorando. O que que voc quer dizer com isto? Ora, fcil! Que est chovendo, u! Bem , isso uma metfora. E por que se chama to complicado, se uma coisa to fcil? Porque os nomes no tm nada a ver com a simplicidade ou complexidade das coisas. Pela sua teoria, uma coisa pequena que voa no deveria ter um nome to grande como mariposa. Elefante tem a mesma quantidade de letras que mariposa, muito maior e no voa concluiu Neruda, exausto. Com um resto de nimo indicou para Mario o rumo da enseada. Mas o carteiro teve a presena de esprito de dizer: Porra, gostaria tanto de ser poeta!
(Antonio Skrmeta. O carteiro e o poeta)

Ao se observar as imagens poticas trocadas pelo carteiro e por Neruda at o momento dessa fala, percebe-se, quanto s figuras de linguagem em destaque, que (A) foram denominadas de modo correto e rigoroso pelo poeta. deveriam, a rigor, ser denominadas metforas.

(B)

(C)) deveriam, a rigor, ser denominadas comparaes. (D) foram evocadas apenas para impressionar o carteiro. foram denominadas indevidamente pelo poeta.

(E) 35.

_________________________________________________________

Pela sua teoria, uma coisa pequena que voa no deveria ter um nome to grande como mariposa. Elefante tem a mesma quantidade de letras que mariposa, muito maior e no voa concluiu Neruda, exausto. Neste trecho, o personagem Neruda est, embora sem nomear, apropriando-se de uma teoria lingstica que afirma:

I. o signo arbitrrio, ou seja, o significante


desvinculado do objeto/coisa.

II. significante e significado guardam uma relao de


contigidade.

III. as palavras so smbolos usados para denominar


as coisas. correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)) 36.

33.

Pela leitura da cena acima, extrada do texto que deu origem ao filme O carteiro e o poeta, observa-se que: (A) o poeta mostra-se inteiramente disponvel para responder s inquietaes poticas do carteiro.

I. II. III. I e II. I e III.

_________________________________________________________

Aps assistir ao filme O Carteiro e o poeta, um professor de Portugus poderia recorrer a vrias atividades. A mais escolarizada e menos desejvel para a apreenso do filme : (A) Discusso livre entre todos na sala de aula, com cada um expondo suas impresses. Analisar, por exemplo, como a cena acima foi transposta para o filme. Pesquisar e ler nos jornais as resenhas sobre o filme, comentando-as em sala.

(B)) o poeta coloca-se na posio daquele que sabe, adotando um certo tom professoral em relao ao carteiro. (C) o carteiro mantm uma atitude respeitosa em relao ao poeta e no o importuna com suas indagaes. poeta e carteiro situam-se no mesmo patamar cultural. carteiro e poeta no buscam ultrapassar seus papis sociais, embora se permitam uma aproximao.

(B)

(C)

(D)

(D)) Pedir para os alunos responderem a questes de compreenso do filme. (E) Perceber o papel das figuras de linguagem no desenvolvimento do personagem popular. 9

(E)

PMSPPA-Lngua Portuguesa-CE

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo B02, Tipo


Ateno:

1
38.

07/06/04 - 15:31

Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 37 a 40.

O destaque em ainda ressalta, em relao ao termo, sua dimenso (A) potica.

"Mas ouvir professores tarefa de amor, como dizia Bilac a propsito de estrelas; tarefa de amor, pois talvez o professor seja pea secundria na escola de hoje e, conseqentemente, sua voz se faa ouvir com timidez no que respeita aos destinos do texto literrio em classe. No parece que o que fazer com o texto literrio na sala de aula seja 39. ainda de sua competncia. J faz alguns anos que decidir isso da competncia de editoras, livros didticos e paradidticos, muitos dos quais se afirmaram como quase monopolizadores do mercado escolar, na razo direta em que tiraram dos ombros

(B)) irnica. (C) (D) (E) denotativa. hiperblica. apelativa.

_________________________________________________________

Com "script de autoria alheia, para cuja composio ele no foi chamado", a autora refere-se:

(A)) s orientaes para o professor que acompanham os livros didticos e paradidticos.

(B) dos professores a tarefa de preparar as aulas. O que h, ento, para o professor, um script de autoria alheia, para cuja composio ele no foi chamado: leitura (C) jogralizada, testes de mltipla escolha, perguntas abertas ou semi-abertas, reescritura de textos, resumos comentados so alguns dos nmeros mais atuais do espetculo que, ao longo do territrio nacional, mestres, menos ou mais treinados, estrelam para platias s vezes desatentas, s vezes rebeldes, quase sempre desinteressadas, sobrando a seo de queixas e reclamaes para congressos, seminrios, cursos de (E) (D)

produo dos alunos, como leitura jogralizada, testes de mltipla escolha, perguntas abertas ou semi-abertas, reescritura de textos, resumos comentados.

a textos sem autoria conhecida, portanto sem legitimidade, veiculados por livros didticos e paradidticos.

aos roteiros de queixas e reclamaes apresentados em congressos, seminrios, cursos de atualizao e congneres.

prtica das editoras de no convocar os professores para participar da elaborao dos roteiros de leitura dos livros didticos e paradidticos.

_________________________________________________________

atualizao e congneres, ou ento pesquisas (...).

40.

Segundo o texto, "leitura jogralizada, testes de mltipla escolha, perguntas abertas ou semi-abertas, reescritura

(Marisa Lajolo, Do mundo da leitura para a leitura do mundo)

de textos, resumos comentados so alguns dos nmeros mais atuais do espetculo que, ao longo do territrio nacional, mestres, menos ou mais treinados, estrelam

37.

Segundo o texto, o professor nas atividades com o texto literrio: (A) tem competido com as orientaes das editoras, mais especializadas e, portanto, mais competentes para lidar com literatura. tem resistido ao monoplio das editoras, ainda que timidamente. contou com a ajuda de livros didticos e paradidticos, medida que estes se incumbiram da preparao das aulas. tem papel importante, em virtude da paulatina comercializao da sala de aula.

para platias s vezes desatentas, s vezes rebeldes, quase sempre desinteressadas" so atividades:

(A)

proscritas da sala de aula, porque sem interesse para os alunos.

(B)

(B)

ultrapassadas, diante das novas propostas metodolgicas.

(C)

(C)) que o professor realiza, mas que no parte de suas necessidades.

(D)

(D)

que no interessam aos alunos, porque teatralizam o ensino.

(E)) se retraiu, em virtude do monoplio de algumas editoras, que oferecem material pronto para as aulas. 10

(E)

inteis, em virtude do desinteresse e desaten-o dos alunos. PMSPPA-Lngua Portuguesa-CE

www.pciconcursos.com.br

You might also like