You are on page 1of 26

DISCIPLINA: OCEANOGRAFIA

CIRCULAO NOS OCEANOS


CORRENTES OCENICAS E MASSAS DGUA
Carla Lima Torres Mendes e Ablio Soares-Gomes

-2007-

1. ATMOSFERA EM MOVIMENTO Os oceanos e a atmosfera so ambos fludos e esto em mtuo contato fsico. Assim, alm de terem comportamentos semelhantes, ocorre grande interao entre eles. Na interface atmosfera-oceano, a circulao atmosfrica provoca na superfcie do mar modificaes no que se refere temperatura, salinidade e densidade (ex.: evaporao, precipitao e outros processos) (Fig.1)

Figura 1: Desenho esquemtico indicando os principais processos que atuam sobre a superfcie e na coluna d gua.

1.1. MODELOS DE CIRCULAO ATMOSFRICA 10) Terra recoberta inteiramente de gua, desprovida dos movimentos de rotao e translao e na posio de um dos equincios (raios solares incidindo perpendicularmente ao equador). O aquecimento irregular provocado pelo Sol gera uma diferena de presso entre o equador (baixa) e os plos (alta). Assim, o ar quente e leve proveniente do equador sobe e segue rumo ao plos onde sofre esfriamento e desce, enquanto que a camada de ar fria e pesada que vem dos plos em direo ao equador, sofre aquecimento e sobe, recomeando o ciclo. Desta forma, forma-se uma nica clula entre o equador e os plos. 20) Terra em rotao: Fora centrfuga e Fora de Coriolis. Os movimentos descritos no primeiro modelo no ocorrem em linha reta no sentido norte e sul ou vice-versa ao longo de um gradiente de presso, mas so defletidos pela fora de Coriolis, fenmeno que surge com o movimento de

rotao da Terra. Assim, o ar forado a se desviar para a esquerda no hemisfrio sul e para a direita no hemifrio norte (Figura 2a). O valor da deflexo depende da velocidade do ar (quanto mais rpido, menor a deflexo) e da latitude (zero no equador e mxima nos plos), como tambm do atrito entre o ar que se move e a superfcie da Terra (quanto maior o atrito, menor a deflexo) (Figura 2b). (a) (b)

Figura 2: Atuao da fora de Coriolis nos hemisfrios sul e norte (a) e valores de deflexo em funo da latitude (b).

Assim, as camadas de ar formadas adquirem comportamentos distintos. Em ambos hemisfrios, a massa de ar que vem do Equador descende aos 300 de latitude (Tpicos de Capricrnio e Cncer) em funo de seu esfriamento. J a camada de ar que vem dos plos ascende aos 600 de latitude, motivado pelo seu aquecimento. Formam-se assim, trs clulas em cada hemisfrio: a clula de Hadley (subtropical), a clula de Ferrell (mdia latitude) e a clula polar. Tal modelo explica a formao de feies relativamente permanentes na atmosfera: os centros de alta presso sobre os plos e latitudes tropicais e os centros de baixa presso em regies equatoriais e subpolares (Figura 3).

Figura 3: Modelo de circulao atmosfrica representando as clulas de Hadley (1), as clulas de Ferrel (2) e as clulas polares (3) em suas respectivas posies latitudinais e os centros de alta presso (A) e baixa presso (B).

Como conseqncia, so gerados 3 sistemas gerais de ventos na atmosfera: ventos alsios, que ocorrem entre 0 e 30 de latitude, soprando do leste para o oeste; ventos do oeste, entre 30 e 60 de latitude e que sopram do oeste para o leste; e, por ltimo, vento do leste nas regies polares, do leste para o oeste (na meteorologia, os pontos cardeais definem a localizao da origem do vento, e no o destino, como geralmente se costuma a usar). Tais sistemas de vento so os principais responsveis pelo equilbrio de calor no planeta (Figura 4). Nas regies de encontro das clulas geralmente no h ventos ou, se ocorrem, so muito fracos e irregulares. Prxima ao equador, essa regio chamada de doldrum ou calma equatorial. Alm da ausncia de ventos comum a ocorrncia de chuvas causadas pela grande evaporao. O vapor da gua ao elevar-se, resfria-se e se condensa, havendo ento a precipitao pluvial, muito tpica dos finais de tarde nessas regies. As regies prximas aos 30 de latitude, em ambos os hemisfrios so conhecidas como latitudes do cavalo. Este nome originou-se do fato de que antigamente embarcaes vela transportavam cavalos e, muitas vezes, ficavam presas nessas latitudes por meses, devido ausncia de ventos. Assim, devido ao fim das raes, os cavalos transportados morriam e eram jogados ao mar.

Figura 4: Segundo modelo hipottico mostrando os maiores cintures de ventos e regies de elevao e descida de ar.

A Zona de Convergncia Intertropical (ITCZ/ ZCIT) uma zona de convergncia em baixos nveis (divergncia em altos nveis) na regio de fronteira entre os hemisfrios norte e sul, rea onde os ventos alsios

provenientes dos hemisfrios convergem (Figura 5). Assemelha-se a um cinturo de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre com atividades convectivas, de 3 a 5 graus de largura, onde espalham-se cumulonimbus. ZCIT est inserida numa regio onde ocorre a interao de caractersticas marcantes atmosfricas e ocenicas, tais como: Zona de confluncia dos Alsios (ZCA); Zona de Mxima Temperatura da Superfcie do Mar (TSM); Zona de Mxima Convergncia de Massa; Zona da banda de Mxima Cobertura de Nuvens Convectivas

A ZCIT muda de posio ao longo do ano devido a variaes na circulao atmosfrica e na TSM, situando-se mais ao norte em julho e outubro (com posio mais ao norte em torno de 14N) e mais ao sul em janeiro e abril (posio extrema entre 5 e 6S), implicando em distintas condies sobre o nordeste brasileiro.

Figura 5: ZCIT, nuvens associadas formando uma linha atravs do Oceano Pacfico Ocidental altura da Amrica Central.

30) Terra e os continentes. A distribuio dos continentes altera a circulao atmosfrica em virtude dos diferentes calores especficos (cp) e a capacidade de armazenamento de calor entre os continentes e o mar. No hemisfrio norte, onde h mais terra do que gua, essas diferenas so marcantes. Na regio tropical, as mdias de temperatura superficiais ocenicas so mais baixas em relao s dos continentes, desse modo, os centros de alta presso tendem a situar-se em cima dos oceanos e os centros de baixa presso em cima dos continentes. Nas altas latitudes acontece o inverso, pois as mdias de temperatura so maiores.

A distribuio sazonal da temperatura controla a circulao atmosfrica e a distribuio de presso. Desta forma, se uma rea da Terra mais quente que outras regies na mesma latitude, ela ter uma baixa presso baromtrica e se ela mais fria, uma alta presso baromtrica (Figura 6).
Figura 6: Modelo de circulao atmosfrica da Terra real, incluindo os cintures de ar, ventos e centros de alta e baixa presso.

Nos centros de baixa presso ou ciclones a massa de ar ascendente e defletida pela fora de Coriolis para a esquerda no hemisfrio norte (sentido anti-horrio) e para a direita no hemisfrio sul (sentido horrio). Essas reas so instveis (nuvens) e a taxa de precipitao superior a de evaporao. Nos centros de alta presso ou anti-ciclones o ar descendente e a fora de Coriolis age no sentido inverso aos ciclones (horrio no hemisfrio norte e antihorrio no hemisfrio sul). Nessas reas o tempo estvel (cu azul) e a taxa de evaporao e superior a de precipitao (Figura 7). (a) (b)

Figura 7: Representao esquemticas dos ciclones e anti-ciclones (a) e o efeito da fora de Coriolis sobre esses centros no hemisfrio norte (b). P (ciclones)- massa ascendente, P>E, nuvens instabilidade; P (anti-ciclones)- massa descendente, E>P, cu limpo estbilidade

No vero, os centros de alta e baixa presso se intensificam devido maior incidncia de raios solares no Equador. 1.2. FRENTES Quando os ciclones intensificam, a presso do ar cai mais rapidamente que na rea ao redor. D-se a formao de frentes, as quais so perturbaes ou ondulaes de uma superfcie frontal, e se deslocam conforme o sistema montado. So quatro os tipos de frentes: fria, quente, oclusa e estacionria. As frentes provocam mudanas dos ventos dominantes, por conseguinte mudana de direo da formao de ondas e correntes ocenicas. Frente fria:

Uma frente fria uma zona de transio onde uma massa de ar frio (polar, movendo-se para o equador) est a substituir uma massa de ar mais quente e hmido (tropical, movendo-se para o plo). A aproximao de uma frente fria percebida pela sensao de abafamento e a apario de cirrus no cu (nuvens altas em forma de filamentos de algodo). A presso comea a cair e a temperatura sobre. No momento da passagem, a presso chega ao seu valor mnimo, a temperatura cai com a chegada da massa fria, seguindo-se tempestades e trovoadas. O vento cessa, passando ento a soprar em direo oposta. A chuva pra abruptamente aps a passagem da frente (Figura 8; Tabela 1). As frentes frias chegam a deslocarse a 64 Km/h.
Tabela 1: Caractersticas de um frente fria com relao temperatura (t), presso (P) e ventos (V) antes durante e depois da passagem. Legenda: () sobre, () desce, (A) alta e (B) baixa.

Figura 8: Ar frio deslocando o ar quente. Tipos de nuvens que se formam.

Caractersticas Antes Durante Depois

P B B A

V E/NE Calmaria S/SW/SE

Frente quente:

O ar quente achata a frente fria, obrigando-a a retornar. O ar frio relativamente denso e o ar quente tende a domin-lo, produzindo uma larga faixa de nuvens e uma chuva fraca e persistente e s vezes nevoeiro esparso. A temperatura eleva-se j ligeiramente antes da chegada da frente quente, porque as nuvens aumentam localmente o "efeito de estufa" na atmosfera, absorvendo radiao da superfcie terrestre e emitindo radiao de volta superfcie (Figura 9).

Figura 9: Frente quente, ar quente deslocando o ar frio e nuvens caractersticas.

Figura 10: Frente oclusa formada quando o ar frio movendo-se depressa ultrapassa uma frente quente.

Frente oclusa:

As frentes quentes tendem a deslocar-se lentamente e podem ser facilmente alcanadas por frentes frias, formando frentes oclusas (Figura 10). Uma frente oclusa, tambm chamada de ocluso, uma zona de transio onde uma frente fria, movendo-se mais depressa, ultrapassa (e obstrui) uma frente quente, fazendo elevar-se todo o ar quente. A chuva contnua caracterstica das frentes quentes e seguida imediatamente pelos aguaceiros associados s frentes frias. Frente estacionria:

Quando uma frente deixa de se mover, designa-se por frente estacionria. Uma frente estacionria uma fronteira entre ar quente e ar frio que resulta quando uma frente fria ou quente deixa de se mover. Quando ela volta a se mover, volta a ser fria ou quente. Normalmente h uma mudana de temperatura ou de direo de vento que se nota de um lado para o outro. Ciclones migrando ao longo de uma frente estacionria podem despejar grandes quantidades de precipitao, resultando em inundaes significativas ao longo da frente. Se ambas as massas de ar ao longo de uma frente estacionria so secas, pode existir cu limpo sem precipitao. Quando h ar mido e quente

que se eleva sobre o ar frio, nebulosidade com precipitaes leves podem cobrir uma vasta rea. 1.2.1. NUVENS Quanto a sua constituio, as nuvens podem ser: slidas, podendo conter gelo at mesmo de tamanho elevado, chegando a pesar 1 tonelada, se em nuvens chamadas de negras ou tremulas; lquidas, constitudas basicamente por gotculas de gua; e, mistas, constitudas tanto por gotculas de gua quanto cristais de gelo. Quanto ao seu estgio/altura: altas, base acima de 6 km de altura, constitudas por nuvens slidas; mdias, base entre 2 a 4 km de altura nos plos, entre 2 a 7 km em latitudes mdias, e entre 2 a 8 km no equador, podendo ser nuvens lquidas ou mistas; e, baixas, base at 2 km de altura, constitudas de nuvens lquidas. Os tipo de nuvens podem ser observados na figura 11.

Figura 11: Tipos de nuvens, formatos e alturas.

As nuvens associadas a uma frente fria so cirrus, cumulus e associaes (e.x.: cumulonimbus), enquanto que nimbus, estratus e combinaes (ex.: nimbustratus e cirrustratus) associam-se a frente quentes. 1.3. MONES Como visto anteriormente, a distribuio da presso ajuda o controle do sistema de ventos da Terra. Esse sistema no sofre grandes variaes anuais exceto nas latitudes mdias. Nessas latitudes, durante o inverno, h reas de baixa presso sobre os oceanos e alta presso sobre os continentes. Durante o vero o inverso ocorre. No vero, o movimento da massa de ar dos oceanos para os continentes carrega grande quantidade de vapor dgua provocando forte

precipitao. No inverno sopra dos continentes para os oceanos um vento seco. Ocorre especialmente no Oceano ndico e sudeste da sia.

Mones de Vero - do mar para a terra aquecida, forte precipitao. Mones de Inverno - da terra mais fria para o mar, vento seco.
O mesmo fenmeno das mones pode ocorrer em um pequeno perodo de tempo e em uma rea reduzida (pequena escala), o que chamamos de brisas. As brisas distinguem-se em martima, quando o vento sopra do mar para a terra, geralmente ao entardecer, e em brisa terrestre, quando o vento sopra da terra para o mar, ao amanhecer (Figura 12). (a) (b)

Figura 12: Representao das brisas martima (a) e terrestre (b).

2.CORRENTES OCENICAS Como foi visto anteriormente, h um balano energtico que transfere o calor (ou a energia) recebido pelo equador para os plos, atravs da atmosfera e dos oceanos. Este equilbrio trmico fator muito importante no s na gerao dos principais cintures de vento, mas como tambm das grandes correntes ocenicas no planeta. Atravs das correntes marinhas, os oceanos tambm levam energia do equador para os plos, contribuindo com 10% 20% da distribuio de calor no planeta como um todo. Correntes ou massas de gua em movimento so dirigidas pelo vento (circulao horizontal) ou pela densidade da gua (circulao vertical ou termoalina). 2.1 CIRCULAO HORIZONTAL Como a atmosfera e o oceano esto em contato, os trs sistemas de vento descritos geram, por atrito na superfcie do mar, as principais correntes superficiais marinhas (Figura 13).

Figura 13: Principais correntes superficiais marinhas.

Ao soprarem em direo ao oeste, paralelo ao equador, os ventos alsios formam as correntes equatoriais, comuns a todos os oceanos. Nos oceanos Atlntico e Pacfico, tais correntes so interceptadas pelos continentes e

desviadas para o norte e para o sul, deslocando-se da ao longo da parte oeste dos oceanos. So as maiores e as mais fortes correntes ocenicas superficiais. Os ventos alsios empurram as guas superficiais em direo ao lado oeste dos oceanos, fazendo com que haja acmulo de gua nessas regies ( 4 centmetros acima do nvel normal para cada 1.000 Km). Esse acmulo de gua, devido fora da gravidade, quando retorna, gera as contra-correntes equatoriais, comuns a todos os oceanos. Os ventos do oeste formam as correntes que retornam para a regio equatorial, completando o giro subtropical (Figura 14). Estes giros ocorrem no Pacfico e Atlntico norte e sul e no Oceano ndico. Os giros so no sentido horrio no hemisfrio norte, mantidos pelos ventos predominantes de oeste ao norte e os ventos alsios ao sul, e no sentido anti-horrio no hemisfrio sul, mantidos ao norte pelos ventos alsios e ao sul pelos ventos de oeste. Nas regies subpolares, o mesmo no ocorre no hemisfrio sul, pois no h barreiras de terra para obstruir o fluxo de gua e cri-los. Assim, a corrente Circumpolar Antrtica flui completamente em volta do planeta.

Figura 14: Modelo de circulao de um oceano ideal, submetido somente s foras horizontais dos ventos (flechas grossas em cinza). A velocidade e sentido dos ventos superficiais esto representados de forma aproximada esquerda.

Em algumas reas, as correntes ocenicas podem formar meandros que por sua vez podem originar anis (Figura 15) na fronteira de correntes de guas quentes com guas frias. Figura 15: Origem de meandros (trs primeiros
quadros) e anis (ltimo quadro).

2.1.1 ESPIRAL DE EKMAN O modelo de circulao das massas d gua, chamado de Espiral de Ekman, assume que a coluna d gua homognea impulsionada pelo vento que sopra na sua superfcie. Devido fora de Coriolis, a corrente superficial move na direo de 45 direita no HN e esquerda no HS. Esta massa d gua superficial, movendo-se como uma lmina fina, coloca a camada subjacente em movimento. A camada superficial move com uma velocidade mxima de 3% da velocidade do vento. A energia do vento passada atravs da coluna d gua da superfcie para baixo, com cada camada sucessiva sendo colocada em movimento por uma velocidade inferior e numa direo mais direita daquela que a colocou em movimento (Figura 16). A profundidade em que a movimentao cessa, devido ao atrito do vento na superfcie chamada de profundidade de influncia da frico, ocorrendo normalmente cerca de 100 metros. Da superfcie at a profundidade de influncia da frico, o movimento efetivo de gua, denominado transporte de Ekman, ocorre em ngulos retos direo do vento.

Figura 16: Espiral de Ekman. O vento move a superfcie da gua 45 para a direita no HN. As guas mais profundas continuam a defletir para a direita e mover a uma velocidade inferior com o aumento da profundidade. . O transporte de Ekman se faz em ngulos retos em relao direo do vento.

2.1.2 CORRENTES GEOSTRFICAS Considerando os giros subtropicais e o transporte de Ekman, h uma tendncia de se produzir uma convergncia subtropical e o empilhamento/ espessamento de gua no centro dos giros. possvel encontrar no interior dos giros subtropicais colinas de gua que se elevam em at 2 m acima do nvel da gua na margem dos giros. Entretanto, a resposta da gua para esta topografia ocenica como acontece em terra, ou seja, correndo colina abaixo por causa da fora da gravidade. Esse movimento no ocorre em linha reta, mas defletido pela fora de Coriolis ( esquerda no hemisfrio sul e direita no hemisfrio norte). Esse movimento de gua, resultado do balano entre a fora da gravidade e a deflexo causada pela fora de Coriolis, chama-se corrente Geostrfica e um dos principais componentes que contribuem para a formao das grandes correntes superficiais ocenicas (Figura 17).

Figura 17: Corrent Geostrfica. A. A medida em que o sistema de ventos da Terra coloca a gua em movimento, giros circulares so formados. A gua empilhada no interior dos giros, com pice da colina deslocado para o lado oeste dos giros devido rotao da Terra para o leste. A corrente geostrfica (FG) terica flue paralela ao contorno da colina e representa o equilbrio entre a fora de Coriolis, empurrando a gua para o pice atravs do transporte de Ekman, e o componente da gravidade puxando para baixo. Devido ao atrito das molculas de gua, o caminho da corrente (FG atual) segue gradualmente para baixo da inclinao da colina. B. Intensificao do pice dos giros oeste. A parte mais alta da colina se situa prximo margem oeste dos giros. Desta forma, a velocidade da gua que circula na margem oeste muito superior quela que circunda a margem leste devido maior inclinao da colina. As guas que circundam oeste, seguem norte e so quentes, o contrrio daquela que circula no lado leste.

As correntes Geostrficas podem ser mensuradas apenas de forma indireta, atravs do clculo da topografia dinmica. Como as elevaes que se formam nas pores centrais das bacias ocenicas so de guas menos densas, j que so as guas superficiais que se acumulam, para se obter um mapeamento da topografia dinmica, deve-se medir os valores de temperatura e salinidade da coluna de gua. 2.2 CIRCULAO VERTICAL A circulao vertical pode ser induzida tanto pela ao dos ventos (ressurgncia) ou por diferenas de densidade da gua do mar (circulao termoalina) 2.2.1 RESSURGNCIAS Em algumas regies do oceano, a gua pode mover-se verticalmente para a superfcie ou para o fundo como resultado da circulao superficial, dirigida pelos ventos, que carrega a gua para longe ou em direo a essas regies. O fenmeno da ressurgncia ou upwelling caracterizado pelo afloramento de guas profundas, geralmente frias e ricas em nutrientes, em determinadas regies dos oceanos. Essas regies tm, em geral, alta produtividade primria e importncia comercial para a pesca. Ressurgncia equatorial (Figura 18)- os ventos alseos, presentes nos dois lados do equador, divergem e o transporte de Ekman direcionado para o sul no hemisfrio sul e ao norte no hemisfrio norte, forando a gua a ressurgir de cerca de 150 - 200 m. (Figura 18)

Figura 18: Ressurgncia Equatorial. O efeito de Coriolis agindo sobre as correntes equatoriais, geradas pelos ventos alseos, empurra a gua para longe da regio equatorial. Essa gua substituda pela gua adjacente.

Ressurgncia costeira (Figura 19)- quando guas superficiais adjacentes aos continentes so carregadas para o oceano aberto atravs do transporte de Ekman. Ocorre ao longo da costa leste nos Oceanos Pacfico e Atlntico. Na costa brasileira bastante conhecida a ressurgncia costeira de Cabo Frio, ocorrendo com maior freqncia no vero do que no inverno. A massa de gua que aflora nas proximidades da costa dessa ressurgncia a gua Central do Atlntico Sul (ACAS). O afundamento de massas dgua (downwelling) tambm observado em zonas costeiras.

Figura 19: Ressurgncia costeira. Quando correntes costeiras fluem ao longo das margens oeste dos continentes, rumo ao equador, o transporte de Ekman carrega a gua superficial para longe (A) ou empilhamento na costa (B), ocorrendo o afloramento ou afundamento da gua adjaecente, respectivamente (upwelling e downwelling).

Circulao de Langmuir ou Mar de Sargasso (Figura 20)- prximo ao centro dos principais giros ocenicos os ventos so relativamente fracos e a gua gira muito lentamente. O vento que sopra nessas regies pode ter direo estvel, gerando clulas de conveco nas massas dgua superiores, com sentido alternado horrio e anti-horrio. Nas zonas de convergncia dessas clulas so observadas fileiras de plantas marinhas, paralelas direo do vento, como se estivessem presas nessas zonas. No s foi encontrada matria vegetal macroscpica como tambm vegetais microscpicos e matria orgnica dissolvida. Em contrapartida, nas zonas de divergncia a concentrao de matria orgnica baixa.

Esse fenmeno recebe o nome de Circulao de Langmuir e foi descoberto por Irving Langmuir quando atravessava o Mar de Sargasso em 1938.
Figura 20: Esquema da circulao de Langmuir, mostrando as zonas de convergncia (downwelling) e divergncia (upwelling).

2.2.2 CIRCULAO TERMOALINA A grande parte da circulao vertical nos oceanos est relacionada principalmente a mudanas de densidade das guas superficiais. O aumento de densidade pode ocorrer devido ao resfriamento da gua, ao excesso de evaporao sobre a precipitao pluvial ou ainda formao de gelo e conseqente aumento de salinidade das guas circunvizinhas. Diferentemente do que acontece nas altas latitudes, existe uma forte estratificao da densidade (picnoclina) em regies de baixa latitude, que separa as massas de gua superficiais e profundas. Essa estratificao no resultante da diferena de temperatura causada pela alta incidncia da radiao solar na regio equatorial, e sim pela energia dos ventos em guas superficiais- o efeito dos ventos muito superior. Uma outra varivel que afeta a densidade das guas superficiais a salinidade, a qual exerce influncia significativa apenas em altas latitudes, onde a temperatura da gua baixa e permanece constante. Por exemplo, no oceano aberto as guas mais salinas so encontradas nas regies subtropicais, mas no ocorre o afundamento de massas dgua nessas reas porque a

temperatura da gua alta o suficiente para manter a baixa densidade das guas superficiais e evitar seu afundamento. Nessas reas uma forte haloclina ou gradiente de salinidade formado numa camada muito fina da superfcie, apresentando valores de 37. A salinidade ento diminui rapidamente com o aumento da profundidade at valores normais de guas ocenicas ( 35).

Figura 21: Ciclo global da circulao termoalina. Em azul, guas superficiais quentes e de baixa salinidade. Em roxo, guas profundas frias e bem oxigenadas.

O aumento da densidade na superfcie faz com que estas guas afundem e desloquem guas profundas; assim, a origem da circulao termoalina um fluxo vertical de gua superficial, mergulhando a uma profundidade intermediria ou prxima ao fundo, dependendo da densidade dessa gua. O prosseguimento um fluxo horizontal, com as guas recm-afundadas deslocando as antigas residentes no local. Como o processo de formao de guas densas est principalmente ligado reduo de temperatura ou aumento de salinidade devido formao de gelo, geralmente as correntes termoalinas originam-se em altas latitudes. Estas guas frias e densas afundam e lentamente fluem em direo ao equador (Figura 21). A velocidade das correntes termoalinas muito pequena, cerca de 1 centmetro por segundo. A circulao termoalina , desse modo, importantssima no estabelecimento das caractersticas dos oceanos profundos. O contedo relativamente alto de oxignio das guas profundas com relao s guas mais rasas reflete sua origem polar. Sem a fonte superficial desse gs, as guas profundas dos oceanos poderiam se esgotar do oxignio pela oxidao do material orgnico que contm.

3. MASSAS DGUA Massa de gua definida como uma grande poro de gua que tem associada uma faixa particular de valores de salinidade e temperatura. Adquire suas caractersticas de temperatura e salinidade na superfcie e, uma vez que afunde, tais caractersticas s podem ser alternadas por misturas com massas de guas adjacentes. Essas misturas, porm, ocorrem de forma muito lenta, fazendo com que as massas de gua tendam a manter suas faixas de temperaturas e salinidades originais. So batizadas de acordo com a profundidade na qual so encontradas (onde atingem seu equilbrio vertical) e com a regio geogrfica de procedncia. A identificao importante porque fornece informao de seu local de origem e circulao profunda, alm da taxa na qual guas de diferentes densidades se misturam. De maneira geral, as guas de grandes profundidades so formadas em altas latitudes e, as mais prximas da superfcie, originrias de latitudes menores (Figura 22). As guas de superfcie no se enquadram na categoria de verdadeiras massas de gua devido s grandes variaes nos parmetros temperatura e salinidade.

Figura 22: Sistema de circulao profunda do Oceano Atlntico.

3.2. Diagrama T-S As massas dgua em um diagrama T-S so representadas por uma reta. O diagrama T-S consiste na plotagem em um grfico do conjunto de valores de temperatura (na ordenada) e salinidade (na absissa), correspondentes diferentes profundidades, de modo que estes pontos se distribuiro em uma linha contnua e suave. Por definio, um ponto no diagrama T-S representa uma gua com temperatura e salinidades uniformes, constituindo um tipo de gua; uma poro da curva T-S, representando um contnuo de tipos de gua, descreve uma massa de gua. Em diferentes regies ocenicas so obtidas formas muito diferentes de diagramas T-S. Assim, a forma da curva caracterstica das guas de uma determinada regio. A curva obtida nesse tipo de diagrama modifica-se lenta e gradualmente ao se deslocar atravs de 3 grandes zonas ocenicas, indicando mistura (Figura 23).

Figura 23: Mistura de 3 tipos de gua de acordo com perfis de temperatura e salinidade em funo da profundidade e respectivos diagramas T-S.

4. CORRENTES E MASSAS DGUA DA COSTA BRASILEIRA


Figura 24: Principais correntes superficiais que banham a costa brasileira.

A corrente Sul Equatorial do oceano Atlntico, que se movimenta no sentido leste-oeste na altura do equador, bifurca-se ao alcanar a costa nordestina brasileira. A corrente que se desvia para o norte, denominada corrente das Guianas (ou tambm corrente Norte do Brasil), e a que se volta para o sul, corrente do Brasil (Figura 24). A corrente das Guianas arrasta as guas do Rio Amazonas para a costa do Amap.

A corrente do Brasil, principal corrente superficial brasileira, que caminha sobre a plataforma ou prxima a regio da borda. Esta corrente flui para o sul ao longo da costa leste do continente sul-americano, alcanando aproximadamente os 38 de latitude sul, onde encontra a corrente das Malvinas- nessa regio as duas correntes afastam-se da costa, fluindo em direo leste (Figura 24). O encontro da corrente do Brasil, que traz gua tropical pouco densa, com a corrente das Malvinas, mais densa, origina a regio denominada Convergncia Subtropical do Atlntico Sul. A corrente das Malvinas (ou Falklands), originria de uma ramificao da corrente Circumpolar Antrtica, flui pela costa da Argentina na direo norte, arrastando as guas do Rio da Prata para a costa sul do Brasil, observando-se alta produtividade biolgica. Quanto s massas dgua, podem ser observadas as seguintes (Fig. 25): gua Costeira (AC): apresenta as caractersticas da regio onde se encontra, porm a salinidade sempre mais baixa devido influncia continental.

gua da Plataforma Continental (APL): localiza-se acima da plataforma e tambm assume caractersticas continentais. gua Tropical (AT): caracterizada por uma salinidade maior que 35.9 e temperatura maior que 180 C. Podendo ocupar at os 200 metros de profundidade, fluxo predominante para o sudoeste. gua Central do Atlntico Sul (ACAS): formada na Convergncia Subtropical do Atlntico Sul, 400 S de latitude; prxima superfcie; salinidade variando entre 35.9 e 34.6 e temperatura entre 180 C e 80 C. Profundidade de 100 a 800 metros. gua Intermediria da Antrtica (AIA): formada na Convergncia Antrtica (500 S) e podendo ser detectada a at 25 de latitude norte; temperatura varia de valores inferiores a 80 C at alcanar 4.60 C e seu ncleo definido pelo mnimo de salinidade devido precipitao (valor mdio: 33.8). Profundidade at os 1500 metros. gua Profunda do Atlntico Norte (APAN): formada na costa da Groenlndia, alcanando a Antrtica. Salinidade e oxignio mximos. Limite superior definido pela regio do mnimo de temperatura. Profundidade de 1500- 2000 metros. gua Antrtica de Fundo (AAF): formada no Mar de Weddell (Antrtica), sendo a mais fria de todas as massas dgua; valores mdios de temperatura 1.90 C e salinidade de 34.6.

Essa estrutura oceanogrfica ao longo da costa sul-americana descrita acima bem aceita hoje embora possa haver algumas variaes, conforme diferentes autores, quanto aos limites de profundidade das diversas massas de gua.

Figura 25: Identificao das massas dgua que banham a costa brasileira sul e sudeste.

A gua Central do Atlntico Sul (ACAS), flui em sentido norte sob a Corrente do Brasil e, no vero, tambm sob a APL. Na poca de vero, a ACAS alcana a plataforma continental, podendo aflorar em diversos pontos do litoral brasileiro (alguns autores acreditam que a intruso da ACAS sobre a plataforma no um fenmeno sazonal, mas um processo associado a um tipo de ressurgncia denominada de quebra-de-plataforma, causada pela movimentao de determinadas massas de guas na costa brasileira) (Figura 26).

Figura 26: Distribuio vertical das massas de gua na regio sudeste-sul brasileira, na poca de vero (acima) e inverno (abaixo), com nfase no comportamento da ACAS.

5. EL NIO El Nio representa o aquecimento anormal das guas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacfico Equatorial. A palavra El Nio derivada do espanhol, e refere-se presena de guas quentes que todos os anos aparecem na costa norte de Peru na poca de Natal. Os pescadores do Peru e Equador chamaram a esta presena de guas mais quentes de Corriente de El Nio em referncia ao Nio Jesus ou Menino Jesus. Quando acontece um El Nio, que ocorre irregularmente em intervalos de 2 a 7 anos, com uma mdia de 3 a 4 anos, os ventos alsios (LO) sopram

com menos fora em todo o centro do Oceano Pacfico, resultando numa diminuio da ressurgncia de guas profundas e na acumulao de gua mais quente que o normal na costa oeste da Amrica do Sul e, conseqentemente, na diminuio da produtividade primria e das populaes de peixe. Outra conseqncia de um El Nio a alterao do clima em todo o Pacfico equatorial: as massas de ar quentes e midas acompanham a gua mais quente, provocando chuvas excepcionais na costa oeste da Amrica do Sul e secas na Indonsia e Austrlia. Pensa-se que este fenmeno acompanhado pelo deslocamento de massas de ar a nvel global, provocando alteraes do clima em todo o mundo (Figura 27).

Figura 26: Indicao da presena do fenmeno do El Nio no Pacfico Equatorial.

Aparentemente, estas variaes tambm se registram nos restantes oceanos, mas ficaram mais conhecidas pelas anomalias conhecidas pelo nome El Nio. Por essa razo, as anomalias passaram a ser estudadas em termos de prever a ocorrncia daquele evento e muitas vezes usa-se a expresso OSEN (Oscilao Sul-El Nio ou ENSO, da expresso em ingls) como sinnimo do El Nio ou da Oscilao Sul e aplica-se a anomalias do clima e da circulao marinha em qualquer oceano os eventos OSEN do Oceano Atlntico ocorrem 12-18 meses depois de ocorrerem no Pacfico.

Figura 27: Efeito global do El Nio sobre o clima. A La Nia representa um fenmeno ocenico-atmosfrico com caractersticas opostas ao EL Nio, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas guas superficiais do Oceano Pacfico Tropical devido a intensificao dos ventos alseos. Alguns dos impactos de La Nia tendem a ser opostos aos de El Nio, mas nem sempre uma regio afetada pelo El Nio apresenta impactos significativos no tempo e clima devido La Nia. Em geral, episdios La Nias tambm tm freqncia de 2 a 7 anos, todavia tem ocorrido em menor quantidade que o El Nio durante as ltimas

dcadas. Alm do mais, os episdios La Nia tm perodos de aproximadamente 9 a 12 meses, e somente alguns episdios persistem por mais que 2 anos. Episdios recentes do La Nia ocorreram nos anos de 1988/89 (que foi um dos mais intensos), em 1995/96 e em 1998/99.

You might also like