You are on page 1of 2

Aguardente de Tiquira

A Tiquira uma aguardente tpica do Maranho, ela considerada por alguns como a unica bebida genuinamente brasileira, pois diferente da cachaa que tem como matria prima a cana (que foi trazida trazida ao Brasil), ela feita a partir da sacarificao e fermentao da MANDIOCA que nativa de nossas terras, mas ambas usam o processo de destilao trazido pelos colonizadores. Sua origem dada nas tribos indgenas locais que utilizavam a bebida em festejos e rituais, mas, sabe-se que o processo de destilao s chegou em nossas terras com os europeus, assim, permitindo apenas a existncia de alguma bebida usando a mesma matria e processo apenas semelhante. Hoje ela produzida em diversos municpios do Estado, o maior produtor o povoado de Mamede, em Barreirinhas, que ainda a fabrica da forma original: incolor. Posteriormente alguns produtores adicionaram folhas de tanja durante o processo de destilao, dando uma cor lils que tende a clarear com o tempo, mas, tambm comum encontr-la em uma cor vvida de violeta (azul-arroxeado) devido a adio de Cristal Violeta, um corante com propriedades anti spticas e no permite alteraes significativas na cor.

Segundo o escritor Gonalves Lima, a palavra Tiquira originria da palavra Tupi Tikira que significa lquido que goteja, que pinga do alambique. Teria a sua origem entre os ndios da Amaznia, tendo sido adotoda pelos habitantes do Maranho como a sua bebida tpica. Entre as bebidas destiladas da mandioca, apenas a Tiquira tem legislao especfica.
Fonte: folder promocional da Tiquira do Lenis Sebrae/MA -2006

Como Feita: A fabricao tem incio com a limpeza e retirada da parte txica da raiz, isso mesmo, a mandioca uma "verso" venenosa da conhecida Macaxeira. Ela prensada e colocada sobre uma chapa aquecida em forma de bolos com 30cm de dimetro, conhecidos como "beijus", at ter a parte interna ser cozida. Aps o resfriamento temperatura ambiente, os beijus ficam expostos ao ar por at duas semanas onde ocorre a proliferao espontnea dos esporos dos fungos do ambiente(incio da fermentao). criada sobre os beijus uma flora de miclios, de cor rosada, nesta etapa ocorre a sacarificao. Em seguida ela posta em um cocho (tronco de rvore com escavado) sobreposto com gua. Em 24h pode-se encontrar uma massa de pouca resistncia e xaroposa, deve ser mexida e posta para descanso por mais dois dias concluindo o processo de fermentao alcolica, onde ocorre a transformao dos acares fermentescveis do caldo em lcool, pela ao das leveduras que se desenvolvem no prprio ambiente da produo. Ela atinge de 38 a 54 GL.

Aps esta etapa o mosto destilado em alambiques de barro ou de cobre, ao fim de todo o processo resultam 15 a 20 litros de extrato concentrado, que fornece matria para at 100 litros do produto final. Cuidado com ela: A Tiquira bebida para poucos, possui teor alcolico bastante elevado, tem sabor cido e levemente adocicado. Aos menos acostumados com bebidas quentes, esta vai descer fervendo! Conta-se no Maranho uma lenda que no se deve tomar banho ou sequer molhar os ps aps beber esta pinga, sob risco de forte mal estar e at a morte! O mais antigos sempre contam algumas estrias trgicas sobre o fato.

You might also like