You are on page 1of 8

Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Estatstica e Informtica

Atividade Prtica do Microsoft Word

Grupo: 5 Componentes: Mariana Lima do Nascimento Reginaldo Flvio Miranda Neto Vtor Guilherme da Costa Silva Disciplina: Elementos de Informtica Professor: Ricardo Souza

Recife, outubro/2010.

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Proposta de um Ambiente Interativo para Aprendizagem em LIBRAS Gestual e Escrita.

Autores: Rosemeire Lima Secco, Maicon Herverton Lino Ferreira da Silva.

Sumrio

1. 2. 3.

Introduo ............................................................................................................................. 4 Desenvolvimento .................................................................................................................. 5 Concluso .............................................................................................................................. 8

Captulo 1

Introduo

1. Introduo

No Brasil, existem cerca de 165.000 pessoas com alguma deficincia auditiva, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE. Segundo a Organizao Mundial de Sade OMS cerca de 2,5 milhes de pessoas sofrem de alguma deficincia auditiva. Isso refora a necessidade cada vez maior de profissionais terem conhecimento sobre LIBRAS para poderem se comunicar com os portadores de deficincia auditiva. A construo de ambientes computacionais interativos para a aprendizagem e aquisio de LIBRAS ser de grande valia para surdos e ouvintes que desejem conhecer essa poderosa lngua em suas formas gestual e escrita. Para tanto, se faz necessrio ainda o conhecimento a cerca da cincia da computao, informtica na educao e da lingstica. Com o intuito de melhorar o ensino da Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS, com Ambientes Interativos de Aprendizagem por pessoas portadoras de necessidades especiais, apresenta-se uma proposta para desenvolver o aprendizado de LIBRAS atravs da Educao a Distncia EaD.

Captulo 2

Desenvolvimento

2. Desenvolvimento
O ambiente interativo contar com recursos como interface adequada, diferente e adaptada para surdos e ouvintes. Alm de exerccios e estratgias pedaggicas para a aprendizagem e aquisio de LIBRAS dependendo da idade do usurio e do fato de possuir ou no deficincia auditiva. Trata-se, portanto, de um ambiente onde o usurio, quer seja surdo ou ouvinte, poder interagir atravs de problemas onde, por exemplo, sero escolhidos os elementos para a construo do sinal correspondente a uma palavra em portugus. Esses problemas sero divididos em nveis de acordo com o grau de dificuldade na realizao do mesmo, observando aspectos relacionados aquisio e aprendizagem de LIBRAS. Para facilitar a aquisio ser usada a Aprendizagem Baseada em Problemas, do ingls Problem Based Learning PBL, na qual o usurio adquiri conhecimento respondendo a problemas. Alm dos problemas o usurio ter exemplos com vdeos mostrando os sinais, configurao de mo e explicao para os sinais e figuras relacionadas ao objeto ou palavra correspondente ao sinal. O usurio contar tambm com dicas e ajuda para a soluo dos problemas.

Arquitetura do Ambiente
No ambiente encontram-se dois bancos de dados. O primeiro armazenando os sinais com seus respectivos vdeos, elementos bsicos, explicao, enfim, todos os elementos pertinentes aos sinais apresentados aos usurios. O segundo banco de dados apresenta os problemas que sero usados para garantir a aprendizagem do usurio. O problema conta com enunciado, dica, nvel do problema (uma vez que os mesmos so divididos em trs nveis deferentes de dificuldades de acordo com idade e

Captulo 2

Desenvolvimento

grau de aprendizagem atingido pelo usurio), problemas semelhantes, resposta e explicao.

Aspectos Didticos do Ambiente


Os aspectos pedaggicos mais relevantes do ambiente so a ergonomia para suas interfaces e os problemas apresentados para motivar e verificar o processo de aprendizagem do aprendiz. Alm disso, ela contempla um bom contedo sobre LIBRAS e um rico vocabulrio contendo palavras e/ou expresses em LIBRAS que so apresentadas com o auxlio de vdeos, figuras e, para usurios ouvintes, explicao em portugus escrito sobre o processo de realizao do sinal. Para LIBRAS escrita ser apresentado o sinal escrito atravs de figuras, o gestual (a fim de que o usurio faa a relao entre ambos), e, para usurio ouvinte, uma explicao em portugus escrito sobre o mesmo, alm da figura representando o elemento a ser representado pelo sinal.

Ferramentas para Implementao


O ambiente rodar em plataforma WEB, para tanto, seu desenvolvimento est sedo realizado usando a linguagem de programao e ferramentas como PHP (Melo e Nascimento, 2007), JavaScript, XML (Goodman,2001), CSS e Ajax, com a utilizao de um banco de dados MySQL. A linguagem PHP usada para programao bsica do sistema, incluindo funcionalidades como entrar no sistema (login) e sair do sistema (loggof). O banco de dados usado o MySQL, e suas consultas, recebimento, tratamento, armazenamento e manipulao dos dados ser via SQL, comportada na PHP e aceita pelo MySQL.

Prottipo do Ambiente
Um prottipo do ambiente foi desenvolvido e est sendo utilizado e avaliado por usurios surdos e ouvintes. Nele pode-se observar a presena de vdeos contendo o
6

Captulo 2

Desenvolvimento

respectivo sinal correspondente aos elementos contidos na mesma, a saber, ajuda limpar, entrar, dentre outros. Os vdeos so necessrios para os usurios surdos que utilizam LIBRAS e no o portugus como lngua oficial. Trata-se, portanto, de um ambiente voltado para aprendizagem de LIBRAS e feito em LIBRAS e no em portugus.

Captulo 3

Concluso

3. Concluso
A construo e o estudo de ambientes para melhorar a aprendizagem em qualquer linha do conhecimento, bem como mecanismo para contribuir para a comunicao entre surdos e ouvintes so de fundamental importncia. Dessa forma, a construo de um ambiente interativo que valorize aspectos da aprendizagem de LIBRAS primordial para melhoria da comunicao entre surdos e ouvintes. O prottipo j construdo e sua prvia avaliao por parte de alguns usurios do indcios sobre a importncia e a qualidade do ambiente proposto, bem como sua eficincia na aprendizagem de LIBRAS.

You might also like