You are on page 1of 3

Conhecendo os Smbolos Nacionais

Todas as comunidades possuem smbolos que as representam e no poderia ser diferente no Brasil. No dia 18 de setembro, comemoramos o Dia dos Smbolos Nacionais. Mas quais seriam exatamente esses smbolos? A resposta simples: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional, que so regulamentados pela LEI No 5.700, de 1 de Setembro de 1971, que dispe sobre a forma e a apresentao dos Smbolos Nacionais, e d outras providncias.

Bandeira Nacional:
Nossa bandeira foi criada em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da proclamao da Repblica. Ela foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. O desenho foi feito por Dcio Vilares e a inspirao veio da bandeira do Imprio, desenhada pelo pintor francs Jean-Baptiste Debret, com o crculo azul com a frase positivista "Ordem e Progresso" no lugar da coroa imperial. Cada uma das quatro cores da Bandeira Nacional tem um significado: o verde simboliza nossas matas, o amarelo o ouro (representando as riquezas nacionais) e o branco a paz. O crculo azul representa o cu do Rio de Janeiro com a constelao do Cruzeiro do Sul, s 8h30 de 15 de novembro de 1889, data da Proclamao da Repblica. A nica alterao na Bandeira Nacional desde ento foi em 1992, quando a Lei No 8.421, de 11 de Maio de 1992, fez com que todos todos os novos estados brasileiros, bem como o Distrito Federal, sejam representados pelas estrelas, bem como estados extintos sejam suprimidos de sua representao.

Armas Nacionais:
As Armas Nacionais (ou Braso Nacional) representam a glria, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na mesma data que a Bandeira Nacional. O uso das armas obrigatrio nos edifcios-sede dos trs poderes (Executivo, Legislativo e Judicirio) dos governos federal, estaduais e municipais, alm dos quartis militares e policiais e em todos os papis oficiais de nvel federal (publicaes, convites etc.). As armas so formadas por um escudo redondo sobre uma estrela de cinco pontas e uma espada. Tambm h, no centro, o Cruzeiro do Sul. H um ramo de caf esquerda e um de fumo direita. A data que aparece nas armas, como voc deve saber, a proclamao da Repblica.

Selo Nacional:
A finalidade do Selo Nacional a autenticao dos documentos oficiais. Seu uso obrigatrio em qualquer ato do governo e em diplomas e certificados escolares. Ele reproduz a esfera que existe na Bandeira Nacional.

Hino Nacional:
O Hino Nacional do Brasil tem letra de Joaquim Osrio Duque Estrada (1870 - 1927) e msica de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Foi oficializado pela Lei n 5.700, de 1 de setembro de 1971, publicada no Dirio Oficial (suplemento) em de 2 de setembro de 1971.

HINO NACIONAL BRASILEIRO ou HINO NACIONAL DO BRASIL


Parte I Ouviram do Ipiranga as margens plcidas De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios flgidos, Brilhou no cu da Ptria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com o brao forte, Em teu seio, liberdade, Desafia o nosso peito a prpria morte! Ptria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vvido De amor e de esperana terra desce, Se em teu formoso cu, risonho e lmpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela prpria natureza, s belo, s forte, impvido colosso. E o teu futuro espelha essa grandeza Terra adorada, Entre outras mil, s tu Brasil, Ptria amada! Dos filhos deste solo s me gentil, Ptria amada, Brasil!

Parte II Deitado eternamente em bero esplndido, Ao som do mar e luz do cu profundo, Fulguras, Brasil, floro da Amrica, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos lindos campos tm mais flores; Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida no teu seio mais amores. Ptria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja smbolo O lbaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro desta flmula - Paz no futuro e glria no passado. Mas, se ergues da justia a clava forte, Vers que um filho teu no foge luta, Nem teme, quem te adora, a prpria morte. Terra adorada, Entre outras mil, s tu Brasil, Ptria amada! Dos filhos deste solo s me gentil, Ptria amada, Brasil! autor da letra: Joaquim Osrio Duque Estrada - 'Biografia' - 1870/1927 autor da msica: Francisco Manuel da Silva - 'Biografia' - 1795/1865

You might also like