You are on page 1of 36

TICA EDUCACIONAL

Prof. CARLOS CUNHA Abril de 2013

PROPOSTA
O curso prope analisar a tica e a moral tendo como referncia o processo educacional brasileiro.

MTODO
O caminho consiste em refletir sobre o tema a partir de situaes concretas e, iluminados por essa realidade, propor elementos ticos viveis cultura brasileira.

OBJETIVOS
1. 2. 3. 4. Refletir sobre problemas ticos atuais; Analisar a situao da educao brasileira; Conceituar tica, moral e educao; Apresentar propostas ao problema tico-educacional.

O que OBSERVAMOS?
Quais so os fenmenos sociais? Qual a situao da educao brasileira? Temos uma educao tica? Qual a importncia do tema para a atualidade? A educao brasileira moral, imoral ou amoral? Por qu?

O que VEMOS?
VER e mais do que observar. Os problemas relacionados so essencialmente... De segurana pblica? Familiares? Culturais? Polticos? Religiosos?

O problema essencialmente

TICO

preciso VER ALM dos FENMENOS.

TICA: aspecto filolgico


TICA e MORAL Todas as MORAIS, por mais diversas, nascem de um transfundo comum, que a TICA.

TICA somente existe no singular, pois pertence natureza humana, presente em cada pessoa, enquanto MORAL est sempre no plural, porque so as distintas formas de expresso cultural da TICA.

A filologia da palavra tica nos serve de orientao para o sentido originrio:

hqoV
eta e pequeno Significa morada, casa No algo acabado, mas algo a ser sempre feito Uma realidade de ordem dos fins viver bem, morar bem

eqoV
epslon e grande Significa costumes Conjunto de costumes e valores de uma determinada cultura

TICA e MORAL: fronteira tnue

TICA: aspecto filosfico


Antes do incio da filosofia ocidental, as religies demonstraram uma preocupao com a RETIDO da CONTUDA HUMANA. Os filsofos pr-socrticos se envolveram em consideraes ticas, mas foi Scrates (455 a.C.) considerado o pai da tica como sistema filosfico. As primeiras escolas ticas se originaram dos discpulos dele. A filosofia socrtica um divisor de guas na discusso tica a problemtica tico-poltica passa a ser o primeiro plano da discusso como questo urgente da sociedade

TICA: mbito filosfico


tica um dos ramos da Filosofia:
1. 2. 3. 4. 5. 6. Metafsica teorias sobre a natureza da existncia Esttica teoria das belas-artes Gnosiologia teoria do conhecimento Lgica raciocnio que guia o pensamento Poltica conduta ideal do estado tica conduta ideal do indivduo

TICA: aspecto conceitual


Filosofia moral, ou a diviso da filosofia que envolve o estudo do modo como devem viver os homens. A tica se concentra em questes que envolvem o correto e o imprprio, bem como a determinao do bem humano. Se a moralidade envolve a prtica real de viver segundo as prprias crenas, ento a tica o estudo do porqu de serem essas prticas morais ou imorais

Stanley Grenz e Jay Smith, in. Dicionrio de tica, p.52.

Alguns campos da pesquisa tica: 1. tica filosfica aborda a responsabilidade humana a partir daquilo que pode ser conhecido pela razo natural e no que diz respeito existncia temporal. 2. tica social o ser humano um ser social e toda conduta sua tem significado social. Envolve no simplesmente o modo como nos relacionamos com os outros, mas como os grupos se associam, a fim de agirem de modo responsvel. 3. O que TICA EDUCACIONAL? tica no processo de formao (paideia).

A pesquisa tica uma atividade dinmica, refletiva, humana e falvel. Nunca se imagina que ela seja exaustiva ou que tudo abranja. Os aspectos da vida mudam com o tempo, de modo que o ser humano deve voltar e pensar, de tempos em tempos, quais so as implicaes, para o presente, das verdades percebidas no passado.

O mal-estar contemporneo
Constataes 1. A humanidade se encontra numa situao nova, na qual dvidas e objees se difundem. 2. Momento de crise situao-limite 3. Desafios: buscar novos paradigmas, metodologias e o estatuto epistemolgico renovao das

Pergunta fundamental Como educadores, o que temos a dizer sobre os dilemas atuais?

O QUE TEMOS A DIZER?

Ecologia

O QUE TEMOS A DIZER?


Estilo de vida

O QUE TEMOS A DIZER?


Questes de gnero

O QUE TEMOS A DIZER?


Injustia social

O QUE TEMOS A DIZER?

Guerras

O QUE TEMOS A DIZER?


Avanos das cincias

O QUE TEMOS A DIZER?


Poltica

O QUE TEMOS A DIZER?

Religio

Sobre EDUCAO
Consideraes... So discusses complexas e, por isso, deve-se evitar cair no simplismo e na banalizao prprios dos lugares comuns. A educao, que essencialmente processo de humanizao, precisa esforar para a reconstruo do sujeito.

A busca por um processo educacional que compreende o ser-nomundo.


Reensinar as pessoas a perguntar, a admirar-se diante do bvio. Sem porqus, perdemos a grandeza da infncia e nos tornamos adultos infantilizados.

Sobre EDUCAO
Consideraes... Fomentar uma atitude argumentativa (Paulo Freire). Conciliar duas formas bsicas do existir humano: 1. A esfera do conhecimento instrumental; 2. A esfera tica (processo de formao), cujo objetivo a conquista da maioridade e da liberdade efetiva das pessoas. Saber situar-se corretamente em relao s pessoas e natureza numa perspectiva de reconhecimento universal vis dialogal.

As pessoas esto desprovidas de critrios ticos para avaliar devidamente os fenmenos.

Sobre EDUCAO
Consideraes... A educao emerge como aprendizagem da convivncia universal. Isso implica ao em uma dupla dimenso: 1. Cuidado com a natureza referencial metolgico; 2. Reconhecimento humano. da dignidade incondicional do ser

A tarefa fundamental do educador iniciar o educando na busca de seu rumo prprio na vida valorizao da subjetividade e prpria formao.

ATIVIDADE I
Vdeo I

Tema tica em tempo de mudana (4525) Renato Janine Ribeiro


Dinmica Grupos de 3 Pergunta fundamental: O que o vdeo me faz dizer sobre a tica educacional? 20 para elaborar contribuies. 10 para exposio.

ATIVIDADE II
Vdeo II

Tema Novos paradigmas da educao (4024) Mrio Sergio Cortella


Dinmica Grupos de 3 Pergunta fundamental: O que o vdeo me faz dizer sobre a tica educacional? 20 para elaborar contribuies. 10 para exposio.

VISITE O MEU BLOG


www.teologiadefronteira.wordpress.com

Contato
carlosbedri@terra.com.br

You might also like