You are on page 1of 20

Hannah Arendt

Nascimento Infncia Juventude

Hannah Arendt foi uma filsofa poltica alem de origem judaica, uma das mais influentes do sculo XX. Nasceu em 14 de outubro de 1906 , Hanver, Alemanha. Nascida numa rica e antiga famlia (Paul Arendt e Martha Cohn) judia (porm no muito religiosa) de Linden, Hanver, fez seus estudos universitrios de teologia e filosofia em Knigsberg, estudou filosofia com Martin Heidegger (seu mentor) na Universidade de Marburgo, relacionando-se passional e intelectualmente com ele. Aps estudou em Heidelberg sob a orientao do filsofo existencialista Karl Jaspers.

1929 1937 Casou-se com Gnther Stern (Anders), uma unio que durou pouco tempo.

No gostava de ser classificada como filsofa" e tambm se distanciava do termo filosofia poltica; preferia que suas publicaes fossem classificadas dentro da teoria poltica. No pertencia a nenhuma comunidade religiosa, mas sempre se considerou judia, inclusive participando do movimento sionista (movimento em direo a modernizao, longe de valores religiosos tradicionais), o que levou sua priso. Conseguiu fugir da Alemanha para Paris, onde ajudava refugiados judeus a emigrar para a Palestina e proporcionava ajuda legal a antifascistas.

Foi presa (pela segunda vez) na Frana conjuntamente com o marido, o operrio e "marxista crtico" Heinrich Blutcher, e acabaria em 1941 por partir para os Estados Unidos. Por dezoito anos Arendt foi uma aptrida, entre sua fuga da Alemanha nazista em 1933 e o recebimento de sua cidadania norte-americana em 1951, foi seu perodo mais ativo politicamente. Trabalhou nos Estados Unidos em diversas editoras e organizaes judaicas, foi professora na Universidade de Chicago e aps foi dar aula na New School for Social Research.

Principais Obras
Ensaios sobre a revoluo

As origens do totalitarismo
Entre o passado e o futuro A condio humana Eichmann em Jerusalm Homens em tempos escuros Sobre a violncia Da mentira violncia

A vida do esprito: o pensar, o querer, o julgar


Lies sobre a filosofia poltica de Kant

As Origens do Totalitarismo

O totalitarismo teve sua origem na Europa no inicio do sculo XX nos governos do nazismo na Alemanha e o stalinismo na URSS. uma forma de governo e de dominao sob o controle de uma nica pessoa, baseado na organizao burocrtica de massas, terror e na ideologia, no reconhece limites da sua autoridade onde a forma de governar predomina os aspectos desumanos do governo. No livro As Origens do Totalitarismo o radicalismo da negao a liberdade e o antissemitismo serve de julgamento pelo totalitarismo entre o nazismo e os judeus. Arendt acreditava que o totalitarismo capaz de isolar os indivduos dos outros, deformando sua natureza humana, levando-os solido suprema e impossibilidade do uso da palavra e da ao poltica. Usando o medo, o terror, a coero, a propaganda ideolgica, o totalitarismo capaz de obter a conformidade dos comportamentos e o posicionamento passivo, alm da alienao total dos indivduos. Estes perdem sua identidade cultural e religiosa e se descaracterizam.

O isolamento criado destri a capacidade poltica dos homens de agir, desenraiza e desagrega suas vidas privadas e pblicas, no permitindo a coexistncia dos homens, isolando-os usando da violncia para destruir o espao pblico, destruindo tambm a liberdade, rompe, portanto, com a relao que os une.

A Condio Humana (1958)

O livro A condio Humana, de Hannah Arendt, como ela mesma coloca, uma tentativa de reconsiderao da condio humana, sugerindo, apenas, que se pense o que estamos fazendo. E a partir desta ideia, ela trabalha nas atividades da condio humana, que de alcance de todos: o trabalho, a obra e a ao, que ela denomina de vita activa. O trabalho a atividade pertinente ao processo biolgico do corpo humano, do qual a sua condio humana de trabalho a prpria vida; a obra, diz respeito a atividades de no-naturalidade, a produo do mundo artificial das coisas, onde sua condio humana a mundanidade; e a ao a atividade que se d entre os homens e sua condio humana a pluralidade. As trs atividades, relacionam-se condio mais geral da existncia humana que o nascimento e a morte, a natalidade e a mortalidade. Dessa forma o trabalho garante a vida da espcie; a obra, por meio do produto, permite a permanncia e a durabilidade do tempo humano; e a ao causa a condio de lembrana para a histria. No se trata de uma leitura cartesiana, pois a autora em cada captulo retoma temas anteriores. Bem como no segue ideias lineares, visto que ela vai e volta aos temas histricos e filosfico, desde a Grcia at a modernidade.

CONCEITO
A VITA ACTIVA E A CONDIO HUMANA

Com a expresso vita activa, Hannah designa trs atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ao. Tratase de atividades fundamentais porque cada uma delas corresponde uma das condies bsicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na terra.

O LABOR a atividade que corresponde ao processo biolgico do corpo humano. A condio humana do labor
a prpria vida.

O TRABALHO a atividade que corresponde ao artificialismo da existncia humana, existncia esta no

necessariamente contida no eterno ciclo vital da espcie. O trabalho produz um mundo artificial de coisas. Esse mundo se destina a sobreviver e a transcender todas as vidas individuais. A condio humana do trabalho a mundanidade.

A AO nica atividade que se exerce diretamente entre os homens sem a mediao das coisas ou da matria,
corresponde condio humana da pluralidade, ao fato de que homens, e no o homem vivem na terra e habitam o mundo. Cada uma dessas atividades (labor, trabalho e ao) correspondem aos aspectos de uma determinada concepo do ser humano, que pode ser descrita de trs maneiras distintas: animal laborans, quando o agente se encontra aprisionado pelas necessidades biolgicas e trabalha somente para prover a subsistncia; como homo faber, o homem como fabricante de artefatos durveis; como zoom politikon, o agente da polcia, caracterizado pela relaes entre os homens na esfera pblica.

AS ESFERAS PBLICA E PRIVADA


O Homem: Animal social ou Poltico Todas as atividades humanas so condicionadas pelo fato de que os homens vivem juntos; mas a ao a nica que no pode sequer ser imaginada fora da sociedade dos homens. A atividade do labor no requer a presena dos outros, mas um ser que em completa solido no seria humano, e sim um animal laborans no sentido mais literal da expresso. Segundo o pensamento grego, a capacidade humana de organizao poltica no apenas difere mas diretamente oposta a essa associao natural cujo centro constitudo pela casa (oikia) e pela famlia. O surgimento da cidade-estado significava que o homem recebera. Agora cada cidado pertence a duas ordens de existncia; e h uma grande diferena em sua vida entre aquilo que lhe prprio e o que comum. CONSIDERAES FINAIS O trabalho permitiu observar que o labor, o trabalho e a ao, so atividades relativas vida do homem. O labor deve ser visto sob o prisma de que garante no somente a sobrevivncia do homem, mas a continuidade da espcie; j o trabalho, tem como produto os artefatos abrolhados pelo homem. Por sua vez, a ao, seria algo dispensvel, uma interferncia das normas gerais que ditam o comportamento do homem. No tocante a evoluo do trabalho, apresentou-se que o findar do trabalho a construo de uma coisa, um produto, exigindo determinadas habilidades humanas, e que nasce diante de uma necessidade; o ofcio uma evoluo do trabalho

A Banalidade do Mal

Trailler filme Hannah Arendt

BANALIDADE DO MAL
Expresso criada por Hannah, em seu livro "Eichmann em Jerusalm", cujo subttulo "Um Relato sobre a Banalidade do Mal".

O JULGAMENTO
No ano de 1961, em Israel, iniciado o julgamento de Adolf Eichmann por crimes contra o povo judeu e contra a humanidade, praticados durante a Segunda Guerra Mundial. Este julgamento foi recheado de grande polmica e controvrsias. Quase todos os jornais do mundo enviaram jornalistas para cobrir as sesses que foram tornadas pblicas pelo governo israelense. Uma das correspondentes presente ao julgamento, como enviada da revista The New Yorker, era Hannah Arendt. Eichmann foi condenado por todos estes crimes e enforcado em 1962, nas proximidades de Tel Aviv.

O LIVRO
Em 1963, baseado em seus relatos do julgamento e em cima de todo o seu conhecimento filosfico-poltico ela escreveu um livro ao qual denominou "Eichmann em Jerusalm". Nele, ela descreve no somente o desenrolar das sesses, mas faz uma anlise do "indivduo Eichmann". Segundo ela, Adolf Eichmann no era antissemita e no apresentava traos de uma pessoa com carter distorcido ou doentio. Hannah pode ver Eichmann em toda a sua mediocridade: um ambicioso de pouca inteligncia, um homem sem consistncia prpria. Ele era um simples funcionrio que cumpria ordens sem racionalizar as consequncias. Para Eichmann, tudo era realizado com zelo e eficincia, e no havia nele o sentimento de "bem" ou "mal" em seus atos.

O CONCEITO
Para Hannah, ele no era o "monstro", o "poo de crueldade" com que era julgado pela maior parte da imprensa. Os atos de Eichmann no eram desculpveis e nem era inocente, mas estes atos no foram realizados por um ser dotado de imensa capacidade de crueldade, mas sim por um funcionrio dentro de um sistema baseado em atos de extermnio. Em cima desta anlise ela cunhou a expresso "Banalidade do Mal" para indicar que alguns indivduos agem dentro das regras do sistema a que pertencem sem racionalizar sobre seus atos. Eles no se preocupam com as consequncias destes, s com o cumprimento das ordens. A tortura, a execuo de seres humanos ou a prtica de atos do "mal" no so racionalizados em seu resultado final, desde que as ordens para executlos advenham de instncias superiores. Hannah Arendt discorre sobre a complexidade da natureza humana e alerta que necessrio estar sempre atento para o que chamou de "banalidade de atos do mal" e evitar a sua ocorrncia. Hoje a frase utilizada com significao universal para descrever o comportamento de alguns personagens histricos que cometeram atos de extrema crueldade e sem nenhuma compaixo para com outros seres humanos, e que em seu passado no foram encontrados traos de traumas ou quaisquer desvios de personalidade que justificassem os seus atos. Em suma: eles eram "pessoas normais".

Em 1970 morre seu segundo marido Heinrich Blcher. Hannah sofre ataque cardaco em maio de 1974 e morre em Nova York em 4 de Dezembro de 1975 aos 69 anos de idade. Sua obra fundamental para entender e refletir sobre os tempos atuais, dilacerados por guerras localizadas e nacionalismos. Ela no teve uma educao religiosa tradicional judia e sempre professou sua f em Deus. Hannah dedicou toda sua vida a compreender o destino do povo judeu perseguido por Hitler

FRASES E CITAES

A educao o ponto em que decidimos se amamos o mundo bastante para assumirmos a responsabilidade por ele
Hannah Arendt

A essncia dos Direitos humanos o direito a ter direitos


Hannah Arendt

H uns que nos falam e no ouvimos; h uns que nos tocam e no sentimos; h aqueles que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas... h aqueles que simplesmente vivem e nos marcam por toda vida.
Hannah Arendt

You might also like