You are on page 1of 10

NO NASCER: ALGUMAS REFLEXES FENOMENOLGICO-EXISTENCIAIS SOBRE A HISTRIA DO ABORTO

Melina Sfora Souza Rebouas Elza Maria do Socorro Dutra


*

RESUMO. O presente artigo, de carter terico, realiza um breve histrico do aborto no mundo, expondo os sentidos e significados dessa temtica ao longo do tempo nas diversas sociedades e culturas, e mostra de forma mais especfica como essa prtica se desenvolveu e tem sido vista atualmente no Brasil. O estudo tambm se prope a abordar a estatstica do aborto no mundo, no Brasil e, especificamente, no Rio Grande do Norte. Por ltimo, tece algumas reflexes luz da perspectiva fenomenolgico-existencial no sentido de abrir caminhos para uma compreenso do aborto enquanto fenmeno presente na vida e no cotidiano de algumas mulheres e uma possibilidade entre as vrias que permeiam a existncia da mulher.
Palavras-chave: Histria do aborto; mulher; psicologia fenomenolgico-existencial.

NOT BORN: EXISTENTIAL-PHENOMENOLOGICAL REFLECTIONS ON THE HISTORY OF ABORTION


ABSTRACT. This article is theoretical and does a brief history of abortion in the world, exposing the meanings of this theme over time in different societies and cultures, showing more specifically how this practice has developed and is seen today in Brazil. The study also shows the statistical reality of abortion in Brazil and Rio Grande do Norte. Finally, we make some reflections in the light of existential-phenomenological perspective in order to initiate an understanding of abortion, which is regarded as a phenomenon present in daily life of some women, and as a possibility among many in the women existence.
Key words: History of abortion; women; existential-phenomenological perspective.

NO NACIDO: FENOMENOLGICO-EXISTENCIAL REFLEXIONES SOBRE LA HISTORIA DEL ABORTO


RESUMEN. Este artculo es terico y realiza una breve historia del aborto en el mundo, exponiendo el significado de este tema con el tiempo en las distintas sociedades y culturas, mostrando ms especficamente cmo esta prctica se ha desarrollado y se ha visto hoy en da en Brasil. El estudio tambin tiene por objeto abordar las estadsticas del aborto en el mundo, Brasil y Rio Grande do Norte. Por ltimo, hacemos algunas reflexiones a la luz de la perspectiva fenomenolgicoexistencial a fin de allanar el camino para una comprensin del aborto, que es considerado como un fenmeno que se encuentra en la vida cotidiana de algunas mujeres, y como una posibilidad entre muchas que permean la existencia de las mujeres.
Palabras-clave: Historia del aborto; las mujeres; la psicologa existencial-fenomenolgico.

BREVE HISTRICO DO ABORTO

O aborto a expulso do tero, de forma espontnea ou provocada, do embrio ou feto antes do momento em que ele se torna vivel. O feto considerado invivel antes de 20 semanas completas de gestao. Considera-se o aborto espontneo quando
*

interrompido natural ou acidentalmente, e provocado, quando causado por uma ao humana deliberada. A palavra aborto tem origem no termo latino abortus, derivado de aboriri (perecer), ab significando distanciamento e oriri nascer (Koogan & Houaiss, 1999). Historicamente, o aborto utilizado como forma de contracepo e mantido como prtica

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Doutora em Psicologia Clnica pela Universidade de So Paulo. Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Brasil.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 16, n. 3, p. 419-428, jul./set. 2011

420

Rebouas e Dutra

privada at o sculo XIX, estando sempre perpassado por questes morais, ticas, legais e religiosas que perduram at hoje (Marques & Batos, 1998). Segundo Marques e Bastos (1998), Schor e Alvarenga (1994), a prtica do aborto antiga e conhecida em todas as pocas e culturas, tendo um sentido e significado especfico em cada uma delas. Sobre isto Pattis (2000) afirma que o aborto foi exercido por todos os grupos humanos at hoje conhecidos, embora esses grupos possuam concepes, motivaes e tcnicas abortivas completamente diferentes. H registro de que o aborto acontecia desde a Antiguidade, havendo menes a ele no Cdigo de Hamurabi, criado pela civilizao babilnica no sculo V a.C. Neste cdigo o aborto era referido como crime praticado por terceiro, e caso a prtica abortiva resultasse na morte da gestante, o alvo da pena era o filho do agressor. O Cdigo Hitita, criado no sculo XIV a.C., tambm considerava crime o aborto praticado por terceiros, sendo a pessoa punida com uma pena pecuniria, cujo valor dependia da idade do feto (Teodoro, 2007). Existem tambm menes ao aborto nos escritos egpcios sobre contracepo que datam de 1850 a 1550 a.C., nos quais se falava de receitas com ervas cujas propriedades qumicas, descobertas com a cincia moderna, poderiam ser contraceptivas ou causar mulher aborto e infertilidade (Teodoro, 2007; Riddle, 1992). De forma geral, os povos antigos como os assrios, os sumrios e os babilnicos possuam leis que proibiam o aborto por razes de interesse social, poltico e econmico. Na Grcia Antiga o aborto era realizado como forma de limitar o crescimento populacional e mantlo estvel. Era uma prtica bastante utilizada pelas prostitutas e defendida pelos principais pensadores da poca, como Plato e Aristteles. Apesar de as civilizaes grega e romana permitirem o aborto, este poderia ser considerado crime quando ferisse o direito de propriedade do pai sobre um potencial herdeiro. Isso acontecia porque tais civilizaes eram patriarcais e o homem detinha poder absoluto sobre a famlia e precisava de um herdeiro para suced-lo no poder. Neste sentido, o aborto era considerado crime devido a um interesse poltico, no havendo referncia ao direito do feto vida (Galeotti, 2007; Riddle, 1992; Schor & Alvarenga, 1994). Entre alguns povos indgenas o aborto tem um sentido diferente de contracepo ou de interesses polticos e econmicos. Em algumas tribos da Amrica do Sul o aborto acontece em funo da maternidade, isto , todas as mulheres grvidas de seu primeiro filho abortam para facilitar o parto do

segundo filho. Em outros povos aborta-se por se considerar o feto endemoninhado, por mulheres jovens terem engravidado antes de serem iniciadas e tambm por fatores ligados condio do pai (quando o beb tem muitos pais, quando o pai for parente ou estrangeiro ou quando o pai morre). Pode acontecer tambm devido impossibilidade de se seguir o grupo nmade ou pela escassez de alimentos. Em alguns casos, como o de uma tribo da Austrlia Central, o aborto realizado na segunda gravidez e o feto comido, pelo fato de se acreditar que isto fortalecer o primeiro filho (Pattis, 2000). Com o advento do cristianismo o aborto passou a ser definitivamente condenado. Apesar disso, no sculo XIV, com as ideias de So Toms de Aquino de que o feto no teria alma, ocorreu uma maior tolerncia da Igreja quanto a essa questo. Na prpria Bblia no existe uma referncia direta ao aborto, a no ser em caso de adultrio ou aborto acidental. Na verdade, a Bblia faz referncia aos costumes judaicos sobre o direito de defender a honra e a dignidade. Desse modo, se o homem suspeitasse que sua mulher fosse infiel deveria lev-la a um sacerdote, o qual era instrudo a darlhe a gua amarga da maldio, como citado em Nmeros 5:27-28:
Se ela se contaminou e foi infiel ao seu marido, logo que a gua amarga da maldio entrar nela, seu ventre ficar inchado, seu sexo murchar, e a mulher ficar maldita entre os seus. Se a mulher no se contaminou, se estiver pura, no sofrer dano e poder conceber (Bblia Sagrada, 1990, p. 148).

Em outras palavras, se a mulher abortasse ao beber a gua amarga ela seria culpada de adultrio, o que contraditrio, na medida em se condena o aborto, mas utiliza-se de um mtodo abortivo para julgar uma possvel mulher infiel. A outra citao bblica que faz referncia ao aborto encontra-se em xodo 21:22-25, quando esta fala de ferimentos no mortais:
Numa briga entre homens, se um deles ferir uma mulher grvida e for causa de aborto sem maior dano, o culpado ser obrigado a indenizar aquilo que o marido dela exigir, e pagar o que os juzes decidirem. Contudo, se houver dano grave, ento pagar vida por vida, olho por olho, dente por dente, p por p, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe (Bblia Sagrada, 1990, p. 89).

Psicologia em Estudo, Maring, v. 16, n. 3, p. 419-428, jul./set. 2011

No nascer

421

Foi somente em 1869 que a Igreja Catlica declarou que o feto possui alma, e por isto passou a condenar o aborto e os mtodos contraceptivos. De acordo com Galeotti (2007), existe um marco divisrio na histria do aborto, que seria o sculo XVIII, principalmente aps a Revoluo Francesa. Nesse perodo passou-se a privilegiar o feto, pelo fato de este tornar-se um futuro trabalhador e soldado. Antes disso, o feto era considerado somente um apndice do corpo da me e o aborto era uma questo unicamente da mulher, j que s ela poderia testemunhar sua gravidez. Segundo Schor e Alvarenga (1994), no incio do sculo XIX houve um aumento no nmero de abortos devido ao xodo rural, quando as pessoas tinham pssimas condies de vida na cidade. Nesse contexto o aborto representava uma ameaa classe dominante, pois implicava uma reduo da mo-de-obra para as indstrias. Alm disso, segundo Marques e Bastos (1998), no final do sculo XIX e incio do sculo XX houve um avano na cincia mdica quando se descobriu a embriologia, de forma que a prtica do aborto passou a ser vista como perigosa para a sade da mulher. Tais acontecimentos so os precursores das legislaes punitivas de alguns pases da Europa e nos EUA no incio do sculo XX. Pode-se perceber que o aborto, ao longo da histria, foi permitido ou proibido conforme os interesses econmicos e polticos de cada poca. No sculo XX, como falado anteriormente, alguns pases da Europa passaram a proibir o aborto, entre eles principalmente a Frana, que assim se constituiu como um dos primeiros pases a adotar uma poltica natalista, proibindo radicalmente o aborto, devido queda populacional provocada pela Primeira Guerra Mundial. Na Unio Sovitica, ao contrrio da Frana, devido nova economia emergente, as polticas sociais so revistas no sentido de dar garantias sade da mulher trabalhadora, sendo o aborto legalizado em 1920. Na Segunda Guerra Mundial, com a ascenso do nazifascismo, o aborto foi considerado um crime contra a nao, e sua proibio se manteve at a dcada de 1960 na maioria das naes europeias, com exceo dos pases escandinavos, e tambm nos pases socialistas e no Japo. Nos pases escandinavos (Dinamarca, Islndia e Sucia) o aborto foi legalizado devido forte tradio protestante luterana, que os tornou mais abertos reforma sexual. No Japo o aborto foi liberado no Ps-Guerra, como forma de controle de natalidade, tendo como objetivo impedir o aumento da misria, em face da grave crise econmica pela qual passava o pas nesse perodo. Vale lembrar que essa legislao se mantm at os dias atuais, o que tem provocado uma drstica reduo da taxa de

natalidade no pas. Nas dcadas de 60 e 70, com a nova posio da mulher na sociedade, a ascenso do movimento feminista e a maior liberdade sexual, o tema do aborto passa a ser mais recorrente e alguns pases comeam a liber-lo (Schor & Alvarenga, 1994; Marques & Bastos, 1998). Entre os poucos pases que liberam o aborto destacam-se os Estados Unidos, cuja maioria dos estados constituintes o liberaram na dcada de 1970, aps o caso Roe versus Wade ter chegado suprema corte americana. Jane Roe (nome fictcio de Norma McCorvey), uma jovem de 20 anos, lutou pelo direito de abortar no Texas, onde o aborto era considerado um crime cuja pena poderia chegar a cinco anos de priso. Aps esse caso, a suprema corte americana chegou concluso de que leis contra o aborto violam um direito constitucional privacidade, considerando que privacidade o direito livre disposio do prprio corpo. Tal deciso implicou o reconhecimento, no caso da mulher, do direito de continuar ou no uma gravidez (Lima, 2009). No Brasil o aborto seguiu esse panorama mundial e h registros dessa prtica desde a colonizao. O aborto j era realizado no Brasil pelas mulheres indgenas, e tambm o era em Portugal, embora por razes diferentes. Freyre (1933/1981) diz que no incio da colonizao os ndios costumavam fugir das misses jesutas devido segregao em que viviam, violncia que sofriam dos missionrios e misria em que viviam. Diante dessa falta de base e apoio econmico, muitas famlias se dissolviam, o que fez aumentar a mortalidade infantil e diminuir a taxa de natalidade, a qual tambm era ocasionada pelos abortos praticados pelas mulheres indgenas na falta de maridos e pais que lhes dessem apoio. Segundo Del Priore (1994), no perodo colonial existia uma poltica de ocupao, em razo da qual se proibiam as relaes mestias ou relaes que o Estado e a Igreja Catlica no pudessem controlar. O papel da mulher era reproduzir e eram proibidas outras formas de reproduo que no a conjugal e familiar, havendo a imposio do matrimnio para garantir o aumento da populao. A perseguio ao aborto tambm tinha outra causa: este poderia ser fruto de uma ligao fora do matrimnio e a prole bastarda feria os interesses mercantilistas da metrpole bem como os interesses da Igreja. Nesse perodo existia um enorme preconceito contra as mulheres que realizavam aborto devido ao pouco conhecimento anatmico do tero, havendo assim, por parte dos mdicos e da Igreja, um diagnstico moral do aborto, como mostra a citao abaixo:

Psicologia em Estudo, Maring, v. 16, n. 3, p. 419-428, jul./set. 2011

422

Rebouas e Dutra

a igreja perseguia o aborto (...), tambm porque era denotativo de ligaes extraconjugais, enquanto que a medicina passava a responsabilizar a mulher diretamente pelo aborto, e em ltima instncia, pela existncia de suas femininas paixes, o metabolismo venal e perigoso que as afastava da vida familiar. Apenas no casamento a mulher estaria a salvo de tantos preconceitos (...). (Del Priore, 1994, p. 26).

Acreditava-se, como afirma Del Priore (1993), que o feto s tinha vida depois de quarenta dias, por isso o aborto era aceito se acontecesse antes desse perodo ou caso a mulher grvida estivesse doente e precisasse tomar remdio que indiretamente o provocasse. Na verdade, a perseguio ao aborto era muito mais uma questo de normatizao da sexualidade e de interesses polticos e econmicos do que zelo pela vida de uma criana, uma vez que nessa poca ainda no havia a preocupao com a criana existente nos dias atuais. O aborto no Brasil Colonial feria a condio feminina, na verdade sua natureza, qual seja, a maternidade. Residia na maternidade, como coloca Del Priore (1993), o poder da mulher de redimir seus pecados, principalmente o pecado original, da a grande responsabilidade que lhe cabia de, enquanto boa me, salvar o mundo inteiro. De acordo com Engel (2004), uma mulher que no quisesse ou no pudesse ser me era considerada anormal e no teria salvao, pois, segundo os mdicos da poca, a nica soluo para o problema da insanidade feminina era a maternidade. Embora houvesse uma forte represso ao aborto, as mulheres ainda o realizavam tendo em vista as pssimas condies em que viviam no perodo colonial, devido pobreza e ao abandono, alm da tentativa de esconder a ilegitimidade dos filhos. As mulheres, em sua maioria, no tinham famlia; eram mes solteiras e seus filhos eram fruto de relaes extraconjugais com os colonizadores portugueses. Dessa forma, a alternativa encontrada pelas mulheres diante dessa situao era recorrer ao infanticdio e ao aborto (Venncio, 2004). No Brasil Colonial as prticas abortivas variavam desde chs e poes, at golpes na barriga, saltos, levantamento de peso, induo de vmitos e diarreias, alm da introduo de objetos cortantes, sendo as mulheres orientadas na maioria das vezes por parteiras e benzedeiras. No era incomum que tais prticas causarem a morte da me. Ao tentar livrar-se do fruto indesejado, as mes acabavam por matar-se. O

consumo de chs e poes abortivas acabava por envenen-las (Del Priore, 1993, p. 301). No Brasil, durante muito tempo o aborto foi considerado pelas elites dominantes e pela Igreja Catlica como um desregramento moral, e devido ao seu crescente nmero, surgiu a necessidade de criar uma legislao que proibisse sua prtica. O primeiro cdigo criminal que falava especificamente da proibio do aborto data de 1830. Esse cdigo punia qualquer pessoa que tentasse realiz-lo ou fosse cmplice na tentativa de faz-lo. No cdigo penal de 1890 passou-se a punir a mulher que realizasse o prprio aborto, mas ocorreram alguns atenuantes, como, por exemplo, casos em que o aborto fosse realizado com a inteno de ocultar a prpria desonra. Podemos observar que o cdigo criminal brasileiro teve forte influncia dos ideais catlicos, no sentido de que as leis sempre prezavam a conduta moral e os bons costumes da famlia e dos cidados, principalmente no que se refere conduta da me, considerada na poca a base da famlia crist (Predebon, 2007). Predebon (2007) afirma que desse perodo em diante poucas mudanas ocorreram na legislao penal no que se refere ao aborto e mulher. Somente com a criao do novo cdigo penal brasileiro, em 1940, que ocorreram alguns avanos quanto aos seus direitos. Neste cdigo a legislao sobre o aborto encontra-se no captulo que versa sobre os crimes contra a vida, o qual descreve, do artigo 124 ao 127, as condutas que so consideradas criminosas e no artigo 128, os atos legalmente permitidos. O artigo 124 probe a mulher de provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoquem, prevendo como pena deteno de um a trs anos. Os artigos 125 e 126 probem aborto sem ou com o consentimento da gestante e estabelecem como pena recluso de trs a dez anos no primeiro caso e de um a quatro anos no segundo. O artigo 127 trata do aumento da pena caso a gestante sofra alguma leso corporal decorrente dos meios utilizados para provocar o aborto ou este venha a lhe causar a morte. O artigo 128 prev a no punio do aborto praticado por mdicos nos casos de risco de vida para a gestante ou em casos de gravidez resultante de estupro (Lei 2.848 de 1940). Embora tenha ocorrido um avano no cdigo quando este considera a mulher como cidad e possuidora de direitos, ainda h uma implcita condenao moral ao aborto, em vista da influncia histrica da Igreja Catlica na cultura e nos costumes brasileiros. De acordo com Marques e Bastos (1998), foi somente na dcada de 1970, com a realizao de estudos na rea acadmica sobre Sade Pblica, que o

Psicologia em Estudo, Maring, v. 16, n. 3, p. 419-428, jul./set. 2011

No nascer

423

aborto passou a ser problematizado como um fato social, e no mais como um desvio moral. Foi por meio desses estudos que se mostrou a alta incidncia do aborto, sua relao com a pobreza e a falta de servios de planejamento familiar. Na dcada de 1980 o feminismo se insere na redemocratizao do pas, tendo como principais avanos a criao das delegacias especializadas, passando a mulher a ser reconhecida como vtima de violncia. No campo da sade, foi criado o Programa de Ateno Integral Sade da Mulher (PAISM), envolvendo temas como planejamento familiar, sexualidade e aborto. O feminismo no Brasil, nas dcadas de 70 e 80, recebeu influncias do feminismo internacional, o qual tem como base o princpio dos direitos individuais do liberalismo democrtico. Esse movimento estabelece uma associao entre direitos humanos e direitos sociais, buscando diminuir as desigualdades sociais. Neste sentido, a luta pela descriminalizao do aborto tornou-se uma marca do movimento feminista no Brasil ao considerar o aborto como um direito individual e social (Scavone, 2008). O aborto enquanto direito individual tem como mxima nosso corpo nos pertence, o que significa para as mulheres a possibilidade da livre escolha da maternidade. O movimento utilizava o argumento de que a Constituio de 1988 considera a sade um direito de todos e dever do Estado, e dessa forma, o direito individual de interromper uma gravidez no poderia ser tratado como crime. No que se refere ao aborto como um direito social, na opinio de Scavone (2008), tratar o aborto como direito social significa questionar as condies precrias em que ele realizado no Pas, ao arriscar a sade e a vida das mulheres (p. 676). Some-se a isso, na dcada de 90, o alto ndice de mortalidade materna devido ao aborto realizado na clandestinidade, o que fez com que este fosse considerado um problema de sade pblica, sendo qualificado como aborto inseguro. O movimento feminista teve grandes avanos na esfera poltica e o aborto um tema sempre em pauta nas polticas pblicas para as mulheres. No ano de 2004, na I Conferncia Nacional de Polticas para as Mulheres, recomendou-se ao Governo Federal a reviso da legislao que restringia o aborto, e em 2007 o ministro da Sade, Jos Gomes Temporo, tornou pblica sua posio sobre o problema do aborto inseguro no Brasil. O ministro define o aborto como um problema de sade pblica e prope a realizao de um plebiscito e de um amplo debate na sociedade. Vale salientar que com os avanos da medicina tornou-se possvel detectar no feto a presena de anomalias genticas que possam comprometer a vida

da gestante e da criana aps o nascimento, como, por exemplo, o caso da anencefalia. Esta anomalia resulta de uma m-formao cerebral do feto que torna praticamente invivel a vida extrauterina. Diante dessa constatao muito se discute sobre a possibilidade de realizar um aborto nessa situao, embora no seja previsto pelo cdigo penal. Considerando-se que situaes como essa no foram contempladas pelo cdigo penal de 1940, sobretudo pelo fato de a cincia mdica ainda no possuir tecnologia para esse tipo de diagnstico, j existe um anteprojeto que prev uma reforma no texto da legislao que autoriza o aborto caso o nascituro apresente graves e irreversveis anomalias fsicas e mentais. Baseando-se nesses argumentos, a Justia, desde 2004, conforme liminar do Supremo Tribunal Federal, tem decidido autorizar o aborto no caso de mulheres com diagnstico de gravidez anenceflica (Diniz & Vlez, 2008). Tal fato mostra uma abertura do Poder Judicirio a uma reforma da legislao sobre o aborto ao considerar que, passados mais de 60 anos do cdigo penal de 1940, houve avanos nos valores e costumes da sociedade, e tambm, como referido anteriormente, avanos cientficos e tecnolgicos. Tal reforma, porm, dificultada pelo Poder Legislativo, que ainda leva em considerao questes morais, culturais e religiosas num Estado que se diz laico. Nesse sentido, o movimento feminista tambm afirma que o que falta para a descriminalizao do aborto sensibilizar camadas mais amplas da sociedade civil, devendo-se manter essa temtica sempre em pauta e em debate.
O ABORTO EM NMEROS

O aborto um fenmeno multifatorial, isto , so vrios os fatores que favorecem a sua ocorrncia, no um nico (Boemer & Mariutti, 2003). Nesse sentido, segundo Pattis (2000), precisamos entend-lo de modo simblico, na medida em que apresenta mais de um significado e, muitas vezes, significados opostos. Neste tpico pretendemos mostrar o panorama mundial da situao do aborto, trazendo dados estatsticos a respeito e os principais fatores envolvidos. Segundo a World Health Organization [WHO] e o Guttmacher Institute (2007), estima-se que uma entre cinco gravidezes no mundo terminam em aborto. De 1.000 mulheres em idade frtil (15-44 anos), 29 induziram o aborto. Aproximadamente 33% dos 205 milhes de gravidezes que ocorrem no mundo anualmente so indesejados e 20% acabam em aborto provocado. No mundo estima-se que cinco milhes de

Psicologia em Estudo, Maring, v. 16, n. 3, p. 419-428, jul./set. 2011

424

Rebouas e Dutra

mulheres so internadas por complicaes ps-aborto, provocando 13% das mortes maternas, a maioria das quais em pases em desenvolvimento. As razes para realizar um aborto so variadas, a saber: situao socioeconmica, incluindo pobreza, falta de suporte do parceiro e desemprego; preferncias de constituio familiar, como postergar a maternidade ou deixar um espao saudvel entre as gravidezes; problemas de relacionamento com o marido ou parceiro; risco sade da me ou do beb; estupro ou incesto. As causas mais prximas so a dificuldade de acesso a mtodos contraceptivos ou falha na contracepo (WHO, 2006). Nos pases em desenvolvimento, de acordo com a WHO e o Guttmacher Institute (2007), dois teros das gravidezes indesejadas ocorrem em mulheres que no usam nenhuma forma de contracepo. Nesses pases, mais de cem milhes de mulheres casadas desconhecem a necessidade de contracepo e alegam no usar contraceptivos devido aos efeitos colaterais e crena de que no sofrem o risco de ficar grvidas. A maioria dos abortos inseguros acontece nos pases em desenvolvimento (97%) e mais da metade deles em pases da sia (55%). A faixa etria de maior incidncia de aborto nesses pases aquela de 20 a 29 anos. A restrio legal ao aborto no afeta a sua incidncia. O ndice de aborto nos pases em desenvolvimento onde o aborto ilegal quase o mesmo, o que difere a questo da segurana. Nos pases desenvolvidos, 92% dos abortos induzidos so seguros, enquanto nos pases em desenvolvimento 55% deles so inseguros (WHO, 2006; WHO & Guttmacher Institute, 2007). De acordo com dados da WHO (2006), as consequncias do aborto inseguro so os altos ndices de morte materna. Estima-se que 68.000 mulheres morrem a cada ano por complicaes ps-aborto provocado (aproximadamente oito por hora). Esse ndice traduz uma taxa caso-fatalidade estimada em 367 mortes a cada 100.000 abortos inseguros. Na Amrica Latina, segundo a WHO e o Guttmacher Institute (2007), no ano de 2003 ocorreram duas mil mortes por abortamento inseguro, em seiscentas das quais as mulheres se encontravam na faixa etria de 20 a 24 anos. Outras consequncias do aborto inseguro so perda de produtividade, sobrecarga econmica para o sistema pblico de sade, estigma e problemas de sade a longo prazo (por exemplo, infertilidade). Ocorrem na Amrica Latina cerca de 4,1 milhes de abortos, e de cada mil mulheres em idade frtil, trinta e uma abortaram. No Brasil estima-se a ocorrncia anual de mais de um milho de abortos provocados, em sua maioria realizados por mulheres

da faixa etria de 20 a 29 anos, que trabalham, tm pelo menos um filho, usam mtodos contraceptivos, so da religio catlica e mantm relacionamentos estveis. Estas possuem renda de at trs salrios mnimos e at 8 anos de escolaridade (IPAS Brasil, 2008). O aborto considerado a quarta causa de morte materna no Brasil, sendo responsvel por aproximadamente 11% dessas mortes (Marques & Bastos, 1998). O nmero de mulheres tratadas em hospitais pblicos devido a complicaes por aborto decaiu em 28% nos ltimos treze anos (de 345.000 em 1992 para 250.000 em 2005). Tal reduo se deve no s diminuio da taxa de natalidade, mas tambm ao uso de misoprostol (Cytotec) que reduziu as complicaes decorrentes do aborto (WHO, 2006). O IPAS Brasil/IMS - UERJ (2007) aponta que existem diferenas regionais nas taxas anuais de abortos inseguros no Brasil, sendo as regies Norte e Nordeste as que apresentam os ndices mais altos. Nos Estados do Norte (menos Rondnia) e do Nordeste (menos Rio Grande do Norte e Paraba) a taxa anual de aborto chega a 21,1 por 1.000 mulheres na faixa etria entre 10 e 49 anos. Nessas regies tambm se observa alto ndice de mortalidade materna devido ao abortamento inseguro, sendo a curetagem psabortamento o segundo procedimento mais realizado nas unidades de internao dos servios de sade pblica. Na Regio Nordeste a proporo de abortos inseguros na faixa etria de 15 a 49 anos foi, em 2005, de 2,73 abortos a cada 100 mulheres, chegando a mais que o dobro da verificada na Regio Sul, onde essa proporo foi de 1,28. Tal fato se deve provavelmente ao maior e mais eficaz uso dos mtodos contraceptivos pelas mulheres da Regio Sul. Afunilando os dados da Regio Nordeste para o Estado do Rio Grande do Norte (RN), temos que a proporo de internaes por aborto1 no Nordeste em 2000 foi de 5,60 por 1000 mulheres, enquanto especificamente no RN essa proporo foi de 4,06. A porcentagem das internaes por aborto foi, entre as causas obsttricas, de 7,88% no Nordeste como um todo e 5,7% no RN. No que se refere mortalidade, no Nordeste como um todo e no RN em particular, no ano de 2000, as taxas de mortes por aborto a cada 100.000 nascidos vivos foram, respectivamente, de 2,65 e de 1,76 (IPAS Brasil, 2008 & IPAS Brasil / IMS UERJ, 2007).

Incluem-se aqui todos os tipos de aborto, embora se saiba que o aborto provocado provoca mais complicaes e, consequentemente, maior nmero de mortes.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 16, n. 3, p. 419-428, jul./set. 2011

No nascer

425

Dados mais recentes apontam que no RN, segundo o Comit Estadual para a Reduo da Mortalidade Materna, a taxa de mortalidade materna de 100 a 130 bitos por 100 mil habitantes, devendose 13% desse total a complicaes causadas por aborto provocado e realizado em condies inadequadas (Assecom/RN, 2005). No entanto esse nmero tem se reduzido, assim como no Brasil, devido ao uso do misoprostol. De acordo com dados da Maternidade Escola Janurio Cicco, estima-se que ocorram entre oito e dez abortos por dia (em sua maioria espontneos), chegando a 200 por ms, em mulheres na faixa etria de 18 a 30 anos. De uma forma geral, as estatsticas do aborto no mundo, no Brasil e no RN apresentam semelhanas no sentido de que todas diminuram muito nas ltimas dcadas, tendo em vista a atual tendncia mundial de reduo da taxa de natalidade em consequncia da maior disseminao do uso de mtodos contraceptivos, maior acesso a medicamentos e assistncia mdica. No obstante, os ndices ainda so altos, se considerarmos que o aborto ainda um dos maiores causadores de morte materna, valendo ainda salientar que essas mortes so evitveis. Tais dados indicam a urgente necessidade de serem criadas polticas pblicas de sade que sejam mais eficazes e se preocupem no somente com as consequncias do aborto, mas tambm com a sua preveno.
CAMINHOS PARA UMA COMPREENSO DO ABORTO

luz da perspectiva fenomenolgico-existencial e das ideias do filsofo Martin Heidegger (18891976), possvel fazer algumas reflexes acerca desta temtica. Tal perspectiva valoriza a maneira singular de o indivduo estar no mundo, interagir com ele, ser afetado por ele e afet-lo, isto , preocupa-se com o modo como o homem experiencia e d sentido a esse mundo. Segundo Critelli (1996), a fenomenologia no somente uma teoria do conhecimento no sentido de uma teoria fechada com explicaes detalhadas sobre todos os fenmenos, e sim, uma reflexo sobre o modo humano de ser-no-mundo2. O homem considerado um ser fluido, em constante mudana, em eterno devir, portanto no passvel de nenhum tipo de determinao, causalidade ou previsibilidade. Nesse sentido, busca-se aquilo que fundante no ser
2

humano, seus modos de habitar e se instalar nesse mundo. De acordo com Heidegger (1927/1989), o homem a abertura do ser, ele est lanado num mundo que ele no escolheu e est submetido s suas contingncias, sendo esta a sua facticidade3. Dessa forma, uma perspectiva fenomenolgico-existencial, tal como a interpretamos, compreende o aborto como um fenmeno presente na vida/cotidiano de algumas mulheres e o entende como uma possibilidade entre as vrias que permeiam a existncia dessas mulheres. Deve-se levar em considerao que a vivncia dessa possibilidade est perpassada pelo contexto histrico e cultural das mulheres enquanto seres-no-mundo. Aps o breve panorama sobre o aborto explicitado anteriormente, percebe-se que esta prtica est presente em todos os tempos e em todas as sociedades e que, independentemente de ser proibido ou legalizado e do significado que tenha, muitas mulheres o realizam. Segundo Marques e Bastos (1998), o aborto deve ser pensado como uma situao qual as mulheres esto sujeitas em sua vida reprodutiva, assim como a anticoncepo, a gravidez, o parto e as doenas sexualmente transmissveis, e cada uma dessas situaes envolve crenas, valores, mitos e estratgias vivenciados pelas mulheres. Dentro desse pensamento, Bonaventure (2000) afirma: O aborto em si no existe. O que existe so pessoas que abortam em determinadas circunstncias, pelos mais diversos motivos (p. 10). O aborto no pode ser entendido, a priori, como consequncia de um fato isolado. Segundo o pensamento de Heidegger (1927/1989) o Dasein o homem em sua existncia cotidiana no mundo junto com os outros e em seus afazeres e preocupaes. No nosso cotidiano estamos mergulhados no impessoal (das Man), o que significa que somos absorvidos pelos outros e vivemos segundo os outros ditam, perdendo-nos de ns mesmos na medida em que se confundem o ns e o ningum. A nica forma de tirar o homem da sua impessoalidade faz-lo por meio da angstia4. Ao vivenciar a angstia o homem se d conta da sua inospitalidade do mundo e da facticidade na qual se encontra e abre-se para suas possibilidades e a partir da qual far suas escolhas.

Esta expresso indica a unidade e inseparabilidade entre homem e mundo e vice-versa, no sendo o mundo um simples receptculo no qual o homem se encontra, mas a sua prpria extenso (Heidegger, 1927/1989).

A facticidade o j est sempre lanado no mundo, encontrando-se em determinado corpo e envolvido por determinadas condies (Critelli, 1996). Segundo Heidegger (1927/1989), a angstia vai alm do conhecido estado psicolgico e ntico e se remete totalidade da existncia como ser-no-mundo.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 16, n. 3, p. 419-428, jul./set. 2011

426

Rebouas e Dutra

Diante dessas consideraes, voltando-nos para o fenmeno do aborto, sob esta tica caberia interrogar: a mulher que vive a experincia de provocar um aborto estaria nesse momento assumindo uma escolha de modo prprio, ou seja, baseada no seu si-mesmo?. Em outras palavras, o aborto teria um sentido prprio ou estaria no mbito do impessoal? Ela se considerou livre para escolher? Essa experincia a fez se perceber como a nica responsvel por sua existncia? Com base nesse pensamento poderamos dizer que a mulher que provoca um aborto livre para fazer essa escolha, embora tenhamos que considerar o contexto fctico (contexto histrico e social) em que ela se encontra, sendo sua liberdade e sua escolha movidas por esse contexto e pela trama de relaes e significaes a envolvidas, e no resultantes de fatos isolados, como falado anteriormente. comum ouvirmos a sociedade qualificar uma mulher que aborta como fria e irresponsvel, no entanto, para a perspectiva fenomenolgica as coisas no tm essa ligao direta e simples, como prope o pensamento natural5. O ser est disposto num mundo que no o acolhe, por isso ele vulnervel est submetido s mais diversas possibilidades de ser, as quais so escolhidas nesse eterno movimento de revelar-se e ocultar-se e numa poderosa trama de significados em que desde sempre estamos envolvidos, enquanto seres-no-mundo. Neste sentido, escolher no uma tarefa fcil e viver mais complicado do que se imagina. Ns vivemos, projetamo-nos e damos um sentido s nossas vidas, mas nesse caminho muitas coisas podem acontecer. No podemos ter certeza de como vamos reagir a determinados obstculos que a vida nos impe, e mesmo assim precisamos caminhar e fazer as nossas escolhas. Ento, tendo em vista essa complexidade da existncia e o fato de que no poderemos realizar tudo aquilo que desejamos, sempre um desafio para a mulher contempornea dar conta de tantos papis (me, esposa, profissional, dona de casa. etc.), sendo o aborto sempre uma possibilidade a ser escolhida ou no. As pesquisas mostram que o aborto afeta profundamente a existncia de uma mulher e que sua vivncia perpassada por muitos sentimentos e emoes, muitas vezes opostos, podendo, em algumas situaes, levar ao aparecimento de transtornos mentais como, por exemplo, a depresso. Os principais sentimentos relatados em pesquisas - tanto
5

Considera-se como pensamento natural aquele advindo do paradigma positivista que estabelece relaes de causa e efeito com o objetivo de controlar, prever e explicar os fenmenos.

em pases onde o aborto legal quanto naqueles em que ilegal - so: culpa, tristeza, arrependimento, ansiedade, pensamentos suicidas, perda, medo, angstia, vazio, alvio e libertao (Lie, Robson & May, 2008; Nomura, Benute, Azevedo, Dutra, Borsari, Rebouas, Lucia & Zugaib, 2001). Sobre o sentimento de culpa, Heidegger (1927/1990) afirma que esta seria a forma cotidiana ou impessoal de sentir o dbito existencial. Segundo esse autor, o dbito um chamamento, uma abertura para escolher o seu poder-ser-prprio. O Dasein, diante de tantas possibilidades que lhe so demandas em sua abertura no mundo, fica em dbito, pois no poder realiz-las todas; mas estar em dbito uma condio de sua existncia. O que acontece que no cotidiano o dbito vivenciado como culpa/dvida, sendo este um sentimento pesado e difcil de carregar. Dessa forma, podemos dizer que a culpa presente na vivncia de um aborto sentida como uma dvida para com os valores morais e religiosos. As mulheres sentem que agiram contra sua prpria natureza e contra o que valorizado socialmente, devendo, segundo elas, pagar pelo que fizeram na forma de um castigo. No obstante, Heidegger (1927/1990) comenta que a culpa no moral, isto , ela no tem uma causa exterior; enquanto dbito ela existencial, portanto, inerente condio de ser-no-mundo. Podemos pensar que a forma de retirar o peso da culpa das mulheres que abortaram no o castigo, mas a compreenso da condio existencial de o seu ser estar em dbito, ou seja, a compreenso de que elas sempre estaro em falta, independentemente do que tenham feito, faam ou deixem de fazer. O aborto uma situao-limite na vida de um ser humano, assim como o suicdio e a morte, e por guardar em si um mistrio, evoca os mais profundos sentimentos. Neste sentido Pattis (2000) afirma que o aborto considerado um tabu porque se afasta da esfera cotidiana, apresentando um significado extraordinrio e mostrando-se como um espao de fronteira entre a vida e a morte - na verdade, um como lugar de transcendncia. A reviso histrica aponta que a nossa sociedade, por no encontrar uma explicao concreta para o aborto, no consegue ver essa situao de frente e est ainda bastante arraigado ao conceito de maternidade como destino da mulher e o aborto como pecado. Assim, o aborto, como pensa Pattis (2000), como se fosse um fenmeno sem lugar, sem tempo e sem memria (p. 28). Culturalmente o homem ensinado a lidar com a vida, sendo a morte evitada e afastada de seu pensamento, como se fssemos imortais e como se a morte no fizesse parte da vida. O mesmo acontece

Psicologia em Estudo, Maring, v. 16, n. 3, p. 419-428, jul./set. 2011

No nascer

427

com o aborto: a mulher preparada para a gravidez e para o parto e lhe so transmitidas inmeras dicas e recomendaes de profissionais e leigos, alm da vasta literatura a respeito de gravidez e parto, mas no preparada para o aborto, pois, assim como a morte, ele nunca esperado. Diante disso, o aborto acontece na maioria das vezes em silncio, permeado pela culpa e pela solido. A questo tratada neste artigo : mesmo que histrica, cultural e legalmente seja considerado errado pela sociedade e pela prpria mulher que o realiza, o aborto uma das muitas possibilidades que permeiam a vida de uma mulher. Por outro lado, na perspectiva fenomenolgica, o aborto, enquanto uma possibilidade real e ftica na vida das mulheres, precisa ser encarado de outra forma, uma vez que o preconceito e a criminalizao tm trazido a essas mulheres muito sofrimento e at a morte. Neste sentido, de suma importncia olharmos o mundo com outros olhos e aprendermos - como diz Heidegger (1959/2000) - a no nos fixar somente em um aspecto das coisas, para que no nos tornemos prisioneiros de uma representao e no caminhemos numa nica via ou direo. Precisamos aceitar nos deter sobre as coisas que a princpio nos parecem inconciliveis.
CONSIDERAES FINAIS

sexual e reprodutiva da mulher e ao seu papel social. preciso ver a mulher mais do que em seu papel biolgico e olhar para o seu existir enquanto pessoa inserida em um contexto social (Boemer & Mariutti, 2003). Como o aborto um problema de sade pblica, busca-se sua descriminalizao, com o objetivo de garantir a sade das mulheres, tendo em vista que a sua criminalizao no diminui sua prtica. Segundo Galli (2010) a criminalizao do aborto acaba por impor legalmente mulher o exerccio da maternidade, violando seus direitos constitucionais de autonomia reprodutiva e de deciso sobre seus projetos de vida. O aborto, mais do que um problema de sade pblica, deve ser visto como uma questo de foro ntimo da mulher, cabendo essa escolha exclusivamente a ela.
REFERNCIAS
Assecom/RN (2005). Frum discute reduo do ndice de mortalidade materna no RN. Recuperado em 25 janeiro, de 2010, de http://www.natalpress.com/index.php?Fa=mat.inf&EDI_ID=8& MAT_ID=8906 Bblia. (1990). Bblia Sagrada. So Paulo: Paulus. Boemer, M. R., & Mariutti, M. G. (2003). A mulher em situao de abortamento: um enfoque existencial. Revista Escola de Enfermagem da USP, 37 (2), 59-71. Bonaventure, L. (2000). Apresentao edio brasileira. In E. Pattis. Aborto perda e renovao: um paradoxo na procura da identidade feminina (pp. 9-16). So Paulo: Paulus. Critelli, D. M. (1996). Analtica do sentido: uma aproximao e interpretao do real de orientao fenomenolgica. So Paulo: Educ/Brasiliense. Del Priore, M. (1993). Ao sul do corpo: condio feminina, maternidades e mentalidades no Brasil colnia. Rio de Janeiro: Jos Olympio. Del Priore, M. (1994). A rvore e o fruto: um breve ensaio sobre o aborto na histria. Revista Biotica, Cons. Fed. Medicina Braslia, 2(1). Recuperado em 7 julho, de 2009, de http://www.portalmedico.org.br/bioetica/index.php?selecionaRevi sta=3&opcao=revista Diniz, D., & Vlez, A. C. (2008). Aborto na suprema corte: o caso da anencefalia no Brasil. Revista de Estudos Feministas, Florianpolis, 16 (2), 647-652. Engel, M. (2004). Psiquiatria e feminilidade. In M. Del Priore. (Org.), Histria das mulheres no Brasil (pp. 322-361). So Paulo: Contexto. Freyre, G. (1981). Casa-Grande & senzala: formao da famlia brasileira sob o regime da economia patriarcal (21a ed.) Rio de Janeiro/Braslia: Jos Olympio Editora. (Original publicado em 1933). Galeotti, G. (2007). Histria do Aborto. Edies 70. Galli, B. (2010). Direitos Sexuais e Reprodutivos: O estatuto do nascituro e as suas implicaes para os direitos reprodutivos e o

O aborto sempre aconteceu na histria do homem e sempre acontecer, pois, assim como a morte, faz parte da vida. Pattis (2000) questiona se no seria menos doloroso olhar a vida como realmente ela ou como est sendo, ao invs de escond-la ou mant-la na clandestinidade. exatamente isto que ocorre em nosso pas, onde o aborto crime, mas raramente punido. Dessa forma, no adianta fechar os olhos diante dessa problemtica, necessrio abrir espao para que as mulheres que vivenciam o aborto possam ser acolhidas e expressar os seus sentimentos. Segundo Gesteira, Barbosa e Endo (2006), essas mulheres vivem um luto no autorizado, isto , um luto que no pode ser vivenciado e expressado, e para que esse luto seja dissipado preciso que ele seja dito, sentido e refletido. Questionamos se ser justo deixar que esse processo continue ocorrendo de forma to dolorosa para as mulheres, sobre quem recaem o estigma e a punio, na medida em que, historicamente, sabe-se que o homem fica isento de qualquer responsabilidade sobre o seu ato sexual. Faz-se necessrio, nesse contexto, redefinir os valores e prticas socioculturais arraigados no que diz respeito aos aspectos de sade

Psicologia em Estudo, Maring, v. 16, n. 3, p. 419-428, jul./set. 2011

428

Rebouas e Dutra

acesso das mulheres sade. Revista de Sade Sexual e Reprodutiva, 47. Recuperado em 16 de julho de 2010 de: http://aads.org.br/revista/ju10.html. Gesteira, S. M. A., Barbosa, V. L., & Endo, P. C. (2006). O luto no processo de aborto provocado. Acta Paulista de Enfermagem, 19 (4), 462-467. Heidegger, M. (1989). Ser e tempo: parte I. (M. S. Cavalcante Trad.). Petrpolis: Vozes. (Original publicado em 1927). Heidegger, M. (1990). Ser e tempo: parte II. (2a ed.) (M. S. Cavalcante Trad.). Petrpolis, RJ: Vozes. (Original publicado em 1927). Heidegger, M. (2000). Sernit. In M. Heidegger .Questions III et IV. (pp.131-149) Paris: Gallimard. (Original publicado em 1959). IPAS Brasil / IMS UERJ. (2007). Magnitude do aborto no Brasil: aspectos epidemiolgicos e scio-culturais. Revista de Sade Sexual e Reprodutiva, 30. Recuperado em 31 de maio, 2009, de http://www.ipas.org.br/arquivos/pesquisas/factsh.PDF IPAS Brasil. (2008). Aborto inseguro e juventude: dados e subsdios para ao poltica. Revista de Sade Sexual e Reprodutiva, 36. Recuperado em 17 maro, 2009, de http://www.ipas.org.br/arquivos/juventude.pdf. Koogan & Houaiss. (1999). Enciclopdia e dicionrio ilustrado. Rio de Janeiro: Seifer. Lei n 2.848 de 7 de dezembro de 1940. (1940, 7 dezembro). Dispe sobre os crimes contra a pessoa e dos crimes contra a vida. Braslia, DF: Presidncia da Repblica: Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurdicos. Recuperado em 30 agosto, 2011, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/DecretoLei/Del2848compilado.htm. Lie, M. L. S., Robson, S. C., May, C. R. (2008). Experiences of abortion: a narrative review of qualitative studies. BMC Health Services Research, 8 (150). Recuperado em 16 junho, 2009, de http://www.biomedcentral.com/1472-6963/8/150. Lima, N. O. (2009). Suprema Corte norte-americana: uma viso scioconstitucional. Direito, Estado e Sociedade, 35, 135-152. Marques, M. S. & Bastos, M. A. R. (1998). Aborto provocado como objeto de estudo em antropologia da sade. Revista Min. Enfermagem, 2 (2), 57-61. Nomura, R. M. Y., Benute, G. R. G., Azevedo, G. D., Dutra, E. M. S., Borsari, C. G., Rebouas, M. S. S., Lucia, M. C. S. Zugaib, M. Endereo para correspondncia:

(2011). Depresso, aspectos emocionais e sociais na vivncia do aborto: comparao entre duas capitais brasileiras. Revista da Associao Mdica Brasileira, 57(6), 644-650. Pattis, E. (2000). Aborto perda e renovao: um paradoxo na procura da identidade feminina. (J. P. Neto Trad.). So Paulo: Paulus. (Original publicado em 1995). Pedrebon, L. (2007). Aborto no Brasil: a negligncia que vitimiza. Trabalho de Concluso de Curso, Universidade Federal do Oeste do Paran. Rebouas, M. S. S. (2010). O aborto provocado como uma possibilidade na existncia da mulher: reflexes fenomenolgicoexistenciais. Dissertao de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Riddle, J. M. (1992). Contraception and Abortion from the Ancient World to the Renaissance. Cambridge, MA: Harvard University Press. Scavone, L. (2008). Polticas feministas do aborto. Estudos Feministas, Florianpolis, 16 (2), 675-680. Schor, N., & Alvarenga, A. T. (1994). O aborto: um resgate histrico e outros dados. Revista brailerira. de crescimento e desenvolvimento humano, 4 (2), 7-12. Teodoro, F. J. M. (2007). Aborto eugnico: delito qualificado pelo preconceito ou discriminao. Curitiba: Juru. Venncio, R. P. (2004). Maternidade negada. In M. Del Priore. (Org.). Histria das mulheres no Brasil (pp. 189-222). So Paulo: Contexto. World Health Organization [WHO] & Guttmacher Institute. (2007). Facts on induced abortion worldwide. Recuperado em 17 maro, de 2009, de http://www.who.int/reproductivehealth/publications/unsafe_aborti on/abortion_facts/en/index.html World Health Organization [WHO]. (2006). Unsafe abortion: the preventable pandemic. The Lancet Sexual and reproductive health series, 4, 1-13.

Recebido em 31/05/2010 Aceito em 08/11/2011

Melina Sfora Souza Rebouas. Rua Alberto Silva, 1335, Vila Romana IV, Bloco F, Apto 303, CEP 59022-300, Lagoa Seca, Natal-RN, Brasil. E-mail: melina_sefora@yahoo.com.br.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 16, n. 3, p. 419-428, jul./set. 2011

You might also like