You are on page 1of 13

1.

INTRODUO

A alface uma cultura plantada e consumida em todo o territrio brasileiro, no obstante as diferenas climticas e os hbitos de consumo (COSTA; SALA, 2005). Por esta razo, uma das hortalias mais cultivadas em hortas domsticas (Figura 1). Como sua vida ps-colheita curta, normalmente as zonas produtoras concentram-se perto de reas metropolitanas, os chamados cintures-verdes (Figura 2). Durante o inverno nas regies Sul e Sudeste so cultivadas alfaces importadas adaptadas ao clima mais frio, enquanto nas demais regies predominam as alfaces de vero. Figura 1 e 2. 1. A alface muito cultivada em hortas domsticas por ser muito popular na forma de saladas. 2. Devido sua perfectibilidade, a alface cultivada perto dos centros consumidores, conhecidos como cintures-verdes.

Fonte: Gilmar Hanz. 2009. De um modo geral, as cultivares de vero tendem a apresentar atributos de qualidade inferiores, como um nmero menor de folhas e cabeas menos compactadas. Como a alface originria de regies de clima temperado, existe uma dificuldade adicional em se desenvolver novas cultivares para climas tropicais. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a cultura do alface quanto sua produo e caractersticas agronmicas, alm de ser uma das principais atividades olecolas, pode trazer ao produtor rpido retorno financeiro pelo seu ciclo curto.

2. REVISO BIBLIOGRFICA

2.1 Cultura da Alface A alface (Lactuca sativa L.) uma planta anual, originria de clima temperado, pertencente famlia Asteracea, certamente uma das hortalias mais populares e consumidas no Brasil e no mundo. Praticamente todas as cultivares de alface desenvolvem-se bem em climas amenos, principalmente no perodo de crescimento vegetativo. A ocorrncia de temperaturas mais elevadas acelera o ciclo cultural e, dependendo do gentipo, pode resultar em plantas menores porque o apendoamento ocorre mais precocemente. 2.2 Tipos e Cultivares de Alface Nos ltimos anos, o consumidor brasileiro tem tido mais acesso a informao e por isto tem demandado produtos mais diversificados. No Brasil, as alfaces mais conhecidas e consumidas so as crespas e as lisas, algumas das quais foram melhoradas para o cultivo de vero ou adaptadas para regies tropicais, com temperaturas e pluviosidade elevadas, mas nos ltimos anos tambm aparecerem cultivares roxas e com as folhas frisadas (Figura 3). Figura 3. Diferentes tipos de alface ofertados no mercado brasileiro, com folhas lisas, crespas e frisadas, de colorao verde ou roxa.

Fonte: EMBRAPA, 2009.

A definio dos tipos de alface importante porque a diversidade nas caractersticas morfolgicas e fisiolgicas entre os grupos determina grandes diferenas na conservao ps-colheita e, consequentemente, nos aspectos de manuseio. Algumas cultivares apresentam caractersticas especficas, como a resistncia ao vrus do mosaico da alface (Lettuce mosaic virus - LMV), a resistncia ao apendoamento precoce e o florescimento precoce em regies quentes ou com dias longos. Nos ltimos anos, aumentou o interesse de produtores e consumidores pelo tipo repolhuda crespa ou americana, j ofertada de forma regular em todos os mercados brasileiros. Alm de ser apreciada na forma in natura, esta cultivar amplamente utilizada pela indstria de processamento mnimo pelo fato de suportar melhor o processamento, quando comparada com outras cultivares. A alface americana tambm muito utilizada por redes de fast food como ingrediente de sanduches por sua crocncia, textura e sabor. Esta alface tambm apresenta melhor conservao ps-colheita, e resistncia ao transporte e manuseio. Mais extica, a alface romana de folhas roxas o tipo menos conhecido de alface no Brasil, mas seu cultivo pode ser interessante para atender nichos de mercado, em especial consumidores mais sofisticados. Atualmente, est disponvel no mercado brasileiro de sementes um nmero expressivo de cultivares de alface, muitas das quais importadas que possuem nomes de fantasia em Portugus ao invs do nome original. As cultivares nacionais, por outro lado, tm sido produzidas

principalmente por instituies de ensino e de pesquisa, eventualmente em associao com empresas de sementes, para ofertar aos produtores cultivares de alface topicalizadas, adaptadas s condies prevalecentes na maior parte do territrio nacional, incluindo gentipos com tolerncia ou resistncia a doenas (COSTA; SALA, 2005; LEDO et al., 2000; SALA; COSTA, 2005, 2008). As cultivares de alface atualmente disponveis no mercado brasileiro de sementes podem ser agrupadas em cinco tipos morfolgicos principais, com base na formao de cabea e tipo de folhas: Repolhuda Lisa: apresenta folhas

lisas, delicadas e macias, com nervuras pouco salientes, com aspecto oleoso (manteiga), formando uma cabea tpica e compacta. Cultivares urea, Aurlia, Aurora, Bab de Vero, Boston Branca, Brasil 202, Brasil 303, Carla, Carolina AG 576, Crioula Branca, Elisa, Floresta, Glria, Kagraner de Vero, Karina, Lvia, Luisa, Marina, Maravilha de Inverno, Maravilha de Vero, Minie, Piracicaba 65, Rainha de Maio (Figura 4). Figura 4. Tipos de alface cultivados no Brasil: repolhuda lisa.

Fonte: EMBRAPA, 2009. 2.2.1 Repolhuda Crespa ou Americana Folhas crespas, consistentes e crocantes, cabea grande e bem compacta. Cultivares Amrica Delcia, Bounty Empire, Crespa Repolhuda, Grandes Lagos, Great Lakes, Great Lakes 659-700, Hanson, Iara, Lorca, Lucy Brown, Madona AG 605, Mesa 659, Nabuco, Raider, Salinas, Summertime, Tain (Figura 5).

Figura 5. Tipos de alface cultivados no Brasil: repolhuda crespa ou americana.

Fonte: Hanz, 2009. 2.2.2 Solta Lisa Folhas lisas e soltas, relativamente delicadas, sem formao de cabea compacta. Cultivares Bab, Bab de Vero, Monalisa AG 819, Regina, Regina 71, Regina 440, Regina 579, Regina de Vero, Vitria de Vero. 2.2.3 Solta Crespa Folhas grandes e crespas, textura macia, mas consistente, sem formao de cabea; pode ter colorao verde ou roxa (Figura 6). Cultivares Black Seeded Simpson, Brisa, Elba, Grand Rapids, Grand Rapids Nacional, Grand Rapids TBR, Grande Rpida, Hortncia, Itapu 401, Marianne, Marisa AG 216, Mimosa (Salad Bowl), Salad Bowl, Simpson, Vanessa, Vernica, Vera (AF470).

Figura 6. Tipos de alface cultivados no Brasil: solta crespa.

Fonte: Google Imagens, 2013.

2.2.7 Solta Crespa Roxa Maravilha Quatro Estaes, Mimosa Vermelha, Quatro Estaes, Rossimo, Salad Bowl Roxa, Veneza Roxa, Vermelha Ruby (Figura 7). Figura 7. Tipos de alface cultivados no Brasil: solta crespa roxa.

Fonte: EMBRAPA, 2009.

2.2.8 Tipo Romana Folhas tipicamente alongadas, duras, com nervuras claras, com uma cabea fofa e alongada, na forma de cone (Figura 8). Cultivares Branca de Paris, Ideal Cos, Romana Balo.

Figura 8. Tipos de alface cultivados no Brasil: romana.

Fonte: Google Imagens, 2013.

2.3 Sistemas de Produo Atualmente, existem pelo menos quatro sistemas produtivos de alface no Brasil: o cultivo convencional e o sistema orgnico em campo aberto; o cultivo protegido no sistema hidropnico e no solo (FILGUEIRA, 2005; RESENDE et al., 2007). Os quatro sistemas diferem entre si em vrios aspectos de manejo da cultura e tambm no manuseio ps-colheita. O cultivo de alface a campo no sistema tradicional o mais importante em termos de rea e de produo, concentrando-se geralmente perto dos grandes centros urbanos (Figura 9). H produtores especializados no cultivo de folhosas que produzem alface de forma contnua na mesma rea durante o ano, com ou sem rotao de culturas, e tambm pequenos produtores que possuem apenas

alguns canteiros de alface juntamente com outras espcies de hortalias. O custo da alface em cultivo tradicional relativamente baixo quando comparado com outras hortalias, como o tomate, o pimento e o pepino hbrido.

Figura 9. O modo tradicional de cultivo de alface no Brasil em canteiros, a campo.

Fonte: Hanz, 2009.

Em campo, a alface pode ser cultivada diretamente nos canteiros ou com Mulching, tcnicas de cobertura de solo. As aplicaes de mulching com coberturas de solo opacas luz solar com diferentes refletncias (preto, branco, aluminizado) visam, entre outros aspectos, diminuir a competio com plantas invasoras, propiciar um microclima mais favorvel ao desenvolvimento da cultura e evitar o contato direto das folhas com o solo. Dentre as formas frequentemente utilizadas de mulching esto as coberturas com plstico preto e com cobertura morta ou palhada (Figura 10). As amplitudes trmicas tendem a ser menores sob solo nu, enquanto as

temperaturas mdias para as plantas podem ser em mdia maiores ou menores dependendo das propriedades fsicas do mulching. Figura 10. O uso de mulching no cultivo de alface apresenta vrias vantagens, como melhor desenvolvimento das plantas.

Fonte: Google Imagens, 2013.

A alface tambm cultivada a campo aberto no sistema orgnico, seguindo os preceitos bsicos de uso de adubao orgnica, como compostos e adubos verdes, e manejo de doenas, insetos, artrpodes e plantas espontneas de acordo com as normas preconizadas pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) ou de certificadoras (RESENDE et al., 2007). O acompanhamento da produo e a auditoria pelas certificadoras so importantes ferramentas que garantem a origem e a qualidade dos produtos orgnicos, inclusive com um selo e rastreabilidade. O cultivo protegido de hortalias pode ser feito em casas-de-vegetao ou em telados, de acordo com o tipo de explorao agrcola e, principalmente, condio climtica prevalecente na regio. Nas regies Sul e Sudeste, durante o inverno podem ser usadas estruturas que concentram calor, como os modelos

fechados, tipo estufa, que tem menor proviso de reas de ventilao, muito embora existam cultivares importadas que se desenvolvem bem nas condies de inverno brasileiras. Em reas tropicais, com perodos de chuva concentrados, como as regies Norte e Centro-Oeste, podem ser construdas estruturas com cobertura de material plstico para servir como um guarda-chuva, com dispositivos que facilitam a circulao de ar, como o uso de laterais totalmente abertas ou protegidas por telas para evitar insetos. Deste modo possvel reduzir o calor excessivo e melhorar a ventilao interna, uma vez que em grande parte do territrio nacional temperaturas excessivas no interior de casas-de-vegetao o grande problema que o agricultor enfrenta. Outra possibilidade de cultivo da alface utilizao de tneis baixos ou a cobertura dos canteiros com TNT (tecido no tecido") para proteger as plantas contra pragas. O cultivo hidropnico de alface que teve um notvel desenvolvimento no Brasil nestes ltimos dez anos (FURLANI, 1995). Em geral, feito em casas-de-vegetao de plstico ou telados, de vrios tipos e dimenses, de acordo com o clima de cada regio (Figura 11). Figura 11. O cultivo de alface no sistema hidropnico apresentou grande crescimento.

Fonte: Hanz, 2009.

Existem vrios sistemas de hidropnia usados para o cultivo de alface, sendo os mais comuns aqueles que usam canos de PVC com pequenos orifcios ou calhas telhas grandes que, s vezes, so utilizados em conjunto com distintos substratos, como argila expandida, areia, vermiculita ou l de rocha. Nestes sistemas, circula uma soluo nutritiva na qual a concentrao de todos os macronutrientes e micronutrientes tecnicamente balanceada para prover desenvolvimento efetivo das plantas e ao mesmo tempo causar reduzidas perdas dos mencionados nutrientes minerais.

3. CONSIDERAES FINAIS

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

COSTA, C. P.; SALA, F. C. A evoluo da alfacicultura brasileira. Horticultura Brasileira, Braslia, DF, v. 23, n. 1, 2005.

FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de o olericultura: agrotecnologia moderna na produo e comercializao de hortalias. 2. ed. Viosa. MG: Ed. UFV, 2005. 412 p.

FURLANI, P. R. Cultivo de alface pela tcnica de hidropnia - NFT. Campinas: IAC, 1995. 18 p. (IAC. Documentos, 55).

HANZ, G. P.; SUINAGA, F. Tipos de Alface Cultivados no Brasil. Braslia, DF: Embrapa Hortalias, 2009. 7 p. (Embrapa Hortalias. Circular Tcnica, 75).

LDO, F. J. S.; SOUSA, J. A.; SILVA, M. R. Desempenho de cultivares de alface no Estado do Acre. Horticultura Brasileira, Braslia, DF, v. 18, p. 225228, 2000.

RESENDE, F. V.; SAMINZ, T. C. O.; VIDAL, M. C.; SOUZA, R. B.; CLEMENTE, F. M. V. Cultivo de alface em sistema orgnico de produo. Braslia, DF: Embrapa Hortalias, 2007. 16 p. (Embrapa Hortalias. Circular Tcnica, 56). SALA F. C.; COSTA, C. P. Gloriosa: cultivar de alface americana tropicalizada. Horticultura Brasileira, Braslia, DF, v. 26, p. 409-410, 2008.

SALA, F. C.; COSTA, C. P. Pira Roxa: cultivar de alface crespa de cor vermelha intensa. Horticultura Brasileira, Braslia, DF, v. 23, n. 1, p.158-159, 2005.

You might also like