You are on page 1of 3

Erik Erikson ( 1902 - 1994 )

Na Teoria Psicossocial do Desenvolvimento, o desenvolvimento evolui em oito estgios. Os primeiros quatro estgios decorrem no perodo de beb e da infncia, e os ltimos trs durante a idade adulta e a velhice. Erikson d especial importncia ao perodo da adolescncia, devido ao facto ser a transio entre a infncia e a idade adulta, em que se verificam acontecimentos relevantes para a personalidade adulta. Cada estgio contribui para a formao da personalidade total (princpio epigentico), sendo por isso todos importantes mesmo depois de se os atravessar. Como cada criana tem um ritmo cronolgico especfico, no se deve atribuir uma durao exacta a cada estgio. O ncleo de cada estgio uma crise bsica, que existe no s durante aquele estgio especfico, nesse ser mais proeminente, mas tambm nos posteriores a nvel de consequncias, tendo razes prvias nos anteriores. Erikson apresentou os estgios em termos de qualidade bsica do ego que surge em cada estgio, discutiu as foras do ego que surgem nos estgios sucessivos e descreveu a ritualizao peculiar de cada um. A formao da identidade inicia-se nos primeiros quatro estgios, e o senso desta negociado na adolescncia evolui e influencia os ltimos trs estgios. Temos ento oito estgios de desenvolvimento:

1 Idade: Confiana Bsica vs Desconfiana Bsica

Nesta idade a criana vai aprender o que ter ou no confiana, esta est muito relacionada com a relao entre o beb e a me. A confiana bsica demonstrada pelo beb na capacidade de dormir de forma pacfica, alimentar-se confortavelmente e de excretar de forma relaxada. Devido confiana do beb e familiaridade com a me, que adquire com situaes de conforto por ela proporcionadas, atinge uma realizao social, que consiste na aceitao em que ela pode ausentar-se e na certeza que ela voltar.

2 Idade: Autonomia vs Vergonha e Dvida Durante este estdio a criana vai aprender quais os seus privilgios, obrigaes e limitaes. H por ela, uma necessidade de auto-controle e de aceitao do controle por parte das outras pessoas, desenvolvendo-se um senso de autonomia. O versus negativo deste estdio a vergonha e a dvida quando perde o senso de auto-controle, os pais contribuem neste processo ao usarem a vergonha na represso da teimosia.

3 Idade: Iniciativa Vs Culpa Relativamente ao terceiro estdio estipulado por Erikson, equivale ao estdio psicossexual genital-locomotor, o da iniciativa. Uma era de crescente destreza e responsabilidade. Nesta fase a criana encontra-se nitidamente mais avanada e mais organizada tanto a nvel fsico como mental. a capacidade de planear as suas tarefas e metas a atingir que a define como autnoma e por consequncia a introduz nesta etapa.

4 Idade: Diligncia vs Inferioridade Nesta fase a criana necessita controlar a sua imaginao exuberante e dedicar a sua ateno educao formal. Ela no s desenvolve um senso de aplicao como aprende as recompensas da perseverana e da diligncia. O prazer de brincar, o interesse pelos seus brinquedos so gradualmente desviados para interesses por algo mais produtivo utilizando outro tipo de instrumentos para os seus trabalhos que no so os seus brinquedos. Tambm neste estgio existe um perigo eminente que se caracteriza pelo sentimento de inferioridade aquando da sua incapacidade de dominncia das tarefas que lhe so propostas pelos pais ou professor.

5 Idade: Identidade Vs Confuso de papis

Esta 5 idade localiza-se usual e aproximadamente dos 12 aos 18/20 anos, ou seja, na adolescncia, puberdade, precisamente na idade em que na vertente positiva, o adolescente vai adquirir uma identidade psicossocial, isto , compreende a sua singularidade, o seu papel no mundo.

6 Idade: Intimidade vs Isolamento Este estgio caracteriza-se pelo facto de pela primeira vez o indivduo poder desfrutar de uma genitalidade sexual verdadeira, mutuamente com o alvo do seu amor. Tal situao deve-se realidade de que o indivduo nos estgios anteriores limitava-se demanda da identidade sexual e a um anseio por intimidades efmeras. ento a idade de jovem adulto que, com uma identidade assumida, possibilita o estabelecer de relaes de intimidade com os outros, em que o amor a virtude dominante do universo, pois apesar de estar presente nos estgios anteriores, neste ganha nova textura. A fora do ego depende do parceiro com que est preparado para compartilhar situaes to peculiares como a criao de um filho, a ttulo exemplificativo.

7 Idade: Generatividade vs Estagnao um dos mais extensos estdios psicossociais e resume-se no conflito entre educar, cuidar do futuro, criar e preocupar-se exclusivamente com os seus interesses e necessidades. Usualmente d-se desde os 30 aos 60 anos, no havendo porem uma idade comum a todas as pessoas. A questo chave na 7 idade pode formular-se de vrias formas: Serei bem sucedido na minha vida afectiva e profissional?; Produzirei algo com verdadeiro valor?; Conseguirei contribuir para melhorar a vida dos outros?.

8 Idade: Integridade vs Desespero A ltima idade do desenvolvimento psicossocial marcada por um olhar retrospectivo, que faz com que, ao aproximarmo-nos do final vida sentamos a necessidade de aquilatar o que dela fizemos, revendo escolhas, realizaes, opes e fracassos. Nesta etapa da vida a questo que se coloca Teve a minha vida sentido ou falhei?. Esta ltima idade ocorre frequentemente a partir dos 60 anos.

You might also like