You are on page 1of 28

1

A ERA DO AQURIO E A CIENCIA DO ANTAHKARANA LIO n UM

So trs os trabalhos que completam esta cincia


A Cincia do Antahkarana A Cincia da Meditao A Cincia do Servio.

Cada vez se torna mais necessrio que aprendamos a saber trabalhar na poca presente, em que caminhamos a passos largos para o centro do ciclo aquariano. O principal trabalho neste ciclo o de criar Corretas Relaes Humanas. Este o passo que todos ns devemos dar no momento actual. Colocarmos esse ideal como meta diria bem definida: ---- a partir de hoje vou ser amvel, compreensivo e simptico com todas as outras pessoas. Vou esquecer agravos, deixar de ser pequenino como era quando me irritava, abespinhava ou agastava com o que me diziam ou faziam.

Eu sou um filho de Deus, tenho capacidade para perdoar, desculpar e at me sentir interiormente bem quando me agridem com atos ou palavras. Afinal, a estadia aqui na terra provisria e eu estou aqui para aprender. Isto uma escola e nas escolas, se somos bons alunos, no nos zangamos com os professores ou com os colegas, por no darmos motivos para isso. Cada pessoa que me agride, por aces ou palavras, est juntando mais uma lio ao meu currculo escolar. difcil? . Mas se eu aprender a ter pena daqueles que assim procedem, o meu Ser interno, manterse- calmo e me ajudar a vencer as crises. Para isso acontecer tenho de combater o meu ego fsico; aquele ego pequenino, que est sempre a gritar e a protestar com tudo e com todos. Que fica feliz, "inchado" e orgulhoso quando lhe fazemos a vontade. isso que temos de evitar, porque a satisfao do nosso Ser interno bem mais preciosa.

Se trabalharmos esta disposio estamos construindo o inicio da Criao das Corretas Relaes com a Humanidade e no s. Alm de todos os seres humanos, temos ainda, sob a nossa responsabilidade, os reinos mineral, vegetal e animal e temos o nosso precioso Planeta.

2 Em relao a ele, devemos olhar a sua qualidade "de ser vivo" , e trat-lo com respeito, afeto e amor; ele o sustentculo de toda a vida fsica que conhecemos mas, devido ignorncia, cobia e desapego da grande maioria dos humanos, tem sido tratado como se fosse algo morto ou amorfo, que s serve para tirar dele todo o proveito possvel e em seguida, "despejarmos" nele todo o lixo que produzimos. No h ser vivo que aguente tal tratamento, por isso, quem sabe se um dia no iremos lamentar e chorar por esta falta de respeito, amor e f. O caminho das corretas relaes o nico que nos pode levar ao descerrar da nossa mente. Ento, como resultado deste esforo de f e amor, a humanidade ficar preparada para aprender e praticar a cincia do antahkarana. Esta cincia j conhecida de muitos, . Mas no quer dizer que a saibam ou consigam pratic-la, quer por ignorncia, quer por no estarem preparados ou por ainda no ter chegado o momento certo.

O que o Antahkarana? aprender a construir as as pontes de acesso entre ns (alma) e os:


vrios aspectos da natureza humana, entre a personalidade (ego fsico) e a alma entre cada um de ns e com os outros seres humanos entre os membros da famlia humana, bem como, do seu mundo envolvente.

S atravs da construo dessas pontes ser possvel terminar com as ruturas existentes entre os homens e criar a verdadeira unidade.

Na parte do ensinamento da construo do Antahkarana podero ficar a saber os pormenores do que este trabalho,.. tudo.. o que faz parte dele e como podero construir essas pontes. Por agora posso dizer-vos muito resumidamente que ele o fio da conscincia e da inteligncia; ele o agente que responde a todas as reaces sensveis; e que o fio da conscincia desenvolvido ou "tecido" pela alma. Porque a Alma do Mundo verte o seu delgado fio de conscincia em todas as formas (fsicas ), em todas as clulas e em todos os tomos do corpo.

Dizem os Mestres, que ainda existe em ns, vrios fios de energia que ligam o nosso interior ao homem exterior (nosso corpo fsico). Se fortalecermos essa ligao Ser interior. Com o .. homem exterior Ficaremos preparados para o treinamento do Antahkarana.

Ainda num passado prximo, essa cincia s estava acessvel aos aspirantes e discpulos dos Mestres. Hoje, est acessvel a todos. A era aquariana trouxe o Chamado Superior at todos ns, atravs da prtica das Corretas Relaes entre a humanidade, abrangendo o planeta e os seus restantes reinos.

Deste modo, o Chamado alcanar todas as almas, mas s conseguir ser ouvido por aquelas que, interiormente, j se encontram preparadas ou se esto preparando com muito Amor e fora de Vontade forte.

Tudo isto muito importante porque o estabelecimento das Corretas Relaes o passo que de imediato far desabrochar a mente de todas as raas e dever ser a principal actividade da nova educao aquariana.

Daqui sair a unio familiar humana e far sobressair nela os vrios fios de energia (acima referidos) que ser de grande ajuda no progresso da maior parte das pessoas inteligentes e ir ajudar as classes sociais e as naes a completarem-se como um todo. H passos que a humanidade tem de dar e somente um novo tipo de educao e de procedimento, uma atitude diferente relativa a tudo a capacitar para entrar num novo ciclo de experiencia e de desenvolvimento psicolgico. Deste novo ciclo fazem parte integrante a Ciencia da Meditao, a Ciencia do Servio e a Ciencia do Antahkarana, que oferecer o mtodo, a forma e a esperana para todos. Na lio seguinte: A Cincia do Antahkarana 1. a cincia do antahkarana est ligada por inteiro energia e fora, etc.

2. a Ciencia do antahkarana, a cincia da manifestao da luz com seus efeitos.etc.. 3. a Ciencia do antahkarana deve ser estudade de trs maneiras:.etc.etc.etc.

lio preparada por MariaHelena Guerra 18 de Setembro de 2012 Sabedoria Viva

1 A ERA DO AQURIO E A CIENCIA DO ANTAHKARANA LIO n DOIS A CIENCIA DO ANTAHKARANA Esta ciencia a verdadeira ciencia da mente. Tem sido falada mas muito mal explicada. Talvez por isso, no tenha sido adotada por quem j se encontra preparado para a praticar. A sua verdadeira finalidade construir pontes. A principal ponte a ser construida a que liga a personalidade (ego fsico) Alma (que habita em nosso corao) e que deve ser estendida at Trindade espiritual. Personalidade alma Trindade espiritual Ateno A Trindade Espiritual habita os trs nveis superiores do mundo mental. Um desses nveis onde a vontade de Deus conhecida. Veja-se o que diz A 3 estrofre da Grande Invocao: Do centro onde a vontade de Deus conhecida O designio guia a fraca vontade dos homens, O designio que os Mestres conhecem e servem. Existem muitas coisas escritas pelos Mestres que se ligam umas s outras e vo dando provas de que determinadas situaes se encontram interligadas. Esta uma delas. Os Mestres tambm chamam a nossa ateno para os planos do mundo mental onde temos de trabalhar com vrios tipos de energia e vrios tipos de substancia, como por exemplo: A substancia da composio dos trs mundos da evoluo humana e a substancia, muito mais subtil, dos trs planos ou nveis superiores do plano mental, onde.. contactamos a Triade espiritual, atravs da ponte construida pelo antahkarana.

Sendo o antahkarana a ciencia da mente, necessrio lembrarmo -nos que existem diferentes graus de mentalidade. Existem muitas pessoas que parecem estar adormecidas , pois, aparentemente, h muito poucas coisas que lhes cause interesse. Essas pessoas esto totalmente alheias aos contactos subjeticos superiores, elas encontram-se numa espcie de estado de inrcia, que no as deixa sentir ou captar os estmulos superiores de luz e de fora. Segundo os ensinamento, essas pessoas, ainda no esto .. mentalmente .. vivas. Felizmente, existem j muitas pessoas alerta e vivas, conscientes de tudo o que est acontecendo. Essas so as que esto profundamente conscientes, respondendo s correntes de pensamento dos assuntos humanos e. conscientes da espcie de contactos emanados dos mundos superiores. A sua faculdade de percepco capta as energias e foras enviadas pelos Mestres da Sabedoria e as chamadas dos Mestres que trabalham na Hierarquia, que, presentemente, esto emanando chamados humanidade.

2 Para estes a ciencia do antahkarana imprescendvel A ciencia do antahkarana um pouco difcil de aprender, por isso, os Mestres do-nos vrias informaes sobre o assunto antes de entrarmos na prtica dela. Estas informaes so preciosas pois nos ajudam a ver ou visualizar mentalmente aquilo em que estamos trabalhando. Vejamos, resumidamente essas informaes: 1. a ciencia do antahkarana faz uso de vrias energias: a) a energia manipulada por cada um de ns e as b) Foras energticas qure empregamos diariamente nas relaes com todas as outras pessoas ou grupos. Explicando melhor: a) AS ENERGIAS .. estas energias so compostas por todas as foras recebidas em nossos corpos, provenientes de todas as direes ou fontes superiores. .. a essas Energias/Fora foi dado o nome de Sutratma ou Fio da vida ou Cordo prateado. b) FORAS .. o nome dado. a todas as energias. que ns manipulamos e concentramos diariamente .. e que depois projetamos sobre cada uma das pessoas ou grupos com quem convivemos. Ns as lanamos, por qualquer motivo ou razo. Infelizmente, alguns dos motivos ou razes so menos bons e at muito egositas, provocando grande destabilizao. 2. a ciencia do antahkarana a ciencia da manipulao de Luz . Com todos os seus efeitos de revelao divina e consequentes mudanas. Por isso, quero lembrar que: a) a Luz o Ponto essencial de qualquer Espirito .. a sublimao ou a forma superior da matria densa. b) a Luz a qualidade principal da Alma.., em seu reino do mundo mental. a Luz tambm a qualidade principal do corpo etrico, ..nos trs mundos da evoluo humana, que so: o fisico, o astral e os trs planos mais densos do mundo mental. c) O objetivo do antahkarana.. fundir as luzes inferior e

superior a fim de obteruma s Luz, que se projete no plano fisico


a fim de obter a sintese com a luz existente neste plano fisico denso e assim conseguir a transformao terrena . necessria evoluo da humanidade e dos restantes reinos. d) Precisamos saber que a ciencia do antahkarana trabalha atravs dos nossos dois corpos de luz. Um o corpo vital ou etrico e o outro o corpo da alma no mundo superior O corpo vital ou etrico composto pelos ies da vida encarnada. Com o tempo,encarnao atrs de encarnao.., este corpo tornou-se um repositrio de energias acumuladas. Atualmente, este corpo est funcionando com uma fora muito elevada.

3 O corpo da alma . o nosso corpo de Luz, que est em processo de lenta construo. Ele est habitando um dos planos superiores do mundo mental. O corpo de luz aquela casa. Que no pode ser construida por mos. S pode ser construida atravs das mentes, tendo como materiais, a Luz e a Substancia Primordial. Ela ser a nossa morada eterna na etapa do superhomem, ou seja, depois do Espirito vencer a batalha,.. em que o homem no mais um homem, .mas sim um superHomem. Na etapa do Homem Perfeito. 3. Temos de estudar este trabalho de trs maneiras: a) de forma concreta e material; b)na sua forma egoica, ou seja, espiritual; c) e de uma maneira abstrata ou seja,. idealizar, mentalizar, criar imagens mentais de coisas que no conhecemos. a) De forma concreta e material:- em relao ao corpo etrico, (embora seja um corpo que muitos de ns ainda no conseguem enxergar), ele uma forma material e tangvel. Este ser um estudo concreto. b) Egoicamente o estudo relativo alma e ao corpo de luz. Ns Seres Espirituais, teremos de fundir o nosso corpo etrico com o corpo de luz para atuarmos no mundo das almas. A fuso destes corpos produz, atravs de ns, uma manifestao divina na terra de maior ou menor grau, de acordo com a extenso da fuso obtida e do reconhecimento consciente de cada um de ns. c) Abstratamente em relao sabedoria-conhecimento que so duas palavras que se usam no que diz respeito fora e energia, devem ser usadas por cada um de ns no nosso ambiente e em nossos contactos faz-lo com conhecimento e sabedoria. necessrio utilizarmos de forma abstrata o conhecimento e sabedoria relativos ciencia do antahkarana. Continua na prxima lio Termino esta lembrando que somos compostos pelo corpo (fisico), alma e espirito; esta a composio tripla do homem. E recordo, a alma est colocada entre o espirito e o corpo, por isso, dizem os Mestres, h necessidade de responsabilizar a alm a.visto que o corpo sozinho, no pode ter responsabilidade.. deste forma a alma responsavel por todos os atos reais. Lio preparada por MariaHelena Guerra 23 de setembro de 2012

A ERA DO AQURIO E A CIENCIA DO ANTAHKARANA LIO n TRS CIENCIA DO ANTAHKARANAEXPLICAO CONTINUAO Da lio Dois. Na cincia do antahkarana, entre outras coisas, h duas que so bsicas e importantes: a continuidade da consciencia e o problema da vida e da morte COMO SE TRABALHA NO ANTAHKARANA: Trabalha-se com ts fios, que se conetam: da Mnada, .. Alma .e desta personalidade Este trplice Fio, existe desde o principio dos tempos, ligando o homem sua origem mondica(Alma do Mundo). O reconhecimento deste fio e . O seu uso consciente permite o acesso consciente s correntes de energia e s suas variadas diversificaes. A meta de todos os discpulos e aspirantes tornarem-se conscientes destas correntes de energia com todas as suas diversificaes. O Fio Trplice tambm denominado o Fio da Vida O Fio trplice, devido s suas extraordinrias capacidades, muitas e muitas vezes designado como o Fio da Vida. Explicao do Fio da Vida em sua Triplicidade: a) o Fio da Vida vem at ns diretamente da nossa Mnada, que est ligada Unidade, ao UNO. b) o Fio da Conscincia vem diretamente da alma. Est ancorado na cabea, que onde fica a sede da consciencia. c) o Fio da Atividade criativa iniciado e construdo pelo ser humano. Quando construdo com suficiente cuidado, fica ancorado na garganta. Este fio construdo pelo homem, atravs das idades. Ele uma extenso, ou melhor, uma sntese dos dois fios bsicos, acima referidos. Este trs fios, que devem ser bem visualizados no trabalho do antahkarana, estendem-se do corpo fsico at ao corpo etrico e deste ao corpo astral Corpo fsico----corpo etrico----corpo astral Estendem-se da seguinte forma: Do corpo fsico ao corpo etrico, passando do corao ao bao e da ao corpo de prana, que o corpo vital, denominado corpo etrico.---- a, devemos uni-lo com a fora das ptalas da vontade egica. Do corpo etrico ao corpo astral. Para conseguir esta passagem, faz-se passar este fio pelo plexo solar e deste ao corao e. da.para o corpo astral. Atravs da visualizao recolhe-se a energia do fio acima mencionado.une-se com a fora das ptalas do conhecimento. Ateno referencia das ptalas, no podia deixar de escrever assim pois esta tcnica ensinada pelo Mestre com estas palavras.

Simplifico a seguir para melhor compreenso: Esqueam a palavra ptala e lembrem-se que devem unir os fios usando a fora de vontade egica, ou seja, a fora de vontade do Eu Superior. No segundo caso, usada a fora do conhecimento, que significa se aprenderem muito bem esta tcnicaisto , que o ensinamento no fique colado com cuspo (desculpem a frase) o conhecimento, obtido pela compreenso do que estudaram, dar ao trabalho uma fora extraordinria porque a visualizao se torna muito forte, atravs da Sabedoria obtida pelo Conhecimento. Outro cuidado a ter o seguinte: esses trs fios so energias fortes, diversificadas e concentradas, que tm de ser unidas num fio nico mas sem se misturarem. Deve visualizar-se um fio composto por trs fios que permanecem distintos. Para uma boa visualizao lembro que o corpo etrico feito de luz dourada e que o corpo da alma construdo de luz branca pura. As energias que fazem parte da cincia do antahkarana So as energias com que teremos de trabalhar: Com o sistema das energias entrantes isto , com todas as energias que penetram no planeta e se espalham em diversas funes; Com o processo do seu uso, nas diversas situaes;-- (o modo como so usadas ou utilizadas por ns); Com a transformao que sofrem nos processamentos e nas fuses. (Ao usarse uma energia, seja no que for, bom ou mau, essa energia se transforma, fundindo-se com as energias j existente no decorrer do ato); Lida-se tambm com as energias que partem e com o seu relacionamento com o ambiente da Terra..sabemos que as energias que chegam, tm de partir depois de terminarem os processos acima referidos. Quando j tiverem alguma prtica desta cincia, tero, muitas vezes, de transmutar algumas destas energia que partem, transmutando-as em luz e amor. Isto importante porque essas energias so a base dos centros de fora existentes no planeta. As energias que entram e partem: Essas energias que entram e saem constituem .. duas grandes estaes de energia. Uma caracterizada pelo poder e a outra pelo amor. Todas as energias dessas grandes estaes esto direcionadas para a iluminao de cada um de ns.e para a humanidade como um todo. Como que isto acontece? Essas energias que entram e saem, so emanadas, trabalhadas e dispersadas por Seres que compem a Hierarquia. Esta a cincia do antahkarana, ou seja, a cincia do Caminho. J vimos que o antahkarana o fio da consciencia, da inteligncia, e o agente capaz de responder a todas as reaes sensveis. Como construdo o fio da consciencia? Este fio desenvolvido pela alma, depois de ter sido vertido pela Alma do Mundo.

A Alma do Mundo verte o seu delgado fio de consciencia senslvel em todas as formas, em todas as clulas do corpo e em todos os tomos. Ento, a alma humana repete o processo em relao personalidade. Isto faz parte do trabalho criativo da alma. Mas o ser humano, por sua vez, tambm tem de se tornar criativo, no sentido mental do termo, e deve repetir o processo porque em tudo o microcosmo se assemelha ao macrocosmos. Assim: Atravs do fio da vida, a alma cria e reproduz a personalidade ---- atravs da qual funciona e se expressa. Depois: Atravs da construo do antahkarana, a alma, desenvolve a consciencia no plano fsico e mais tarde---- sobe no espao ---- (i.e. eleva-se aos mundos subtis) --atravs da meditao e do servio---- erguendo-se at aos trs aspetos superiores do mundo mental. Quando isto acontece . A alma completa a Senda isto , completa o Caminho de Retorno ao Centro---que semelhante ao caminho da sada. Este o novo ciclo de experiencia, de desenvolvimento psquico e de um novo mtodo de estar na Terra. A PRXIMA LIO SER A LTIMA E SER DEDICADA AO EXERCICIO DA CONSTRUO DAS PONTES. Lio preparada por MariaHelena Guerra Sabedoriaviva 26 de Setembro de 2012

1 A ERA DO AQURIO E A CIENCIA DO ANTAHKARANA LIO n QUATRO PRIMEIRA PARTE CIENCIA DO ANTAHKARANAEXPLICAO A MNADA e a ALMA Relendo a matria que deixei nas lies anteriores, verifiquei que ao tentar resumir me esqueci de alguns assuntos indispensveis. Nem todos tm os mesmos conhecimentos e eu tenho o dever de me lembrar disso. Aqueles que j conhecem o que vou acrescentar, leiam, pois servir para relembrar. Vou acrescentar algumas coisas referentes alma e mnada, bem como da sua ligao ao homem. Comeo com a pergunta O que a Mnada? A Mnada uma exteriorizao ou aspeto da energia divina. Manifestada no tempo e no espao. o que quer isto dizer? -nos ensinado que o Logos Solar ou Entidade Espiritual, emanada da prpria Divindade explicada como sendo a Trindade das religies:- composta, em si mesma, da seguinte forma: 1. O PAI . Que significa a Vontade 2. O FILHO Que significa o Amor-Sabedoria 3. O Espirito Santo .. que significa ..a Inteligencia Ativa Na verdade a realidade que aprendemos com a explicao dos Mestres e com o ensinamento dos antigos Livros, aquela realidade ensinada e defendida pelo Teosofia, diz-nos que: o Logos Solar um Espirito emanado da Mente Infinita..nosso..PAI e que a sua constituio e o seu Trabalho, de acordo com a vontade do Pai : Gerir, emanar e difundir energias e foras . para tudo e para todos, que permanecem no Seu Espao--- o Sistema Solar essas energias vo permitir ao homem adquirir as qualidades superiores que so VONTADE.AMOR-SABEDORIA e INTELIGENCIA ATIVA O Logos Solar, cumprindo o desejo do Pai e o Seu Tomou para Seu uso em cumprimento do desejo do Pai. Uma certa medida do espao (uma poro de Espao) e uma poro da substancia primordial, que preenche todo espao, ..e deu-lhe Forma e vida com a Sua prpria vida e consciencia.

Assim, o Logos Solar limitou-se no tempo e espao.


E criou tudo o que est contido nessa poro de espao e de tempo.

2 Tudo o que se v e o que se no v. E dentro dessa poro de espao, continuar criando, tempo fora, por todas as eras enquanto existir este universo. A Mnada seguiu o processoem tempo e em espao, de maneira semelhante. Mas existe grande diferena entre ambos: O Logos Solar ocupa uma determinada poro de espao, num determinado lugar, desloca-se no espao de maneira idntica aos planetas e a todas as outras coisas que ocupam um espao determinado. A Mnada que se criou de forma idntica em espao e em tempo possui caraterstica inigualveis No tem Espao determinado Pode ocupar todo o espao de que tiver necessidade para desempenhar o seu trabalho obreiro de acordo com as disposies Divinas. No tem padres estabelecidos para se Deslocar A Mnada desloca-se livremente no Espao cumprindo os padres determinados pela Divindade no plano Vida. A mnada tambm uma emanao da prprio Divindade. Ela espirito e energia, que so os componentes da substancia primordial A sua funo divina a mais misteriosa e a mais maravilhosa DAR A VIDA A TUDO O QUE EXISTE. No plano fsico e nos corpos fsicos, a Mnada, controla o seu aparecimento atravs do Sutratma e do Antahkarana. Isto , atravs dos aspetos vida e consciencia ou fio da Vida e Fio da Consciencia. Antes de explicar o que disse em cima, vou resumir, o seguinte: O princpio vida o fluxo de energia divina que se manifesta em todas as formas existentes. No homem, centra-se, temporariamente, no corao. Controla todo o corpo fsico atravs da corrente sangunea, pois o sangue vida, e usa o corao como o seu rgo principal. O principio consciente a alento de todas as coisas. no homem est, temporariamente, centrado no crebro e usa o sistema nervoso como o seu instrumento, movimentando as intrincadas extenses da medula.que o rgo da sensibilidade. Concluso disto 1. O principio vida . a Vida, propriamente dita.

3 2. O principio consciente . o resultado da unio entre o principio vida com a substancia primordial. a soma total dos predicados de ambas as manifestaes divinas. o Principio Vida ---- denominado:- Mnada ou Alma Mundi o Principio consciente ---- no homem denominado:- Eu Superior ou Alma

O Eu Superior ou Alma, que habita um dos planos do mundo mental superior, faz a sua ligao ao corpo fsico do homem atravs de pequenas emanaes de si mesmo, que vo sendo cobertas com as matrias dos planos mais densos, dando lugar criao dos corpos subtis como o corpo mental, o astral e o etrico-fisico. Isto quer dizer, que a Alma vai construindo para si mesma veculos que lhe permitam descer s regies cada vez mais densas at chegar ao plano fsico. A emanao da Alma que aqui chega, est j totalmente desligada das qualidades especiais que possui no mundo mental. Por esse motivo, lhe chamam eu inferior por ter perdido as qualidades devido matria grosseira de que est rodeado. Essa pequena emanao da alma, pode ficar uma vida terrena em plena letargia ou sonolncia. Ela est coberta pelos vus da densidade da matria e s a vontade do homem, atravs do seu princpio consciente, alojado no crebro, pode rasgar esses vus que cobrem a alma. Por isso, O eu inferior a soma total de tudo o que qualquer um de ns pode expressar. De tudo o que tem sido acumulado atravs das sucessivas encarnaes. Disso no temos consciencia por se encontrar coberto pelos referidos vus. O eu inferior, ou a manifestao da alma na terra, que habita no corao, tambm a soma total dos predicados do Eu Superior, mas.devido densidade da matria do plano fsico e aprendizagem, que temos de fazer aqui na terra os referidos atributos espirituais so cobertos com um vu.que se vai.desvelando no decorrer das idades e das encarnaes, de acordo com a evoluo de cada um. Apesar de tudo isso, devido Inteligencia Ativa.., que ocorre graas ao correto uso da mente ---- o homem pode criar: a) Cria o seu corpo fsico - em sua forma exterior (reproduo sexual). b) Cria, no tempo e no espao, de acordo com os seus desejos, tudo o que conhecemos no plano fsico como criado ou inventado pelo homem.

4 c) A alma do homem cria por ao direta da mente inferior. Da surgem as ideias, conceitos, escrita, fala, artes criativas etc. etc. a isto que se chama m os produtos do pensamento dos pensadores da raa. d) Da mesma maneira, usando a mente inferior em suas meditaes, o homem pode criar atravs da alma tudo o que quiser nos mundos ou planos subtis. Conseguir ou no conseguir, tudo depende do trabalho e da evolup de cada um. Este o momento de lembrar que o atributo, pelo qual somos capazes de criar ou construir nos planos subtis --- so os pensamentos-forma, apoiados pelo conhecimento concreto ou real. Este conhecimento faz-nos materializar os sonhos e trazer as ideias existencia, utilizando para isso a mente inferior. Insisto numa das partes, cujo saber importante. Qual a diferena entre o Antahkarana e o Sutratma? O Antahkarana conhecido como o fio da consciencia O Sutratma conhecido como o o fio da Vida Um a base da imortalidade e o outro a base da continuidade Agora interessa compar-los e ver as suas diferenas. FIM DA 1 PARTE Lio preparada por Maria Helena Guerra 6 de Outubro de 2012 Sabedoria Viva

A ERA DO AQURIO E A CIENCIA DO ANTAHKARANA LIO n QUATRO SEGUNDA PARTE CIENCIA DO ANTAHKARANAEXPLICAO A MNADA e a ALMA CONTINUAO Repetio Insisto numa das partes, cujo saber importante. Qual a diferena entre o Antahkarana e o Sutratma? O Antahkarana conhecido como o fio da consciencia O Sutratma conhecido como o o fio da Vida e como o Cordo de Prata. Um a base da imortalidade e o outro a base da continuidade na Vida . Agora interessa compar-los e ver as suas diferenas.

Comeo da lio: O Sutratma ou fio da Vida, tambm denominado- cordo de prata Tem-se falado muito do Sutratma ou cordo de prata, mas aqui s nos interessa o que os Mestres nos ensinam no que diz respeito matria que estamos a estudar. O Sutratma o fio que liga e Vivifica todas as formas manifestadas seja o homem, o Deus, o vegetal ou o cristal. a) Deram os nomes de Cordo de Prata e de Sutratma ao fio de vida que liga e Vivifica todas as formas manifestadas, sejam elas quais forem. Para mim o nome mais apropriado o de fio da Vida e daqui por diante usarei --Fio de Vida, e/ou o de Sutratma, de acordo com a exigncia da explicao. b) O fio de vida a uma corrente direta de Vida inaltervel. Explicando melhor: uma corrente de energia misteriosa que flui diretamente do Centro para a periferia ---- ou seja --- que flui diretamente da Fonte Divina para todos os lados. c) O fio de Vida cria cada processo individualmente, assim como, superintende a evoluo total de todas as formas, porque Tudo o que existe, seja o que fortem a sua evoluo prpria e o seu tipo de vida prprio. d) O fio de vida a Vida emanada da Mnada ou Alma Mundi, que se diversifica de acordo com as formas a criar. Para as formas Humanas ela criou no mundo mental superior o Eu Superior ou Alma. Que como sabemos, atravessa os planos subtis at alcanar o plano fsico. e) Por isso, tambm , por vezes, denominado o fio da alma. Este fio, ou Sutratma uno e indivisvel. Este fio transporta a energia da vida e ancora-se no corao. Todas as formas de expresso divina tm este fio ancorado em algum ponto focal

central. Diz o ensinamento que este fio nada . e que nada permanece dele a no ser a Vida. O Fio da consciencia O Fio da consciencia composto pelas energias bsicas. Aquelas de que falmos acima, que se limitam no tempo e no espao para o comeo da criao ou de qualquer outra coisa. Esse um processo inexplicvel que s pode advir do Infinito ou Mente Infinita. uma manifestao divina; pois atravs dela que o animal --- se transforma em homem consciente. O antahkarana o agente ou construtor do fio da consciencia, trabalhando a individualidade consciente das formas de vida em expanso progressiva. Isto de acordo com a evoluo natural, o antahkarana usa o fio da consciencia e vai construindo dentro dos seres, aquilo que se chama personalidade consciente. Esta construo ou processo pode ser definido assim: 1. O fio de vida trabalha de cima para baixo. Isto quer dizer que o fio de vida sai do Grande Centro ou Fonte para o exterior fsico e desce em direo ao plano mais denso que existe.

2. O fio da consciencia ou antahkarana trabalha de baixo para cima e de fora para dentro: 2.2 De fora para dentro significa que: As encarnaes sucessivas trazem o conhecimento e a prtica que o homem vai adquirindo ao longo das eras, pelas encarnaes sucessivas. Isso vai modificando o interior do homem e vai proporcionando a necessria evoluo espiritual. Essa preparao adquirida de fora para dentro, atravs do conhecimento e sabedoria adquiridos e vai preparando o nosso interior para a construo das pontes imprescindveis para o Caminho do Retorno. 2.3 De baixo para cima quer dizer: Quando a preparao acima referida est pronta, o ensinamento da construo do antahkarana, ou seja, da construo das pontes, aparece a cada um de ns, que j se encontra preparado. Significa, que podemos aprender a construir as pontes que iro subir e penetrar nos mundos mais subtis at alcanar, com o passar do tempo e com a prtica adquirida, a Fonte Espiritual, ou seja, oMundo das verdadeiras Realidades. Significa que chegou para cada um de ns a possibilidade de trabalharmos interiormente para concretizarmos a finalidade para a qual fomos criados

essa finalidade Retornarmos a Casa, Fonte Central, ao Seio do Pai. Retornarmos ao Principio do TODO MENTE INFINITA. Pois todos ns somos Filhos da Mente. O Caminho de Retorno Os ensinamentos dizem que o caminho de retorno se inicia quando se atinge a interrelao entre a alma e os trs mundos da sua expresso, que so, os trs mundos do esforo humano, das nossas vivencias no campo das reencarnaes. Isto significa que: necessrio que cada um de ns reconhea a existencia da alma que habita dentro do corpo fisico. Que reconhea como nico ser a Alma.. que ns somos, porque ns no somos o corpo fsico, este apenas o veculo de que ns/alma nos servimos para nos manifestarmos aqui neste mundo fsico. Este reconhecimento como alma, significa que estamos acordados, que estamos vivendo a vida que recebemos do Pai. Que se reconhea que os corpos fsico, astral e mental, so veculos exclusivos para a manifestao da alma na terra, no astral e no mental, enquanto duram as encarnaes. Que se reconhea, que se perceba, que se sinta, que s vivemos atravs dela, alma. Ignor-la, deix-la adormecida perder uma encarnao, porque nada do que se faa aqui na terra transmitido ao Eu Superior, devido ao sono em que a alma est mergulhada. O corpo fsico grava em nosso tomo Nous os acontecimentos e apenas os Senhores do Karma, que regem as reencarnaes, tomam conhecimento do mau uso feito dessa encarnao, da perda da oportunidade concedida. Isso pode levar a que a reencarnao seguinte seja dolorosa a fim obrigar o fio da consciencia a despertar a alma. preciso reconhecermos a existencia da nossa alma dentro de ns prprios. preciso dar-lhe total liberdade de manifestao, preciso vigiar todos os dias para no deixarmos que o crebro do corpo fsico tome conta do nosso dia-a-dia e nos faa olvidar quem somos; porque s assim conseguiremos abandonar a vida exterior e comear a identificar e a registar interiormente o reconhecimento da vida verdadeira. O fio da consciencia est ancorado na cabea. A modificao acima referida faz com que seja emitido, daquele centro, um fio de energia colorida que nos ajuda neste processo de modificao. Esse fio colorido, ns o podemos elevar at ao grande centro de energia que a mente. A mente est localizada no mundo mental. Usando o poder da visualizao, podemos erguer esse fio colorido at ao mundo dos pensamentos, que o mundo mental.

Esse trabalho produz em ns a chamada integrao interior, a qual vai tornar possvel estarmos conscientes no plano mental. Neste ponto, qualquer um de ns est apto a comear a treinar a construo das pontes. Este conhecimento sobre a Mente muito importante porque atravs dela que iremos elevar a ponte. Eleva-se o fio da consciencia e o fio da vida at ao grande centro de energia a mente e a os iremos unir. Veja-se a importncia da mente no trabalho das pontes. A prxima lio ser sobre a mente. Lio preparada por MariaHelena Guerra 21 de Outubro de 2012 Sabedoria Viva

A ERA DO AQURIO E A CIENCIA DO ANTAHKARANA LIO n QUATRO TERCEIRA PARTE CIENCIA DO ANTAHKARANAEXPLICAO a importncia da MENTE Os vrios aspetos da mente A filosofia esotrica ensina que no mundo mental, a mente tem trs estados, os quais constituem a parte mais importante da natureza do homem. Esses estados so: A. a mente concreta inferior que o princpio do Raciocnio ; B. o Filho da Mente. A que chamamos de Ego Eu Superior ou Alma. Este o principio da Inteligencia e designado por muitos nomes na literatura esotrica: ex. anjo solar, agnishvattas, principio crstico, etc. C. a mente abstrata superiorque o guardio das ideias e o mensageiro da iluminao para a mente concreta inferior chamo a ateno para o facto de que a Iluminao s acontece quando a mente concreta inferior se encontra em comunicao interna com a alma, que est ancorada no corao. Os trs aspetos acima mencionados so designados, nos ensinamentos dos Mestres, da seguinte forma: A. mente recetiva B. o Filho inferior da Mente ou Mente Individualizada C. mente abstrata superior ou mente iluminada Ateno Os Mestres explicam que no inicio do Caminho, existe em todos ns um hiato ou omisso entre a mente concreta inferior e a alma ancorada no corao,. A, ela passa muito tempo adormecida ou em letargia. porque no a deixamos acordar. Muitos de ns nem sequer sabem o que a alma ou no acreditam na sua existencia. Essa lacuna tem de ser preenchida, isto . temos de acordar a alma e reconhecermos que ela .o Filho da Mente e ns, como seres verdadeiros somos essa alma e no este corpo fisco. Se no se reconhecer e sentir isso, se no comearmos a viver como alma, se no deixarmos de ser apenas o corpo fsico, nunca atingiremos a iluminao. Contudo, essa lacuna trs o benefcio de nos fazer desejar alcanar a Unidade ou fazer a unificao, ou efetuar o alinhamento com os corpos subtis. Essa uma verdade intuitiva. O processo de alcanar o que acima refiro atravs da construo das pontes do antahkarana. Essas pontes tambm nos ajudam a compreender muitas outras coisas, incluindo a prtica de corretas relaes; assim como, o trabalho mgico e criativo da alma. Essas pontes tambm nos ajudam a mudar o nosso foco de ateno do plano astral para o plano mental. Conseguindo isso, as emoes perniciosas do plano astral so substitudas pela luz e amor do plano mental. Simbolicamente o antahkarana o Caminho. .

Passo a passo, de estgio em estgio, construmos esse Caminho. A esse respeito o Mestre diz-nos: do mesmo modo que a aranha tece o seu fio, construireis o vosso Caminho. Esse Caminho de volta, teremos de o construir dentro de ns e para isso h que aprender e praticar. Para ajudar, o Mestre d-nos as seguintes sugestes de trabalho: 1. Treinar o crebro para responder inteligentemente s impresses sensoriais que recebemos do nosso mundo exterior. lembro que so muitas as vezes que olhamos e no vemos. Os Mestres dizem que as revelaes so muitas, mas apenas os olhos da alma as veem. De facto, se mantivermos abertos os olhos da alma veremos coisas extraordinrias coisas que muitos outros no veem. Tenho a certeza, que vrios de vs, quando lerem isto, se lembraro de algo que j vos aconteceu o que j viram. 2. Treinar a mente de forma a a) Entender com inteligncia as informaes que o crebro fornece mente; b) Criar formas-pensamento em resposta s reaes emocionais negativas que as pessoas pem em ao atravs da sua natureza de sensao-desejo; c) Criarmos em ns a vontade e a prtica de sermos um ser espiritual em ao. Nota mesmo que no estejam interessados em tentar construir as pontes de retorno, lembrem-se que estamos atravessando um perodo muito difcil socialmente e que tambm estamos num perodo de transio espiritual. Por isso, devemos ajudar os Seres que incansavelmente trabalham para a humanidade, ajudando a estabelecer os alicerces para o surgimento de uma nova espcie de seres humanos. Aqui, vou citar de novo o Mestre, quando Ele afirma: o homem l o seu destino nos cus e o escreve em sua vida na terra; ele reduz, consciente ou inconscientemente, a ideia de sua alma forma devida e apropriada, de modo a que cada vida some cada experiencia at que a alma esteja co mpleta. O poder da mentecomo us-lo J foi dito aqui que atravs do poder da mente que se constri o antahkarana, ou seja, as pontes de ligao. Temos de recorrer a vrios fatores para dominar e usar este poder. O que fazer para conseguir a construo das pontes Segundo o Mestre D. Khull, devemos usar a: A. Viso o primeiro passo desenvolver uma viso clara do que se vai construir e para onde se quer ir. Uma viso clara e forte sempre alcana o objetivo. No esqueam que a viso desenvolve a f; desenvolve a fora de vontade; faz terminar a ansiedade e a dvida. Uma viso forte e clara gera a confiana em ns mesmos. B. Visualizao . Temos de ver com os olhos da mente e da alma. um exemplo para treinar a visualizao: tome uma folha de papel e desenhe dois fios, um fio (representar o fio da consciencia) passando pelos locais que .

indicarei no exerccio, o outro ser o fio da vida. fixe o desenho numa parede e pelo poder da mente visualize os corpos, os locais por onde passam os fios e construa a ponte. Assim, quando for fazer a meditao, o trabalho da construo ser muito mais fcil. C. Motivao . a fora que impulsiona e permite desenvolver o projeto. Se a vossa motivao for forte para alcanar o Caminho do Retorno; [isto , se o vosso desejo de evoluo espiritual for forte], .. a motivao vos levar a serem um novo ser espiritualizado a caminho da Fonte; o vosso objetivo ser alcanado com muito mais facilidade. D. Ajuda . a ajuda que vs necessitais sempre existir. Mas preciso que a queiram, que a peam aos Mestres; que a recebam e trabalhem sincera e persistentemente por ela, para que se transforme em aceitao e compreenso. E. O Poder da Compreenso esotrica . Quando no se conhece uma matria, um assunto, um trabalho a fazer, a nossa mente, carecendo de conhecimento, preocupa-se e comea fazendo imensas e nervosas perguntas; mas se o processo lhe for explicado, ficar a saber que tudo ir trabalhar a seu favor, ento relaxa-se,.. porque compreende que tudo ir ser para um bem maior. F. O Eu Superior ou alma e a Mente. O nosso Eu Superior ou alma expressa-se atravs da mente. Por isso, o Eu o senhor da mente fsica ou concreta. o Senhor do corpo fsico. Ele est por detrs de todos os pensamentos. Essa a razo pela qual nos devemos identificar com o Eu Superior ou Alma. Ele muito maior do que o pequeno eu pessoal. Para o bom resultado da construo das pontes (antahkarana) devemos lembrarmo-nos que o Eu Superior o centro da consciencia.daquela grande Realidade Una ou Espirito que penetra todo o universo e que est em conexo com todas as formas de Vida e Existencias.. cujo Centro o ABSOLUTO ou DEUS. O Grande EU do Universo. Isso diz-nos que se construirmos a ponte antahkarana em direo ao nosso Eu Superior, que habita no mundo mental superior,com a prtica e o tempo alcanaremos a recetividade do ABSOLUTO ou MENTE INFINITA ou PAI. Essa recetividade concede-nos o domnio sobre a mente fsica, sobre a energia e sobre a matria. Significa isso que entrmos no Caminho do Homem Perfeito e que da por diante poderemos trabalhar em conjunto com os Mestres, atravs do nosso Eu Superior. Nota Devem ter sempre presente que a mente est subordinada ao Eu Superior que Espiritoe que para alcanarem isso, devem despertar a Alma, que est ancorada no corao, para que ela estabelea essa ponte. A verdadeira mente obedece s ordens do Eu Superior, quando dadas com firmeza e inteligncia. No esqueam que o EU subordinado, exclusivamente ao ABSOLUTO, que o Centro do SER. Que o EU ou EGO comanda a mente, a energia, a matria e que o seu domnio pleno sobre esta trplice manifestao. .

Continuando a chamada de ateno, lembro de novo que para o desenvolvimento de um trabalho verdadeiramente positivo necessrio: Possuir o Conhecimento, pois este trs o domnio; Possuir o Dominio, pois este trs os Resultados, desde que usados por habito e pratica; No esquecer que o EU pensa atravs da Mente superior; No esquecer que no deve usar a palavra Alma como sinnimo de Espirito, porque a Alma o EU rodeado dos seus princpios mentais. Que so a mente intuitiva, o intelecto e a mente espiritual:- esses princpios constituem a nossa mente; esses princpios esto agrupados ao redor do EU, formando a nossa alma, isto , a alma do individuo. Ao passo que: o Espirito a Alma da Alma Mundi, o EUcomo Ser Real. Como Centelha Divina. Por isso, o primeiro passo consiste em alcanar o domnio da nossa prpria mente. Isso consegue-se usando a Vontade. Em qualquer um de ns, essa Vontade uma manifestao do Eu Superior. Usando a Vontade, dominamos a mente, a partir da, podemos gui-la, govern-la e dirigi-la. No devem esquecer que a Mente Superior um Centro de Energia localizado no mundo dos pensamentos, o mundo mental. Este o fim das explicaes. Vou descrever o exerccio antahkarana, da forma mais simples possvel. Espero conseguir que todos percebam, no entanto, j sabem que sempre podem pedir explicaes. At prxima lio que ser apenas o exerccio completo. Desejo para todos um trabalho fcil e com bons resultados. Um beijo em vossos coraes. Lio preparada por MariaHelena Guerra 10 de Novembro de 2012 Sabedoria Viva

5 LIO -- A ERA DO AQURIO--- FIM --EXERCCIOS CONSTRUO das PONTES ANTAHKARANA Lio n 5 --- FIM
Como aqui j deixei ensinado, a cincia do antahkarana a cincia da manipulao da Luz. E o objetivo da construo das pontes fazer a sntese, isto , fundir numa s Luz as luzes inferior e superior. Lembro que a construo das pontes feita atravs do trabalho que se executa, essencialmente, nos nossos dois corpos de Luz: O nosso corpo etrico ou vital, que feito de luz dourada; O nosso corpo de Luz. Que o corpo da Alma, habitando num dos planos superiores do mundo mental, vem sendo construdo, ao longo das nossas reencarnaes, com a mais pura luz espiritual. O tempo da sua construo depende da maneira como vivemos as nossas vidas na terra; se uma encarnao no for aproveitvel (ex: no deixarmos a alma acordar e no lhe darmos total liberdade) essa encarnao nada acrescentar construo desse corpo de luz. Tambm quero lembrar que: a LUZ a forma superior da matria densa. a LUZ a qualidade principal da alma no mundo mental. e que a sntese da luz superior com a inferior absolutamente indispensvel evoluo da humanidade e dos restantes reinos da Terra.

E lembrar, que a alma est colocada entre o corpo fsico e o esprito: Esprito---alma---corpo fsico, sendo a alma a representao do Eu Superior nos corpos que compem o homem. Tambm vos disse que todas as energias recebidas em nossos corpos, provenientes de todas as direes e Fontes Superiores, chegam at ns atravs do Fio da Vida, que tambm designado com os nomes de Sutratma ou cardo de prata, (este ltimo nome no representa exatamente o que o Fio da Vida. Digo isto s para fazerem uma ideia, quando encontrarem esses nomes em vossas leituras. Coisas a Ter em ateno antes de comear o trabalho Todo o exerccio se baseia no maravilhoso Fio da Vida. Por isso, importante que aprendam as suas capacidade e propriedades. O Fio da Vida trplice; sendo constitudo pelos fios:

A) o Fio da Vida, propriamente dito; que provm diretamente da Alma Mundi ou Mnada, ou seja, do UNO ou Unidade, descendo at ao plano fsico atravs de nossos corpos subtis. Ancora-se no do corao do corpo fisico. B) o Fio da Consciencia, provm diretamente da alma, como expresso do Eu Superior; este fio incorpora-se nos corpos subtis at se ancorar na cabea do corpo fsico, onde est situada, a sede da consciencia; C) o Fio da Atividade Criativa este fio foi iniciado e tem vindo a ser construdo pelo prprio ser humano desde o princpio da humanidade. Desde sempre que est ancorado no chacra da garganta do corpo fsico, e, para fins evolutivos, uma sntese dos outros dois fios. Estes trs fios devem ser bem visualizados, com muito cuidado, trabalho. durante o

Estes trs fios so constitudos por TRS das mais fortes, diversificadas e concentradas energias existentes. ESTES TRS FIOS TM DE SER UNIDOS, durante o trabalho, NUM FIO NICOMAS SEM SE MISTURAREM. Deve ser feita a visualizao de um s fio, composto por trs fios juntos sem estarem misturados, torcidos ou enredados.

PRIMEIRA PARTE dos EXERCCIOS


A construo da ponte Interna Quem ainda no tiver construdo esta ponte, dever trabalhar para a isso porque nenhuma outra ponte pode ser criada com xito, se esta no existir. A Ponte Interna. a conexo entre a alma e a personalidade ou, dito de outra forma: a conexo entre o Ser interno e o ser externo. Explicao A alma o Ser interno que est ancorado no corao; A personalidade o ser externo ou ego/fsico, aquele eu pequenino que possuidor de muitos mais defeitos do que virtudes; A Alma criou a personalidade para poder exprimir-se no corpo fsico; Isto quer dizer que:--- a personalidade, assim como o corpo fsico foram . Criados--- exclusivamente--- para servirem de veculo de expresso ao Eu Superior/Espirito, que se manifesta atravs da alma. Que um desdobramento de si prprio. Ao criar a personalidade a alma concedeu-lhe o livre arbtrio de acordo com as leis divinas. Por isso, de acordo com essas mesmas leis, cada ser humano nasce com esse o conhecimento ----- mas a educao imposta pelos pais ignorantes, leva a criana a perder e a desligar-se desse conhecimento. Quando adulto, dependendo da evoluo espiritual dos pais, pode at negar a existencia da alma ou pensar que ela algo distante e lendrio, que no faz parte da sua vida real isto , da vida que ele pensa ser real. A alma depois de silenciada no volta a manifestar-se a no ser que a personalidade lhe d motivos e faa esforos para ela se expressar.

O homem-personalidade no nada; no vai a lado algum,..porque no cumpre as leis divinas..porque se encontra --- desconectado --- do Espirito, cuja expresso a alma que habita em seu corao. Aqueles que vivem apenas como personalidade material e que no acreditam na alma; que no a deixam expressar-se; que no tentam obter a conexo com ela; esses apenas.. vivem meia-vida, por se encontrarem desconectados do Eu Superior e, por isso, de toda a Luz Espiritual que enviada ao homem pela Alma Mundi, atravs do Fio da Vida. O homem-personalidade-material que parte para o outro lado desconectado da alma vai habitar um dos subplanos mais densos do baixo astral, ficando preso entre a multido confusa e desorientada, onde alguns continuam a pensar e sentir que ainda esto vivendo na Terra. Esses so os que se intrometem nas sesses espiritas, se tornam mensageiros usando o nome de grandes Mestres, etc., etc., etc., O que tem de bom nessas manifestaes que elas provam que todos somos alma/espirito e no apenas corpo fsico. Este vai para a terra e transforma-se, pois na Natureza nada se perde, ou cremado e s restam cinzas. A alma parte e continua vivendo nos outros mundos e seus subplanos, de acordo com a evoluo espiritual de cada um.

Nota No esqueam que a alma como uma criana, ela precisa dos conhecimentos que so adquiridos aqui na Terra. Se estiver adormecida durante toda a encarnao, no adquire conhecimentos, assim, quando se acha no outro lado fica confusa porque no tendo aprendido que existe uma outra vida para alm da vida da Terra, sente que continua vivendo na Terra. Para sair desse estado, precisar da ajuda de outros seres, mas necessrio que ela aceite essa ajuda. Etc., etc.,etc.

EXERCICIO PARA DESPERTAR A ALMA Repetir, para si mesmo, vrias vezes ao dia, por vrias vezesonde quer que esteja: eu sou a alma, eu sou a alma, eu sou a alma, eu sou a alma,.., V olhando para dentro de si mesmo e sinta que no interior de seu corpo algo se agita. Em sua meditao diria faa o mesmo. Com a repetio, as sensaes interiores vo aumentando. Quando estiver meditando, chegar o momento que sentir a sua coluna agigantando -se em altura, o mesmo acontecer com o corpo fsico; essa sensao de altura ser tanto maior quanto maior e mais duradouro for o recolhimento interior. Durante esses momentos ser invadido por uma sensao de bem-estar, felicidade, amor e alegria. Com a continuao, esse sentir perdurar cada vez mais tempo nas horas do seu dia-a-dia. Passar a ter a certeza que no seu interior existe uma vida muito mais bela do que a vida exterior. Faa com que a vida exterior seja igual interior, o seu trabalho de todos os dias e de todas as horas. Havero muitas horas do dia que se esquecer que existe essa vida interior, mas com fora de vontade, chegar o momento em que essa vida interior se manifesta imediatamente, bastando repetir, sempre que necessrio, eu sou a alma,

eu sou livre, eu sinto amor, alegria e felicidade eu me expresso atravs deste corpo fsico Quando sentirou quem j sentir as sensaes acima referidas ..PARABENS . A CONEXO ALMA/PERSONALIDADE, est ou foi OBTIDA.

Mas no esquea que: Deve repetir todos os dias, vrias vezes ao dia, o que acima est ensinado Para que a Conexo se mantenha e para que alma conserve a total liberdade de expresso Esta modificao regida por um fio de energia colorida, que se altera de acordo com o sucesso maior ou menor. Quem possui clarividncia pode observar as cores deste fio--- este fio o Fio da Atividade Criativa. QUANDO OBTIVER esta ponte . NO DEIXE PERDER MARAVILHOSO porque ele transforma a vida de qualquer pessoa. esse PODER

Agora,.. a principal meta foi obtida ----- a unidade ou conexo entre a alma e a personalidade. Esto prontos para iniciar a construo do antahkarana

SEGUNDA PARTE DO EXERCCIO


EM PRIMEIRO LUGAR - Juntar os fios que formam o Trplice Fio da Vida - fio da vida, propriamente dito; - fio da consciencia e fio da atividade criativa. Visualize-se dentro de si mesmo, no centro do crebro. Pelo poder da imaginao, da mesma forma que a aranha tece a sua teia, pegue no fio da consciencia, cuja ponta est no centro do crebro, e leve-o at ao chacra da garganta. A, procure o outro fio, o da atividade criativa, e do mesmo modo, . faa esses dois fios descerem, um ao lado do outro, at ao corao, onde se encontra o fio da vida e junte os 3 fios. Para ajudar, deixo a seguir, uma espcie de mapas. Melhor no foi possvel porque o programa de texto da rede, no deixa fazer mais. Em primeiro lugar.. obter a:- Juno do Trplice Fio da Vida MAPA As setas representam os fios Cabea Fio da Consciencia, cor transparente

Garganta Fio da consciencia + Fio da atividade criativa,

. em cor azul claro (neste trabalho),

Corao Fio da consciencia + fio da atividade criativa + fio da Vida, da cor cristal transparente com as sete cores do arco iris.

Neste momento, temos os 3 fios, que ficaro lado a lado sem se misturarem. Eles sero tecidos no percurso da construo da ponte anthakarana. Em segundo lugar -- Fazer o Percurso desses fios nos corpos subtis Continuar a visualizao, acompanhada da imaginao e da intuio. PRIMEIRO.. do corpo fsico ---para--- o corpo etrico (de cor dourada): Pelo poder da imaginao e da visualizao, vamos tecendo os 3 fios que ancormos no corao do corpo fsico, fazendo-os penetrar no bao do corpo fsico. Da levamos os fios a penetrar no bao do corpo etrico. A..., no bao etrico, selamos os fios com um ponto de luz azul do 1 raio, regido pelo Senhor do Poder e da Vontade. Nota importante no esquecer que os corpos subtis esto INTERPENETRADOS, tal como os planos e subplanos dos mundos astral e mental. SEGUNDO.. do corpo etrico(dourado) para. o corpo astral: Continuamos tecendo os 3 fios que ancormos no bao do corpo etrico. Neste corpo, a partir do bao, vamos fazer passar os fios pelo plexo solar etrico e deste ao corao etrico. A, selamos os fios com luz dourada do 2 raio, regido pelo Senhor da sabedoria e iluminao. A seguir, tecemos os fios diretamente para o corao do corpo astral. A, selamos os fios com um ponto de luz branca do 4 raio , regido pelo Senhor da ressurreio e ascenso. TERCEIRO.. do corpo astral para o corpo mental: Continuamos tecendo os 3 fios que ancormos no corao do corpo astral. Esta passagem tambem feita, diretamente, do corao do corpo astral para a Mente Superior do corpo mental. A, selamos os fios com um ponto de luz Violeta do 7 raio, regido pelos Senhor da transmutao, liberdade, magia e perfeio. QUARTO.. da Mente Superior diretamente parao Corpo de Luz Da Mente Superior, tecemos os 3 fios em direo ao Corpo de Luz, que habita no 4 subplano do plano mental. A., INTEGRAMOS EM CONEXO PROFUNDA OS 3 FIOS. Manter todo o tempo possvel.

DEPOIS ---- comear a visualizar a descida dessa Energia Superior pelo caminho percorrido, .tendo o cuidado de parar nos pontos de selagem para visualizar uma acumulao dessa energia. Quando chegar, de novo, ao ponto de partida do corpo fsico (o corao), visualizar o derrame dessa energia por todos os corpos, fsico, astral e mental. A partir do corao. Mantenha durante o tempo que lhe seja possvel. A construo da ponte est completa, mas vai precisar de refora-la durante toda a sua vida nesta encarnao. Termine agradecendo ao seu Eu Superior e Trindade Espiritual. MAPAS para ajudar a VISUALIZAO A seta representa os 3 fios

do corpo fsico ---para--- o corpo etrico, (de cor dourada):


CORAO .do corpo fsico

BAO .do corpo fsico

BAO .do corpo etrico selagem

do corpo etrico ---para--- o corpo astral


BAO .do corpo etrico

PLEXO SOLAR . do corpo etrico

CORAO . do corpo etrico Selagem

CORAO .do corpo astral Selagem

do corpo astral ---para--- o corpo mental


CORAO .do corpo astral

MENTE SUPERIOR.do corpo mental Selagem

da Mente Superior ao Corpo de Luz


CORPO DE LUZ

Integrao e conexo profunda


---------------Repita tantas vezes quantas puder, com a frequncia que puder, porque a finalidade deste trabalho, na parte espiritual que a mais importante, fundir as duas energias. A Superior com a inferior, para obter a evoluo da humanidade (criar um novo tipo de ser humano perfeito), e ajudar a evoluir o planeta e os restantes 3 reinos, pelos quais o homem responsvel. Nesta construo trabalhamos para a Hierarquia e para a Alma Mundi. No que diz respeita aos construtores dessas pontes, cada um poder ver por si prprio, a sua vida modificar-se e a sua evoluo crescer dia-a-dia. certo que quem mais trabalhar mais resultados ter, mas isso acontece com tudo em nossas vidas. AQUI FINALIZA ESTE ENSINAMENTO, que sei ser difcil, mas aqui estarei para as ajudas que forem necessrias. Desejo de todo o corao que sigam estas instrues e que tirem delas o melhor resultado possvel. 15 de Dezembro de 2012 Um beijo em vossos coraes de luz. MariaHelena Guerra Sabedoria viva

You might also like