You are on page 1of 20

A questo da construo do sentido e a reviso da agenda dos estudos da linguagem

Maria Margarida Martins Salomo* Abstract

This paper discusses, from a historical perspective, the change of linguistics object from the identification of structural unities or prediction of well formed sequences to the processes of meaning construction, as they are investigated in cognitive linguistics.

Introduo: breve nota histrica


O texto fundador da lingstica como ordem discursiva1, (texto, por sinal, jamais escrito por seu autor, como se Saussure incorporasse o temor pitagrico de que a representao da palavra a esterilizasse e a emudecesse), abre-se com recomendao expressa em favor da argcia epistemolgica: Qual o objeto integral e concreto da lingstica? A questo particularmente difcil (...) Outras cincias operam com objetos dados de antemo e aos quais se pode conceber segundo vrios pontos de vista. No assim na lingstica. Algum pronuncia uma palavra: um observador superficial se sentir tentado a ver nela um objeto lingstico concreto; no entanto, ela pode ser abordada como som, como expresso de uma idia, como correspondncia histrica, etc. Longe de preceder o objeto ao ponto de vista, deve-se dizer

* 1

Universidade Federal de Juiz de Fora/ PhD (University of California, Berkeley). Emprego o conceito de ordem discursiva nos termos de FOUCAULT 1969 (1971):43-64, como forma de organizao social que identifica e vincula os praticantes de atos culturais determinados.

Maria Margarida Martins Salomo

que o ponto de vista que cria o objeto; alm disso, impossvel predizer que perspectiva sobre os fatos h de se considerar superior s outras. 2 Armados dessa precauo frente massa heterclita dos fatos3 , melhoramos nosso entendimento dos critrios de validao adotveis para a abordagem que empreendemos. Apesar disso, impensvel imaginar que a escolha da lucidez como estrada real da investigao nos salve da densidade arqueolgica de outras determinaes sobre nossa aspirao ao conhecimento. O prprio Saussure sucumbe ao peso de 2500 anos de tradio de estudo da linguagem como escrita, dimenso simblica reificada e alienada de suas condies de produo para eleger como ponto de vista privilegiado o tratamento da linguagem como sistema, dentro do qual tudo se sustenta4 . irnico que o movimento intelectual, irradiado a partir de Saussure (e de seus antecessores neogramticos), pela ampliao do estudo das lnguassem-escrita e pela legitimao da diferena como prerrogativa central da linguagem, seja desencadeado por um programa investigativo centrado em estruturas lingsticas formais. A marca registrada do estruturalismo (e dos avanos indiscutveis alcanados nesse campo, para o estudo de organizaes fnicas, morfolgicas, e, mais limitadamente, sintticas) o foco no significante: trata-se de segmentlo at obter elementos mnimos (fones, fonemas, traos fnicos, morfemas, lexemas, classes sintticas), identificveis em termos de suas propriedades combinatrias e distribucionais. O custo da preciso assim conquistada a excluso do sujeito como usurio voluntariosoda linguagem; na verdade, parte do esplio interdisciplinar do estruturalismo o orgulho intelectual de ter promovido a desconstruo do sujeito, s reconhecvel como dimenso inconsciente: na expresso lacaniana, o sujeito um lugar... A escolha saussureana de tratar a linguagem como sistema sem sujeito encontra expresso ideolgica na tese de que a linguagem uma instituio social5 , tese da qual corolrio a incluso da lingstica como captulo da sociologia. Vigoroso reforo desta disposio procede de Durkheim, que exerce reconhecida influncia sobre a reflexo de Saussure. Diz Durkheim6 , no Prefcio 2 Edio de As regras do mtodo sociolgico, que os fenmenos sociais so coisas e devem ser tratados como coisas, para que se viabilize sua anlise cientfica. Aproximadamente mesma poca, embora de forma absolutamente independente, Gottlob Frege, recusa, em texto clssico7, abordar a dimenso
2 3 4 5 6 7 SAUSSURE, 1915a/1967, p. 49. SAUSSURE, op.cit., p. 58. SAUSSURE, op.cit., p. 69 e 70. SAUSSURE, op.cit., p. 51, p. 57, p. 61 para expresses enfticas deste princpio. DURKHEIM, E. 1901/1995, p. 28. FREGE, G. 1892/1975, p.118.

62

Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

A questo da construo do sentido e a reviso da agenda dos estudos da linguagem

mental da significao, buscando defender o territrio da semntica de qualquer intromisso subjetivista. Por este ngulo, para no tratar o significado como idia, produto das mentes individuais frente ao risco da perda de seu valor social o sujeito fica excludo tambm do clculo da significao, qual se reserva uma abordagem entitativa: o significado uma coisa (nos termos da crtica de Wittgenstein8 ). O significado de uma sentena (ou do discurso) equivaler s condies estticas de sua verificao em um modelo. Tratar o significado como coisa aproxima Frege de Durkheim. Eliminar o sujeito da investigao (embora em clave prpria) aproxima Frege de Durkheim e de Saussure. Todos estes pensadores rechaam a dimenso psicolgica como pertinente ao estudo do sentido ou compreenso da sociedade. Dentro deste enquadre, possvel (e mesmo necessrio) lidar com a linguagem como repositrio de formas e procedimentos autnomos, instanciveis, nas situaes concretas de uso, como estruturas pr-disponveis (e, no limite, imutveis: de fato, por que mudariam?) Se pensarmos, ento, uma agenda para os estudos da linguagem, delineada na primeira metade do sculo, tendo como referncia o influente tringulo formado por Saussure, Frege e Durkheim9, identificamos dois claros eixos de trabalho: (i) o foco da anlise no significante; (ii) o tratamento do significado em termos de relaes de correspondncia das formas com a realidade discursiva que elas designam. Este tipo de visada sofre violento fogo de barragem em meados deste sculo: a revoluo copernicana protagonizada por Chomsky e seus adeptos pe na ordem do dia o compromisso cognitivista, de tal modo que problemas tericos reconhecidos como nucleares os processos de aprendizagem da linguagem e da infinita expansividade das formas lingsticas sejam estudados como contraponto natureza da mente; as descobertas empricas a este respeito deveriam ser avaliadas contra a postulao de princpios gerais inatos, cuja articulao corresponderia faculdade da linguagem. Dentro deste programa, a gerao das formas seria tratada como capacidade (virtualmente ilimitada) do sujeito; alm disso, tratamentos cerrados no significante (nas estruturas superficiais) passam a ser alvo de crtica, uma vez que relaes essenciais descrio dos fatos sintticos so abstratas e somente representveis em nveis de anlise que transformam o significante.
8 9 WITTGENSTEIN, L.V. (1953). A relativa infrequncia da postulao desta vinculao triangular no deve absolutamente obscurecer sua relevncia para a compreenso da genealogia de questes centrais ao estudo da linguagem, da sociedade e da cognio.

Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

63

Maria Margarida Martins Salomo

Como se v, os dois eixos de trabalho que caracterizam o estruturalismo (o foco no significante e o tratamento do significado como propriedade das formas) sofrem profundo deslocamento terico. Particularmente, importante relevar o valor agregado condio de analisabilidade da linguagem: a prerrogativa da dupla articulaco serve criao de formas novas (doleiro, a partir de bicheiro; freezeira, a partir de cozinheira), no nvel do lxico ou da sintaxe, para atender a necessidades comunicativas emergentes. (No criaramos formas novas apenas porque dispomos da condio mecnica de faz-lo). A vinculao entre a analisabilidade da linguagem e a possibilidade de criao pelo sujeito garantiu, potencialmente, uma importante reorientao da agenda da lingstica. A anlise histrica da situao mostra, entretanto, que o reconhecimento da presena de um sujeito cognitivo no se revela razo suficiente para transpor a barreira disciplinar entre as cincias sociais e as cincias psicolgicas. O abismo durkheimiano paradoxalmente reforado por Chomsky e pelos modularistas que nele se inspiram (de Jerry Fodor a Steve Pinker). O argumento da pobreza do estmulo aprendizagem refora a tese da autonomia do sujeito e, portanto, a desnecessidade de qualquer ponte entre o sentido (tratado, Durkheim e Frege, como dimenso social, ou, Fodor e Chomsky, como capacidade conceptual inata) e o sentimento concreto do sujeito no mundo. Paradoxalmente, assim como Saussure (daprs Durkheim) v a linguagem como sistema social desencarnado, Chomsky a v como capacidade-de-ao de um sujeito tambm desencarnado da sociedade ou do contexto em que atua. A condio de inovao pelo sujeito, trao essencial da linguagem, subsiste como potencialidade inacessvel pela experincia, belo ornamento do logos universal. No pois surpreendente que a sintaxe gerativa tenha como contrapartida preferencial, no campo da semntica, as teorias formais da significao, florescentes sob gide fregeana. No momento em que, segundo a recomendao saussureana, adotase outro ponto de vista, os estudos da linguagem reconhecem novo objeto: quando os estudos da linguagem afastam-se da tradio formalista das anlises do significante e do significado, e encaram o desafio de tratar o fenmeno da significao, tornam-se insustentveis tanto a tese da excluso do sujeito, cultivada pelos estruturalismos de todos os matizes, como a tese gerativa da exclusividade do sujeito cognitivo, enobrecida pela reflexo platnico-cartesiana. A alternativa que as semnticas construcionistas propem a esta dicotomia indesejvel postular a linguagem como operadora da conceptualizao socialmente localizada atravs da atuao de um sujeito cognitivo, em situao comunicativa real, que produz significados como construes mentais, a serem sancionadas no fluxo interativo. Em outras palavras, a hiptese-guia que o sinal lingstico (em concomitncia com outros sinais) guie o processo de significao diretamente no contexto de

64

Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

A questo da construo do sentido e a reviso da agenda dos estudos da linguagem

uso. Pela sua nfase equilibrada em todas as fontes de conhecimento disponveis (gramtica, esquemas conceptuais, molduras comunicativas), esta hiptese denomina-se scio-cognitiva. Escolher como objeto da lingstica os processos de construo do sentido, antes que a identificao de unidades estruturais ou a predio sobre seqncias bem-formadas mudar substancialmente a agenda da disciplina. No se trata de menosprezar os comprometimentos anteriores, cujo bom sucesso abriu campo (nos termos de Fauconnier, 1997, p. 6) para a investigao em larga escala dos fenmenos semnticos e pragmticos; na verdade, tais empreendimentos podem ser desenvolvidos em paralelo, ressalvado seu carter epifenomnico. A rigor, para que existiria a linguagem? Certamente no para gerar seqncias arbitrrias de smbolos nem para disponibilizar repertrios de unidades sistemticas. Na verdade, a linguagem existe para que as pessoas possam relatar a estria de suas vidas, eventualmente mentir sobre elas, expressar seus desejos e temores, tentar resolver problemas, avaliar situaes, influenciar seus interlocutores, predizer o futuro, planejar aes. Se se concebe a linguagem nestes termos, so completamente diferentes as perguntas que vale a pena formular. Um cardpio defensvel incluiria as seguintes questes: (i) (ii) (iii) (iv) (v) qual a especfica contribuio do sinal lingstico (lxico e gramtica) para a construo do sentido? qual a contribuio a esta tarefa das semioses concorrentes (vocalizao, postura corporal, expresso facial, disposio espacial dos falantes)? qual a contribuio das outras bases de conhecimento acessveis e atualizveis (modelos cognitivos idealizados, moldura comunicativa instanciada, informao contextual focalizada)? como o processo da interlocuo interfere na seleo das semioses mobilizadas e na negociao das interpretaes relevantes? que princpios cognitivos presidem a estes processos de produo, transferncia e difuso de informao entre os diversos domnios conceptuais?

Como dissemos, a investigao destas questes presume uma concepo de linguagem como instrumento cognitivo, que semelhana da percepo visual, ou do raciocnio, aciona um conjunto de princpios aparentemente simples, gerais e limitados, operativos sobre bases de conhecimento subjacentes na memria, ou presentes, como contexto, na situao comunicativa. A abordagem da linguagem, ao longo destas linhas, tem sido praticada com diferenas de priorizao, pela soi-disant lingstica cognitiva californiana (Langacker, Turner, Fauconnier, Goldberg, em San Diego, e Lakoff, Sweetser,
Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

65

Maria Margarida Martins Salomo

Fillmore, Kay, Talmy, em Berkeley)10. Alm da interveno sobre temas cognitivistas (formao e natureza das categorias, estrutura do lxico e da gramtica, domnios conceptuais, processos figurativos, espaos mentais, enquadramentos, analogias e desanalogias, foco e ponto de vista), nossa reflexo tem-se tambm beneficiado dos estudos sobre a interao verbal, tanto os de extrao goffmaniana, como os desenvolvidos sob a liderana intelectual de John Gumperz (menciono destacadamente os trabalhos de Duranti, Tannen, Schiffrin e, numa linha mais independente, Sandra Thompson e Emanuel Schegloff). A apresentao das premissas que endossamos, consistentes com a produo intelectual acima identificada, objeto da prxima seo deste artigo.

1. Premissas bsicas
1.1. A escassez do significante
Como j discutido em outro texto (Salomo, 1997, p. 24) , o princpio da escassez da forma lingstica manifesta-se atravs da subdeterminao do significado pelo significante. Tal situao em muito ultrapassa a tradicional dicotimizao entre sentence meaning (ou, para o que vale, language meaning) e speakers meaning; na verdade, os estudos clssicos da significao legitimam como significados no-literais as interpretaes excntricas: sentidos figurativos, implicaturas, ironias, humor, conotaes tudo o que o contexto possa contribuir e agregar significao literal; tudo que pertena ordem da pragmtica, no da semntica. Nossa reivindicao que a periferia est no centro; ou seja, que aquilo que parece excepcional (a contribuio da informao extralingstica) instala-se no prprio corao do processo de interpretao da linguagem. Como argumenta Turner (1996, p. 57): Tipicamente pensamos sobre conceitos como pacotes de sentidos. Damos-lhes rtulos: casamento, nascimento, morte, fora, eletricidade, tempo, amanh. Os sentidos parecem localizados e estveis. (...) No entanto, (...) o sentido no est depositado em um armazm de conceitos. Pelo contrrio, vivo e ativo, dinmico e distribudo, construdo para propsitos locais de conhecimento e de ao.
10 Minha identificao espacial procede com certa liberdade: por exemplo, nem Goldberg encontra-se em San Diego, nem Talmy em Berkeley, mas a referncia justificvel em termos da nucleao intelectual relevante.

66

Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

A questo da construo do sentido e a reviso da agenda dos estudos da linguagem

Os significados no so objetos mentais, circunscritos em regies conceituais, mas complexas operaes de projeo, ligao, conexo, mesclagem e integrao de mltiplos espaos conceituais. Se admitirmos este dinamismo na rea da interpretao, entendida como atividade de construo conceitual, como imaginarmos um significanteportador-do sentido? Dentro do cenrio que esboamos, o sentido h de inevitavelmente escapar-lhe! Em primeiro lugar, necessrio assinalar a concorrncia da semiose lingstica clssica (expresso gramatical e lexical) com as outras semioses que a ela se agregam (desde o contorno prosdico que , ainda, informao indiscutivelmente lingstica at condies mais independentes: a expresso do rosto, a direo do olhar, o dar de ombros, a aproximao ou o afastamento do corpo). Como tratar, por exemplo, o discurso irnico enunciado oralmente, feita a abstrao da voz e do gesto? Como tratar, de outra parte, o discurso escrito, desconsiderando convenes genricas, molduras comunicativas, informaes contextualmente relevantes? Em qualquer caso, a pista lxicosinttica precisaria ser enriquecida para a eficaz construo do sentido. Tratemos, entretanto, de construes linguisticamente mais prosaicas, que correspondem ao arroz-com-feijo do analista, cuja abordagem ele no possa deferir ao crtico literrio, ou ao psicoterapeuta, ou ao cronista poltico. Tratemos da Modificao Adjetival. Consideremos o sintagma nominal uma boa prova. Qual ser sua significao literal? Enunciado pelo professor que acabou de elaborar uma bateria de questes-teste, o sintagma designa a qualidade dos problemas propostos; enunciado por um estudante que acabou de resolver as questes-teste, o sintagma designa a qualidade das solues propostas. A ningum ocorreria pleitear que a variedade das interpretaes produzidos (por sinal, simtricas) decorre de flutuao estilstica ou de esforo literrio. Na verdade, as interpretaes construdas, perfeitamente triviais como so, incorporam, como dado indescartvel, a perspectiva de quem as produz11 . Como queramos demonstrar, o significado literal no mora em parte alguma; no est na linguagem. Significaes comuns e, a rigor, desinteressantes resultam do trabalho local da interpretao, guiada pelo sinal lingstico e pelos outros sinais que o refinam e o complementam. Outro tpico cannico da anlise lingstica a referncia anafrica, cavalo de batalha das abordagens formalistas quando restrita ao escopo oracional, tema nobilssimo da lingstica textual e dos estudos da coeso discursiva desde o clssico de Halliday & Hasan. Consideremos a enunciao da seguinte sentena atestada (1), contendo aparente tautologia que envolve o pronome feminino de 3 pessoa.
11 Na verdade, as interpretaes poderiam multiplicar-se se inclussemos neste clculo virtual a polissemia do Nome prova e a multiplicidade de contextos institucionais em que a expresso fosse utilizvel.

Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

67

Maria Margarida Martins Salomo

(1) A eu saquei que ela era ela Cabe destacar, primeiramente, que a tautologia aparente, pois encontra-se o escopo de um predicador de atitude proposicional um predicador de descoberta que introduz por conseqncia um espaomental filho do domnio epistmico-base (Fauconnier, 1994,1997), permitindo a seguinte representao (2): (2) N c c N

O grfico em (2) configura a situao comunicativa (3): (i) T relata a V ter estado conversando com N sem saber que N ocupa o cargo c; (ii) T necessita, independentemente, manter contato com quem quer que desempenhe as funes c; (iii) no curso da conversa entre T e N, T descobre que N c, e, portanto, que ela era ela, conforme a relao value-role, explicitada no interior do espao M. importante atentar para a curva prosdica de enunciao de orao encaixada: o primeiro pronome ela ocorre em posio distintamente mais alta que o segundo, para, entre outras coisas, representar o teor de constrate desta atribuio de valor frente s possibilidades virtuais de mapeamento da funo enquadre (ou role), representada pelo segundo pronome. A no ser por esta diferena prosdica, os dois pronomes elas seriam tratados uniformemente como tens anafricos. No entanto, o refinamento da anlise e a plena considerao do fundo comunicativo que subjaz enunciao revela, entre outras coisas, que sequer se poderia incluir os dois pronomes na mesma cadeia referencial: de fato, enquanto o primeiro pronome realiza o trabalho trivial de designao especfica (em lugar do Nome Prprio), o segundo referencia a funo (qualquer que seja o indivduo que a preencha). Sem um sujeito que inferencie e supra todas estas informaes implcitas, a enunciao seria simplesmente estranha e, na verdade, incompreensvel. Ainda aqui, a escassez do significante no decorre de seu valor potico, ou irnico, ou especialmente expressivo; sequer se trata de interpretao por

68

Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

A questo da construo do sentido e a reviso da agenda dos estudos da linguagem

provimento de informao contextual como se deveria fazer com um item ditico. No caso mesmo de anforas que se trata: anforas impenetrveis se no relativizadas s cenas conceptuais motivadoras de sua enunciao. Portanto, o significante subdetermina o significado mesmo em situaes inteiramente comuns do uso da linguagem de tal modo que language meaning confunde-se sempre com speakers meaning na condio concreta de qualquer interao comunicativa.

1.2. A semiologizao do contexto


Esta segunda premissa, apresentada em Salomo (1997, p. 26-30) como o princpio do dinamismo contextual, corrrelato indiscutvel da premissa da escassez do significante. Vale a pena atentar nela por duas razes: (a) em primeiro lugar, porque freqente tratar contexto como conjunto, orgnico ou no, de variveis estticas (espciotemporais, sociais, comunicativas), tipicamente no-lingsticas; (b) em segundo lugar, porque quando se trata de contexto ser necessrio aduzir a noo de foco, ou de enquadramento, para que se possa, de forma produtiva, lidar com a interatividade das diversas semioses. A abordagem que praticamos repudia a distino entre linguagem e contexto como polaridades estanques. Mais til ser distinguir entre instrues verbais para construir configuraes cognitivas e outras instrues semiolgicas, variavelmente focadas, e que tanto podem corresponder a suposies integrveis ao senso comum ou informaes especficas no cho da interao. Em todo caso, em uma e em outra situao, tratamos de instrues, pistas, sinais, que podem ou no ocupar o centro da ateno comunicativa. um trusmo reconhecer que a linguagem verbal seja contexto da linguagem verbal, como verificar inescapavelmente quem estiver procedendo leitura deste projeto. De outro lado, embora a situao comunicativa cannica seja a pista verbal ocupar o lugar de evento comunicativo focal, quantas vezes menos atentamos nas palavras enunciadas e mais no tom como so ditas, ou na expresso facial de quem as diz? O trabalho de Adam Kendon sobre planos interativos estuda a complexa relao, estabelecida em tempo real, entre os variveis fluxos de ateno convocados pelas diversas semioses. Voltando s anforas, e concedendo-lhes o estatuto de nobreza a elas atribudos pela lingstica mainstream, interessante mencionar o caso das anforas sem antecedente textual explcito, ou anforas esquemticas, tais como vm sendo estudadas por Marcuschi (1998, 1999). Tomemos seus exemplos (4) e (5): (4) Os alunos da 1 srie j aprenderam as vogais; ela descobriu um mtodo novo.
Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

69

Maria Margarida Martins Salomo

(5) A polcia invadiu o bordel; elas saram correndo rua afora. Nestes dois casos, inequvoco que o pronome em (4) se refira professora e que, em (5), se refira s prostitutas. O interessante nestes dois casos que o contexto seja provido por modelos cognitivos idealizados (MCIs), dentro dos quais determinados papis, suscitados por informao lexical especfica, constituam a antecedncia para a realizao referencial dos pronomes. Segundo concepes tradicionais (de contexto como informao explcita, adjacente ao sinal verbal), seria difcil identificar qual seja, neste caso, o contexto: a informao relevante est implcita, embora evocada expressamente por pistas verbais reconhecveis. Ainda mais interessantes so as consideraes que suscita o fragmento da msica do Peninha, reposta recentemente em circulao por Caetano Veloso, e que transcrevo como (6): (6) (...) Por que voc me esquece e some? E se eu me interessar por algum? E se ela, de repente, me ganha? (...) Neste caso, vamos a um passo alm da anfora esquemtica: para estabelecer a antecedncia do pronome, devemos recorrer no apenas ao MCI da busca amorosa mas incorporar ao jogo a moldura comunicativa relevante. Caetano, um homem, que est cantando: segundo a escolha nomarcada do MCI busca amorosa, o objeto de seu interesse deve ser algum de sexo oposto ao seu. Da, a escolha do pronome ela, que no caberia se, por exemplo, fosse Gal Costa quem estivesse cantando. Funcionam, portanto, como pistas contextuais relevadas por este enquadramento lingstico pelo menos trs ordens de informao: (i) o esquema conceptual busca amorosa; (ii) a determinao ideolgica sobre a distribuio de gneros dentro deste esquema; (iii) a moldura comunicativa particular, dentro da qual opera a determinao ideolgica mobilizada. Especialmente intrigante que a leitura anafrica proposta seja noreferencial e no-especfica: o enunciador est falando em tese. No h pressuposio da existncia do indivduo a quem a anfora se liga. O que vai designado o role, caso semelhante interpretao atributiva (no-referencial) das descries definidas, estudadas h tantos anos por Keith Donellan. Cabe outra vez a pergunta: onde termina a linguagem? Onde comea o contexto? Dentro da perspectiva que adotamos, o mundo (para ns que o

70

Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

A questo da construo do sentido e a reviso da agenda dos estudos da linguagem

percebemos ou o conceptualizamos) tambm sinal; h, portanto, uma continuidade essencial entre linguagem, conhecimento e realidade que no as reduz entre si, mas as redefine em sua fragmentria identidade (como realidade, ou como conhecimento , ou como linguagem), segundo as necessidades locais da interao humana. Assim, a realidade pode ser focalizada como conhecimento (obviamente, no h conhecimento que recubra, ou substitua, a realidade). Do mesmo modo, o conhecimento pode assomar como linguagem, determinando, por exemplo, a escolha do pronome feminino de 3 pessoa do singular para designar o objeto virtual do amor do intrprete da cano do Peninha. Seja qual for o status ontolgico que atribuamos informao focada, sempre de semiose que se trata quando geramos configuraes cognitivas.

1.3. O drama das representaes


Tendo conferido tanta nfase s noes de foco e enquadramento, natural que postulemos como terceira premissa bsica um princpio, claro corolrio dos dois primeiros, segundo o qual interpretar representar, no sentido dramtico de representao. Na seo anterior, ao tratar da cano do Peninha, salientamos a necessidade de estabelecer a identidade do intrprete para fazer sentido de um item anafrico empregado. Consideramos que esta operao tem ampla generalidade, conforme demostrado pelos estudos da interao comunicativa, especialmente os de extrao goffmanniana. H dois pontos que preciso destacar. Em primeiro lugar, fazer sentido (ou interpretar) necessariamente uma operao social na medida em que o sujeito nunca constri o sentido-em-si, mas sempre para algum (ainda que este algum seja si mesmo). Construir sentido, como j ilustramos, implica em assumir determinada perspectiva sobre uma cena, perspectiva que tambm mutvel no prprio curso da encenao. Do ponto de vista de Goffman, toda interao comunicativa (ou todo encontro, como ele o denomina) dramtico, na medida em que participar dele inserir-se numa determinada moldura (ou frame) e exercer dentro dela um papel comunicativo particular. Assim, o segundo ponto que destacaremos que toda experincia social , por sua vez, semantizante: s possvel atuar na cena social (de carter micro ou macro), investindo-a de sentido, seja com base em conhecimento consensualizado (o MCI da interao), disponvel como norma de conduta, ou por conta da motivao singular de realizar objetivos localmente relevantes. Goffman quem diz que o encontro sempre drama, embora possa prevalecer nele a dimenso de jogo (predomnio dos objetivos locais) ou de rito (predomnio das normas que garantem sua coeso interna).
Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

71

Maria Margarida Martins Salomo

Em qualquer caso, a experincia social no prescinde da semantizao primria, que corresponde ao investimento do sujeito em especfico papel comunicativo, configurado frente sua audincia, num trabalho de mtua determinao, atravs do qual se constri a face. Assim, interpretar/representar produzir conhecimento socialmente til porque validvel na interao, ou seja consensualmente compartilhvel num encontro determinado. O conhecimento no validvel (i.e a intepretao rechaada) no imediatamente cancelado, mas no ascende ao status de operador simblico, empregvel no gerenciamento do encontro. O entendimento da produo do sentido como representao social elide o risco caracterizado por Frege quanto virtual incomensurabilidade das interpretaes subjetivas. Na medida em que o sujeito cognitivo tambm persona dramatis, a interpretao passa a ser prtica interativa, to social quanto a prpria linguagem. Por ltimo, cabe destacar que, por relevante que seja para o xito da interlocuo o prvio estabelecimento das identidades dramticas, a definio das molduras comunicativas processa-se como contnuo reenquadramento. No h como dissociar interpretao-do-mundo, representao-de-si e escolha da linguagem. Ao postularmos a continuidade essencial das semioses, reconhecemos que igualmente se misturam, como representaes , a conceptualizao do mundo e a comunicao do mundo.

1.4. Por uma outra metafsica


As reflexes que vamos desenvolvendo impem-nos, neste ponto, breve parada para esclarecimento. O endosso do construcionismo como agenda prioritria para o estudo da linguagem exige que nos acautelemos como contra a adeso por inrcia a alguma verso de relativismo alinhando-nos, embora com reservas, a Whorf, a Foucault, a Feyrebend. Indispostos a tomar este caminho, torna-se necessrio elucidar a estncia metafsica que subscrevemos, seja por deferncia ao realismo (sim! acreditamos que haja um mundo independente do sujeito), seja pela nossa convico construcionista (de que a realidade do mundo manifesta-se como experincia do sujeito). Neste quadro complicado, ainda possvel falar de objetividade? Do ponto de vista dos estudos da linguagem e da significao como conhecimento do mundo, a questo da objetividade tem sido tematizada por trs principais metafsicas concorrentes: (a) Metafsica aristotlica: a objetividade resulta da determinao externa do mundo sobre qualquer forma de conhecimento: a realidade est organizada em classes naturais que a linguagem recobre; assim, a objetividade est garantida pela excluso do sujeito. Esta posio, como j foi observado, reponta nas semnticas

72

Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

A questo da construo do sentido e a reviso da agenda dos estudos da linguagem

verificacionistas, sem que, no entanto, estas pleiteiem qualquer afiliao metafsica; (b) Metafsica platnica: a objetividade resulta da universalizao do sujeito; o repertrio conceptual atributo da mente universal infensa experincia por princpio (porque as Idias precedem s Formas) ou pelo carter biolgico-inato que lhe atribuem neoplatnicos como Fodor ou Pinker. A objetividade obtida, prescinde do mundo e manifesta-se pela exclusividade do sujeito. A uniformidade conceitual (o consenso sobre o mundo) decorre da fundamental identidade (epistemolgica ou biolgica) entre os sujeitos individuais. (c) Metafsica kantiana: a objetividade procede, em parte, da universalizao do sujeito; h esquemas bsicos apriorsticos que servem experincia do mundo e produo dos juzos. O conhecimento resulta da ao-do-sujeito no mundo, includa a a ao do sujeito sobre os outros sujeitos (experincia comunicativa). A metafsica kantiana oferece uma bvia posio mediadora entre platnicos e aristotlicos: nem se abole o sujeito nem se atribui a ele o nico stio de produo de conhecimento. A diversidade histrica fica legitimada (porque o sujeito no nulo nem nico) de uma forma concilivel com o rechaamento do relativismo radical. Retomando a temtica muito cara aos estudos cognitivos contemporneos a formao categorial sobre o espectro cromtico , assunto que rene desde as contribuies clssicas de Berlin, Kay , Rosch, Mervis at o trabalho novssimo nucleado em torno da chamada vantage theory (John Taylor, Keith Allan, Margaret Winters, entre outros) penso que ilustraremos com clareza esta terceira via. Os estudos cognitivos e antropolgicos sobre as cores mostram, de forma inequvoca, que no se pode tratar a cor como um atributo dos objetos: a variedade lingstica e cultural na nomeao e no reconhecimento das cores variedade atestada desde o incio do sculo demonstra a insustentabilidade da posio aristotlica de presumir que qualidade to trivial (e to crtica na identificao do mundo) fosse definida como classe natural. Por outro lado, a discordncia entre os sujeitos desautoriza tambm a hiptese de um repertrio universal de Idias Cromticas , manifestadas uniformemente entre as lnguas e culturas. Berlin & Kay, em 1968, em dilogo com Rosch-Herder, mostram que a universalidade reside na identificao das cores focais, embora os sujeitos cognitivos variem seja quanto deciso de gerar categorias cromticas em torno das cores focais, seja quanto s fronteiras que delineiam as categorias porventura focadas. A universalidade na determinao dos focos procede da neurofisiologia do olho humano; a diversidade entre os repertrios cromticos procede da variedade da experincia histrica e de critrios locais de relevncia.
Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

73

Maria Margarida Martins Salomo

A metafsica kantiana e sua mais interessante manifestao filosfica contempornea: o realismo de Hillary Putnam parece preservada: a cor no propriedade intrnseca nem dos objetos (que a manifestam) nem dos sujeitos (que a instituem); sua percepo resulta da refrao da luz sobre uma superfcie, tal como experimentada por observador especfico atravs de seu prprio aparato biolgico. Assim se realiza a relao entre necessidade (biolgica) e contingncia (histrico-cultural). Deste modo, podemos pleitear que toda ontologia (proposies de conjuntos de entidades, atributos, relaes) resulte desta articulao interativa entre sujeito e mundo, derrotando a polaridade estanque entre sujeito cognitivo e realidade cognoscvel, na linha que adotamos ao enunciar nossas premissas, especialmente em 1.1.2.2. e 1.1.2.3. As categorias cognitivas (as formas de conhecimento) so, pois, enquadramentos sobre bases informacionais (fsicas ou culturais), segundo as restries postas pela nossa herana filogentica e suscitadas segundo nossas necessidades vividas. A estabilidade (o grau de realidade objetiva) reivindicada para estes enquadres deriva do consenso social que se possa estabelecer sobre eles. As conseqncias desta postura terica para o estudo da linguagem so tematizadas na prxima seo.

2. Consideraes Finais: Funcionalismos, cognitivismos e sciocognitivismo


Escolher o estudo da construo do sentido como agenda central para a investigao sobre a linguagem exige que definamos nossa posio no panorama contemporneo da lingstica. Desde logo, a determinao de tratar a linguagem como capacidade de conhecimento do sujeito define nosso programa como cognitivista. De fato, como acabamos de considerar na seo anterior, parece-nos que a relao por excelncia do sujeito com o mundo, inclusive com os outros sujeitos, uma relao de criao de conhecimentos, multiplamente enquadrvel. A capacidade da linguagem, herana da espcie, permite a produo de infinitas representaes, atravs das quais os sujeitos se conhecem e se do a conhecer, ajustam a situao em que se encontram a conhecimentos previamente acumulados, e criam novos conhecimentos. O cognitivismo que abraamos diferencia-se do cognitivismo modularista praticado por Chomsky, Fodor e Pinker. A inacessibilidade da cognio experincia define tal linhagem de estudos como platnicocartesiana, em contraposio ao neo-kantismo que preside s nossas convices construcionistas/interacionistas.

74

Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

A questo da construo do sentido e a reviso da agenda dos estudos da linguagem

A nfase na acessibilidade da linguagem a seu uso aproximaria, de outro lado, nosso programa de estudos tradio funcionalista. Ainda aqui, a diferencialidade deve ser mantida. As anlises funcionalistas de maior prestgio (produzidas na costa oeste americana ou pelos grupos nucleados por Halliday, ou por Dik, na Europa) distinguem-se da matriz cognitivista que elegemos basicamente por trs razes: (a) manuteno do foco analtico no significante, dentro de clssica inclinao estruturalista: o funcionalismo de Dik emblemtico desta tendncia; (b) abordagem esquemtica e esttica da dimenso do contexto, geralmente reduzido a um conjunto de variveis inorgnicas: as anlises de inspirao laboviana ilustram esta caracterstica perfeio; (c) tratamento insuficiente da questo da significao, qual tendese a reservar uma viso entitativa, como se o significado pudesse ser tratado (na expresso de Turner) como um pacote conceptual: as hipteses sobre a iconicidade da linguagem assumem (creio que inadvertidamente) esta abordagem esttica do significado. A concepo de contexto12 que reivindicamos (contexto como modo de ao construda socialmente, sustentada interativamente e temporalmente delimitada), requer uma concepo de gramtica que inconcilivel tanto com os cognitivistas formalistas como com a maior parte dos funcionalismos. provvel que as abordagens funcionalistas dedicadas anlise textual possam convergir com o scio-cognitivismo que pretendemos praticar, por conta do tipo de fenmenos que, por necessidade, abordam. Dentro da moldura terica que nos recortamos, a linguagem essencialmente um dispositivo para a construo do conhecimento (Fauconnier, 1997, p.190-1). Acreditamos que em decorrncia do processo evolutivo, um nmero limitado de estruturas (codificveis pelo som, pelo gesto, pela escrita) sirva projeo, difuso e transformao de informaes em situaes objetivamente as mais dissimilares. A aquisio desta capacidade requer que cada criana nasa dotada de poderosos recursos cognitivos embora no necessariamente de uma faculdade da linguagem autnoma, infensa experincia comunicativa, cultural e histrica. neste campo da lingstica, entre os estudos sociais e cognitivos, sobre os quais acreditamos, esperanosamente, que seja possvel lanar uma ponte, que nossas convices scio-cognitivistas se localizam.
12 GUMPERZ (1996, p. 359-73).

Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

75

Maria Margarida Martins Salomo

Referncias Bibliogrficas
BASLIO, M. O princpio da analogia na constituio do lxico: regras so clichs lexicais. Veredas. v. 1. n. 1, p. 9-21, 1997. BERLIN, B. & P.KAY. Basic color terms: their universality and evolution. Berkeley: University of California Press, 1969. CHOMSKY, N. Reflections on language. New York: Pantheon Books, 1975. . ______ , N. Language and problems of knowledge; the Managua lectures. Cambridge: Cambridge University Press, 1988. DAMASIO, A. Descarteserror. New York: G.P. Putram, 1994. DURANTI, A & C. GOODWIN. Rethinking context. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. DURKHEIM, E. (1901). As regras do mtodo sociolgico. Campinas: Martins Fontes, 1995. EDELMAN, G. The rememberad present: a biological theory of conscioriness. New York: Basic Books, 1989. ______, Bright air, brilliant fire: on the metter of the mind. New York: Basic Books, 1992. FAUCONNIER, G. Mappings in language and thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. ______ , G. Mental spaces. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. FAUCONNIER, G. & SWEETSER. Spaces, world and grammar. Chicago/ London: The University of Chicago Press, 1996. FAUCONNIER, G. & TURNER. Blending as a central process of grammar. In: GOLDBERG, A. Conceptual structure, discouse and grammar. Stanford, Ca: CSLI, 1996. p. 113-30. FILLMORE, C. Construction grammar. Course reader for Linguistic. 120 A, Berkeley: University of California, 1990. ______ , Frame and the semantics of understanding. Quarderni di semantica. v. 6, n. 2, p. 222-53, 1985. ______ , Frame semantics. In: LINGUISTIC SOCIETY OF KOREA (ed.). Linguistics in the Mornig Calm. Seoul: Hanshin, 1982. pp.111-38. ______ , Frame semantics and the nature of language. In: HARNAD, S. et al. (eds) Origins and evolutions of language and speech. New York: New York Academy of Sciences, 1976. ______ , Innocence: a second idealization for linguistics. Proceedings of the Fifth Berkeley Linguistcs Society, 1979. ______ , The case for case reopened. In: COLE, P. (ed) Syntax and semantics 8: Grammatical Relations. New York: Academic Press, 1977 a. ______ , The mechanisms of construction grammar. BLS 14. Berkeley: University of California, 1998. ______ , Topics in lexical semantics. In: P. COLE. (ed) Current issies in linguistic theory. Bloomington: Indiana University Press, 1977 b.

76

Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

A questo da construo do sentido e a reviso da agenda dos estudos da linguagem

FILLMORE, C. & KAY. Construction grammar. Berkeley: University of California, 1993. (Unpublished manuscript). FILLMORE, C.; KAY, P.; OCONNOR, K. Regularity and idiomaticity in grammatical constructions: the case of let alone. Language. v. 64, p. 501-38, 1988. FODOR, J.A. The language of thought. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1975. . ______ , The modularity of mind. Cambridge, Mass: The MIT Press, 1975. FOUCAULT, M. (1969). Arqueologia do saber. So Paulo: Vozes, 1972. FOX, B; HAYASHI, M., ASPERSON, R.. Resources and repair: a cross-linguistic study of syntax and repair. In: OCHS, SCHEGZOOF & THOMPSON. Interation and grammar. Cambridge: Cambridge university Press, 1996. p. 134-84. FREGE, (1892). On sense and reference. In: DAVIDSON, D. & G.HARMAN (eds). The logic of grammar. Encino, Cal: Dickenson Publishing Co., 1975. , G. On sense and reference. In: GEACH, P. & M. Black. Translations from the Philosophical Writings of Gottlob Frege. Oxford: Blackwell, 1970, p. 52-67. GOFFMAN, E. Frame analysis: na essay on the organization of experience. Boston: Northcastern University Press, 1986. GOLDBERG, A. A construction grammar approach to argument structure. Chicago: The University of Chicago Press, 1995. ______ , Conceptual structure, discourse and grammar. Stanford, Ca: Center for the study of Language and Information (CSLI), 1996. GOODWIN, C. & DURANTI, A., Rethinking context: na introduction. In: DURANTI, A. & GOODWIN, C. (eds), Rethinking context. Cambridge; Cambridge University Press, 1992, p. 1-42. GOODWIN, C. & GOODWIN, M. H. Assessments and the construction of context. In: DURANTI, A. & C. GOODWIN (eds), Rethinking context. Cambridge; Cambridge University Press, 1992, p. 147-90. GUMPERZ, J. Contextualization and understanding. In: DURANTI, A. & C. GOODWIN. In: Rethinking context. Cambridge; Cambridge University Press, 1992, p. 229-52. ______ , The linguistics and cultural relativity of inference. In: GUMPERZ, J. & S.C.LEVINSON. 1996.op.cit., pp. 374-405. GUMPERZ, J. & C.LEVINSON, S.C. Introduction: linguistic relativity re-examined. In: Rethinking linguistc relativity. Cambridge: Cambridge University Press, 1996, p. 1-36. ______ , Rethinking linguistc relativity. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. HOLLAND, D. & QUINN, N. Cultural models in language and thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

77

Maria Margarida Martins Salomo

HUCK, G. & GOLDSMITH, J. A. Ideology and linguistic theory; Noam Chomsky and the deep structure debate. London/New York: Routledge, 1995. JOHNSON, M. The body in the mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1987. KATZ & FODOR. The structure of semantic theory. In: FODOR, J.A.& KATZ, J. The structure of language. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, Inc, 1963. KAY, P. The role of cognitive schameta in word meaning: hedges revisited. 1979 (Unpublished manuscript). KAY, P. Words and the grammar of context. Stanford, California: CSLI Publications, 1997. KELLER, C.M. & KELLER, J.D. Imaging in iron, or thought is not inner specch. In: GUMPERZ, J. & S.C.LEVINSON. Rethinking linguistc relativity. Cambridge: Cambridge University Press,1996, p.115-31. KENDON, A. The negotiation of context in face-to-face interaction. In: DURANTI & GOODWIN. Rethinking context. Cambridge; Cambridge University Press, 1992, p. 323-34. LAKOFF, G. Frame semantics control of the coordinate structure constraint. CLS22. Chicago, 1986. ______ , Hedges, a study in the meaning criteria and the logic of fuzzy concepts. CLS 8. Chicago, 1972. LAKOFF, G. Women, fire and dangerous things. Chicago: The University of Chicago Press, 1987. LAKOFF, G. & JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: The University of Chicago Press, 1980. LAKOFF, G. & TURNER, M. More then cool reason: a field guide to pratic metaphor. Chicago: University of Chicago Press, 1989. LANGACKER, R. Foundations of cognitive linguistics, v. I. Stanford, Ca: Stanford University Press, 1987. LERNER, G.H. On the semi-permeablecharacter of grammatical units in conversation: conditional entry into the torn space of another speaker. In : OCHS, SCHEGZOFF, THOMPSON. Interation and grammar. Cambridge: Cambridge University Press, 1996, p. 238-75. LINDSTROM, L. Context contests: debatable truth statements on Tanna (Vanuatu). In: DURANTI & GOODWIN. Rethinking context. Cambridge; Cambridge University Press, 1992, p. 101-24. MARTINS, H. A relao entre metforas cotidianas e metforas literrias e seu impacto sobre a determinao da palavra como unidade semntica da linguagem. Rio: Faculdade de Letras/UFRJ, 1997. OCHS, E, SCHEGZOFF, E. & THOMPSON, S. Interaction and grammar. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. ______ , Introduction In: Interaction and grammar. Cambridge: Cambridge University Press, 1996, p. 1-51.

78

Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

A questo da construo do sentido e a reviso da agenda dos estudos da linguagem

ONO, T. & THOMPSON, S.. The dynamic nature of conceptual structure building: evidence from conversation. In: GOLDBERG, A. ORTONY, A. Metaphor and thought. 2 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. PIATELLI-PALMARINI, M. (1979) . A propsito dos programas cientficos e de seu ncleo central. In: PIATELLI-PALMARINI, M. Teorias de linguagem, teorias de aprendizagem. So Paulo: Cultrix, p. 7-33. PUTNAM, H. Two conceptions of rationality. In:_____ . Reason, history and truth. Cambridge: Cambridge University Press, p. 101-26. ROSCH, E. Human categorization. In: WARREN, N. Studies in Crosscultural Psychology. London: Academics, 1997. SALOMO, M.M.M. Distines aspectuais como marcadores de espaos epistmicos. Juiz de Fora: UFJF (indito). ______ , Gramtica e interao: o enquadre programtico da hiptese sciocognitiva sobre a linguagem. Veredas, v.1, n. 1, p. 23-9, 1997. ______ , Polysemy, aspect and modality: the case for a cognitive explanation of grammar. Berkeley, PhD dissertation. UC Berkeley. SAUSSURE, F. de. (1915). Curso de lingustica general. Buenos Aires: Losada. 1967a. SAUSSURE, F. de (1916). Curso de lingustica general. Buenos Aires Losada. 1967 b. SHIBATANI, M. & THOMPSON, S. Grammatical constructions. Oxford: Clarendon Press, 1996. SORJONEN, M.J. On repeats and responses in Finnish Conversation. In: OCHS, SCHEGLOFF, THOMPSON. Interation and grammar. Cambridge: Cambrige University Press, 1996. SWEETSER, E. & G. FAUCONNIER. 1996. Cognitive links and domains: basic aspects of mental space theory. In: FAUCONNIER & SWEETSER. Spaces, world and grammar. Chicago/London: The University of Chicago Press, 1996, p. 1-28. TALMY, L. 1996. The windowing of attention in language. In: SHIBATANI, M. & THOMPSON, S. Grammatical construction. Oxford: Claredon Press, 1996. TURNER, M. Death is the mother of bearity: mind, metaphor, criticism. Chicago: Chicago University Press, 1987. TURNER, M. Reading minds: the study of English in the age of cognitive science. Princeton: Princeton University Press, 1991. TURNER, M. The literary mind. New York: Oxford University Press, 1996. WIERZBICKA, A. The semantics of grammar. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Co., 1988. WIERZBICKA, A. Semantics, culture and cognition. New York/Oxford: The Oxford University Press, 1992. WIERZBICKA, A. Semantics and lexical universals. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Co., 1994. WITTGENSTEIN, L. Philosophical investigations. New York: MacMillan, 1953.
Veredas: revista de estudos lingsticos. Juiz de Fora, v 3 - n 1 - p. 61 a 79

79

You might also like