You are on page 1of 5

Planificao de rea de Integrao- ano letivo 2013/2014

rea I - A Pessoa de Temtica 1 O SUJEITO LGICO-PSICOLGICO Tema-problema 1.3 - A comunicao e a construo do indivduo Apresentao:
Este Tema-problema aborda a problemtica da comunicao num percurso que comea com a constatao da sua inevitabilidade (ningum pode no comunicar), prossegue com o estudo dos elementos que a comunicao envolve - emissor, receptor e mensagem e os esquemas lgicos que lhe subjazem. O ser humano dispe de uma multiplicidade de formas possveis de comunicao, entre as quais a verbal, particularmente rica e suporte do discurso argumentativo. Durao: 12horas

Objectivos de aprendizagem
Compreender como todo o comportamento comunicao 1 (ningum pode no comunicar , ou o destino social do homem).

Situaes de aprendizagem/avaliao
Pesquisa de vrias formas e meios de comunicao e avaliao do seu grau de eficcia, clareza, poder sugestivo e/ou rudo, poder de manipulao do interlocutor.

Recursos
Comunicao social impressa e udio-visual. Obras: Pragmtica da comunicao humana; La communication Filme: Dogville Obras: O conhecimento e o problema corpomente. Espectculo de dana, mmica, jogos de mmica expressiva... Obras: Propagandas silenciosas Obras: A Repblica; Logique et connaissance scientifique; A argumentao na comunicao.

Verificar que as relaes interpessoais so tributrias do meio envolvente em que se inscrevem: as regras sociais como condicionantes das formas de comunicao. Compreender a comunicao como um processo no linear que envolve emissor, receptor e mensagem, permitindo um sistema circular de aces e reaces, estmulos e respostas. Conhecer noes bsicas de lgica: noo de silogismo e seu valor formal; o discurso argumentativo; noes de cdigo, denotao e conotao.

Seleco de alguns cdigos comunicacionais de comunidades especficas (regio, clube, grupo) e sua explicitao relativamente dependncia de experincias culturais comuns. Experimentao de diferentes cdigos verbais e no verbais: gestualidade, fala, escrita, dana, mmica e analisa-os enquanto portadores de mensagens significativas.

Identificao de vrios modelos de discursos argumentativo e persuasivo e informao sobre as regras fundamentais da sua construo.

Compreender os cdigos como sistemas em que os signos se organizam. Reconhecer a dimenso Visita a um tribunal e assistncia a um persuasora do acto comunicativo: julgamento. relacionar persuaso e argumentao Elaborao de textosntese sobre os conhecimentos adquiridos.

Tribunal local; Filme: Filadlfia

rea III O Mundo de Temtica 8 A INTERNACIONALIZAAO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAO Tema-problema 8.2 - Da multiplicidade dos saberes Cincia como construo racional do real

Apresentao:
Este Tema-problema analisa a complexidade da relao sujeito-mundo em diferentes pontos de vista filosficos e apresenta a cincia como um constructo intelectual e experiencial, que influencia todas as dimenses da vida humana. Introduzindo um novo paradigma na Idade Moderna (a Revoluo Coperniciana), as aquisies cientficas vo operando rupturas decisivas para a percepo do mundo. Durao: 12 horas

Objectivos de aprendizagem
Apreender noes sobre a complexidade do acto de conhecer, ponto de partida da problemtica gnosiolgica: a relao sujeito objecto; a intencionalidade do sujeito no acto de conhecer; a sobredeterminao do sujeito por um universo incerto e ambguo. Reflectir sobre a construo da realidade pelo senso comum.

Situaes de aprendizagem/aval iao


Observao e anlise de diferentes modos de relacionamento entre um sujeito e um objecto: relacionamento mticomgico, relacionamento de senso-comum, relacionamento cientfico, relacionamento filosfico. A partir da leitura de textos filosficos seleccionados, comparao entre diferentes abordagens tericas sobre o acto de conhecer e a construo da realidade. Visita guiada a uma instituio cientfica, de forma a contactar com os objectivos, processos e produtos da investigao. Filme:

Recursos
Pessoas de vrios nveis culturais.

O crime da aldeia velha

Obras: O Novo esprito cientfico; Introduo atitude cientfica.

Conhecer a construo filosfica clssica sobre o acto de conhecer: Empirismo e Racionalismo como fontes possveis de conhecimento; Realismo e idealismo como posies possveis do sujeito perante o objecto. Conhecer alguns contributos das cincias contemporneas para novas propostas gnosiolgicas.

Instituio de Ensino Superior com investigao experimental. Obras: Histria da Filosofia; Enciclopdia Einaudi vol. 41

Escolha de duas cincias com paradigmas diferenciados e comparao quanto sua gnese epistemolgica, seus procedimentos metodolgicos, seu valor e limites ticos e sociais.

Professores da Escola de duas reas cientficas

Compreender o conceito de Cincia e os seus pontos de referncia tradicionais: cincias lgico-matemticas; cincias natural/experimentais; cincias humanas/sociais. Explicar a actividade cientfica como forma de progressiva afirmao da razo (problemtica histrico-epistemolgica).

A partir de textos seleccionados, reflectir sobre a certeza e o paradigma da ordem aristotlica medieval; a verdade e o paradigma de crtica moderno/renascentista; o erro e o paradigma de crise da psmodernidade Com base em informao recolhida online, debate em contexto de turma sobre: a criatividade cientfica e a sua conflitualidade com o poder da tradio; a tecnocincia e a discusso dos limites da actuao do cientista.

Obras: Histria da Filosofia; Historia de la Ciencia

Sites de informao cientfica

Avaliar o valor democrtico da Cincia, ou como ningum sabe o 2 suficiente para ser intolerante (problemtica poltico-social da Cincia). Conhecer a problemtica tica sobre as prticas cientficas e tecnolgicas, nomeadamente o controle dos cidados, a utilizao da vida animal na experimentao cientfica, a circulao de informao e o acesso globalizado ao poder tecnolgico. Elaborao de texto sntese sobre os conhecimentos adquiridos.

rea II A Sociedade de Temtica 4 A REGIO, ESPAO VIVIDO Tema-problema 4.1 - A identidade regional

Apresentao:
Ao longo deste percurso pretende-se que os alunos identifiquem aspectos fsicos e humanos que caracterizam a regio em que a escola se integra. Este Tema-problema deve ser desenvolvido numa perspectiva de investigao, aproveitando os saberes que os alunos possuem sobre a realidade envolvente. No final, deve ser explorado o conceito de regio como sntese dos aspectos fsicos e humanos que caracterizam e definem um determinado territrio. Durao: 12 horas

Objectivos de aprendizagem
Caracterizar, do ponto de vista fsico, a regio em que a escola se insere.

Situaes de aprendizagem/aval iao


Partindo da observao da rea envolvente da escola ou do seu lugar de residncia, identificar caractersticas do relevo, hidrografia, vegetao e fauna da regio. Atravs da observao e de pesquisa bibliogrfica, elaborar uma lista do patrimnio construdo da regio. Atravs de entrevistas a familiares ou a pessoas idosas, identificar tradies locais em reas como a literatura oral, a gastronomia, o artesanato, culturas e tcnicas agrcolas. Depois de auscultar a informao anterior dos alunos, realizar um trabalho de pesquisa de informao estatstica sobre a populao e as actividades econmicas da regio. A recolha pode ser feita escala de concelho ou de freguesia e professor e alunos devero seleccionar os indicadores a recolher. Elaborao de um relatrio de grupo. Meio local/regional

Recursos

Inventariar o patrimnio construdo da regio em que a escola se insere.

Inventrio do Patrimnio Arquitectnico

Identificar tradies locais que desempenhem um papel identificador da regio.

Comunidade local.

Caracterizar, do ponto de vista da distribuio das principais actividades econmicas, a regio em que a escola se insere.

Instituto Nacional de Estatstica

Identificar aspectos de modernidade na vida da regio.

Compreender como o carcter presente da regio reflecte as condies do passado e contm indicaes sobre o seu carcter futuro. Elaborao de texto sntese sobre os conheci mentos adquiridos.

Organizar um debate, se possvel com convidados externos escola, em que possam ser apresentados e debatidos aspectos naturais e humanos constitutivos da identidade regional. Elaborao de um relatrio.

Debater com os alunos conceitos como o de mudana social e de modernidade, tentando identificar aspectos representativos na regio. Autarquias, instituies pblicas, empresas, encarregados de educao.

You might also like