You are on page 1of 20

Ol! Seja bem-vindo apresentao do manual TOTVS ENTREGA - Modelo. Clique no boto Play para avanar na apresentao.

Captulo 1, definio do TOTVS Entrega Modelo. Nesse captulo veremos: O Objetivo do TOTVS Entrega Um rpido comparativo do TOTVS Vende, Oferta e Entrega E o Macro ndice de um desses trs manuais

Objetivo do TOTVS Entrega O TOTVS ENTREGA - MODELO um importante Guia de Referncia para a formao e capacitao de todos os participantes TOTVS. Por meio de uma linguagem simples e acessvel, ele define, exemplifica, padroniza e dissemina a mensagem, os discursos, as melhores prticas, as posturas desejadas e as melhores formas de atendimento a prospects e clientes TOTVS.

TOTVS Vende, Oferta e Entrega A publicao de 2010 do TOTVS Entrega - Modelo, se adequa ao processo de divulgao e formao de toda a estrutura de AR, se utilizando de componentes e abordagens dos guias de referencia TOTVS Vende e TOTVS Oferta permitindo maior sinergia, interao e otimizao do processo de atualizao, divulgao e dissiminao dos contedos TOTVS. Nessa figura, ficam explcitos os objetivos dos guias de referncia TOTVS Vende, TOTVS Oferta e TOTVS Entrega. Enquanto o TOTVS Vende e Oferta focam em como e o que vender, o TOTVS Entrega detalha como entregar a soluo que foi vendida ao cliente.

Macro ndice Contedo por manual Esse slide apresenta de maneira macro os assuntos abordados no TOTVS Vende, Oferta e Entrega. O TOTVS Entrega est dividido em 12 captulos. No captulo 1 apresentado uma introduo ao TOTVS Entrega Modelo, o modelo de servios na VPEM e o modelo de distribuio. No captulo 2 est detalhada a estrutura de Atendimento e Relacionamento, destacando a entrega alinhada ao negcio, as reas de apoio e alguns procedimentos administrativos na rea de servios. No captulo 3 apresentado o modelo de distribuio da TOTVS. No captulo 4 esto descritos os negcios da TOTVS. No captulo 5, a estrutura organizacional necessria para obter uma gesto de projetos de qualidade. No captulo 6, a estrutura funcional, onde est descrito a postura do participante, o perfil de carreira e descrio funcional. No captulo 7 detalhado o programa de formao do lder de servios. No captulo 8 mostrado todas as feramentas de suporte a gesto de servios. No captulo 9, apresentada a metodologia de implantao TOTVS. No captulo 10, o modelo unificado de gesto de projeto. No captulo 11, dicas de administrao do tempo, que constam tambm no manual TOTVS Vende. E no captulo 12, o glossrio do guia.

Captulo 2, Principais Tpicos do TOTVS Entrega. Nesse captulo veremos: O Modelo de servios na VPEM A entrega alinhada ao negcio O conceito de PMO TOTVS O Negcio software Os Papis necessrios para a gesto de servios A Estrutura funcional Uma breve descrio Formao do lder de servios As Ferramentas de suporte a gesto Uma apresentaa da MIT e suas Modalidades O Framework da MIT E o Modelo unificado de Gesto de Projetos

Modelo de servios na VPEM Na reestruturao da VPEM, a partir de 2010, foi implementado um modelo matricial de atuao para reas que apiam na estruturao de polticas para rea de servios. Como premissa, e como estratgia de fortalecimento dos negcios TOTVS, os processos de entrega passaram a estar ligados diretamente a seus negcios e o PMO Global como elo para as estratgias de servios atravs da padronizao, manuteno e monitoramento do modelo de entrega , apoiando nas definies, disseminao e acompanhamento dos padres dos negcios TOTVS para canais prprios e franquias Isso significa que software, Consultoria e SV+ passaro a ser responsveis diretamente pela inteligncia de todos os processos de entrega associado a seus negcios. No modelo matricial, os principais processos para suportar a rea de servios ficaram assim distribudos na VPEM.

A entrega alinhada ao negcio Os negcios TOTVS abrangem a entrega estruturada dos servios. Alm da estruturao funcional para operao da entrega, todo processo est estruturado e suportado por ferramentas de gesto, que podem ser divididas nas categorias Servios de Implantao, IP Inteligncia de Produto, SLA Servios de Suporte, Fbrica de Software e Servios de Valor Agregado. OS negcios definem, apiam e controlam os servios realizados pelos canais TOTVS suportando a operao na definio de processos, ferramentas de apoio e uma estrutura de suporte, visando Inteligncia de Distribuio e Entrega de Produtos e Servios. Desde 2008, a Distribuio por negcio da TOTVS migrou para um processo de Distribuio Inteligente com o objetivo de adicionar inteligncia ao AR (atendimento e relacionamento) e a entrega de cada negcio.

PMO TOTVS O PMO Global o guardio das estratgias de servios atravs da padronizao, manuteno e monitoramento do modelo de entrega , apoiando nas definies, disseminao e acompanhamento dos padres dos negcios TOTVS para canais prprios e franquias. Atua de forma ampla, em todos, abrangendo todos os projetos administrados pelas Filiais e Franquias (DRGs e DREs).

Negcio software Software essencial, forte agente de inovao. Software organiza, disciplina, define e impe processos, armazena dados, gera informao e auxilia a gesto de cada empresa desde que aliado a uma camada de servios para sua correta implementao, treinamento de usurios e constante avaliao de desempenho operacional. A a TOTVS possui uma ampla variedade de produtos e servios para todos os tipos e tamanhos de empresas. Considerando as solues especficas da TOTVS podemos destacar os segmentos de manufatura, agroindstria, educacional, sade, construo e projetos, financial services, jurdico, distribuio e logstica, varejo e servios. Atrelados ao software, existe a derivao de vrios produtos, como:Licena de Uso, Softwares de Infra estrutura, Sistemas operacionais, Banco de Dados, Ferramentas Microsoft Office Servios Implantao Evoluo tecnolgica Atendimento e relacionamento Fbrica de software Treinamento

Papis necessrios para a gesto de servios Esse quadro apresenta uma estrutura administrativa de apoio a toda rea de servios que permite a administrao dos projetos internamente sendo responsvel pelo fornecimento e controle administrativo dos projetos, suporte a metodologia de implantao, gesto do conhecimento, gesto de equipes e gesto de indicadores. A gesto administrativa de servios ser responsvel pelos processos de Gesto do Conhecimento, Operao e Alocao Logo a gesto administrativa de projetos ser representada pela equipe de PMO Local que desenvolver as atividades como: Anlise de propostas de servios, Manuteno de projetos, Faturamento de servios, Apoio na gerao de indicadores, Apoio em monitoramentos / auditorias, Controle de documentos de projetos, Orientao e suporte a gesto de projetos.

Estrutura funcional A estrutura funcional segue o mesmo padro em todas as DRGs, cujas funes, responsabilidades e expectativas seguem o padro TOTVS. A pirmide de funes da rea de servios segue a seguinte estrutura. Os participantes da rea de servios tm seu plano de carreira estabelecido atravs de seu desempenho dentro de suas funes. Escalam as funes atravs do plano de carreira com salrios que variam dentro do cargo e variam de acordo com os steps previstos para cada cargo, evoluindo neste conforme desempenho. Os participantes da rea de servios ainda tm na sua composio salarial uma parte da remunerao que se d de forma varivel, conforme skill e objetivos de cada cargo.

Formao do lder de servios O programa de formao dos lderes de servios tem como objetivo propiciar as lideranas e demais membros dos times de AR participantes de alta performance. A participao do programa de formao obrigatria e essencial para um melhor atendimento e cumprimento das etapas de entrega. O programa de formao do lder de servios segue o ciclo de capacitao abaixo: O modelo desenvolvido privilegia o processo de capacitao a distncia, atrelado a este processo, foram desenvolvidos os respectivos modelos de certificao, estruturado para o pblico de servios.

Ferramentas de suporte a gesto As ferramentas de suporte a gesto de projetos utilizadas pela TOTVS so: O CFP, que utilizado no Controle Financeiro de Projetos O PMS, que utilizado no Controle Fsico O Portal PMS, que a ferramenta web utilizada para apontamentos de recursos, progresso e manuteno de agenda. O Painel CSA, que apresenta informaes gerenciais aos gestores de servios. Os indicadores de desempenho, que consideram as informaes apontadas nas outras ferramentas para gerar informaes gerenciais. E o Backoffice, que contempla as informaes financeiras geradas nas ferramentas faladas anteriormente.

MIT A metodologia de implantao TOTVS tem como objetivo servir de instrumento de orientao e controle do projeto de implantao dos produtos da marca TOTVS a todos os interessados no projeto. Sua efetiva utilizao assegurar maior qualidade e sucesso no processo de implantao. Visa tambm proporcionar a todos os envolvidos um padro de trabalho e comunicao durante o projeto. A Metodologia de Implantao TOTVS d as diretrizes, mtodo, padres e etapas a serem seguidos desde o incio dos servios at os controles de qualidade ps-implantao. Atravs da metodologia as equipes TOTVS seguem em todos os locais as mesmas tcnicas de execuo das tarefas e as mesmas ferramentas que so os artefatos utilizados pela equipe para realizar as tarefas. Atualmente estes artefatos podem ser representados pelo parametrizador e templates especficos por segmento. Esta metodologia dever ser aplicada para a implantao dos produtos TOTVS, em todas as situaes, podendo sofrer algumas adaptaes com relao s etapas a serem seguidas. Recomenda-se, no entanto, que no sejam feitas adaptaes profundas, para que seja mantido um padro de conduo e controle em todos os projetos e em caso de no atendimento do material de apoio, contate imediatamente o Comit da Metodologia. Sero realizadas auditorias peridicas para identificar possveis melhorias em todos os pontos tratados pela metodologia, bem com identificar o grau de sua utilizao. As auditorias sero realizadas pelos membros designados pelo Comit da Metodologia e, ao final de cada levantamento, as melhorias sugeridas sero analisadas e se necessrio a metodologia ser alterada.

MIT Os produtos da Srie 1 atendem clientes com processos objetivos e simples. Comumente empresas alvo da Srie 1 so empresas micro e pequenas que necessitam solues objetivas de implantao rpida para controle dos processos essenciais, com valor adequado capacidade de investimento. A amplitude funcional da srie 1 compreende as reas Financeiras, Vendas e faturamento, Estoques e Compras, alm de pontualmente solues especializadas no segmento. Os produtos da Srie 3 possuem uma maior amplitude funcional, o que necessrio para permitir o gerenciamento de empresas com processos de relativa complexidade. Geralmente estas empresas so pequenas e em alguns segmentos podem ser empresas mdias que necessitam de solues flexveis, com implantao assertiva, que produzem resultados rpidos com custo de propriedade baixo. Os produtos da Srie T possuem amplitude funcional total e muito abrangente, permitindo o gerenciamento de empresas com mdia ou grande complexidade dos processos de negcios de empresas de portes mdio e grandes.

Modalidades da MIT As metodologias esto organizadas de acordo com os negcios sustentados pelo operador administrativo e tambm pela complexidade dos processos de negcios dos clientes e traduzem as necessidades especficas dos processos de implantao dos servios e produtos. Cada metodologia est organizada de acordo com a complexidade dos processos garantem termos instrumentos de orientao, controle e acompanhamento do projeto, padres de procedimentos estabelecidos, maior qualidade dos servio e melhoria dos resultados de implementao (escopo, prazo e custos).

Framework da MIT A MIT passou a ser disponibilizada em aplicativo desenvolvido para interagir com mais agilidade com as equipes de gesto de projeto, possui com principais caractersticas: Tem como conceito, o seqnciamento das atividades de forma lgica O framework armazenar em um local nico toda descrio e templates da MIT Metodologia de implantao TOTVS. Permite o gerenciamento dos documentos no prprio framework Permite download da MIT e documentos relacionados Trata em tpicos a descrio de todas suas funes, atividades e ferramentas de apoio E trabalha o conceito de complexidade do projeto de forma integrada.

Modelo unificado de Gesto de Projetos O modelo unificado de gesto de projetos foi criado para acompanhar o atendimento efetuado pelas Unidades de Negcio aos clientes com o objetivo de manter a qualidade do trabalho, identificar os riscos dos projetos, orientar as Unidades de Negcio no andamento dos projetos e relacionamento com os clientes. Em sua extenso, tambm pode ajudar na avaliao da equipe de Gesto e Coordenao de projetos, sugerindo a verificao da atuao da equipe de servios nos clientes e tambm o clima organizacional, efetuando orientaes ao Gestor para atuao junto orientao, contratao e fortalecimento da equipe.

A TOTVS agradece a sua participao. Para entrar em contato com PMO Global, envie um e-mail para pmo.global@totvs.com.br. Obrigado e at uma prxima apresentao.

You might also like