You are on page 1of 30

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Leandro Gomes de Barros

Leandro Gomes de Barros, paraibano nascido em 19/11/1865, na Fazenda da Melancia, no Municpio de Pombal, considerado o rei dos poetas populares do seu tempo. Foi educado pela famlia do Padre Vicente Xavier de Farias, (1823-1907), proprietrios da fazenda, e dos quais era sobrinho por parte de me. Em companhia da famlia "adotiva" mudou-se para a Vila do Teixeira, que se tornaria o bero da Literatura Popular nordestina, onde permaneceu at os 15 anos de idade tendo conhecido vrios cantadores e poetas ilustres. Do Teixeira vai para Pernambuco e fixa residncia primeiramente em Jaboato, onde morou at 1906, depois em Vitria de Santo Anto e a partir de 1907 no Recife onde viveu de aluguel em vrios endereos, imprimindo a maior parte de sua obra potica no prprio prelo ou em diversas tipografias. Vale a pena transcrever o aviso no final de um poema, A Cura da Quebradeira, que demonstra suas constantes mudanas e o grande tino comercial: 2

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

"Leandro Gomes de Barros, avisa que est morando em Areias, Recife, e que remeter pelo correio todos os folhetos de suas produes que lhe sejam pedidos. Caboclo entroncado, de bigode espesso, alegre, bom contador de anedotas: este o retrato que dele faz Cmara Cascudo em Vaqueiros e Cantadores. Casou-se com Venustiniana Eullia de Barros antes de 1889 e teve quatro filhos: Rachel Aleixo de Barros Lima, Erodildes (Didi), Julieta e Esa Eloy, que seguiu a carreira militar tendo participado da Coluna Prestes e da Revoluo de 1924. De Leandro s possumos fotos de meio-busto e uma de corpo inteiro, que colocava em seus folhetos para provar a autoria de seus versos; de sua famlia, o que ficou para a histria foram os folhetos assinados com caligrafia caprichada, sobretudo os de Rachel. Na crnica intitulada Leandro, O Poeta, publicada no Jornal do Brasil em 9 de setembro de 1976, Carlos Drummond de Andrade o chamou de "Prncipe dos Poetas" e assinala:
"No foi prncipe dos poetas do asfalto, mas foi, no julgamento do povo, rei da poesia do serto, e do Brasil em estado puro". E diz mais: "Leandro foi o grande consolador e animador de seus compatrcios, aos quais servia sonho e stira, passando em revista acontecimentos fabulosos e cenas do dia-a-dia, falando-lhes tanto do boi misterioso, filho da vaca feiticeira, que no era outro seno o demo, como do real e presente Antnio Silvino, mulo de Lampio".

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Mas no foi s Drummond, nosso poeta maior, que reconheceria em Leandro a majestade dos versos. Em vida era tratado por seus colegas como o poeta do povo, o primeiro sem segundo (Athayde) e verdadeiro Catulo da Paixo cearense daqueles speros rinces (Gustavo Barroso). Aps o seu falecimento, em 4 de maro de 1918, no Recife, o poeta e editor Joo Martins de Atade, em seu folheto A Pranteada Morte de Leandro Gomes de Barros, escreveu: Poeta como Leandro Inda o Brasil no criou Por ser um dos escritores Que mais livros registrou Canes no se sabe quantas Foram seiscentas e tanta As obras que publicou.
Fonte: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/leandro_biografia.html#

* Este material foi organizado para fins exclusivamente didticos.

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Na cidade de Maca Antigamente existia Um duque velho invejoso Que nada o satisfazia Desejava possuir Todo objeto que via. Esse duque era compadre De um pobre muito atrasado Que morava em sua terra Num rancho todo estragado Sustentava seus filhinhos Na vida de alugado. Se vendo o compadre pobre Naquela vida privada Foi trabalhar nos engenhos Longe da sua morada Na volta trouxe um cavalo Que no servia pra nada
5

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Disse o pobre mulher: _ Como havemos de passar? O cavalo magro e velho No pode mais trabalhar Vamos inventar um "quengo" Pra ver se o querem comprar. Foi na venda e de l trouxe Trs moedas de cruzado Sem dizer nada a ningum Para no ser censurado No fiof do cavalo Foi o dinheiro guardado Do fiof do cavalo Ele fez um mealheiro Saiu dizendo: _ Sou rico! Inda mais que um fazendeiro, Porque possuo o cavalo Que s defeca dinheiro.
6

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Quando o duque velho soube Que ele tinha esse cavalo Disse pra velha duquesa: _Amanh vou visit-lo Se o animal for assim Fao o jeito de compr-lo! Saiu o duque vexado Fazendo que no sabia, Saiu percorrendo as terras Como quem no conhecia Foi visitar a choupana, Onde o pobre residia. Chegou salvando o compadre Muito desinteressado: _Compadre, Como lhe vai? Onde tanto tem andado? H dias que lhe vejo Parece est melhorado...
7

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

_ muito certo compadre Ainda no melhorei Porque andava por fora Faz trs dias que cheguei Mas breve farei fortuna Com um cavalo que comprei. _Se for assim, meu compadre Voc est muito bem! bom guardar o segredo, No conte nada a ningum. Me conte qual a vantagem Que este seu cavalo tem? Disse o pobre: _Ele est magro S o osso e o couro, Porm tratando-se dele Meu cavalo um tesouro Basta dizer que defeca Nquel, prata, cobre e ouro!
8

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

A chamou o compadre E saiu muito vexado, Para o lugar onde tinha O cavalo defecado O duque ainda encontrou Trs moedas de cruzado. Ento exclamou o velho: _S pude achar essas trs! Disse o pobre: _Ontem tarde Ele botou dezesseis! Ele j tem defecado, Dez mil ris mais de uma vez. _Enquanto ele est magro Me serve de mealheiro. Eu tenho tratado dele Com bagao do terreiro, Porm depois dele gordo No quem vena o dinheiro...
9

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Disse o velho: _meu compadre Voc no pode trat-lo, Se for trabalhar com ele com certeza mat-lo O melhor que voc faz vender-me este cavalo! _Meu compadre, este cavalo Eu posso negociar, S se for por uma soma Que d para eu passar Com toda minha famlia, E no precise trabalhar. O velho disse ao compadre: _Assim no que se faz Nossa amizade antiga Desde os tempo de seus pais Dou-lhe seis contos de ris Acha pouco, inda quer mais?
10

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

_Compadre, o cavalo seu! Eu nada mais lhe direi, Ele, por este dinheiro Que agora me sujeitei Para mim no foi vendido, Faa de conta que te dei! O velho pela ambio Que era descomunal, Deu-lhe seis contos de ris Todo em moeda legal Depois pegou no cabresto E foi puxando o animal. Quando ele chegou em casa Foi gritando no terreiro: _Eu sou o homem mais rico Que habita o mundo inteiro! Porque possuo um cavalo Que s defeca dinheiro!
11

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Pegou o dito cavalo Botou na estrebaria, Milho, farelo e alface Era o que ele comia O velho duque ia l, Dez, doze vezes por dia... A o velho zangou-se Comeou logo a falar: _Como que meu compadre Se atreve a me enganar? Eu quero ver amanh O que ele vai me contar. Porm o compadre pobre, (Bicho do quengo lixado) Fez depressa outro plano Inda mais bem arranjado Esperando o velho duque Quando viesse zangado...
12

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

O pobre foi na farmcia Comprou uma borrachinha Depois mandou encher ela Com sangue de uma galinha E sempre olhando a estrada Pr ver se o velho vinha. Disse o pobre mulher: _Faa o trabalho direito Pegue esta borrachinha Amarre em cima do peito Para o velho no saber, Como o trabalho foi feito! Quando o velho aparecer Na volta daquela estrada, Voc comea a falar Eu grito: _Oh mulher danada! Quando ele estiver bem perto, Eu lhe dou uma facada.
13

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Porm eu dou-lhe a facada Em cima da borrachinha E voc fica lavada Com o sangue da galinha Eu grito: _Arre danada! Nunca mais comes farinha! Quando ele ver voc morta Parte para me prender, Ento eu digo para ele: _Eu dou jeito ela viver, O remdio tenho aqui, Fao para o senhor ver! _Eu vou buscar a rabeca Comeo logo a tocar Voc ento se remexa Como quem vai melhorar Com pouco diz: _Estou boa J posso me levantar.
14

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Quando findou-se a conversa Na mesma ocasio O velho ia chegando A travou-se a questo O pobre passou-lhe a faca, Botou a mulher no cho. O velho gritou a ele Quando viu a mulher morta: _Esteja preso, bandido! E tomou conta da porta Disse o pobre: _Vou cur-la! Pra que o senhor se importa? _O senhor um bandido Infame de cara dura Todo mundo apreciava Esta infeliz criatura Depois dela assassinada, O senhor diz que tem cura?
15

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Compadre, no admito O senhor dizer mais nada, No crime se matar Sendo a mulher malcriada E mesmo com dez minutos, Eu dou a mulher curada! Correu foi ver a rabeca Comeou logo a tocar De repente o velho viu A mulher se endireitar E depois disse: _Estou boa, J posso me levantar... O velho ficou suspenso De ver a mulher curada, Porm como estava vendo Ela muito ensanguentada Correu ela, mas no viu, Nem o sinal da facada.
16

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

O pobre entusiasmado Disse-lhe: _J conheceu Quando esta rabeca estava Na mo de quem me vendeu, Tinha feito muitas curas De gente que j morreu! No lugar onde eu estiver No deixo ningum morrer, Como eu adquiri ela Muita gente quer saber Mas ela me est to cara Que no me convm dizer. O velho que tinha vindo Somente propor questo, Por que o cavalo velho Nunca botou um tosto Quando viu a tal rabeca Quase morre de ambio.
17

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

_Compadre, voc desculpe De eu ter tratado assim Porque agora estou certo Eu mesmo fui o ruim Porm a sua rabeca S serve bem para mim. _Mas como eu sou um homem De muito grande poder O senhor um homem pobre Ningum quer o conhecer Perca o amor da rabeca... Responda se quer vender? _Porque a minha mulher Tambm muito estouvada Se eu comprar esta rabeca Dela no suporto nada Se quiser teimar comigo, Eu dou-lhe uma facada.
18

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

_Ela se v quase morta J conhece o castigo, Mas eu com esta rabeca Salvo ela do perigo Ela da por diante, No quer mais teimar comigo! Disse-lhe o compadre pobre: _O senhor faz muito bem, Quer me comprar a rabeca No venderei a ningum Custa seis contos de ris, Por menos nem um vintm. O velho muito contente Tornou ento repetir: _A rabeca j minha Eu preciso a possuir Ela para mim foi dada, Voc no soube pedir.
19

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Pagou a rabeca e disse: _Vou j mostrar a mulher! A velha zangou-se e disse: _V mostrar a quem quiser! Eu no quero ser culpada Do prejuzo que houver. _O senhor mesmo um velho Avarento e interesseiro, Que j fez do seu cavalo Que defecava dinheiro? _Meu velho, d-se a respeito, No seja to embusteiro. O velho que confiava Na rabeca que comprou Disse a ela: _Cale a boca! O mundo agora virou Dou-lhe quatro punhaladas, J voc sabe quem sou.
20

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Ele findou as palavras A velha ficou teimando, Disse ele: _Velha dos diabos Voc ainda est falando? Deu-lhe quatro punhaladas Ela caiu arquejando... O velho muito ligeiro Foi buscar a rabequinha, Ele tocava e dizia: _Acorde, minha velhinha! Porm a pobre da velha, Nunca mais comeu farinha. O duque estava pensando Que sua mulher tornava Ela acabou de morrer Porm ele duvidava Depois ento conheceu Que a rabeca no prestava.
21

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Quando ele ficou certo Que a velha tinha morrido Boto os joelhos no cho E deu to grande gemido Que o povo daquela casa Ficou todo comovido. Ele dizia chorando: _Esse crime hei de ving-lo Seis contos desta rabeca Com outros seis do cavalo Eu l no mando ningum, Porque pretendo mat-lo. Mandou chamar dois capangas: _Me faam um surro bem feito Faam isto com cuidado Quero ele um pouco estreito Com uma argola bem forte, Pra levar este sujeito!
22

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Quando acabar de fazer Mande este bandido entrar, Para dentro do surro E acabem de costurar O levem para o rochedo, Para sacudi-lo no mar. Os homens eram dispostos Findaram no mesmo dia, O pobre entrou no surro Pois era o jeito que havia Botaram o surro nas costas E saram numa folia. Adiante disse um capanga: _Est muito alto o rojo, Eu estou muito cansado, Botemos isto no cho! Vamos tomar uma pinga, Deixe ficar o surro.
23

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

_Est muito bem, companheiro Vamos tomar a bicada! (Assim falou o capanga Dizendo pro camarada) Seguiram ambos pra venda Ficando alm da estrada... Quando os capangas seguiram Ele c ficou dizendo: _No caso porque no quero, Me acho aqui padecendo... A moa milionria O resto eu bem compreendo! Foi passando um boiadeiro Quando ele dizia assim, O boiadeiro pediu-lhe: _Arranje isto pra mim No importa que a moa Seja boa ou ruim!
24

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

O boiadeiro lhe disse: _Eu dou-lhe de mo beijada, Todos os meus possudos Vo aqui nessa boiada... Fica o senhor como dono, Pode seguir a jornada! Ele condenado morte No fez questo, aceitou, Descoseu o tal surro O boiadeiro entrou O pobre morto de medo Num minuto costurou. O pobre quando se viu Livre daquela enrascada, Montou-se num bom cavalo E tomou conta da boiada, Saiu por ali dizendo: _A mim no falta mais nada.
25

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Os capangas nada viram Porque fizeram ligeiro, Pegaram o dito surro Com o pobre do boiadeiro Voaram de serra abaixo No ficou um osso inteiro. Fazia dois ou trs meses Que o pobre negociava A boiada que lhe deram Cada vez mais aumentava Foi ele um dia passar, Onde o compadre morava... Quando o compadre viu ele De susto empalideceu; _Compadre, por onde andava Que agora me apareceu?! Segundo o que me parece, Est mais rico do que eu...
26

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

_Aqueles seus dois capangas Voaram-me num lugar Eu ca de serra abaixo At na beira do mar A vi tanto dinheiro, Quanto pudesse apanhar! _Quando me faltar dinheiro Eu prontamente vou ver. O que eu trouxe no pouco, Vai dando pra eu viver Junto com a minha famlia, Passar bem at morrer. _Compadre, a sua riqueza Diga que fui eu quem dei! Pra voc recompensar-me Tudo quanto lhe arranjei, preciso que me bote No lugar que lhe botei!..
27

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Disse-lhe o pobre: _Pois no, Estou pronto pra lhe mostrar! Eu junto com os capangas Ns mesmo vamos levar E o surro de serra abaixo Sou eu quem quero empurrar! O velho no mesmo dia Mandou fazer um surro. Depressa meteu-se nele, Cego pela ambio E disse: _Compadre eu estou tua disposio. O pobre foi procurar Dois cabras de confiana Se fingindo satisfeito Fazendo a coisa bem mansa S assim ele podia, Tomar a sua vingana.
28

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Saram com este velho Na carreira, sem parar Subiram de serra acima At o ltimo lugar Da voaram o surro Deixaram o velho embolar... O velho ia pensando De encontrar muito dinheiro, Porm sucedeu com ele Do jeito do boiadeiro, Que quando chegou embaixo No tinha um s osso inteiro. Este livrinho nos mostra Que a ambio nada convm Todo homem ambicioso Nunca pode viver bem, Arriscando o que possui Em cima do que j tem.

29

O Cavalo que Defecava Dinheiro

Leandro Gomes de Barros

Cada um faa por si, Eu tambm farei por mim! este um dos motivos Que o mundo est ruim, Porque estamos cercados Dos homens que pensam assim.

30

You might also like