You are on page 1of 12

Por que Jesus usava parbolas?

Mateus 13 10E, acercando-se dele os discpulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parbolas? 11Ele, respondendo, disselhes: Porque a vs dado conhecer os mistrios do Reino dos cus, mas a eles no lhes dado; 12porque quele que tem se dar, e ter em abundncia; mas aquele que no tem, at aquilo que tem lhe ser tirado. 13Por isso, lhes falo por parbolas, porque eles, vendo, no vem; e, ouvindo, no ouvem, nem compreendem. 14E neles se cumpre a profecia de Isaas, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas no compreendereis e, vendo, vereis, mas no percebereis. 15Porque o corao deste povo est endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que no veja com os olhos, e oua com os ouvidos, e compreenda com o corao, e se converta, e eu o cure. 16Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.

Como ser a consumao dos sculos para os justos e para os mpios?


2

Mateus 24 36Porm daquele Dia e hora ningum sabe, nem os anjos dos cus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai. 37E, como foi nos dias de No, assim ser tambm a vinda do Filho do Homem. 38Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, at ao dia em que No entrou na arca, 39e no o perceberam, at que veio o dilvio, e os levou a todos, assim ser tambm a vinda do Filho do Homem. 40Ento, estando dois no campo, ser levado um, e deixado o outro; 41Estando duas moendo no moinho, ser levada uma, e deixada outra.

O que a parbola do joio nos esclarece sobre os que sero levados e os que sero deixados?
3

Mateus 13 24Props-lhes outra parbola, dizendo: O Reino dos cus semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; 25mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. 26E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu tambm o joio. 27E os servos do pai de famlia, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, no semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem, ento, joio? 28E ele lhes disse: Um inimigo quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arranc-lo? 29Porm ele lhes disse: No; para que, ao colher o joio, no arranqueis tambm o trigo com ele. 30Deixai crescer ambos juntos at ceifa; e, por ocasio da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

Todos, naquela ocasio, compreenderam a mensagem da parbola do joio?


4

Mateus 13 36Ento, tendo despedido a multido, foi Jesus para casa. E chegaram ao p dele os seus discpulos, dizendo: Explica-nos a parbola do joio do campo. 37E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente o Filho do Homem, 38o campo o mundo, a boa semente so os filhos do Reino, e o joio so os filhos do Maligno. 39O inimigo que o semeou o diabo; e a ceifa o fim do mundo; e os ceifeiros so os anjos. 40Assim como o joio colhido e queimado no fogo, assim ser na consumao deste mundo. 41Mandar o Filho do Homem os seus anjos, e eles colhero do seu Reino tudo o que causa escndalo e os que cometem iniqidade. 42E lan-los-o na fornalha de fogo; ali, haver pranto e ranger de dentes. 43Ento, os justos resplandecero como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que oua.

Joo recebe uma revelao sobre como se dar o evento ilustrado por Jesus na parbola do Joio.
5

Apocalipse 14 14E olhei, e eis uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, um semelhante ao Filho do Homem, que tinha sobre a cabea uma coroa de ouro e, na mo, uma foice aguda. 15E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lana a tua foice e sega! j vinda a hora de segar, porque j a seara da terra est madura! 16E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice terra, e a terra foi segada.

O que suceder aos de corao endurecido, que ouviram de mau grado e fecharam seus olhos? (1Mt 13:15)
6

Apocalipse 3 14E ao anjo da igreja que est em Laodicia escreve: Isto diz o Amm, a testemunha fiel e verdadeira, o princpio da criao de Deus. 15Eu sei as tuas obras, que nem s frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! 16Assim, porque s morno e no s frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. 17Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e no sabes que s um desgraado, e miservel, e pobre, e cego, e nu), 18aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueas, e vestes brancas, para que te vistas, e no aparea a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colrio, para que vejas. 19Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; s, pois, zeloso e arrepende-te. 20Eis que estou porta e bato; se algum ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. 21Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. 22Quem tem ouvidos oua o que o Esprito diz s igrejas.
7

Mateus 7 21Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrar no Reino dos cus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que est nos cus. 22Muitos me diro naquele Dia: Senhor, Senhor, no profetizamos ns em teu nome? E, em teu nome, no expulsamos demnios? E, em teu nome, no fizemos muitas maravilhas? 23E, ento, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vs que praticais a iniqidade.

Qual a vontade do Pai? Citada em (7Mt 7:21)


8

Salmos 40 6Sacrifcio e oferta no quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiao pelo pecado no reclamaste. 7Ento disse: Eis aqui venho; no rolo do livro est escrito de mim: 8Deleito-me em fazer a tua vontade, Deus meu; sim, a tua lei est dentro do meu corao.

Entendendo o que suceder aos que forem deixados Conforme a descrio de (2Mt 24:40-41)
9

Lucas 1 31E eis que em teu ventre concebers, e dars luz um filho, e pr-lhe-s o nome de Jesus. 32Este ser grande e ser chamado Filho do Altssimo; e o Senhor Deus lhe dar o trono de Davi, seu pai, 33e reinar eternamente na casa de Jac, e o seu Reino no ter fim.

Em (9Lc 1:31-33) Deus cumpre a promessa que havia feito ao rei David em (112Sm 7:12-17).
10

Atos 2 29Vares irmos, seja-me lcito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e entre ns est at hoje a sua sepultura. 30Sendo, pois, ele profeta e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono.

11

2 Samuel 7 12Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, ento, farei levantar depois de ti a tua semente, que proceder de ti, e estabelecerei o seu reino. 13Este edificar uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. 14Eu lhe serei por pai, e ele me ser por filho; e, se vier a transgredir, castig-lo-ei com vara de homens e com aoites de filhos de homens. 15Mas a minha benignidade se no apartar dele, como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. 16Porm a tua casa e o teu reino sero firmados para sempre diante de ti; teu trono ser firme para sempre. 17Conforme todas estas palavras e conforme toda esta viso, assim falou Nat a Davi.

Compreendendo onde a Casa de Deus e onde est o *trono de David. *Trono citado em (9Lc 1:32) e (10At 2:30)
12

Salmos 122 1Alegrei-me quando me disseram: Vamos Casa do Senhor! 2Os nossos ps esto dentro das tuas portas, Jerusalm. 3Jerusalm est edificada como uma cidade bem slida, 4aonde sobem as tribos, as tribos do Senhor, como testemunho de Israel, para darem graas ao nome do Senhor, 5pois ali esto os tronos do juzo, os tronos da casa de Davi. 6Orai pela paz de Jerusalm! Prosperaro aqueles que te amam. 7Haja paz dentro de teus muros e prosperidade dentro dos teus palcios. 8Por causa dos meus irmos e amigos, direi: haja paz em ti! 9Por causa da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem.

Jesus vir se assentar no trono de David e reinara para sempre. Cumprindo a profecia (122Sm 7:12,16)
13

Apocalipse 11 15E tocou o stimo anjo a trombeta, e houve no cu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinar para todo o sempre.

Porque Jesus no pode nos levar para o cu?


14

Salmos 115 16Os cus so os cus do Senhor; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.
15

Atos 7 49O cu o meu trono, e a terra, o estrado dos meus ps. Que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual o lugar do meu repouso?
16

Isaias 66 1Assim diz o Senhor: O cu o meu trono, e a terra, o escabelo dos meus ps. Que casa me edificareis vs? E que lugar seria o do meu descanso?
17

Mateus 5 34Eu, porm, vos digo que, de maneira nenhuma, jureis nem pelo cu, porque o trono de Deus, 35nem pela terra, porque o escabelo de seus ps, nem por Jerusalm, porque a cidade do grande Rei
18

Mateus 23 22E o que jurar pelo cu jura pelo trono de Deus e por aquele que est assentado nele.
19

Salmos 11 4O Senhor est no seu santo templo; o trono do Senhor est nos cus; os seus olhos esto atentos, e as suas plpebras provam os filhos dos homens.

Existe um Reino preparado para os homens justos desde a fundao do mundo. O prprio mundo.
20

Mateus 25 31E, quando o Filho do Homem vier em sua glria, e todos os santos anjos, com ele, ento, se assentar no trono da sua glria; 32e todas as naes sero reunidas diante dele, e apartar uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. 33E por as ovelhas sua direita, mas os bodes esquerda. 34Ento, dir o Rei aos que estiverem sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possu por herana o Reino que vos est preparado desde a fundao do mundo

Quem vai para o cu?


21

Joo 3:13 13Ora, ningum subiu ao cu, seno o que desceu do cu, o Filho do Homem, que est no cu.
22

Provrbios 30 4Quem subiu ao cu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as guas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual o seu nome, e qual o nome de seu filho, se que o sabes? 5Toda palavra de Deus pura; escudo para os que confiam nele. 6Nada acrescentes s suas palavras, para que no te repreenda, e sejas achado mentiroso.

Toda palavra de Deus pura (22Pv 30:5). Quem conserva a pureza da palavra de Deus?
23

Romanos 3 1Qual , logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circunciso? 2Muita, em toda maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas. 3Pois qu? Se alguns foram incrdulos, a sua incredulidade aniquilar a fidelidade de Deus? 4De maneira nenhuma! Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso, como est escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras e venas quando fores julgado.

Jesus no est assentado no trono de Deus.


24

Hebreus 12 2olhando para Jesus, autor e consumador da f, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se destra do trono de Deus.
25

Hebreus 8 1Ora, a suma do que temos dito que temos um sumo sacerdote tal, que est assentado nos cus destra do trono da Majestade...

Deus tem um concerto com a Casa de Israel o qual foi profetizado em (27Jr 31:31-40).
26

Hebreus 8 8Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que viro dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Jud estabelecerei um novo concerto, 9no segundo o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mo, para os tirar da terra do Egito; como no permaneceram naquele meu concerto, eu para eles no atentei, diz o Senhor. 10Porque este o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu corao as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me sero por povo.

A promessa de um concerto definitivo. Para todo o sempre.


27

Jeremias 31 31Eis que dias vm, diz o Senhor, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Jud. 32No conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mo, para os tirar da terra do Egito, porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. 33Mas este o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu corao; e eu serei o seu Deus, e eles sero o meu povo. 34E no ensinar algum mais a seu prximo, nem algum, a seu irmo, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecero, desde o menor deles at ao maior, diz o Senhor; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. 35Assim diz o Senhor, que d o sol para luz do dia e as ordenanas da lua e das estrelas para luz da noite, que fende o mar e faz bramir as suas ondas; Senhor dos Exrcitos o seu nome. 36Se se desviarem estas ordenanas de diante de mim, diz o Senhor, deixar tambm a semente de Israel de ser uma nao diante de mim, para sempre. 37Assim disse o Senhor: Se puderem ser medidos os cus para cima, e sondados os fundamentos da terra para baixo, tambm eu rejeitarei toda a semente de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o Senhor. 38Eis que dias vm, diz o Senhor, em que esta cidade ser reedificada para o Senhor, desde a torre de Hananel at Porta da Esquina. 39E a linha de medir estender-se- para diante, at ao outeiro de Garebe, e virar-se- para Goa. 40E todo o vale dos cadveres e da cinza e todos os campos at ao ribeiro de Cedrom, at esquina da Porta dos Cavalos para o oriente, sero consagrados ao Senhor; no se arrancaro, nem se derribaro mais, eternamente.

Deus promete ajuntar seu povo definitivamente para assim Jesus reinar entre eles eternamente.
28

Ezequiel 37 15E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 16Tu, pois, filho do homem, toma um pedao de madeira e escreve nele: Por Jud e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedao de madeira e escreve nele: Por Jos, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros. 17E ajunta um ao outro, para que se unam e se tornem um s na tua mo... ...21Dize-lhes, pois: Assim diz o Senhor Jeov: Eis que eu tomarei os filhos de Israel de entre as naes para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei sua terra. 22E deles farei uma nao na terra, nos montes de Israel, e um rei ser rei de todos eles; e nunca mais sero duas naes; nunca mais para o futuro se dividiro em dois reinos. 23E nunca mais se contaminaro com os seus dolos, nem com as suas abominaes, nem com as suas prevaricaes; e os livrarei de todos os lugares de sua residncia em que pecaram e os purificarei; assim, eles sero o meu povo, e eu serei o seu Deus. 24E meu servo Davi reinar sobre eles, e todos eles tero um pastor; e andaro nos meus juzos, e guardaro os meus estatutos, e os observaro. 25E habitaro na terra que dei a meu servo Jac, na qual habitaram vossos pais; e habitaro nela, eles, e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre; e Davi, meu servo, ser seu prncipe eternamente. 26E farei com eles um concerto de paz; e ser um concerto perptuo; e os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santurio no meio deles para sempre. 27E o meu tabernculo estar com eles, e eu serei o seu Deus, e eles sero o meu povo. 28E as naes sabero que eu sou o Senhor que santifico a Israel, quando estiver o meu santurio no meio deles, para sempre.

Deus promete para Israel um corao preparado, pelo esprito santo, para receber o concerto eterno.
29

Ezequiel 36 24E vos tomarei dentre as naes, e vos congregarei de todos os pases, e vos trarei para a vossa terra. 25Ento, espalharei gua pura sobre vs, e ficareis purificados; de todas as vossas imundcias e de todos os vossos dolos vos purificarei. 26E vos darei um corao novo e porei dentro de vs um esprito novo; e tirarei o corao de pedra da vossa carne e vos darei um corao de carne. 27E porei dentro de vs o meu esprito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juzos, e os observeis. 28E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vs me sereis por povo, e eu vos serei por Deus.

Eis a herana eterna prometida a Israel. Conforme (26Hb 8:8-10) - (27Jr 31:31-40) - (28Ez 37:15-28) - (29Ez 36:24-28)
30

Mateus 5 5bem-aventurados os mansos, porque eles herdaro a terra


31

Salmos 37 1No te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqidade. 2Porque cedo sero ceifados como a erva e murcharo como a verdura. 3Confia no Senhor e faze o bem; habitars na terra e, verdadeiramente, sers alimentado... ...9Porque os malfeitores sero desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdaro a terra. 10Pois ainda um pouco, e o mpio no existir; olhars para o seu lugar, e no aparecer. 11Mas os mansos herdaro a terra e se deleitaro na abundncia de paz... ...18O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herana permanecer para sempre... ...20Mas os mpios perecero, e os inimigos do Senhor sero como a gordura dos cordeiros; desaparecero e em fumaa se desfaro... ...21O mpio toma emprestado e no paga; mas o justo se compadece e d. 22Porque aqueles que ele abenoa herdaro a terra, e aqueles que forem por ele amaldioados sero desarraigados... ...29Os justos herdaro a terra e habitaro nela para sempre. 30A boca do justo fala da sabedoria; a sua lngua fala do que reto. 31A lei do seu Deus est em seu corao; os seus passos no resvalaro... ... 34Espera no Senhor e guarda o seu caminho, e te exaltar para herdares a terra; tu o vers quando os mpios forem desarraigados... ...38Quanto aos transgressores, sero, uma, destrudos, e as relquias dos mpios todas perecero.

Tenho alguma parte nesta herana?


32

Rute 1 16Disse, porm, Rute: No me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares noite, ali pousarei eu; o teu povo o meu povo, o teu Deus o meu Deus.
33

Joo 10 16Ainda tenho outras ovelhas que no so deste aprisco; tambm me convm agregar estas, e elas ouviro a minha voz, e haver um rebanho e um Pastor.

34

Atos 5 29Porm, respondendo Pedro e os apstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vs matastes, suspendendo-o no madeiro. 31Deus, com a sua destra, o elevou a Prncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remisso dos pecados. 32E ns somos testemunhas acerca destas palavras, ns e tambm o Esprito Santo, que Deus deu queles que lhe obedecem.
35

Atos 15 14Simo relatou como, primeiramente, Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. 15E com isto concordam as palavras dos profetas, como est escrito: 16Depois disto, voltarei e reedificarei o tabernculo de Davi, que est cado; levant-lo-ei das suas runas e tornarei a edific-lo. 17Para que o resto dos homens busque ao Senhor, e tambm todos os gentios sobre os quais o meu nome invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas 18que so conhecidas desde toda a eternidade. 19Pelo que julgo que no se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, 20mas escrever-lhes que se abstenham das contaminaes dos dolos, da prostituio, do que sufocado e do sangue. 21Porque Moiss, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue e, cada sbado, lido nas sinagogas.

Paulo compara a Lei com Leite que o primeiro alimento que sustenta o ser humano.
36

Hebreus 5 8Embora fosse o Filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente. 9E, depois de ser aperfeioado, ele se tornou a fonte da salvao eterna para todos os que lhe obedecem. 10E Deus o nomeou Grande Sacerdote, na ordem do sacerdcio de Melquisedeque. 11Temos muito o que dizer a respeito desse assunto; mas, porque vocs custam a entender as coisas, difcil explic-las. 12Depois de tanto tempo, vocs j deviam ser mestres, mas ainda precisam de algum que lhes ensine as primeiras lies dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento slido, vocs ainda precisam de leite. 13E quem precisa de leite ainda criana e no tem nenhuma experincia para saber o que est certo ou errado. 14Porm a comida dos adultos slida, pois eles pela prtica sabem a diferena entre o que bom e o que mau.

Devemos tornar a nascer, sermos novamente como crianas e alimentarmo-nos com de Leite.
37

Joo 3 3Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer de novo no pode ver o Reino de Deus. 4Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua me e nascer? 5Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer da gua e do Esprito no pode entrar no Reino de Deus.
38

1 Pedro 2 1Deixando, pois, toda malcia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmuraes, 2desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, no falsificado, para que, por ele, vades crescendo...

39

Mateus 18 1Naquela mesma hora, chegaram os discpulos ao p de Jesus, dizendo: Quem o maior no Reino dos cus? 2E Jesus, chamando uma criana, a ps no meio deles 3e disse: Em verdade vos digo que, se no vos converterdes e no vos fizerdes como crianas, de modo algum entrareis no Reino dos cus. 4Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criana, esse o maior no Reino dos cus. 5E qualquer que receber em meu nome uma criana tal como esta a mim me recebe. 6Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoo uma m de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. 7Ai do mundo, por causa dos escndalos. Porque mister que venham escndalos, mas ai daquele homem por quem o escndalo vem!
40

1 Pedro 2 ...9Mas vs sois a gerao eleita, o sacerdcio real, a nao santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10vs que, em outro tempo, no reis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que no tnheis alcanado misericrdia, mas, agora, alcanastes misericrdia...
41

xodo 19 5agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, ento, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra minha. 6E vs me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas so as palavras que falars aos filhos de Israel.
42

1 Pedro 2 ...12tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vs, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitao, pelas boas obras que em vs observem.

Uma s nao, uma s famlia, um s povo, um nico Deus, um nico Rei, uma nica promessa...
43

Efsios 2 19Assim que j no sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidados dos Santos e da famlia de Deus; 20edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo a principal pedra da esquina; 21no qual todo o edifcio, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, 22no qual tambm vs juntamente sois edificados para morada de Deus no Esprito.

O que praticam os concidados, os da famlia de Deus? Citados em (43Ef 2:19)


44

Nmeros 15 15Um mesmo estatuto haja para vs, congregao, e para o estrangeiro que entre vs peregrina, por estatuto perptuo nas vossas geraes; como vs, assim ser o peregrino perante o Senhor. 16Uma mesma lei e um mesmo direito haver para vs e para o estrangeiro que peregrina convosco.

Se assim procedermos, quem nos reconhecer?


45

Isaias 63 16Mas tu s nosso Pai, ainda que Abrao nos no conhece, e Israel no nos reconhece. Tu, Senhor, s nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade o teu nome. 17Por que, Senhor, nos fazes desviar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso corao, para que te no temamos? Faz voltar, por amor dos teus servos, as tribos da tua herana.

As promessas se cumprem e o Reino dos Cus se estabelece na terra. (28Ez 37:26-28)


46

Apocalipse 3 9Eis que eu farei aos da sinagoga de Satans (aos que se dizem judeus e no so, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus ps, e saibam que eu te amo. 10Como guardaste a palavra da minha pacincia, tambm eu te guardarei da hora da tentao que h de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. 11Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ningum tome a tua coroa. 12A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sair; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalm, que desce do cu, do meu Deus, e tambm o meu novo nome. 13Quem tem ouvidos oua o que o Esprito diz s igrejas.
47

Apocalipse 21 1Ento vi um novo cu e uma nova terra. O primeiro cu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu. 2E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalm, que descia do cu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo. 3Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: Agora a morada de Deus est entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles sero os povos dele. O prprio Deus estar com eles e ser o Deus deles. 4Ele enxugar dos olhos deles todas as lgrimas. No haver mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas j passaram.

Exatamente como Jesus afirmou.


48

Joo 14 2Na casa de meu Pai h muitas moradas. Se assim no fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.

O que Jesus estava querendo dizer que, no fim dos dias, assim como foi nos tempos de No, o mpio ser levado, arrancado, ceifado do meio dos justos para que assim o Senhor possa cumprir todas as promessas e alianas que fez ao seu povo Israel desde os tempos antigos.

You might also like